Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de janeiro de 2009

O RIO NÃO PODE PERMANECER ESGOTO - O Rio Cachoeira está moribundo; igual a um defunto que teima em não querer morrer. O Rio está sem oxigênio e submetido ao flagelo do menosprezo dos políticos e governantes. As atuais circunstâncias fazem o Rio Cachoeira parecer um doente em fase terminal e mais deprimente, é vê-lo suplicar socorro, sem que surja quem o destine atenção e ação de revitalização. É necessário que surja uma voz firme de defesa do Rio Cachoeira e que esta voz tenha determinação, para que as autoridades atendam as reivindicações do povo e dos ambientalistas, que não querem ter Itabuna cortada ao meio, por um grande esgoto a céu aberto. Os governos devem tratar e revitalizar o maior patrimônio hídrico de Itabuna. Sem a revitalização do Rio Cachoeira, Itabuna ficará menos bela e mais vulnerável aos riscos de doenças. Qual sua opinião sobre esta nossa sugestão?

4 comentários:

  1. Alfredo Melado seu colega de partido anda com a solução para rio debaixo do braço pra cima e pra baixo.Agora que ele esta na presidencia da EMASA
    a população vai cobra a tal solução.vomos ver se ele não é pseudo.

    ResponderExcluir
  2. JÁ ESTOU DESCRENTE DE ALGUMA COISA DE POSITIVA NA TARDIA SOLUÇÃO QUE DEVERIAM TOMAR PARA REVITALIZAR O RIO CACHOEIRA.
    OS CARAS NÃO ESTÃO NEM AÍ PRA ISSO E O RIO QUE SE DANE, OU QUE CONTINUE SE TRANSFORMANDO EM ESGOTO A CÉU ABERTO.
    OS CARAS QUE DETEM O PODER DE RESOLVER ESTE PROBLEMA, POSSUEM GRANA PRA COMPRAR ÁGUA MINERAL E MANDAR LAVAR ROUPAR EM LANVANDERIAS PRIVADAS. O POVO QUE SE EXPLODA. COITADO DO NOSSO RIO E COITADO DA NOSSA GENTE, QUE TEM QUE CHEIRA MERDA EM SUAS MARGENS. AH. ELES TAMBÉM NÃO SE PREOCUPAM COM O FEDOR, POIS SEUS VEÍCULOS POSSUEM AROMATIZANTES...!
    FERNANDO SILVA DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  3. Val concordo com voce temos que cuidar do rio Cachoeira para que não morra, porem sabemos que os desgovernos municipal e estadual não estão nem ai, por outro lado grande parte da população de Itabuna é mau educada e mulambenta joga tudo no rio e tambem não estão nem ai ja que não existe fiscalização.
    Então vamos sonhar e imaginar que este nosso rio se encontra em qualquer pais europeu, onde ele esta bem cuidado e esta bonito.
    Val antes de tudo este desgoverno deveria criar urgentemente uma SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE para que a mesma elabore um plano de trabalho e cuide do meio ambiente urbano e rural do municipio. Para tanto é necessario que coloque gente profisional e competente para tomar conta desses trabalhos.
    Por enquanto vamos sonhar que o rio esta bonito e vai servir de palco para esse famigerado carnaval que vem ai e depois meu amigo Val o fedor de essa festa vai tomar conta por varios dias. Esqueci a Emasa vai gastar agua que a cidade não tem para limpar essa fedentina que ficou, so Itabuna tem essa coisas.
    Vamos cuidar do rio
    Àguia

    ResponderExcluir
  4. Já que tratamos de tantos problemas atuais no Brasil, lá vai mais um pra coleção. Não, não se trata do ambiente político agora. E não é um problema brasileiro, mas mundial.
    O futuro de boa parte da humanidade pode ser comprometido pela falta do mais básico dos bens: a água.
    Trata -se de um alerta da Organização das Nações Unidas- ONU, que traçou um cenário atual muito complicado: mais de um milhão de pessoas – cerca de 18% da população mundial- estaria sem acesso a uma quantidade mínima de água de boa qualidade para seu consumo.
    Esse quadro pode piorar drasticamente, se levarmos em conta os atuais padrões de consumo e de danos ao meio ambiente. Calcula-se que, em 2025, dois terços da população global – 5,5 bilhões de pessoas – poderão ter dificuldades de acesso à água potável; em 2050, já seria cerca de 75 % da humanidade!!!
    Para os não matemáticos, vejamos. Daqui a 16 anos, de acordo com esses dados já teremos muitos problemas. Como estarão nossos filhos sedentos?
    Esse drama não diz respeito somente à sede, e à escassez de água para cozinhar, tomar banho, plantar ou sustentar rebanho, mas também à disseminação de algumas doenças causadas pela ausência de tratamento de água, como malária e diarréia.
    Como serão os povos seguintes, com o corpo menos hidratado que o nosso, doente, sedento? Com a pele tão envelhecida, e em meio a guerras objetivando a água que hoje escoa nossos ralos e “varre” as calçadas?
    Vale lembrar que a “nossa” região amazônica acumula 74% de toda água nacional. Mas lá só vivem 5% dos brasileiros.
    Pense nisso enquanto estiver escovando os dentes com a torneira aberta, quanto estiver “varrendo” a calçada com esguicho, bem como na sua ópera no chuveiro.
    Certamente seus netos não terão esse seu LUXO.
    Amanda dos Santos

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: