Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de agosto de 2010

UESC CAPACITA TAXISTAS E FUNCIONÁRIOS DA INFRAERO EM ILHÉUS

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) estabeleceu parceria com a Infraero, Sindicato de Taxistas e Cooperativa de Taxi de Ilhéus para a realização do projeto de Extensão “A língua inglesa para profissionais do turismo”. A Capacitação de Inglês para Fins Específicos voltado para taxistas e funcionários da Infraero de Ilhéus teve início na tarde de terça-feira (24) com a participação de 20 profissionais. O curso tem carga horária de 60 horas/aula e o objetivo é capacitar os profissionais envolvidos para que possam estabelecer uma comunicação eficaz, em língua inglesa, nas atividades por eles desenvolvidas. O projeto de extensão busca também, estabelecer parcerias com a comunidade regional e empresas, identificar as necessidades de cada grupo, expectativas e interesses na língua inglesa e quanto às situações de uso dessa língua e desenvolver ações de capacitação que atendam as necessidades identificadas. Neste caso, a parceria foi estabelecida entre a Uesc, a Infraero, o Sindicato dos Taxistas e a Cooperativa de Taxi de Ilhéus. Várias comunidades e segmentos profissionais nas cidades de Ilhéus e Itabuna já foram beneficiados com o curso. A Uesc participa disponibilizando o professor e instrutor que atuam na elaboração, confecção e aplicação do curso. A participação da comunidade ou empresa interessada se dá através dos profissionais/alunos inscritos para o curso, responsabilidade pelo material necessário ao curso, sala e locomoção do instrutor quando o curso não for realizado no campus da Universidade.

8 comentários:

  1. Espera que este projeto saja capaz de adequar nossos taxistas em algumas situações do cotidiano em inglês, como fazer um cliente de táxi, fazer pedidos para corridas a restaurantes, hotéis, aeroportos, museus... José Carlos Dantas

    ResponderExcluir
  2. MUITO OPORTUNA ESTA INICIATIVA. É NECESSÁRIO MESMO, QUE NOSSOS TAXISTAS POSSAM SER CAPACITADOS A SE COMUNICAREM MELHOR COM NOSSOS TURISTAS E ISSO MERECE NOSSOS APLAUSOS. MÁRIO BRITO DE ALMEIDA

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo Val Cabral

    Pouquíssimos taxistas e auxiliares têm conhecimentos básicos para um diálogo curto com estrangeiros. Na maioria das vezes, o que se vê é que sobram mímicas e uma mistura de “portunhol” com “portu-inglês”, que geram, muitas vezes, situações inusitadas.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. É muito comum o diálogo dos turistas com os taxistas perguntando onde ficam os restaurantes, pontos para visitar, hotéis e outras informações ligadas ao turismo na cidade.
    Por isso a importância de qualificar esse setor profissional por estar ligado direto ao turismo.
    Parabéns a todos pelo projeto!

    ResponderExcluir
  5. É muito bom este projeto, porque os colegas vão poder explicar melhor e atender melhor os turistas.

    ResponderExcluir
  6. Ilhéus é hoje um destino turístico consolidado e isso tem atraído cada vez mais turistas, por isso os taxistas tem que saber falar inglês, pelo manos o básico, para poder atender melhor os turistas.

    ResponderExcluir
  7. COITADOS, ELES NÃO FALAM O PORTUGUÊS DIREITO, VÃO FALAR INGLÊS? BATA-ME UM ABACATE, SEM AÇÚCAR!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: