Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de julho de 2010

TAL PAI, TAL FILHO

Caráter é formado por fatores hereditários, sendo, portanto, geneticamente transmissível. Neste caso podemos afirmar, categoricamente, que filhos de bandidos herdam enormemente, a possibilidade de também serem bandidos. Filho de peixe, peixinho é; tal pai, tal filho; puxou ao pai; isso vem de berço... são expressões populares, que retratam a situação, por exemplo de um falsário, ser filho de um falsário; de um corrupto ser filho de um corrupto. Não há escola melhor, para a formação da índole do indivíduo, que os ensinamentos e bons exemplos da própria família. O fato é que nem todos filhos de bandidos, são ou serão bandidos. Mas todos filhos de pais bons e honestos, são e serão sempre bons e honestos. É no lar que se tem os primeiros aconselhamentos; os primeiros princípios éticos e morais; é no lar onde a criança começa a saber sobre como se conduzir diante das várias situações e tentações que a vida as imporá; é no lar que acontecem as boas lições de seriedade, honestidade, ética, religião e dicas de relações interpessoais; é no lar onde a experiência de viver, possui a sua maior essência de doutrina, disciplina e aprendizado. Quando os pais não se comportam com dignidade diante de filhos, estes acabam sendo transformados em pessoas desprezíveis. Cabe aos pais oferecem aos seus próprios filhos o mapa dos bons caminhos a serem trilhados na longa jornada da vida. Um pai alcoólatra não tem moral para impedir que seus filhos bebam. Um pai usuário de drogas, não pode evitar que seus filhos sejam toxicômanos. Um pai que mente, engana, trai e rouba, não tem como proibir seus filhos de mentir, enganar, trai e roubar... e muitas vezes, estes mesmos pais, são as primeiras vítimas das mentiras, enganações, traições e roubos dos filhos. Uma mãe não deve ser promiscua diante das filhas, pois estas serão prostitutas inevitavelmente. Uma mãe não pode ser mal educada com suas filhas, pois estas resultarão em mães que também maltratarão suas filhas. Uma mãe deve se comportar como uma mulher virtuosa, para que suas filhas não se transformem em esposas infiéis, mães indignas e mulheres repugnantes asquerosas. A família é a melhor universidade para quem quer aprender a ser gente digna e merecedora de respeito e admiração. A educação familiar é justamente para tornar seres humanos em cidadãos. Os pais são a presença de Deus na vida de uma pessoa. Os filhos devem dar orgulho aos seus pais. Os filhos é o espelho dos bons ensinamentos. Mas os pais não podem negligenciar em suas responsabilidades de exemplo a ser copiado por seus filhos. Os pais devem ser sempre os heróis dos seus filhos. Pais bandidos geram homens bandidos. Pais falsários geram filhos falsários.

13 comentários:

  1. É VERDADE VAL ASSIM COMO É TAL PAI TAL FILHO EXISTE TAMBEM TALTIO TAL SOBRINHO QUEM TEM RABO PRESO JAMAIS PODE FALAR DE OUTRO E OUTRA S GERALDO E JUÇARA FAZ OS GOSTOS DOS FILHOS É PORQUE QUEM PODE PODE E VC E OUTROS E OUTROS PODE FICAR S MORDENDO POIS O Q ACONTECEU C TÁCIO FOI PERSEGUIÇÃO POLITICA INVEJA POIS ELEÉ RICO E 400REAIS PRA ELE É COMO S FOSSE4REAIS AS NOTAS N ERAM FALSAS FALSAS É ESSE BANDO D DEMOCRATAS TCHAU

    ResponderExcluir
  2. Ja que o caràter é formando por fatores hereditarios, significa entao que a possibilidade existe tanto pra um filho seguir o lado bom como o lado o ruìm dos pais entao cabe aos pais tentar enfluenciar mais possitivamente seus filhos!!!
    Linda H.

    ResponderExcluir
  3. Aqui vai um conselho para Juçara e Geraldo educarem melhor seus "diabinhos" mimados: façam eles praticarem terapia psicossocial, com uma junta de renomados psiquiatras, pois o causa de denegeração dos FESTOSAS e SIMÕES, pode descambar para assunto de polícia!
    Haroldo Barreto

    ResponderExcluir
  4. Isso é consequencia de não se impor limites as coisas. Wilson

    ResponderExcluir
  5. Val Cabral, trabalhei quando criança e isso formou meu caráter, portanto sou a favor de criança ter que trabalhar para não se tornar um adulto bandido e ficar fazendo traquinagem, sobretudo, falsificando dinheiro, ou fazendo parte de quadrilha de assaltantes. Ronaldo Fontes

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo Val Cabral

    Educar alguém não é fácil. Eu, por exemplo, conseguia ser um pestinha quando criança – portanto agradeço enormemente aos meus pais pela educação que me deram. Mas o ser humano evolui, a sociedade evolui, não precisamos permanecer com aquelas velhas práticas simplesmente porque foram adotadas em nossa infância ou na infância de nossos pais. Romper a inércia é difícil, mas fundamental.
    Uma amiga (uma das melhores mães que conheço) me contou que, pela primeira vez, deu umas palmadas leves em seu filho dia desses, pois havia esgotado o repertório para deixar claro que ele estava extrapolando. Para sua surpresa – e tristeza – foi chamada na escolinha porque o filho, que normalmente é calmo, começou a bater em seus colegas. Poderia citar casos de amigos de infância que apanharam muito e hoje são pessoas que não pensam duas vezes antes de ir para uma solução, digamos, mais robusta para os problemas. Mas isso não significa que todo mundo que levou palmadas vai virar um serial killer de nível 21 na escala de maldade, ou se tornar um falsário, estelionatário, assaltante, raficante... Claro que não... xô simplismo!

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. No mínimo, fica a pergunta e reflexão: qual o exemplo de respeito ao diálogo, à tolerância, ao entendimento e a soluções não-violentas estamos dando aos nossos filhos?
    O fato é que muitos não estão fazendo o"dever de casa"!
    Hildete Pires de Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Bacana sua postagem e, ao longo do tempo, venho mudando minha opinião em relação a isso. Vivemos novos tempos e não precisamos nos prender a um modelo arcaico de educação, que, além de ser comprovadamente bom (e mais fácil), também tem seus pontos negativos – e que são muitos.
    Digo isso porque já tomei algumas palmadas, nada que tenha doído bastante fisicamente mas que me ensinaram a caminhar na linha. Devemos relembrar que a violência provoca o temor, e o temor pode ser uma arma perigosa durante o desenvolvimento da criança/adolescente.
    Obrigado por me fazer pensar de uma nova maneira
    Sandro Cordeiro Santos

    ResponderExcluir
  9. Eu sou a favor de bater até em adulto! A surra de chibata, se fosse adotada como pena para diversos crimes em nosso país, com certeza iria fazer muito marmanjo pensar 3 vezes antes de cometer o mesmo crime. Washington Reis

    ResponderExcluir
  10. O pai ou mae que apoia a palmada é, na verdade, refém de seus próprios medos e traumas.
    A maioria deles apoia a palmada por que já nao sabe como lidar com a falta de limites que deveriam ser impostos aos filhos. Desde o comecinho da vida deles.
    A palmada vem, acredite, por falta de controle emocional. Ninguém me diga o contrário por que sou mae.E nao vamos ser hipócritas em dizer que a palmada nao dói, nao machuca, porq ue essa cartilha está atrasada e muito. No fundo, queremos falar: SERÁ QUE A PALMADA RESOLVE ALGUMA COISA?
    Claro que nao resolve. Se palmada resolvesse, os bandidos sairiam de uma primeira reclusao, curados...
    para nao mais coemter crimes.
    pensem nisso... A crianca rescinde no ato por que nao vê a palmada como uma resposta segura...
    Renata Chaves de Almeida

    ResponderExcluir
  11. Quem é contra uma palmadinha DADA PELOS PAIS para ensinar limites aos filhos, é porque não tem filhos, ou, se os tem, é adepto do “eles que se virem quando o mundo real vier”.
    Ensinar limites (usando uma palmadinha como último recurso) é um sinal de amor.
    Djalma Silveira

    ResponderExcluir
  12. Como podemos garantir como foi a criação desse jovem que tentou passar notas falsas numa boate? Será que essa malandragem não é reflexo do que aprendeu em casa?
    Pedro Machado

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente, tem criança que só entende a linguagem da palmada. Outras são receptivas ao diálogo. Quem deve discernir qual é o melhor método são os pais. Para coibir eventuais abusos existe a Lei Penal... Entendeu?
    Otávio Bastos

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: