Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de fevereiro de 2010

OPERAÇÃO DA POLÍCIA TENTA IMPEDIR POSSÍVEL INVASÃO DE ÍNDIOS EM BUERAREMA

Quinze homens da Polícia Federal e 30 da Polícia Militar ocuparam as principais entradas e o centro da cidade de Buerarema, 450 km de Salvador, na manhã deste sábado, 27, para tentar impedir uma possível invasão indígena no centro da cidade. A operação das polícias foi iniciada por volta das 6 horas. De acordo com Andirley Lopes, Agente Especial da Polícia Federal, aproximadamente 70 carros, caminhões e ônibus foram revistados para impedir circulação de armas de fogo em Buerarema. O clima está tenso no local desde o dia 19, devido à ocupação de duas fazendas pelos índios da tribo Tupinambá de Serra do Padeiro. O conflito entre índios e fazendeiros deixou quatro produtores rurais feridos - Edvan Moreira, Hypérides da Silva Magalhães, conhecido como “Péu Magalhães”, Ivanilson Almeida Santos e Alfredo Falcão. Os produtores foram atingidos na mão, braço, rosto e cabeça, mas não correm risco de morte. Segundo testemunhas, que preferem não ser identificadas, há pelo menos mais uma pessoa desaparecida. De acordo com o delegado da Polícia Civil de Buerarema, Pedro Chaouí, não foi registrado nenhum caso de morte ou desaparecimento de produtores rurais na delegacia da cidade. A operação se encerrou às 12 horas da tarde e, segundo informações da Polícia Federal, outras ações serão feitas para tentar amenizar o confronto. Camila Oliveira, da Sucursal Itabuna. (Camila Oliveira).

7 comentários:

  1. É bem possível que as disputas se tornem mais ásperas, com prisões e mortes, se o governo não encontrar uma fórmula de negociação adequada.

    ResponderExcluir
  2. A violência contra os povos indígenas tem aumentado no país. Na maioria das vezes essa violência se dá contra líderes indígenas devido, principalmente, a disputas por terras, pelas riquezas naturais contidas nessas terras e até pelo conhecimento indígena sobre a biodiversidade.

    ResponderExcluir
  3. Temos que facilitar aos índios o acesso ao conhecimento que eles julgam necessários para levar adiante seu projeto de vida.

    ResponderExcluir
  4. Os índios têm uma formação cultural diferente da que estamos acostumados a ver e vivenciar. Por essas e outras, fazem suas próprias leis conforme suas necessidades e reagem às nossas leis da forma que lhes convêm e da forma que podem.

    ResponderExcluir
  5. Existe preconceito contra os índios porque há algo diferente neles que, talvez, chegue a assustar. E a humanidade toda ainda é assim: o que é diferente e chega a assustar tende a sofrer manifestações de repúdio e/ou repressão.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez o governo estadual e federal nada fizeram em pró dos fazendeiros, agricultores e famíliares das pessoas atingidas pela violência, invasão e assassinatos cometidos pelos arruaceiros travestidos de “índios” em Buerarema. Até quando vamos assistir o bandido virar mocinho (herói) no Brasil? Quem trabalha, paga impostos e cumpre as leis em nosso país, são presas, humilhadas e mortas. O Brasil tem mais de 500 anos, essas terras um dia pertenceram a indios nativos, porém, com o desenvolvimento e o crescimento urbano, os povos juntaram e hoje só existe uma nação, o Brasil. Dizer que a nossa região tem índio, como esses baderneiros que saquearam, queimaram e destruiram as propriedades rurais em Buerarema, é aceitar o crime e a desordem em nosso país. Chega de fazer vista grossa e faz de conta, quem produz nessa terra merece respeito e honra. Com a palavra, nossos governates!!!!
    Ass: Indignado & Perplexo

    ResponderExcluir
  7. Esses pseudos ou clone de indios, só vão se aquietar quando acontecer uma tragédia. Sob o manto da Funai, governo federal e algumas “ongs”, eles vêem provocando uma diversos problema para a população e para eles mesmos. Enquanto não fizermos valer os nossos direitos de proprietários e posseiros das terras que cultivamos e zelamos, os parasitas e pelegos que andam atrás da coisa feita, estarão a espreitas de nós, os verdadeiros trabalhadores, agricultores, cidadãos e contribuintes desses topos de pessoas. Chega de vê valer os incompetentes e desonestos nesse país! Fora, cambadas de sanguessugas…,!!!!!!!!!!
    Ass: Rafhael Nardal

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: