Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de junho de 2010

EMPRESAS BRASILEIRAS EMPREGAM APENAS 18% DO QUE A LEI EXIGE

O Brasil deveria empregar 851.078 pessoas com deficiência para que a Lei de Cotas fosse cumprida no país. Até dezembro do ano passado, entretanto, o total de deficientes inseridos no mercado era de 152.537, segundo dados da fiscalização do Ministério do Trabalho. A média de cumprimento da lei no país é de 17,9%, o índice é calculado a partir da estimativa de vagas que empresas com cem ou mais empregados deveriam criar e do total de deficientes incluídos no mercado de trabalho por força de ação fiscal. Os Estados com maior índice de cumprimento são Ceará e São Paulo, com respectivamente 42,3% e 41,8%. Santa Catarina e Paraíba têm os menores índices: 3,4% e 4%, respectivamente. "Apesar de a situação ter melhorado muito desde que a lei foi criada, em 1991, e de haver várias iniciativas que estimulam a inclusão de pessoas com deficiência, ainda há uma barreira cultural que impede a contratação desses profissionais", diz Carlos Aparício Clemente. Pesquisa feita para o Instituto Ethos com as 500 maiores empresas do país mostra que, no nível operacional, apenas 1,9% dos funcionários eram pessoas com deficiência em 2007. A maior parte eram deficientes físicos. Somente 0,1% dos contratados eram deficientes visuais e 0,1% tinham deficiências múltiplas. Nos níveis de supervisão e gerência, os percentuais de deficientes eram 0,4% e 0,38%, respectivamente. Ou seja, as cotas estão longe de ser cumpridas. POR SETOR - Levantamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP,mostra que os setores que mais contrataram deficientes foram educação e comércio varejista. Os que menos contratam são os de atividades ligadas à extração de carvão e à descontaminaçã o de resíduos -áreas em que a atuação dos deficientes é limitada. Na opinião de especialistas em assuntos relacionados à inclusão dos deficientes, um dos maiores entraves para a contratação ainda é a baixa qualificação. Segundo dados do governo paulista, somente 222 deficientes foram atendidos pelo programa estadual de qualificação profissional em 2008. No ano passado, foram 1.272. A previsão para este ano é capacitar 1.500 deficientes. (Ângela Góes).

6 comentários:

  1. Neste país as leis são sempre desrespeitadas e ninguém luta para que este estado de espírito de porco deixe de ser uma dura, cruel e nevasta realidade!
    Rildo

    ResponderExcluir
  2. DEVEMOS SEMPRE ESTAR ATENTOS AO QUE NOS CABE DE RESPONSABILIDADE, PARA QUE ESTAS INCORREÇÕES NÃO CONTINUEM A FAZER SUAS VÍTIMAS. A ÂNGELA GÓES JÁ ESTÁ FAZENDO SUA PARTE... E NÓS? NÓS ESTAMOS DE CAMAROTE A VER NAVOS!!!!!
    GUTEMBERG MATOS

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkk aqui em itabuna quem já viu alguma empresa ser multada por não cumprir a lei de cotas para deficiente????' aqui nessa cidade de coroné o ministerio publico do trabalho tem apito surdo... achoq nem tem apito

    ResponderExcluir
  4. não tem emprgo pros sem defciencia quanto mais pros com defciencia
    me poupe

    ResponderExcluir
  5. MINISTERIO PUBLICO DO TRABALHO !!!!!
    ESSES DEFICIENTES PENSAM Q OS DOUTOR DO MP TÃO MESSSSSSSSSMO SE IMPORTANDO COM OS DEFICIENTES...ELES NÃO TÃO NEM AÍ PRA A MAIORIA DA POPULAÇÃO QUANTO MAIS PRA UMA MINORIA DOS DEFICIENTES ELES TÃO É PREOCUPADOS COM A CARREIRA DELES DEIXE DE SER BESTAS RUMA DE IDIOTAS

    ResponderExcluir
  6. Nao tenho nem o quer comentar! mim junto aos outros comentarios ai...um paìs que nada fonciona como deve!
    lindacarinhosa1@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: