Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de outubro de 2009

BASSUMA AFIRMA QUE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO É OBRA MEGALÔMANA

O deputado federal Luiz Bassuma sempre manifestou posição contrária a obra de transposição do rio são francisco, mesmo quando ainda era filiado ao PT, por considerá-la desnecessária. São mais de 6 bilhões de reais investidos em grandes estruturas de engenharia para transpor as águas do “Velho Chico” com meta de atender 12 milhões de nordestinos em 5 Estados da Federação. Ocorre que vários estudos demonstram que gastando a metade deste valor, em obras menores, sem impacto ambiental, poderia atender mais de 30 milhões de nordestinos. Trata-se, portanto, segundo assegura Bassuma, de obra megalômana que, mais uma vez, pode beneficiar apenas aqueles que não precisam como o agronegócio e a indústria. Prova disso é que ao longo de todo o Rio São Francisco que corta o semi-árido, milhares de pessoas pobres que vivem próximo às margens do rio nunca foram beneficiados pelo acesso a água. Esta é a principal razão que levou Dom Luiz Cappio a realizar duas greves de fome em 2005 e 2007, fazendo chegar seu grito de alerta para aqueles que, em seus gabinetes, vivem distantes dessa dura realidade. Agora filiado ao Partido Verde, depois de ser suspenso por 12 meses pelo PT, por defender a vida, Bassuma ver que este mega-projeto deve ser pautado na próxima eleição de 2010, no sentido de ser revisto para minimizar os riscos ambientais e sociais, além de manter a prioridade na revitalização do “Velho Chico”.

5 comentários:

  1. O rio São Francisco necessita de uma avaliação ambiental para constatar se há perigo para as populações que vivem a sua margem e usam-no como meio de subsistência, além do impacto ecológico que poderá levar a longo prazo.
    O problema da seca no nordeste é preocupação antiga. D. Pedro II possuía projetos para combatê-la.
    Hoje possuímos tecnologia avançada e, na minha opinião, a tranposição enfraquecerá o volume de água do "Velho Chico". Existem alternativas melhores que necessitam apenas de boa vontade política.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, se a transposição do São Francisco vai causar algum impacto ambiental, vale lembrar que, infelizmente, todas as obras causam. A simples existência de latifúndios no campo ou de cidades como São Paulo, além de outras metrópoles espalhadas pelo país, já causa um impacto ambiental tremendo.
    A transposição do rio São Francisco, é uma obra que vai aproveitar a água desperdiçada para trazer grandes benefícios para o povo do Nordeste, vai melhorar a agricultura, dar empregos para a zona urbana, todos os Nordestinos vão ser beneficiados, independente de situação financeira, principalmente os pobres.

    ResponderExcluir
  3. A transposição irá beneficiar quem precisa de água, seja fazendeiro ou não.
    O objetivo é beneficiar alguns estados nordestinos dos quais uma parcela da população está morrendo de sede e de fome.

    ResponderExcluir
  4. Todo brasileiro que conhece, a muito tempo, um pouco do grande sofrimento do nordestino do semi-árido, através de principalmente inúmeras reportagens da mídia, tem a obrigação de querer o desenvolvimento da região, tão abandonada pelo poder público! Mas um desenvolvimento sustentável, levando ao nordestino e à sua família, de forma simples, muito menos onerosa e sem prejuízos irreparáveis à natureza, uma esperança de uma vida digna e
    produtiva!

    ResponderExcluir
  5. queria saber o quer esse deputado entende de agua,essa obra não é uma transposição,os canais que estão sendo construidos não é para desviar o rio como os opositores andão alarmando,mais sim uma pequena parcela que desagua no mar que serão puxadas de bombas é preciso esclarecer isso para não confudir com desvio do rio.vai estudar sobre o assunto deputado para não conversar besteira,um abraço Val.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: