Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de setembro de 2010

O ANALFABETO POLÍTICO

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua gnorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo." Nada é impossível de Mudar "Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural. Nada deve parecer impossível de mudar." Privatizado "Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. É da empresa privada o seu passo em frente, seu pão e seu salário. E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence." (Bertolt Brecht) - www.bassuma43.com.br

14 comentários:

  1. Olá Val Cabral, bom dia.
    O mais lamentável na democracia, é a existência de eleitores sem consciência da sua importância no processo das boas escolhas no momento de se digitar os números dos candidatos.
    São muios, talvez a maioria, aqueles que votam com o estomago e com a cobiça de obterem cetas básicas e promessas, que nunca são cumpridas.
    Este sim é um analfabeto político e acaba arruindo a democracia.
    Reinaldo Pereira

    ResponderExcluir
  2. O QUE MAIS EXISTEM É ESSE TIPO DE GENTE NA ELEIÇÃO, CUJA CONSEQUÊNCIA, É A PROLIFERAÇÃO DE CANDIDATOS CORRUPTOS, QUE ACABAM LEVANDO VANTAGEM DIANTE DOS DEMAIS. O POLITICOS ELEITO COMPRANDO VOTO, NÃO TEM COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO. HAROLDO GOMES

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral, este texto reflete a realidade chocante da política em nosso país. Rogério

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o texto. Infelizmente a população de nosso país ainda está muito atrasada em relação ao desenvolvimento de uma consciência política. A caminhada para que tal cultura política se desenvolva é longa, mas dá o primeiro passo é fundamental. Um grande abraço!!!
    Leonardo Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Pezado amigo Val Cabral

    Este artigo é oportuno e pertinente. Brecht pronunciou palavras de uma verdade fundamental. O que vemos no Brasil hoje é uma nomenklatura que se apoderou do Estado para fins não revelados, mas que se prenunciam no aparelhamento do Estado. Não se faz isso sem objetivos escusos. O mensalão foi o ínicio, logo no início. Com a denuncia e a complacência da sociedade em não ir às últimas consequências chamando à responsabilidade o presidente, a raiz permaneceu e está revigorada, sabe Deus que frutos dará. O compadrio dos poderes públicos nas benesses e na corrupção, no “do ut des”, no dando se recebe, na demagogia, na mentira descarada, no aparelhamento de órgãos como a Receita Federal, a não reação da sociedade tomada pela anomia reinante são circunstâncias preocupantes. É aí onde entra Brecht. Enquanto formos um país de analfabetos políticos a politicagem safada continuará pintando e bordando. E analfabetos políticos não são somente os bolsas-familia, são também os previlegiados pela sorte que não se importam com os destinos de sua pátria na mão de aloprados e políticos corruptos e cretinos.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Achei de grande importancia, sua analogia. Entretanto é lamentável ver que, a população está cada vez mais devagar no que refere-se ao contexto!
    Sucesso!
    Fernando Montalvão

    ResponderExcluir
  7. A culpa de existir o Analfabeto Político, é minha, é sua, são dos seus pais, de seus amigos, enfim, este fardo é nosso. Quando as pessoas de bem se afastam da política, tem aversão a discutir o assunto, não saem candidatos (por medo... e com certeza irão... perder para o presidente do bairro, com um dente na boca, ou para o “empresário” geralmente os bandidos, que precisam de um fórum privilegiado... eles “irão” fazer nossas leis), quando não saímos para protestar contra dinheiro nas cuecas, com a falta de tudo, aceitamos, tal como gado, somos hipócritas, eu também sou, mas ainda me indigno, na próxima eleição irei me candidatar a vereador, já que me julgo melhor que boa parte dos que lá estão, sou honesto, tenho educação, penso em fazer boas leis, penso assim como Cristovão Buarque que lugar de filho de funcionário público, político, ou qualquer servidor público, é na escola pública, talvez assim ela melhore, (mas tudo o que penso nem deveria contar, deveria ser obrigação, a política é o lugar dos melhores, em algumas décadas, se começarmos a fazer nossa parte, quem sabe isto poderá ser verdade). Se algum dia inspirarmos alguém a fazer melhor, já terá valido a pena!
    Luciano

    ResponderExcluir
  8. Fico indignado quando esculto alguém falar que odeia política. Sempre respondo, “O futuro dos que odeiam política é ser dominado por aqueles que gostam de política”.
    O reflexo de uma sociedade que em sua grande maioria é analfabeta politicamente é uma sociedade ignorante e corrupta.
    A corrupção é o resultado de má educação que recebemos, que começa dentro de casa e depois a escola tem a tarefa de instruir.
    A corrupção não é nata ao homem e sim a sociedade. Dentro de casa os pais muitas vezes não estão preparados para educar seus filhos porque já são resultado de uma educação ruim. Vira um círculo.
    Daí sim temos nada mais , nada menos que a formação de uma sociedade ignorante, e corrupta.
    Reginaldo Souza

    ResponderExcluir
  9. Val Cabral, você é digno de pena!Estou bestificado com seu festival de besteiras.
    Paulo Seboso

    ResponderExcluir
  10. O pior instrumento para propagação do “ANALFABETISMO POLÍTICO” no Brasil é, sem sombra de dúvida, essa transferência de renda de Lula (mais conhecida como BOLSA TUDO).
    O sujeito receber verba pública (da contribuição de todos os cidadãos de bem) para não trabalhar e muito menos recolher impostos como todos os cidadãos de bem são obrigados a declarar e pagar...
    É Bolsa Família, Bolsa Rural, Bolsa Pesca, Bolsa Grávida, Bolsa Maconha, Bolsa Mãe de Maconheiro, Bolsa-Cachaça, Bolsa-Crac, Bolsa-Escola, Bolsa Curso Técnico, Bolsa Computação, Bolsa UNE, Bolsa Universidade sem Mérito (repassada para empresários de escolas privadas), Bolsa MST (mais de 50 milhões repassados pelo Governo Lula a bandoleiros, invasores, assassinos), e vem mais aí: Bolsa presidiário, bolsa família de presidiários, e por aí vai...
    Tudo isso, toda essa aberração, promovida por esse “falso-operário-de-garanhuns” para estímulo da vagabundagem, do brasileiro do norte/nordeste e aqueles oportunistas, mas que na ponta (ver pesquisas onde o governo injeta o BOLSA) reverte em voto a Lula/PT!
    Ricardo Nogueira

    ResponderExcluir
  11. Sou um analfabeto político.
    Vejo todas as atrocidades que fazem
    com meu dinheiro, os ministros de então, não sei ler, e nem preciso,
    já que, quanto maior a instrução,
    maior o ladrão.
    Pessoalmente, gosto de ser um analfabeto político, e de estar, sempre que possível, fora de qualquer tormento dessa natureza. A política não deveria existir... e isso, também vale para os homens.
    Rubens Silva

    ResponderExcluir
  12. Há um presidente que mente,
    Mente de corpo e alma, completa/mente.

    E mente de maneira tão pungente
    Que a gente acha que ele mente sincera/mente,
    Mais que mente, sobretudo, impune/mente...

    Indecente/mente.
    E mente tão nacional/mente,
    Que acha que, mentindo história afora,
    Vai nos enganar eterna/mente.

    (Afonso Romano)

    ResponderExcluir
  13. Olá Val,há muito tempo ( e me orgulho de poder fazer isso) que tenho como referencia o poema " O analfabeto político" do nosso grande Bertold Brecht,que não se deve apenas ressaltá-lo num período eleitoral, por que ele nos norteia a cada instante,quando precisamos exercer nosso lado político sempre.O "partidário" é opcional.
    E dia 3 vamos de 43!!!Marina surpreenderá a todos nas urnas!!
    Boa eleição para todos.

    Eva Lima , atriz

    ResponderExcluir
  14. Prezado amigo Val Cabral

    Nesse domingo vamos às urnas para escolher os nossos candidatos. Vamos votar com consciência, com responsabilidade. Votar naqueles que trabalham e que procuram o melhor para a nossa sociedade. Vamos votar em pessoas do bem, naqueles que não carregam o ódio e o rancor no coração. Os baianos têm opções de nomes que podem representar com dignidade nossa população na Assembléia Legislativa, na Câmara Federal, no Senado e no governo do estado. Vamos afastar de vez os maus políticos e fichas sujas que exercem o cargo em benefício próprio, elegendo quem possa realmente contribuir para que a Bahia deixe de ter os piores índices de desenvolvimento humano. Para isso, temos que votar nas pessoas comprometidas com o estado, com as pessoas carentes e acima de tudo para que a Bahia saia das manchetes negativas como uma região infestada de corruptos e preguiçosos. Chegou a hora da mudança. Somente com um voto limpo e de consciência poderemos mudar para melhor. Esta é à hora.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: