Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de janeiro de 2009

ONGS CRIAM REDE DE COMBATE À CORRUPÇÃO - Um conjunto de organizações de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte lançou no Fórum Social Mundial, que acontece até este domingo-1º em Belém, no Pará, a Articulação Brasileira de Combate à Corrupção e à Impunidade-ABCCI. A rede irá pressionar o Congresso para aprovar uma lei que torne ilegíveis candidatos que respondem a processos e para modificar o atual modelo de financiamento de campanha eleitoral. A ABCCI quer alterar as leis e evitar que as punições sejam empurradas com a barriga. Entre elas, quer mudar a lei de inelegibilidade, para impedir que pessoas condenadas possam se candidatar e afirmou que o modelo brasileiro de financiamento de campanha é "uma forma de corrupção legalizada". Foi citado o exemplo do estado do Pará, que em época eleitoral tem aumento nos registros de desmatamento.

5 comentários:

  1. A corupção está tão incrustada nas entranhas dos poderes executivo, legislativo e judiciário do Brasil, que jamais haverá como extiguí-la.
    Basta observar quem serão os juizes, governates... do futuro: os filhos dos atuais sanguessugas e verdugos do dinheiro público.

    ResponderExcluir
  2. A banalização produz a anestesia para o mal e a corrupção, continuando todos suas vidinhas como se aquelas aberrações não os atingissem em cheio. O uso da propina em troca de favorecimentos ilícitos ficou tão corrente que se propagou a todas as classes e são poucos os que protestam e ficam indignados com a onda de despudor que domina o país e assalta seus mais altos escalões. Parece que os brasileiros estão perdendo a faculdade da indignação, entretanto, no mundo inteiro está havendo a banalização da vida. O mundo contemporâneo flutua num mar de vulgaridade e os principais meios de diversão de massa, o rádio e a televisão, competem no campeonato da degradação humana. Todas as portas são violentadas pela grosseria e pela estupidez, pela ignorância e pelo imediatismo.Fala-se muito agora em ética e moral, mas o discurso ético não pode consistir numa série de preceitos gelados e abstratos, deve vir ungido pela paixão e pelo entusiasmo, mobilizando corações e mentes para a frente e para o alto. A moral que nos deixa frios e impassíveis será boa para os hipócritas. O próprio Kant, com sua rígida e rigorosa doutrina moral, concedeu-se um momento de lirismo, confessando que duas coisas lhe enchiam o coração da maior admiração e respeito - o céu estrelado por cima de mim e a lei moral em mim – disse o filósofo prussiano. O código descarnado de moral não basta. Kujawski costuma distinguir entre a moral, no feminino, isto é, a honestidade e os bons costumes e o moral, no masculino, ou seja, o espírito de luta na superação das dificuldades. O moral tem primazia sobre a moral, pois quando o moral vai alto o ser humano está em forma e dificilmente resvala para a imoralidade. Quando o moral decai e a pessoa perde a fibra, abandona-se à inércia e se deixa levar pela disposição da menor resistência. O político brasileiro faz muito que perdeu o moral, o sentimento de luta, o espírito de missão cívica e patriótica. O PT assaltou o poder como uma nuvem de gafanhotos e fazer política virou sinônimo de ganhar a próxima eleição, nada mais. Esta disposição contaminou a generalidade dos políticos, que se sentem hoje seres inúteis, sem tarefas a cumprir, encerrados nas cadeias do corporativismo e disponíveis a qualquer gesto de cooptação que venha do governo. Este é um político invertebrado, sem ossatura nem anatomia e rendido a mais pura fisiologia. Falta vergonha na cara dos políticos e indignação na opinião pública porque falta nas almas a paixão intransigente de ser fiel à voz da própria consciência, esta paixão incondicional que ordena fazer a coisa certa (ainda que me matem) e que gera a grande indignação.
    Carlos Nunes
    Advogado

    ResponderExcluir
  3. O Brasil de hoje vive uma crise ética e moral sem precedentes onde a cada momento vem à tona um escândalo de corrupção, problema dos mais graves que a sociedade contemporânea haverá de enfrentar. Uma constatação triste que já foi decantada por Caetano Veloso em sua música “Podres Poderes...”.
    É comum se ouvir das pessoas que nunca haverá na terra sociedade política incorrupta. Como todas as coisas humanas, a ética é permanente conquista da vontade. Quanto maior consciência ética houver no conjunto da sociedade, mais fácil será construir governos honrados e quanto menos honrado for o governo, mais fácil será a corrupção de toda a sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Alguns políticos, sob o manto da chamada imunidade parlamentar, cometem todos tipos de crimes, esquecendo-se de que a sua função é a de servir à coisa pública e não a de destruí-la. Interessante é que, por poderem dispor dos serviços dos mais especializados advogados, sempre são inocentados, após recorrerem às instâncias superiores. Os poderosos sempre encontram o amparo das chamadas “brechas da lei”, enquanto que os pobres mofam na cadeia mesmo estando inocentes, conforme os inúmeros casos divulgados pela mídia nacional.

    ResponderExcluir
  5. O BRASIL É O PAÍS DA IMPUNIDADE E ISSO, INFELIZMENTE, NUNCA VAI MUDAR, PORQUE OS ELEITORES PERMANECEM VOTANDO NOS MESMOS CORRUPTOS DE SEMPRE.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: