Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de outubro de 2009

AINDA REINA A LEI DO MAIS FORTE NO TRÂNSITO DE ITABUNA

No trânsito de Itabuna ainda predomina a lei do mais forte, ou seja, de quem buzina mais alto e possui veículo de maior porte. Tudo isso ainda se deve à falta de educação e de consciência dos condutores, tendo em vista que atualmente já não se pode usar o argumento de que as ruas são estreitas, esburacadas e mal sinalizadas. Os condutores poderiam dizer então que a confusão se instala devido ao número cada vez maior de veículos que circula em Itabuna, uma cidade formada com a ausência quase completa de falta de estrutura. Porém, muita coisa mudou nesse sentido nos últimos anos e essas mudanças podem ser vistas a olho nu, especialmente no cuidado que os órgãos gestores têm com o trânsito. Infelizmente, enquanto uma parte significativa dos motoristas e demais integrantes do trânsito agir como donos das ruas, será necessária maior força dos órgãos fiscalizadores. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabeleceu suas normas, e as campanhas de prevenção de acidentes circulam inclusive nas escolas, onde se espera formar uma geração mais consciente de seus direitos e deveres. Espera-se também que em breve tempo os condutores em Itabuna não precisem mais ser presos para entender que bebida e direção de veículo não combinam ou que o desapego às normas pode gerar um preço alto demais a ser pago pelas famílias que perdem seus integrantes nas vias públicas. Não custa lembrar que a prevenção, assim como a direção defensiva, ainda é o melhor remédio contra as mortes no trânsito. Mas, até para cultivar esse tipo de atitude, é preciso ter consciência. A secretaria de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Itabuna, tem atuado eficazmente para apresentar bons resultados, utilizando a tática de ouvir a comunidade. Se continuar assim, Itabuna, que já é vista com respeito pelos olhos dos municípios sulbaianos, vai adquirir mais respaldo no que diz respeito à questão do gerenciamento do trânsito. Os gestores atuais finalmente se deram conta de que a melhor forma de desenvolver um bom projeto, assim como obter resultados eficazes, é ouvindo a voz da sociedade. Nada melhor que ouvir os reais interessados, ou seja, aqueles que irão sentir realmente as mudanças.

18 comentários:

  1. Não deve ser muito difícil diminuir os problemas do trãnsito em Itabuna. E até reconheço as boas ações que o atual secretário Wesley Melo está empreendendo. Mas existem pontos cruciais para se chegar a uma situação mais tolerável... Primeiro responsabilidade no volante, cortesia... isso já ajudaria muito.... sem mafia das multas, bom senso na legislação de transito, as vezes me parece que as pessoas que fazem certas leis, nem tem idéia do que é dirigir em Itabuna..... o uso do fone de ouvido deveria ser liberado, não concordo com as pesquisas feitas a respeito disso... eu por exemplo me distraio muito mais conversando do que atendendo o celular..... vamos discutir a respeito!
    Sóelia Tavares

    ResponderExcluir
  2. GOSTO MUITO DO TRABALHO DE WESLEY; TEM AJUDADO MUITO ITABUNA A RESOLVER SÉRIOS PROBLEMAS EM SUAS VIAS PÚBLICAS. PARABÉNS PARA ELE E ESPERO QUE O TRABLAHO CONTINUE ASSIM. LUIZ CARLOS SOUZA

    ResponderExcluir
  3. Somos aquilo que fazemos...
    Vocês sabem aquele "Jeitinho Brasileiro" ??? Aquele "jeitinho" que nos orgulhamos tanto...
    Pois é, somos vitimas do nosso próprio veneno, somos aqueles que ficamos com raiva no transito quando alguém da uma de espertinho e passa na nossa frente e nos faz ficar parado no sinal.
    Pensem um pouquinho e reflitam sobre o jeitinho, sobre quando forem dar um jeitinho para fazer alguma coisa. Vamos repensar sobre nossas atitudes e suas consequências.
    Abraço,
    Carlos Pinheiro

    ResponderExcluir
  4. Quando estou no volante, é um perigo. Ultrapasso pela direita, abuso do limite da velocidade, não deixo motoristas mais velozes que eu me ultrapassarem (forço a ultra-passagemm pela direita), não paro em "PARE", não paro em sinais vermelhos, uso celulares, escuto som em alto volume e até mesmo uso armas de fogo para acertar os "alvos" (placas de sinalização).
    No meu bairro, estaciono na calçada e, sempre que estou saindo com o carro que está entre outros dois carros, sempre dou uma "reladinha" no carro da frente ou no de trás. Também não respeito motoqueiros.
    E daí, vai encarar?
    Então nos encontramos na cinquentenário, princesa idabel, kenned... e salve-se quem puder!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quem diz que nunca cometeu, ou que nao comete, isso nao existe.
    Todos cometem.
    Duvido que em uma via que diz 60km/h, ela eh vazia e mao unica com 2 pistas, ninguem passou dos 60 km/h só pra nao perder tempo.
    Quem nunca atendeu ao celular enquanto dirigia?
    Quem nunca dirigiu de chinelo ou até mesmo descalço?
    Quem nunca parou na faixa de pedestre, enquanto não vinha ninguem?
    isso eh coisa errada, mas as vezes a gente faz.
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. A autoridades de transito são coniventes e 90 porcento corruptos, governo só pensa no lucro com multas,vistorias,e documentos que é tudo pago não ta longe o dia que vc entrar no detran aqui na Ba e der um peido ter que pagar um duto, e pra finalizar se tiver uma pesquisa de piores motoristas, nós itabunenses vamos ocupar o 1° lugar ....

    ResponderExcluir
  7. Val Cabral
    Todos cometemos, infrações de transinto, ninguém é santo, por um por outro ,motivo,acabamos fazendo, por comodidade , por pressa ou por necessidade, sou um profissional, e jamais paro em um farol vermelho de madrugada,pois se o fizer, deixei de cometer uma infração , mas com certeza colocarei minha vida em risco, seria muito bom se não houvesse necessidade disso, Marcos.

    ResponderExcluir
  8. Itabuna está hoje com as mesmas ruas que já existiam há 30 anos atrás... mas com muito mais veículos e isto é que faz a diferença para agravar bastante a situação do trânsito na cidade.
    Marcionílio Brito

    ResponderExcluir
  9. Val Cabral, tem muito absurdo acontecendo por ai no transito... eu mesma ainda nao sou mootorista mais quando for quero procurar ao maximo respeitar as leis principalmente as pessoas pq isso esta faltando e muito em Itabuna... as pessoas tao nem ai para os outros... algumas coisas é claro que nao dá para evitar, mas muitas os motoristas podiam evitar mais alguns parecem que tao nem ai...o Brasil precisa de uma lei forte para o transito pq se tivesse algumas coisas iriam melhorar... mais isso depende mais da conciencia de cada um mesmo.
    Isabel Conrado da Silva

    ResponderExcluir
  10. Já levei algumas multas inclusive vou ter que vender o carro para poder pagar pois são tantas rsrsrsr dirigir acima da velocidade permitida, estacionar em local proibido, celular, lep top rsrsr isso é o cumulo mas fazer oque né, estacionei em uma rodovia para ler um email do trabalho mas levei foi uma multa, essa ai a empresa tem que pagar rsrsr. (OMR)

    ResponderExcluir
  11. Como motorista estou sempre atenta às regras do trânsito, mas confesso que como pedestre cometo o que pra mim é uma infração: atravesso fora da faixa e muitas vezes com o sinal fechado pra mim. Mas tento ao máximo seguir as regras como pedestre também e não ir com a massa que se aproveita da idéia que muita gente passando ao mesmo tempo nada acontece.
    Fabiana

    ResponderExcluir
  12. Val Cabral

    Gostaria muito de respeitar todas as leis de trânsito, se pelo menos os responsáveis por cuidar do sincronismo dos semáforos pensassem realmente em desafogar o trânsito e também houvesse mais transparência nas multas e se realmente fosse utilizado o dinheiro arrecadado com elas em educação de trânsito e não para enriquecer alguns tubarões das fábricas de multas.
    Profº Cláudio

    ResponderExcluir
  13. Bando de hipocrita, cheio de gente querendo dar lição de moral como se fosse o todo correto, duvido que esse monte de gente que falou que nunca fez nada, duvido que nunca trocou de faixa sem dar uma seta, dúvida que as 3 horas da manhâ, sozinho na rua escura nunca olhou e passou por um farol vermelho pra evitar um assalto (sim é uma infração de transito), nunca mexeu no rádio enquanto estava dirigindo...
    O que mais me enoja do que o "jeitinho brasileiro" é a hipocrisia do povo...
    E outra, nunca ter tomado uma multa não quer dizer que nunca tenha cometido uma irregularidade...
    Bruno Nascimento - Estrudante

    ResponderExcluir
  14. Os orgãos reguladores são os grandes "corruptos" do trânsito. inventam leis e regras prá faturarem desonestamente em nome de uma preocupação com a segurança que eles não exigem, nem nas ruas nem nas estradas. alguém sabe que quebra mola é ilegal??? e porque existe e prolifera?

    ResponderExcluir
  15. Estou dirigindo recentemete e percebo que as pessoas não tem muita paciência, quem puder passa por cima. Você liga seta indicando para onde que ir mas ningém deixa você passar, se andamos a uma distância segura do carro da frente, o que está atrás de você buzina ou dá farol achando que você está devagar. Na ladeira, colam atrás de você e se o carro volta da-lhe buzinada.
    LAMENTAVEL

    ResponderExcluir
  16. Como também tenho moto, fico com dó de certos motoqueiros, sem nenhuma consciência do que seja cair no chão, quebrar alguns ossos, se ralar todo no asfalto; freio ou chego um pouco mais para o lado, para que o inconsciente não bata em mim..., ele cairá, certamente!
    Quando estou de moto, redobro a atenção, pois lá vem as pestes dos outros motoqueiros apressadinhos; se ele bater em mim, iremos ambos para o chão!
    Se o folgado não me matar, na queda, darei um jeitinho para que ele passe doravante a andar de cadeira de rodas!
    As mulheres continuam sendo ótimas condutoras, tanto no carro quanto na moto!
    Pedro Cordeiro

    ResponderExcluir
  17. Como também tenho moto, fico com dó de certos motoqueiros, sem nenhuma consciência do que seja cair no chão, quebrar alguns ossos, se ralar todo no asfalto; freio ou chego um pouco mais para o lado, para que o inconsciente não bata em mim..., ele cairá, certamente!
    Quando estou de moto, redobro a atenção, pois lá vem as pestes dos outros motoqueiros apressadinhos; se ele bater em mim, iremos ambos para o chão!
    Se o folgado não me matar, na queda, darei um jeitinho para que ele passe doravante a andar de cadeira de rodas!
    As mulheres continuam sendo ótimas condutoras, tanto no carro quanto na moto!
    Pedro Cordeiro

    ResponderExcluir
  18. Em primeiro lugar, as pessoas q estao dando lição de moral devem ser os domingueiros que nao enfrentam o transito e quando saem na rua só fazem atrapalhar.
    Frequentemente falo ao celular quando estou dirigindo e sempre ando acima da velocidade.
    Indico para voces um curso de direção defensiva que fiz na escola regional de pilotagem... é muito boa.
    Luciana

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: