Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de novembro de 2010

COMBATE A DENGUE: OU VAI OU RACHA

Assustadora é a recorrência do aumento dos casos de dengue no Estado e ainda mais assustador é a aparente desatenção dos órgãos responsáveis para com esta realidade dramática. A dengue tem levado pessoas ao óbito na Bahia e este fato fornece razões indiscutíveis para que, independente dos números recolhidos pelos especialistas, a população tema efeitos danosos decorrentes do descaso governamental nas ações de combate a dengue. O número dos focos de infestação do mosquito Aedes Aegypti tem crescido nestes período de chuva em algumas partes da Bahia e os levantamentos realizados no ano passado já indicavam uma preocupação com este problema para o ano de 2010. Não há como não se alarmar com isso. É público e notório que, especialmente nos casos de preservação da saúde, a prevenção é o fundamental. Remediar sempre pode ser considerado um revés, posto a primeira e mais eficiente barreira já ter sido vencida pelos agentes das doenças. Retomar, em grande escala, a política preventiva é algo essencial para o sucesso no combate à incidência da dengue. Com todas as fases e caminhos que conduzem essa moléstia até o ser humano, conhecidos desde há muitas décadas, não existem desculpas para falhas na construção de uma rede de proteção à saúde popular. E essa teia de defesa será tecida, sempre, com mais eficiência, se o caminho mais simples (o combate ao mosquito transmissor) for o escolhido.

6 comentários:

  1. “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar“.

    ResponderExcluir
  2. Temos que nos unir e cada um fazer a sua parte.

    ResponderExcluir
  3. Muitas vezes não podemos tomar todas as ações para combater à dengue. O importante é que façamos o que está ao nosso alcançe, e o trabalho de esclarecimento é um deles.

    ResponderExcluir
  4. Eu moro em Cajazeiras PB. Aqui na minha cidade nós temos a cultura de armazenar água em potes, toneis, tanques e cixas dáguas, sendo que essas caixas são de alvenaria cobertas apenas telhas onde o mosquito Aedes aegypti tem todo acesso. O combate a larva do Aedes é combatida com o larvicida Temefós Fersol, este larvicida é químico e eu gostaria de saber se esse tipo de tratamento estar correto? Se alguem poder me responder eu agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Vamos nos concientizar que essa doença é tão grave quanto as outras… e se cada um fazer a sua parte com certeza a dengue vai ser erradicada do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  6. POIS É MEU CARO VAL CABRAL, SE A GRANDE MAIORIA DOS BAIANOS PREFERIU O CAOS EM TODOS OS SETORES PÚBLICOS QUEM SOMOS NÓS PARA CONTESTÁ-LOS, SE VOCÊ PEGAR O JORNAL "A TARDE" DE HOJE (29/11/2010) VAI VER UM DOS MAIORES ABSURDOS QUE SE PASSA NA NOSSA QUERIDA BAHIA, EXATAMENTE HOJE, NO ANIVERSÁRIO DO GRANDE "Otávio Mangabeira", TALVEZ SEJA POR ISSO QUE O JORNAL TRAZ NO caderno - A NA PÁGINA 10 UMA MATÉRIA SOBRE O CAOS NA SAÚDE PÚBLICA DE ITABUNA, EM QUE: MÃE AFLITA COM 3 FILHOS, UM DE 5 ANOS, UM DE 2 E UMA FILHINHA DE 5 MESES, POIS BEM, ATÉ HOJE NÃO CONSEGUIU FAZER O TÃO IMPORTANTE TESTE DA ORELHINHA, SEGUNDO A REPORTÁGEM O TAL APARELHO ESTÁ QUEBRADO, SABE-SE LÁ DESDE QUANDO, ASSIM COMO AQUELE TOMÓGRAFO TÃO IMPORTANTE PARA DETECTAR O CANCER EM MULHERES, FICOU QUASE DOIS ANOS QUEBRADO.
    NO CADERNO "Especial das Cidades", TRAZ 16 PÁGINAS SOBRE A SITUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, SEGUNDO A REPORTÁGEM COM FOTOS E TUDO, A VIDA EM CONQUISTA PARECE DE PRIMEIRO MUNDO, A SAÚDE ENTÃO NEM SE FALA, ATÉ MESMO NO FAMIGERADO "cemerf" TÁ TUDO UMA MARAVILHA, CHEGA A SER
    ILÁRIO NÃO FOSSE O SOFRIMENTO DAQUELA MÃE COM SEUS TRES FILHOS DEPENDENDO DE UM BENDITTESTE DA ORELHINHA, TAÍ A RESPOSTA PARA O QUEM NÃO ENTENDEU O MOTIVO DA DERROTA DA Dilma EM CONQUISTA TENDO LÁ UM PREFEITO DO PT, E OLHEM QUE O Mangabeira JÁ NOS ALERTAVA SOBRE ISSO A MAIS DE 50 ANOS.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: