Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de agosto de 2010

PROJETO PROMOVE O PLANTIO DE 2.500 ÁRVORES NOS PRÓXIMO CINCOS 5 ANOS

O Projeto “Carbono Zero”, que prevê o plantio de árvores visando à diminuição dos níveis atuais de Gás Carbônico (CO2), será viabilizado em Ilhéus através de uma grande parceria formalizada entre a Prefeitura, a Polícia Federal e a Ceplac. A proposta é plantar, nos próximos cinco anos, cerca de 2.500 árvores nativas (entre elas, Cedro, Jacarandá e Pau-Brasil) em áreas estratégicas da cidade. Segundo o arquiteto da Prefeitura de Ilhéus, Paulo Goulart, na próxima terça-feira (31), técnicos da Ceplac estarão ministrando um curso para funcionários do Setor de Parques de Jardins, bem como para servidores da secretaria municipal de Meio Ambiente e da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). “O curso acontecerá na subida do alto Teresópolis, também conhecido como alto dos Eucaliptos, local onde serão plantadas as primeiras 500 mudas”, diz. Paulo Goulart informa ainda que, no próximo dia 10, período em que o pais comemora a chamada Semana da Pátria, o prefeito Newton Lima estará assinando o respectivo convênio com a Polícia Federal, órgão criador do “Carbono Zero”. “Na oportunidade, serão plantadas, de forma simbólica, algumas mudas de Pau-Brasil”, completa o arquiteto, acrescentando que o projeto incluirá a realização de palestras de consciência ambiental nas escolas de Ilhéus, a exemplo da Escola Santa Ângela e do Instituto Nossa Senhora da Piedade. Sequestro de Gás Carbônico - A forma mais comum de sequestro de carbono é naturalmente realizada pelas florestas. Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver e acabam tirando esse elemento do ar. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera: cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver nada menos do que 150 a 200 toneladas de carbono. Em razão disso, o plantio de árvores é uma das prioridades para a diminuição de poluentes na atmosfera terrestre.

3 comentários:

  1. Quanto mais plantas, melhor qualidade de vida para nosso populção.
    Nunes

    ResponderExcluir
  2. Ilhéus tá precisando mesmo deste tipo de projeto, pois nossa cidade carece bastante de mais arvores... o ar tá quase asfixiante e só as arvores poderão ajudar a diminuir esta situação hiper preocupante. Ainda bem que nossas autoridades estão demonstrando interesse em resolver este problema.
    José Carlos Ribeiro dos Santos

    ResponderExcluir
  3. As demais cidades devem se espelhar nesta iniciativa de Ilhéus. E toda região acabará sendo beneficiada com um clia melhor para todos. Mário Dantas de Oliveira

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: