30 de junho de 2010

CAPITÃO AZEVEDO ANUNCIA APOIO A GEDDEL

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (DEM), declarou na tarde desta terça-feira (29) que vai oficializar o seu apoio ao candidato do PMDB ao Governo do Estado, o ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, nos próximos 20 dias. A declaração foi feita em entrevista, após a solenidade de assinatura da ordem de serviço para as obras de macrodrenagem do Canal da Avenida Amélia Amado, momentos antes do prefeito e o ex-ministro participarem da filiação do ex-prefeito Fernando Gomes, ao PMDB. “Tenho apenas que resolver alguns problemas administrativos antes”, disse o prefeito sem entrar em maiores detalhes. Geddel participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para obras de macrodrenagem do canal da Amélia Amado, ao lado do ministro da Integração Nacional, João Santana. A obra, reivindicada há mais de 20 anos, teve os recursos liberados durante a gestão do candidato do PMDB, no Ministério do presidente Lula. A macrodrenagem, orçada em mais de R$ 12 milhões, terá início esta semana e tem previsão de conclusão em oito meses. São 1.356m de extensão que vão solucionar os problemas dos constantes alagamentos na área. “A felicidade dessa gente é muita, porque, enfim, os focos de dengue e leptospirose vão acabar”, disse Geddel, explicando que o atraso da obra se deu devido à burocracia do atual governador. “Já era pra ter saído há muito tempo, mas a gestão de Wagner não concedia a licença ambiental, daí o atraso”, disse. Durante pronunciamento, o ministro João Santana comentou que está apenas dando sequência ao trabalho desenvolvido pelo ex-ministro Geddel. “Sei que essa reivindicação já existe há mais de 20 anos e fico feliz de poder viabilizar a obra”, pontuou. O prefeito capitão Azevedo disse, emocionado, que “enfim, chegou a hora da solução”. “Vamos acabar com aquele negócio de ficar só na promessa”, acrescentou. Após a assinatura da ordem de serviço, a comitiva seguiu em caminhada até o clube Grapiúnas para a filiação do ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, ao PMDB. Gomes afirmou que se sente muito emocionado em retornar ao partido. De acordo com o presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, o ex-prefeito está sendo recebido de braços abertos: “São muitas histórias de luta com ele em nosso partido”. Geddel comentou que o retorno de Fernando Gomes ao PMDB causa receio nos outros partidos. “Isso porque ele conhece a terra em que vive e nunca perdeu sua ligação, seu amor por Itabuna”. Também estiveram presentes na visita o deputado federal Colbert Martins e o vice-governador e candidato a reeleição na chapa do PMDB, Edmundo Pereira. A comitiva foi recebida pelo presidente do PMDB em Itabuna e candidato a deputado estadual, Renato Costa, o candidato a deputado estadual, Coronel Santana, e diversas lideranças da região.

ITAJUIPE SORTEIA BRINDES POR IPTU

A Prefeitura de Itajuípe realizou, de 1º de março a 18 de junho, a Campanha do IPTU 2010. Para incentivar o pagamento do principal tributo municipal, foram oferecidos vários brindes aos contribuintes. O sorteio foi realizado no dia 20 de junho, na Praça Régis Pacheco, com animação da banda Um Novo Esquema. A entrega ocorreu no dia 23, na praça Adonias Filho, com o prefeito Marcos Dantas, a vice-prefeita Graciela Dantas e secretários. Os contribuintes sorteados foram Jovelina dos Santos Feitosa, Edvando Lessa dos Santos, Julieta Francisca de Jesus, Raimunda Oliveira dos Santos, João Raimundo Filho, Arcênio José Rosário Ninck, Lucélia Santos de Abreu. Jovelino Alves dos Santos, Otávio Alves de Jesus, Ana Rita Fernandes dos Santos, Maria José Vieira dos Santos, Juvenil Lopes dos Santos, Antonio Gonçalves dos Santos, Anibal Marcelino de Souza, Hamilton Gregório dos Santos, Aldemira de Almeida Silva, Geraldo Santos de Souza e Celso Araújo Afonso. Segundo a diretora de Tributos, Rosana Gonzaga, "o IPTU é uma receita destinada a execução de obras de infra-estrutura e a população pode observar como vem sendo utilizado o dinheiro do tributo, ou seja, está vendo obras e serviços prestados". Para o prefeito Marcos Dantas, “a resposta positiva dos contribuintes é um reconhecimento ao nosso modelo de administrar, racionalizando as despesas, priorizando os serviços essenciais, realizando obras importantes e honrando os compromissos".

TRE MULTA WAGNER E DEPUTADOS DO PP

O governador Jaques Wagner foi multado em R$ 10 mil pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por propaganda eleitoral antecipada. A decisão, decorrente de ação apresentada pelo PMDB, foi provocada por declarações feitas pelo deputado federal João Leão e o deputado estadual Luiz Argolo, no programa partidário do PP, exibido em redes pelas TVs baianas. Os dois parlamentares, assim como o partido, também foram punidos com multa de igual valor a aplicada ao governador. Na decisão, publicada na terça-feira/29, o juiz Ruy Eduardo Almeida Britto define como “peças publicitárias”, os pronunciamentos dos dois parlamentares do PP e considera que as declarações “possuem o nítido objetivo de utilizar o espaço televiso em prol da propagação para o imaginário social da idéia de que os pré-candidatos seriam os postulantes mais eficazes e qualificados para ocupar os cargos em disputa no prélio vindouro, como se depreende das aludidas publicidades”. Em relação ao governador Jaques Wagner, o juiz relator não considerou pertinente o argumento da defesa de que ele desconhecia previamente o teor das mensagens vinculadas no programa do PP. “Mostra-se visível a capacidade de reverberação das mensagens em apreço, inclusive por terem sido veiculadas em meio televisivo de divulgação amplamente eficaz. Deste modo, é indubitável o prévio conhecimento de todos os beneficiários com as multicitadas peças publicitárias, porquanto foram reproduzidas em um dos meios de comunicação mais abrangentes e de fácil conhecimento por toda comunidade, qual seja a televisão”, ressaltou o juiz.

GEDDEL CRESCE E JÁ SIGNIFICA AMEAÇA PARA SOUTO E WAGNER

Os petistas estão histéricos, apavorados e preocupados. Em consulta feita pelo partido (PT) para consumo interno, ficaram os petistas desesperados, Geddel cresce muito e começa a ser uma ameaça aos outros dois, Wagner e Paulo Souto. A guerra está só começando, e para o governo Jaques Wagner, os petistas tem hoje uma grande estratégia, arranjar um bote expiatório para apanhar, e quem prepara para dar essa surra é o governo da Bahia. Frase do dia entre os PETISTAS: “a segurança não vai bem, imagine se prender-mos alguns setores da imprensa e um grande político da oposição." Dizem que o COE, (Policia Civil), os ligados a César Nunes, cumprindo pedido do gabinete do governador estão para detonar a operação “pega gordinho”, e pelo visto não deve ser difícil imaginar quem serão as vitimas. O que o governo Wagner tem que ter cuidado é o tiro sair pela culatra, ou atirar no próprio pé, às vezes à defesa pode ser o ataque, ai é ver quem tem mais podre, ou representa basicamente a insegurança brasileira. Geddel corre em uma velocidade crescente, o medo é a desmoralização que a carreira do carioca governador da Bahia pode ser abalada.

BASSUMA CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NO 2 DE JULHO

O deputado federal e pré-candidato ao governo da Bahia, Luiz Bassuma participa do cortejo e demais homenagens aos heróis da Independência da Bahia, neste 2 de julho. Acompanhado da família e assessores, Bassuma conta também com o apoio total da pré-candidata à presidência da República, Marina Silva. O 2 de julho é uma data máxima para a Bahia e uma das mais importantes para o Brasil, já que, mesmo com a declaração de independente, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias. Por sua importância, todos os anos a Bahia celebra esse marco histórico nacional, e “esse ano a celebração tem um tempero de esperança, pois sendo um ano de eleição e o Partido Verde, em seus 24 anos, pela primeira vez concorre ao Governo do estado constrói um caminho mais humano, popular e democrático para o futuro da Bahia”, comenta Bassuma.

MARCELO SANTOS É DA NACIONAL

Disposto a encarar a concorrência de igual para igual, o jornalista Ederivaldo Benedito, titular do programa Bom Dia Bahia, da rádio nacional, contratou o repórter Marcelo Santos (ex Difusora) que, a partir de agora, faz a cobertura do pronto socorro do Hospital de Base de Itabuna. A equipe do programa vai se consolidando. Depois de Carlos Barbosa, responsável pelas reportagens policiais, Benedito vai agora atrás de um repórter geral para dar uma cobertura no início do dia pelas ruas da cidade. Um diferencial no Bom Dia Bahia são as manchetes dos blogs e sites de Itabuna, completando o giro de informações na abertura do jornalístico. Na comparação com o Panorama 640, da rádio Difusora, apresentado no mesmo horário (das 7 às 9), o Bom Dia Bahia larga na frente com os destaques gerais, 30 minutos antes, mas peca pelo excesso de "bom dia" entre os quatro apresentadores. (Robério Menezes - www.redebrasildenoticias.com).

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR!

A campanha eleitora tem feito os políticos se submeterem a uma verdadeira maratona de viagens. É freqüente a necessidade dos candidatos terem que agüentar dias e noites nas estradas, em visitas costumeiras aos municípios onde lideranças exigem reuniões e contatos constates. Este fato requer grandes investimentos de tempo, energia, tolerância e sobretudo, dinheiro. E nesse corre-corre enlouquecido de se buscar o máximo possível de bons resultados eleitorais, os candidatos não param, pois sabem que um dia perdido pode representar prejuízo irrecuperável. Quem está nessa luta, é o ex-vereador e pré-candidato a deputado estadual César Brandão (PPS). Anunciamos a seguir, mais uma semana cheia pra César Brandão: 29/06 FORRÓ DA OAB - ITABUNA 19H 01/07 REUNIÃO PARA DEFINIÇÃO DE APOIO COM OS PEQUENOS PRODUTORES - FAZENDA BOA NOVA - ITABUNA 08:30 02/07 CAMINHADA 02 DE JULHO – SALVADOR 03/07 EVENTO COM OS DIRETORIOS DO PPS - EXTREMO SUL/CABRALIA PELA MANHÃ 03/07 EVENTO COM OS DIRETORIOS DO PPS -EXTREMO SUL/EUNAPOLIS-PELA TARDE 04/07 JOGO COM O FUTEBOL FEMININO -ESTADIO LUIZ VIANA FILHO - 13H ITABUNA

EMPENHO NA GERAÇÃO DE RIQUEZA PARA NOSSA REGIÃO

Entrevista com o Professor Ed Brasil que fala sobre as alternativas para o desenvolvimento sustentável de nossa região, sobre jovens e melhor idade. Natural de Ilhéus-BA, o Prof. Ed Brasil, 42 anos, é casado e pai de uma filha. Foi gerente do Banco Real nas cidades de Ilhéus, Salvador, Camaçari e Feira de Santana. Graduou-se em Negociações Internacionais pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus-BA) com especialização na Universidade de La Rochelle, na França, onde realizou estágios na Câmara de Comércio e Indústria (escritório central da União Européia) e no Conseil General da região de Charente Maritime, unidade federativa do governo francês. Neste país foi também membro do CEVU – Conselho Estudantil e da Vida Universitária. Além do francês, fala também inglês e espanhol. É professor e empresário na área de educação. Ed Brasil é franqueado da rede de ensino de idiomas Wizard. E é também mentor e coordenador do Projeto Gringo Brasileiro, promovendo ensino gratuito de inglês para estudantes de escolas públicas. O QUE O CREDENCIA A POSTULAR A UMA VAGA NA CÂMARA FEDERAL? Em toda a minha vida me preparei para este momento, como empreendedor, educador e empresário. O descaso do poder público e a falta de dirigentes que pudessem atender nossa região com eficiência e dedicação me fez estabelecer uma meta em minha vida. Vendo essa potencialidade ser ignorada e credenciado por minha conduta moral, empresarial e social, ganhei forças para ir em busca da excelência através de um projeto político. Por isso estou totalmente preparado para esse grande desafio. Meus ideais vão de encontro com aquilo que mais foco: desenvolvimento sustentável e uma melhora na qualidade de vida das pessoas que aqui vivem. É POSSÍVEL UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA REGIÃO CACAUEIRA? ED. Brasil – A nossa região foi muito prejudicada em sua economia devido ao recuo da produção de cacau. Mas pensar a região só como produtora cacaueira é desprezar as diversas formas de geração de riqueza com a infinita potencialidade de nossa gente. Podemos citar o turismo que é sem dúvida uma das principais indústrias de geração de divisas do país, destacando o turismo de negócios, de lazer, de aventura, religioso e do ecoturismo. Planejamos desenvolver ações de capacitação e requalificação de empresários, de cidadãos e agricultores instituindo cursos de capacitação. Fomentaremos o estímulo à promoção de eventos. E vamos gerar novos pólos de conhecimento através de escolas técnicas e universidades. Tem que haver uma união da região para que juntos possamos ter mais possibilidades de representatividade, atraindo recursos necessários para que essa transformação seja possível. Temos que ser roteiro obrigatório para quem visita este estado único dessa nação. O principal alicerce desse desenvolvimento sustentável é sem duvida o povo. E EM RELAÇÃO AO JOVEM E À MELHOR IDADE? ED BRASIL- Unir essas duas pontas da população e desenvolver políticas eficazes para que todos sejam incluídos na geração de riqueza da região é o nosso objetivo. As políticas públicas têm que beneficiar, através de projetos, todos aqueles que concedem espaço para essa inclusão. É necessário estabelecer a união de todos como sociedade, dando a devida consideração ao nosso futuro e o devido respeito por nosso passado. Tem que ter programas de atividades disciplinares e monitoradas para qualificação, tanto de quem tem toda uma vida pela frente como de quem pretende ter um Gran finale existencial. Para mim as políticas ideais têm que ter esses pontos de partida para a escalada evolutiva tanto de um universo como de outro. COMPLEXO INTERMODAL – PORTO, AEROPORTO E FERROVIA COM ZPE - É MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS? Prof. ED BRASIL - Isso é uma possibilidade de reverter a situação daqueles mais injustiçados dessa sociedade, porque gera empregos e condições de sustentabilidade da região. Ir contra é desconhecer e menosprezar a oportunidade de geração de riqueza que possa beneficiar nossa região. É menosprezar nossa gente que tem o direito a ter uma vida mais digna.

29 de junho de 2010

TRE PODE IMPUGNAR CANDIDATO OU ELEITO IRREGULAR, A QUALQUER MOMENTO

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pode, a qualquer momento, impugnar candidatura de qualquer candidato, ou até mesmo cassar o eleito e que esteja irregular, após o próximo mês de outubro, antes mesmo da posse. É o que explica a assessora do TRE baiano, Cesaltina Lélis. A atuação do órgão desmitifica qualquer possibilidade de o candidato que tenha qualquer entrave com a Justiça, tente correr e se aproveitar dos prazos que devem se esgotar em breve para passar dessa para uma melhor, impune. O questionamento é pertinente, uma vez que para fazer cumprir a Lei da Ficha Limpa, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve recomendar nesta terça-feira (29), em sessão plenária, que os tribunais de Justiça de todo o País encaminhem aos Tribunais Regionais Eleitorais a relação de pessoas condenadas com o objetivo de facilitar o cumprimento da lei. De acordo com a nova lei, políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada, mesmo em processos não concluídos e anteriores à sanção da lei no início de junho, não podem concorrer nas eleições de outubro.

GEDDEL PARTICIPA HOJE DE ATO DE FILIAÇÃO DE FERNANDO GOMES AO PMDB

O candidato do PMDB ao Governo do Estado, Geddel Vieira Lima, estará no município de Itabuna nesta terça-feira (29) onde se reunirá com lideranças políticas da região e participará do ato de filiação do ex-prefeito, Fernando Gomes, ao PMDB e da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para macrodrenagem do canal Amélia Amado ao lado do ministro da Integração Nacional, João Santana. A obra, reivindicada pela população há mais de 20 anos, foi conseguida ainda durante a gestão de Geddel no MIN. Durante as chuvas, o canal provoca inundação de grande parte do Centro da cidade e bairros próximos. Geddel chegará à Av. Amélia Amado às 16h e o ato de filiação ocorrerá às 18h30 no Clube Grapiúna.

TENTATIVA DE FUGA É FRUSTRADA NA CADEIA DE PORTO SEGURO

Uma tentativa de fuga na Cadeia Pública de Porto Seguro, no sul do estado, foi evitada no domingo (27), segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Um investigador que estava de plantão estranhou a agitação dos presos e a movimentação no local e pediu por reforços. Uma vistoria foi feita no prédio e um buraco na parede de uma das celas foi descoberto. O buraco dava acesso à área externa da Cadeia. Também foram apreendidos na vistoria uma faca, dois "chunchos", uma barra de ferro, duas colheres e três pedaços de ferro em forma de talhadeira - material que estava, em parte, sujo de terra e era usado para cavar o buraco, acredita a polícia.

GOVERNO WAGNER AMEAÇA MP E TCE

Contrariado pela decisão dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, assim como do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o governo Wagner decidiu pressionar os integrantes dessas instituições, ameaçando procuradores, promotores e conselheiros que identificaram ilegalidades no contrato para a construção do novo Estádio da Fonte Nova. De acordo com matéria publicada na edição desta segunda-feira (28) do jornal A Tarde, o chefe de gabinete do governador Jaques Wagner disse que o Estado poderá entrar com ação judicial contra os responsáveis “pelos questionamentos judiciais apresentados nestes órgãos sobre a parceria público-privada (PPP) para a construção do novo estádio”. O questionamento partiu das procuradoras federais Juliana Moraes e Melina Flores e da promotora Rita Tourinho, do Ministério Público Estadual. O TCE já havia se manifestado contra a PPP e os três órgãos decidiram solicitar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a não concessão do empréstimo de R$ 450 milhões, solicitado pelo Estado, para ser repassado ao consórcio que vai executar a obra, teoricamente, em troca da concessão para a exploração do estádio. De acordo com os dois Ministérios Públicos e o TCE, a contratação do empréstimo pelo Estado para repasse ao consórcio fere a lei que regula as parcerias público-privadas.

COMUNICADO DA SINART AO PÚBLICO DE ITABUNA

Senhores, para restabelecer a verdade sobre o encerramento de nossa administração da Zona Azul de Itabuna, noticiada no dia 22/06/2010, vimos informar a Vossas Senhorias: 1. A SINART é uma empresa também especializada na operação das chamadas Zonas Azuis, como faz ou fez nos Estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais; 2. Não havia como continuar com o contrato vencido, pelas seguintes razões: a) As tarifas de utilização não tiveram a esperada correção nos anos de 2008 e 2009; b) Cartas endereçadas à Prefeitura em 23.01.2008, 12.01.2009 e 11.02.2009, dando conta do desequilíbrio econômico-financeiro do contrato, sequer tiveram o favor de Responder. 3. A iniciativa de não continuar operando o Sistema Zona Azul da Cidade foi nossa, aproveitando o término do contrato. 4. Não há um só registro do município, queixando-se da forma como a SINART operava a Zona Azul, nem conhecemos qualquer queixa de Usuários, quanto à quantidade de Fiscais. 5. Se tanto não bastasse, há ainda, fato mais grave: Nos foram entregues cerca de 30% a menos das vagas licitadas, além de terem rotação bem menor que as consideradas em nossa proposta comercial. Sem mais, agradecemos a toda população itabunense e região pela credibilidade que nos foi dada durante todo esse período. Atenciosas Saudações, SINART - Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda. - Reinaldo de Góes/Diretor

AMURC E SEBRAE OFERECEM QUALIFICAÇÃO PARA SERVIDORES

Através de uma parceria com o Sebrae-Ba, a Amurc estará realizando em julho duas capacitações com o objetivo de auxiliar na qualificação de servidores municipais e ao mesmo tempo disponibilizando ferramentas inovadoras para os gestores da região. Cada curso terá turmas de 30 alunos, na sede da Amurc, rua Almirante Tamandaré, em Itabuna. As inscrições são gratuitas e deverão ser confirmadas através do fax (73) 3613 5114 ou pelo e-mail amurcbahia@gmail.com. Segundo o presidente da Amurc, Moacyr Leite, nos dias 14 e 15 de julho será realizado um curso direcionado a servidores, com 30 vagas e o foco no atendimento ao público. No programa noções de relações humanas, bem como quanto à superação expectativas dos usuários, habilidades essenciais do profissional de atendimento, conceitos básicos, freqüência e valor. O curso também orienta com relação à medição do índice de satisfação dos usuários dos serviços públicos. Já no período de 28 a 29 de julho será a vez do segundo curso focando no desenvolvimento de equipes e tendo como foco principal o trabalho em equipe, a comunicação interpessoal e ética. O curso orienta ainda para a formação e desenvolvimento de equipes eficazes, superação de conflitos e avaliação das atividades. Para Moacyr Leite é importante a participação de representantes dos municípios nos cursos realizados através de uma parceria com o Sebrae e que sem dúvida oferecerão subsídios técnicos para aplicação nas prefeituras municipais, o que se reflete na qualidade do atendimento.

EMPRESAS BRASILEIRAS EMPREGAM APENAS 18% DO QUE A LEI EXIGE

O Brasil deveria empregar 851.078 pessoas com deficiência para que a Lei de Cotas fosse cumprida no país. Até dezembro do ano passado, entretanto, o total de deficientes inseridos no mercado era de 152.537, segundo dados da fiscalização do Ministério do Trabalho. A média de cumprimento da lei no país é de 17,9%, o índice é calculado a partir da estimativa de vagas que empresas com cem ou mais empregados deveriam criar e do total de deficientes incluídos no mercado de trabalho por força de ação fiscal. Os Estados com maior índice de cumprimento são Ceará e São Paulo, com respectivamente 42,3% e 41,8%. Santa Catarina e Paraíba têm os menores índices: 3,4% e 4%, respectivamente. "Apesar de a situação ter melhorado muito desde que a lei foi criada, em 1991, e de haver várias iniciativas que estimulam a inclusão de pessoas com deficiência, ainda há uma barreira cultural que impede a contratação desses profissionais", diz Carlos Aparício Clemente. Pesquisa feita para o Instituto Ethos com as 500 maiores empresas do país mostra que, no nível operacional, apenas 1,9% dos funcionários eram pessoas com deficiência em 2007. A maior parte eram deficientes físicos. Somente 0,1% dos contratados eram deficientes visuais e 0,1% tinham deficiências múltiplas. Nos níveis de supervisão e gerência, os percentuais de deficientes eram 0,4% e 0,38%, respectivamente. Ou seja, as cotas estão longe de ser cumpridas. POR SETOR - Levantamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP,mostra que os setores que mais contrataram deficientes foram educação e comércio varejista. Os que menos contratam são os de atividades ligadas à extração de carvão e à descontaminaçã o de resíduos -áreas em que a atuação dos deficientes é limitada. Na opinião de especialistas em assuntos relacionados à inclusão dos deficientes, um dos maiores entraves para a contratação ainda é a baixa qualificação. Segundo dados do governo paulista, somente 222 deficientes foram atendidos pelo programa estadual de qualificação profissional em 2008. No ano passado, foram 1.272. A previsão para este ano é capacitar 1.500 deficientes. (Ângela Góes).

VICE DE JOSÉ SERRA SAIRÁ ATÉ AMANHÃ

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou ontem que a polêmica sobre a escolha de seu vice é “normal” e que ela será resolvida até amanhã. No entanto, ele não quis comentar a reação do DEM à indicação do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para a chapa tucana. “Nós vamos ter um bom entendimento ainda. É normal em política que, em certas situações, apareçam algumas dificuldades”, afirmou. Serra disse que não haverá problema na sua aliança. “Vamos ter uma boa solução”, concluiu. Por tabela, numa tentativa de amenizar o discurso por parte do DEM que prega o rompimento da aliança, o líder do partido no Senado, José Agripino Maia (RN), divulgou ontem nota na qual defende o diálogo. No documento, ele diz que “na relação entre o DEM e o PSDB não podem haver ultimatos nem fatos consumados”. “A história de parcerias e reciprocidades entre os dois partidos recomenda a superação das divergências pelo diálogo e pela determinada busca do entendimento.” A posição do senador revela uma divisão entre as bancadas do partido na Câmara e no Senado. Enquanto os deputados são os mais contundentes na cobrança pela vaga de vice, os senadores apostam no diálogo. No rol da defesa, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse, em entrevista à rádio “CBN”, temer que a reação do DEM comprometa a vitória de Serra na eleição presidencial.

28 de junho de 2010

FERNANDO GOMES DECLARA APOIO A RENATO COSTA

O ex-prefeito e ex-deputado federal Fernando Gomes declarou na Rádio Difusora, apoio ao médico Renato Costa, para deputado estadual, quando convidava a população para a cerimônia da assinatura da Ordem de Serviço do novo canal da Avenida Amado. O ex-prefeito declara também o seu apoio aos pré-candidatos Geddel e Lúcio Vieira Lima. Sobre Renato Costa, ele ressaltou qualidades de político sério e de mãos limpas. Fernando diz que vê na chapa do PMDB a melhor oportunidade de retomada do cresimento de Itabuna da região cacaueira. Após a assinatura da OS, acontecerá a cerimônia de filiação de Fernando Gomes no PMDB. O evento será às 19:00 no Grapiúna Tênis Clube e contará com a presença do Ministro da Integração Nacional João Santana, e do deputado federal Geddel Vieira Lima.

A EQUIVOCADA ESTRATÉGIA DOS RURALISTAS

O Substitutivo apresentado pelo Relator, Deputado Aldo Rebelo (PCdoB), no âmbito da Comissão Especial que discute alterações no Código Florestal, materializa o esforço da bancada de deputados que representam o agronegócio na Câmara dos deputados. A mobilização dos ruralistas se deu para garantir a flexibilização da legislação ambiental e, com isso, anistiar aqueles que agiram fora das normas legais, desmatando áreas de reserva legal e proteção permanente. A legislação ambiental não impediu os desmatamentos. Da área original da Amazônia já foram torrados 15%, e a responsabilidade passa pelo setor: segundo o Ministério do Meio Ambiente, 75% da área desmatada na Amazônia é ocupada pela pecuária. São 70 milhões de bovinos. O Cerrado perdeu 40% do que tinha; a Caatinga perdeu 45% do original; da Mata Atlântica só resta 7%. Nos últimos anos a legislação foi aperfeiçoada. Os fiscais e o Ministério Público puderam agir. Em 2008, através Resolução 3.545/08, e em consonância com a Lei de Crimes Ambientais, o Banco Central estabeleceu limitações de acesso ao crédito para os proprietários que não cumprissem a legislação no que se refere à manutenção, recuperação e averbação da Reserva Legal. Para os ruralistas, portanto, só restava cumprir a lei. Mas, como não pretendiam cumprir a lei, o que significaria produzir de forma sustentável e pagar pelos danos causados aos biomas, projetaram uma saída: modificar a lei; isto é, um novo Código florestal seria elaborado. Ele deveria anistiar aqueles que haviam cometido crimes ambientais e garantir a expansão da fronteira agropecuária sobre o que restou dos biomas brasileiros. Ocorre que a proposta apresentada pelo deputado Aldo Rebelo foi muito além do que queriam os ruralistas. Ela conflita diretamente com os esforços mundiais para redução das emissões de gases do efeito estufa, colocando o Brasil, que liderou esforços neste sentido, em situação constrangedora diante das demais nações. Este posicionamento do relator é, no fundo, uma defesa do agronegócio. Se o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) afirma que as mudanças climáticas são provocadas por ações humanas (agropecuária, entre elas), o texto do relator desqualifica o IPCC. Isto é, para o relator as mudanças climáticas não estão ocorrendo. O Substitutivo apresentado por Aldo Rebelo cria problemas ambientais. Por exemplo, ele isenta a Reserva Legal de averbação para imóveis com até quatro módulos fiscais. Segundo o Incra, isto representa 90% dos 5,2 milhões de imóveis rurais do país. Para se ter uma idéia, na Amazônia o módulo de algumas propriedades chega a 100 hectares. Estudo feito pelo MMA revela que a lei proposta por Aldo Rebelo vai permitir o desmatamento de 80 milhões de hectares, área equivalente a 138 vezes o tamanho do DF. Entre os absurdos propostos pelo relator consta a redução da Área de Proteção Permanente (APP) e a flexibilização para que Unidades da Federação legislem sobre elas, atendendo as conveniências e as pressões locais. O que os representantes do agronegócio não observaram é que este proposta pode se tornar ser um tiro no pé. Os ruralistas não perceberam que se ela for aprovada e as queimadas e desmatamentos prosseguirem, como eles querem, os produtos brasileiros originários da devastação podem ser estigmatizados nos mercados internacionais. A onda pelo desenvolvimento sustentável está por toda parte, e os produtores brasileiros podem ser boicotados se insistirem nas práticas ultrapassadas. Nossa esperança é de que haja um pouco de luz na visão de quem hoje apenas enxerga o “lustroso umbigo” do agronegócio. E que se impeça um retrocesso na legislação ambiental. (Edson Duarte é Deputado Federal pelo PV da Bahia e Líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados).

PRÉ-CANDIDATURA DO CORONEL SANTANA SE CONSOLIDA APÓS CONVENÇÃO

A candidatura do coronel Gilberto Santana a uma das vagas de deputado estadual na Assembléia Legislativa da Bahia se consolidou após a convenção realizada pelo Partido Nacional Trabalhista (PTN) há poucos dias em Salvador. O partido irá coligar na proporcional com o Partido Trabalhista Cristão (PTC) e com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), na coligação “A Bahia quer Muito Mais”. Nessa coligação, o PTN irá apresentar 22 candidatos, dentre os quais, está o Coronel Gilberto Santana Filho. Para federal, haverá outra coligação do PTN com os partidos PTC, PRP, PT do B, PMN, PSDC e PPS pela coligação “A vitória para uma Bahia que tem pressa”. Na majoritária o PTN definiu apoio a Geddel Vieira Lima ao Governo do Estado. Para o senado, o partido vai apoiar a reeleição do Senador César Borges, do PR. O coronel Gilberto Santana avaliou com boas perspectivas a decisão da cúpula do partido, sobretudo porque abriu novos horizontes para os candidatos da coligação proporcional, agora com maiores possibilidade de representação na Assembléia Legislativa. “É claro que esse tipo de amarração é importante, mas o essencial são os projetos e planos de trabalho que serão apresentados à população que necessita de uma um deputado estadual atuante, comprometido e que saiba cobrar e fiscalizar o governo do Estado naquilo que é sua obrigação”, enfatizou Gilberto Santana.

ASSALTOS A BANCO CRESCEM 46% NO INTERIOR

Em janeiro deste ano, o funcionário público do município de Amargosa (a 240 km de Salvador) Naedson Borges, sobrinho de uma funcionária da Caixa Econômica Federal do local, escutou a revelação do sonho de sua tia. Ela contava que havia sonhado com uma troca de tiros e estava impressionada porque, naquele dia, faria exatamente sete anos que sua agência havia sido assaltada. Descrente, Naedson tranquilizou a tia e saiu de casa. Ele não esperava que o sonho fosse premonitório, mas, ao chegar ao centro da cidade, deparou-se com o desespero da população, que estava assustada depois que um grupo de bandidos, encapuzados e fortemente armados, disparou contra uma viatura policial e assaltou uma agência do Banco do Brasil. “Eu percebi uma movimentação estranha na porta do Banco do Brasil, quando me avisaram que os bandidos estavam também assaltando uma loteria e a agência da Caixa Econômica Federal. Fiquei preocupado, porque era justamente onde minha tia, que é hipertensa, trabalha. Quando cheguei na porta do banco, ela saia carregada. Foi terrível, mas pouco a pouco ela foi se recuperando do estado de choque”, conta. Os assaltos ocorridos em Amargosa são dois dos 19 casos de roubo a banco no interior da Bahia, entre janeiro e abril deste ano, contabilizados pela Coordenação de Documentação e Estatística Policial (Cedep), vinculada à Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Este número representa um aumento de 46% em relação aos 13 casos ocorridos no mesmo período do ano anterior. Esse percentual, contudo, pode ser maior, chegando a pelo menos 61%, se acrescidos os assaltos ocorridos em Mucugê e Candeal (a 448 e 168 km de Salvador, respectivamente), ocorridos em 1º e 12 de abril. Os dois crimes noticiados no jornal A Tarde não constam dos dados oficiais do governo do Estado. O coordenador da Cedep, Antônio Matos, enviou nota de esclarecimento onde confirma os dados oficiais: “A Coordenação de Documentação e Estatística Policial confirma que, de janeiro a abril de 2010, há registro de 19 assaltos a bancos no interior do Estado. Caso exista alguma diferença entre estes números e outros, obtidos em estatística diversa, deve-se, certamente, à metodologia utilizada na coleta e tratamento dos dados”. Informações do Jornal A Tarde.

MARINA SILVA CRITICA CONCORRENTES E CAMPANHA DE “PICUINHAS”

Durante sua visita a Belo Horizonte, a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, questionou a falta de propostas de seus concorrentes. “Na maioria das vezes, o debate fica circulando só em torno daquilo que é picuinha. O que eu estou fazendo é uma espécie de provocação positiva para que a gente discuta as propostas”, afirmou a senadora. Com relação às últimas enchentes que assolam os Estados de Pernambuco e Alagoas, Marina criticou a falta de uma política de segurança ambiental que faça com que o país não sofra tanto durante períodos chuvosos. “É falta de compreensão do que está acontecendo no mundo, dizer que isso é apenas um problema habitacional. É um problema ambiental gravíssimo e, se não investirmos em ações de adaptação, vamos ver a cada ano as pessoas sendo mortas e o governo soltando medidas provisórias depois que as pessoas já morreram”, disse. Marina voltou a se colocar como a sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e assumiu compromissos de combate a pobreza, bem como avançar na educação de qualidade, na saúde e na segurança pública. “O povo perdeu o medo de ser feliz e elegeu um Silva para a Presidência. E agora, eu estou dizendo que o povo pode continuar acreditando num Silva, só que desta vez em uma mulher, com a trajetória de vida igualmente humilde e com compromisso profundo com as transformações do Brasil”, afirmou. A candidata do PV considerou positivo o resultado da pesquisa CNI/Ibope divulgado anteontem, que aponta seu nome em terceiro lugar, com 9% das intenções de voto. Marina citou que sua candidatura foi posta há apenas três meses. “As pessoas se esquecem de que comecei com 3% e agora estou com 9% no Ibope e 12% no Datafolha. Isso é muito significativo”, avaliou.

GOLEIRO BRUNO, DO FLAMENGO, É SUSPEITO DE CRIME EM MG

A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou inquérito para apurar o desaparecimento de Eliza Samudio, de 25 anos, mãe de um menino de quatro meses que seria filho do goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes. Conforme investigações preliminares da Delegacia de Homicídios de Contagem, a estudante estaria desaparecida há cerca de três semanas. A delegada Alessandra Wilke não descarta a hipótese de assassinato. Segundo ela, o goleiro será intimado a prestar depoimento nesta semana. No fim da noite de sexta-feira, a mulher de Bruno, Dayane Souza, foi presa em flagrante sob a acusação de subtração de incapaz. O filho de Eliza estaria sob seus cuidados. Dayane já foi liberada. O suposto filho de Bruno só foi localizado na madrugada deste sábado em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. A delegada disse que "um conhecido (de Bruno) ficou encarregado de esconder essa criança". Segundo a delegada, "tanto Bruno quanto a sua mulher negavam saber do paradeiro do bebê" e "Eliza já havia prestado queixa contra Bruno por agressão".

27 de junho de 2010

A QUEM AZEVEDO DARÁ MAIS VOTOS?

Está se transformando em folclore e questionamento cotidiano nestas eleições, a indagação sobre a quem o Capitão Azevedo deverá dar mais votos para Deputado Federal. Uns apostam em Luiz Argolo e há quem arisque no nome do Roberto Brito. Correndo por fora, ainda existem os esperançosos em expressivas votações para ACM Neto, Paulo Magalhães, Felix Mendonça Jr., Raimundo Veloso e segundo os mais jocosos, o prefeito ainda possui uma relação de dezenas de outros candidatos para a pulverização dos seus votos para Deputado Federal. Luiz Argolo revela não aceitar menos que 15 mil votos. Roberto Brito ameaça abandonar Itabuna, caso sua votação não seja correspondente ao fato dele estar sendo o parlamentar que mais tem proporcionado verbas e obras para a cidade. ACM Neto cobra a fatura dele ser herdeiro natural dos votos Democratas em Itabuna. Paulo Magalhães tem se declarado ter sido o único político a acreditar na vitória de Azevedo e o primeiro a apoiá-lo financeiramente. O fato é que Capitão Azevedo não tem votos suficientes para contemplar e agradar a quem ele tem sinalizado apoio. As conseqüências desta inadequação eleitoral deverão provocar implicações desarmoniosas para as pretensões de reeleição do Capitão e a situação se agravará se Geddel Vieira Lima vier a ser eleito governador. Neste caso o desinteresse de Fernando Gomes em não mais disputar eleições, deverá preterir 2012 e nesta viagem rumo ao seu retorno a Prefeitura de Itabuna, vão embarcar o PMDB e PP, com apoio do DEM. E sem DEM, Azevedo ficará de fora da sua própria sucessão. Para avalizar esta situação, as mágoas e decepções deverão convergir Roberto Brito, Raimundo Veleso, ACM Neto, Felix Mendonça e Paulo Magalhães. As urnas deverão demonstrar se devaneio, ou profetizo! E quem viver verá!

MARINA SILVA TENTA ATRAIR APOIO DE DISSIDENTES PETISTAS EM MG

A estratégia da candidata do PV à Presidência da República, senadora Marina Silva, para conquistar mais votos em Minas é buscar o apoio dos dissidentes petistas que ainda não engoliram a coligação com o PMDB para a disputa do governo do Estado. Em visita ontem a Belo Horizonte, a presidenciável anunciou a criação de um comitê suprapartidário em Minas que terá como coordenadora a ex-deputada Sandra Starling, que abandonou o PT após 30 anos de filiação assim que o partido decidiu apoiar a candidatura do peemedebista Hélio Costa. "Estamos conversando com eleitores que, historicamente, votavam em outros partidos. Ter um comitê suprapartidário com a Sandra Starling é bom porque a sua liderança nos trará muitos apoios. Também sofri muito quando saí do PT, assim como a Sandra, companheira que está me apoiando no comitê", disse a presidenciável do PV. Em sua visita a Belo Horizonte, Marina avaliou a conturbada relação entre os petistas e peemedebistas mineiros e disse respeitar a decisão do colega, o ex-ministro Patrus Ananias (PT), de aceitar ser vice na chapa do senador do PMDB, pela disputa ao governo de Minas. "Não é pelo fato de ele estar em outro projeto, e de eu ter mudado, que vou deixar de ter opinião diferente desse grande homem que ele sempre foi. Com certeza deve ter sido muito doloroso todo esse processo", analisou. NOVA ALEGRIA - Sandra afirmou que para ela é um "bálsamo" receber o convite de Marina para a coordenação do comitê. Segundo a ex-petista, ela já está com uma lista de nomes de pessoas que querem estar ao lado de Marina Silva nestas eleições. "É um bálsamo para o meu coração que estava sofrido pela dor de ter largado o partido que eu ajudei a fundar. Mas agora estou com uma nova alegria, fundando uma nova história junto com a Marina Silva, que me deixou muito honrada e com a garra de sempre", afirmou. Nos próximos dias, Sandra deve se reunir com o candidato do PV ao governo do Estado, deputado federal José Fernando Aparecido, para discutir também o seu apoio à candidatura estadual. A ex-petista disse que também pode estar ao lado de José Fernando.

FÃS FAZEM HOMENAGEM NO PRIMEIRO ANO DA MORTE DE MICHAEL JACKSON

Fãs de Michael Jackson no mundo todo acendem velas nesta sexta-feira para marcar o primeiro aniversário da morte do ídolo. Desde o fatídico 25 de junho de 2009, a popularidade do "rei do pop" voltou a disparar, e ele se tornou um bilionário póstumo. Em Nova York, fãs dançaram os famosos passos de "Thriller" em frente ao teatro Apollo, no Harlem, onde o chapéu preto e as luvas que se tornaram marca do cantor estão exibidas. Na cidade natal de Jackson, em Gary, Indiana, cerca de 200 pessoas se reuniram do lado de fora da casa onde o cantor viveu sua infância e, ao lado de seus irmãos, deu os primeiros passos nos anos 1960, com o grupo Jackson 5 e o hit "ABC". Sua mãe, Katherine Jackson, deve participar de uma homenagem do lado de fora da casa onde um monumento para o cantor será inaugurado. Cartas e flores foram colocadas na cerca que protege o jardim dos fãs. Os três filhos de Jackson -Prince Michael, Paris e Blanket-- devem marcar a data reservadamente, em Gary. Em Los Angeles, fãs se aglomeravam do lado de fora do cemitério Forest Lawn, onde o corpo de Jackson foi enterrado. Mas as homenagens ao cantor não se limitaram aos Estados Unidos.

FILIAÇÃO DE FERNANDO GOMES NO PMDB

Fernando Gomes está voltando para o partido em que começou na política e isto vai acontecer numa cerimônia no dia 29 de junho. A filiação do ex-prefeiro e ex-deputado federal Fernando Gomes no PMDB é mais um trunfo de Geddel Vieira Lima, em sua caminhada rumo a governadoria do estado da Bahia. O evento acontecerá no Grapiúna Tênis Clube, às 19 horas e contará com a presença do ministro da Integração Nacional João Santana, do deputado federal Geddel Vieira Lima, do presidente do PMDB regional Renato Costa e diversas autoridades de todo o estado. Será realizada uma coletiva para a imprensa no local.

ACESSO AO DIREITO DE CONSUMO

A acessibilidade nas relações de consumo traz números interessantes para a área econômica em todo país. Por ano, produtos e serviços para reabilitação rendem 1,5 bilhões de reais. Na adaptação de veículos automotores, o retorno é de 800 milhões de reais. A tendência é o aumento desses números, tendo em vista o grande número de pessoas com deficiência a cada ano, devido a acidentes de trânsito, à violência urbana e complicações causadas por diabetes. Por outro lado, a frota de veículos adaptados tende a aumentar, considerando-se a inserção da classe C na classe média aumentando seu consumo e as isenções tributárias para adquirir veículos adaptados. Na construção civil, a acessibilidade ainda durante a edificação gera uma economia de 25% em comparação com as adaptações posteriores. O acréscimo de custos para adaptações com desenho universal ainda na fase de projetos é insignificante: - 0,5% a 3% em casas; - 0,5% a 1% em habitações coletivas; - 0,11% em centros comerciais e restaurantes. Por todo o país o turismo acessível tem destaque em Brotas (SP) e Foz do Iguaçu (PR), já sendo um evento constante a Mostra de Turismo Sustentável de Iguaçu. No Guia de Turismo Acessível em Alagoas, que incluirá a Jangada Acessível, etc. O interesse por acessibilidade no consumo já está definido, considerando-se que a IX REATECH–Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade teve 45.000 visitantes, em abril de 2010 em S Paulo.Esta feira é destinada às pessoas com deficiências físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas, seus familiares e profissionais que prestam serviços a este público. A REATECH reúne no mesmo evento fisioterapeutas, equoterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, ortopedistas, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, advogados, arquitetos, engenheiros, entre outros. Os movimentos nacionais e internacionais têm buscado o consenso para a formatação de uma política de integração e de inclusão, visando resgatar o respeito humano e a dignidade e o pleno desenvolvimento e o acesso aos recursos da sociedade por parte desse segmento.Ampliar o alcance e o conhecimento das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida este deve ser o foco dos setores da sociedade para que possa tratar essas pessoas de maneira igual independente de suas limitações. As pessoas com mobilidade reduzida encontram dificuldades desde em andar na calçada até provar uma roupa em uma loja. Não deve esquecer que cada vez mais estas pessoas estão independentes e tornando-se consumidores potenciais. Não se podem fechar os olhos para esta nova realidade. Cada vez mais a sociedade, proprietários de lojas, restaurantes, bares, bancos enfim, todos que fornecem serviços ao público deve adaptar-se às pessoas com algum tipo de deficiência, devem direcionar projetos futuros para atender este novo público em ascensão. Concluindo, faço um relato pessoal de consumidora com deficiência que sentiu violada em seus direitos em virtude de sua deficiência, ao procurar uma empresa de cursos na área jurídica, sendo impedida de efetuar a matrícula nessa escola devido à ausência de rampas e elevador que permitisse o acesso ao 1º e 2º andar onde era ministrado o curso. Este é apenas um dos inúmeros óbices que encontramos aqui na cidade de Itabuna que impede os cadeirantes exercer seu direito de consumidor. (Ângela Góes).

DEPUTADO BAIANO É AUTOR DE RELATÓRIO SOBRE O AMIANTO

O relatório a favor do banimento do amianto, que está provocando um amplo debate dentro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é de autoria de um baiano, o deputado federal e líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados, Edson Duarte. O documento, produzido após cerca de dois anos de pesquisa, traz informações a respeito do número de doentes no país, entrevistas com técnicos, especialistas, autoridades do Governo, empresários, trabalhadores e ex-trabalhadores do setor, dentre outros. O amianto já foi banido da união européia e de diversos outros países, tendo sua produção concentrada, hoje, nos países em desenvolvimento. Nos últimos meses, Duarte recebeu mensagens de apoio de pessoas de todo o mundo que concordam com o banimento da fibra mineral.

DEPUTADO SOFRE ACIDENTE DE CARRO

O deputado estadual Luiz Argôlo sofreu um acidente de carro neste sábado, no início da noite, quando voltava de Esplanada para Salvador. O acidente aconteceu entre Mata de São João e Dias D'Ávila. Um Prisma entrou na contra-mão e pegou a Hilux de Argôlo de frente, acabando com os dois carros. O deputado sofreu uma pancada no peito e foi levado para um hospital, mas não é nada grave. Seu motorista quebrou a perna. Luiz Argôlo vinha de uma viagem de campanha (é candidato a deputado federal).

IRMÃ DE ROBERTO DE SOUZA É SEPULTADA

O vereador Roberto de Souza está de luto. Morreu em Salvador sua irmã, a advogada Jussara Marília Pontes de Souza, de 55 anos, na madrugada deste sábado, no Hospital Santa Isabel, em Salvador. Internada há vários dias, Jussara Pontes não sobreviveu a uma insuficiência respiratória e seu corpo foi velado na Santa Fé, depois sepultado no cemitério Campo Santo na tarde deste sábado. Além de Roberto, Jussara era irmã de Carlos Pontes, diretor da Embasa; Saulo Pontes, diretor do Dnit; e o advogado Paulo Pontes.

26 de junho de 2010

O LIXÃO AINDA É UM PROBLEMÃO EM ITABUNA

O lixão de Itabuna permanece como uma ferida aberta na comunidade e muito pouco se tem debatido sobre o que fazer para transformá-lo em Aterro Sanitário e empreender políticas públicas dirigidas aos homens, mulheres, crianças e idosos que sobrevivem do lixo. É mister da nossa cultura resolvermos os problemas que nos aparecem com imediatismos frágeis e inconsistentes, sem a percepção, muitas vezes até humanística, do verdadeiro significado social do problema. Com a construção de um moderno aterro sanitário, minimizaremos uma questão bastante importante, porém, ainda, os mentores políticos não aprenderam a perceber que intuições isoladas não possuem bastante influência sobre a concepção sistêmica. Apenas, podemos considerá-las como medidas paliativas e inconsistentes, muito aquém do desenvolvimento social e econômico requerido por todos. Ao nosso ver, o urgente e inadiável processo de reciclagem do lixo, através de uma coleta seletiva planejada seriamente, e a organização das pessoas carentes e desempregadas em cooperativas, tantas quantas forem necessárias, representaria, hoje, a única alternativa para a aquisição da dignidade humana para esses seres, ora excluídos social e economicamente. Antecipamo-nos aos mentores governamentais e afirmamos que a implementação de um “novo modelo” de inclusão não representa uma tarefa tão fácil, afinal, estamos tratando de um problema bastante delicado, pois envolve, de um lado, pessoas despreparadas e desesperadas e do outro, uma gama imensa de gente que ainda não possui a consciência do valor do lixo que é descartado diariamente e que, invariavelmente, provoca a obstrução de galerias pluviais e, por conseguinte, uma série de transtornos para suas próprias vidas. Aqui em Itabuna, temos três exemplos patentes da ausência de uma política adequada de reaproveitamento do que a natureza nos oferece com abundância: a casca de frutas como banana e o próprio cacau, a casca do coco verde e o óleo de soja pós-fritura. Todos esses materiais, de reconhecido valor econômico, são descartados equivocadamente na natureza, provocando danos irreparáveis ao nosso já combalido meio ambiente. E isto requer que se aplique, urgentemente, ações de progresso e humanização na questão do lixão de Itabuna.

AS TRAGÉDIAS DEIXAM SUAS MARCAS E APRENDIZADOS

Uma legenda pode definir a triste realidade dos vitimados pelas enchentes em Alagoas e Pernambuco: “Quem pouco tinha agora nada mais possui”. Na atualização feita ontem, cerca de 100 mil pessoas estão sem água potável e aproximadamente 25 mil residências que conseguiram manter-se em pé estão sem eletricidade. Em Palmeira dos Índios estima-se que toda a população de 70 mil viventes esteja padecendo da falta d’água. Digna de nota também tem sido a exemplar solidariedade prestada por governantes e pela população em geral. Infelizmente, a realidade é de tamanha dramaticidade que muito mais ainda é exigido de todos para que a situação possa ser considerada sob controle. E a reconstrução do arrasado pela força das águas exigirá um segundo tempo de esforços redobrado. Várias cidades foram destroçadas pela cheia. É preciso reconstruir estas cidades noutros locais. Esta é uma questão de grande importância, cuja não observação pode futuramente criar as condições para novas tragédias. As águas, em sua força destrutiva, mostraram os seus limites, determinaram o seu espaço, suas rotas e perímetros de ocupação quando de enchentes. Deixar esses espaços livres é um ato de sabedoria. A história nos vai mostrando outras tragédias passadas, todas semelhantes no inexorável fato de que os mesmos rios expandem-se em muito de seus leitos quando das cheias. Hoje, o momento é de socorrer as vítimas. Amanhã, na reconstrução, todas essas lições terão de ser levadas em consideração.

O SER HUMANO NÃO PRECISA SER SOLITÁRIO E INFELIZ

O que é a solidão senão um estado de espírito, patológico muitas vezes, em outras causado pela ausência de companhia proposital ou involuntária. No primeiro caso, a criatura, dominada pela depressão, se sente só ou deseja estar só, mesmo que se encontre no meio da multidão. Ausenta-se da realidade envolta nas suas angústias, nas suas ansiedades, nas suas lembranças. O indivíduo pode ser solitário, também, em consequência das contingências. Desconhece a sociedade que o cerca ou não se afina com o seu comportamento. Em outras ocasiões é o seu modo de ser que causa seu isolamento. Em outros casos a timidez leva a pessoa a se isolar, por temor irracional de enfrentar seu semelhante com receio de não poder competir com a sua inteligência, com os seus conhecimentos, com a sua facilidade de expressão. Ou guarda algum complexo, às vezes um defeito de criação, que afasta o relacionamento com outros indivíduos. Muitas vezes é a saudade do companheiro que se foi e com ele levou sua alegria de viver. Prefere se isolar com as lembranças de um passado que jamais voltará! O orgulho e a arrogância são dois fatores que afastam uns dos outros. A humildade, a doçura e a gentileza, ao contrário, são motivos de aproximação. A idade obviamente é um pretexto para se isolarem as criaturas. Às vezes elas próprias vão se afastando da sociedade ou por comodismo ou por não suportarem conviver com a modernidade. Em outras ocasiões as próprias famílias as põem na geladeira por já não partilharem de suas conversas, ou por se tornarem inconvenientes e ranzinzas. Existem ocasiões em que necessitamos estar sozinhos para maiores reflexões, para análise de nós mesmos, para a conclusão de nossos raciocínios. A solidão não se constrói sozinha. É o resultado de interesses diversos que egoisticamente dividem as prioridades dos grupos de pessoas, separando-as de acordo com as motivações individuais. O ser humano não é perfeito, mas não precisa ser solitário e infeliz. É sempre tempo de melhorar, de aprender. Para isso Deus nos colocou no mundo. Do contrário... Não haveria sentido de existirmos. Se olharmos com atenção, as ruas estão cheias de pessoas solitárias, com um olhar perdido como se pedissem ajuda silenciosamente, mas na agitação do dia a dia nem as enxergamos! Quem sabe se não lhes bastasse que lhe oferecêssemos um gesto de carinho, um cumprimento, ou um sorriso, algo que mostrasse nossa presença humana? É muito triste ser um solitário!

GANA E URUGUAI SE ENFRENTAM NAS QUARTAS

Gana e Uruguai são as seleções da primeira partida definida das quartas de final da Copa 2010. Os dois se classificaram depois de derrotar, respectivamente, os EUA e a Coréia do Sul, neste sábado (26). Os ganenses disputaram uma emocionante prorrogação - com o gol da classificação sendo marcado por Gyan no primeiro minuto do tempo extra. Gana abriu o placar logo no início da partida, aos 5 minutos, quando Prince Boateng arrancou pela esquerda e chutou na entrada da área, no cantinho direito do goleiro Howard, que não conseguiu chegar nela. Durante todo o primeiro tempo, os americanos tentaram reagir, mas ficaram travados Gana tendo maior posse de bola. Só no segundo tempo os EUA começaram a pressionar buscando o empate que evitaria a eliminação de sua seleção, mas o time perdeu muitas chances. Aos 2 minutos, Dempsey cruzou, Altidore rolou para Feihaber, mas Kingston conseguiu defender o chute. Aos 16, o lance que mudou a partida: o juiz marcou pênalti de Mensah em Dempsey, que havia invadido a área, driblava o ganense e chegava ao gol. Donovan, herói do time, cobrou com categoria e deixou tudo igual. Aos 36, os EUA perderam uma grande chance de virar a partida: Altidore recebeu lançamento, ganhou a dividida, mas teve que chutar desequilibrado e mandou para fora. No primeiro jogo do dia, o Uruguai conseguiu um feito: depois de 40 anos, a Celeste passou para as quartas de final e já está entre as oito melhores seleções do mundo. A vitória sobre a Coreia do Sul, por 2 a 1, foi sofrida, mas os dois gols de Suárez fazem com que os uruguaios tenham sua melhor campanha em anos na África do Sul. Até o treinador Óscar Tábarez se mostrou surpreso com o quão longe chegou a equipe sul-americano. "Antes de nós, várias seleções (do Uruguai) com técnicos e jogadores muito bons tentaram, e não foi possível chegar a esse ponto. Seria muito demorado tentar explicar as razões, mas estamos muito felizes por termos conseguido até agora e continuamos sonhando, embora me pareça estranho estar entre as oito melhores", disse em coletiva. A Coréia do Sul não facilitou para os uruguaios e jogou com muita rapidez. No segundo tempo, os coreanos conseguiram o empate e partiram para a pressão, ameaçando virar a partida e mudar a história desta Copa, mas os uruguaios conseguiram se manter na frente com um golaço de Suárez. "(os coreanos) nos surpreenderam", confessou Tábarez, que antes da partida havia recomendado prudência para o time diante da equipe asiática. Agora, Uruguai e Gana se enfrentam na sexta-feira (2) em Joanesburgo. O vencedor avança para as semifinais e pode ser adversário do Brasil, caso a seleção canarinha chegue às semis.

25 de junho de 2010

ADOLESCENTE É MORTO POR MOTOQUEIRO AO SAIR DE ANIVERSÁRIO

Madrugada violenta em uma fazenda próxima a Itaju do Colônia, próximo a Ilhéus. De acordo com a polícia militar, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas depois de uma festa de aniversário nesta sexta-feira (25). Tiago de Jesus Nazaré, de 16 anos, estava saindo da comemoração quando discutiu com um rapaz ainda não identificado que estava em uma moto e que de repente começou a atirar. Tiago levou dois tiros e morreu na hora. Odair Santos Campos, 39, e Fábio de Castro Teixeira, 43, também foram atingidos e estão no hospital de Base de Itabuna, onde permanecem em observação, mas não correm risco de morte. A polícia ainda não identificou o autor do crime.

PSDB NÃO CONFIRMA ÁLVARO DIAS COMO VICE DE JOSÉ SERRA

Apesar do anúncio feito pelo ex-deputado Roberto Jefferson (RJ) no Twitter durante o jogo do Brasil pela Copa do Mundo, nessa sexta-feira (25), o PSDB não confirmou a informação. O presidente nacional do partido tucano, Sérgio Guerra (SP), também através do Twitter, deu outra versão. “Estamos consultando líderes e presidentes dos partidos aliados para decidir nosso candidato a vice presidente. Nossos prazos serão mantidos. Continuem torcendo pelo Brasil. Abraço", postou Guerra minutos antes de embarcar para o Rio de Janeiro para um suposto encontro com o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia. As especulações acerca do anúncio do vice da chapa de Serra se reforçaram por causa de uma reunião com os principais articuladores da campanha do tucano iniciada no fim da tarde dessa quimta-feira (24), no edifício Joelma, centro de São Paulo, onde funciona o escritório central do PSDB. Outros nomes cotados são o do deputado federal baiano José Carlos Aleluia e o do também baiano e tesoureiro nacional do PTB, Benito Gama. Segundo teria afirmado Roberto Jeferson, o senador Sérgio Guerra falou com ele por telefone por volta do meio-dia, comunicando a decisão da cúpula da campanha. O senador Alvaro Dias (PSDB) iria compor a chapa no posto de vice. Jefferson postou no Twitter: "Falei agora com o Sérgio Guerra. O vice será o Alvaro Dias." Guerra ainda tentou amenizar o "anúncio" feito pelo aliado, dizendo pouco depois, também pelo Twitter, que estava conversando com outros líderes antes de bater o martelo.

BRASIL EMPATA COM PORTUGAL E GARANTE PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO

O Brasil empatou em 0 a 0 com Portugal na manhã desta sexta-feira (25), em Durban, e garantiu a primeira colocação do G. Sem os principais homens de frente, os principais destaques da Seleção de Dunga foram o goleiro Júlio Cesar, que praticou grandes defesas, e o zagueiro Lúcio, que mais uma vez mostrou a categoria que o consagrou como um dos melhores do mundo. O Brasil entrou em campo sem Kaká, que cumpria suspensão, Robinho e Elano, poupados. Já Portugal foi escalado com o que tinha de melhor, mas com uma formação tática que congestionava o meio de campo. O resultado não poderia ter sido outro: a partida foi marcada pela forte marcação das duas equipes, o que motivou a distribuição de sete cartões amarelos ainda no primeiro tempo. No final da primeira etapa, o volante Felipe Melo, que levou cartão amarelo por fazer uma falta em Pepe, saiu de campo substituído por Josué. O camisa 5 brasileiro sofreu uma torção no tornozelo. O departamento médico da Seleção ainda não sabe a gravidade da lesão, mas o jogador não deve ser um desfalque para a fase eliminatória. Com o empate, o Brasil chegou a sete pontos, dois a mais que Portugal, o segundo colocado no grupo. A última vez que a Seleção Brasileira havia empatado em 0 a 0 em uma Copa do Mundo foi em 1994, na final, contra a Itália, mundial em que o Brasil se consagrou tetracampeão. O Brasil agora aguarda a definição do Grupo H para saber quem será seu adversário nas oitavas de final. Suíça, Honduras, Chile e Espanha duelam esta tarde para encerrar a fase de grupos. O próximo jogo da Seleção Brasileira será realizado na próxima segunda-feira (28), no Ellis Park, contra o segundo colocado do Grupo H. (Thiago Pereira).

OBRA SEM PLANEJAMENTO DÁ PREJUÍZO

Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho reforçam a tese de que a falta de planejamento prejudica o comércio na Avenida do Cinqüentenário, em Itabuna. O setor registrou, em maio, saldo de apenas 2 empregos. Ilhéus, por exemplo, que tem comércio muito mais fraco, criou no mês passado 189 postos de trabalho. No ano, o comércio de Itabuna acumula saldo de 27 vagas, uma decepção em ano de Copa do Mundo. Para os comerciantes, o péssimo desempenho só tem uma explicação: a falta de planejamento da Prefeitura de Itabuna na troca do piso da Avenida do Cinqüentenário. Eles reclamam que os entulhos, a falta de lugar para circulação dos clientes e os buracos nas calçadas tiveram influência direta nas vendas deste mês. Afetada pelo resultado ruim no comércio, Itabuna registrou saldo de apenas 37 novos empregos em maio. O melhor resultado foi apresentado pela construção civil, 34 vagas. No ano, são só 394 novas vagas. (A Região).

LANÇAMENTO DO NÚCLEO DA ESQUERDA DEMOCRÁTICA EM DIAS D'AVILA

A Professora e primeira suplente de deputado federal (PSB) Jeane Cruz, referência política em toda a região do entorno de Salvador recebeu Renato Costa no dia 20/06 em Dias D´Ávila, para a fundação da Esquerda Democrática – ED - do PMDB, acompanhada por diversas lideranças de Dias D'Avila, de Camaçari e Catu. O radialista e advogado Jovenildo Moreira veio acompanhado da ex-secretária de educação de Camaçari, Drª Yara Passos, pela professora Ednalva Pereira Carneiro, e pelo também advogado Roney Mariano Teles. Carlinhos Paixão, liderança de Camaçari também esteve presente ao encontro. Jeane fez um discurso envolvente alertando aos presentes da responsabilidade política, social e cultural de cada um na escolha dos nomes que irão aprovar para os diversos cargos eletivos nesta próxima eleição. “Somos formadores de opinião. Temos a responsabilidade histórica com o futuro de nossa terra, do nosso município, do nosso estado, do nosso país. Ao ensinarmos, estamos formando homens e mulheres para tornarem-se cidadãos. Para dar, mas exigir. Somos, ao final, um dos maiores responsáveis pelo futuro de nossa terra”. Jeane apresentou Renato Costa. Falou de sua militância e dos seus dois mandatos como deputado estadual, e dos motivos pelo qual a ED o escolheu como seu representante nesta eleição. Renato, respondendo a Jeane, falou de sua prática como homem público. Da defesa que sempre fez da ética como condição mesmo da atividade política e de como será o seu mandato. Um mandato voltado para a defesa dos interesses da população, principalmente dos segmentos mais abandonados e colocados à margem da sociedade. Um mandato compartilhado com a ED que será sua parceira para juntos honrarem os votos recebidos.

24 de junho de 2010

E VIVA SÃO JOÃO

As festividades de São João adquiriram ao longo do tempo um jeitinho brasileiro e, especialmente, nordestino de ser. Porém, os festejos juninos são realizados em muitos países do mundo, ao mesmo tempo, sendo compostos por manifestações culturais de cada lugar em que acontece. Há, porém, entre nós, uma grande fusão cultural que persiste desde os tempos coloniais, bem exemplificada nos passos da quadrilha junina, com expressões francesas que ainda permanecem. Existe uma beleza nessas transformações culturais que são melhores vistas quando observamos detalhes de suas apresentações. Numa época em que muito se fala em massificação cultural e perda de identidade cultural, existem dois movimentos sobre o tema: um que ele chama de tradição, que busca manter intacta as manifestações culturais como elas surgiram; e outro que se chama de tradução, que é a absorção de novos elementos e o surgimento de novas características culturais em cada época. A tradução pode ser identificada quando vemos as novas quadrilhas com passos sincronizados e bem ensaiados, mudando aquela visão matuta e o tom improvisado das antigas danças juninas. Já a tradição, podemos observar em um elemento junino que se perpetua em festas de São João no mundo inteiro: a fogueira junina. As explicações para esta simbologia que atravessa os séculos são muitas. Uma delas diz respeito ao costume pagão de comemorar o “solstício de verão” – uma posição solar que provoca o dia mais longo do ano e que é comemorado nos países com inverno intenso. Entretanto, a explicação mais aceita está relacionada ao nascimento de João Batista – o santo do dia. Diz o conhecimento popular, que uma fogueira foi acesa por Izabel no alto de um monte como sinal emitido a Maria sobre o nascimento de João Batista, que nasceu com a missão de levar ao mundo a proposta de renovação do homem, para o recebimento do Messias. Entretanto, creio que manter a tradição, incentivá-la é contribuir para a identidade cultural do povo. A Bahia é rica em manifestações populares. E vamos à culinária... e viva São João!

PARA CNBB, ALÉM DE OBSERVAR FICHA LIMPA, ELEITOR DEVE ACOMPANHAR MANDATO DE POLÍTICO

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Geraldo Lyrio da Rocha, afirmou nesta quinta-feira que os eleitores devem, além de observar se o candidato tem "ficha limpa", acompanhar o mandato dos eleitos. "O papel do eleitor não se esgota ao registrar seu voto na urna. O eleitor precisa acompanhar aqueles que forem eleitos no desempenho de seu mandato", afirmou, em entrevista em Brasília. Segundo ele, a maior conscientização dos eleitores é uma questão que precisa "avançar muito". "Vejo um grande caminho a ser percorrido no aperfeiçoamento das nossas instituições democráticas", disse. O presidente da CNBB classificou como uma "vitória da democracia" o fato de o projeto Ficha Limpa ter sido aprovado pelo Congresso, sancionado pelo presidente Lula e agora confirmado para as próximas eleições pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A nova regra impede a candidatura de pessoas com condenação na Justiça por um colegiado (mais de um juiz). A CNBB foi uma das entidades que atuou para a coleta de 1,6 milhão de assinaturas, exigência para a aceitação de um projeto de lei de iniciativa popular. De acordo com a entidade, cerca de 90% das 1,6 milhão de assinaturas foram colhidas pela dioceses e paróquias da Igreja Católica.

CINCO PESSOAS SÃO BALEADAS EM FESTA DE SÃO JOÃO EM ITABUNA

Cinco pessoas foram baleadas em um tiroteio ocorrido na madrugada desta quinta-feira (24), na rua Liberópolis, no bairro São Lourenço, na cidade de Itabuna, a 426 km de Salvador. Todos estavam em um festa de São João quando homens não identificados chegaram no local atirando. As vítimas foram levadas para o hospital de Base da região. Os baleados foram R.S.O, 16 anos, na perna direita, Ginaldo Oliveira, 30, Fábio Inácio dos Santos, 29, Felipe Maciel Guimarães, 19, e Tiago Dias de Jesus dos Santos, 30 - os quatro últimos foram atingidos de raspão no ombro. Nenhum dos cinco baleados teve ferimentos graves. Apenas o adolescente continua internado. De acordo com a polícia militar, até o momento ninguém foi preso pelo crime.

NA COPA DAS ZEBRAS, ESLOVÁQUIA VENCE POR 3 A 2 E MANDA A ITÁLIA DE VOLTA PARA CASA

Mais uma zebra na Copa do Mundo da África do Sul. Depois da eliminação da França em último lugar do grupo, quem caiu hoje (24) foi a Itália, atual campeã mundial. A Azzurra perdeu para a Eslováquia por 3 a 2, terminou a primeira fase em terceiro lugar no grupo F e volta para casa. Além dos eslovacos, o Paraguai passou às oitavas nesta mesma chave ao empatar com a Nova Zelândia por 0 a 0. Os gols que acabaram com o sonho italiano do penta saíram nos dois tempos do jogo. Na primeira etapa, aos 24 minutos, veio o primeiro golpe. Depois de saída de bola mal feita de De Rossi, Kucka rouba a bola e toca para Vittek. O atacante bate no canto direito de Marchetti, que não teve chances de defesa. E Vittek foi mesmo o carrasco do dia. Aos 27 do segundo tempo, a Eslováquia ampliou o placar, para o desespero do técnico Marcelo Lippi. Vittek completa na pequena área após cruzamento rasteiro de primeira da ponta direita de Hamsik, depois de uma sobra da zaga italiana no escanteio. O gol de honra italiano veio com Di Natale, aos 35. Quagliarella fez ótima jogada e tabelou bonito com Iaquinta. O goleiro Mucha defendeu o chute do atacante e Di Natale mandou o rebote para o fundo da rede. Aos 40, os italianos ainda tiveram um gol corretamente anulado por impedimento. Mas a pressão da Itália virou frustração aos 43. Kopunek, que havia acabado de entrar, recebeu a bola em um contra-ataque veloz e encobriu o goleiro Marchetti. Os italianos não se entregaram e conseguiram ainda o segundo gol, nos acréscimos. Quagliarella acertou um lindo chute de fora da área e a Jabulani foi no ângulo. 3 a 2 e muita emoção para os instantes finais, mas ficou nisso. Dois gols de Vittek, um de Kopunek e a seleção campã do Mundo em 2006 sai do estádio já pensando no aeroporto de Joanesburgo...

APÓS CAPACITAÇÃO, MARISQUEIRAS ESPERAM AUMENTAR FATURAMENTO

Cerca de 30 marisqueiras participaram, nos dias 12 e 13, 18 e 19 deste mês, em Ilhéus, de uma capacitação inserida no Projeto Transformar. O treinamento aconteceu na Associação das Marisqueiras do Bairro São Miguel e objetivou melhorar o desempenho da atividade realizada pelas trabalhadoras na zona norte do município. Foram transmitidos, inicialmente, conhecimentos teóricos sobre a manipulação e o beneficiamento de mariscos, crustáceos e pescados, incluindo a higienização em todo o processo. No curso, as marisqueiras aprenderam a fazer a defumação de pescados, filetagem de camarão e frangos, hamburguer de peixe (fishburguer) e aproveitamento de cascas e cabeças do camarão para, após a secagem, produzir farinha utilizada no preparo de pratos típicos da culinária baiana, como vatapá e caruru. Ao melhorar o aproveitamento dos produtos, as marisqueiras têm certeza de que poderão ganhar mais dinheiro com o seu trabalho. “O curso foi importante, principalmente pelas informações sobre higienização e formas de agregar valor ao pescado”, declarou Marli Sheila dos Santos, uma das participantes. Maria Madalena de Jesus Caetano, que mora na comunidade da Tibina, comemorou as novidades a que teve acesso. “Aprendi a fazer coisas novas e ter uma renda a mais, o que vai ser muito importante para todos nós, que com esse trabalho ajudamos a sustentar nossas famílias”, afirmou a marisqueira ao final do curso. O instrutor da capacitação foi o professor Guto Mozelli, mestre em Engenharia de Alimentos. Para ele, iniciativas como a do Projeto Transformar “contribuem de maneira decisiva para elevar a qualidade de vida em comunidades carentes, onde o conhecimento sempre atua como fator de transformação social”. O projeto é uma realização da Bamin em parceria com o Instituto Aliança.

EMPOLGAÇÃO MAIOR DESDE CEDO NA ARENA DO MALHADO

A Torcida Ed Brasil começa seu aquecimento a partir das 9 da manhã desta sexta-feira na grande arena montada na Praia do Malhado em Ilhéus. Antes de Brasil x Portugal tem os jogos do Futebol Show de Bola, com as seleções regionais avançando no mata-mata para a fase final. E o ingresso pra tudo – futebol regional, jogo da seleção, show de beleza, bandas regionais, grupos de danças típicas – é totalmente gratuito. Pouco antes das 11 pára tudo para aquecer a galera, todos ligados no Telão de LED com as primeiras imagens – as mais nítidas de todo o sul da Bahia – diretamente da África do Sul. E às 11 em ponto o momento mais aguardado do dia: Brasil x Portugal valendo o 1º lugar do Grupo G. Aí é a maior empolgação do início ao fim do jogo. De acordo com o Prof. Ed Brasil, idealizador e chefe da torcida na arena, “quem acha que depois da partida diminui a empolgação, está redondamente enganado: hora do almoço adentro vêm as bandas, as Garotas Show de Bola, os grupos de dança e as bandas. Simplesmente não para!”. Com a seleção brasileira avançando na Copa e os comentários elogiando a Torcida Ed Brasil se espalhando pela região, a arena vai ficando cada vez mais disputada e empolgante. Daí o convite do Prof. Ed Brasil: “Venha, pode vir tranqüilo, que a arena é grande e é como coração de mãe: sempre cabe mais um”. (Carlos Malluta – carlos-malluta@edbrasil.com.br).

23 de junho de 2010

O SÃO JOÃO É BOM DEMAIS

Os festejos de São João, desde menino é um momento que me empolga. As fogueiras, toda casa tinha uma. Era uma tradição. O fogo é um louvor que lembra o sinal de Isabel para comunicar a Maria o nascimento de João Batista. É o que conta a história bíblica. As labaredas das fogueiras lambiam o ar num clima de estonteante alegria. Esperávamos que ficasse só o braseiro para a animação dos compadres e afilhados. Hoje, apesar do progresso, a população do Nordeste não deixa passar o dia de São João sem a comemoração condigna. Hoje como ontem existem as quadrilhas, só que mais que sofisticadas, o forró e o baião. E na música que anima as festas juninas, está a figura inesquecível do saudoso Luiz Gonzaga. É verdade. Não há festa de São João legitima sem a presença do “Rei do Baião”. Luiz Gonzaga no seu repouso eterno deve estar dizendo Acorda gente que São João chegou. Acorda Sanfoneiro Macho, desperta Assum Preto, vem fazer o seu belo canto aqui bem perto do Riacho do Navio, sob o Luar do Sertão. Desperta homem nordestino, trás sua Sanfona Choradeira, para a festa do forró De cabo a rabo. O Nordeste tem sido caracterizado pelo berço das festas populares com o colorido, comida, veste e música e bebidas próprias: o gostoso São João. Fecho os olhos e volto a rememorar a festança no Alto Maron, Rua São José, no São Caetano, ruas da Mangabinha, Conceição, Fátima..., que servia de palco para os itabunenses, que unidos como uma boa família, brincavam sem cessar em festas juninas. É um prazer reviver outros tempos, como é bom não querer esquecer, só pensando nos tempo de outrora e na rua que nos viu nascer. E eu digo como Luiz Gonzaga em Noites Brasileiras: “Ai que saudades que eu sinto/das noites de São João/das noites tão brasileiras/das fogueiras/sob o luar do sertão/meninos brincando de roda/velhos soltando balão/moços em volta da fogueira/brincando com o coração”. Noite de São João! O traque, o diabinho, os foguetes, as fogueiras e seus mastros, que parecem sentinelas dispostos e enfileirados. Lá está o sanfoneiro a cantar: “Cresce o amor dia a dia/e cresce o amor de hora em hora/cresce também a saudade quando seu amor vai embora”. Tudo isso revivido de um ânimo incomparável. Tudo isso envolvendo a alma simples de um povo simples que luta com alegria pela sobrevivência e faz de cada momento um bálsamo em sua caminhada cheia de obstáculos. As dificuldades se alternam na vida do nordestino e são instantes como este, das alegres festas de São João, que ele tem para sorrir de felicidade. A noite de São João vive em minha memória. Aquela felicidade vivida na minha infância passou, porém no meu coração a fogueira da saudade continua ardendo sempre!

POLÍTICOS IMPEDIDOS DE SE CANDIDATAR: GERALDO SIMÕES ESTÁ NA LISTA DO TCU

O deputado federal Geraldo Simões (PT) terá problemas para conseguir a reeleição. Muitos dão a sua vitória como certa, porém, a lei que exige “ficha limpa” (nenhuma condenação em colegiados de juízes) como requisito básico para o registro da candidatura, tudo indica, pegou o petista no contrapé. Uma lista divulgada ontem (segunda-feira/21) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) cita duas vezes o ex-prefeito de Itabuna. A relação será entregue ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Sinésio Cabral Filho, para que não aceite que os incluídos se candidatem. Quem já homologou a candidatura na Justiça Eleitoral e estiver na lista terá seu registro cassado. A Bahia é o segundo estado em número de condenados pelo TCU, com 700 nomes. TCU CONDENA GERALDO SIMÕES A PAGAR UM MILHÃO E MEIO DE REAIS - A juíza federal da vara única de Itabuna, Maíza Seal Carvalho Pamponet, no dia 13 de novembro de 2009, mandou notificar o deputado federal Geraldo Simões (PT), para que cumpra a sentença do Tribunal de Contas da União, condenando-o ao pagamento de R$ 1.555.174,18. A condenação diz respeito ao convênio 589, assinado em 1996, entre a prefeitura de Itabuna e o Fundo Nacional de Saúde. Na época, Geraldo Simões exercia o primeiro mandato como prefeito, e, segundo o TCU, sua gestão cometeu irregularidades na implementação do “programa de atendimento aos desnutridos e às gestantes de risco nutricional”, que utilizou verba do Ministério da Saúde, repassada ao município no valor de R$ 665.761,68. A decisão ordena também a penhora dos bens, caso o deputado não pague o valor estipulado pelo tribunal.

MULHER QUE 'RESSUSCITOU' NO NECROTÉRIO MORRE EM ALAGOAS

O governo de Alagoas informou, na quinta-feira/17, a morte da aposentada Divacir Cordeiro dos Santos, 60 anos. Na quarta-feira, ela foi encontrada com vida no necrotério do Hospital Geral do Estado. Segundo o legista diretor do IML de Alagoas, Gerson Odilon, a paciente apresentou ontem um quadro de catalepsia que foi confundido com óbito. A paciente chegou ao HGE com um quadro clínico de dispneia (falta de ar), além de sinais de acidente vascular cerebral (AVC), no final da tarde de terça-feira. No dia seguinte, sem sinais vitais aparentes, ela foi dada como morta e levada ao necrotério.

A COPA E SUAS PAIXÕES

Antes do início da Copa do Mundo alguns dos mais acreditados centros de cardiologia brasileiros alertaram: durante os jogos iria ocorrer uma elevação de 30% do número de infartos do miocárdio no Brasil. Ainda faziam recomendações: beber pouco álcool, evitar café em excesso e dormir. Sugeriam que os mais passionais não assistissem aos jogos do Brasil. Só não alertaram para as limitações da seleção do Dunga. Pelo primeiro jogo contra a inocente Coréia do Norte a nossa seleção com Kaká e Luis Fabiano fora de forma e sem maiores opções no banco, primou pela previsibilidade. Apresentamos uma equipe onde a rigidez do sistema tático obscurecia as outroras tão apreciadas qualidades do nosso jogador, principalmente a imprevisibilidade, a habilidade, a rapidez e a criatividade. E o nosso futebol não é isto, é muito mais o Santos de São Paulo, único time brasileiro com um padrão de futebol a moda, digamos antiga, para não dizermos, simplesmente bonita, gostosa de se ver e que além disso consegue vencer e convencer. A globalização parece que não fez bem ao futebol brasileiro: enquanto para nos habilitarmos a ganhar o hexa, sacrificamos o nosso padrão ouro de jogar futebol e nos apresentamos sem identidade, nem futebol brasileiro nem europeu, fica a dúvida: isto é somente uma opção, ou a atual geração dos nossos jogadores é de fato limitada? Mas futebol, principalmente nesta época de Copa do Mundo é antes de tudo desarvorada paixão; um fervor religioso toma conta dos torcedores brazucas e se alguém questionar o modelo adotado por Dunga, isto se transforma em heresia, em blasfêmia. No outrora fraterno “Ninho das Águias”, com os companheiros de caminhada, como simples palpiteiro fiz estas preocupadas considerações e ainda cai na besteira de elogiar a equipe de Maradona: foi como beijar Lúcifer em um culto da Igreja do bispo Edir Macedo, fui massacrado, chamado de ateu, Argentino e traidor da pátria. Será que a essência do futebol deve o ser prazer de ver o bom e o belo e que vença o melhor naquele momento, seja por talento ou por preparo, ou é indispensável que se ganhe de qualquer jeito, principalmente que perca o tradicional adversário, independente da geração privilegiada que apresente?

O CRIME É UMA PROMESSA QUE NÃO PODE SER CUMPRIDA

O estudo da criminologia requer conhecimentos sociais e psicológicos da criatura humana na sociedade. Diversas correntes procuram explicar os motivos que levam o homem à prática criminosa. Há quem diga que o mesmo nasce bom e seu habitat o corrompe; enquanto outros afirmam que já nasce mal com seus caracteres biopsíquicos genéticos. De qualquer sorte todo estudo da criminologia busca fazer uma análise no homem como um todo, isto é, corpo, consciência e subconsciência, não desprezando as sua origens hereditárias, pois queiramos ou não têm influências no seu caráter. Se retrocedermos aos primórdios que povoaram este planeta, mas precisamente ao teor contido no primeiro livro da bíblia conhecido por Gênesis, encontraremos a execução do primeiro homicídio, quando Caim matou Abel. A partir daí passamos a ter consciência da palavra crime, até então desconhecida. Os tempos evoluíram. A sequência dos incomensuráveis séculos voaram tais como os pensamentos que passam por nossas mentes. Diz o sociólogo Selem Rachid Asmar, que somos lobos de nós mesmos, porém cada um com a diversificação material e espiritual que é dotado. O ideal consiste estarmos em paz com o nosso ego e com a nossa consciência, visto que o restante chegará por acréscimo. Ao concluirmos este assunto, afirmamos com todas as letras que o crime não compensa, quer contra a pessoa ou em desfavor dos bens e finanças particulares ou públicas, considerando ser a vingança, a maldição da humanidade, enquanto que a improbidade administrativa, a antítese perfeita de uma administração ideal capaz de produzir benefícios para um povo carente e sofrido que luta por uma justiça que parece mais uma utopia. Crimes praticados por vinganças, assim como enriquecimentos ilícitos constituem pesadelos que inquietam a mente humana, transformando homens e mulheres em pessoas perturbadas.