Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de outubro de 2009

SOMOS CAUSA DO PODRE PODER

Não faz muito tempo um pobre desempregado foi preso e acabou condenado por um juiz fajuto por ter roubado uma lata de leite em um supermercado para saciar a fome do filho doente. O magistrado de “meia tigela” sentenciou:” Tanto faz roubar um milhão como um tostão”. Esqueceu de lembrar-se de quantos colegas seus fazem de suas sentenças um balcão de negócios e ficam ricos desonestamente. Roubam descaradamente e sujam de lama a toga que usam indevidamente. Uns pulhas! Agora em outro episódio vejo uma Assembléia de “bufões” avalizar o crime, a marginalidade e proteger os iguais: todos bandidos. Jamais conseguiremos mudar a Bahia, ou pelo menos enquanto não soubermos fazer escolhas certas. Somos também culpados de que o Parlamento tenha se transformado em uma “casa de recursos”, na verdadeira expressão da palavra. Eles são podres, em sua maioria, são desonestos e hipócritas, mas chegaram lá com os votos necessários, conquistados ninguém sabe (ou todos sabem) como. São legítimos, mas são imorais.

18 comentários:

  1. Prezado e nobre Val Cabral

    Os políticos corruptos eleitos pelo povo são o retrato do Brasil atual. O Congresso Nacional é o retrato do Brasil e dos brasileiros.
    O caldo dos sentimentos sociais é apimentado pelos escândalos que corroeram o petismo e pela maneira lulista de administrar, centrada no mais refinado fisiologismo e na lobotomização do Ministério. O governo, por sua vez, parece não se abalar com nada. Conta com a estabilidade da economia, a queda do risco Brasil, a inserção de alguns milhões de pessoas no mercado de trabalho, a carga tributária no pico da montanha e um plano gigantesco de obras.
    Esse é o tapume de que se vale para esconder as tragédias que nos cercam: o sucateamento da educação, a segurança pública destroçada, as estradas esburacadas, a saúde na UTI (até febre amarela reaparece) e a ameaça de apagão de energia. Enquanto essa percepção mobiliza segmentos esclarecidos, os núcleos mais carentes, sob o cobertor assistencialista, são impermeabilizados com o cobertor do Bolsa-Família.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. O corrupto só existe porque as pessoas se deixam corromper ( principalmente em época de eleição) trocar voto por dinheiro, cargos públicos, vantagens políticas, lembranças (camisetas, chaveiros, copos, cobertores,canetas, etc.) todo dinheiro investido em campanha será recuperado durante o mandato (com verba super-faturada, desvio de investimento, mensalão, etc) é aumentar as chances de um corrupto assumir o poder. Só é possível diminuir a corrupção com conscientização de que - VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQÜÊNCIAS
    Lucas

    ResponderExcluir
  3. O brasileiro não sabe votar. Troca seu voto por uma dentadura,1 saco de cimento,1 par de sandálias (da pior qualidade), uma camiseta, 100 blocos de cerâmica,1 cesta básica ( c/5 itens), uma bolsa-família,etc. etc.
    Os políticos safados metem a mão nos cofres deste sofrido país, a mídia denuncia e os "idiotas" ainda defendem esses "vermes". Três meses depois esquecem tudo ...
    Pedro Santana

    ResponderExcluir
  4. O povo eh burro e naum pensa no voto e naum luta pelos direitos.
    O povo naum deve temer o governo mas o governo deve temer o povo. Samanta

    ResponderExcluir
  5. E como saber quem é corrupto?
    Algo assim: vc acha que Lula é corrupto, eu acho que Serra é corrupto. Admitamos que pelo menos um dos dois o seja. Como nenhum dos dois foi condenado ou mesmo acusado, não temos como saber. Então um dos dois (ou os dois) estaremos elegendo um corrupto. Não fiz afirmação alguma, apenas em tese.
    Acho que as leis devem ser modificadas, serem mais rigorosas ou sua aplicação mais rápida, como p.ex. a inegibilidade para os condenados em 1.a instância. E reduzir o alcance da Imunidade Parlamentar.
    Fora isso, não há muito o que possamos fazer, apenas votarmos em quem a gente acha que não é corrupto e que achemos que seja competente.
    Jhonatas Rios
    Advogado

    ResponderExcluir
  6. é incrivel como tanta gente é enganada por essa pessoas em favor de dinheiro,cimeto e outras coisas mais pq o que ele dar hoje ele rouba amanha e isso não muda e mesmo aquele que seguir o caminho certo quando chega faz ***** eu acho isso uma tremenda vergonha mais fazer o quer se tanta gente precisar fuiiiiiiiiiii
    Denisson

    ResponderExcluir
  7. O povo continua acreditando que o voto muda alguma coisa. Tolinhos...
    Só a luta muda o mundo!
    Roberto Costa

    ResponderExcluir
  8. Val Cabral, não sejamos hipócritas, aqui no Brasil a maioria não sabe votar e quem sabe vota por interesse próprio, menos eu que voto nulo, to dando murro em ponta de facas sei disso, mas não é diferente pra quem valida seu voto.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  9. A minha opinião é que com o atual sistema eleitoral, não. Aliás, vc entende as regras do sistema eleitoral em vigor no Brasil? Eu não. Sinceramente não consigo entender como pessoas se elegem com poucos votos na base da votação de outros candidatos, nem como candidatos com expressiva votação perdem a vaga enquanto outros com votação menor ganham por conta de um tipo de "coeficiente de legenda". Muito se fala, mas nada se explica. Só o que eu sei é que para o voto significar algo de positivo no quadro representativo seria preciso a adoção do "Voto Distrital", no qual a eleição do candidato se dá por distrito eleitoral, assim ficaria muito claro fiscalizar não só o representante como também verificar a responsabilidade do eleitorado que elege pessoas desqualificadas do ponto de vista ético para as representar. Também sou de opinião de que deveriam haver regras mais rigorosas para o ingresso na política e para crimes de corrupção, sem isso, fica difícil até ter esperanças.
    Abraço, Clayton.

    ResponderExcluir
  10. Antes de escolher o candidato o eleitor deverá ater-se , não só o que ele apresenta em sua campanha, mas também, toda sua vida pregressa, sua origem, seus procedimentos anteriores, enfim, quem é ele, o que já foi ele, o que já fêz ele, ou melhor, tudo sobre ele.
    Silveira

    ResponderExcluir
  11. está cada vez mais comprovado que pelo voto é impossível qualquer mudança, ou evitar que corruptos sejam eleitos, afinal todos sem exceção são corruptos vigaristas, não tem mais jeito o sistema ta todo corrompido, em todos os níveis.
    Acreditar nisso é ilusão utopia.
    Neto

    ResponderExcluir
  12. Os políticos são 100% corruptos, uns mais outros menos mais todos são corruptos. E o agravante é que um homen sério de personalidade e caracter não entra na política. Política no Brasil é o roubo no atacado.

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião pelo voto nao se muda corrupção em nenhum país, pois o que achamos ser "o melhor" nos frustra mais tarde.
    O Brasil só mudará quando o governo for de Deus, pois quando o justo governa o povo se alegra.
    Karla

    ResponderExcluir
  14. Basta não votar nos mesmos sempre. Hoje os políticos canalhas renunciam para não perder os direitos políticos, diga-se de se leger porque sabem que serão reeleitos pelo povinho AMORAL e ignorante. Se houver uma renovação constante, a quadrilha deles acaba se desarticulndo. Usando uma figura futebolística: nem a seleção brasileira suporta a troca constante de seus jogadores.
    Maria Conceição

    ResponderExcluir
  15. O problema é a cada eleição o clientelismo e o mandonismo imperam, o que faz com que nosso país continue vivendo nesse lamaçal de corrupção. - Camila

    ResponderExcluir
  16. É, acredito que grande parte do problema seja a curtíssima memória do povo brasileiro. Vermos figuras como Paloci, "os Mensaleiros", dentre outras figuras políticas-corruptas em todo o âmbito nacional, prefeitos, vereadores, nossa, todos corruptos até os dentes, se reelegerem facilmente, é triste! Fernanda Tavares

    ResponderExcluir
  17. Tem como mudar pelo voto. O que e difícil mesmo e mudar a cabeça do povo que e burro mesmo. Apostando nisso que políticos como Joaquim Roriz, Palocci, Jarbas... acabam renunciando para poderem voltar na próxima eleição como elegíveis tendo a certeza de que o povo vai se esquecer de tudo. O povo brasileiro tem memória muito curta e ai reside o nosso maior problema.
    Antonio Araújo

    ResponderExcluir
  18. Às vezes me pergunto se este país ainda tem jeito. A cada eleição você tem a esperença que vai mudar mas só faz entrar um político corrupto atrás do outro!
    Será que ainda tem como mudar atravpes do voto? Thiagão

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: