Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

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30 de julho de 2009

JORGE AMADO TERÁ UNIDADE DE ENSINO - Como parte da programação oficial em comemoração ao Dia da Cidade, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, juntamente com sua comitiva visitou as obras da creche do bairro Jorge Amado que atenderá cerca de 250 crianças de 0 a cinco anos e 11 meses, em doze turmas entre creche (0 a três anos) e pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses). A primeira unidade de ensino do bairro será denominada de Dr. Gil Nunesmaia, homenageando o médico q ue foi o primeiro secretário da Educação de Itabuna. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, explicou que a creche terá um espaço de 1.200 metros quadrados. “Já temos 35% da obra concluída e pretendemos terminá-la até o final do ano sem necessidade de acréscimo no valor total” disse. (Natália Tavares).

11 comentários:

  1. Isso facilitará muito para que eu vá pro trabalho, tendo com quem deixar meus filhos, bem mais seguro que deixá-las sozinhas em casa.

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  2. Quanto mais escolas para a população mais carente, menos descaso social e menas ocorrência policiais teremos no futuro!
    Solange

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  3. Olá Val Cabral,

    Concordo plenamente com o professor Gustavo Lisboa, quando ele afirma que a educação é para todos e educação com princípios; valores e conteúdo sim, que nos leve a compreender o que acontece ao nosso redor, que nos ensine a buscar mudanças coletivas.
    Temos vivido tempos de individualismo, cada um por si, não importa o que está acontecendo com o outro. Ao mesmo tempo prega-se a conservação do patrimônio cultural material e imaterial, que contradição!
    Profº Cláudio

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  4. Prezado amigo Val Cabral... muitas coisas são desprezadas pela nossa sociedade como a nossa história, os professores não ensinam como antigamente, não demonstram a importância histórica social, os alunos não vêem a importância dos fatos históricos e estudam para passarem de ano, decoram e nem sabem o porquê… Eu digo isso porque esses dias eu estava ouvindo a rádio Difusora e escutei uma reportagem que me deixou preocupado. Era uma entrevista com vários jovens de escolas publicas, o reporter perguntava se conheciam Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart, Jânio Quadros, Fernado Collor de Melo, bom, era um presidente para cada um que respondia não conhecer, nunca ouvir falar, ou absurdos como: é jogador de futebol, é governador… tudo menos uma resposta coerente…
    Mas, quando o reporter enverteu as perguntas e fez sobre nomes de jogadores de futebol como: Ronaldo Luis Nazário de Lima (Fenômeno), Diego Maradona, Cristiano Ronaldo (jogador da Seleção de Portugal), Ronaldo de Assis Moreira (Ronaldo Gaúcho), e outros, as crianças responderam com espontaneidade e coerência, sabiam tudo, detalhes, em que time começaram, onde jogaram no Brasil, onde estavam, no time que estavam, onde nasceram…
    Aí, eu fiquei pensando, onde os educadores estão errando? Será que falta criatividade para passar os conteúdos necessários para um ensino e aprendizado ideal?
    Acredito que o problema é educacional, mas no sentido de formação dos docentes, do preparo que os educadores têm.
    Eu vejo muita gente no último ano que odeia crianças, dar aula, pesquisar conteúdos pertinentes, trabalhar (odeiam) e pra que está nesse curso? O pior é que não conseguem empregos e acabam, virando professores, tem que dar aula como muitos acabam fazendo, virando profissionais frustados, e, acabamos vivenciando situações como essas.
    Professores que visam a transmissão do conhecimento não ensinam a importância cultural dos fatos, relação do passado com o presente, a importância de aprender cáculos matemáticos, da relação com o outro, do respeito ao próximo, direitos iguais, trabalhos coletivos….
    Muitos professores nem sabem o que é trabalhar coletivamente!
    Esta faltando reflexão pessoal! Olhar para dentro e observar se fazemos o que falamos, e educar para o futuro é pensar nas atitudes como educadores reflexivos!!

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    Obs. Tenho recebido centenas de e-mail´s diariamente e isto tem me dificultado tempo para responder. Este fato requer que eu solicite compreensão dos amigos. Mas não deixarei nenhum sem resposta. Pode demorar, mas todos serão correspondidos. Grato pela compreensão!

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  5. A escola deve ir além, não apenas ensinar a ler e escrever, mas sim preparar estes alunos para a vida, para uma sociedade mais justa e mais digna, tornar cidadãos criticos, conscientes e capazes de mudar a realidade.
    Isso não é só para as escolas, mas também para as Universidades que estão formando qualquer profissional, muitas vezes sem experiências e mal qualificados, sem um mínimo de preparo que logo se inserem no mercado de trabalho.

    Abraços,
    Luana Carvalho de Melo.
    Professora

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  6. As escolas estão investindo muito pouco na area tecnologica dos alunos, pois dessa forma não se forma cidadão crítico em relação ao que se ensina, no entanto para o aluno ser bem sucedido é preciso que a escola ou melhor as escolas se voltem realmente para sua missão primeira. Para que haja essa troca que é de aprender e ensinar ao mesmo tempo. É possível é, portanto as discíplinas ensinadas nas escolas nos dias atuais se reduzem em o basico. Acho que estas conferências deveriam abordar mais sistematicamente estes pontos. Abraço grande até outro momento se Deus quiser. Maria Conceição

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  7. Acho que é pura ingenuidade dizer que a educação pode resolver todos os problemas do mundo. mas estou certo que, se levada com mais seriedade e compromisso poderia resolver boa parte deles. infelizmente, estive fazendo estagios em escolas publicas nos ultimos anos de faculdade e as atitudes que tenho presenciado por parte de alguns professores não foram nada animadoras. fiquei plantado na sala de professores que não sabiam quem eu era nem o que estava fazendo lá. então ouvi coisas que me deixaram deprimidas, sai de lá me perguntando, o que eles estariam fazendo ali ,se diziam odiar o trabalho, os alunos, os pais dos alunos, os coordenadores, o salário, o sistema educacional, o secretário da educação, etc.., etc.., etc… realmente acho dificil mudar alguma coisa se continuarmos trabalhando sem um minimo de reflexão a respeito da importancia do nosso trabalho.
    Ricardo

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  8. Olá amigo Val!
    Infelizmente, estamos passando por uma crise sem precedentes. Os professores e as instituições educacionais quando falam, normalmente, só reclamam e não agem e, ainda abrem espaço para aqueles “entendidos em Educação”, que nunca entraram numa sala de aula como educadores, falarem o que é certo ou errado ou ainda, traçarem planos de ações…
    E isso não é o pior! Pior, é ver colegas concordando ou não com os “istas” e não fazerem nada a respeito! Nem o que os “istas” sugerem, nem o que eles acham certo. Apenas ficam na cômoda e confortável posição de reclamar e apontar erros…
    Sem querer ser mensageira do apocalipse, mas se não refletirmos sobre as nossas posturas e de fato passarmos para ação, “Adeus, humanidade!”, “Adeus homem que se diz inteligente e superior a todas as espécies que habitam o planeta!” e, “Viva a cultura idiotizada que cultua celebridades e sentimentalismos em vez de conhecimento e sabedoria!”.

    Célia Borges
    Professora

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  9. ADORO SABER QUE TEMOS O MELHOR SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA BAHIA.
    O PROFESSOR GUSTAVO LISBOA É ORGULHO PARA NÓS ITABUNENSES E REFERÊNCIA DE EXCELENTE QUALIDADE DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM EDUCAÇÃO.
    NOTA MIL PRA ELE E PARABÉNS PARA O PREFEITO CAPITÃO AZEVEDO, QUE SOUBE O APROVEITAR EM SEU GOVERNO.
    WASHINGTON REIS

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  10. SEU TRABALHO É LINDO PROFº GUSTAVO. SIGA SEMPRE COM ESTA DETERMINAÇÃO DE REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. ZANATA

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  11. Antigamente gostava de estudar. Com o passar do tempo, não entendia pra que servia história. Era uma matéria que não fazia o menor sentido. Pra que vou querer saber sobre uma coisa que aconteceu? Era isso que eu pensava, talvez fosse, indiretamente, induzida a pensar assim. Realmente nas escolas mtas coisas que aprendemos não faz o menor sentido, mas talvez por não entendermos pra que aprendemos tais coisas. Poderia ser uma pessoa mais esforçada, e podemos até dizer que “mais inteligente” se as escolas se preocupassem em ensinar. Ensinar para que possamos mudar o presente e pensarmos a longo prazo. Hj formada no curso de Pedagogia, vejo a importância que tem cada matéria. A necessidade que temos de saber para não nos tornarmos ignorantes. É uma pena que mtas pessoas de cargos importantes, não tem o mínimo de conhecimento sobre a área e mto menos ter passado por experiências para poder melhorar a Educação. O interesse político é o que mais prejudica, e as pessoas vão ficando cada vez mais ignorantes e se sentem “satisfeitas” com as coisas que acontecem.

    Carmem Soares de Brito
    São Caetano

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