30 de junho de 2009

DEPUTADO DENUNCIA INTIMIDAÇÃO DA RECORD - O deputado federal Edson Duarte (PV-BA) está indignado com o que considera uma tentativa absurda de intimidação que está sofrendo por parte da Rede Record de TV. Tudo por conta de um projeto de lei que o parlamentar apresentou em 2008, ainda em tramitação nas comissões, que obriga as emissoras de TV que venderem horários da sua grade de programação para terceiros a repassarem parte do valor recebido para os cofres da união. O argumento é que como as emissoras de TV são concessões públicas, não é justo que elas vendam os horários, que recebem gratuitamente, sem repassar nenhum centavo para o Tesouro Nacional. Edson Duarte disse que o projeto foi resultado de suas participações em congressos e debates sobre a democratização da comunicação, dos quais participaram representantes de emissoras de rários e Tvs comunitárias. Sua indignação decorre do fato de que, em vez de tentar derrubar o projeto - usando os parlamentares que são seus liados -, a Rede Record estaria tentando intimidá-lo. Primeiro, segundo ele, foi um diretor da rede que deu plantão durante mais de uma semana em seu gabinete, tentando convencê-lo a retirar o projeto; depois foi uma mensagem direta, que lhe foi transmitida pelo deputado Bispo Márcio Marinho (PR), recomendando que ele retirasse o projeto, “porque não seria bom eu pegar uma briga com a Record”. Como resistiu às duas tentativas, Edson Duarte diz que foi surpreendido com um ataque gratuito, nesta sexta-feira, no programa de Raimundo Varela, na TV Itapoan, no qual teria sido apontado como farrista do dinheiro público. Ele realmente foi citado como um dos deputados que usaram a cota de passagens aéreas para viagens, mas como já deu explicações sobre isto e não houve nenhum fato novo que justificasse a matéria do programa, o parlamentar acha que foi a terceira tentativa de intimidação que sofreu. “Acho lamentável que uma emissora de TV use o seu poder como veículo de comunicação para intimidar um deputado”, denuncia Duarte, afirmando que vai levar o assunto à Mesa Diretora da Câmara Federal e consultar advogados para ver quais medidas legais tomará para se proteger dos ata ques que, a seu ver, deverão continuar, pois não pretende retirar o projeto.
ALUNOS DA FTC PODEM AGENDAR MATRICULA PARA 2009.2 - Os alunos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna já dispõem de um serviço inovador no procedimento de renovação de matrícula para o semestre 2009.2. Trata-se do Agendamento de Matrícula que visa proporcionar um atendimento personalizado, exclusivo e com excelência, otimizando o tempo do estudante no processo de renovação do vínculo com a Instituição do Ensino Superior (IES). Para agendar a matrícula o acadêmico deverá acessar na Internet o endereço eletrônico http://matrícula.ita.ftc.br. A partir daí, o estudante será informado sobre a data, horário e a documentação que deverá ser apresentada no dia agendado para o seu atendimento. O serviço só poderá ser solicitado mediante a formalização da matrícula nas disciplinas especificas no semestre vigente. No dia e horário marcados, haverá uma tolerância de dez minutos para que o estudante compareça a Central de Atendimento do Aluno (CAA) para efetivar a matrícula. O não comparecimento implicará na necessidade de um novo agendamento, respeitando o cronograma estabelecido no calendário acadêmico. Para este período de matrícula a FTC Itabuna, através da Gerência Administrativa e Financeira, além de criar o serviço de agendamento, promoveu uma série de ações de capacitação e treinamento motivacional, bem como na ampliação de quadro de pessoal que estará atuando diretamente no atendimento ao docente. O gerente Administrativo e Financeiro da FTC Itabuna, Paulo Henrique Fernandes Miranda, lembra aos estudantes que optaram pela antecipação da etapa financeira, que tal procedimento não desobriga da realização da matrícula acadêmica do semestre a ser cursado. Ele ressalta que após a data limite, será cobrada a taxa de matrícula fora do prazo, no valor de R$ 150,00. Também através do endereço eletrônico, o acadêmico poderá efetuar a atualização dos dados cadastrais em formulário próprio disponível, bem como consultar pendências acadêmicas, financeiras e com a biblioteca. Caso haja alguma destas pendências, o estudante deverá regularizar antes do agendamento para o Atendimento Personalizado. O horário do atendimento na CAA será das 9 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9 às 15 horas. (Erivaldo Bomfim).
CÂMARA VAI SE REUNIR NO PERÍODO DE RECESSO - A Câmara de Vereadores de Itabuna vai se reunir, em caráter extraordinário, durante o período de recesso parlamentar. A convocação foi feita pelo prefeito José Nilton Azevedo, para que sejam apreciados anteprojetos acerca de convênios que o município pretende firmar com a Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (Desenbahia) e o Banco do Brasil. De acordo com o edital de convocação número 01/2009, as sessões extraordinárias terão início no dia 16 de julho, às 14 horas, no plenário Raymundo Lima. O presidente da Câmara, vereador Clóvis Loiola, já determinou que a Secretaria Parlamentar encaminhe ofício a todos os parlamentares, informando sobre a convocação. A intenção, segundo Loiola, é agilizar o exame das matérias. Durante o recesso, além do período de convocação extraordinária, a Câmara também se reúne no dia 27 de julho, às 19 horas, para a sessão solene do Título de Cidadão Itabunense. A honraria será conferida a 13 pessoas que, apesar de não terem nascido em Itabuna, possuem relevantes serviços prestados ao município.
GOVERNO APÓIA SELEÇÃO AMADORA NO INTERMUNICIPAL - A Prefeitura dará uma ajuda financeira e o transporte para a seleção de futebol amador de Itabuna participar do Campeonato Intermunicipal, conforme ficou resolvido durante reunião realizada na segunda-feira (29), no gabinete do prefeito. Capitão Azevedo confirmou o apoio ao esporte, garantindo a participação da equipe itabunense na edição 2009 do Campeonato, que inicia em 19 de julho, promovido pela Federação Baiana de Futebol. Participaram da reunião com o prefeito o secretário de Esporte, Alcântara Pellegrini, o assessor, Paulo Roberto Rezende, o Presidente da Liga Itabunense de Futebol (LIF), Roberto Carlos Nascimento (Deco) e o Presidente do Itabuna Esporte Clube e diretor do departamento de administração das unidades desportivas, Ricardo Xavier. Segundo o secretário de Esporte e Recreação, Alcântara Pellegrini, a parceria da prefeitura para garantir a participação dos esportistas no Campeonato Intermunicipal contribui para o fortalecimento do esporte da cidade. “Vamos continuar apoiando o esporte amador, trabalhando a favor da preparação de uma equipe à altura das tradições, já que a seleção de Itabuna é octacampeã”, afirma Alcântara. (Natália Tavares Foto: Vinícius Borges).
CAETANO E O MUSEU... UMA VERDADE - Que mais podemos fazer senão criticar, senão mostrar e pedir que todos leiam e vejam bem como são as coisas na Bahia? Como sabemos, o Museu Carlos Costa Pinto, na Vitória, está agonizando: as portas, à porta de serem fechadas por falta de dinheiro, e a diretora escorando-as com as próprias mãos para que não as fechem. Mas esta semana, a conta de luz foi cortada por falta de pagamento, a metade dos funcionários foi demitida, as peças de arte descuidadas. Outro dia todo o acervo de Jorge Amado quase foi perdido porque o governo não se dispunha a pagar alguns tostões para mantê-lo entre nós, e se não fosse a intervenção de João Ubaldo, estaria agora em Paris. Enquanto isso, os grandes artistas da Boa Terra, que têm projeção internacional, pouco dizem e pouco fazem para amenizar a situação, pelo contrário, usam de suas importâncias tão somente para conseguir o que almejam, contanto que se verta em benefícios para si próprios, como foi o caso de Caetano Veloso, que pleiteou — e conseguiu — junto ao Ministério da Cultura uma verbinha de 2 milhões de reais para patrocinar sua nova turnê pelo Brasil. Or a, será mesmo que essa turnê não se pagava? Não seria ela auto-sustentável? Claro que sim, um artista como ele tem público cativo, no entanto com influência e aquela conversa tudo se ajeita para os grandes, enquanto que os pequenos têm a porta fechada na cara, como acontece, vergonhosamente, com o museu. Parece que os artistas daqui só são baianos na hora da propaganda, das homenagens, da festa. Quando precisamos que levantem a voz para defender a Bahia e a sua história ou para defender a sua gente, eles não podem; têm compromissos; estão cansados. Já temos tão pouco de cultura, não é justo perder mais um espaço como o é aquele belíssimo museu, ou será que nos basta apenas a reconstrução da Fonte Nova, o Carnaval ou a música dos famosos? Não, acho que não, nos bastará também a alegria de vermos nossa cidade bem cuidada, com seus monumentos e praças protegidos e um povo alegre que gosta de tudo: das igrejas, das praias e até dos museus. (Achel Tinoco/Escritor)
VOCÊ SABIA? NÃO? POIS ENTÃO FIQUE SABENDO QUE... - Um motorista do Senado ganha mais para dirigir o automóvel funcional de um Senador, do que um oficial da Marinha ganha para pilotar uma fragata de algumas centenas de milhões de dólares. Um ascensorista da Câmara Federal, ganha bem mais para “pilotar” os elevadores da casa, do que um oficial da Força Aérea que precisa de anos de treinamento para pilotar um caça Mirage. Um “diretor” que comanda a garagem do Senado, ganha muito mais do que um Oficial-General do Exército, que comanda todo um regimento de veículos blindados. Um “diretor sem diretoria” (...deve ser back-up de diretor...) do Senado, ganha mais do que o dobro que recebe um professor universitário federal concursado, com mestrado, doutorado e com prestígio internacional... Talvez seja pela grande responsabilidade envolvida, em zelar pelo bem estar e pela segurança dos nossos “Pais da Patria”... SABE QUEM OS PAGA??? (Hermano Santos).
CIPA DA PREFEITURA REALIZA 2º TURNO DE ELEIÇÃO - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Itabuna realizará no próximo dia 6 de julho, das 8 horas às 17 horas, uma nova eleição para a escolha dos membros que vão compor a comissão para a gestão 2009/2010. A Cipa faz o segundo turno da eleição porque não houve número suficiente de votantes na primeira eleição, ou seja, 50% dos funcionários efetivos, realizada no último dia 26, conforme determina o Ministério do Trabalho e Emprego. Onze funcionários concorrem às eleições, mas só 10 integrarão a comissão. Destes, os cinco mais votados serão os titulares e os cinco restantes serão suplentes.Caberá ao prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, a indicação de 10 funcionários para compor a comissão, sendo cinco titulares e cinco suplentes que representarão o empregador na comissão. Também compete ao chefe do Executivo a indicação do presidente da CIPA, que é integrada ainda por um vice-presidente e um secretário nomeados pelos representantes dos empregados, entre os seus eleitos. (Rosi Barreto Foto: Pedro Augusto)
GESTANTES DO EI MAMÃE RECEBEM KITS DE ENXOVÁIS - Um total de 18 gestantes atendidas pelo Programa Ei Mamãe, receberam na manhã de hoje, 30, das mãos do prefeito Nilton Azevedo e do secretário de Assistência Social, Antônio Rebouças, um kit, contendo banheira, balde e um enxoval básico, como parte do programa de atendimento a mulheres carentes. O programa atende atualmente cerca de 100 gestantes de diversos bairros de Itabuna, que recebem acompanhamento pré-natal, informações sobre a gravidez, com orientações sobre como cuidar da criança recém nascida, realização de exercícios especiais e outras atividade. O programa é resultado de uma parceria entre a prefeitura, FTC e Unime, que oferecem o suporte do acompanhamento de psicólogos e atendimento especial para os casos de gravidez de risco. Para melhorar o atendimento, a Prefeitura de Itabuna descentralizou o Ei Mamãe, criando núcleos na Califórnia, São Caetano e Mangabinha, mantendo a sede no centro da cidade, na rua Nações Unidas. Nos próximos dias serão abertos os núcleos dos bairros Conceição e Ferradas. (Paulo Leonardo Foto: Pedro Augusto).
PARA TÓFFANO, PV É A GRANDE ALTERNATIVA DO SÉCULO XXI - A análise do deputado tem como base os resultados obtidos pelos verdes nas eleições do Parlamento europeu realizadas no dia sete de junho. O deputado José Paulo Tóffano (PV-SP), em discurso no Plenário da Câmara na quarta-feira, 24, disse que o Partido Verde no mundo "aparece cada vez mais como a nova alternativa para o século XXI". A análise do deputado tem como base os resultados obtidos pelos verdes nas eleições do Parlamento europeu realizadas no dia sete de junho. Tóffano congratulou o Partido Verde europeu pelos resultados nas eleições e destacou seu crescimento. "O Partido Verde hoje é o quarto maior grupo parlamentar da Europa. Foi o único bloco político importante cuja proporção aumentou nestas eleições do Parlamento europeu, de 5,5% para 7,2%" informou o deputado, que atribui o resultado à mensangem política moderna e coerente de preservação ambiental defendida pela legenda. "Sem sombra de dúvida, os verdes foram os grandes ganhadores destas últimas eleições europeias", avaliou Tóffano. O deputado também destacou o crescimento da consciência ambiemtal em países como a França, considerado por muitos anos como nação inimiga das organizações ambientalistas. O partido dos verdes, francês, ficou em terceiro lugar nas eleições na França ao parlamento regional, alcançando 16,2% dos votos. "É fato que a população francesa tem demonstrado um interesse cada vez maior pelas questões ambientais. A verdade é que cada vez mais pessoas se conscientizam da importância de se preservar o meio ambiente. E o Partido Verde, no mundo inteiro, responde a tais anseios com um discurso bastante coerente quanto às questões que afetam diretamenteo meio ambiente e a qualidade de vida dos cidadãos" defendeu Tóffano.
PT PEDE SUSPENSÃO DE PROGRAMA NACIONAL DO PPS - O PT pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a suspensão a veiculação do próximo programa nacional do PPS. Os petistas alegam que o PPS teria desvirtuado a finalidade das inserções dos dias 21, 23, 25 e 28 de abril e fez propaganda antecipada com vistas às eleições 2010. Na representação, o PT afirma que as inserções fizeram menção expressa às próximas eleições, anunciando possíveis candidaturas e a formação de coligações com membros e filiados ao PPS para concorrerem aos cargos eletivos de 2010. O PT também afirma que o PPS distorceu informações veiculadas pela imprensa, associando medidas anunciadas pelo governo sobre as mudanças nas regras das cadernetas de poupança a atos de gestões anteriores, o que levaria à comparação com períodos de recessão, juros altos e confis co de poupança. A legenda alega ainda que o PPS se valeu das inserções para "tecer comentários desabonadores ao atual governo e subliminarmente informar a criação de um bloco de oposição". De acordo com o presidente do PPS, Roberto Freire, a intenção do PT é "intimidar". "Nós não vamos nos calar. Não acredito que o TSE vai acatar esse pedido. O que o PT quer é calar a oposição". Ele negou ainda que seu partido tenha feito campanha antecipada em seus programas veiculados anteriormente. "O que o PPS fez foi discutir o seu programa, seu projeto político para o país e suas criticas como partido ao PT", concluiu.
CONSELHO DE SAÚDE DEFINE DATA PARA ELEIÇÃO - O Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMS) vai escolher os representantes dos módulos assistenciais I, II,III e IV que por sua vez representarão o usuários no conselho, através de eleição programada para o dia 12 de julho, das 8 às 13 horas. O processo conta com o apoio do Ministério Público, Colegiado de Enfermagem da FTC e UESC, cursos de Saúde do Colégio Polivalente, coordenadoras dos Módulos Assistenciais da Secretaria de Saúde, Secretaria de Governo. A presidente da entidade Maria das Graças explicou que a eleição acontecerá dentro de cada módulo em locais pré-estabelecidos. Antes, porém, haverá uma série de reuniões em todos os bairros, com o objetivo de informar à população sobre o que é Conselho de Saúde e Controle Social. Durante o encontro também estarão sendo divulgados os pré-requisitos para as pessoas poderem se candidatar. (Rosi Barreto Foto: Pedro Augusto).
ITABUNA E ILHÉUS VÃO SE UNIR PARA INVESTIMENTOS COMUNS - O primeiro passo para o desenvolvimento de projetos e investimentos numa parceria entre as prefeituras de Itabuna e Ilhéus, duas cidades de médio porte, que são dois importantes pólos regionais e distam 30 quilômetros entre si, foi dado durante um encontro, segunda-feira (29) entre os secretários de Administração, Gilson Nascimento; Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde; Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, e Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário; além do secretário de Governo ilheense, José Nasal, no Centro Administrativo Firmino Alves. Na agenda, a possibilidade de implementação do projeto de mapeamento aerofotogramétrico dos dois municípios, realizado em maio pela empresa Base Aerofotogrametria e Projetos S/A. Uma nova reunião deverá ser agendada para os próximos dias, com a participação dos prefeitos de Itabuna, Capitão Azevedo e de Ilhéus, Newton Lima, para discutir o projeto de mapeamento aerofotogramétrico, que vai permitir o planejamento de ações em diversas áreas e elaboração de mapas dos dois maiores municípios do Sul da Bahia, e outras propostas. As duas cidades também poderão montar uma agenda para investimentos em serviços essenciais e até mesmo na realização de obras públicas em comum. (Texto: Kleber Torres Foto: Waldyr Gomes).
PROJETO VISA RECUPERAR 1.168 LOGRADOUROS ITABUNENSES - A Secretaria de Desenvolvimento Urbano concluiu o relatório da situação da pavimentação de 70 bairros. Segundo o engenheiro Sóstenes Vilas Boas Souza, diretor do Departamento de Projetos e Engenharia da Sedur, o trabalho inclui o registro de 1.168 logradouros, com 361,2 quilômetros de extensão, dos quais 157,2 quilômetros, o equivalente a 43,5%, não pavimentados, com necessidade dos serviços de base e revestimento em concreto asfáltico. No estudo, os bairros foram divididos em quatro categorias. Na primeira delas, estão nove áreas consideradas como locais onde existe pavimentação asfáltica em condições de utilização, necessitando de correções para nivelamento e aplicação de uma camada para regularização e recuperação do pavimento. Nessa categoria estão incluídos o perímetro central da cidade, além do Banco Raso, do Centro Comercial, Fátima, Jardim Primavera, Pontalzinho, Santo Antônio, São Caetano e Zildolândia, que juntos reúnem 237 logradouros e têm uma extensão de 85,7 quilômetros, ou seja, o equivalente a 23,7% da malha viária urbana. (Kleber Torres Foto: Waldyr Gomes).

29 de junho de 2009

AZEVEDO É O MENOS RUIM – Os atuais prefeitos sulbaianos estão submetidos as circunstancias de queda vertiginosa de repasses de verbas federais, escassez de recursos estaduais e tentam sair dos problemas herdados de seus antecessores. Neste contexto, poucos estão agradando e a maioria não fez nada além de pagar salários dos servidores municipais. Ilhéus fez aniversário sem o prefeito inaugurar e anunciar obras. O prefeito de Potiraguá tem apregoado sua pretensão de renunciar. Há prefeitos que nem aparecem em suas cidades, em decorrência da inadimplência e da impossibilidade de atender os apelos da população. Há prefeitos que já foram cassados e outros que entregaram o comando da prefeitura para secretários e “ciganos”! O fato é que o empresário Marino Alves de Moura acerta, quando afirma que os prefeitos atuais são iguais a absorvente feminino: “estão no,lugar certo, mas no momento errado”! Não existe prefeito ótimo e os bons são muito poucos neste exato momento. O prefeito de Itabuna já tem apresentado alguns bons resultados, como a construção da Ponte do bairro São Roque; o asfaltamento da avenida Pedro-Jorge; a aquisição de uma patrulha mecânica; as construções de quatro creches nos bairros Novo Horizonte, Maria Pinheiro, Zizo e Nova Ferradas; construções de 190 casas populares no bairro Maria Pinheiro e mais 97 unidades habitacionais no bairro Fernando Gomes. É nesta situação que o prefeito Capitão Azevedo não é o pior e nem é o melhor... mas é o menos ruim!
CONTINUA FORAGIDO HOMEM ACUSADO DE TORTURAR E TENTAR MATAR MULHER -Continua foragido o professor de educação física Adalberto França Araújo Filho (foto), 39 anos, acusado de torturar e tentar matar a própria esposa, a assistente social Luciana Brasileiro Lopo. Ele fugiu em um Renault Clio, placa JPH-7449, registrado em nome da companheira. De acordo com informações de policiais da 34ª Delegacia de Portão, o advogado do acusado já entrou em contato com a delegada, mas ainda não indicou uma data de apresentação do cliente. Mais informações a respeito do paradeiro de Adalberto Filho podem ser dadas por qualquer cidadão de forma anônima por meio do Disque Denúncia - 3235-0000. O CRIME: O crime ocorreu na madrugada de sexta-feira (26) dentro da residência do casal, em Villas do Atlântico, Lauro de Freitas. De acordo com a polícia, ele teria amarrado a companheira na cama e derramado leite quente em suas costas e no pescoço. Depois com uma faca fez diversos cortes no corpo e no rosto e quebrou o pulso da vítima. Por fim, para completar a sessão de tortura que durou mais de quatro horas, Adalberto atirou e jogou óleo de carro na vagina da companheira. Algumas pessoas ouvidas pela polícia declararam que ele chegou a obrigar a mulher a comer fezes. Depois de fugir com o carro em nome da companheira, Adalberto ligou para familiares da vítima para que fossem buscá-la antes que ela fosse morta. A assistente social foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE) e em seguida, levada para o Hospital Espanhol. Ela recebeu alta na manhã desta segunda-feira (29), depois de ter ficado internada por três dias. Luciana passará por exame de corpo delito para comprovar as agressões. Testemunhas disseram que o lutador agredia freqüentemente a companheira, com quem convivia há três anos. Apesar das constantes agressões físicas, Luciana Brasileiro Lopo nunca registrou queixa na polícia. A delegada titular da 34ª Delegacia, Luciana Cortes, instaurou inquérito para apurar a tentativa de homicídio e as lesões sofridas pela vítima.
O MAIOR CAIXA DOS PARTIDOS - Análise a partir de balanços financeiros de partidos apontam que houve aumento das doações após a chegada do PT à Presidência. Em 2008 as siglas PT e PSDB receberam juntas de empresários R$ 130 milhões, o equivalente a 65% do montante destinado aos dois partidos segundo revela reportagem publicada na edição de ontem da Folha. A reportagem assinada pelos jornalistas Rubens Valente e Catia Seabra foi feita a partir da leitura dos balanços financeiros produzidos ao longo de 12 anos. A conclusão é que os empresários se converteram na principal fonte de caixa dos partidos. A percepção, segundo revela o texto, é a de que o poder atrai recursos de empreiteiros que mantêm contratos públicos. O levantamento aponta que as empreiteiras foram responsáveis por 53% dos recursos, cerca de R$ 67 milhões do total de R$ 126 milhões pesquisados. Atualmente a Câmara discute reforma eleitoral que prevê, entre outros, doação ilimitada de pessoa física para campanhas pela internet. Esse é o principal ponto do texto fechado na última quarta-feira (24) pela comissão criada pela Câmara para analisar mudanças na legislação eleitoral. Também mudam as regras para uso do Fundo Partidário. Hoje, se um partido faz mau uso, ele é punido pela perda total dos recursos do fundo no ano seguinte. A proposta prevê uma gradação que respeite a proporcionalidade entre a falta e a perda.
MS PRETENDE AGILIZAR DIAGNÓSTICO DE HIV - O Ministério da Saúde vai atualizar as normas para realização de testes de diagnóstico do HIV. A principal mudança é a inclusão de novas metodologias de testagem do vírus e a ampliação do uso dos testes rápidos – que fornecem resultados em meia hora. Até 22 de julho, o ministério vai receber contribuições da sociedade em consulta pública sobre a portaria que atualiza as regras para teste de HIV. A estimativa do governo é que existam 630 mil de brasileiros infectados, dos quais 255 mil ainda não se testaram. A partir de agora, o Sistema Único de Saúde (SUS) deverá utilizar uma tecnologia mais moderna de detecção do vírus, em que o sangue passará por duas testagens, e não três, como acontece atualmente. De acordo com o ministério, a redução do número de etapas não diminui a eficácia dos resultados. Entre as mudanças também está a utilização de amostras de sangue seco, coletadas em papel filtro – o que permite o armazenamento por até 12 semanas sem refrigeração. As amostras poderão ser enviadas pelo correio, o que poderá ampliar o acesso ao teste em locais distantes dos centros urbanos. Além dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), os testes rápidos poderão ser realizados em laboratórios de pequeno porte e em postos de saúde. A portaria prevê a utilização do método rápido na “rede de serviços de saúde sem infraestrutura laboratorial ou localizada em regiões de difícil acesso”, além de populações flutuantes e em casos de grávidas que não tenham sido testadas até o momento do parto, entre outros. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2008, 36,5% da população do país entre 15 e 54 anos havia feito teste de HIV. Para participar da consulta pública, é preciso acessar o endereço eletrônico www.aids.gov.br/consultapublica2009.
INTER-RUAS MOTIVA MORADORES DO SARINHA EM ITABUNA - Uma manhã de domingo com atividades esportivas em alguns bairros de Itabuna, numa mistura de lazer, integração e conquistas entre os moradores que gostam e costumar aderir à pratica do esporte. No Sarinha, por exemplo, aconteceu mais uma rodada do Campeonato Interruas em sua 21ª que reuniu dezenas de pessoas no campo do CSU. Moreira Primo, que jogou com o time Fernando Barreto, empatou em 1 x 1enquanto Alvorada fez 2x1 contra Epitácio Pessoa. O torneio iniciado desde maio com a participação de 11 equipes formadas por moradores do próprio bairro, é uma iniciativa da Associação dos Moradores com o apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Administração e de alguns empresários locais, segundo seus organizadores. O encerrado está previsto para setembro com a entrega de prêmios e troféus para os classificados em até quarto lugar. (Rosi Barreto – Foto: Vinicius Borges).
AGENTES DE SEGURANÇA PARTICIPAM DE AULA SOBRE DIREITO ADMINISTRATIVO - “Administração Pública é toda atividade desenvolvida pela administração representando os interesses da coletividade. Em razão deste interesse público ela tem prerrogativas e obrigações que não são extensíveis aos particulares”, destacou o secretário de Administração de Itabuna, Gilson Nascimento (foto), durante uma aula sobre Direito Administrativo que ele ministrou para policiais militares e agentes da guarda municipal. A aula faz parte de um Curso de Direito Administrativo que está sendo realizado por módulos e em parceria com a Prefeitura de Itabuna, Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) e a Policia Militar da Bahia. Durante toda a manhã do último sábado (27), na FTC de Itabuna, Gilson passou informações técnicas da administração pública incluindo os direitos constitucionais, aos agentes de segurança pública. Gilson Nascimento é formado em Administração com pós graduação em Direito Público. O secretário diz que o curso é amplo e tem como objetivo levar conhecimento técnico, jurídico e administrativo aos profissionais responsáveis pela segurança pública de uma comunidade, facilitando a execução do trabalho no dia a dia. (Rosi Barreto Foto: Vinicius Borges).
GREVE DE SERVIDORES NO INSS ENTRA NA TERCEIRA SEMANA - A greve dos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social-INPS entra hoje na terceira semana. O atendimento nas agências da Previdência Social está próximo da normalidade, conforme dados divulgados diariamente pelo ministério, desde o início da paralisação. A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Previdência e Assistência Social-Fenasps, informa adesão à greve de até 70% e que a categoria está respeitando a legislação, de garantir 30% do atendimento. Ainda que o Ministério da Previdência acuse ilegalidade da greve, a Fenasps argumenta que, na última quarta-feira no Superior Tribunal de Justiça-STJ, o caráter da greve não foi julgado. Mas estamos garantindo o 30% de atendimento nas agências, como prevê a lei de greve", disse Tércio Leocádio da Silva, integrante do comando de greve da Fenasps. Entre as reivindicações, que segundo o Ministério da Previdência não foram apresentadas ao governo, estão a manutenção da jornada de 30 horas semanais de trabalho sem a redução de salário, a contratação de novos servidores e a incorporação da gratificação de desempenho de atividade da seguridade social ao salário. Segundo Silva, está previsto um ato público no Distrito Federal nesta quarta-feira, dia 1º, para fortalecer a paralisação.
CONCURSO DE QUADRILHA JUNINA ATRAI GRANDE PÚBLICO PARA O ARTE NA PRAÇA - Resgatar as tradições, promover o entretenimento da comunidade e também exercer o direito à cidadania. Foi com este objetivo que a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) promoveu no último sábado-27, um concurso de quadrilha junina dentro do Projeto Arte na Praça, realizado todo final de semana na praça Otávio Mangabeira, em Itabuna. Foram seis grupos de estudantes de municípios da região que ao som do tradicional forró pé-de-serra deram um show de dança e performance. A vencedora do concurso, a quadrilha formada por estudantes de Ilhéus, levou o titulo de campeã e junto com ele, um prêmio no valor de R$ 500,00, além de muito aplauso do público presente. Também participaram da competição representantes dos municípios de Jussari, Itapé, Itororó e Una. O júri, formado por cinco pessoas, foi presidido pelo presidente da Ficc, Cyro de Matos. (Rosi Barreto Foto: Vinicius Borges).
PROJETO SOCIAL SERÁ IMPLANTADO NO BAIRRO FERNANDO GOMES - A secretaria de Assistência Social (SAS) reuniu na sexta-feira (26), no Sítio V, em Ferradas, os beneficiários das 97 casas populares do projeto habitacional financiado pelo Fundo Nacional de Habitação do Interesse Social (FNHIS) com recursos do Governo Federal, em parceria com o município. O objetivo da reunião foi apresentar o projeto social que é vinculado às obras executadas no bairro Fernando Gomes, tendo como público-alvo as famílias assistidas. A técnica social Maria Inês Tavares informa que o trabalho terá três eixos: mobilização e organização comunitária, educação ambiental e geração de emprego e renda, que deverão ser desenvolvidos no prazo de oito meses. A primeira ação nesse sentido já foi realizada com a formação da Comissão de Acompanhamento e Obra (CAO), composta por representantes dos beneficiários, que serão responsáveis pela interligação entre a comunidade; a Verti, empresa responsável pela execução das obras e a prefeitura. No eixo mobilização e organização comunitária ainda é prevista escolinha de futebol e oficina de música para as crianças e adolescentes; reuniões quinzenais para as mulheres com debates específicos a este segmento e oficina de artesanato para os idosos. Já a fase de educação ambiental envolverá o mutirão de higiene e saúde, na feira do meio ambiente, oficina de reciclagem e concurso da casa mais limpa e organizada que premiará três residências. O último eixo prevê quatro capacitações para a geração de emprego e renda: curso de corte e costura, de informática e de padeiro que oferecerão as famílias qualificação para o trabalho autônomo e inserção no mercado de trabalho. (Natália Tavares - Foto: Vinícius Borges).
CÂMARA VAI SE REUNIR NO PERÍODO DE RECESSO - A Câmara de Vereadores de Itabuna vai se reunir, em caráter extraordinário, durante o período de recesso parlamentar. A convocação foi feita pelo prefeito José Nilton Azevedo, para que sejam apreciados anteprojetos acerca de convênios que o município pretende firmar com a Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (Desenbahia) e o Banco do Brasil. De acordo com o edital de convocação número 01/2009, as sessões extraordinárias terão início no dia 16 de julho, às 14 horas, no plenário Raymundo Lima. O presidente da Câmara, vereador Clóvis Loiola, já determinou que a Secretaria Parlamentar encaminhe ofício a todos os parlamentares, informando sobre a convocação. A intenção, segundo Loiola, é agilizar o exame das matérias. Durante o recesso, além do período de convocação extraordinária, a Câmara também se reúne no dia 27 de julho, às 19 horas, para a sessão solene do Título de Cidadão Itabunense. A honraria será conferida a 13 pessoas que, apesar de não terem nascido em Itabuna, possuem relevantes serviços prestados ao município.
LEI DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL É TEMA DE PALESTRA NA FTC ITABUNA - Numa promoção da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Ampesba), em conjunto com o Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Conselho Estadual de Contabilidade, Prefeitura de Itabuna e outras entidades, será realizada em 1º de julho, no auditório da FTC, uma palestra do advogado e contabilista Erivaldo Benevides, vice presidente do CRC-Bahia, sobre a lei que regulamenta a atividade do microempreendedor individual (MEI). O evento é aberto para empresários, contabilistas, estudantes e trabalhadores autônomos que atuam no mercado informal. Para o presidente da Ampesba, Waldir Ribeiro, esse é um tema abrangente e de interesse para toda a sociedade, porque a Lei Complementar 128/08 começa a vigorar no primeiro dia de julho e deverá integrar ao mercado formal 10 milhões de brasileiros nos mais diversos setores de atividade econômica. Ele acredita que em Itabuna deverão ser beneficiadas ainda esse ano cerca de duas mil pessoas, que serão formalizadas junto à Receita Federal, Estado e Município. Waldir Ribeiro explica, ainda, que o microempreendedor individual além de regularizar a sua situação junto à Previdência Social, também poderá ao mesmo tempo emitir notas fiscais, comprar produtos diversos direto do fabricante, com acesso ao crédito pelo sistema financeiro e podendo registrar até um empregado. (Kleber Torre: Fotos: Waldyr Gomes).
CONFERÊNCIA MUNICIPAL VAI DISCUTIR CONTROLE SOCIAL NO SUAS - Itabuna prepara a Conferência Municipal da Assistência Social, que este ano terá como tema central a Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social. O evento, segundo o secretário de Assistência Social, José Antônio Formigli Rebouças (foto), será realizado no período de 4 a 5 de agosto, no Centro de Cultura Adonias Filho, com a participação de representantes da sociedade civil organizada e usuários do serviços da SAS, entre os quais jovens, famílias carentes, pessoas com deficiência e idosos. Formigli ressalta que a conferência de 2009 tem o seu foco na participação popular como ponto chave para construção do Sistema Único da Assistência. “Vale salientar que o SUAS era estruturado de maneira que os usuários e as pessoas que têm a responsabilidade de aplicar o sistema no âmbito municipal verifiquem e avaliem o que foi implementado, sugerindo e exigindo determinadas ações para que as metas e objetivos sejam alcançados”, explica. A idéia, para o secretário, é ouvir a voz daqueles que devem receber os benefícios e ao mesmo tempo conhecer as dificuldades das pessoas no acesso aos serviços do Sistema Único da Assistência Social. (Kleber Torres Foto: Waldyr Gomes).
RENATO COSTA RECEBE APOIO NO SÃO JOÃO - Encontros com prefeitos regionais e lideranças partidárias, reuniões com militantes e participação de eventos culturais fizeram parte da agenda do presidente do PMDB de Itabuna, Renato Costa, no São João, quando recebeu manifestações de apoio à sua pré-candidatura a deputado estadual. Renato Costa vem mantendo contatos políticos na região visando reestruturar o partido e articular para as eleições do próximo ano. Durante a semana esteve no forró Serra Pelada, na cabeceira da ponte São Caetano. Participou dos forrós do Jacaré, no bairro Jardim Primavera e do Banco Raso. Visitou militantes na avenida Garcia, nos bairros Conceição, Califórnia, Santo Antonio (Itabuna) e Salobrinho (Ilhéus). Em Itapé se encontrou com o ex-prefeito Pedro Jackson Brandão (Pedrão). Esteve em Barro Preto foi recepcionado pelo prefeito Adriano Clementino e pela primeira dama - foto ao lado - (e pelo ex-prefeito Luiz Borel, secretários, vereadores e lideranças políticas do município. (Boca Maldita).
JAQUES WAGNER DESPRESTIGIA O SÃO JOÃO BAIANO - Enquanto todos os governadores do Nordeste estiveram nas festas de São João na maioria das cidades dos seus Estados, na Bahia ocorre o contrário. Sua Excelência preferiu curtir as delícias do frio de Buenos Aires, com glamurosos espetáculos de tango e vinhos de boa cepa. Nada de fumaça, licor de jenipapo e pular fogueira. Afinal de contas, Jaques Wagner é carioca, minha gente! "É uma vergonha um governador de um Estado como a Bahia em que seu povo se orgulha de suas tradições ouvir de seu governador que ele fugiu do Estado para não participar dos festejos juninos junto de seu povo. Preferiu dançar tango ao tradicional forró, longe dos baianos. Isso depois de anunciar que estava 'vendendo' festas de São João em cidades em que a festa se tornou tradicional. Ora, se nem o governador da Bahia quer passar o São João no Estado, porque turistas vão querer enfrentar a insegurança das estradas esburacadas, a violência, a crise na saúde, para aproveitar o São João na Bahia?" (Ibirataia Notícias).
A FRUSTRANTE CHEGADA DO “MESSIAS” - Durante décadas a Bahia foi governada pelo grupo comandando por ACM. Muitas pessoas criticavam tal governo, afirmando ser este corrupto, oligárquico e incompetente. Parte da população baiana se queixava com freqüência acerca do governo carlista. Muitos esperavam um salvador, um “Messias”. Este seria responsável por trazer crescimento, respeito, emprego, distribuição de renda, saúde e educação de qualidade para os baianos. Após inúmeras “frustrações” com vitórias carlistas em eleições, surge Jacques Wagner, concorrendo pela segunda vez ao governo da Bahia. Wagner foi eleito, apresentando-se a população baiana como o “Messias”, aquele que resolveria todos os problemas e que promoveria o desenvolvimento social, político, econômico e cultural do estado. Pouco mais de três anos se passaram, e a população assiste atualmente a inoperância do governo estadual, que hoje é referência de apatia, corrupção, incompetência e inoperância administrativa. Nota-se, então, que o “Messias” não conseguiu viabilizar reformas para promover o desenvolvimento da Bahia e, o que é pior, frustrou os baianos. Os baianos sentem falta, hoje, do governo carlista, não em razão de ter sido este modelo de excelência, mas pela inevitável parâmetro de comparação que a sociedade elege para mensurar a produtividade de uma administração. Como se nota, a população baiana continuará a vislumbrar a chegada do “Messias” e, consequentemente, a espera de momentos de prosperidade, eficiência e credibilidade. (Samy Santos-IBIRATAIA NOTÍCIAS).
ÂNGELA BARRADA NO BAILE DO INGRESSO DO PSC NO GOVERNO WAFNER - O governador Jaques Wagner teria conduzido no último dia 26, à noite, reunião com o PSC que pode resultar na ida da legenda para a base de apoio do governo e na decisão de suas direções nacional e estadual para receber grupo de parlamentares hoje governistas dispersos em vários partidos. Teriam participado do encontro os secretários Walter Pinheiro (Planejamento) e Rui Costa (Relações Institucionais), o presidente estadual do PSC, Eliel Santana e o vice-presidente nacional da agremiação, pastor Everaldo. Pelo acordo, o partido assumiria a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, hoje ocupada por indicado pelo peemedebista Colbert Martins Filho, além de outros cargos de segundo escalão, absorvendo alguns deputados estaduais e federais ligados ao governo. Como consequência, o PSC abandonaria a base de apoio do prefeito João Henrique (PMDB). Permanecendo com ele é quase certa a ida da legenda para eventual palanque do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), ao governo. No âmbito interno da legenda as negociações passariam por mudanças na Câmara Municipal. O vereador Adriano Meirelles seria convidado a afastar-se do cargo com o compromisso de ter apoio a candidatura a deputado, permitindo a posse do suplente e filho de Eliel Santana na casa. O maior entrave para o fechamento do acordo permanece sendo o medo de Santana de perder o controle da legenda. O presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, que deixa o PSDB, é um dos nomes cotados para ingressar no PSC. (Boca Maldita).

28 de junho de 2009

ANIVERSARIANTE DO DIA

Franciele e a mana em momento de descontração! FRANCIELE DIAS OLIVEIRA

Hoje é dia de sua festa, graciosa Franciele! É o dia do seu aniversário de treze aninhos! PARABÉNS! Quero que você seja muito feliz! Que tenha sempre esta luz estampada no rosto! Que este sorriso e este brilho no olhar nos brinde por anos e anos... Que todas as suas amizades sejam sempre sinceras contigo e que se solidifiquem a cada dia. É meu maior desejo. Quero comemorar esta data a homenageando aqui em nosso blog e com o coração em festa dizer: PARABÉNS! e PARABÉNS! e PARABÉNS, PARABÉNS, e PARABÉNS! Desejo que você tenha um ótimo dia e que seus próximos 80 anos, no mínimo, sejam de muita paz, saúde, felicidade, harmonia e prosperidade. FELIZ ANIVERSÁRIO bela, simpática e carismática Franciele. Eis abaixo o alfabeto que revela Jesus cristo em sua existência... A ceita você como você é. B ota fé em você. C hama vc em orações só pra dizer oi. D á-lhe amor incondicional. E nsina-lhe o que sabe de bom. F az-lhe favores que os outros não fariam. G rava na memória bons momentos passados com você. H umor não lhe falta pra fazer você sorrir. I nterpreta com bondade tudo o que você diz. J amais a julga, esteja você certa ou errada. L ivra vc da solidão. M anda-lhe pensamentos de ternura e gratidão. N unca a deixa em abandono. O ferece ajuda quando vê sua necessidade. P erdoa e compreende suas falhas humanas. Q uer vê-la sempre feliz. R i com você e chora quando você chora. S empre se faz presente nos momentos de aflição. T oma suas dores e evita que a maltratem. U m sorriso seu basta para fazê-lo feliz.

ILHÉUS ANIVERSARIANDO COM ESTAKAZERO – O município de Ilhéus está comemorando hoje (domingo-28), 475 anos de história e nada melhor do que aproveitar o embalo do grande sucesso do São João entre os últimos dias 23 e 24 para comemorar a data ao som de um legítimo arrasta pé. É por isso, que a partir das 19:30h deste domingo, a cidade vai poder curtir novamente grandes sucessos juninos no palco montado na Avenida Soares Lopes. Além da programação festiva, o Dia da Cidade será marcado por diversas atividades solenes como hasteamento da bandeira, missa na Catedral de São Sebastião e entrega da Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus. Á noite, a principal atração é grande show da banda Estakazero
ACUSADO DE ASSASSINATO EM EUNÁPOLIS É PRESO - Apontado como autor do assassinato de Edvagner Barros Silva de 30 anos, ocorrido na madrugada de quarta-feira passada-24, no município de Eunápolis, Joselito Silva Neto, 21, foi preso por policiais militares e conduzido à delegacia local, sendo autuado em flagrante. Ele alega ter matado Edvagner depois que este agrediu sua esposa. Atingido na barriga por dois tiros de revólver calibre 38, no bairro Edgard Trancoso, Edvagner foi levado pelo Samu para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo no local. Autuado em flagrante por homicídio, Joselito Neto encontra-se na carceragem do Complexo Policial de Eunápolis.
BAHIA E DUQUE DE CAXIAS FICARAM NO ZERO A ZERO - O tricolor baiano enfrentou o Duque de Caxias pela Série B do Campeonato Brasileiro na tarde de ontem (sábado-27). O jogo aconteceu no Estádio Edson Passos, na Cidade de Mesquita, no Rio de Janeiro e não ofereceu muitas emoções aos torcedores. Foram raras as chances de gols para e os dois times, que chegam agora aos mesmos 12 pontos. O Duque de Caxias, em oitava colocação, enfrenta o Brasiliense, na Boca do Jacaré, na próxima terça-feira (30). Já o Bahia, está uma posição abaixo e joga contra o Figueirense, em Pituaçu, no próximo sábado (04).
BRASIL VAI PRA CIMA EM FINAL NA ÁFRICA - Os jogadores do Brasil torcem para que, na final da Copa das Confederações, que será disputada neste domingo, às 15:30h. (horário de Brasília), a seleção dos Estados Unidos não jogue tão fechada como fez na primeira partida entre as equipes - na primeira fase da competição, em que o Brasil venceu por 3 a 0. Para o atacante Luís Fabiano, como os norte-americanos já sofreram uma derrota para o Brasil, virão com tudo para vencer a final. "Se for assim, aparecerão os espaços que não tivemos contra a África do Sul e poderemos criar situações de risco para buscar a vitória", afirmou. O lateral-direito Maicon também disse que prefere uma seleção norte-americana mais solta e ofensiva, já que, com espaços para contra-ataques, o Brasil fica mais confortável em campo. Já para Gilberto Silva, a partida não deve depender do jogo do adversário, mas do futebol que o Brasil apresentar. O volante lembrou ainda que, na semifinal, o que aconteceu foi que "os Estados Unidos ganharam, e não a Espanha que perdeu". "Agora, eles serão uma equipe diferente, e nós temos que estar tranquilos, mas não relaxados", acrescentou o jogador. O goleiro Julio César concordou com o volante e disse que também espera um jogo "aberto e com espaços".
GRANDE SP PODE TER TOQUE DE RECOLHER PARA ADOLESCENTES - Sob o argumento de que é preciso proteger jovens e ao mesmo tempo inibir a criminalidade juvenil e até a prostituição infantil, ganha corpo na Região Metropolitana de São Paulo a discussão sobre adoção de um toque de recolher para proibir a permanência nas ruas de adolescentes desacompanhados dos responsáveis, a partir de determinado horário. Já adotada em três pequenas cidades do interior paulista - Fernandópolis, Ilha Solteira e Itapura - e em municípios de pelo menos 13 comarcas de sete Estados, a medida está em estudo em Santo André, Diadema, Guarulhos e Ribeirão Pires e em mais 16 cidades paulistas. Autor do projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Santo André, Marcos Cortez (PSDB) diz que o objetivo é diminuir o número de ocorrências policiais envolvendo menores. "Nas cidades onde o toque de recolher foi adotado houve quase 70% de queda nessas ocorrências", diz o vereador. Pela proposta, jovens com menos de 18 anos não poderão frequentar locais públicos sem a companhia dos pais, entre a meia-noite e as 6 horas. Para o vereador Pastor Edmilson (PRB), de Diadema, a intenção é debater o assunto e obter apoio de toda a sociedade e do Conselho Tutelar para que o toque de recolher seja adotado. "Queremos diminuir a violência envolvendo os jovens, em especial os que se encontram em situação de risco, expostos a drogas, álcool, prostituição e vandalismo. Se o jovem está na rua num lazer sadio, no colégio ou trabalho, nada vai mudar para ele." Mesma posição tem o vereador de Ribeirão Pires Edson Savietto (PDT), que quer o apoio do Judiciário para adotar a restrição no município.
IDOSA DE 92 ANOS INTERNADA HÁ 30 DIAS AGUARDA VAGA EM UTI - A dona de casa Maria Joana da Silva, que completou 92 anos na quinta-feira (25), está internada há 30 dias no Centro de Saúde Dr. Clementino Fraga (Avenida Centenário) aguardando vaga em leito de semi-UTI. Natural de São Gonçalo dos Campos (a 108 km de Salvador), a ex-agricultora tem quadro de infecção urinária e respiratória. Na sexta, a paciente chegou a ser transferida para o Hospital Santo Antônio das Obras Sociais de Irmã Dulce, mas foi recusada. “Os médicos disseram que ela não podia ficar lá porque só tinha vaga na enfermaria e ela precisa de UTI”, conta Maria Paz Silva, 60, uma dos nove filhos da paciente. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), responsável pela transferência de pacientes, disse que na solicitação de transferência feita pelo Centro de Saúde havia o pedido de um leito comum e não de UTI. A Sesab indicou que a Central de Regulação de Leitos aguarda um relatório da unidade de saúde solicitando a vaga para a paciente em uma semi-UTI. A neta da paciente, Luciene dos Santos Silva, 40, conta que desde quando chegou à unidade de saúde ela vem piorando gradativamente. “Cada dia que passa ela apresenta um novo problema. No dia 29 de maio, ela teve uma crise forte de falta de ar e a trouxemos para cá. Com uma semana, ela começou a ficar com problema para urinar e sem conseguir comer”. O coordenador administrativo do Centro de Saúde, Jaime Neiva, explica que diariamente a unidade abriga pacientes à espera de transferência. “Os 17 leitos de observação sempre ficam ocupados por pacientes esperando regulação”, diz. Moradora do bairro Santa Cruz há 40 anos, desde quando ficou viúva e saiu da sua cidade natal, dona Maria tem diabetes e é cardiopata. Assim como ela, outras idosas viveram recentemente a angústia de aguardar por vaga em UTI em centros de saúde. Anália Rodrigues de Jesus, 103 anos, viveu cinco dias no Centro de Saúde de Tancredo Neves e morreu no dia 17 de junho depois que conseguiu transferência para o Hospital Octávio Mangabeira. Aurenita Maria Oliveira Santos, 61, foi outra vítima da fila. Ela morreu por traumatismo craniano, em 24 de maio, no Hospital Geral do Estado (HGE), depois de ficar seis dias no Centro de Saúde Adroaldo Albergaria (Periperi), onde teria caído de uma maca. (Jorge Gauthier)
DEPUTADOS ACHAM R$ 1 BILHÃO POUCO PARA CAMPANHAS - O uso do dinheiro público nas campanhas eleitorais e a proibição de doações de empresas privadas podem enfrentar reação de deputados que consideram baixo o valor a ser destinado aos candidatos. O projeto, em elaboração na Câmara, pretende reforçar o fundo partidário para custear as campanhas eleitorais já no próximo ano. Pelos cálculos preliminares, o valor poderá chegar a R$ 1 bilhão, conforme revelou ontem o Estado. Não basta, assim, a garantia de um duto ligando o caixa do Tesouro às campanhas. É preciso que o governo garanta cofres cheios. "Quando a turma fizer as contas, vai desistir de apoiar. Ou os políticos, porque é pouco, ou o povo, porque é muito", afirmou o deputado Ricardo Barros (PP-PR), vice-líder do governo na Câmara, que considera o valor muito baixo para distribuir entre os partidos. Atualmente, a própria legenda fixa o limite de gastos de suas campanhas. A proposta pretende estabelecer um teto, baixando os valores atuais. Pela estimativa de Barros, as campanhas para deputado federal, por exemplo, teriam com a nova proposta um valor em torno de R$ 200 mil a R$ 300 mil, dependendo do Estado. Uma consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, na última eleição, foram comuns gastos de mais de R$ 1 milhão entre os deputados eleitos. Neste ano, serão repassados R$ 155,4 milhões para o fundo, apenas de dotação orçamentária. Há ainda recursos oriundos de multas aplicadas, estimadas em mais R$ 55,8 milhões. O texto do projeto deverá permitir que pessoas físicas façam doações para campanha, acabando com a possibilidade de contribuição de pessoas jurídicas.
HOMEM COM TRÊS EMPREGOS GANHA R$ 75 MILHÕES - Um homem que trabalhava em três empregos para poder sustentar sua família ganhou US$ 39 milhões (R$ 75,6 milhões) na loteria em Santa Cruz, no estado da Califórnia (EUA). Clyde Persley, que é casado e tem uma filha de quatro anos, mudou de vida na noite de terça-feira. Ele deve receber seu primeiro cheque de cerca de US$ 16 milhões entre quatro e seis semanas, disse o porta-voz da loteria da Califórnia. Persley, de 49 anos, operava uma máquina de fazer doces, era motorista de limusine e, nas horas vagas, trabalhava em um restaurante. 'Estou muito feliz por minha família', disse Persley ao jornal 'Santa Cruz Sentinel'. Ele afirmou que a primeira coisa que pretende fazer é viajar com sua mulher para o Havaí.
FILIADOS DO PT DOAM APENAS 2,15% DAS RECEITAS DO PARTIDO - Presente nos discursos políticos, o militante tem modesta participação na receita dos partidos. Dos R$ 93 milhões captados pelo Diretório Nacional do PT em 2008, apenas R$ 2 milhões (2,15%) são produto da contribuição dos filiados. Em compensação, R$ 60,3 milhões (64%) saíram dos cofres das empresas. Em 2008, filiados do PT paulista colaboraram com R$ 658 mil no caixa do diretório estadual do partido -meros 2,28% da receita total. O tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, afirma que a sofisticação das campanhas alimentou a dependência ao empresariado. "A contribuição do militante é importante, mas não cobre as despesas do partido", justificou Ferreira, prevendo uma campanha cara em 2010.
HOMEM AMARRA, ESPANCA E TORTURA ESPOSA - A Polícia Civil intensifica as buscas ao professor de educação física Adalberto França Araújo Filho, 39 anos, que na madrugada desta sexta-feira (26) torturou e tentou assassinar sua companheira, a assistente social Luciana Brasileiro Lopo, no interior da residência do casal, em Villas do Atlântico. Após atirar na genitália da vítima, que também teve as costas queimadas com leite fervente, ele fugiu do local do crime num veículo Renault Clio de placa JPH-7449, registrado em nome da vítima. Praticante de Jiu-Jitsu, Adalberto começou a agredir a mulher por volta de 22h, exigindo que ela confessasse que o traía. Depois de amarrar a vítima na cama do casal passou a espancá-la, tendo depois derramado leite quente nas costas e pescoço dela, provocando queimaduras. Utilizando uma faca, fez diversos cortes no corpo e rosto da companheira e quebrou-lhe os pulsos. Após quatro horas de tortura, o agressor entrou em contato com familiares da vítima, pedindo que fossem buscá-la antes que ele a matasse. Socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), a assistente social foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), sendo posteriormente transferida para o Hospital Espanhol onde está sob cuidados médicos. Ela não corre risco de morte. A delegada Luciana Cortes, titular da 34ª Delegacia (Portão), já instaurou inquérito policial para apurar a tentativa de homicídio, bem como as lesões sofridas pela vítima. Testemunhas ouvidas na 34ª CP informaram que o lutador agredia freqüentemente a companheira, com quem convivia há três anos. Apesar das constantes agressões físicas, ela nunca registrou queixa na polícia. Qualquer informação sobre o paradeiro do professor de educação física deve ser comunicada ao Serviço Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-0000).
OPOSIÇÃO PREPARA “GUERRA DE BIOGRAFIAS” CONTRA PT - Ao idealizar juntar Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso no palanque, um dos aliados fundamentais de Guerra, o presidente do PPS, Roberto Freire, diz que, em meio a crises intermináveis no Congresso aliado do presidente Lula, e com o mensalão de 2005, a "comparação de biografias" terá peso ano que vem nos palanques. – Todo mundo vê que é importante: temos dois ex-presidentes da República num único palanque. Será a comparação com os ex-presidentes que estão com Lula, o Collor e o Sarney – diz Freire. E endossa o uso do Real como grande trunfo na campanha. – Tudo começou com Itamar. Foi o governo que viabilizou uma equipe econômica com o Plano Real, e era um governo que tinha uma característica importante, que espero ser reeditada nessa campanha: de centro-esquerda e muito bem avaliado – comenta Freire. – Ele pegou o rabo do foguete (a saída de Collor), veio de uma inflação desenfreada e de um impeachment, e conseguiu sair, e sair bem. Há três semanas, Itamar Franco, aliado do governador tucano Aécio Neves, em Minas, decidiu filiar-se no PPS, durante um almoço em Belo Horizonte com a cúpula do diretório. Vai levar ainda para o partido alguns aliados, como o ex-ministro Henrique Hargreaves.
MEU AMIGO WILSON SOB PRESSÃO - Não tem nada pior do que ser hipocondríaco num país que não tem remédio. Meu velho e bom amigo Wilson Barros toma um remédio para controlar a pressão. Cada dia que ele vai comprar o dito cujo, o preço aumenta. Controlar a pressão é mole. Quero ver é controlar o preção. Ele sempre diz que está sofrendo de preção alto. O médico mandou ele cortar o sal. Ele começou cortando o médico, já que a consulta era salgada demais. Aí ele controlou também a alimentação. Como a única coisa que ele come, depois da conversa pra boi dormir do Fome Zero, é a própria patroa, não tem perigo: Ela é a coisinha mais sem sal deste lado do mundo de meu Deus. Para piorar, acho que ele está ficando meio esquizofrênico. Sério! Ele não sabe mais o que é Real. Principalmente quando abre a carteira ou pega extrato no banco. Sem falar na sua esclerose precoce. Ele começou a esquecer as coisas: Sabe aquele carro? Esqueceu! Aquela viagem? Esqueceu! Tudo o que o barbudo prometeu? Esqueceu! Podem dizer que ele é hipocondríaco, mas acho que ele está igual a Wagner: nas últimas. Bem, carioca é assim mesmo, já nem liga mais para bala perdida. Entra por um ouvido e sai pelo outro...!!
CÉSAR BORGES DEFENDE MAIS VEREADORES E MENOS GASTOS - O senador César Borges (PR-BA), defendeu a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 47/2009, chamada “PEC Paralela” dos Vereadores, que reduz os gastos das Câmaras Municipais. A PEC foi aprovada pelo Senado, na semana passada, e complementar a PEC 20, que está na Câmara dos Deputados para ser promulgada e que restitui o número de vereadores original. Com isto, as despesas das câmaras vão diminuir mesmo com mais vereadores. “Em uma democracia representativa, o número de vereadores tem que ser proporcional à população dos municípios. Isso não ocorre no Brasil”, apontou César Borges. Segundo explicou à CBN, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2004, referendada pelo Supremo Tribunal Federal (SFT), 90% dos municípios brasileiros passaram a contar com representação de apenas nove vereadores. Para o senador, opiniões políticas minoritárias e pequenos distritos perderam representação nos municípios. A PEC 20, que restitui o número original de vereadores, foi aprovada no Senado e na Câmara, no final do ano passado, e aguarda apenas a promulgação por parte da Câmara dos Deputados. No Senado, César Borges também defendeu, na semana passada, a votação da PEC 47/2008, da qual é tecnicamente autor, por ter proposto a sua tramitação separada da PEC 20. Esta PEC trata da redefinição orçamentária do Poder Legislativo municipal, através da redução dos repasses das câmaras. Ela foi destacada da original para melhor estudo pelo Senado. “Não podemos postergar a decisão. Essas pessoas representam milhares de brasileiros espalhados em mais de cinco 5.500 municípios e esperam uma palavra do Senado Federal, do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados”, afirmou. César Borges se dirigia a suplentes de vereador de todo país que acompanhavam no Senado a votação. Os suplentes pediram o apoio de César Borges na aprovação da PEC 47, pois dela depende a promulgação, pela Câmara, do texto que trata do tamanho dos legislativos municipais. A PEC altera o artigo 29-A da Constituição, estabelecendo estes valores: I - 7% para municípios com população de até 100 mil habitantes; II - 6% para municípios com população entre 101 mil e 300 mil habitantes; III- 5% para municípios com população entre 301 mil e 500 mil habitantes; IV - 4,5% para municípios com população entre 501 mil e 3 milhões habitantes; V - 4% para municípios de população acima de 3 milhões a 8 milhões habitantes; VI - 3,5% para municípios com população acima de 8 milhões de habitantes. Atualmente, o repasse é maior, começando com 8% para os municípios com até 100 mil habitantes, até chegar ao piso de 5% de redução para municípios acima de 500 mil habitantes. O piso agora cai para 3,5% dos repasses
ATENDIMENTO DENTÁRIO EM HOSPITAL - A saúde bucal é de suma importância para todos. Um belo sorriso reflete bem estar, alegria e saúde. Visitas frequentes ao dentista e um bom cuidado com higienização bucal garantem uma condição saudável. Entretanto, há pacientes que não permitem escovação adequada nem tratamento odontológico no consultório. São diversos problemas, principalmente de ordem neurológica, que alguns pacientes apresentam e que os torna incapazes de permitir um atendimento convencional. Como por exemplo, as paralisias cerebrais mais graves. Pacientes que não tem controle sobre seus movimentos, que apresentam movimentos involuntários, que não tem coordenação motora ou que não tem movimentos de braços e cabeça adequados, não conseguem fazer a própria escovação dentária. Eles precisam da ajuda e supervisão de pais, parentes ou responsáveis para executar a higienização bucal. Esses pacientes também, normalmente, impedem uma atuação do dentista. Muitas vezes nem mesmo eles abrem a boca para permitir um exame clínico. Isso se deve, na maioria dos casos, à incapacidade de discernimento desses pacientes. A lesão cerebral afeta a compreensão, e a pessoa finda por não entender realmente o que se passa numa consulta. O que resulta em impossibilidade de atendimento. Nesses casos, o atendimento deve ocorrer em nível hospitalar. É possível que se faça um bom atendimento, com tratamentos apropriados para esses pacientes e com segurança para todos. E é importante ressaltar a segurança que o tratamento hospitalar oferece. Pois, muitos pensam que ir ao centro cirúrgico de hospital é o último recurso. Há casos que o tratamento na cadeira do dentista torna-se perigoso e traumatizante para esses pacientes. Uma vez que, durante um exame ou tratamento dentário, utilizam-se muitos instrumentos cortantes e perfurantes. Se o paciente fizer um movimento brusco, há risco de cortes em língua, bochecha, garganta. O que seria um problema. Além do que, para um paciente que permite o tratamento, o barulho do motorzinho e o uso de instrumentos já é estressante; para um paciente que não entende, então, seria terrível. Há condições de tratamento odontológico para pacientes que necessitam de cuidados especiais, que não permitem atendimento na cadeira do dentista. Pois são pacientes que tem direito à saúde bucal e que podem sorrir pra vida de uma forma saudável.

27 de junho de 2009

METÁFORA PARA AZEVEDO - Guardadas as devidas proporções, o trabalho exercido por um governador, prefeito, secretário ou superintendente dentro da esfera pública pode ser comparado ao de um técnico de futebol. Um time para entrar em campo e tentar vencer as partidas de futebol precisa contar com os elementos necessários. São, pelo menos, vinte e dois jogadores, dois para cada posição. Além disso, é preciso que haja sintonia entre o estilo do técnico e de seus jogadores. Isto facilita as vitórias. No caso de um órgão público, que existe para cumprir uma missão em prol de uma comunidade, não precisamos dispor de duas pessoas em cada função. Mas, pelo menos, uma é necessária. Senão, fica muito difícil chegar aos resultados almejados. Afinal, ninguém consegue fazer grandes coisas sozinho. Somente o trabalho em equipe é que pode produzir os melhores e maiores resultados. Não adianta ter o melhor técnico ou gerente, se os jogadores não tiverem o talento e a vontade suficientes para colocar em campo as lições que serão definidas pelo responsável. O esquema estratégico para vencer um campeonato e os táticos – a serem empregados em cada partida de futebol, precisam ser do conhecimento de todos os jogadores. Quando isto ocorre, há facilidade em conquistar vitórias. E mais ainda: quando os jogadores têm o espírito do trabalho de cooperação ou sinergia positiva, fica mais fácil alcançar resultados positivos. De modo semelhante ocorre dentro do órgão público. Primeiro, são escolhidos os auxiliares, depois definidos o planejamento e a forma como a execução será feita. Cada operação no serviço público deve seguir um procedimento que precisa ser amparado em alguma legislação. É exatamente isto que dá legitimidade aos atos dos gestores públicos. Tanto no caso de um time de futebol, como no caso de uma equipe de trabalho num órgão público, empenho, determinação, disciplina, criatividade, preparação, paciência e muitas outras virtudes são importantes para que as vitórias possam acontecer.
DEVEMOS TEMER MAIS A POLÍCIA, OU AO BANDIDO? - No Sertão brasileiro, nas primeiras décadas do século passado, vivia-se uma situação que vem se tornando cada vez mais comum em nosso cotidiano. Naquela época, quando diversos bandos de cangaceiros vagavam pelas caatingas, a exemplo do comandado pelo "capitão" Virgulino Ferreira, vulgo Lampião, os sertanejos não sabiam de quem ter mais medo, se dos cangaceiros, ou das volantes policiais que os perseguiam. Afinal, tanto os bandoleiros quanto os policiais, ao adentrarem as cidades e fazendas, praticavam todo tipo de abusos e estripulias, fazendo com que o povo ficasse sem saber se devia temer mais os bandidos ou a polícia. Hoje em dia, diante dos trágicos resultados das operações realizadas pelas forças de repressão ao crime, a presença da polícia, que deveria dar a sensação de segurança, em alguns casos, torna-se fator de pânico para os cidadãos. É o fim da picada!
ITABUNA ESTÁ SOB O DOMÍNIO DO MEDO - Há tem que está havendo o apelo do prefeito Capitão Azevedo, por mais segurança na regiãoe em especial em Itabuna,onde diariamente os assassinatos acontecem num histórico majoritariamente relacionado as drogas. Preocupado com o crescimento da violência, caracterizada por assaltos, e crimes de pistolagem, o prefeito tem procurado o secretário de Segurança, César Nunes e o governador Jaques Wagner, para pedir providências. As ocorrências políciais constantes, confirmam o clima de insegurança que se prolifera no município de Itabuna. Não restam dúvidas de que a violência que se alastra a passo acelerado precisa ser contida com mais celeridade ainda, não só com repressão, mas também com medidas sociais que reduzam as causas. O mal tem que ser atacado pela raiz, e na raiz do problema estão situações de miséria absoluta, de falta de oportunidades, de degradação humana, que levam muitas famílias à mendicância; muitas pessoas à perda das referências sociais e humanas; à perda da dignidade. E quando não resta mais nenhum pingo de referência humana, não faz mais diferença se o pão que vem para a mesa foi dado ou roubado; se o chão que se dorme é na rua ou no presídio. Matar ou morrer passam a ser sinônimos num dicionário de risco social intenso e permanente. É essa a chaga que precisa ser cuidada para ajudar a conter o crescimento da violência urbana e da criminalidade em Itabuna.
HELOISA HELENA CHAMA COLEGA DE PORCA TREPADEIRA - Confusão à vista para a vereadora Heloísa Helena, do PSol de Maceió. Anuncia-se um processo de cassação de mandato contra ela, a ser apresentado pela colega do PSB, Teresa Nelma. Motivo: naquele estilo que a transformou em estrela política nacional, quando era senadora, Heloisa Helena foi pra cima da socialista, chamando-a de “porca trapaceira”. Teresa Nelma criticara Heloisa Helena pelo fato, alegado por ela, de copiar projeto de lei da Câmara de Vereadores de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Na reação, além de porca trapaceira, a vereadora do PSB foi acusada de “roubar próteses de crianças”. A vereadora, revoltada, diz que a ex-senadora elegeu-se para desmoralizar a Câmara de Maceió, e não para exercer um mandato parlamentar produtivo. No entanto, garante que o caso não vai ficar barato e, inclusive, ameaça também com ações criminais contra Heloisa Helena.