Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de outubro de 2009

É PRECISO QUE SE ADOTE UMA CRIANÇA OU UMA NOVA ATITUDE

Os órgãos e entidades de proteção dos direitos da infância estão sempre fazendo apelo à sociedade no sentido de que ela acolha a defesa das crianças e adolescentes que sofrem de abandono nos abrigos e orfanatos. Tal apelo tem efeito de alerta, tendo em vista que somente uma tomada de atitude efetiva, e geral, em relação aos cuidados com infância pode garantir que a próxima geração de adultos disponha de melhores chances de se desenvolver de forma sadia. Declarações de dirigentes e voluntários do Orfanato SOSO Canto da Criança revelam que a maioria dos candidatos à adoção busca crianças ainda bebês, sendo que apenas uma minoria das crianças disponíveis está nessa faixa de idade. Outro problema se refere à adoção de irmãos, tendo em vista que a maioria das famílias busca uma criança apenas para adotar. O problema é complexo porque grande parte da sociedade ainda ignora a situação de abandono das crianças nos orfanatos e outra, mesmo tendo informação sobre o fato, recua por achar que nada pode fazer a respeito. Há ainda aqueles que acham que o problema da infância é coisa para o governo resolver. No entanto, quando se trata de criança, todos são chamados a contribuir, seja adotando como filho, seja discutindo a questão ou cobrando mais empenho dos órgãos de defesa da infância. O importante é que cada cidadão adote uma postura de proteção e tome a frente de quem ainda não tem voz ativa para cobrar seus direitos.

4 comentários:

  1. Kássia Luana29 outubro, 2009

    É muito triste a situação dessas crianças. Tenho feito matérias em orfanatos e visto o sofrimento destas, carentes de família. Além da questão da idade, existe a questão do preconceito, pois muitos casais querem adotar apenas crianças brancas. Como se o amor tivesse cor...

    ResponderExcluir
  2. Penso que, caso os pais queiram muito terem filhos e não conseguem,podem sim adotar crianças maiores de 3 anos.O importante citar é que se forem adotar,que cuidem bem dela,que se responsabilizem,de preferência que tenham condições financeiras agradáveis para tal.Crianças ainda bebês tem seu ponto positivo,vão conhecer ainda seus pais,talvez nunca os viu.No caso de uma criança já com mais de 3 a 4 anos,já pode ser bem difícil,porque ela já vem com certos costumes difíceis de se trabalhar,mas com amor tudo se resolve.Trate bem uma criança e terás uma companhia para o resto de sua vida!

    ResponderExcluir
  3. Acho sim que as pessoas devam adotar crianças mais velhas, mas isso tem que ser bem pensado, para que não haja devoluções no futuro.

    ResponderExcluir
  4. Numa adoção, o que vale é o AMOR!
    Sendo bebê ou mais velho, quando o amor nasce, tudo está ganho!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: