Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de janeiro de 2010

HAITIANA É RESGATADA COM VIDA EM ESCOLA 15 DIAS APÓS O TERREMOTO

Quinze dias após o terremoto que devastou Porto Príncipe, uma haitiana de 16 anos foi resgatada com vida dos escombros de uma escola na capital do país, apesar de as autoridades locais terem encerrado as operações de resgate cinco dias antes. Darlene Etienne só foi descoberta porque vizinhos estavam vasculhando os escombros de suas casas quando ouviram a voz dela e chamaram o socorro. As equipes de salvamento informaram à Karen Allen, enviada da BBC ao Haiti, que Darlene estava no banheiro da escola em que estudava quando o prédio desmoronou. Ela só sobreviveu porque bebeu água de uma banheira, disseram. "Tudo o que ela f alou foi "obrigado". Ela está muito fraca, o que sugere que ela esteve nos escombros por 15 dias", disse Samuel Bernes, líder do grupo de resgate que a salvou. Na última terça-feira, as equipes de salvamento haviam encontrado um homem de mais de 30 anos chamado Rico Dibrivell. Não se sabe se ele estava preso desde o terremoto, ou se a construção desmoronou mais tarde. Até a última quarta-feira, os times de resgate estavam vasculhando os escombros de uma universidade da capital depois da notícia de que uma mulher ainda estaria soterrada viva no local. Um amigo dela teria telefonado para o seu celular e descoberto seu paradeiro. Mas ainda não há informações de que ela tenha sido salva.

3 comentários:

  1. Val Cabral
    Os brancos, ditos cristãos (embora nunca tenham aplicado os princípios do Cristo à sua política externa), atuaram da maneira mais cruel já vista na História.
    Dizimaram milhões de indígenas na América e outros milhões de negros na África. Invadiram os países desse continente, mataram pessoas da forma mais cruel já vista e, ainda, escravizaram aqueles que sobraram.
    O terremoto no Haiti nada mais foi do que o resultado de um choque entre duas placas tectônicas. Quando isso ocorre em um país rico, que se prepara para terremotos e possui construções sólidas, as perdas ocorrem, mas são pequenas. Agora, quando isso ocorre em um país cheio de favelas e nenhum preparo, o resultado é esse: milhares de mortes. Nada mais do que isso.
    O meu Deus é amor, se ele castiga alguém dessa maneira por questões religiosas, ele é não é soberamente justo e bom. Eu sabia que os corvos iam aparecer para dizer que foi castigo.
    A minha religião manda que pratiquemos a caridade e ajudemos a quem precisa. A desses corvos, aí, prefere fazer marketing religioso a todo custo e dizer que foi castigo. Cada um sabe de si, eu acho que a caridade é a verdadeira forma de agradar a Deus.
    Agora, quanto à pobreza, a culpa da situação horrível em que se encontra a África e outros países pobres, como o Haiti, é do Homem Branco Cristão Protestante ou Católico. Isso é fato. Portanto, se na política alguém não tem nada a ver com o Cristo, esse alguém é o Homem Branco, e não os povos negros.
    O Haiti foi o primeiro país a ser independente na América, através de uma revolução liderada pelos próprios negros. O problema é que a economia nunca decolou por causa do baixíssimo grau de instrução do povo haitiano e o país foi abandonado após a revolução. O resultado é esse aí, miséria em grau extremo e uma corrupção astronômica.
    Agora, confundir religião com situação econômica é de uma crueldade e falta de caráter ímpar. Até porque foi o próprio homem branco que provocou tudo isso.
    Detalhe: eu sou branco e descendente direto de europeus, mas eu sei reconhecer os erros do meu povo. (Rafael)

    ResponderExcluir
  2. Prezado Val Cabral, o Deus dos milagres, como este da haitiana sobrevivente, não seria também o Deus das desgraças e fatalidades que mataram milhares de outras pessoas no Haiti?
    Profº Cláudio

    ResponderExcluir
  3. Alguns afirmam este tipo de sobrevivencia acontece, porque o Haiti é um país com muita idolatria!
    Eu pessoalmente sei que existe algo além do fato natural (o terremoto), e que está além de nossa compreensão, afinal de contas morreram muitas crianças e pessoas supostamente inocentes .
    O Carma é uma teoria que nos faz entender melhor esta questão ....
    Felicidades.
    Maria do Carmo Sales de Souza

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: