30 de novembro de 2009

EX-VEREADOR DE ITAPITANGA ACUSA PT DE COMANDO ARBITRÁRIO

Um dos fundadores do PT na cidade, José Carlos dos Santos (Pelé), afirma que por conta de insatisfações com o partido, 25 membros estão se desligando do PT local. Cerca de 25 lideranças do PT de Itapitanga abandonaram o partido esta semana. O motivo, segundo o representante do grupo, o ex-vereador José Carlos Ferreira dos Santos, popularmente conhecido como Pelé, teria sido o comando autoritário do deputado Geraldo Simões sobre o partido na cidade e no estado. Filiado ao PT desde 2000, quando fundou o partido em Itapitanga, Pelé foi presidente da Câmara de Vereadores de 1989 a 1992 e secretário de Administração e Obras durante três governos consecutivos: Dorival Davi (1986 - 1988); Israel Mendonça (1992 - 1996); e José Alves de Araújo (1996-1998). Ele conta que, desde a fundação do partido na cidade, foi iniciado um projeto para eleger lideranças políticas. O primeiro, Joel Fernando, foi eleito vereador em 2004. No mesmo ano, o partido levou para o PT Lênia Castro de Araújo, que era do PL e foi candidata à prefeita da cidade, ficando em 2º lugar. O objetivo era que, na eleição de 2008, ela se candidatasse a prefeita pelo partido. “Mas isso não foi possível, por uma manobra de Geraldo Simões que indicou o Pastor Vildeckson para ser o vice-prefeito de Dernival Dias Ferreira, do PSB, na última eleição. O motivo foi que eles apoiaram Geraldo nas eleições para deputado federal”, argumenta Pelé. E completa: “Depois disso, o PT de Itapitanga se dividiu em dois grupos: um controlado por Geraldo Simões e outro dos que são contra o deputado federal. Ele tem usado poder político, nomeações e troca de favores para ajudar o vice-prefeito”. O ex-vereador acredita que as perseguições se devem ao fato de o apoio deste grupo ter sido dado nas últimas eleições ao ex-deputado Josias Gomes, em detrimento a candidatura de Geraldo Simões. “Ele está favorecendo as pessoas em troca de apoio”, complementa. E diz mais: “O Governo do Estado tem contribuído para o controle de Geraldo na região, mas está agindo errado, porque a exemplo daqui do Sul da Bahia, vivemos a mercê de uma liderança, quando na realidade a região tem várias pessoas que podem representar o governo. Em Itapitanga, só existem duas alternativas: ou você é do grupo de Geraldo Simões, ou você se afasta do partido”. ESTOPIM: José Carlos argumenta ainda que tanto ele, como o ex-vereador Joel Fernando, a atual vereadora Lênia e outras lideranças do partido não são recebidas nem mesmo pela direção estadual do partido. O estopim, segundo ele, teria ocorrido no último final de semana durante a eleição do diretório municipal do partido. “Na ocasião, mais uma vez, o deputado reuniu as lideranças e impôs a vontade dele, interferindo no resultado. Por isso, decidimos que os partidários que não têm mandato deveriam se afastar coletivamente do partido. E assim fizemos”, desabafa. (Jornal AGORA).

PV VAI LANÇAR CANDIDATO AO GOVERNO DIA 12

Vinte e oito diretórios do PV do Sul da Bahia estiveram reunidos, na Câmara de Itabuna, onde debateram os rumos do partido para as eleições de 2010. O encontro contou com as participações dos deputados federais Edgar Mão Branca, Edson Duarte e Luiz Bassuma, provável nome a ser lançado para disputar o governo estadual. A mesa foi comandada pelo presidente estadual Ivanilson Gomes e o vereador Gerson Nascimento. Mais de 80% dos participantes se posicionaram favoráveis ao lançamento de candidaturas próprias ao Senado e ao governo. Segundo Bassuma, cresce a participação nos debates e se fortalece a tese da chapa própria para disputar o governo, reafirmando os encontros de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lençóis. No próximo dia 06, o encontro acontece em Juazeiro com a presença da senadora Marina Silva, candidata do PV à Presidência da República. Salvador encerra o calendário no próximo dia 12, quando será anunciado oficialmente os nomes para disputar a sucessão de Jaques Wagner.

MÉDIA DE 70 ASSALTOS POR DIA EM SALVADOR

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou, de janeiro a setembro deste ano, 18.924 roubos a transeuntes em Salvador e região metropolitana. A média catalogada por servidores do Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep) é de 70 pessoas vítimas de assaltantes a cada 24 horas. Os números são um alerta para os consumidores que ainda não fizeram as compras de Natal e Ano Novo. Com a proximidade dos festejos de fim de ano, faz-se necessário tomar precauções para não se transformar em alvo dos assaltantes. Nesta época, os números de delitos sobem muito. Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que, no ano passado, 23% do total de roubos realizados em Salvador e região metropolitana (5.996) aconteceu entre os meses de outubro e dezembro. Em 2007, este índice foi de 20% (6.891) do total na mesma região. As informações são do jornal A Tarde

MINISTRO DA CULTURA PEDE DESCULPA A JORNALISTAS

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, divulgou hoje nota à imprensa em que pede desculpas pela cena "intempestiva" que protagonizou na última quarta-feira. Em evento no Rio de Janeiro, o ministro atacou os jornalistas presentes, ao responder sobre as acusações de que a pasta produziu e imprimiu, com dinheiro público, um panfleto de caráter eleitoral. O ministro disse que os jornalistas "são pagos para mentir". O produto lista o nome de todos os parlamentares que propuseram medidas de incentivo à cultura. Na nota, o ministro esclareceu que foi "desrespeitado" por um jornalista que fez "acusações reiteradas, embaladas na forma de pergunta". Diante da abordagem, retrucou. "Fui, entretanto, infeliz na minha manifestação", admitiu Ferreira. "Reconheço que a resposta foi intempestiva. Por isto me penitencio", acrescentou. O ministro tratou ainda de ressaltar que "sempre manteve relação franca com a imprensa". "Deixo claro: não tive qualquer intenção de generalizar, e nem generalizei. Não é esta a opinião que tenho sobre esta instituição", ressaltou. Ferreira enfatizou que o panfleto alvo da polêmica já havia sido distribuído no dia 5 de novembro, não gerando qualquer tipo de manifestação de descontentamento na data. Ele negou mais uma vez que o produto tenha caráter eleitoral. De acordo com Ferreira, o folder não foi usado como pretexto para discutir o projeto do Vale Cultura.

GABAN DENUNCIA CONTRATO DA FUNDAC

O deputado estadual Carlos Gaban (DEM) criticou a insistência do governo Jaques Wagner (PT) em dispensar licitações para contratação de empresas e serviços. A última dispensa foi publicada no último dia 25, para a contratação do Instituto de Tecnologia, Educação e Gestão Organizacional para atuar junto às unidades de atendimento socioeducativo da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). O contrato foi no valor de R$645 mil. Gaban lembrou que o atual governo tem batido recordes na dispensa de licitações. Em relação à Fundac, Gaban questionou se existe situação de calamidade pública para a dispensa da licitação. “Constatamos que a mesma contratação por dispensa de licitação, esta no valor de R$4 milhões, foi feita com o mesmo objetivo em maio, ou seja, o de contratação de empresa especializada para prestação de serviços em atendimento socioeducativo das unidades da Fundac”, denunciou o democrata. O deputado contou ainda que pesquisou na Receita Federal e descobriu, pelo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, que a tal Integro tem como data de abertura 7 de abril de 2009.

FTC DE ITABUNA REALIZOU V WORKSHOP DE BIOMORFOLOGIA

Com apresentações dos trabalhos desenvolvidos por estudantes do turno matutino de Enfermagem, a Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna encerrou nesta sexta-feira (27), O V Workshop de Biomorfologia e Biologia Geral. O evento levou para o saguão do campus da Faculdade uma gama de informações sobre patologias de origem genética, apresentadas através de recursos audiovisuais, banners, folderes e muita retórica. O Workshop foi iniciado na quarta-feira (25) com a participação dos acadêmicos de Fisioterapia. Na quinta-feira (26), foi a vez dos estudantes de Nutrição ocuparem os estandes para socializarem com a comunidade acadêmica e o público externo todo o conhecimento aprendido em sala de aula e através de pesquisas. “Através do Workshop nós tivemos a oportunidade não só de instruir as pessoas sobre as patologias de origem genética, mas também trabalhar a questão do preconceito que ainda existe quando elas desconhecem a origem, as consequências e as formas de tratamento”, observou o acadêmico Rodrigo Evangelista, do 2º semestre de Fisioterapia. Para a professora Ângela Cristina Alves, coordenadora do Workshop, além de possibilitar aos estudantes a oportunidade de relatar conhecimentos sobre a incidência, características e conseqüências de diversas doenças genéticas, o evento proporcionou aos alunos uma maior a interação entre os grupos e comunidade. “Neste sentido, podemos afirmar que alcançamos com o bom êxito os objetivos propostos”, avaliou. No V Workshop de Biomorfologia e Biologia Geral, foram abordadas a Síndrome de Fournier, Anencefalia e Hidrocefalia, Espinha Bífida, Esclerose Múltipla, Neurofibromatose, Síndrome de Marfan, Fibrodisplasia ossificante progressiva, Síndrome de Patau e Doença de Wilson, além de Síndrome de Guillian-Barré, Síndrome do Álcool Fetal, Síndrome de Hurler, Síndrome de Cri-du-chat e Lúpus. (Erivaldo Bomfim).

BATIDA ENTRE UMA MOTO E UMA PICK-UP MATA DUAS PESSOAS EM ARATACA

Um encontro dos motociclistas durante todo o domingo (29) na cidade de Arataca terminou em morte. A batida entre uma moto e uma Pick-Up, por volta das 21h, matou duas pessoas e deixou uma ferida gravemente. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as três vítimas estavam na moto e sem capacetes. O motorista da Pick-Up fugiu sem prestar socorro. O condutor da moto Agmelo Prudêncio da Mota Filho, 29 anos, morreu no local e a polícia suspeita que ele estava embrigado. A estudante Laiana Barbosa Santos, 18 anos, também morreu no local. A outra carona da moto, Maiara Dias dos Santos, 18, está internada no HBELEM com uma fratura no fêmur. Os corpos das vítimas que morreram no acidente foram liberados na tarde desta segunda (30) do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade de Itabuna.

JUÍZES VISTORIAM ESTABELECIMENTOS PENAIS E DELEGACIAS NA CAPITAL

Estabelecimentos penais e delegacias da capital baiana serão vistoriadas nesta segunda-feira (30). Segundo o superintendente de Assuntos Penais da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Isidoro Orge, já foi visitada a Casa de Albergado e Egressos estão sendo realizadas as visitas à Penitenciária Lemos Brito. Ainda serão visitados o Centro de Observações Penais, o Conjunto Penal Feminino e o Presídio Salvador. Participam da visita os juízes da Vara de Execuções Penais Andremara Santos e José Carlos; o juiz corregedor Cláudio Daltro; as juízas do Tribunal de Justiça Maria Helena Lordelo e Lígia Isabela. O juiz da Vara de Execuções Penais de São Paulo, Paulo Sorci, também acompanha a vistoria. A visita tem o objetivo de avaliar as condições físicas dos estabelecimentos penais de Salvador. A fiscalização faz parte do Mutirão Carcerário de Execuções Penais, que analisa processos de réus presos condenados.

CHINA PODE LIBERAR ENTRADA DE PORTADORES DO HIV NO PAÍS EM 2010

Antes tarde do que nunca. O governo da China pode decidir liberar a entrada de estrangeiros portadores do vírus HIV a partir do ano que vem, informou a imprensa oficial chinesa, citando o vice-ministro da Saúde, Huang Jiefu. A China é um dos 70 países do mundo que nega a entrada aos estrangeiros soropositivos. Na terça-feira (1º) comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Segundo Huang, a proibição deverá ser abolida quando o país realizar a Exposição Universal de Xangai, que começará no dia 1º de maio de 2010. Ele ressaltou ainda que caso não haja a abolição total até ano que vem, haverá um regulação especial para permitir que soropositivos visitem a Exposição Universal.

ADIADA DEFINIÇÃO SOBRE FUTURO DE ARRUDA NO DEM

O DEM transferiu para amanhã a decisão sobre o destino no partido do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, acusado de participação em um suposto esquema de corrupção. A executiva do DEM deve se reunir para tirar uma posição sobre o procedimento a ser adotado em relação ao governador, informou o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO). "O partido não concorda em assumir como seus os erros atribuídos ao governador. Mensalão do DEM, não. Alto Lá!", reagiu o senador José Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado. As denúncias contra o governador Arruda já foram assunto hoje de três reuniões da cúpula do DEM. Os integrantes do partido discutiram a situação de Arruda numa reunião no final da manhã. Em uma segunda reunião, na residência oficial de Águas claras, agora com a participação do governador, a crise no DF voltou a ser discutida. A reunião terminou em impasse. O governador se recusa a pedir desligamento do partido e quer prazo para apresentar sua defesa. Arruda recebeu os dirigentes do DEM com os seus advogados para mostrar que tem argumentos jurídicos convincentes para apresentar em sua defesa contra as acusações de recebimento de propina dentro de um suposto esquema de corrupção no DF. No entanto, não houve unidade entre os Democratas sobre que posição deve ser tomada. Ao sair da residência de Águas Claras, a cúpula do DEM voltou a discutir o assunto em reunião na casa de José Agripino onde acertaram convocar a Executiva Nacional para uma reunião de emergência amanhã, possivelmente de manhã, para tratar do assunto.

29 de novembro de 2009

PPS PRÓXIMO DE FECHAR COM BASSUMA

A candidatura a governador da Bahia do deputado federal Luiz Bassuma, pelo PV, está muito próxima de ganhar a primeira adesão partidária. A aliança com o PPS tem sido discutida entre as bases das duas legendas, e conforme o presidente municipal da Progressão Socialista, Virgílio Pacheco, a possibilidade de ser efetivada é grande. “Estamos conversando seriamente sobre essa aliança. Somos duas grifes com tamanhos equivalentes e propostas semelhantes. Tem tudo para ser uma parceria promissora, mas é óbvio que ainda precisa ser bastante discutida”, ressaltou. A informação pegou de surpresa o vereador Joceval Rodrigues, único representante da sigla na Câmara de Salvador. “Essa notícia não chegou ao meu conhecimento. Ainda não tenho como fazer uma análise do fato. Primeiramente preciso fazer uma digestão”, avaliou. O edil, entretanto, já se mostra bastante afinado com a principal bandeira do pleiteante verde ao Palácio de Ondina, que foi expulso do PT por lutar contra o aborto. “Estou acompanhando de perto aquele episódio dos oito fetos encontrados em Valéria. Não sou especialista na área, mas acho que se trata de uma clínica clandestina. Terei uma reunião com representantes de movimentos na segunda (30), por volta das 13h30, antes da sessão plenária, para cobrar da Polícia uma atuação contra esse crime desumano. Se o direito à vida não é garantido em nossa cidade, aí o resto fica muito difícil”, protestou. (Evilásio Júnior).

FINAL DE SEMANA SANGRENTO EM ITABUNA: QUINTO ASSASSINATO FOI NO SÃO LOURENÇO

Morreu na tarde deste domingo (29), no Hospital de Base em Itabuna, Henrique dos Santos Moreno (o que está de frente para a bola e sem camisa), 16 anos, que foi baleado num tiroteio, por volta do meio dia deste domingo na rua Guanabara no bairro São Lourenço. Populares disseram que ele não tinha nenhum envolvimento com o tráfico de drogas. Dois homens, numa moto moto Pop 100 com placa JQW 6621, chegaram atirando atingindo mais duas pessoas: o vendedor de amendoim Helyone Silva Lessa (Bujão), de 43 anos, alvejado na região pubiana e Antônio Silva Lemos, de 42 anos, que levou um tiro na perna. Helyone e Antonio foram socorridos por populares e levados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães pelo SAMU, onde foram medicados. Conforme a Polícia Militar, o alvo seria o menor morto no local, já os baleados foram vítimas de balas perdidas. De acordo com as informações, os assassinos ainda foram perseguidos pela PM, mas abandonaram a motocicleta e fugiram a pé. (Wesley Souza/Informe Geral Itabuna). ONTEM: Por volta das 16 horas deste sábado (28), mataram a facadas o vendedor de DVD e tocador de flautas conhecido como Sérgio Gordo, no bairro Urbis IV. Já na Rua Pinho Lima, Jaçanã, próxima a uma pousada, mataram a tiros um mototaxista Erick Santos. Uma hora depois foi morto a golpes de faca e tiros Josevaldo Ribeiro Santos, o “Tiqueta”, numa das transversais do loteamento Gegéu Rocha, próximo ao bairro Fonseca. Um rapaz ainda não identificado morreu a caminho do Hospital de Base após ser baleado no Jaçanã. A vítima sofreu aproximadamente 10 tiros. (Sport News).

MAIS UM PM É ASSASSINADO NA BAHIA

Quatro homens foram mortos neste domingo, 29, em Salvador até as 18h30, entre eles um policial militar que foi atingido com um tiro na cabeça, de acordo com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel). Todos eles foram vítimas de disparos de armas de fogo. Em operação no Nordeste de Amaralina, o PM José Cláudio de Jesus Santos, 35 anos, pertencente à 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), foi atingido por homens que andavam de cavalo no local. Ele fazia parte de uma guarnição que checava um chamado dos moradores, que denunciaram o grupo de cerca de dez pessoas que exibiam as armas na cavalgada. Quando os policiais chegaram ao local, foram recebidos com tiros. O PM chegou a ser levado para o Hospital Geral do Estado, mas não resistiu ao ferimento. CIVIS - Nas primeiras horas do dia, o corpo de Cosme Silva Santos, 33, foi encontrado em Valéria, com ferimentos de bala e arma branca. O jovem Washington Santos Lima, 22, foi morto em Aratu, Ilha de São João, também vítima de arma de fogo. Os dois casos são investigados pela 8ª Delegacia. Em um alegado confronto com a PM, Felipe Amaral dos Santos, 19, conhecido como Pica-Pau, foi alvejado e morto por policiais da Rotamo, por volta do meio-dia de ontem, em Sussuarana, na comunidade do Beira Rio. Os policiais alegam que o jovem, armado, reagiu à abordagem.

MP FAZ TREINAMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO E À LAVAGEM DE DINHEIRO

Anatomia do crime organizado, financiamento ao terrorismo, narcotráfico e paraísos fiscais estão entre os temas que serão abordados no 'Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) – Módulo II', curso que será realizado pelo Ministério Público estadual. O evento acontece de 2 a 4 de dezembro próximo, no auditório do MP. Destinado a procuradores e promotores de Justiça, procuradores da República e do Estado, desembargadores e juízes de Direito, delegados das Polícia Federal e Civil e auditores da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, o treinamento será aberto às 9h do dia 2 pelo secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior. Também serão apresentados durante o curso os programas nacional e norte-americano de proteção a testemunhas e enfocados temas como delação premiada e a produção da prova, assim como serão destacadas a importância da segurança dos tribunais, juízes e promotores, da cooperação jurídica internacional e das diretrizes internacionais no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

VITÓRIA CAI DE QUATRO DIANTE DO FLUMINENSE

Dois gols em cinco minutos. Foi o que bastou para que o Vitória se perdesse em campo e fosse goleado pelo Fluminense na tarde deste domingo (29), em partida disputada no Estádio do Maracanã, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O time baiano entrou em campo com a possibilidade de exterminar as chances de cair e, de quebra, empurrar o Fluminense para a segunda divisão. Entretanto, foi o time carioca que assumiu o controle do jogo logo nos primeiros instantes da partida, atitude que surtiu efeito aos três minutos, quando Alan passou como quis pela defesa rubro negra e deslocou o goleiro Gléguer para inaugurar o placar. O Vitória mal teve tempo de assimilar o golpe. Aos cinco minutos, Fred acertou um chute indefensável, no ângulo de Gléguer, e ampliou o placar para delírio da torcida tricolor. Com o segundo gol, o Vitória se perdeu em campo e só mostrou poder ofensivo no meio do primeiro tempo, principalmente com jogadas trabalhadas pelo meia Leandro Domingues. No final da primeira etapa, Mancini surpreendeu a todos substituindo Neto Berola por Adriano, atacante que não atuava pelo Vitória desde agosto. Segundo Mancini, a alteração foi feita por opção tática, já que a equipe não conseguia furar o bloqueio imposto pela defesa do Fluminense. No entanto, o time não melhorou e foi para o vestiário com dois gols de desvantagem no placar. O Fluminense, que precisava do triunfo para escapar da zona de rebaixamento, voltou para o segundo tempo como uma locomotiva e encurralou o time baiano. O meia argentino Conca, destaque da equipe carioca, marcou duas vezes, aos 15 e aos 38 minutos, e deu números finais ao confronto: 4 a 0 para o time tricolor. Além da derrota, o Vitória saiu do Rio de Janeiro com dois desfalques. Fábio Ferreira, que fez falta dura em Adeílson, e Leandrão, que brigou com Diguinho no final da partida, foram expulsos e não podem encarar o Goiás no próximo domingo (06). Com o resultado, o Vitória fica na 13ª posição, com 47 pontos e assegura a permanência na Série A de 2010. Já o Fluminense escapou da zona de degola e empurrou o Botafogo para o Z-4. O time carioca está na 15ª posição, com 45 pontos, mas ainda pode cair para a Série B.

DOCUMENTOS NO MP INDICAM ESQUEMA DE PROPINA NO DF

O Ministério Público do Distrito Federal tem em mãos desde meados do ano passado documentos com fortes indícios de prática de caixa dois e coleta e distribuição de propinas envolvendo o governador José Roberto Arruda (DEM-DF), secretários, deputados distritais e empresários. Logo depois da posse de Arruda, em janeiro de 2007, o secretário de Obras, Márcio Machado, esqueceu em uma emissora local de TV três documentos com nomes de empresas e anotações de valores mapeados agora, três anos depois, pela Operação Caixa de Pandora. Márcio Machado foi à emissora para dar uma entrevista. Ao final da gravação, atendeu a uma chamada telefônica no celular, tirou do bolso do paletó as três folhas de papel, consultou os documentos e acabou indo embora sem levar os papeis. Recolhidos, os documentos foram parar no MP. Os papeis, todos manuscritos, listam quatro dezenas de empresas, quanto foi coletado de dinheiro para a campanha de Arruda e como é que o bolo era rateado. Os mesmos personagens políticos da Operação Caixa de Pandora aparecem nos documentos do secretário Márcio Machado. Pela contabilidade que o secretário de Obras carregava no bolso, os operadores do suposto esquema estavam pagando no início do ano despesas do vice Paulo Octávio e do assessor Fábio Simão, entre outros. Pela anotação que está no Ministério Público do DF, "PO" - iniciais de Paulo Octávio - pegou R$ 200 mil desse saldo de arrecadação de caixa dois para quitar despesas. Fábio Simão, outros R$ 200 mil.

TUMULTO EM SIMÕES FILHO APÓS SUSPEITA DE FRAUDE EM BINGO

A suspeita de fraude num bingo programado para a cidade de Simões Filho resultou neste domingo, 29, num tumulto no qual quatro carros foram incendiados, uma pessoa ficou ferida e outras foram detidas. A confusão começou por volta das às 15h30 na Praça da Bandeira, terminando em torno das 19h, com um protesto promovido em frente à 22ª CP (Simões Filho). Cerca de sete mil pessoas aguardavam o início do jogo quando surgiu o rumor de que a pedra de número 70 não constava no globo de sorteios. Diante disso, a população ateou fogo nos veículos que seriam sorteados e atirou pedras na direção dos organizadores, que estavam em cima de um mini-trioelétrico. A polícia conseguiu retirar do local Emerson Brito Souza, responsável pelo evento, que atribuiu a falta da pedra 70 a uma falha na organização. Por sua vez, o motorista do mini-trio saiu ferido. Segundo Francisco de Assis, que participaria com quatro cartelas, “a população de Simões Filho ficou revoltada porque se sentiu enganada; mas isso não pode ficar assim, queremos o dinheiro de volta”. No início da confusão, apenas três policiais patrulhavam a área com cerca de sete mil pessoas. O tenente PM Seixas precisou atirar para alto, para conter a fúria da multidão, também iniciou um incêndio num prédio que servia de sede do bingo. Um cofre que, supostamente, guardava o dinheiro arrecado no jogo, foi arrancado do edifício e jogado na rua. Quatro pessoas foram presas por vandalismo, mas logo liberadas. Já Emerson ficou detido, segundo Maria Tereza Silva, delegada do plantão metropolitano, “para não ser morto pela população”. (Juracy dos Anjos – foto: Iracema Chequer - A Tarde).

DEPUTADOS USAM VERBA DA CÂMARA EM 'FESTA DE NATAL'

Documentos secretos sobre o uso da chamada verba indenizatória por deputados em 2008 mostram que congressistas usaram dinheiro público para bancar despesas irregulares com festas de fim de ano, além de hotéis, lojas de vinhos e cestas de Natal. As notas fiscais foram obtidas pela Folha por via judicial. Elas mostram que o adicional de auxílio a tarefas legislativas foi usado por Paulo Roberto Pereira (PTB-RS) para turismo e por Takayama (PSC-PR), José Mentor (PT-SP) e Augusto Farias (PTB-AL) para festas de fim de ano. Já João Carlos Bacelar (PR-BA) e Jofran Frejat (PR-DF), entre outros parlamentares, usaram dinheiro público para comprar vinhos e cestas natalinas. A maioria dos deputados federais disse entender que não havia veto aos gastos. Em reportagens publicadas nos últimos dias, a Folha já mostrou que o uso da verba indenizatória pelos deputados em 2008 envolveu empresas com endereços fantasmas e teve destinação eleitoral e para empresas dos próprios parlamentares ou de seus familiares.

HELOISA HELENA RESSALTA QUE MARINA É A MELHOR OPÇÃO PARA O BRASIL

A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, tem declarado, insistentemente, que a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva (PV), é o único nome capaz de promover o debate do desenvolvimento sustentável com inclusão social. Excluindo-se da disputa ao Planalto em 2010, ela deixa claro que seu objetivo é voltar ao Senado, onde ocupou uma cadeira entre 1999 e 2007. "Quem, como eu, move os passos políticos independentemente da dinâmica e contas eleitorais se sente na feliz obrigação de apoiar Marina", disse. "Marina é o nome que tem condições de fazer esse debate do desenvolvimento sustentável com inclusão social. Qualquer outro nome que o faça é de um artificialismo eleitoreiro que beira ao cinismo", completou. Sem citar nomes, Heloísa criticou os colegas de partido contrários à coligação com o PV. "A medíocre matemática eleitoral não pode mover os passos de um partido como o PSOL", afirmou. Apesar de defender a aliança com Marina, ela disse que não vai passar por cima das discussões do partido. O PSOL divulgou nota ressaltando que a decisão sobre a sucessão presidencial se dará numa conferência eleitoral em março do ano que vem.

28 de novembro de 2009

BICUDO É UM VIRA-LATA DISFARÇADO DE RADIALISTA

Os profissionais de rádio de Itabuna, tem se notabilizado como um dos melhores do Brasil e o rádio de itabunense é o que mais tem inserção na sociedade baiana. Radialistas com maiores índices de audiência em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Ubatã... são de origem da capital do cacau. E existem nomes respeitáveis e reconhecidos como ícones da comunicação, como são os casos de Vily Modesto, Cacá Ferreira, Orlando Cardoso, Gerdan Rosário, Fábio Roberto, Jota Silva, Jota Hage, Paulo Leonardo, Frankvaldo Lima, Ivan Moraes e muitos outros, que dignificam a profissão. Entretanto, há também o chamado “espírito de porco”, ou simplesmente “jabazeiro” que emporcalha a classe. Ninguém em Itabuna, é mais lacaio, subserviente, mequetrefe, cachorro vira-lata... que o João Ailton, vulgarmente apelidado de “Bicudo”! Esta minha afirmação, decorre dele fazer rádio sob a tutela de bagatelas (nunca superior ao valor de um pinico de plástico e nem tão menos fétido, que o seu conteúdo), que orientam seus comentários tendenciosos e posicionamentos malandros. E como sou sem papas na língua e tenho língua afiada, jamais poderia me furtar de alertar a sociedade para o fato de não haver unanimidade de honradez, seriedade e dignidade no rádio de Itabuna e com isto, denunciar a existência de uma exceção desprezível na pessoa de um mercantilista vigarista, safado, medíocre... que se vende a um inimigo meu, por míseros R$ 50,00 (CINQUENTA REAIS) para tentar denegrir o caráter de um profissional sem papas na língua e com língua afiada, para rechaçar qualquer tentativa de intimidação de quem ainda não sabe, que comigo o buraco é mais embaixo!

ITABUNA SEDIOU COM ÊXITO ENCONTRO DO PV REGIONAL

Vinte e oito diretórios do PV do sul da Bahia estiveram reunidos hoje, na Câmara Municipal de Itabuna, para debaterem sobre os rumos que o partido deverá tomar para as eleições de 2010. O encontro contou com as participações dos deputados federais Edgar Mão Branca, Edson Duarte, que é pré-candidato a senador e Luiz Bassuma (foto), provável nome do PV que deverá disputar a vaga de governador do estado. A mesa diretora do evento foi comandada pelo presidente regional, Ivanilson Gomes e o vereador Gerson Nascimento fez a vez de anfitrião dos verdes visitantes. Como resultado dos debates, mais de 80% dos participantes se posicionaram favoráveis ao lançamento de candidaturas próprias para o senado e para governador. Estes percentuais são menores aos verificados em encontros realizados em Vitória da Conquista, Feira de Santana e Lençóis, onde os verdes foram 100% a favor de chapa completa do PV para as próximas eleições. No domingo que vem, o encontro acontecerá em Juazeiro e contará com a presença da senadora Marina Silva, candidata verde a presidência da república e fechando o ciclo de encontros, Salvador receberá os dirigentes do Partido Verde no dia 12, quando anunciará oficialmente, os nomes para a disputa da sucesso de Jaques Wagner.

OS ABACAXIS QUE O CABEÇA DE PITU TERÁ QUE DESCASCAR

O “deputado” Geraldo S. de Oliveira, vulgarmente conhecido como “Cabeça de Pitu”, é um sujeito privilegiado e sortudo, por praticar corrupção num Brasil onde a impunidade é referência de injustiça e sobrevida de políticos useiros e vezeiros em confundir interesses públicos com o particular. Num país onde as leis fossem implacáveis contra corruptos, ele já estaria processado, condenado, preso e sem direitos para se eleger ou se reeleger, comprando votos com o mesmo dinheiro surrupiado dos cofres públicos e desviando verbas, que poderiam gerar mais escolas e consciência sobre os danos provocados pela mercantilização de títulos eleitorais. Fiz uma breve pesquisa sobre os processos que implicam Geraldo S. de Oliveira em improbidade administrativa e o submete a circunstância de condenações em crimes diversos e relacionamos abaixo Alguns deles: STF Ação Penal Nº471/2007 - É réu em ação por suposta captação ilícita de votos. STF Inquérito Nº2707/2008 - Indiciado por crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral, emprego irregular de verbas ou rendas públicas e crimes de responsabilidade. STF Inquérito Nº2759 - Indiciado por crimes de responsabilidade (sob segredo de justiça) STF Inquérito Nº2719 - Indiciado por crimes de responsabilidade (sob segredo de justiça) TCU Acórdão 1644/2004 - Condenado a ressarcir aos cofres públicos R$ 50.000,00 e a pagar multa de R$ 7.500,00 por irregularidades em convênio firmando entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e a cidade de Itabuna, quando foi prefeito. TCU Acórdão Nº2109/2003 - Condenado a ressarcir aos cofres públicos R$ 332.880,84 e a pagar multa de R$ 30.000,00 por irregularidades em convênio firmando entre o Fundo Nacional de Saúde e a cidade de Itabuna, quando seu prefeito. TCU Acórdão 2519/2007 - Multado em R$ 2.500,00 por irregularidades em licitação quando presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia.

DEPUTADOS DO PV FALARAM PARA A IMPRENSA EM ITABUNA

O vereador Gerson Nascimento, do Partido Verde de Itabuna, reuniu a imprensa para uma entrevista coletiva com seus correligionários deputados federais Edson Duarte e Luiz Bassuma. Fizeram parte da Comitiva o secretário estadual de Meio Ambiente, Juliano Matos e o presidente do Diretório do PV da Bahia, Ivanilson Gomes. O evento aconteceu na noite de ontem, no Hotel Tarik Fontes Plaza e contou com as participações do prefeito, Capitão Azevedo e do recém eleito presidente da OAB de Itabuna, Dr. Andirlei Nascimento. Os deputados falaram da atuação do PV no Congresso Nacional e de emendas ao orçamento da União, com recursos destinados a Itabuna e outras cidade do sul da Bahia. O líder do PV Nacional, Edson Duarte é pré-candidato ao Senado e Luiz Bassuma concorre a indicação do partido para encabeçar a chapa majoritária do PV para o governo do estado da Bahia. Na manhã de hoje, sábado-28, o Partido Verde estará promovendo seu 4º Encontro Regional, na Câmara Municipal de Itabuna, que deverá ter a participação dos dirigentes verdes da região cacaueira.

OS ADULTOS DEVEM PROTEGER AS CRIANÇAS

A responsabilidade pela garantia dos direitos da infância e juventude é dever de adulto. Todos devem estar engajados nas denúncias de violência contra os brasileiros de “pouca idade”, visando a proteção das crianças e adolescentes. As autoridades policiais e judiciais devem facilitar o acesso da sociedade no momento de denunciar maus-tratos cometidos contra crianças e adolescentes. Deve-se deixar claro que a proteção desses brasileiros é um dever de cada cidadão, não importando sua crença, raça, classe social ou nacionalidade. Em um país extremamente humano e no qual as pessoas ainda se indignam com as injustiças cometidas contra o próximo, o envolvimento da sociedade é um meio eficaz de combater a violência. Este compromisso certamente deve ser compromisso das pessoas que abominam a violência e sabem que são parte importante no processo de transformação da sociedade.

A RESENHA HOJE É MAIS ROBERTO

Hoje (sábado-28), o radialista Roberto de Souza (PR), estará festejando o 12º aniversário do programa “Resenha da Cidade”. A atração que é apresentada pelo radialista, que também é vereador em Itabuna, começou na Rádio Difusora, com breve passagem pela Nacional e todos os sábados está na Rádio Jornal, com início às 10 horas e término ao meio dia. Roberto de Souza conta em sua equipe de apoio e produção, com nomes consagrados como Fábio Luciano, Frankvaldo Lima e Osvaldo Bispo. O programa Resenha da Cidade tem se notabilizado pela constância de boas entrevistas e intervenções de repórteres que proporcionam o mais imediato e completo informativo matinal do sábado sulbaiano. E isto dá ao programa, o maior índice de audiência no horário. Desejamos ao colega e amigo Roberto de Souza, mais 12 anos multiplicado por outras tantas vezes doze de mais existências de “Resenha da Cidade”.

NOVA FÁBRICA DE ACHOCOLATADO NA BAHIA NÃO FICARÁ NA REGIÃO CACAUEIRA

A Pepsico do Brasil inicia em janeiro de 2010 a construção de uma nova fábrica em Feira de Santana, num investimento de US$ 10 milhões, que prevê a geração de aproximadamente 200 empregos. A unidade vai produzir, na primeira fase, leite flavorizado e achocolatado em pó. Já na segunda fase, a produção será de salgadinhos, mandioca e banana fritas. O Protocolo de intenções assinado com o governo do Estado, prevê investimentos de US$ 5 milhões em cada uma das fases. O presidente da unidade de negócios da Pepsico no Brasil, Otto von Sothen e representantes da empresa, reuniram-se hoje (26), com o secretário da Indústria, Comercio e Mineração, James Correia, para finalizar detalhes da Implantação da nova fábrica. O secretário elencou os potenciais da Bahia para atender às necessidades da empresa, nos aspectos de infraestrutura, logística e matéria-prima. “A Bahia tem o cacau, o guaraná, a produção láctea em Jaborandi, as frutas típicas, exóticas e tantas outras cadeias produtivas que dão condições favoráveis para a implantação da Pepsico. Estas cadeias devem ser exploradas para atrair investimentos, gerar empregos e renda para a população local.” disse Correia. A Pepsico Inc. é uma empresa internacional mundialmente conhecida, com forte atuação na área de bebidas e de alimentos. Em 2001, a empresa concluiu o processo de fusão com a Quaker, outra gigante norte-americana do ramo de alimentos, e tornou-se responsável pela produção da Pepsi-cola, Gatorade, Toddy e Toddinho, Cheetos, Aveia Quaker, Elma Chips entre outros. (Jornal Bahia Online)

É NECESSÁRIO INCENTIVO À SUSTENTABILIDADE

Até o período da chamada Revolução Industrial, consciência ambiental não era - e parecia estar longe de ser - uma preocupação social. Os recursos naturais eram tidos como inacabáveis e a exploração inconsciente acabou provando que durante todo esse tempo o homem esteve errado. Hoje, o que se vê é destruição, é busca por medidas enérgicas para deteriorar com o que ainda nos resta de mata atlântica e tentativas frustradas de tentar recuperar o que virou pó. Não adianta. Pelo menos não enquanto apenas um grupo se esforça para reerguer a floresta que encobre os cacauais e outro continua a explorar a mais do que o devido. De parabéns estão as organizações que incentivam a sustentabilidade. É necessário o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, criar um Prêmio, a ser conferido anualmente às personalidades e instituições que mais se destacaram na temática do desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade no Estado, com foco nos ideais defendidos pelos líderes ambientalistas baianos. E sugiro que cinco critérios especiais sejam avaliados para a concessão do prêmio: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social, sustentabilidade cultural, sustentabilidade política e sustentabilidade econômica.

FINAL DE SEMANA COM ESTADO DE ALERTA

A chegada de mais um fim de semana é sinal de alerta para os profissionais que trabalham nas áreas de atendimento de urgência e emergência de Itabuna. Nesse quadro estão incluídos os médicos do Samu, os plantonistas do pronto-socorro e os agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil. É nos fins de semana que acontece o maior número de ocorrências de acidentes de trânsito e atos de violência que resultam na somatória de mortes que os jornais estampam na segunda-feira. O trabalho das equipes de socorristas e da segurança funciona como um “curativo” para um problema ainda maior, que é a falta de consciência daqueles que ainda se “embrenham” em aventuras perigosas para eles próprios e para os que os cercam. O estado de alerta vai continuar. Enquanto não houver uma conscientização geral em relação à valorização da vida, vai sempre haver um sinal vermelho brilhando no caminho da sociedade. Os números da violência dos fins de semana vão diminuir quando todos entenderem que álcool não combina com direção de carro, que alta velocidade não é garantia de chegada tranqüila ao destino, que desprezar a sinalização do trânsito não é bonito e que a vida do outro é tão importante quanto a sua própria.

TODOS SÃO RESPONSÁVEIS PELA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

É público e notório que a tomada de atitude dos Promotores de Justiça da Infância e Juventude, em defesa dos direitos dessa comunidade em especial, vem rendendo bons frutos. Em Itabuna, por exemplo, o trabalho dessas autoridades, aliado à luta de outras instituições, faz com que esses cidadãos de “pouca idade” sejam mais assistidos em seus direitos. É por meio do empenho de órgãos como o Ministério Público Estadual, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e programas desenvolvidos por entidades da sociedade organizada, que Itabuna tem muito menos crianças no trabalho degradante das ruas. Os programas de distribuição de renda do governo federal contribuem para que a infância e a adolescência permaneçam na escola e tenham seus direitos preservados no que diz respeito ao lazer e outras atividades educativas. Poder-se dizer que Itabuna está fazendo bem a lição de casa. A infância protegida significa a germinação de bons frutos a serem colhidos pelas gerações que virão. O sucesso das boas ações está no trabalho incansável das autoridades e na fiscalização feita pelas organizações sociais. Em resumo: todos são responsáveis.

HÁ QUE SE BUSCAR MAIS SOLIDARIEDADE NO SANGUE

Com o aumento nos procedimentos de saúde e em decorrência de Itabuna ser referência de boa medicina no Estado, também cresceu a procura pelas bolsas de sangue na santa Casa de Misericórdia. Por esse motivo, a direção do órgão tem intensificado o apelo por mais doação e trabalha a conscientização da sociedade para o simples gesto de solidariedade que salva vidas, literalmente. Muitas pessoas ainda se detêm nos mitos de que doar sangue causa dependência (de outras coletas), engorda ou emagrece. Outras ainda têm medo da picada da agulha ou do fato de ver o sangue passar pela “bombinha”. No entanto, os especialistas em saúde não cansam de orientar quanto aos benefícios que uma simples doação de sangue pode levar a outros que precisam desse produto nos hospitais. Trata-se de uma questão de consciência e sentido de humanidade. A solidariedade fala mais alto na atitude tomada pelos doadores fixos, que infelizmente ainda são poucos. Não é à toa que todas as campanhas ressaltam o amor ao próximo como argumento para sensibilizar o público. Nesse sentido é bom ressaltar que é o amor que fala mais alto mesmo. Esse é um sentimento que impulsiona à doação e à partilha. Quem o tem não consegue deter sem multiplicar. Quem ama tem a “solidariedade no sangue” e, de forma natural e espontânea, sente-se responsável por promover o bem-estar dos outros, não importando quem seja ou a que classe social pertença.

FTC ITABUNA LAMENTA A MORTE DO PADRE JOSÉ CARLOS

Um grave acidente ocorrido no início da manhã desta sexta-feira, dia 27, no quilômetro 518 da BR-101, provocou a morte do padre José Carlos Lima Santos, 43 anos, que cursava o 5º semestre de Direito na FTC Itabuna. Considerado um dos mais atuantes membros do clero da Diocese de Itabuna, o sacerdote trabalhava na Paróquia Senhora Santana, na cidade de Buerarema. José Carlos estava dirigindo o Golf de placa JQW-3895 que se chocou com um caminhão Mercedes-Benz, placa JLG-2601. A morte do acadêmico provocou comoção entre os estudantes de Direito da FTC e na comunidade regional. O religioso foi o criador da Fundação Reconto, que promovia a ressocialização de menores infratores com unidades nas cidades Canavieiras, Ilhéus e Itabuna. O diretor-geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, esteve com o bispo diocesano Dom Ceslau Stanula e familiares do sacerdote para manifestar os sentimentos de pesar em nome da Rede de Ensino FTC. O sepultamento está previsto para acontecer na manhã deste sábado (28), no Cemitério Campo Santo, logo após a celebração de missa de corpo presente na Catedral itabunense.

27 de novembro de 2009

MORRE TIAGO JAPIASSÚ

O empresário e líder estudantil Tiago Japiassu, 36 anos, faleceu na madrugada de hoje, vítima de um infarto fulminante. Ele ainda foi socrrido pelo SAMU, mas não resistiu. Tiago ficou conhecido nos meios políticos pela luta pela meia entrada e passe estudantil para estudantes itabunenses. O corpo está sendo velado no SAF e o sepulpamento será às 16 horas, no Cemitério Campo Santo. Tiago era sobrinho do ex-vereador José Japiassu. (Hélio Fonseca/Rádio Difusora)

PADRE DE BUERAREMA MORRE EM ACIDENTE NA BR 101

Um acidente com vítima fatal foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal, na manhã desta sexta feira (27), na BR 101, km-518, próximo a Itabuna. Um veículo Golf, placas JQW-3895, conduzido pelo padre José Carlos Lima Santos (43) colidiu com um caminhão Mercedes Benz, placas JLG-2601, carregado de madeira, dirigido por José Wilson Cardoso dos Santos. O acidente frontal aconteceu próximo ao antigo Posto Fiscal, sentido Itabuna-Buerarema. O condutor do Golf, que era padre da Paróquia de Buerarema e dirigiu a Fundação Reconto em Canavieiras, morreu no local. O motorista do caminhão foi conduzido para o HBELEM com escoriações e está sob observação. O impacto foi tão grande que o motor do Golf foi arremessado a quase 50 metros de distância. (Costa Filho/Rádio Jornal)

PMDB VAI ACIONAR MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA O GOVERNADOR JAQUES WAGNER POR PREVARICAÇÃO

O deputado estadual Arthur Maia (PMDB), um dos principais aliados do ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), disse que o governador Jaques Wagner “prevaricou” ao admitir em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Itapoan, que sabia da existência de denúncias sobre suposto esquema de corrupção na Agerba e avisou para que as práticas fossem suspensas. “Por este motivo, o PMDB vai sugerir ao Ministério Público representação contra Wagner “por prevaricação”. É imprescindível que o governador Jaques Wagner imediatamente diga o nome da pessoa ou das pessoas que lhe passaram a informação de que estaria havendo corrupção na Agerba e a quem ele fez estas declarações despropositadas”. Segundo o deputado, o crime de prevaricação é definido na medida em que um agente público toma conhecimento de ilícito e não atua imediatamente para saná-lo. “Além disso, fica notório nas declarações de Wagner que sua atitude teve caráter meramente político, na medida que soube no início do governo e não tomou providências e agora, quando não se é mais aliado, ele bota a polícia a serviços dos seus interesses” (Boca Maldita).

ASSASSINOS E ACUSADOS DE TRÁFICO SÃO PRESOS

A Polícia Militar prendeu hoje cedo quatro homens sob acusação de assassinato e tráfico de drogas quando estavam próximos a fábrica da Pênalti, bairro Jaçanã, em Itabuna. São Eles: Antônio Carlos Almeida, de 27 anos, Francisco Eliodoro dos Santos, 26 anos, William Ramos da Silva, de 18 anos e Maltróane Moura da Silva, o “Índio”, de 30 anos. A PM apreendeu 30 papelotes de maconha, pedras de crack e 30 papelotes de cocaína. Entre os presos, dois são acusados de praticarem homicídios, segundo a polícia. Trata-se de Antônio Almeida e William. (Oziel Aragão/Xilindró)

SOUTO COMPARA DADOS SOBRE VIOLÊNCIA

O presidente do Democratas, o ex-governador Paulo Souto, afirmou hoje que está preocupado com os índices de violência na Bahia. “Enquanto as taxas de homicídio diminuem nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, na Bahia, elas estão aumentando nos últimos três anos”. Com base em dados do Ministério da Justiça e secretarias de Segurança, Souto informa que a taxa de homicídio cresceu 36,5% na Bahia. “Subiu de 23 mortes por 100 mil habitantes, em 2006, para 31 vítimas de assassinatos por 100 mil habitantes, em 2008”. De acordo com Souto, a taxa de homicídio é um indicador importante da falta de segurança e a taxa baiana já é similar a do Rio de Janeiro, estado emblemático na questão da violência. “O estado do Rio, que tinha uma taxa de 45 homicídios a cada 100 mil habitantes, em 2006, caiu para 32, no ano passado”, informa. Com relação ao estado mais populoso do país, São Paulo, o democrata destaca que a situação da violência na Bahia ainda é mais vexaminosa. “No ano passado, São Paulo teve uma taxa de 11 homicídios por 100 mil habitantes, três vezes e meia inferior à taxa baiana”, explica. “Enquanto São Paulo teve uma taxa de 6,5 homicídios por 100 mil habitantes, em 2008, Salvador apresentou o lamentável resultado de 59 assassinatos para cada 100 mil habitantes, nove vezes mais do que São Paulo”, acrescenta.

SUÍÇA DEVOLVERÁ US$28 MI DESVIADOS PELO 'PROPINODUTO' AO BRASIL

O governo da Suíça resolveu devolver ao Brasil US$28 milhões desviados a partir do esquema que ficou conhecido como 'propinoduto'. As informações foram confirmadas nesta sexta-feira (27) pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, que disse ainda que esta decisão era 'um recado aos corruptos e bandidos'. Segundo Genro, o 'valor simbólico' da decisão é maior que o 'econômico' e rompe com a cultura da impunidade, pois recursos ilegais estão sendo identificados. Representantes dos dois países estabeleceram um acordo para a realização de reuniões semestrais para estabelecer cooperações em outros casos. Um representante da Polícia Federal vai atuar na Suíça para facilitar o tratamento de casos de investigação de lavagem de dinheiro e corrupção. A decisão foi tomada dez anos após a criação do esquema de corrupção articulados por fiscais de renda do Rio de Janeiro, conhecido como 'propinoduto' que foi descoberto em 2002. Na época, o Discount Bank & Trust Cie (DBTC) foi comprado pelo Union Bancaire Privee (UBP) em Genebra. Nas investigações internas feita pelos novos proprietários do banco, um caso chamou a atenção: a diferença dos salarios declarados por cidadãos brasileiros e o volume de dinheiro que entrava em suas contas todos os meses por meio do escritório do Discount Bank no Rio. As investigações acabaram revelando que se tratava das contas de fiscais de renda o Rio de Janeiro. O esquema no Rio envolveu o envio desse dinheiro entre o Brasil e bancos na Suíça entre 1999 e 2000 por quatro fiscais de renda do governo e quatro auditores da Receita Federal. Entre os envolvidos estava um integrante do governo do Rio de Janeiro na gestão do ex-governador Anthony Garotinho (PSB), que teria enviado US$ 8,9 milhões para a Suíça. Segundo as investigações, o dinheiro viria de propinas pagas por empresas em troca de benefícios fiscais. A esperança é de que os recursos cheguem ao Tesouro Nacional no início de 2010. Para que o dinheiro seja depositado no Brasil, o governo suíço quer garantias de que irá diretamente aos cofres públicos e, para isso, uma série de processos burocráticos terão de ser cumpridos. Durante a visita, a Suíça ainda confirmou que irá financiar projetos brasileiros para ajudar Haiti, Angola e Moçambique no que se refere ao sistema de segurança pública. O acordo foi estabelecido com a ministra de Relações Exteriores, Micheline-Calmy Rey, para a implementação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nos países mais pobres. (As informações são do G1).

PMS MANTÊM GAROTA DE 13 ANOS EM CÁRCERE PRIVADO EM TANCREDO NEVES

Os PMs Ondino Mendes da Silva Filho, 37 anos, e Luís Carlos Sampaio da Silva, 46, que são irmãos, foram autuados em flagrante na quinta-feira (26), na 11ª Delegacia (Tancredo Neves), pelo crime de cárcere privado. Os dois, lotados na 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (Barbalho), são acusados de manter uma garota de 13 anos por cerca de dez horas numa casa na Rua Valério Silva, na Avenida Barros Reis. Segundo a polícia, a garota chegou à casa dos soldados por volta das 2h de ontem (26). Pouco depois, ela recebeu uma ligação da mãe, pedindo que fosse para casa. Mas, ao tentar sair do imóvel, foi impedida por Ondino. A mãe então denunciou o fato à polícia. Ondino alegou que não deixou a menina sair porque ficou com medo do que a família dela poderia pensar. A garota afirmou que não houve tentativa de abuso sexual.

PRÊMIO DA MEGA-SENA DA VIRADA PODE PASSAR DE R$ 85 MILHÕES

O último prêmio da Mega-Sena em 2009, que será sorteado no dia 31 de dezembro, deve passar de R$ 85 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. As apostas para a Mega-Sena da Virada começam a ser feitas na próxima segunda-feira (30), em todas as lotéricas do país. O valor é o maior já pago pelas loterias da Caixa. Até hoje, o maior prêmio foi de R$ 64,9 milhões, que saiu para uma única aposta da Mega-Sena, em outubro de 1999, em Salvador. Para oferecer esse valor, 5% do total destinado a prêmios em todos os concursos da Mega-Sena desde o início de 2009 estão sendo reservados para o sorteio especial. Até a data do sorteio, a expectativa de grande número de apostas pode aumentar ainda mais o valor previsto. COMO JOGAR: Para jogar com antecedência, o apostador deverá utilizar o volante especial da Mega-Sena da Virada, que já está disponível nas lotéricas. Além do valor recorde, outra novidade é que o prêmio não acumulará. Se ninguém acertar os seis números sorteados, a bolada será dividida entre os acertadores de cinco números. MEGA SEMANA DE NATAL: Além da Mega-Sena da Virada, o fim de ano terá outra novidade. A Caixa Econômica Federal vai realizar três sorteios da Mega-Sena na mesma semana. Os sorteios acontecem nos dias 22, 24 e 26 de dezembro e serão concursos regulares da Mega-Sena. Os sorteios da Mega Semana de Natal serão realizados no Caminhão da Sorte, que estará na cidade de Tubarão, em Santa Catarina. As informações são do G1.

GOVERNADOR DIZ QUE JÁ SABIA DE 'PROBLEMAS' NA AGERBA

Em sua primeira entrevista após o escândalo do “Expresso da Propina’”, o governador Jaques Wagner afirmou na quinta-feira (26) que, muito antes das investigações da polícia, já tinha informações sobre “problemas” envolvendo o sistema de transporte intermunicipal. As declarações foram feitas ao vivo, no programa Balanço geral, da TV Itapoan. Enquanto garantia que a Operação Expresso não teve como alvo atingir o PMDB, partido que era da base aliada do governo, Wagner declarou: “Chamei todo mundo que tá envolvido nesse caso e disse: ‘Olhe, está chegando no meu ouvido que está tendo problema aí. Pelo amor de Deus, eu já disse que não quero isso no governo’”. Ainda durante a entrevista, o governador dá novamente a entender que tinha conhecimento de denúncias de corrupção: “Não tem negócio de bola aqui dentro. Avisei antes. Depois disso, o tempo passou, alguém foi lá e fez uma denúncia e eu não ia dizer ‘não investigue’. Mandei investigar”. A entrevista virou o argumento que o PMDB queria para defender a tese de motivação política no caso. Contudo, é fato que a polícia tem indícios fortes de corrupção envolvendo a Agência Estadual de Regulação de Serviços de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). Até agosto, o órgão era controlado pelo partido. Investigações e escutas telefônicas apontam a participação de políticos ligados ao ministro Geddel Vieira Lima. Entre eles, o ex-diretor executivo da Agerba, Antonio Lomanto Netto, um dos sete presos na Operação Expresso. O secretário de Transportes e Infraestrutura de Salvador, Almir Mello Júnior, e o presidente do PMDB baiano, Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel, também são citados no mandado judicial da operação, mas negam participação no esquema. Segundo a Justiça, eles foram os prováveis destinatários da propina cobrada pela direção da Agerba, em troca de favorecimentos a empresas de transportes. Na quinta-feira (26), Lúcio disse que já colocou à disposição da Justiça seus sigilos bancário e telefônico. O CORREIO procurou a assessoria do governador para comentar o teor da entrevista, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. (Jairo Costa Júnior - Correio)

PV BAIANO REALIZA ENCONTRO AMANHÃ EM ITABUNA

Depois de Vitória da Conquista, Feira de Santana e Lençóis, o PV realiza o seu quarto encontro regional, dessa vez em Itabuna, neste sábado, dia 28, na Câmara Municipal, 9h. Além do presidente Ivanilson Gomes, todos os deputados federais confirmaram presença, assim como lideranças da região. Está confirmada também a presença da senadora e presidenciável Marina Silva (AC) no encontro de Juazeiro, marcado para o próximo dia 6 de dezembro. A cada encontro, segundo o deputado Luiz Bassuma, cresce a participação nos debates e se fortalece na base do partido a tese da formação da chapa própria para a disputa do governo da Bahia em 2010, decisão reafirmada nos encontros do PV, como aconteceu em Feira e Lençóis, com a participação de Fernando Guida, membro da Executiva Nacional.

LOMANTO NETTO TERIA FAVORECIDO CAMURUJIPE

Antônio Lomanto Netto é suspeito de influenciar nas decisões da Agerba em favor da empresa Auto Viação Camurujipe, mesmo depois de deixar o cargo de superintendente da agência reguladora. Uma das linhas de investigação da Polícia Civil é tentar provar que Lomanto Netto teria exigido que a procuradora chefa da Agerba modificasse o parecer da especialista em regulação, Patrícia Lima. Ela havia apontado irregularidades na empresa, que a impediriam de alterar seu quadro societário. Em seu parecer, a especialista apontou a necessidade de adequação operacional da Camurujipe, uma vez que a empresa possui diversas autuações por infrações ao regulamento, segundo ela, descumpridas. Patrícia Lima relatou também que a empresa não juntou ao processo de alteração societária provas de que atendia às exigências de capacidade técnica e operacional, idoneidade financeira, regularidade jurídica e fiscal, além de atualização do registro cadastral. A especialista finaliza o parecer vedando a alteração societária e alerta para as consequências civis e penais para o caso do descumprimento. Mesmo assim, o contrato social da empresa foi alterado no dia 19 de junho deste ano. Na transação, a Veipar Empreendimentos ficou com 73,76% das cotas da Camurujipe. As informações são do jornal A Tarde.

26 de novembro de 2009

AZEVEDO É CHAMADO DE “COVARDE”

Nesta quinta-feira acontece em Itabuna mais um almoço realizado pelo GAC, mas no almoço de hoje aconteceu algo inusitado, foi quando um dos membros do GAC pediu a palavra. Um orador afirmou que o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), não pode ter medo da câmara de vereadores, porque ele obteve mais votos que os vereadores. O cidadão chegou a afirmar que o prefeito estaria sendo “covarde” em relação aos vereadores. Mas o que chama atenção é que o membro do GAC que fez essas afirmações, foi Messias Maciel, que ocupa um cargo bastante significante na EMASA, que é uma autarquia municipal, na qual o prefeito é o responsável por indicar a diretoria. (www.politicosdosuldabahia.com.br).

DEPUTADO DE ILHÉUS ASSUME VÁCUO DEIXADO POR GERALDO CABEÇA DE PITU

Expomos aqui, as Emendas do Deputado Federal Raymundo Veloso para a cidade de Itabuna e desafiamos ao “deputado” Geraldo Simões (sangue de Cristo tem Poder) a fazer o mesmo. Se houver necessidade de papel, para enumerar suas emendas, podemos conceder-lhe um pedaço de papel higiênico, cujo conteúdo fétido não poderá ser incluído como da sua autoria! Masw o fato é que Itabuna está orfã de reprsentação no congresso nacional, pois suas vozes advem de políticos de Ilhéus, Jequié e salvador. Não há nem uma verba, ou obra, que tenha sido trazida, ou esteja em fase de reivindicação e promessa do Geraldo “cabeça de Pitu” e segundo tem denunciado o Ministro Geddel Vieira Lima, ele ainda tua em Brasília, para dificultar e impedir que o prefeito Capitão Azevedo consiga mais recursos paa a cidade. Segue abaixo a relação das Emendas do Deputado Federal Raymundo Veloso para a cidade de Itabuna: R$ 600 mil para a implantação do CVTT (Centro Vocacional Tecnológico) voltado para mecânica automotiva R$ 200 mil para a construção da sede própria do Ministério Público do Trabalho R$ 400 mil para a construção de um Posto de Saúde na UESC R$ 200 mil para a CEPLAC R$ 1 milhão para a revitalização da Avenida Cinquentenário R$ 350 mil para a implantação de uma Escola Pública de Trânsito R$ 150 mil para a Santa Casa Implantação do IFET (em construção na rodovia Ilhéus-Itabuna) Conquista de concessão para Rádio e TV UESC Eletrificação rural para mais de 1500 famílias da região Luta constante em defesa dos produtores de cacau

ELEIÇÕES INTERNAS DO PT CONFIRMAM VOLTA DE MENSALEIROS AO COMANDO DO PARTIDO

As eleições internas do PT confirmaram a volta ao comando do partido de petistas que são réus do processo do mensalão - a maior crise do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - no STF (Supremo Tribunal Federal) e são investigados por suposta participação no esquema compra de votos no Congresso em 2005. Apesar de terem recebido aval da maioria dos petistas, segundo lideranças do partido, a expectativa é que eles fiquem apenas como integrantes do Diretório Nacional, sem cargos de destaques e sem nenhuma secretaria sob o controle. Com quase 85% dos votos do PED (Processo de Eleição Direta) apurados, a chapa "O Partido que Muda o Brasil" recebeu 216.364 votos (55,4%) e deve ficar com 45 das 81 cadeiras do Diretório Nacional. A chapa apoiava o presidente eleito, José Eduardo Dutra, e conta com oito petistas denunciados pelo mensalão, entre eles o ex-ministro José Dirceu e os deputados federais José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP). Desde o início do PED, líderes do PT trabalharam para demonstrar pouco constrangimento com a volta dos mensaleiros ao comando do partido. A pré-candidata do PT à sucessão presidencial, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), disse, inclusive, que seria natural que exerçam seus direitos políticos porque ainda não foram condenados. (Folhapress).

PRESIDENTES FALTAM A ENCONTRO E IRRITAM LULA

A defecção de sete dos oito presidentes da região amazônica convidados para o encontro de Manaus irritou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com desculpas variadas, a maior parte dos convidados frustrou um convite pessoal do presidente e revelou, na opinião do governo brasileiro, o interesse que há na região pelo tema mudanças climáticas: nenhum. A intenção era reunir os líderes da região para acertar uma posição comum sobre as mudanças climáticas e, principalmente, as compensações para se evitar o desmatamento da floresta amazônica, com o objetivo de levar uma posição comum para a Conferência Mundial sobre o Clima, em Copenhague no próximo mês. O texto ainda sairá, mas a omissão dos presidentes mostra que a força do que será dito é pouca. Apesar do Brasil não precisar de apoio da região para defender suas posições em Copenhague, a ausência de praticamente todos os presidentes da região - apenas Bharrat Jagdeo, da Guiana decidiu comparecer - deixou Lula em uma situação constrangedora. Pessoalmente interessado em levar a voz da Amazônia para Copenhague, o presidente se empenhou em convidar pessoalmente seus colegas para o encontro, incluindo o outro chefe de Estado presente, o francês Nicolas Sarkozy. O resultado do encontro foi a demonstração patente de que nenhum dos presidentes da região tem o assunto como prioridade. No final do encontro, até mesmo a foto oficial foi cancelada.

ZIZO TERÁ MUTIRÃO CONTRA A DENGUE NESTE DOMINGO

Moradores do bairro de Zizo e o poder público municipal estão juntos na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. No próximo domingo, 29, lideranças comunitárias e as famílias da área promovem um grande mutirão em todas as ruas do bairro. O trabalho está sendo organizado pela Associação dos Moradores e conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. Também participam a Defesa Civil, empresa Marquise e Ministério Público. O trabalho começa às 8 e vai até as 16 horas. O presidente da associação, Carlos Severo dos Santos (Carlos do Amendoim), pede que toda a comunidade abrace essa causa, que é de todos, e participe ativamente. “O trabalho feito em mutirão, além de contribuir para manter as áreas limpas, combater e controlar doenças como a própria dengue, serve também para unir as famílias num momento de integração”, afirma Santos. (Rosi Barreto – Foto: Vinicius Borges).

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM ITABUNA CAIU ESTE ANO

Nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, uma caminhada pela Avenida do Cinquentenário vai fortalecer a divulgação da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. A mobilização terá início às 16 horas, na Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó) e está sendo organizada pela Divisão de Combate à Violência Contra a Mulher, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Alzira Marques, que chefia a Divisão e coordena o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, afirma que o evento tem grande significado e marca um momento dos mais importantes na luta das mulheres por uma vida digna, livre de todas as formas de violência. “Organizamos o Conselho, temos uma instância específica para prestar atendimento às mulheres no âmbito da Secretaria de Assistência Social e estamos certas de que Itabuna tem todos os instrumentos para enfrentar de maneira decisiva esse absurdo que é a violência contra a mulher”, afirma Alzira. (Ricardo Ribeiro).

SARNEY DEIXA CENTRO MÉDICO APÓS SE SUBMETER A EXAMES

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deixou esta tarde o Centro Médico da Casa, onde foi submetido a exames depois de ter passado mal de manhã. Segundo assessores, o diagnóstico de gastroenterite foi confirmado pelos médicos. Sarney passou por exames de Raio-X, ecografia e medição da taxa de açúcar no sangue. O senador chegou no Centro Médico ao meio-dia e recebeu medicamentos e soro. Enquanto recebia soro, Sarney foi visitado por amigos e parentes - entre eles, o deputado Zequinha Sarney (PV-MA), seu filho, e os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Epitácio Cafeteira (PTB-MA), além do diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra. A Presidência do Senado chegou a pedir à Força Aérea Brasileira (FAB) que mantivesse um avião de plantão para o caso de Sarney precisar ser transferido para outro hospital. Logo em seguida, porém, o avião foi dispensado, segundo sua assessoria, porque o diagnóstico mostrou não ser necessária a transferência. O senador foi para sua casa, no Lago Sul. Sarney cancelou todos os compromissos hoje e sua assessoria ainda não sabe se ele comparecerá ao Senado amanhã.

CASAL É FLAGRADO FAZENDO SEXO NA TORRE DO RELÓGIO, NA AUSTRÁLIA

O sexo tem feito muita gente fazer loucuras no mundo inteiro. E não é apenas no Brasil onde a libidinagem corre solta. Um casal foi flagrado em Sidney, na Australia, fazendo sexo na torre do relógio, um marco histórico da cidade. Diversas fotografias começaram a vazar na internet, enviadas por pessoas que passavam pelo local no momento. A região onde fica a Torre do Relógio é um dos centros comerciais mais movimentados da cidade. O Casal foi flagrado em clima quente na Torre do Relógio. O casal pareceu não se importar com as pessoas que estavam passando ou com a exposição em relação à movimentação no local. EMPRESÁRIO FEIRENSE É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE MOTEL DE SERRINHA: Cristiano Pereira, empresário de Feira de Santana, foi encontrado morto no início da tarde desta quinta-feira (26) em um motel na entrada do município de Serrinha, que fica a 173km de Salvador. O corpo do empresário foi localizado com uma corda no pescoço em um dos quartos do estabelecimento. Ele trabalhava na empresa Andaime Everest e estava desaparecido desde a quarta-feira (25), quando foi visto pela última vez abastecendo o veículo no bairro de Cidade Nova. Segundo informações do Ibahia.com, a delegacia de Serrinha está apurando o caso, e o Departamento de Polícia Técnica da cidade já removeu o cadáver do local. (Correio).

PAI CHAMA A POLÍCIA E FILHO VICIADO É BALEADO E MORTO EM MINAS GERAIS

Um rapaz de 29 anos foi morto, em casa, por um policial militar, nesta quinta-feira (26), em Belo Horizonte. O pai dele teria pedido ajuda aos policiais, porque o filho estaria usando crack e cocaína, com outros dois amigos. Quando saiu do quarto, o filho teria ameaçado os policiais com uma faca. Houve confronto, um policial foi esfaqueado e o rapaz, baleado. Um documento da PM informa que foram disparados 12 tiros. O rapaz viciado morreu a caminho da unidade de saúde. Os parentes dele não quiseram dar entrevista. Os dois amigos foram detidos e teriam confirmado que estavam consumindo drogas. O militar ferido foi levado ao hospital e já teve alta. Vizinhos disseram que o problema era antigo e o rapaz ficava agressivo quando usava drogas. Ele já teria sido internado seis vezes em clínicas de recuperação. A última passagem ocorreu no ano passado. As informações são do G1.