31 de maio de 2009

SERRA 22% ACIMA DE DILMA - A pesquisa realizada pelo instituto Datafolha revela os novos números envolvendo os pré-candidatos Dilma Rousseff-PT e José Serra-PSDB, para as eleições presidenciais de 2010. Segundo os dados do instituto, a distância entre os dois, está em 22% favorecendo o atual governador de São Paulo. Enquanto Serra possui 38% de intenções de voto, Dilma tem 16% no principal cenário de concorrência. Este é o melhor resultado de Dilma desde que as pesquisas começaram, no ano passado. Em especial, a recente presença de Dilma em propagandas petistas sobre as conquistas do governo e sua presença maciça em eventos, apesar do tratamento contra o câncer, parecem ter fortalecido sua imagem. A candidata segue mostrando musculatura em sua campanha, empurrada pelo programa Bolsa Família e cooptação dos sindicatos e Organizações Não Governamentais, que arregimentam militantes e a claque entre os brasileiros.
QUARTA TERÁ ANACY E JAFFET BENEFICENTES NO TABOCAS - O Orfanato SOS Canto da criança esta convidando a comunidade para o evento “Quartas do SOS”, que acontece toda primeira quarta-feira do mês no Restaurante Tabocas, com propósito de viabilizar a sustentabilidade da entidade. A próxima etapa deste projeto será na próxima quarta-feira-3, a partir das 18 horas. E as próximas atrações serão os cantores Jaffet Ornelas e Anacy. “Estaremos apresentando o verdadeiro forró pé de serra para nossos convidados,” conta Anacy. O couvert artístico é a doação de leite em pó, farinha de arroz, fraldas descartáveis ou kit de banho infantil. A idealizadora do programa, a própria Anacy, é uma das voluntárias do SOS Canto da Criança. Ela diz que o projeto tem como objetivo despertar a atenção da comunidade para a existência do Abrigo e suas necessidades, que não são poucas. “Temos conseguido despertar a atenção do itabunense que, sensibilizado, atende ao nosso apelo. As crianças agradecem”. O abrigo conta com cerca de 50 crianças, de recém-nascidos (cerca de 20) até adolescentes de 18 anos. Todos os internos vivem quase o mesmo drama: foram abandonados pela família ou vítimas de maus tratos. O SOS foi construído em 1996, através de um convênio entre a Associação Enfants En Detresse, de Mersch (Luxemburgo), com o apoio da prefeitura de Itabuna, que doou o terreno, construiu a sede e deveria ser responsável pela administração. Mas ela desistiu nas gestões anteriores, conta Esterzinha. Hoje o orfanato que funciona na rua principal do bairro Nova Califórnia é administrado pela Associação de Amigos do SOS e está aberto à visitação pública. “Venha nos visitar e ver o trabalho,” convidam Estherzinha e Anacy.
A MARQUISE É MÁ, MAS O POVO TAMBÉM SUJA - Não jogar lixo no chão é uma questão de respeito pelo ambiente e pelas outras pessoas. O lixo traz doenças, mau cheiro e o desagrado da população que assim vê diminuir a sua qualidade de vida e o valor comunitário do local. Há quem se desloque 100 metros até a concha e despeja seus dejetos bem próximos dela e isto revela o quanto falta consciência de limpeza no público. Limpeza pública em Itabuna, não deve ser feita apenas pela Marquise, que diga-se de passagem, tem sido muito deficiente. Mas será que as pessoas de Itabuna colaboram para a saúde de todos? A situação acima referida de quem joga lixo a poucos passos de uma concha de lixo, por si, retrata o excesso de comodismo e a falta de civismo que ainda impedem as populações de separar o lixo, de usar bom-senso e respeito mútuo… não agindo de forma civilizada e consciente contra a sujeira que submete, principalmente, os bairros da periferia, numa péssima referencia do quanto seus moradores estão pouco se lixando para os problemas causados pelo lixo.
O HOMEM É A SOBREMESA? - Sempre gostei muito de ler, desde adolescente que a leitura me acompanha, alguns livros ficaram marcados em minha memória. Poderia citar aqui vários livros de poemas, alguns de auto – conhecimento, mas o que mais me chamou a atenção foi um livro que minha amiga e advogada Rita Arcanjo me emprestou intitulado “O homem é a sobremesa”. Nunca devolvi o livro, pois ele foi perdido num trágico acidente automobilístico, onde também foi perdida a vida da amiga e vizinha Glória. O livro trata com propriedade da liberação e libertação feminina dos padrões morais e éticos; fala claramente do poder da mulher de libertar-se e livrar-se das amarras que a prendem a seus maridos; fala também e principalmente do tratamento que o homem tem que ter, inclusive nos fala em alto e bom som “trate seu homem como sobremesa e não como o prato principal”; ora será mesmo que em pleno século 21, onde as mulheres estão em pé de igualdade com seus homens; com a liberação sexual onde a mulher pode claramente dizer se está sendo satisfeita sexualmente ou não, sem se preocupar se o marido, namorado ou amante vai achá-la fácil quando pedir essa ou aquela posição sexual porque lhe dá mais prazer precisamos mesmo dizer que o homem é a sobremesa? Sabemos que hoje o relacionamento baseia-se principalmente na troca, no compartilhar de idéias, de conhecimento, de entrega e de amor mútuo e principalmente respeito e admiração, não conseguimos amar alguém que não admiramos. Não conseguimos sequer compartilhar de algumas horas de conversa com alguém que não nos acrescente algo e graças a Deus hoje podemos dizer tão somente, não quero mais... e recomeçarmos nossa busca novamente por alguns momentos de felicidade ou muitos momentos de felicidade.
ITABUNA NÃO ESTÁ BEM DE SAÚDE - A Organização Mundial de Saúde-OMS define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Essa definição é, no momento, unilateral, irreal e ultrapassada. O que há em Itabuna neste neste exato momento na área de saúde pública? Descaso, entrra e sai de greve de profissionais da saúde, precariedade de veículos para o transporte dos doentes, ausência de especialistas no Sistema Único de Saúde, poucos leitos nos hospitais, atendimento médico relâmpago (poucos profissionais e grande demanda), maquinário obsoleto, baixos salários, falta de políticas públicas e, sobretudo falta de qualificação técnica-operacional dos gestores da saúde, acarretando a má utilização-distribuição dos recursos financeiros disponíveis. Na prática, somos espectadores de um caos: postos de saúde às 4 da manhã com filas gigantescas (seres humanos que dormem nos seus entornos para garantir uma senha de atendimento), pessoas do interior que vem à Itabuna, outras que saem das fazendas em direção aos nossos hospitais e clínicas. Contrariando a constituição vigente, que em seu texto proclama a universalidade do acesso aos serviços de saúde, dando prioridade aos idosos, crianças e urgências, nos deparamos com situações de pacientes sem tratamento. Talvez sejam estas as razões porque os usuários de serviços de saúde são chamados de pacientes. Pacientes em esperarem por melhores condições de atendimento, de qualidade, o médico que não vem, e que quando chega conversa minutos com o “paciente”, que recebe a receita, mas sem remédio, porque no SUS está em falta. O PSF - Programa de Saúde da Família é uma estratégia de saúde eficaz, ao menos no papel, fora dele, temos de caminhar muito ainda. Não basta ter uma Itabuna coberta 100% pelas Unidades de Saúde da Família -USF- é preciso ter, diariamente, atendimento e medicamentos. Quando se fala em saúde-doença, nos questionamos à cerca de algo muito discutido, a qualidade de vida, esta que começa no interior da pessoa humana e vai para fora de si, o social. Ter qualidade de vida é ter suas necessidades respeitadas, e o “bem estar” que fala a OMS seria aquele acessível onde moramos, vivemos, produzimos, seja na roça, ou na cidade. Porém, como definiu Freud, vivemos um “mal estar da civilização”. O entendimento do termo saúde, requer uma visão-ação coletiva, daí porque usamos o termo saúde pública, saúde coletiva, políticas públicas. O direito à saúde é do povo, pelo povo e para o povo. Pensemos nos que morrem de fome, nos deficientes físicos, auditivos e visuais, nos velhos em asilos e sem capacidade de locomoção, nos portadores de necessidades especiais e mentais, nos soropositivos, nos dependentes químicos...Para mudar é preciso a mobilização de todos.
NOTA OFICIAL - O Município de Itabuna lamenta o acidente que culminou com o desabamento de uma das lajes de cobertura do canal que atravessa a Feira do Bairro São Caetano, que causou prejuízos materiais aos comerciantes instalados naquele local. Há cerca de uma semana a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Itabuna realizou uma vistoria no local, oportunidade em que constatou o risco de rompimento da laje e solicitou a imediata retirada das barracas ali instaladas. O risco iminente de um acidente foi comunicado aos feirantes pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna – responsável pela administração da feira – e solicitada a inteira desocupação dos boxes, no sentido de evitar perdas materiais a humanas. No sábado, 30 de maio, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino, e sua equipe, entraram em contato com cada um dos comerciantes do local, solicitando a desocupação imediata, no que foi atendido por alguns comerciantes. O Município de Itabuna lamenta os contratempos e danos causados aos comerciantes e consumidores que realizam suas compras naquele local, ao mesmo tempo em que ressalta o êxito das providências adotadas, evitando acidentes de maiores proporções, preservando, inclusive a vida de pessoas. O Município de Itabuna já adotou os devidos procedimentos legais, que incluem a abertura de sindicância pela Procuradoria Geral para apurar as responsabilidades sobre a obra. Itabuna, 31 de maio de 2009. José Nilton Leal Azevedo - Prefeito Municipal de Itabuna
DROGAS: 2 MORTOS E 8 DETIDOS EM IBICARAÍ NESTE DOMINGO - Uma operação das polícias Civil e Militar na manhã deste domingo-31, na cidade de Ibicaraí, resultou nas prisões de oito pessoas acusadas de tráfico de drogas, sendo seis homens e duas mulheres. A ação dos policiais foi em cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão emitidos pelo juiz de Ibicaraí, Antônio Carlos de Moraes. Das oito pessoas detidas, apenas Josefá Rosa Nascimento dos Santos foi presa em flagrante já que os policiais encontraram maconha na casa dela. Os outros acusados prestaram depoimento e foram liberados. Durante a operação, Gilmar Ricardo Santiago, 29 anos e Paulo Ramos de Oliveira, 33 anos, também acusados de tráfico, morreram em troca de tiros com a polícia. Segundo policiais, Gilmar já havia cumprido pena em Rondônia e saiu no dia 18 de março deste ano, depois de ser beneficiado por um alvará de soltura. Na operação deste domingo, foram apreendidos R$ 6.388, uma pistola de brinquedo, dois revólveres, cinco celulares e uma algema.
VITÓRIA DERROTA O GRÊMIO NO BARRADÃO - O Vitória derrotou o Grêmio na tarde deste domingo-31, no Barradão, com um gol de Leandro Domingues nos acréscimos do segundo tempo. Ele mandou uma bomba de fora da área e colocou a redonda na gaveta. Dois torcedores especiais foram prestigiar o Vitória na partida deste domingo válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Ivete Sangalo e o cantor Tatau foram ao estádio para o delírio da arquibancada. A futura mamãe cantou trechos do hino do Leão e mostrou a barriga de grávida pintada com um coração vermelho. O jogo começou após ponta-pé incial de Ivete e Tatau. Jonas fez falta em Apodi e acabou expulso aos 25 minutos do segundo tempo.
WAGNER DANDO “UMA BANANA” PARA ITABUNA - O governo baiano tem atuado em algumas poucas cidades do sul da Bahia: em Ilhéus, ele realizou a reforma estrutural e iluminação cênica da ponte Lomanto Júnior. O investimento garante o tráfego tranqüilo entre o centro e o Pontal, além das cidades ao sul, como uma e Canavieiras. Ainda em Ilhéus, o governador Jaques Wagner assinou um contrato que garante o início das obras da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica-CRPT, onde haverá serviços de criminalística e medicina legal. Os dois módulos terão laboratório para constatação de uso de drogas e análise de resíduo de disparo de arma de fogo. Uma unidade vai abrigar a tanatologia (necropsia), já a outra servirá para lesões corporais, sexologia, perícias laboratoriais e criminais. A nova sede atenderá a demanda de mais de 440 mil habitantes de Ilhéus, Aurelino Leal, Canavieiras, Gongogi, Ibirapitanga, Maraú, Santa Luzia, Ubaitaba, Una e Uruçuca. A obra, deve ficar pronta em 150 dias. Outra preocupação do Governo do Estado na região cacaueira é a situação na qual se encontra o aterro sanitário de Ilhéus/Uruçuca. Por isso, Wagner assinou na quarta-feira-27, a ordem de serviço para recuperar e gerir o local. O governador permanece sem nenhuma iniciativa de assumir os compromissos de campanha para Itabuna e até obras deixadas pelo ex-governador Paulo Souto, com muito mais da metade da construção em andamento, como são os casos do centro de Convenções e do teatro de Itabuna, continuam abandonadas, num flagrante desrespeito á comunidade itabunense e descaso com a responsabilidade de fazer da Bahia, um estado para todos.
MIGUEL CALMON: PETISTAS VAIAM RUI COSTA E OPOSIÇÃO SE DIVERTE - Houve quase uma confusão política agora há pouco na famosa Cavalgada de Miguel Calmon, no interior do Estado. O secretário estadual de Relações Institucionais, Rui Costa, teria sido hostilizado por petistas que até hoje não engoliram seu posicionamento no município nas eleições passadas. Como havia oposicionistas na festa, o fato não passou despercebido. O deputado estadual Elmar Nascimento (PR) disse que, em contrapartida à recepção a Rui Costa, as oposições foram recebidas com absoluto carinho por populares e as forças políticas locais. Elmar desfilou ao lado de figuras como o deputado federal Fábio Souto (DEM), filho do ex-governador Paulo Souto (DEM), e do presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima. “A chapa (ao governo) foi selada aqui”, comemorava, referindo-se ao fato de PMDB, DEM e PR estarem do lado oposto ao do PT no evento. (Raul Monteiro/Política Livre).
DESABOU HOJE A COBERTURA DA FEIRA DO SÃO CAETANO - A Feira Livre no bairro do São Caetano quase se transforma em palco de uma tragédia na manhãzinha deste domingo, quando às 4 horas teve desabada parte da cobertura sobre o canal. Muitos feirantes perderam suas barracas e mercadorias, mas não houve nenhum ferido no desabamento da lage. O fato aconteceu minutos antes da chegada dos primeiros comerciantes. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Itabuna havia realizado vistoria no local, na semana passada e na oportunidade, constatou o perigo de desabamento da laje e solicitou a imediata retirada das barracas ali instaladas. Mas os comerciantes rejeitaram o alerta e permaneceram no local. A prefeitura afirma que toda a estrutura está comprometida e todos os boxes deverão ser retirados do local imediatamente. A cobertura foi construída em duas etapas; uma parte na segunda administração de Geraldo Simões e outra parte na terceira administração de Fernando Gomes.
FIFA CONFIRMA SALVADOR COMO UMA DAS SEDES DA COPA DE 2014 - A Fifa anunciou neste domingo as 12 cidades brasileiras que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014, espalhadas por todas as regiões do País. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, da região Sudeste; Porto Alegre e Curitiba, no Sul; Brasília e Cuiabá, no Centro-Oeste; Salvador, Recife, Fortaleza e Natal, no Nordeste; e Manaus, no Norte. A lista não teve nenhuma surpresa, já que essas cidades eram apontadas como favoritas entre as 17 candidatas. O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, disse que a escolha obedeceu a critérios técnicos, por conta das visitas feitas por técnicos da entidade, no começo deste ano, além dos projetos entregues pelas cidades. Ricardo Teixeira, mandou recado às cidades escolhidas. "O trabalho começa agora, e é preciso estar à altura desse grande privilégio."
HOMEM TENTA FAZER SEXO COM JUMENTA E MORRE COM COICE- O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido como “Deca Batalhão”, morreu na manhã desta segunda-feira ao receber o coice de uma jumenta com a qual tentava fazer sexo. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu atrás da Igreja Santo Expedito, em Patos (PB). O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até os joelhos, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é “Mimosa”. (Postado por Carlos Conrado)
ACÁSSIA PINHO SE ESPINHOU NAS ELEIÇÕES PASSADAS? – A professora Acássia Pinho foi candidata a vice-prefeita na malfadada chapa encabeçada pelo enverdeado Capitão Fábio Santana (melancia) nas eleições municipais passadas e participou da mal-aventurada e sombria entrevista de adesão a candidatura de Juçara Feitosa, ostentando sua propaganda avermelhada no peito. Logo após este momento, Acássia Pinho “virou a casaca” e pulou fora do “barco furado” do PT, que acabou naufragando num mar de votos azulados dos Democratas. E antes que chegasse o dia propriamente dito das eleições, Acássia Pinho já estava entre lideranças peemedebistas e seus aliados, que manifestavam apoio ao Capitão Azevedo, que viria a ser o eleito no dia seguinte. Queremos instigar o internauta a manifestar sua opinião sobre este episódio. Como você analisa este fato? A professora Acássia Pinho fez opção certa em desistir do repentino apoio a candidata petista? Ela acertou em apoiar Capitão Azevedo? Você votaria em Acássia Pinho, caso ela se candidatasse, por exemplo, para deputada federal nas próximas eleições? Quais outras opiniões você tem a respeito desse assunto? É só teclar sua mensagem e enviá-la para postarmos aqui em nosso blog, para sabermos e fazermos saber, o que pensam os internautas sobre o referido ocorrido.
ABSOLUTISMO DE MIRALVA LEVA HOJE O PRÊMIO JUMENTO DO DIA? - O blog do Val Cabral continua com a pesquisa sobre quem é o maior jumento do dia. O prêmio é concedido para os “malas sem alça”, que resistem em aceitar ou admitir que o povo itabunense não é abestalhado. O Prêmio de JUMENTO DO DIA, vai hoje para o comportamento repreensivo, tirânico, opressor e mal-educado da diretora da DIREC-7, Miralva Moitinho, que cometeu o disparate de humilhar, constranger... a professora Marlise Pires de Oliveira foi bruscamente solicitada a se retirar de uma reunião na DIREC-7, que debateria, pasmem, a violência nas escolas, sob alegação de ser “penetra” e “espiã”. O constrangimento foi tão grande, que se impôs o começo da reunião, somente depois que Marlise não mais estivesse presente ao recinto. Este comportamento criminoso de Miralva Moitinho, é, ou não, digno de recriminação? Quem no seu entendimento está sendo referência do Prêmio Jumento do Dia! Para votar na enquete basta deixar uma mensagem com quem for o seu escolhido, com suas descrições e explicações. Pede-se moderação, pois a exacerbação de baixo calão não terá aceitação!
PUPILO DO CABEÇA DE PITU CONTROLAVA REPASSES DA PETROBRAS - No foco das investigações da CPI da Petrobras, também estarão os patrocínios a festas juninas na Bahia, que geraram denúncias sobre favorecimento a prefeitos da base aliada, processo que culminou com a saída do então gerente regional de Comunicação Institucional do Nordeste, Rosemberg Evangelista Pinto, transferido para o gabinete da presidência da estatal, no Rio de Janeiro. Rosemberg, por sinal, foi um dos ex-dirigentes sindicais indicados pelo “deputado” Geraldo S. de Oliveira (Cabeça de Pitu), para comandar o repasse de verbas sociais e culturais da companhia. Às vésperas da instalação da CPI da Petrobras, o governo tem como uma das principais preocupações a blindagem da área responsável pela distribuição de recursos a ONGs, programas sociais e ambientais e propaganda institucional. Comandada por ex-dirigentes sindicais que passaram a ocupar cargos gerenciais a partir do início do governo do PT, a área de Comunicação Institucional da Petrobras movimenta em torno de R$ 1 bilhão por ano em projetos que, em sua maioria, dispensam processos de licitação. Uma das estratégias da base aliada durante a CPI, será focar os trabalhos em denúncias investigadas pelo Tribunal de Contas da União-TCU, para impedir uma devassa nos contratos assinados pela área de Comunicação Institucional. A oposição, porém, quer aproveitar a CPI das ONGs para verificar os gastos sociais e ambientais da estatal sem os obstáculos que espera encontrar na outra comissão, que será controlada por governistas. Além do apoio a projetos tocados por ONGs, a gerência de Comunicação Institucional é responsável pelos patrocínios culturais e esportivos e pela verba publicitária da estatal. No ano passado, segundo informações oficiais, teve um orçamento de 0,5% da receita operacional líquida da companhia, ou cerca de R$ 900 milhões.
O FESTSUL GOSPEL COMO MEIO DE RECONCILIAÇÃO - Contava um velho pastor: “cada um de nós está ligado a Deus por uma corda. E, quando cometemos uma falta, a corda se rompe. Mas quando nos arrependemos da falta, Deus dá um nó na corda. Com isso, a corda fica mais curta do que antes. E o pecador fica um pouco mais perto de Deus! Desse modo, de falta em falta, de arrependimento em arrependimento, de nó em nó, aproximamo-nos de Deus. Por fim, cada um dos nossos pecados é ocasião de diminuir um pouco a corda com nós e de chegar com mais rapidez perto do coração de Deus. Tudo é graça! Mesmo os pecados”. O FestSul Gospel acontece em Itabuna, como que para nos ajudar a nos libertar de tantas amarras que podemos ter acumulado com o passar do tempo e, quem sabe, dos anos. Ir a este evento ao lado de alguém com quem tivemos uma desavença, uma falha, uma briga, ou com quem cometemos incorreções, é uma forma serena de demonstrarmos um apelo ao perdão e reconciliação. Não dá para voltar atrás, nem corrigir o mal feito, mas podemos recuperar as relações, mudar atitudes, renovar o nosso olhar. Onde deixamos rastos de raiva e de mágoas podemos colocar palavras de desculpa sincera. Lá onde julgamos com pré-conceito e cegueira, podemos aproximar-nos desarmados e confiantes. Se formos injustos, aproveitadores, falsos e enganadores, podemos dizer a verdade, praticar uma justiça reparadora, consertar os estragos do nosso interesse e do nosso egoísmo. A reconciliação e o perdão fazem milagres. Nos aproximam mais de Deus porque, descobrindo quanto nos custa perdoar, podemos perceber a grandeza da sua misericórdia. Da mesma forma a reconciliação nos aproxima novamente dos nossos irmãos. Se conseguirmos voltar a nos comunicar, a nos entender e a nos amar, alcançaremos também a paz do coração. Fica bem mais agradável viver num ambiente alegre e fraterno do que numa situação de conflitos, meias palavras, diretas e indiretas. O FestSul que foi idealizado por mim (mesmo eu sendo católico), tinha o propósito de converter pessoas e propagar mais intensamente a palavra de Deus. E agora se estende a esta tarefa de facilitar reconciliações, perdões e estreitar a busca da paz entre os homens e mulheres de boa vontade. De nó em nó, chegaremos mais perto de Deus e dos irmãos.

30 de maio de 2009

ANIVERSARIANTE DO DIA:

MAURÍCIO MARON

Quero neste seu aniversário, desejar-lhe tudo o que mais houver de melhor no mundo e que Deus o contemple sempre com muita paz, saúde, felicidade, harmonia e prosperidade. Expresso-lhe minha simpatia e admiração por este seu jeito legal de ser e por seu caráter de profissional digno, honesto, sério, ético e exemplar em tudo o que faz, escreve e fala. Sinto-me privilegiado por estar em sua relação de amigos. Você está hoje inserido neste nosso blog, como forma de nossa singela homenagem. FELIZ ANIVERSÁRIO AMIGO MAURÍCIO - Val Cabral.

POR QUE DEVO TEMER JUÍZ DE DIREITO? – Tenho acumulado dezenas de processos que me aplicam com propósito flagrante de me intimidarem e me submeterem as limitações impostas por uma suposta força de pústulas da política. Chamo ladrão de ladrão e o ladrão me promessa por ter chamado ele de ladrão! E corro o risco de ser preso por denunciar quem a maioria tem medo de confrontar. Recebo constantemente ameaças de morte, tentativas de agressões e até já as sofri num passado recente. Bate de frente contra o tráfico; combato a exploração infanto-juvenil; afronto a violência doméstica; combato a truculência policial; critico a morosidade da Justiça e trato como germe do verme do estrume do cavalo do bandido, marginais político domo Geraldo S. de Oliveira, mais conhecido como Cabeça de Pitu. E me pergunta se eu não tenho medo do Juiz! É obvio que não tenho medo de Juiz. Por que eu deveria temer o Juiz? Juiz não é bicho e nem é bandido. Respeito os juízes com a convicção, que jamais serei julgado sem a responsabilidade da decisão de quem tem consciência sobre minhas verdades e as mentiras dos vigaristas, que tentam me amedrontar! Por que eu haveria de temer quem zela pela Justiça, se não me deixo retroceder e temer assassinos, traficantes e bandidos de alta periculosidade?
2009 É ANO DE REVERMOS NOSSOS CONCEITOS E POLÍTICOS ELEITOS - É pelo voto que exercemos (alegadamente) de forma livre, o direito de escolhermos quem nos representa, por mais que tal representação nos envergonhe e nela não nos revejamos (é presentemente o meu caso), especialmente quando as nossas expectativas são criminosamente defraudadas por políticos irresponsáveis, incompetentes, mentirosos, trapaceiros e incapazes de cumprir promessas e que parece terem “cabeça de pitu”! É, no entanto, por meio do voto que expressamos a nossa adesão a um ou outro projeto político (ainda que o mesmo, não seja, como é norma vigente entre nós, para cumprir) que nos co-responsabilizamos e vinculamos pelas decisões, boas ou más, que em nosso nome, são tomadas pelos representantes que elegemos para o Congresso Nacional. Em 2009, elegeremos os nossos representantes no Parlamento Brasileiro (senadores e deputados federais), na Assembléia da Bahia e nossos governador e vice-governador baianos.
CONCURSADOS DA POLÍCIA CIVIL REIVINDICAM NOMEAÇÃO - Uma manifestação dos policiais concursados, aprovados e não empossados iniciada na manhã de quinta-feira-28, no Centro Administrativo da Bahia, chegou ao fim na por volta das 16:30h. congestionando o transito de toda a região do Iguatemi e Avenida Paralela. O grupo reivindica a nomeação de 1.054 para os cargos de agentes e escrivães da Polícia Civil. Uma comissão foi recebida pelo secretário César Nunes, na sala de audiência, que ressaltou a necessidade de contratação, mas não apresentou qualquer perspectiva dessas nomeações a curto prazo. De acordo com o presidente da comissão, Marco Deiró, foram investidos mais de R$ 6 milhões na formação desses policiais. “Fizemos concurso em 1997, fomos aprovados e concluímos a academia de polícia. Todos nós largamos nossos empregos para trabalhar na polícia. Estamos passando por necessidades financeiras.”, afirmou. João das Neves, integrante da comissão, contou que trabalhava há mais de 14 anos como operador da Ford e pediu demissão para começar a academia de polícia. “Tinha certeza que seria nomeado. Não dava para conciliar o emprego com a academia preparatória, que exige uma disponibilidade de dois turnos. A Segurança Pública está em crise, à sociedade clama por mais policiais e estamos prontos para assumir o trabalho. Nosso receio é que o curso que tomamos fique defasado”, ressaltou. O secretário de Segurança Pública, César Nunes, recebeu imprensa e admitiu a necessidade para a contratação dos concursados, mas, segundo ele, a crise financeira adiou esses planos.
EX-BBB EM FESTIVAL GOSPEL DE ITABUNA - O 3º Festsul Gospel promoveu neste sábado-30 a Caminhada pela Paz com o tema “Itabuna de joelhos, buscando a paz em Jesus Cristo”. A concentração foi no Jardim do Ó. O pastor Ricardo Robortela, do Ministério Clamor pelas Nações, esteve presente para abençoar o evento que reuniu pessoas que procuram pela paz, esperança e que acreditam em um novo tempo para Itabuna. De acordo com a organização do evento, o objetivo da Caminhada foi unir esforços e contribuir para uma sociedade mais justa. Mutirão da Cidadania - No domingo, das 9 às 15 horas, é a vez do Mutirão da Cidadania, que visa oferecer à população direito a exames oftalmológicos, exames de glicose e colesterol, aferição de pressão arterial, peso, orientação nutricional, além de serviços de cabeleireiros, manicures, palestras sobre a prevenção da dengue, serviços de natureza jurídica e trabalhos educativos. Outra novidade será a doação de 2.000 litros de leite a algumas instituições da cidade. Domingo à noite, o ponto alto da festa será a participação do Pastor Jabes de Alencar e de Bruna Tavares (foto), ex-bigbrother Brasil. Recém convertida, Bruna viaja prelo Brasil falando da sua experiência pessoal e pregando a palavra de Deus. (bahiaonline).
PMDB NÃO TEM ACORDO COM PT BAIANO - Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional e maior expressão do PMDB da Bahia, entusiasmou o público formado por prefeitos, vices, vereadores e lideranças do partido, presentes ao encontro regional de Jacobina, neste sábado-30, ao desmentir com veemência a existência de um acordo entre o PMDB e o PT para as eleições do próximo ano. O microfone deu defeito, o ministro ignorou e continuou o discurso emocionado em que ressaltou que o destino político dele não mais lhe pertence. Quem vai decidir seu futuro – garante - são as bases peemedebistas, durante os encontros que acontecerão até setembro. “Estou pronto para acatar qualquer decisão do partido”, afirmou Vieira Lima, que fez um balanço de sua vida política ressaltando que sempre procurou fazer o melhor que pôde em benefício do povo baiano. Geddel desembarcou no início da manhã de hoje em Jacobina, acompanhado pelo prefeito de Salvador, João Henrique, e pelos deputados Virgínia Hagge e Joélcio Martins para participar do 3º dos encontros regionais que estão sendo promovidos para debater os rumos do PMDB em relação às eleições de 2010. Dr. Renato Costa, candidato a deputado estadual pelo PMDB estava entre os integrantes da comitica de Geddel Vieira Lima.
PPS CONFIRMA MARIANA COMO SUA LÍDER EM ITABUNA - O Partido Popular Socialista-PPS realizou em sua sede na tarde deste sábado-30, o congresso municipal que elegeu sua nova direção em Itabuna. O evento contou com a presença do presidente regional do PPS, George Gurgel; vereadores Clóvis Loiola e Raimundo Pólvora e outras autoridades, que fizeram uso da palavra e destacaram a importância e o crescimento do PPS em suas instancias municipal, estadual e federal. George Gurgel falou sobre crises anteriores no Brasil e na Bahia e sobre as relações intempestivas e conflituosas com o PT. Segundo Gurgel, muito provavelmente PPS e PT estarão em campos opostos nas próximas eleições nacional e estadual baiana. No evento foi lançada a proposta de candidatura do ex-vereador César Brandão para deputado estadual e o resultado da sua votação apresentou unanimidade favorável a chapa encabeçada pela jovem Marina Alcântara presidente, Otoniel Azevedo vice-presidente, com Militão, Nadson Monteiro, Gilmar França e Marck Wilson compondo a nova direção do PPS de Itabuna, que ainda terá os vereadores Loiola e Raimundo Pólvora como seus delegados para os congressos estaduais e regionais. Mariana, já na condição de presidente do PPS de Itabuna, ressaltou o aprendizado obtido através do falecido Anísio Alcântara (seu pai) e da pretensão de fortalecimento do partido com ações comunitárias e realizações de projetos compartilhados com as lideranças de bairros em suas próprias localidades de moradia. E agradeceu a confiança dos correligionários que acreditam em sua capacidade de corresponder a perspectiva de transformar o partido numa referência de interatividade com as reinvindicações do povo de Itabuna.
FEIJÃO IMPRENSA HOJE EM ITABUNA - Com realização da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL de Itabuna, o Feijão Imprensa 2009 estará acontecendo neste sábado, dia 30 na sede de campo da Viação Águia Branca, nas margens da BR-101. Este evento é realizado pela nona edição, como uma homenagem dos comerciantes locais para a imprensa regional, sob a coordenação de Carlos Leahy. O Feijão Imprensa 2009, é uma grande festa que agrega profissionais, com destaque para jornalistas, repórteres fotógrafos, administradores, diagramadores, editores, entre outros. A expectativa da festa é de convergir os comunicadores e a nata empresarial e social das principais cidades do sul da Bahia. Feijão Imprensa já é considerado um dos melhores eventos de Itabuna e está inserido no calendário das grandes festas da cidade.

29 de maio de 2009

MIRALVA PERSEGUE COLEGA EM EVENTO CONTRA VIOLÊNCIA - A Diretora da DIREC-7, Miralva Moitinho, negligenciou mais uma vez no comando do órgão, ao cometer a atitude de discriminar a professora e sindicalista Marlise Pires de Oliveira, no começo de uma reunião no auditório da Direc-7. O evento abordaria, paradoxalmente, "A violência nas Escolas", com palestras ministradas por representantes do Ministério Público, Gestores e Polícia Militar. Este evento estava sendo promovido em conseqüência da violência sofrida recentemente por uma professora do Colégio General Osório. Marlise participaria como representante do colegiado do “Presidente Médici”. Até aí tudo bem. Mas a “porca torceu o rabo”, quando Marlise Pires foi bruscamente solicitada a se retirar do recinto, sob alegação de ser “penetra” e “espiã”. O constrangimento foi tão grande, que se impôs o começo da reunião, somente depois que Marlise não mais estivesse presente ao recinto. O despautério de Miralva como dirigente da DIREC-7, é tão grande, que o desabafo da professora discriminada sintetiza fidedignamente a situação: “Como tratar de Educação, Respeito, Direitos e Deveres, se o órgão a que pertenço é o primeiro a praticar violência contra a minha pessoa... e me humilha, me insulta, me julga e denegri minha imagem enquanto mulher e educadora?” – ressaltou a professora. IRONIA DO DESTINO: A professora Marlise Pires de Oliveira, que atua na rede estadual de ensino há dez anos e na municipal há vinte anos, se interessou em participar desta reunião, pelo fato de ter sido agredida por um aluno e considerar pertinente seu testemunho. E nessa pretensão nobre de contribuir contra a violência, Marlise foi esbarrada na conduta animalesca, opressora, grosseira, intempestiva, arrogante, tirânica, indigna, injusta e injustificável, da destrambelhada e sem-educação Miralva Moitinho.
CIPA DA PREFEITURA PROMOVE SEMANA DE PREVENÇÃO - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no trabalho (Cipa) promoverá a II Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) da Prefeitura de Itabuna. O evento que acontecerá no período de 1 a 5 de junho próximo no Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano é direcionado para os servidores municipais. A programação inclui uma série de palestras com temas diversificados, a exemplo de “Assédio Moral”, “DST/Aids”, “Ética” , “Ginástica Laboral” e “Prevenção de Acidentes no Trabalho”. As palestras, durante todos os dias de programação, serão realizadas na parte da manhã, segundo a presidente da Cipa, Maria da Conceição Lagariça Lawinscky. Ela explica que a Sipat é uma semana voltada à prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais. Lagariça disse ainda, que a programação faz parte das atribuições da Cipa, realizada anualmente. (Rosi Barreto – Foto: Pedro Augusto).
TERÁ ELEIÇÃO DOMINGO NO PEDRO JERÔNIMO - A construção de uma sede própria para a Associação dos Moradores do bairro Pedro Jerônimo e a implantação de cursos de aperfeiçoamento profissional são alguns dos principais planos de trabalho da chapa quatro, encabeçada pelo morador Diógenes Monteiro Viana (Didiu), que disputará a eleição para a diretoria da entidade. A eleição terá inicio às 8 horas da manhã e se estenderá até as 17 horas. Podem votar todos os moradores do bairro, mediante apresentação de cédula identidade e comprovante de residência. Didiu já foi presidente da associação no período de 2003 a 2006 e garantiu que, se eleito novamente, vai trabalhar em busca de parcerias, principalmente junto à Prefeitura de Itabuna, para a busca de melhorias que atendam aos interesses do bairro, a exemplo da construção de três vestiários com quatro banheiros e cabines para emissoras de rádio, no campo de futebol do bairro. (Rosi Barreto – Foto: Pedro Augusto).
EVENTOS DO PÁTRIA AMADA COMEÇAM NA 2ª - A partir da próxima segunda-feira, 1º de junho, estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino de Itabuna estarão mobilizados para as etapas do 6º Concurso Pátria Amada, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos em seis categorias: Projeto de Intervenção, Jogos de Perguntas e Respostas, Musical/Coreografia, Teatro, Festival MPB e Exposição de Panfletos de Conscientização. Os eventos começam sempre às 14 horas, na segunda-feira (1º de junho), no auditório do Cepei, com as apresentações do Projeto de intervenção: todos contra a dengue, implementado pelas escolas em suas comunidades. Para terça-feira-2, está programado o Jogo de Perguntas e Respostas, focado nos conhecimentos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) e Gravidez na Adolescência, no auditório da Casa do Educador. (Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges).
SAÚDE TEM NOVO PADRÃO DE ATENDIMENTO - A dona de casa Maria Pureza recebeu com surpresa um telefonema do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, que testou pessoalmente o funcionamento do sistema de eliminação da demanda reprimida para confirmar exames e consultas especializadas para usuários de serviços do SUS. A proposta implementada com sucesso foi sugerida por ele como alternativa para resolver o acúmulo de pedidos, um problema que vinha sendo enfrentado pela Secretaria Municipal da Saúde desde quando o município perdeu no ano passado o controle da gestão plena da saúde, eliminando filas nos postos e na central de regulação. Um exemplo de experiência bem sucedida na Policlínica 2 de Julho, que ampliou a movimentação de consultas e exames de 150 para 500 unidades por dia e em junho bate 100% das metas estabelecidas, deve servir de referência para outras unidades da área da saúde. (Kleber Torres - Foto: Waldyr Gomes).
A BANCADA DO SILÊNCIO NA CÂMARA – Itabuna tem treze vereadores, mas somente alguns assumem, efetivamente, a função de representante do povo no Poder Legislativo. Há quem parece se envergonhar do cargo, ou se “pelam de medo” dos microfones. O silencio é sepulcral! Enquanto Dr. Gerson Nascimento, Wenceslau Júnior e Milton Gramacho, “deitam e rolam” no atributo da tribuna legislativa, existem aqueles que parece serem mudos. Por exemplo, Ruy Porquinho, Raimundo Pólvora, Sólon Pinheiro, Milton Cerqueira e Didi do INPS são tão calados quanto inoperantes. Eles não falam, não agem, não andam e se alguém os alertar sobre a necessidade de se pronunciarem sobre algum interesse público, eles correm desesperadamente para a privada! Não dar para compreender vereadores com este tipo de deficiência, pois em período de eleições, eles falam gritam, bravejam, estardalham, gritam... e depois de eleitos, se silenciam, ficam mudos e ninguém os ouve. Porque será que isto acontece? Será que haverá alguém que se habilite a desemaranhar este enigma?
QUEM É O PIOR SECRETÁRIO DE AZEVEDO? – Toda administração pública acaba tendo que se submeter a avaliação sobre sua qualidade. E não deve ser diferente com o governo do prefeito Capitão Azevedo. Há quem defenderá a idéia de ser muito sedo para se determinar juízo de valor a uma gestão que nem completou seu primeiro semestre de existência. Entretanto, tudo o que é do povo, é vulnerável a intromissão pública! E não poderíamos ficar sentados, deitados, acomodados... esperando o tempo mais propício para dimensionarmos por quanto anda a aceitação e rejeição da administração do Capitão Azevedo. Este fato nos faz buscar junto ao nosso público, qual sua opinião sobre o governo municipal atual em Itabuna. E você que está agora nos prestigiando com seu acesso, pode postar seu comentário e assim, no conjunto dos demais, extrairmos um perfil do posicionamento dos internautas em referencia a esta questão. Portanto, dedos á tecla e se sinta à vontade...
PROMOTOR DESTACA EMPENHO DA SEC - Encerrado nesta sexta-feira-29, o I Encontro de Gestores Escolares da Rede Municipal de Itabuna, promovido pela Secretaria da Educação-SEC, foi considerado pelos organizadores como um momento singular de integração, avaliação e discussão na busca de melhoria nas ações implementadas no âmbito administrativo das escolas municipais. A participação do promotor público Clodoaldo Silva da Anunciação, foi acompanhada com bastante expectativa pelos gestores escolares e técnicos da SEC, que tiveram a oportunidade de conhecer os primeiros resultados da visitas efetivas pelo Ministério Público às unidades escolares, como parte do programa “O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos”. Clodoaldo destacou que a rede de ensino municipal está aberta para as melhorias provenientes da ação do projeto e que as intervenções realizadas pelo Ministério Público, aliadas as providências implementadas pela Secretaria da Educação tem gerados resultados significativos. (Natália Tavares Foto: Vinícius Borges).
GAC DEBATE OS 150 DIAS DO GOVERNO AZEVEDO - O secretário de Administração de Itabuna, Gilson Nascimento, apresentou um painel panorâmico da administração do prefeito Azevedo, que tem sido marcado pela constante superação de dificuldades, na reunião semanal do Grupo de Ação Comunitária (GAC), entidade que reúne 48 instituições da sociedade civil organizada, quinta-feira-28. Ele fez um relato das atividades e programas realizados nos primeiros 150 dias de governo, num momento de crise econômica. Gilson destacou a preocupação do prefeito com a implantação de um modelo de gestão transparente, e citou como exemplos inovadores os procedimentos adotados para as licitações e compras, os investimentos no desenvolvimento operacional, na segurança patrimonial, na gestão de estoques, no controle de pessoal, que foi objeto de um trabalho de recadastramento e do próprio esforço de valorização dos profissionais, o que se reflete na motivação do servidor. (Paulo Leonardo Foto: Waldyr Gomes).
PREFEITURA QUER PARCERIA COM SEBRAE E EMPRESÁRIOS - Ao elogiar a preocupação da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna e outras entidades ligadas ao comércio como o Sebrae, com o desenvolvimento de Itabuna, o prefeito José Nilton Azevedo Leal defendeu a formação de parcerias estratégicas visando a geração de emprego e renda, bem como o fomento do crescimento econômico, durante um encontro com empresários no Tarik Fontes Plaza Hotel, na quinta-feira-28. Azevedo lamentou que a cidade cresceu ao longo dos anos sem nenhum planejamento e que só na sua gestão, com a criação da Secretaria de Planejamento e Tecnologia é que começa a ser montado um banco de dados para elaboração de projetos e para a modernização da administração municipal. O Capitão Azevedo também destacou a capacidade de reação itabunense, lembrando que apesar do impacto da crise da vassoura-de-bruxa, a cidade se fortaleceu ainda mais como um pólo de comércio e serviços, com ênfase para os setores de educação e saúde, que estão em expansão. (Kleber Torres - Foto: Waldyr Gomes).
Massimo Moratti, Paulão, Alcântara e Marco Antonio (sec. de desportes de PS)
ALCÂNTARA BUSCA APOIO INTERNACIONAL PARA ITABUNA - O secretário de Esportes da Prefeitura de Itabuna, Alcântara Pelegrine, esteve ontem em Porto Seguro mantendo conversações com o presidente e acionista majoritário da Inter de Milão, Massimo Moratti, com propósito de convencer o milionário italiano a investir numa escolinha de futebol para crianças e adolescentes em Itabuna. Fizeram parte da comitiva do secretário Alcântara, o desportista Paulo Resende e o radialista Júnior Boleta. E a viagem que foi bancada do próprio bolso, teve resultado muito promissor, pois Moratti se comprometeu a retornar ao Brasil no próximo mês de agosto, quando fará uma visita ao município de Itabuna. Massimo Moratti é um dos empresários mais ricos da Itália e está na presidência da Inter de Milão desde 1995 e já contratou muitos jogadores famosos do futebol mundial para jogarem pelo clube italiano. Entre seus jogadores preferidos que já passaram pelo clube estão os brasileiros Ronaldo e Adriano além do uruguaio Recoba, de quem é fã declarado. Massimo Moratti mantém uma escolinha de futebol, núcleo da Inter de Milão em Porto Seguro, para 250 crianças e adolescentes, que vislumbram assim, a perspectiva de um dia, estarem jogando em estádios italianos.
A PREMONIÇÃO DE NEWTON LIMA SOBRE WAGNER - O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, não pensou duas vezes, ou não parou para pensar nenhuma vez, quando iniciou discurso ontem à noite, durante solenidade em que foi homenageado o ex-governador Lomanto Júnior, no Clube Satélite de Remo DE Ilhéus, se referindo a Jaques Wagner como “ex-governador” da Bahia. A “pisada no quiabo” de Lima, não constrangeu tanto o governador, quanto o que ele teve que ouvir sob o protesto de policiais civis, professores e populares, inconformados com questões de defasagem salarial, não contratação de concursados e não cumprimento de promessas de campanha. Sobre a gafe do prefeito se supõe que sua performance é de vidente e é evidente que a gente na mencionada solenidade, estaria integrado ao manifesto de indignação pelo fato de Wagner ainda não ser um ex-governador!
ADEUN DEVE EXPLICAR NÃO ADMISSÃO DE CONCURSADOS – Os estudantes da rede de ensino público estadual da Bahia, tem sido prejudicados pelas constantes falta de aulas, sobretudo por motivo de inexistência de professores de matemática, física e química nas escolas. Na contra-mão desta realidade, existem centenas de professores concursos, mas não contratados pela Secretaria de Educação do Governo da Bahia. E esta falta de equação está deixando as autoridades judiciais sem compreender este disparate. E as providencias estão sendo questionadas. O Secretário Adeun Sauer está tendo que se explicar no Ministério Público Estadual-MPE sobre a situação dos 370 professores e 800 coordenadores pedagógicos aprovados em concurso de 2006 e que ainda não foram convocados. A promotora Rita Tourinho, coordenadora do Grupo de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa-Gepam, está analisando dois problemas: a possível sobreposição de cargos pelas seleções Reda lançadas neste ano pela SEC e a ausência de recursos para convocar os coordenadores pedagógicos. Sobres estas dúvidas o Ministério Público Estadual aguarda respostas convincentes do (ainda) secretário Adeun Sauer.
R$ 152 MILHÕES DA UNIÃO À ENTIDADES LIGADAS AO MST - O governo federal repassou R$ 152 milhões desde 2003 a pelo menos 43 entidades cujos dirigentes são ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST. Algumas dessas entidades foram criadas depois que os principais braços jurídicos do movimento dos sem-terra se tornaram alvo de investigações do Tribunal de Contas da UniãoTCU, por supostos desvios de recursos. No entanto, o tribunal investigava apenas quatro associações e um valor quatro vezes menos do que o recém-divulgado. Algumas dessas investigações já resultaram no bloqueio dos bens de entidades, como o caso da Associação Nacional de Cooperação Agrícola-Anca, suspeita de repassar ilegalmente recursos federais para o MST e que foi alvo de decisão da 14ª Vara Cível Federal de São Paulo no início deste mês. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, chamar de ilegal o repasse de verbas públicas para o MST. Criado em 1984, o MST não tem CNPJ e não pode receber recursos públicos diretamente, o que o levou a criar entidades para isso, como Anca (Associação Nacional de Cooperação Agrícola) e Concrab (Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária). Pois é, esse é o nosso Brasil!!!!
BAHIA LIDERA RANKING DE TRABALHO INFANTIL – A Bahia está mal na “fita”, quando o assunto é cuidado com crianças. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, está denunciando que mais de 5 milhões de crianças e adolescentes encontram-se no trabalho ilícito e oculto no Brasil. As atividades são diversas e vão desde a garimpagem nos lixões, passando por trabalhos domésticos e atividades agrícolas, até a exploração sexual e de drogas. O estado da Bahia lidera o ranking nada invejável de trabalho infantil nos âmbitos nacional e regional, sendo responsável por 45% dos casos registrados na Região Nordeste, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho-OIT. No Brasil, as condições de trabalho infantil é claramente especificada no artigo 7, da Constituição Brasileira: é proibido o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 anos e qualquer tipo de trabalho a menores de 16 anos, salvo a condição de aprendiz, a partir dos 14. Entretanto, a existência de leis proibindo o trabalho infantil, não impediu que o País ocupasse terceiro lugar da América Latina que mais explora o trabalho infantil. É no campo onde estão as maiores vítimas do trabalho infantil. A economia familiar em muitos locais tira centenas de crianças das escolas e também do convívio maior com as famílias. O fato é que o estado que não cuida bem das suas crianças, compromete o seu próprio futuro.

28 de maio de 2009

RELATOR VOTA PELA CASSAÇÃO DO PREFEITO DE BUERAREMA - O desembargador Eserval Rocha, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pediu a cassação do registro de candidatura do prefeito de Buerarema, Mardes Monteiro (PT). Ele é relator do processo disse que o prefeito tentou fora do prazo juntar supostas provas ao processo e estar clara a condição de inelegível do petista. Até a liminar que o mantém no cargo teria sido obtida após o prazo. O desembargador relatou que o prefeito cometeu vários ilícitos em sua administração, de janeiro a junho de 2005 e é considerado inelegível, pois suas contas foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Caso Mardes Monteiro seja cassado quem assume é José Agnaldo Barreto dos Anjos, o Guima (PTB). A ação foi movida pela coligação do candidato peemedebista Cristovam Monteiro. (Boca Maldita).
RUAS COMEÇAM A OBTER PAVIMENTAÇÃO EM ITABUNA - Ruas em Itabuna começam a receber obras de pavimentação em paralelepipedos e rede pluvial. A Prefeitura Municipal de Itabuna, começa a trabalhar na melhoria da infra-estutura em pavimentação de várias ruas, nos bairros da cidade. Os novos calçamentos serão feitos nos bairros Santa Catarina e São Pedro. Inicialmente, estão sendo executadas obras de calçamento, esgotamento e drenagem pluvial, no bairro Santa Catarina em várias ruas. Já no bairro São Pedro, será iniciada a pavimentação da rua Pedro Jorge, antiga reivindicação daquela localidade. Para agilizar as ações de recuperação das vias públicas e recuperar a infra-estrutura nos bairros da periferia, o prefeito está anunciando a aquisição de uma Patrulha Mecânica. Com o calçamento os moradores agora terão diminuídos os transtornos com lama, em época de chuva, e poeira com os quais convivem há anos.
MARCOS GOMES CONSEGUE HABEAS CORPUS E DEIXA A PRISÃO NESTA SEXTA - O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu hoje (28), habeas corpus em favor do empresário Markson Monteiro de Oliveira (Marcos Gomes), filho do ex-prefeito Fernando Gomes. O advogado Sérgio Habib, em Salvador, confirma que Gomes sairá da prisão nesta sexta feira (29). Marcos Gomes, acusado de matar o vaqueiro Alexsandro Honorato, no Haras Redenção, no município de Floresta Azul, foi preso no dia 20 de abril, na Pituba, em Salvador, pela Polícia Federal. Ele estava foragido desde 7 de março de 2007, quando a juíza titular da Vara Crime de Ibicaraí, Ana Cláudia de Jesus, decretou a sua prisão preventiva. Anteriormente, o juiz substituto da Vara Crime de Ibicaraí, Antônio Carlos Rodrigues de Moraes, negou os pedidos de habeas corpus para Marcos Gomes e os de exumação e realização de exame de DNA nos restos mortais do vaqueiro. Postado por Robério Menezes/Sport News
PREMONIÇÃO DE NEWTON LIMA SOBRE WAGNER - O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, não pensou duas vezes, ou não parou para pensar nenhuma vez, quando iniciou discurso ontem à noite, durante solenidade em que foi homenageado o ex-governador Lomanto Júnior, no Clube Satélite de Remo DE Ilhéus, se referindo a Jaques Wagner como “ex-governador” da Bahia. A “pisada no quiabo” de Lima, não constrangeu tanto o governador, quanto o que ele teve que ouvir sob o protesto de policiais civis, professores e populares, inconformados com questões de defasagem salarial, não contratação de concursados e não cumprimento de promessas de campanha. Sobre a gafe do prefeito se supõe que sua performance é de vidente e é evidente que a gente na mencionada solenidade, estaria integrado ao manifesto de indignação pelo fato de Wagner ainda não ser um ex-governador!
PORQUÊ SERÁ QUE OS NOSSOS DEPUTADOS ESTÃO SUMIDOS? - Depois de uma campanha desastrosa onde disputou o cargo de prefeito em Itabuna, o Deputado Estadual Capitão Fábio (melancia) anda meio sumido dos holofotes; há quem diga inclusive que ele estaria com relações cortadas com algumas pessoas que com ele caminhou ao longo da campanha. O detalhe é que ao passo que ele simplesmente desapareceu, alguns problemas de interesse coletivo que exige a intervenção do parlamentar, estão por ser resolvido, como por exemplo, a ajuda do governo Estadual ao setor de segurança pública. As conclusões das obras do Centro de Convenções e Teatro Municipal. A conclusão e a construção de casas populares e o povo quer saber, por onde anda o Deputado Melancia? Ângela Souza: a Deputada pelo PSC de Ilhéus, é outro exemplo de sumiço diante dos problemas que a cidade precisa resolver. A omissão dos nossos “representantes”, vão além dos compromissos assumidos na eleição para o cargo de Deputado, ao passo que todos buscam a solução e o caminho para uma cidade melhor por meio das políticas públicas e o apoio dado ao governo por meio de seu comportamento nas matérias de interesse do Estado. Embora o prefeito eleito Capitão Azevedo não seja da base do governador, fica claro que o problema do deputado é parasitismo e falta de boa vontade em trabalhar para benefício do povo itabunense. E com a deputada Ângela Souza não é diferente. Estes mandatos já tem dia e hora para terem fim. Será que o comportamento de omissão desses deputados, não será analisado pelo eleitor nas eleições de 2010?. Vamos esperar e cobrar. Esses deputados estão se arriscando muito em subestimar a inteligência e a consciência do eleitorado de Itabuna.