Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de janeiro de 2010

ESTÁ TUDO DEPENDENDO DO NOSSO BOM SENSO

Tem razão quem diz que “a voz do povo é a voz de Deus”, especialmente no que se refere às decisões que envolvem mudanças de comportamento. Isso está mais do que claro quando se trata do combate à dengue, cujos focos do mosquito transmissor (Aedes aegypti) estão dentro dos quintais e residências. Nesse caso, por se tratar de um espaço privado, o serviço público não entra sem ser convidado. Portanto, a iniciativa de manter o ambiente livre do mosquito deve partir do morador. O mesmo acontece com as demais campanhas de prevenção de doenças, como é o caso da leptospirose, comum nesta época do ano e causada pela urina do rato, que não deve ser alimentado por restos de produtos das cozinhas domiciliares. A voz popular também define se o trânsito se tornará mais harmonioso, independentemente da campanha preventiva que está sendo feita para evitar a asfixia do tráfego no centro da cidade. É verdade que, nesse caso, a legislação ampara a aplicação de multas e outros artifícios que garantam a ordem, mas, ainda assim, existe a necessidade da participação ativa de cada cidadão para uma mudança completa de antigos hábitos. A participação da população é importante em qualquer mudança. Vale lembrar que neste ano também a coletividade vai definir sobre o revezamento dos seus representantes políticos. É o povo que decide quem sai e quem fica. É a participação do cidadão que define as causas de seu interesse e benefício. Vale destacar que a participação ativa de todos é importante em qualquer dessas questões, não importa da cor, crença, raça, opção sexual, grau de instrução ou cl asse social.

3 comentários:

  1. É, meu amigo. Essa idéia de que "voz do povo, voz de Deus" está me parecendo uma furada, justamente pela não unificação do pensamento do povo. Até tal coisa ocorrer, estaremos sendo coordenados pelas forças superiores, pois ainda não temos responsabilidade para sermos auto-suficientes.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil o jeito de agir é diferente do que o jeito de pensar "a união só faz a força quando é para o trabalho", quando é para dividir os lucros a divisão entre a minoria faz o rateio.

    ResponderExcluir
  3. Juntos somos mais fortes!!
    A União Faz a Força!!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: