Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de agosto de 2009

A IMPORTÂNCIA DE ESCOVAR OS DENTES - Falta de cuidado com a higiene bucal pode causar até infarto. Escovar os dentes de forma correta é mais importante do que muitos imaginam. Recentemente, pesquisa do Ministério da Saúde revelou que mais da metade dos brasileiros não escova os dentes adequadamente. Esse hábito corriqueiro pode prevenir doenças. A falta de cuidado com a higiene bucal pode causar até infarto. A boca pode ser a porta de entrada para doenças graves, sem falar nos problemas de gengiva que a falta de higiene bucal pode causar. A perda do dente é uma das conseqüências. A recente pesquisa informou que 58% dos brasileiros não limpam os dentes direito – só escovam de vez em quando, de maneira errada, ou nem tem escova em casa. É a realidade das áreas mais pobres de todo o país. Em 24 horas sem escovar os dentes, as bactérias se multiplicam 250 vezes, sem sintomas. Não causam dor, mas podem provocar, além de cáries e inflamações, doenças como pneumonia e até infarto. Quando há uma infecção, as células do organismo vão morrendo, as bactérias vão se fortalecendo e vão caindo na corrente sanguínea. Quando elas caem na corrente sanguínea, elas podem se alojar em algum órgão do corpo. Pode ser tanto o coração quanto qualquer órgão, explica a dentista Ilana Marques. As pessoas que têm problemas cardíacos de válvulas estão mais suscetíveis, mas isso pode acontecer com qualquer paciente, alerta o dentista Breno Massimo.

4 comentários:

  1. QUEM NÃO CUIDA DOS DENTES, ACABA TENDO MAL HÁLITO E ISTO INCOMODA BASTANTE. NUNES

    ResponderExcluir
  2. omo é horrível você está ao lado de uma pessoa que tem mal hálito. Além de muio vergonhoso é constragente, por causa dessa pequena falta de higiene que muitos acabam com problemas e saúde no futuro.

    ResponderExcluir
  3. Uma pequeno ato que pode fazer a difereça.Muitos conhecem a importância que tem a escovação dos dentes, mas muitos continuam á não fazê-la.

    ResponderExcluir
  4. Sempre busquei manter a higiene bucal, agra saendo o risco quea falta dela pode acontecer, procurarei me cuida bem mais do que o normal.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: