Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de dezembro de 2009

BANCO DE SANGUE DE ITABUNA QUASE ZERADO

Com a chegada das festas de final de ano, a previsão já anunciada pela direção do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna se concretiza e os estoques já estão abaixo do limite de segurança. Com apenas 50 bolsas de sangue liberadas para consumo nesta segunda-feira (28), o estoque não deve durar mais que dois dias, o que preocupa pela possibilidade de faltar sangue na cidade. O aumento do fluxo de veículo nas estradas, a maior incidência de acidentes automobilísticos ou por traumas violentos durante as festividades também demandam maior quantidade de sangue no Banco de Sangue da região. O esvaziamento em massa de doadores do Banco de Sangue, atribuído ao período de férias trab alhistas, viagens de final de ano e grande volume de festas na região, é o principal problema enfrentado no setor que disponibiliza o sangue e seus componentes derivados para os três hospitais da Santa Casa de Itabuna, e também para o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães. Por outro lado, o aumento da demanda por sangue é comprovado estatisticamente, aliado ainda ao temor de uma possível epidemia de dengue prevista para os próximos meses em Itabuna. “Temos uma necessidade diária de coletarmos 54 bolsas de sangue, mas neste período de férias não estamos chegando a 15 bolsas. Ainda no último sábado, quando realizamos uma campanha itinerante junto a duas Igrejas na cidade, conseguimos somente sete doadores, quando este número em qualquer outro período do ano não seria menor que 100 doadores”, declarou o gerente administrativo do banco de Sangue da santa Casa de Itabuna, André Minervino Cidreira. Entre os requisi tos básicos para doação de sangue, o doador precisa ter idade entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos, além de estar em boas condições de saúde, estar alimentado e apresentar documento de identificação pessoal. O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna funciona das 7 ás 17 horas, no prédio do Hospital Calixto Midlej Filho.

4 comentários:

  1. Doar sangue acima de tudo é também um ato de amor ao próximo, de que adianta falar bonito, apoiar algumas causas, na verdade todos nós devemos sempre ajudar outras pessoas, mas algumas precisam de mais que apenas roupas e alimentos, precisam também de sangue.

    ResponderExcluir
  2. Lembre-se que além de ajudar outras pessoas, você também está se ajudando, pois todos nós corremos riscos.

    ResponderExcluir
  3. Se você parar para pensar muitas pessoas precisam de uma doação de sangue em qualquer canto do Brasil, mas infelizmente não é todos que a recebem quando necessário, pois não são todos que conhecem e percebem a importância que é doar sangue.Doe vida, doe sangue!!!

    ResponderExcluir
  4. O GOVERNO DEVERIA CRIAR A BOLSA SANGUE, "DOE SANGUE E GANHE UM VALE ALIMENTAÇÃO", NUNCA MAIS IRIA FALTAR SANGUE NOS HOSPITAIS. O POVO BRASILEIRO É MOVIDO A VANTAGENS, BASTA VER NA POLITICA, É SÓ UM CANALHA QUALQUER COMPRAR VOTOS POR DEZ REAIS E JÁ ESTÁ ELEITO, DUVIDAS? OLHE QUANTOS CANALHAS FOI ELEITO NA ÚLTIMA ELEIÇÃO PARA CAMARA DE ITABUNA. LEMBREM DA LEI DE GERSON, "GOSTO DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO".

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: