31 de dezembro de 2010

AMANHÃ SERÁ UM NOVO DIA: FELIZ 2011!

Chegamos ao fim de mais um ano. 2011 alvorece. Acreditemos em dias melhores. Sim, os brasileiros precisam ser felizes. Esqueçamos as mazelas de 2010: os milhares de brasileiros que tiveram suas vidas ceifadas pela violência. O abandono do governo federal ao SUS (Sistema Único de Saúde). A devastação de nossas matas. A propagação vertiginosa das drogas. A corrupção e a impunidade. A inoperância da maioria de nossas autoridades. E os dias se sucederam... Chegou Natal trazendo luzes, festas e alegria. Amigos se confraternizaram. O menino Jesus foi reverenciado nos presépios e nos corações dos que têm fé! Papai Noel chegou “antecipado” e muito “generoso” para alguns brasileiros que se beneficiaram do nosso dinheiro: nossos parlamentares precisavam de melhores salários! E o trabalhador brasileiro? o operário? o professor? o médico? Será que seus salários serão tratados com tanta rapidez e eficiência? Resta-nos protestar! Plagiando Chico Buarque: “Hoje vocês é quem mandam falou, tá falado não tem discussão”, continuemos cantando: “Apesar de vocês amanhã há de ser outro dia”. É época de sonhar e recomeçar. Como diz Drummond: “Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... é renovar as esperanças na vida e o mais importante... acreditar em você de novo”. Sim, precisamos planejar, batalhar e acreditar que poderemos realizar. Entremos no mundo dos sonhos. Vejamos um Brasil mais verde e amarelo, honrando: “Ordem e Progresso”. Procuremos no cotidiano motivo de alegria e felicidade. Sim! A felicidade existe e está dentro de nós. Saibamos vivenciá-la e propagá-la. Exaltemos nossos sucessos! Viremos a página das tristezas e decepções. Inspiremo-nos no mar de Ilhéus! Nas resistência das águas do Rio Cachoeira! Naqueles que nos são caros. Na família e nos amigos. Saibamos sorrir. A humanidade precisa de sorrisos. Sejamos pródigos: Dar nos fará felizes. Exercitemos a tolerância: a sociedade anda corrida, irritada e agressiva. Tenhamos sempre uma palavra solidária e confortante. Saibamos escutar e agregar: a sociedade amplia-se, mas as pessoas tornam-se ilhas. Sejamos ponte e porto para amá-las. Amemos! Sonhemos. Sonhemos alto! O querer estar próximo do realizar. Enfim, esforcemo-nos para sermos mais justos e solidários. Amanhã será um novo dia: feliz 2011!

CHEGAMOS AO ÚLTIMO DIA DE 2010

Encerra-se mais um ano, fechando a primeira década do novo século. Num curtíssimo balanço, pode-se dizer, sem medo de errar, que o mundo ainda gira muito distanciado dos sonhos e das aspirações alimentadas, nos anos anteriores, sobre o século 21. Desde que se espalhou por círculos esotéricos a crença de que o fim do mundo iria acontecer, impreterivelmente, em 1999, as expectativas sobre os anos 2000 variavam do nada absoluto à concórdia total. Na verdade, nem Nostradamus, nem os sonhadores acertaram. Nosso século, já vencida sua primeira década continua tão falho como antes, com matanças desenfreadas, fome, destruição ambiental, abismos sociais a separar a imensa maioria dos viventes das minorias materialmente melhor aquinhoadas. Mas, por outro lado, é cada vez mais viva a esperança sobre o advento de um tempo de paz, justiça social e harmonia entre a Natureza e o homem. Tal aspiração hoje alimenta os corações humanos associada com a certeza de que Deus não resolverá os problemas para nós. O mundo é responsabilidade de quem nele vive, independente das crenças, das ideologias, do grupo social, das nacionalidades, gênero ou cor da pele. Um novo ano se anuncia. E, como nas “viradas” anteriores, será celebrado com o ânimo de quem deseja novos e melhores dias. Os réveillons espalharão alegria e entusiasmo pela chegada de um novo tempo. Ótimo que assim seja, pois isto significa que a humanidade não se deixa abater pelas adversidades, nem se ilude com armagedons prognosticados por falsos profetas. Mais um ano se encerra e não enterra com ele os problemas nem leva consigo as esperanças do povo. No balanço que cada um possa fazer, os pontos positivos e negativos do ano fechado devem ser pesados, avaliados, mirados como exemplos do que deve e do que é indevido de ser repetido no ano vindouro. E a vida segue adiante, felizmente repleta de esperanças...

DELEGADO ANANIAS MARTINS MORREU HOJE

O delegado Ananias Martins faleceu hoje (31 de dezembro), às 1.30h em sua residência, vítima de infarto fulminante. O delegado atualmente trabalhava na cidade de Itajuípe, antecedendo um excelente trabalho nas cidades de Ibicarai e Coaraci. O delegado Ananias Martins atuou também por muito tempo no Detran de Itabuna e era um policial muito querido e conhecido pela comunidade sulbaiana. Ananias Marins, que era irmão do também policial Tenente Jorge Martins, chegou a ser levado pelo Samu para o hospital Calixto Midlej Filho, mas já chegou sem vida. Ananias Martins tinha 60 anos, e estava na polícia há 36 anos. O delegado Ananias Martins dos Santos, vinha trabalhando com muita responsabilidade e profissionalismo na cidade de Itajuípe e Coaraci. Respeitado pela sociedade daqueles municípios, Ananias, era também um orgulho para a Secretária da Segurança Pública. É unanimidade que o delegado Ananias Martins era um homem de bem e que mereceu a credibilidade adquirida com ações de combate ao crime, que o notabilizaram como um dos melhores delegados de polícia da Bahia. Manifestamos aqui, nossos mais profundos pêsames a família enlutada.

ILHÉUS PROMOVE REVEILLON POPULAR

O Reveillon Popular, promovido pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, já virou o principal evento da virada de ano na cidade. Mais uma vez, ele deve atrair milhares de ilheenses e visitantes até o estacionamento localizado ao lado da Catedral de São Sebastião, na avenida Soares Lopes, onde a festa acontece todos os anos. Para este dia 31, a grande novidade será a ampliação do monitoramento eletrônico, cuja central funcionará no Largo Cultural. Com a ajuda de câmeras espalhadas por todo o circuito da festa, o monitoramento vai auxiliar o trabalho de um grupo formado por cerca de 80 policiais militares, 30 seguranças particulares e guardas municipais. A programação da festa começa às 20 horas com show do cantor Benner e Banda, seguido do grupo Circuito Fechado, que sobe ao palco às 22 horas. O cantor Fábio Souza e a Banda Pretubom comandam a festa a partir das 23h45min e, nas primeiras horas de 2011, o palco do Reveillon Popular de Ilhéus passará a ser contagiado pelo swing da Banda Fera Bandida, de Aracajú. “Assim como nas outras edições, o Reveillon Popular de Ilhéus será marcado pela tranquilidade, pela paz e por muita harmonia”, garante o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira. Além da festa de fim de ano oferecida pelo prefeito Newton Lima, Ilhéus contará com diversas opções de festas de réveillon particulares, concentradas, principalmente, na parte sul da cidade. No Batuba Beach, localizado na Estância Hidromineral de Olivença, as atrações são as bandas Jota Quest, Psirico e Lordão. No Hotel Jardim Atlântico, também na rodovia Ilhéus/Canavieiras, o Reveillon terá como atrações a cantora ilheense Chica de Cidra e apresentação do DJ Nadinho. Outros locais, como o Iate Clube de Ilhéus, no centro, a Associação Atlética do Banco Do Brasil (AABB), restaurantes e cabanas de praias, também festejaram a chegada de 2011.

30 de dezembro de 2010

SÓ ACONTECE NA BAHIA!

Talvez seja apenas um estigma, ou uma forma sarcástica de achincalharem com a Bahia e os baianos, mas o fato é que, realmente, existem coisas que só acontecem na Bahia e com os baianos. Nenhum outro lugar do mundo possui tantas coisas estrambóticas, esquisitas e que causam perplexidade, quanto nas terras de Jorge Amado, Castro Alves, Caetano Veloso e tantos outros notáveis baianos. Para quem duvida disso, basta dar uma lidinha nos exemplos abaixo descritos... 01) SER PRESO NA LIBERDADE. 02) FUMAR NO CAMPO DA PÓLVORA. 03) TOMAR BANHO DE MAR NO RIO VERMELHO. 04) PASTOR EVANGÉLICO MORAR NA CAPELINHA DE SÃO CAETANO. 05) ATRAVESSAR A RUA NA CALÇADA. 06) MORAR NO URUGUAI E TRABALHAR EM ROMA. 07) FALTAR ÁGUA NA CAIXA D'ÁGUA. 08) ADULTO TOMAR BANHO EM ÁGUA DE MENINOS. 09) CANDOMBLÉ NO TERREIRO DE JESUS. 10) HOMEM DO PAU MIÚDO SE CASAR COM MULHER DA CURVA GRANDE. 11) IR EM ROMA E NÃO VER O PAPA. 12) CONFUSÃO NA RUA DO SOSSEGO. 13) ASSASSINATO NA RUA DA PAZ. 14) NÃO ENCONTRAR APOIO NA RUA D'AJUDA. 15) JOVENS NA PRAÇA DOS VETERANOS. 16) NÃO DAR ESMOLAS NA PIEDADE. 17) CASAS VELHAS NA CIDADE NOVA. 18) LAGOA DE ÁGUA DOCE EM VILAS DO ATLÂNTICO. 19) ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NA BOA VIAGEM. 20) ASFALTO NO CAMINHO DE AREIA. 21) LAVAGEM DO BONFIM TERMINAR EM BRIGA. 22) COLHER MANGA, LARANJA E OUTRAS FRUTAS EM CAJAZEIRAS. 23) FICAR PERDIDO NA VITÓRIA. 24) LUZ NA MATA ESCURA. 25) ADOECER NA SAÚDE. 27) MORRER NA SEXTA E SER ENTERRADO NAS QUINTAS. 28) TRABALHAR NA LADEIRA DA PREGUIÇA. 29) NAMORAR COM UMA GAROTA DO BARBALHO. 30) ARMAR A MAIOR BRIGA NOS PERDÕES. 31) MORRER AFOGADO NO QUEIMADINHO. 32) NAMORAR NO LARGO DOS AFLITOS. 33) NÃO SABER O QUE FAZER NA PRAÇA DAS DECISÕES (BAIRRO DA PAZ). 34) USAR ASPIRADOR DE PÓ NA RUA DAS VASSOURAS. 35) TORCER O PÉ NA RUA DO CABEÇA. 36) FAZER FOFOCA NOS QUINZE MISTÉRIOS. 37) AÇOUGUE NA RUA DOS OSSOS. 38) FAZER COBRANÇA NA RUA DA FORCA. 39) ANDAR DE TÊNIS NA RUA JOÃO DAS BOTAS. 40) FUMAR BASEADO NA RUA DA LEGALIDADE. 41) SUICÍDIO NO MATATU. 42) FAZER INTRIGA NO MORRO DO CONSELHO. 43) CASAL BRIGA NO MORRO DO SOSSEGO. 44) FICAR IRRITADO NO MORRO DA PACIÊNCIA. 45) CLÍNICA DE ALERGIA NA RUA DA POEIRA. 46) JUDEU MORAR NA RUA DA PALESTINA. 47) BATE BOCA NA RUA DO PARAÍSO. 48) USAR BONÉ NA RUA DO TIRA CHAPÉU. 49) SENTIR CALOR NA BAIXA FRIA. 50) BARRAQUINHA DE FOGOS NA RUA DA FAÍSCA. 51) LOJA "SÓ SANDÁLIAS" NA BAIXA DOS SAPATEIROS. 52) PRÉDIO ALTO NA CIDADE BAIXA. 53) HEMOCENTRO NA RUA DA MANGUEIRA. 54) JOGO DE SINUCA NO JOGO DO CARNEIRO. 55) CHURRASQUINHO NA AVENIDA PEIXE. OBS: Todos os nomes em negrito são ruas ou bairros de Salvador / Bahia (colaboração de Fábio Luciano)

CONTAS PODEM SER PAGAS DIA 3 SEM MULTA

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as contas de consumo (água, luz, telefone etc.) e os carnês que, porventura, vencerem amanhã, dia 31, poderão ser quitados no dia 3 de janeiro, sem incidência de multa. Os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais). A Febraban destaca ainda que os clientes fiquem atentos ao preenchimento dos cheques a partir de sábado, com o objetivo de se evitar que, no início do ano, uma grande quantidade de cheques seja devolvida em consequência de erros no campo ‘data’ (2010 em vez de 2011). A entidade orienta os clientes para que, nesse período, em caso de preenchimento com data incorreta, não rasurem o documento.

EDUCAÇÃO DE ITABUNA MODELO NO ESTADO

O professor Gustavo Lisboa secretário de educação de Itabuna reunido com a imprensa no dia de ontem (29) no Palace Hotel prestou contas positivamente de sua pasta. Os pontos altos da exposição foram: A informatização de todo o sistema de ensino contando hoje com cerca de 1500 micro-processadores; A previsão da educação de Itabuna, nos seus cursos fundamentais, atingir o 1º lugar no estado em 2011; Todos os professores graduados e com salários em dia, além do FGTS recolhido. O Secretário Gustavo Lisboa expondo dentro do projeto as várias ações e, que são inéditas em Itabuna e servindo como modelos para a educação no Estado, informou a construção de mais uma creche para o município, e num investimento de 1,3 milhões, em parceria com o Governo Federal, será instalada no (Sitio 05), bairro Novo Ferradas em 2011. Os comunicadores presentes analisaram positivamente as ações do Secretário Lisboa parabenizando-o pelo grande desempenho frente a educação no município nos últimos anos, “o que deveria ser seguido por outras secretárias” ressaltaram. (Gonzalez Pereira e Joselito dos Reis Santos).

TERMINA HOJE PRAZO PARA ELEITOR JUSTIFICAR AUSÊNCIA DE VOTO NO SEGUNDO TURNO

Eleitores que não votaram no segundo turno têm até esta quinta-feira (30) para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. É preciso retirar gratuitamente o formulário de justificativa nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor ou nas páginas dos tribunais regionais eleitorais na internet. O documento deve ser apresentado na zona eleitoral onde está inscrito. O formulário precisa conter o nome, data de nascimento, filiação, número do título de eleitor, endereço atual e o motivo da ausência de voto. É preciso ainda apresentar cópia de documento oficial que comprove a idade. O requerimento será invalidado se tiver dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor. Os eleitores que estavam no exterior no dia da eleição têm 30 dias após retorno ao Brasil para justificar a ausência no pleito. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da 1ª Região, quem não justificar no prazo pagará multa no valor de R$ 3,50. Enquanto não regularizar a situação, o cidadão não pode obter passaporte, carteira de identidade, CPF, inscrever-se em concurso público, tomar posse, renovar matrícula em estabelecimento público de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e, caso seja servidor público, não pode receber vencimentos. O eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar e não pagar multa terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, será excluído do cadastro de eleitores. Há exceção à regra para eleitores analfabetos, maiores de 16 anos e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e portadores de deficiência física ou mental. As informações são da Agência Brasil.

29 de dezembro de 2010

GREVE NO HOSPITAL DE BASE CONTINUA

Apesar da promessa de pagamento do 13º salário para os servidores que ganham até R$ 790 até o final desta terça e dos salários, mais o 13º, para o resto da categoria até quarta, os servidores decidiram continuar a greve no Hospital de Base. A greve pode terminar nesta quarta, caso a prefeitura cumpra o prometido. A prefeitura mentiu dizendo que não podia pagar porque a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) não tinha repassado a verba mensal. Mas foi desmascarada quando o sindicato ligou para a Sesab e descobriu que o repasse foi feito na data certa. "Ficamos em greve até que a Prefeitura pague o que deve a todos os servidores”, garante Wilmaci Oliveira, diretora do Sindserv. Os servidores do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães convivem com atrasos de salário há muito tempo e sem data certa para receber. Em março, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no Ministério Público. Nele, a Prefeitura se comprometia a fazer os pagamentos até o quinto dia útil de cada mês, porém nunca cumpriu. Sem cumprir o TAC, a administração municipal também deixou o HBLEM à própria sorte. O sucateamento do hospital foi aprofundado a ponto de faltar materiais básicos, como água mineral, além da desativação da lavanderia para beneficiar uma empresa de Ilhéus e o mal funcionamento da cozinha. (A Reagião)

GUSTAVO LISBOA DÁ COLETIVA HOJE

Nem toda a administração do prefeito Capitão Azevedo é negativa. Alguns setores e secretarias conseguem se livrar do marasmo a que se submeteu o atual governo municipal de Itabuna. Dois setores conseguiram se impor como eficiente na Prefeitura. As Secretarias de Esportes e de Educação são as únicas que se destacam na aceitação popular e na boa qualidade de gestão. Para mostrar o desempenho da educação nos últimos dois anos, o secretário da Educação de Itabuna, Gustavo Joaquim Lisboa, reúne nesta quarta-feira, dia 29, profissionais de imprensa do eixo Itabuna/Ilhéus para uma entrevista coletiva. O evento acontece no Itabuna Place Hotel, no espaço Palce Rall, a partir das 17 horas. Na oportunidade, o secretário mostrará os avanços e o desempenho da Educação de Itabuna nos últimos anos.

SEGUNDO NILO, DEPUTADOS MERECEM AUMENTO

Em clima de campanha para o terceiro mandato à frente da presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Nilo (PDT), em almoço com os jornalistas ontem, reiterou que pretende ir até o fim no seu desejo de ser por mais dois anos o comandante do parlamento. Para isso, tem amarrado sua candidatura com as bancadas do governo e da oposição. Além de oferecer a vice-presidência ao PMDB, ele apresentou ao PT a vaga da primeira secretaria. Entretanto, negou que as negociações envolvam a busca pelo quarto mandato. “Assumi um compromisso com o governador de que meu candidato será aquele que a base indicar daqui a dois anos. Não sou candidato ao quarto mandato”, refutou. Segundo ele, Wagner foi a primeira pessoa a quem ele confessou o projeto de se candidatar à reeleição. “Ele me disse: - Crie as condições que eu lhe ajudo. É o que eu estou fazendo. Todos os 63 tem direito de ser, mas eu estou querendo ser mais uma vez. Adorei ser presidente”, disse com ares de confiança. Sobre a elevação do salário dos parlamentares aprovado na semana passada, que deve chegar a R$ 20 mil, Nilo minimizou. Ignorando que a elevação incorrerá em um impacto de R$ 15 milhões a mais nos gastos anuais da Casa, Nilo disparou que “o aumento dos deputados estaduais é automático e está atrelado ao dos deputados federais. Se eles baixarem, a gente baixa. Sou favorável. Porque os ministros, desembargadores tem direito e os deputados não”, questionou. (Lílian Machado).

O QUE FAZER COM 190 MILHÕES DE REAIS?

Se eu ganhar paro de trabalhar! Vou comprar uma casa, um carro... Vou viajar pelo mundo! Cada apostador tem motivos de sobra para fazer uma fezinha na última Mega-Sena do ano. O sonho de acordar milionário em 2011 motiva milhões de brasileiros a fazerem suas apostas, isso explica um prêmio recorde na Mega da Virada cujo valor estimado era R$ 150 milhões e hoje já chega a R$ 180 milhões, 24,2% maior que o prêmio pago no ano passado, de R$ 144,9 milhões. Para a maioria da população este dinheiro resolveria todos os problemas, entretanto especialistas afirmam que mesmo se tratando de um valor altíssimo se não houver planejamento e um bom investimento a sorte pode virar azar. Eduardo Fausto Barreto, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), especialista em finanças explica que o ideal é o ganhador refletir bem antes de começar a gastar. “Dinheiro acaba se não for bem usado. Infelizmente somos uma sociedade sem educação financeira, acredito que assim como médico, todas as pessoas deveriam ter também uma orientação financeira, independentemente da renda que dispõe. No caso do ganhador da mega-sena, o primeiro conselho é saber o que quer realmente com este dinheiro. Para isso, o ideal é depositar na Caixa Econômica e não fazer nada no primeiro momento, tomar distância de tudo e refletir com lucidez. O ideal é ter acompanhamento de um bom consultor econômico”, afirma. As apostas da Mega da Virada estão abertas, até as 14h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (31), em todas as lotéricas do Brasil. A aposta simples custa apenas R$ 2,00 e pode ser feita, nesta semana, tanto nos volantes especiais da Mega da Virada quanto nos da Mega-Sena. Com relação aos bolões é bom lembrar que a premiação não é válida. BOLADA - Para aqueles que não fazem ideia do que fazer com R$190 milhões, alguns exemplos que dão uma noção da quantia: A campanha do candidato José Serra do PSDB à presidência da república teve como limite máximo de gastos R$180 milhões. A partir de 2011, o Congresso Nacional, composto de 513 deputados e 81 senadores, custará R$180 milhões por ano, caso seja aprovada a proposta de reajuste dos subsídios para equipará-los aos ministros do Supremo Tribunal Federal. As obras para adaptar o Morumbi para a Copa do Mundo de 2014 devem custar cerca de R$180 milhões e o Aeroporto de Confins, Minas Gerais, terá R$180 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). (Cristiane Flores).

ACUSADO DE DECAPITAR MENINAS ENGANOU PASTOR PARA SE ESCONDER EM CENTRO DE REABILITAÇÃO

Danilo Rocha de Carvalho, de 18 anos, um dos acusados de ter participado da decapitação de duas estudantes no IAPI, que foi preso no início da madrugada desta terça-feira (28), pela polícia civil, e assumiu ter participado da ação criminosa apenas 'ensacando os corpos', estava contando com a sorte e com a solidariedade de um casal de evangélicos para escapar da polícia e fugir para Sergipe. Por intermédio de uma parenta, ‘Cacaroto’ conheceu um Centro de Recuperação para viciados em drogas pertencente a um pastor e a esposa, localizado no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. Durante duas semanas o acusado ficou escondido no Centro que cobra R$5,00 por dia para hospedar os usuários de drogas em tratamento contra o vício. No local, Danilo conheceu um homem identificado como ‘Itamar’, que já tem passagem pela polícia por homicídio e planejava viajar para Aracaju, em Sergipe. ‘Cacaroto’ pediu ao mais novo amigo que estava internado há três meses, para acompanhá-lo na viagem. Ao pegar a estrada em direção a ‘liberdade’, o suspeito acabou parado por uma blitz policial, sendo reconhecido e preso. Já na 4ª Delegacia, em São Caetano, Danilo encontrou o pastor dono do estabelecimento, que afirmou tê-lo perdoado pela mentira. O ACUSADO - Danilo é o terceiro acusado de ter cometido o crime que já foi preso, antes dele a polícia capturou Jarbas Cristiano Chaves de Souza, 24, e Adriano Silva Nunes, 22, conhecido como o 'Bocão'. Vítor Santos de Almeida, 26, o 'Branco', foi morto em uma ação policial no dia 10 deste mês. 'Cacaroto' foi denunciado pelos outros acusados do crime, Jarbas Cristiano Chaves de Souza e Adriano Silva Nunes. Ele ainda é acusado de participar das mortes do policial Edmilson Nascimento, em dezembro de 2009, e do artista de rua Gildenor Ferreira de Oliveira, conhecido como Chaplin da Barra, em janeiro deste ano. BUSCAS - "Ainda faltam dois, mas é apenas uma questão de tempo", informou o delegado titular da 4ª Delegacia (São Caetano), Omar Andrade, se referindo aos criminosos Alex Santos e Silva, de 21 anos, o 'Lequinho', e Risovaldo Hora Costa, 20, o 'Riso'. As estudantes Gabriela Alves Nunes, de 13 anos, e Janaína Cristina Brito Conceição, 16, foram assassinadas no dia 19 de novembro. O CRIME - As duas meninas, as estudantes Gabriela Alves Nunes, de 13 anos, e Janaína Cristina Brito Conceição, de 16 anos, foram encontradas decapitadas na Avenida San Martin. A investigação apontou que elas foram mortas em uma casa em construção na Nova Divinéia e tiveram os corpos abandonados na San Martin para despistar a polícia.

TIRIRICA É INTERNADO COM DORES ABDOMINAIS

O deputado federal eleito que obteve o maior número de votos no país foi internado nesta terça-feira (29) com fortes dores na barriga. Tiririca (PR) está no hospital particular São Mateus, em Fortaleza. As primeiras informações da imprensa divulgaram a suspeita de que ele possa sofrer de apendicite, fato ainda não confirmado pelos médicos responsáveis. De acordo com uma jornalista do periódico O Povo, da capital cearense, o palhaço deputado teria dito na entrada do local que acreditava que operaria a vesícula. Com a notícia da internação, já surgiram comentários na internet sobre a recém denominada “maldição do mais votado”. Nas duas últimas eleições os parlamentares campeões de votos no país, Enéas Carneiro (PRONA) e Clodovil (PR), faleceram no exercício de suas funções. Com informações do Estadão.

SEPULTADO CORPO DE MULHER DE EMPRESÁRIO ASSASSINADA EM CAMACAN

Foi sepultado na tarde desta terça-feira (28), o corpo da mulher de um empresário que foi morta a tiros quando saía da igreja na cidade de Camacan, no sul da Bahia, na noite de ontem. Kátia Lima dos Santos, de 30 anos, foi baleada na cabeça em frente à Igreja Assembléia de Deus. Kátia, que era esposa do empresário Edvan Ribeiro, estava com os dois filhos e a mãe no momento em que foi assassinada. O marido dela é dono de um supermercado de Camacan. Testemunhas informaram que um homem se aproximou do carro onde Kátia estava com a família e atirou contra a cabeça dela. A vítima chegou a ser encaminhada à Fundação Hospitalar de Camacan, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Após os disparos, o suspeito fugiu a pé. A polícia civil trabalha com hipótese de crime de mando. Ninguém foi preso até o momento.

28 de dezembro de 2010

PINHEIRO: “O SENADO É MELHOR QUE O CÉU”

Em entrevista à Rede Tudo FM 102,5, o senador eleito Walter Pinheiro (PT), encantado com a vaga conquistada nas urnas, ressaltou que não sairá da cadeira que ocupa no Senado para ocupar cargos em ministérios o disputar a eleição para prefeito em 2012. “O PT tem outros nomes. Com grau mais de certeza do que de dúvida, não será meu nome”, reitera. O parlamentar ressaltou que será mais importante no Congresso, onde poderá “fazer uma caminhada em todos os ministérios” em busca de recursos. “O senado é melhor que o céu. Não precisa morrer para chegar”, exaltou, verificando o grande poder político conferido a um senador. O petista disse ainda que seu partido deverá brigar com o PMDB pela presidência do Senado em 2013 – o coligado não aceita o rodízio na casa legislativa, como acertou na Câmara. Para a Mesa Diretora de 2011, reconhece que o favorito é mesmo o atual presidente, José Sarney (PMDB-AC). “Vamos tentar fazer o rodízio no senado, nos outros dois anos. Agora o PT terá ou primeira-vice ou secretaria geral”, disse, descartando participar da composição. “Nunca topei entrar na Mesa Diretora. São cargos de administração da casa. Coisa interna, de compra da casa. Não quero ficar preso com a burocracia”, disse. Sobre a disputa pela prefeitura em 2012, deu um conselho para o colega Nelson Pelegrino e os demais interessados no pleito. “Se sair antes da hora, queima a largada e não vai a lugar nenhum. Tudo em seu tempo”, disse, condenando a antecipação da campanha. (Rafael Rodrigues).

O TEMPO NÃO PÁRA

Dentro de poucos dias estará nos deixando para sempre o ano de 2010. Mais um ano que se vai em nossas vidas. Ficamos aguardando com ansiedade 2011 e que ele nos traga boas noticias, bons acontecimentos, muita paz, prosperidade e principalmente, felicidade. Partindo em 2010 lá se vão também projetos não realizados, fatos que deixaram marcas em muitas famílias, conflitos mundiais e vários protestos da natureza como maremotos, terremotos deixando inúmeras vitimas. Além disso a terrível “epidemia” das drogas e a violência cada vez mais acentuada. Adeus ano velho! Feliz ano-novo! O tempo não espera por ninguém. O ano que vai terminando irá fazer parte da história; o que vai chegar representa uma interrogação. Nosso destino é caminhar e procurar de toda sorte fazer da nossa vida um obra de arte. Mas isso depende de cada um para que os resultados sejam bons ou maus, positivos ou negativos. Nosso destino é ir sempre em frente acompanhando os dias que virão no novo ano com entusiasmo e coragem. Portanto, receita de felicidade é difícil oferecer. Depende de como cada um encara a sua caminhada. De uma coisa porém, estejamos certos: o equilíbrio psíquico e boa saúde representam o melhor presente para cada um de nós no ano que está chegando. Está provado que o estresse excessivo e a tristeza deprimem o nosso sistema imunológico, ou seja, enfraquece as defesas do organismo. Então vejamos como é fácil ficar doente e difícil se curar. Há poucos dias vi na televisão a comemoração dos 103 anos de duas senhoras gêmeas aqui no Brasil. Alegres, contornadas pela família e consideradas as gêmeas mais velhos do mundo. Na entrevista uma delas dizia: “tive prazer em tudo o que pude fazer”. É verdade. Daí o resultado do longo caminho que já percorreram. Já está chegando 2011. Vamos esperar pelos dias que virão. Tem ouvido bastante, que “Há tempo para plantar e tempo para colher. Há tempo para chorar e tempo para sorrir. Há tempo para nascer e tempo para morrer”. Assim, vivamos com equilíbrio os dias que virão. É vivendo que amamos a vida. Só o sofrimento, a dor, as injustiças e os absurdos que encontramos ao longo do caminho são tropeços inevitáveis. Meus votos são para que vocês, meus caros amigos e amigas, não os tenham ao longo de 2011. Lembre-se que os grandes prazeres da vida não está em olhar o que nos falta, mas sim olhar o que já temos. Deus sempre tem um plano sábio e grandioso para cada um. Que os 365 dias de 2011 sejam venturosos para todos nós.

ESTUDANTES PROTESTAM NA RAMPA DO PLANALTO CONTRA AUMENTO PARA POLÍTICOS

Um grupo com cerca de 50 estudantes de universidades públicas e privadas de Brasília ocupou a rampa do Palácio do Planalto no começo da tarde desta segunda-feira (27) em protesto contra o reajuste de mais de 60% nos salários de deputados e senadores, aprovado no dia 15 de dezembro pelo Congresso. Durante cerca de 20 minutos, os manifestantes, munidos de faixas e cartazes, gritaram palavras de ordem contra o aumento considerado abusivo por eles. “Dilma, que papelão: tem dinheiro pra ministro mas não tem para educação” e “que grosseria, eu não tenho auxílio moradia” foram algumas frases ensaiadas pelo grupo. Um dos participantes do ato, o estudante de jornalismo Sérgio Vinícius Monteiro afirmou que o objetivo do grupo era chamar a atenção do Planalto para o caso. “O objetivo é que alguém do Planalto nos escute e venha conversar conosco e discuta forma de reverter esse aumento”, explicou o estudante. O Congresso Nacional aprovou no dia 15 de dezembro um projeto elevando para R$ 26,7 mil o salário dos parlamentares, do presidente, do vice e dos ministros de estado a partir de 1º de fevereiro de 2011. Depois de deixar a rampa do palácio, o grupo ainda fechou o trânsito na frente do local de trabalho do presidente da República. A assessoria da Presidência não soube informar se os manifestantes seriam retirados do local pela polícia, caso o protesto continue na frente do palácio. As informações são do G1.

SERVIDORES DO HOSPITAL ESTÃO EM GREVE

Os funcionários do Hospital de Base em Itabuna continuam sem receber o salário de novembro e o 13º, que já deveria ter sido pago desde o dia 20 deste mês. O Sindiserv, Sindicado dos Servidores da Saúde, se reuniu nesta segunda à tarde com a direção do hospital, mas nada ficou definido. "A greve por tempo indeterminado é inevitável," segundo a presidente do sindicato, Karla Lucia. Ela voltou a lembrar que a prefeitura não está cumprindo o acordo feito com o sindicato junto ao Ministério Público do Trabalho, de pagar os salários no quinto dia útil de cada mês. E para complicar a situação o 13º não foi pago. Já os servidores efetivos da Prefeitura receberam o 13º desde a ultima sexta-feira, dia 24. A expectativa agora é com relação ao salário de dezembro.

27 de dezembro de 2010

A BAHIA ESTÁ ESPERANDO UM FELIZ 2011

Na última semana do ano de 2010, a força do verão nordestino confirma a exuberância baiana. Ilhéus é referência desta Bahia abençoada por Deus. Sol incandescente, céu de um azul límpido, mar em tons turquesa, brisa agradável.. A Natureza reafirma sua predileção pela Bahia. Embora não tenha sido divulgado, até o fechamento deste comentário, os números do movimento turístico em Ilhéus e na Bahia, do Litoral Norte ao Litoral Sul, passando pela capital, é evidente a bonança. Turistas formigam nas ruas, bares e praias. E, mais uma vez encerra-se um ano na esperança que no próximo sejam respondidas a contento as muitas demandas do segmento turístico. Que se realizem as obras de duplicação da BR 415, possibilitando conforto e segurança para quem transita por nossas principais cidades do sul da Bahia, que mais vôos brindem o novo Aeroporto de Ilhéus, que a segurança pública efetivamente garanta mais e melhor a Paz em todo território baiano, que a saúde pública seja brindada com a multiplicação das áreas saneadas e que o Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães seja revitalizado. E, coroando tudo isso, muito mais empresas e indústrias se instalem em terras itabunenses para fazer esse belo pedaço da Bahia cumprir à contento sua vocação natural de cidade mais desenvolvida da região cacaueira. Sonhos de um dia de verão baiano? Não. A verdade sobre nosso potencial, ainda precariamente explorado, pode ser atestada a olho nu, ou mesmo de olhos bem fechados: basta sentir a brisa, o som e o cheiro do mar, das águas doces, o doce do mel do cacau e do chocolate. O verão exacerba tudo isso, mas essa exuberância, em verdade, é no ano todo, até mesmo sob as chuvas típicas do nosso clima tropical. Nesta derradeira semana de 2010 comprove o quanto a natureza presenteou a Bahia e sinta o quanto ainda temos que fazer para usufruir corretamente, e sustentavelmente, dessas dádivas.

MULHER DESCOBRE QUE SEU MARIDO NÃO É HOMEM

Imagine a situação: você se casa e vive os primeiros meses de seu casamento nas nuvens. Tudo é um sonho, ele é cordial, educado, respeitador. Até que você começa a desconfiar que ele é respeitador até demais, um pouco além do limite. É aí que você descobre que, na verdade, o seu marido é uma mulher. Minati Khatua, do estado de Orissa, na Índia, viveu essa situação bizarra ao invadir, sem que ele(a) percebesse, o banheiro na hora em que ele(a) estava tomando banho. E qual a desculpa que o "maridão" usava para não comparecer toda noite após seis meses? Segundo o site britânico Metro News, ele dizia que estava cumprindo um ritual religioso. Mas por que essa farsa toda? A polícia local acredita que a mulher havia "se transformado" em um homem e casado com Minati para compartilhar dos bens de sua família: ele(a) chegou a ganhar um carro e ornamentos em ouro. Para Minati, a situação toda foi muito embaraçosa. - Achei que ele fosse devoto demais à sua religião. Mas, quando entrei no banheiro, não tive dúvida: ele era 100% mulher. O "marido" encontra-se desaparecido até o momento, mas há relatos de que ele(a) tenha fugido com um carro e um jipe, comprados do dinheiro que foi retirado da conta da pobre Minati.

TENHO SAUDADE DO NATAL DE JESUS CRISTO

Que saudades do Natal cristão que não vem, que vai desaparecendo, ano após ano... Que saudade de um mundo que acreditava, que era capaz de festejar-se, esperançoso, otimista, feliz – mesmo com todos os problemas – porque sabia com certeza certa da existência de um Deus de amor e bondade – que na plenitude dos tempos, de modo admirável, surpreendente, terno, meigo, poético, de Maria Virgem enviou o seu filho amado a este mundo ferido e cansado. Que saudade do presépio, do Menino envolto em faixas, do olhar terno da Virgem Mãe, dos joelhos dobrados do imaculado e humilde José, da admiração dos pastores, dos anjos envoltos em luz... Que saudade do boi e do burrico que reconheceram o seu dono, o seu senhor... Que saudades de um mundo, de uma sociedade que sonhava e esperava porque acreditava! Que Natal frio, vazio, morto e escuro, esse vivido pela sociedade ocidental. Natal mentiroso, sem Jesus, sem Deus...! Natal de nada, de Papai Noel, de consumo, de compras e superficialidades... Natal de hipocrisia, de alegria vazia, alegria por nada, alegria de nada, alegria mundana, tristeza maquiada, lipoaspirada, fugaz, artificial! Natal pecaminoso, de negação de Deus, de esquecimento do Mistério, de incapacidade de acolher o Senhor e a ele adorar e a ele obedecer! Antinatal! Natal dos anticristos! Que tristeza, as nossas cidades iluminadas por nada, preparando-se para nada, esperando uma noite de nada... Como pôde o nosso Ocidente outrora cristão chegar a este ponto de vazio, de leviandade, de desumanidade? Senhor Jesus, Santo Emanuel, Deus nascido da Virgem, vem, por piedade! Vem mais uma vez encher o coração da humanidade! Faze que os cristãos se tornem novamente cristãos! Dá à tua Igreja – que começaste a desposar com a tua Encarnação – a graça de redescobrir a simples e pura alegria do santo Natal na surpresa do Evangelho anunciado, na esperança das profecias proclamadas, no abismo do Mistério explicado pelo Apóstolo, no cântico dos hinos tão doces, tão ricos, tão ternos, tão suaves... Dá-nos o Natal da tua Eucaristia – carne tua plasmada de Maria Virgem, remédio bendito contra todas as mortes deste mundo! Olha tua Igreja, olha o teu rebanho, que neste mundo asfixiante deve proclamar com a boca, com o coração, com a vida, com a celebração, com a certeza, com a esperança, a realidade do teu bendito Natal! Como outrora tornaste fecundo o seio virginal de Maria, torna fecundos a nossa fé e o nosso testemunho; como não decepcionaste a esperança de Israel, fortalece ainda agora a nossa esperança em ti; como foste o consolo e o encanto de José, tira-nos das dúvidas e incertezas, do marasmo da existência e dá-nos a alegria simples de crer e esperar em ti; como foste a surpresa dos pastores, enche nossa vida com a doce certeza de que vieste como nosso Salvador; como apareceste pura luz para os Magos, sê a Estrela da manhã que nos conduz! Senhor Menino, Senhor Messias, doce e querido Emanuel! Meu Menino, tesouro do nosso coração, consolo dos meus dias, dá a todo aquele que se prepara para celebrar santamente o teu Natal a graça da tua salvação e a consolação da tua presença bendita! Vem, querido Jesus! Bem-vindo, santo Jesus! Inflama ainda agora o nosso coração para que neste 2010 ainda haja nos corações cristãos verdadeiros natais! (Edmundo Conrado).

O NATAL VERDADEIRO NÃO É O DO PAPAI NOEL

Outro dia parei para pensar um pouco sobre o Natal. Comecei a perceber o quanto as pessoas começam a falar muito bonito e principalmente desejando os mais puros sentimentos de paz e felicidades, mas para com aquele que é “próximo” e mesmo assim dentro da perspectiva “faça o seu que eu faço o meu”. Muitos que se dizem cristãos, mas que se esquecem do verdadeiro sentido da data comemorativa e se fartam de produtos aderindo a lógica capitalista, de adquirir para si e para os outros, produtos que satisfaça o ego e faça o indivíduo andar de forma que os outros enxerguem que o mesmo “fruto” da sociedade, esteja de roupa e sapato novo. Não muito longe desta realidade, encontramos muitas outras. Principalmente quando olhamos para o lado e nos deparamos com pessoas que estão à margem da sociedade e esperam apenas as migalhas que caem das mesas fartas. Pessoas que não quiseram está ali e foram levadas pelas circunstancias da vida, independentes ou não de serem viciados e/ou dependentes químicos. Acredito que talvez seja por isso que esteja acontecendo tantos assassinatos envolvendo jovens toxicômanos e traficantes. E fazendo uma breve passagem pelas sagradas escrituras do cristianismo – a bíblia – podemos encontrar o real sentido que se é comemorado nesta data, que é o nascimento de Jesus Cristo, que para os cristãos é o Messias que aguardavam para libertar o povo de Deus, do opressor e que não abandonou em momento algum o seu povo. A mesma palavra que vinha sendo prometida aos descendentes de Abraão, ou descendentes de um Deus libertador que se tornou homem e conviveu no meio do povo, é a mesma palavra que se tem a proposta de se viver e colocá-la em prática nesta festividade. Mas não é bem isso que presenciamos, as pessoas que se dizem seguidores do movimento religioso que ganhou o mundo e que ainda se perdura até os dias atuais, se voltam para o egocentrismo e se esquecem do menino que estamos comemorando que nasceu de uma manjedoura e que na verdade é o filho do dono do mundo. Se o indivíduo, cristão ou não, se voltar para o verdadeiro ideal que se tem para viver neste dia e principalmente na sua véspera, poderá sem sombra de dúvida saborear a verdadeira paz e felicidade que se tanto pronúncia. Se compartilhar com o próximo – e não com o intimo, conhecido – aquilo que podemos ser caridosos e dá com o coração, ai sim são sinceras as felicitações que emanam de cada um. Reflitamos um pouco sobre o verdadeiro sentido do natal e pensemos mais no outro que é vítima do mau do século e como não poderia deixar de desejar, um Feliz Natal a todos e que possamos descobrir verdadeiramente o caminho para a paz que tanto desejamos.

26 de dezembro de 2010

INDICADO À CÂMARA USOU VERBA ILEGALMENTE

O indicado do PT para ser o candidato pelo governo à Presidência da Câmara Federal, o deputado Marco Maia (PT-RS), usou dinheiro público, do Ministério do Turismo, para se autopromover. É o que informa matéria do jornal Folha de S. Paulo publicada neste sábado (24). O petista destinou R$ 230 mil do Orçamento da União para a Abetar, entidade de lobby da aviação aérea regional, com sede em São José dos Campos (SP). A verba foi utilizada em um evento realizado em 2008, em que Maia foi a principal estrela. Ele foi apresentar o balanço da CPI do Apagão Aéreo, da qual foi relator. O relatório do petista, aprovado pela comissão, defende que o governo injete recursos na aviação regional, um dos lobbies da Abetar. Entre 2007 e 2010, o Ministério do Turismo firmou 16 convênios com a Abetar, no valor de R$ 3,9 milhões para uma série de projetos, sem licitação.

TURISMO LIBERA VERBA PARA IRMÃO DE SECRETÁRIO

O secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Frederico Costa, liberou recursos públicos para uma rede hoteleira de Goiás de seu irmão. Trata-se da Rio Quente Resorts, de Francisco Costa Neto. O grupo foi um dos beneficiados com verbas do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), ligado à Secretaria do Ministério do Turismo. Apesar de os empréstimos com dinheiro do Fungetur serem liberados por instituição financeira pública, as diretrizes e política de investimento são definidas pelo Departamento de Financiamento e Promoção de Investimento, subordinado à secretaria comandada por Costa. O secretário nega qualquer interferência na liberação de recursos do fundo e participação acionária ou na gestão do empreendimento. O valor do empréstimo não foi informado. A Caixa alegou sigilo bancário. Informações do jornal Estado de S. Paulo.

MEGA-SENA ESPECIAL DE NATAL ACUMULA E MEGA DA VIRADA CHEGA A R$180 MILHÕES

Nenhum apostador conseguiu acertar as seis dezenas do concurso 1.244 da Mega-Sena, sorteado na noite desta sexta-feira (24), em Volta Redonda, Rio de Janeiro. Este foi o terceiro sorteio da Mega-Sena realizada este ano. O primeiro foi na segunda-feira (20) e o segundo na quarta-feira (22). Como ninguém acertou os números sorteados, o prêmio acumulou e agora chega a R$ 180 milhões para o próximo sorteio, a Mega da Virada, que será realizada no dia 31, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. Os números sorteados neste natal foram: 02 - 08 - 15 - 25 - 34 - 45. No total, 124 apostas acertaram a quina e vão receber R$ 16.432,85 cada uma. Já a quadra teve 9.080 bilhetes premiados, que levaram R$ 320,59 cada um. Quem quiser tentar a sorte na Mega da Virada deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

VEREADOR DE UBAITABA MORRE EM ACIDENTE NA BR-101

Um vereador de Ubaitaba morreu na manhã deste sábado (25) em um acidente na BR-101 em Travessão, no município de Maraú, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Juarez Ribeiro dos Santos, 47 anos, saiu de Ubaitaba para levar amigos em Travessão quando perdeu o controle do carro, um GM Bonanza, saiu da pista e capotou. No carro estavam ele e mais três pessoas, que nada sofreram - eles chegaram a ser levados para o Hospital de Ibirapitanga, mas estavam bem. O vereador chegou a ser socorrido para o Hospital de Ubaitaba, mas não resistiu e morreu no caminho. (Robério Menezes).

25 de dezembro de 2010

ANIVERSARIANTE DO DIA: JESUS CRISTO

O 25 de dezembro, celebração do nascimento do Menino Jesus. Em todo o planeta se comemora esta data de tamanha importância para a humanidade. É o Natal de Cristo, tempo de alegria, de abraços, de fraternidade, de paz, de reconciliação, de amor e de orações. Não há lugar para o ódio, a vingança, o crime, a corrupção, a desigualdade social, a guerra, e tudo mais que ofende a Deus. Neste clima natalino devem desaparecer as retaliações pessoais, as rivalidades. Os incrédulos duvidaram da realidade desse acontecimento místico, o que ocorreu efetivamente em data que corresponde aos 25 de dezembro da atual etapa histórica. Pergunta-se, e onde teria de nascer o Redentor designado pelo Poder Divino para transformar um mundo altamente corrompido por uma imensa série de vícios? Num lugar humilde, numa manjedoura. Os incrédulos se assombraram com o magno acontecimento, enquanto os três Magos já iniciavam uma viagem para homenagear com muita fé, ao Menino-Deus recém-nascido. Aí o grande exemplo. Cristo não nasceu em recinto de luxo, mas numa estribaria simples. É admirável observar a universidade do Natal de Jesus, hoje celebrado em todas as nações equidistantes e respeitado até mesmo nos países que adotam outras religiões, tais como na Índia e nos Países árabes. Basta considerar que a importância e o prestígio do rei da Galiléia dividiram a história universal em duas épocas: antes de Cristo e depois de Cristo. E nesse pressuposto, justificam-se os festejos natalinos, enquanto o espírito do Natal domina todas as consciências universais sem perder a sua atualização revivendo a noite feliz, a noite sublime, a noite auspiciosa em que veio ao nosso mundo a figura ímpar do salvador da humanidade, de Jesus de Nazaré. Essas reflexões nesta época natalina nos dão uma atitude de grande otimismo. E aqui repetimos. Nessa fase do Natal, como que desaparece toda espécie de retaliação, indisposições entre indivíduos e classes ou abatimentos morais, de toda espécie, de sofrimento humano, são afastados, nessa noite gloriosa e fraterna, na meia noite histórica em que veio ao planeta Terra a figura ímpar e inimitável do filho da Virgem Maria, o Homem-Deus, Jesus de Nazaré. Alegremo-nos, pois, é Natal.

O CAOS AEROVIÁRIO TENDE A SE AGRAVAR

Mesmo com o aborto da temerária greve dos aeroviários às vésperas do Natal, os atrasos de vôos nos aeroportos brasileiros, durante esses dias, foi o dobro em relação ao mesmo período do ano passado. A ameaça de paralisação dos aeroviários no auge do período natalino revela a insensibilidade de lideranças sindicais em nosso País, que parecem ter renegado a combatividade política contra os poderosos em benefício de ações “radicais” votadas exclusivamente contra o público indefeso. Felizmente, o Judiciário agiu a tempo e impediu que um mal maior alcançasse os milhares de usuários que já penam nos aeroportos independente das greves irresponsáveis. Independente da ameaça intempestiva da greve, é lamentável a situação dos aeroportos. Usuários e aeroviários vivem permanente realidade de tensão, atritos, frustrações indignadas. É insustentável a realidade do sistema de transporte aéreo de passageiros no Brasil. O elogiável processo de ascensão social, aparentemente, fez multiplicar o número de passageiros apesar do alto preço cobrado pelas passagens aéreas. Os aviões viajam frequentemente lotados e o tal do overbooking virou palavra corrente. Os aeroportos, superlotados de gente, mais parecem estações rodoviárias decadentes onde multidões se acotovelam em luta por um lugar nas intermináveis filas, sem nenhum conforto. E o processo de crescimento econômico, felizmente associado a uma alta mobilidade social anuncia ainda maiores aumentos na demanda por passagens aéreas (que não deixarão de ser vendidas pelas companhias ávidas de multiplicarem seus faturamentos). Com o advento da Copa do Mundo no Brasil esse problema tende a explodir, transbodando gente em todos os aeroportos. Faz-se necessário medidas urgentes, voando, dentre elas atender aos aeroviários, para o equacionamento desse grave problema.

A ARTE E A SOLIDARIEDDE NO NATAL SEM FOME

Lembram-se do Betinho? Aquele magrinho bom caráter, irmão do cartunista Henfil?Mesmo acometido e maltratado pela AIDS, não abandonava sua militância solidária, tanto que lá pelos idos de 1996, quando não existiam ainda os bolsas família e outros programas assistenciais, levantou a bandeira do Natal sem Fome, quando entre outras providências procurou o que existia de melhor na intelectualidade nacional e pediu a cada um deles um conto com tema natalino. Daí surgiu a obra “Contos para um Natal Brasileiro” revertida em benefício da sua cruzada. Guardo esta relíquia carinhosamente, ela hoje é apenas um velho e esmaecido volume, mas reúne um tesouro: alguns dos mais admirados escritores nacionais transcreveram ali as suas impressões sobre o Natal. Lá, podem-se ler autores que por ordem alfabética vão de Antonio Callado a Rubem Braga, num total de 16 craques da nossa melhor literatura. É um exemplo eloqüente de que Arte e Solidariedade, mesmo quando praticadas isoladamente, são a mesma coisa: um gesto fecundo de amor à vida. Talvez alguns se surpreendam com a existência de uma produção de contos nacionais ancorados no ambiente natalino, como nos sentimentos e nas expectativas geradas nesta época. Por diversos e contraditórios, espelham o que sentem os nossos melhores intelectuais sobre o assunto. Intencionalmente, introduzem-se contos, como “O Outro”, de Rubem Fonseca e “Segundo Nego de Roseno”, de Antonio Torres, nos quais não há nenhuma referência ao Natal, mas mesmo assim as evocações da solidariedade e da esperança surgem como temática principal. Os trabalhos reunidos nesta edição mostram o vigor do conto brasileiro, mesmo quando vertidos em torno de uma temática única. Não sei bem por que, todos os anos nesta época pego este livro e releio alguns dos contos, como o de Carlos Drummond de Andrade, ”Este Natal”, onde o próprio Papai Noel é um larápio fantasiado de bom velhinho somente para roubar os consumistas. Talvez esteja procurando as emoções perdidas naqueles natais quando minha mãe estava viva e nos contagiava com sua amável e inabalável fé, sua doçura, sua preocupação com o bem estar de todos e a sua permanente e extremada solidariedade com todos, principalmente com os mais desafortunados. Nas nossas noites natalinas não existiam troca de presentes, nem celebrações e glorificações de consumo – só afeto e carinho. (Deusdete do Carmo Bitencourt)

PENTIMENTO: O NATAL DO POETA

Antiga pintura na tela, na medida em que envelhece, por vezes se torna transparente. Quando acontece, é possível em algumas pinturas ver as linhas originais. Uma árvore irá se mostrar através do vestido da mulher. Um barco não está mais sobre um mar aberto. Isso é chamado de “pentimento” porque o pintor de repente mudou de idéia. Ando experimentando um “pentimento” natalino através da minha primeira ÁRVORE DE NATAL - Toda feita de cipó do sertão potiguar do Seridó. Eu mesmo pintei-a de dourado. As bolas rubras são de vidro, antigas, pesadas, de antiquário. Nunca antes havia pensado em colocar uma árvore de Natal na minha sala. Prefiro luzes coloridas que piscam, velas, anjos barrocos, linho e bordados, flores e frutos. Este ano resolvi quebrar essa tradição sem eira nem beira. Por que não uma árvore de Natal quando se tem vontade e a monta como um pedaço de nossa alma? Em 2011 talvez faça um presépio nordestino. Não sou muito de Papai Noel, prefiro o culto ao lúdico Menino Deus. Esse é um tempo de bons vinhos, saudosos familiares, cardápio farto, canções nostálgicas, perdões e declarações. Tempo bom. Um Natal cheio de Paz e Alegria para todos nós. Sorrisos no Ano Novo. Abraço Bom. (Antonio Nahud Júnior, www.ofalcaomaltes.blogspot.com).

CHICO MENDES VIVE!

Há 22 anos atrás, Chico Mendes foi morto por fazendeiros que reagiam ao seu ativismo em prol da defesa da floresta e das pessoas do Acre. Durante os anos 80 Chico Mendes lutou incansavelmente e com muita coragem enquanto seus companheiros eram ameaçados e mortos. Sua liderança tornou-se reconhecida mundialmente e por isso o governo Brasileiro começou a dar respostas retirando algumas terras dos fazendeiros e transformando-as em áreas protegidas. Compreendendo a ameaça que havia se tornado, Chico Mendes fez uma declaração no Rio de Janeiro prevendo o seu assassinato, pouco antes de sua última viagem de volta ao Acre. "Não quero flores em meu enterro, por que sei que vão arrancá-las da floresta! Quero apenas que meu assassinato sirva para acabar com a impunidade dos jagunços, sob a proteção da Polícia Federal do Acre e que, de 1975 para cá, já mataram mais de 50 pessoas como eu, líderes seringueiros que defendem a Floresta Amazônica e fazem dela um exemplo de que é possível o progresso sem destruição. Vou a Xapuri encontrar com a morte" . E isso foi o que aconteceu em 22 de dezembro de 1988, logo depois que ele chegou em casa para se reunir com sua família. A semente tem que morrer para germinar. E foi neste dia que iniciou-se um novo ciclo da luta pela causa ambiental no Brasil e no mundo. Sem sombra de dúvidas, estamos num movimento que continua o que Chico começou. Quando agimos por um mundo sustentável, justo e feliz podemos ter a certeza de que Chico Mendes vive em nós como uma semente de esperança e inspiração. (Ângela Góes).

ORESTES QUÉRCIA MORRE EM SÃO PAULO, AOS 72 ANOS

O ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, morreu na manhã desta sexta-feira. A informação foi confirmada pelo Hospital Sírio Libanês, onde ele estava internado. Quércia tinha 72 anos e lutava contra um câncer de próstata. O ex-governador de São Paulo teve a doença diagnosticada este ano, após ter tratado um tumor no mesmo local há cerca de dez anos. Quércia iniciou sua carreira política no início dos anos 1960, quando foi eleito vereador em Campinas. A seguir, foi deputado estadual pelo MDB, prefeito de Campinas e, em 1974, senador, quando, aos 35 anos de idade, foi eleito com 4,5 milhões de votos. Em 1982, foi vice-governador na gestão de Franco Montoro. Quatro depois, assumiu o governo paulista. Nas eleições de 2010, Quércia foi candidato ao Senado. Com a doença, ele optou por retirar sua candidatura em setembro para se dedicar ao tratamento do tumor. Ele decidiu, então, apoiar o então candidato Aloysio Nunes (PSDB), que acabou se elegendo.

ITABUNA INAUGURA O PRIMEIRO WINE BAR DO SUL DA BAHIA NO ITÃO SÃO CAETANO

Diretores e gerentes do Grupo Itão de Supermercados ofereceram coquetel a profissionais de imprensa, empresários, autoridades e outros convidados, marcando a inauguração do Espaço Gourmet do Itão São Caetano, na noite desta quinta-feira (22.12). Seguindo uma tendência já consolidada no sul e sudoeste do Brasil, o grupo aposta no público consumidor de vinho, trazendo para Itabuna o primeiro Wine Bar do sul da Bahia. A gerente do Espaço Gourmet, Messila Araujo, explica que a mais nova opção de lazer de Itabuna é um projeto diferenciado e pioneiro, e funcionará diariamente a partir desta sexta-feira (23.12), das 16 às 22 horas, como cafeteria, lanchonete e local para degustação de queijos e vinhos. “Ofereceremos um cardápio variado e sofisticado, com atendimento capacitado para os amantes do vinho”, completa. O diretor comercial do Itão, Miguel Dantas, diz que o Espaço Gourmet visa ampliar a política da rede de supermercados, que tem como prioridade oferecer um tratamento diferenciado ao cliente. “Nosso trabalho visa não apenas garantir preços e qualidade de produtos, mas principalmente o conforto e tranqüilidade do cliente, que em nossas lojas não enfrenta filas, conta com amplos estacionamentos, segurança, funcionários qualificados e agora com o diferencial do Espaço Gourmet na loja do São Caetano”. Além de investir na sofisticação do ambiente, o Itão capacitou os funcionários do Espaço Gourmet e da seção de vendas do produto para atender amantes do vinho, contando com a parceria do Grupo Miolo, que enviou a sommelier Daniela Carrer para esta função. “O consumidor de vinho é um cliente especial, que requer atendimento especializado”, justifica. O Espaço Gourmet também oferecerá outros tipos de bebidas, como cachaças e cervejas de diversos fabricantes, além de variado cardápio de petiscos. “A cafeteria é um diferencial do nosso espaço, com opções que vão do tradicional cafezinho a iguarias do forno à base deste produto genuinamente brasileiro”, explica Messila Araujo.

24 de dezembro de 2010

PAPAI NOEL PRIMEIRO FOI À BRASILIA

Embora o domínio seja o de Papai Noel, a Igreja Católica, desde que eu me entendo de gente, bate na tecla do Natal como a comemoração do nascimento de Jesus. Na concepção cristã, aquela criança nascida numa estrebaria de Belém, seria ninguém menos que o próprio Criador, gestação que teria seu início anunciado nove meses antes, à própria mãe, por uma figura que habitaria os céus: o Arcanjo Gabriel. Este ano não tem sido diferente. Padres, bispos, cardeais, leigos católicos e até o papa têm se devotado a mais uma vez criticar o consumismo que cerca o Natal, centrado apenas na figura do “bom velhinho”. Uma das minhas lembranças prediletas do Natal da minha infância caminha para uma manjedoura que o Padre Auxêncio, minuciosamente construía na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Havia a família (Maria, o resignado e solícito José e a criança). Em volta, os bichos de sempre (bois, ovelhas, galinhas, cachorros). Para provar a transcendência do momento, miniaturas de galinhas, carneiros e patos também lá estavam em submissa atitude, convivendo em fraterna harmonia. Para completar, imagem do Papa João Paulo-II – ao lado, reis magos – também ali marcavam presença na adoração ao Menino Deus. Em permanente exposição na igreja, sempre que podia ficava horas a apreciar e conjecturar sobre tudo aquilo que, aos olhos do jovem que eu era, parecia belo e real. O Papai Noel não tinha grande prestígio, pelo menos na minha casa. Acho que ele não gostava das crianças do meu bairro, porque meus amigos também não recebiam sua generosa visita. Não precisei de muitos natais para ter dolorosas certezas: 1º ) que ele me esnobava; 2º ) de sua inexistência. Há três anos estas convicções seriam seriamente abaladas. É que estive conversando com meu filho Pedrinho, justamente sobre a noite de Natal. É uma festa muito bonita, com variadas atrações, cujo máximo apelo é o desfile de Papais Noeis, e a apoteótica presença do “legítimo” Papai Noel, com direito a carruagem puxada por encantadas renas. Meu filho, um especialista no ramo, foi taxativo: “Pai, esse é o verdadeiro!” O nosso Noel, como costuma fazer quase todo ano, antes de vir a Itabuna, já andou por Brasília e concedeu um aumento aos deputados de quase sessenta e três por cento. Aproveitou e diplomou Paulo Maluf, o “mais ficha limpo do País” e Geraldo Simões, que ficou milionário como trabalhador assalariado de uma rede de supermercado, que já faliu. Brasília agora está gloriosa. Ali estão: o Cabeça de Pitu, Tiririca, Maluf, Papai Noel, Lula e Dilma.

O CRACK ESTÁ POR TODAS AS PARTES

Resultados de pesquisas, há tempos, foram convertidos em focos de polêmicas apaixonadas que, mais das vezes, findam por prejudicar a adoção de respostas eficientes aos problemas pesquisados. Parecer ser este o caso de recente estudo apresentado pela Confederação Nacional de Municípios, de cujos dados emerge o assustador índice de 98% cidades brasileiras onde o crack marca sua presença como droga de amplo consumo. Há quem conteste, mas a provável variação de percentuais e de critérios sobre o volume consumido não podem empanar uma realidade tão dramática quanto evidente: essa droga está se enraizando em todo Brasil. Por seu baixo preço, o uso desse refugo da cocaína parece se disseminar, cada dia, com mais rapidez e letalidade. Acompanham esse crescimento do vício o aumento dos grupos criminosos envolvidos nesse tráfico e crescem assustadoramente os crimes violentos associados a esse universo viciado. O percentual pode ser menor do que os 98% encontrados pela pesquisa da CNM, mas é inegável que até nas pequenas cidades de todos os Estados brasileiros têm sido registradas ocorrências diretamente vinculadas ao tráfico e consumo do que na Bahia é conhecido como “nóia”. Diferentemente das demais drogas mais conhecidas, como maconha, cocaína, ópio, heroína, o crack – por seu baixo custo e pela aparente facilidade de produção e transporte – tem ampliado como nenhum outro entorpecente sua malha de usuários. E, mais perniciosa que o mais pernicioso dos alucinógenos, por sua alta capacidade viciante e por sua letalidade, essa droga precisa de um combate mais duro, mais amplo e mais articulado nacional e internacionalmente. Precisamos, o mais rápido possível, de uma política específica, de espectro nacional, voltada para reprimir o tráfico de crack e para recuperar suas vítimas.

ENTÃO É NATAL...

Amanhã é Dia de Natal. Estamos, assim, vivendo uma semana de festas. Toda a humanidade está unida em torno do Menino do Presépio, que nasceu para trazer a paz e o amor entre os homens. Natal, belíssima festa onde há uma quantidade de beijos, abraços, sorrisos e lágrimas que se misturam com a música, com o silêncio da madrugada, com a saudade dos nossos entes queridos que já se foram e que conosco conviveram momentos de alegria. O Natal nos trás momentos de paz. Nessa noite fazemos uma reflexão e há em todos nós uma percepção de que o tempo voa e a vida passa. Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotável de tempo. Assim, é nesse Cristo que nasceu há mais de dois mil anos, que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Particularmente, recordo com imensa saudade o Natal da minha infância. Aquela cena do amanhecer me encantava no dia de Natal, quando eu olhava num quanto da sala e lá estava tudo bem arrumadinho. Papai Noel havia passado. Que ilusão gostosa! O tempo foi passando, passando, como uma nuvem de fumaça. Assim é a vida. Quando o Menino Jesus nasceu, tocou de certo modo o mundo inteiro e o recriou. ELE tornou o mundo mais rico de Deus. A tradição da arvore de Natal representado pelo pinheiro, significa a ligação simbólica entre o céu e a Terra. Eu gostaria que esse Natal fosse para todos um Natal em que Cristo nascesse na gruta do coração da humanidade e transformasse a caminhada das pessoas. Um Natal em que os homens abandonassem as armas e o ódio e abrissem os braços para o amor e a união. O Natal em que os homens não matassem e as crianças não chorassem por falta de pão. Eu gostaria que esse Natal fosse uma festa de amor entre as famílias, que unidas, celebrassem a vida, para continuarem em plena felicidade. Mais uma Natal em nossas vidas. Nosso caminho é traçado pelos próprios passos. O fato de sabermos que somos propriedade de Cristo nos trás segurança e tranquilidade. Feliz Natal para todos.

AINDA HÁ TEMPO PARA CAMINHAR

A triste história da adolescente que recebeu vaselina na veia no lugar de soro revela de forma trágica que um simples erro humano pode ser fatal. Um hospital de São Paulo, que tinha a tarefa de socorrer a paciente, seguiu pelo caminho inverso. As embalagens eram idênticas, mas os conteúdos bem diferentes. Já disse o Sábio que “há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte” (Provérbios 14.12). Segundo estatística, a probabilidade de morte decorrente de remédios mal administrados em pacientes hospitalizados é três vezes maior do que as mortes por acidente automobilístico. Falhas humanas desta natureza estão cada vez mais evidentes quando depende-se da tecnologia para quase tudo nesta vida cibernética. A palavra “cibernética” vem do grego e significa “timoneiro”, aquele que pilota a embarcação. Hoje é um termo usual para expressar a complicada relação homem-máquina. Além da nociva dependência tecnológica, também nos transformamos em robôs ao fazermos as coisas automaticamente – sem nos dar conta dos atos e das consequências. Deve ter sido assim com a enfermeira, também vítima da rotina estressante de um despreparado hospital. Ela não percebeu que injetava na veia da menina a própria morte. É Advento, tempo para fugir da automação espiritual e refletir mais atentamente sobre o que é soro e o que é vaselina nesta sociedade que virou um grande e confuso hospital. Igual a ambulância que pede passagem, esta é estridente sirene para o Natal do Deus que se tornou gente a fim de salvar as gentes desenganadas. Graças a Deus que ainda é tempo para dar passagem

O PRESENTE JÁ NOS FOI DADO

As vésperas de mais um Natal, as pessoas correm freneticamente para os últimos preparativos da ceia, compram presentes, reúnem familiares e amigos; uma festa para se gastar o que durante o ano todo não se gastou, afinal é natal! Os sentimentos de amor, perdão e bondade das pessoas afloram nestes dias, logo serão esquecidos, uma vez que, restarão só sobras, ressaca, dívidas do cartão de crédito, vazio porque todos já se foram. Assim, o ano novo trará o anonimato da rotina. Pessoas perceberão o quanto estão a sós, enganadas, maculando algo. Então, mais um natal comprovou sua rotina, sem novidades, um desencanto. Se forem levados em conta apenas estes fatos, então é verdade que o Natal é uma festa injusta, e também, Deus é injusto, pois enquanto alguns recebem os presentes mais doces, outros amargam mesa sem ceia, árvore sem luz e os embrulhos com outros presentes desagradáveis que a vida oferece. O que dizer daqueles que passam num leito hospitalar, longe da família, sem condições financeiras para presentear? Será uma festa injusta, se fundamentarmos o que o papai Noel tem a oferecer, e o pressuposto que ele se utiliza: “Só aos que foram bonzinhos”. Ainda bem que o Natal não é só isso! Natal não pode ser comprado nem merecido, e se presentes são dados e recebidos, antes de tudo lembram que Deus na sua justiça e misericórdia presenteou a todos, com uma roupagem e maneira simples, nada de shoppings ou mesa farta, mas na simplicidade de uma manjedoura. Natal tornou-se vazio, porque ninguém quer parar um pouco, deveria ser antes de tudo um tempo de reflexão, mas quem quer diminuir o ritmo, olhar para sua realidade? Sem a simplicidade de uma criança não há como viver o verdadeiro encanto do Natal. Através de uma criança Deus enviou o verdadeiro e real presente, útil não só num mês do ano, mas permanente por toda a vida e mais decisivo no final dela. O Natal pode ser injusto, quando olhamos para nós e vemos que mesmo assim, Deus se compadeceu de todos se presenteando, independente daqueles que podem ter um Natal gordo ou mesmo aparentemente miserável; Será loucura para alguns, salvação para outros. Todos podem celebrar o mesmo sentido, receber o mesmo presente! Injusto? Injusto é receber um presente e deixá-lo jogado embaixo da árvore de Natal, ignorado, petrificado como o menino Jesus no presépio, guardado em caixas durante o ano! Natal é Deus conosco, tempo de agradecer, tempo de louvar! Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Feliz Natal!

23 de dezembro de 2010

FUTURO MINISTRO DO TURISMO PAGOU MOTEL COM DINHEIRO PÚBLICO

O futuro ministro do Turismo no governo de Dilma Rousseff pediu à Câmara dos Deputados o ressarcimento por despesas em um motel de São Luís (MA). Indicado pelo comando do PMDB e aliado de José Sarney, o deputado Pedro Novais (PMDB-MA) apresentou uma nota fiscal de R$ 2.156,00 do Motel Caribe na prestação de contas da verba indenizatória de junho. O motel fica a 20 quilômetros do centro de São Luís. A suíte mais cara, que leva o nome “Bahamas”, tem garagem dupla e custa de R$ 98 (três horas) a R$ 392 (24 horas). Segundo a gerente do local, o deputado Pedro Novais alugou um quarto para fazer uma festa. Ao Estado, o parlamentar admitiu que o dinheiro da Câmara foi usado para pagar um motel. Ele considerou o episódio um “erro”. “Ele é um senhor. Já frequentou aqui, conhece o dono daqui e reservou para um jantar que estava dando para os amigos. Foi à noite”, disse. “Eu lembro. Era festa com bastante gente, uma comemoração que eles estavam fazendo. Eram vários casais, várias pessoas. A gente cobra por casal. E tinha muita gente, a suíte era uma das mais caras. Tem piscina, banheira, sauna, tem tudo”, afirmou a gerente. FUTURA MINISTRA USA VERBA IRREGULAR - Agora foi a vez da petista Ideli Salvatti (SC), senadora e futura ministra da Pesca, ganhar as páginas de jornais devido ao uso irregular de verbas do Congresso destinadas à diárias. Ela gastou mais de R$ 4 mil com notas de um hotel em Brasília enquanto recebia auxílio-moradia, o que é irregular, informa o jornal Folha de S. Paulo. Ouso da verba indenizatória para essa finalidade não é permitido, já que os parlamentares já recebem um benefício para custear despesas com moradia em Brasília no valor de R$ 3,8 mil mensais. Ideli disse, em nota, ter havido um erro da sua assessoria e mandou devolver o dinheiro aos cofres públicos. A Folha apurou que a petista pediu ainda ao Senado que apague a informação sobre o gasto no site da Casa, onde ficam registradas todas as despesas dos senadores com a verba indenizatória, após o ressarcimento.

PESCADOR QUE TEVE 7 FILHAS COM A FILHA É CONDENADO A 63 ANOS DE PRISÃO

Foi condenado a 63 anos de prisão o pescador José Agostinho Bispo Pereira, de 55 anos, acusado de ter abusado sexualmente de suas duas filhas na cidade de Pinheiro, no Maranhão. Segundo o Tribunal de Justiça do estado, a condenação aconteceu no dia 16 de dezembro. Como se trata de decisão em primeira instância, cabe recurso ao réu, que está preso. O TJ não deu maiores detalhes porque o caso corre sob segredo de Justiça. ENTENDA O CASO - O pescador foi preso no dia 8 de junho por manter a filha de 28 anos em cárcere privado, em uma casa de dois cômodos no povoado de Extremo, em Pinheiro (MA). No local, só é possível chegar usando canoas. O caso foi descoberto após denúncia anônima feita durante uma passeata contra a pedofilia, na capital maranhense, no fim de maio deste ano. Exames de DNA comprovaram que Pereira é pai de sete "filhos-netos" que teve com a filha de 28 anos. A delegada Laura Melo Barbosa informou que o pescador, de 54 anos, ainda é pai do filho da filha mais velha, de 31 anos. Segundo a Polícia Civil, o pescador teria tido os sete filhos com a filha do primeiro casamento, que hoje tem 28 anos. Ele também seria pai de uma criança que teve com a filha mais velha, de 31 anos. Todas as crianças estavam com cabelo repleto de piolhos quando foram encontradas e apresentaram sinais de desnutrição. Uma delas é portadora de deficiência auditiva e nunca havia tido acompanhamento médico. Segundo a delegada Laura Melo Barbosa, ele responde pelos crimes de estupro de vulnerável, abandono material, abandono intelectual, maus-tratos e cárcere privado. De acordo com a investigação, o pescador estuprou uma das duas "filhas-netas". A vítima, de 5 anos, teve rompimento parcial do hímen, laceração da mucosa genital e apresentava discreto sangramento, segundo laudo pericial. Outra "filha-neta" examinada, de 8 anos, teria dito à polícia que sofreu abuso sexual, mas o laudo não revelou lesões no corpo dela. As informações são do G1.

SERVIDORES REVOLTADOS COM O PREFEITO

Os servidores da Prefeitura de Itabuna estão revoltados porque ainda não receberam o 13º salário deste ano. Por lei, o pagamento já deveria ter sido feito desde o dia 20. A revolta maior ainda é por conta da declaração do prefeito José Nilton Azevedo, que disse não ter previsão para o pagamento. Azevedo alega atraso no repasse dos recursos constitucionais. Mas fontes ligadas à Prefeitura informaram que nesta semana o município recebeu uma verba de R$ 4 milhões. Segundo os mesmos servidores, o prefeito até comemorou porque o dinheiro não havia sido seqüestrado pela justiça. Os servidores informaram que nos últimos cinco anos a Prefeitura vinha fazendo o pagamento de salário dentro do mês trabalhado e o 13º no prazo da lei. À exceção era dos funcionários da saúde, os últimos a receber o vencimento.

ITABUNA: TRÊS PRESIDENTES NA CÂMARA

Um diz que vai assumir a presidência da Câmara de Itabuna a partir de 3 de janeiro. O outro afirma que é ele quem vai assumir o controle do Legislativo. Assim está a batalha entre os vereadores Ruy Miscócio e Roberto de Souza. Roberto foi eleito no ano passado, com apoio de 11 dos 13 vereadores, após uma mudança no regimento interno. Mas neste ano, incentivados pelo prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo, os mesmos vereadores decidiram "anular" a eleição. Eles realizaram uma nova eleição e elegeram Ruy Miscócio. Para a assessoria parlamentar da Câmara de Vereadores de Itabuna, houve erros nas duas eleições e um novo pleito tem que ser realizado. Mas para o presidente da Câmara, Clóvis Loiola, a que vale é a primeira eleição e Roberto de Souza será empossado no dia 3. Ruy Miscócio até aceita uma nova eleição. Itabuna vai entrar 2011 sem saber quem governa a Câmara.

PASTOR EX-VEREADOR PRESO POR ABUSO SEXUAL

O pastor e ex-vereador Antônio Carlos Onofre Oliveira, 78, foi preso na última terça-feira (21), sob acusação de ter abusado sexualmente de um garoto de 10 anos. O ato teria ocorrido em uma escola do bairro de Fátima, em Itabuna, cidade que o acusado encontra-se detido em flagrante. Segundo informações da polícia, a criança esteve no local à procura da avó quando foi aliciado pelo acusado. Antônio teria obrigado o garoto a tocar na genitália dele. Assustado, o garoto correu para fora do estabelecimento e encontrou um amigo da família, que o levou para casa. Após todo relato do ocorrido, familiares da vítima dirigiram-se à delegacia e registraram o crime. Antônio foi preso em seguida. Em depoimento à polícia, o pastor afirmou que não abusou da criança e tudo foi um mal entendido.

PROBLEMAS NA OI PODEM DURAR ATÉ 6 MESES

A Oi montou uma grande operação para substituir a central telefônica para linhas fixas, destruída pelo incêndio no prédio da operadora, no Itaigara. A nova central já deixou o Rio de Janeiro, onde funciona a sede da empresa, em direção a Salvador. Já os usuários da rede Oi/Velox, com serviços de internet, terão que aguardar mais para migrarem suas conexões para uma nova central, já que ela precisa ser comprada e pode demorar até seis meses para ser instalada. “Nesse tempo, os assinantes serão remanejados para centrais próximas e nenhum deles deixará de ser atendido”, garantiu o diretor de Relações Institucionais da Oi, Carlos Ademar Aragão. Pelo menos 100 técnicos do Rio de Janeiro e de Brasília também desembarcaram em Salvador. A empresa estima que pelo menos 25% dos usuários de telefonia móvel do estado (que representam 3 milhões de clientes) ainda estavam com problemas até ontem 19h. São mais 29 mil assinantes fixos e 17 mil usuários de internet. Informações do Correio.

22 de dezembro de 2010

ILHÉUS: VEREADORES AUMENTAM SALÁRIOS PARA 2013

Mesmo com dificuldades financeiras para manter a folha de pagamento da Câmara de Vereadores de Ilhéus, no sul da Bahia, os edis resolveram aumentar os próprios salários. Se essa medida valesse agora, as contas da Casa entrariam em colapso de vez. Mas o mais curioso é que a medida só valerá para os atuais legisladores, caso eles se reelejam em 2012. Os vencimentos tanto para os possíveis reeleitos quanto para os novos escolhidos passarão dos atuais R$ 6,1 mil para R$ 10 mil. De acordo com o site Radar Notícias, este ano a Câmara foi obrigada a reduzir a jornada de trabalho e demitir servidores para equilibrar as contas.

BISPO DO CEARÁ RECUSA COMENDA DO SENADO

O bispo de Limoeiro do Norte (CE), Dom Manuel Edmilson da Cruz, se negou a receber uma comenda do Senado Federal, nesta terça-feira (21), em protesto contra o aumento salarial de 61,8% dos parlamentares. A recusa foi feita em um discurso no plenário da própria Casa. “A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara. Não representa. Desfigura-a, porém. Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuinte para o bem de todos, com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho”, afirmou. A homenagem não aceita pelo bispo é a Comenda dos Direitos Humanos Dom Helder Câmara, um dos maiores atuantes na luta pelos direitos humanos durante o regime militar.

OI EMITE NOTA PARA ESCLARECER INCÊNDIO

A empresa de telefonia móvel Oi comunicou em nota divulgada à imprensa que o incêndio que atingiu uma central no Itaigara ocasionou em um corte de serviços em uma região muito maior do que apenas a cidade de Salvador. Além de atingir o Interior do estado, o desligamento da central resultou em danos aos serviços de telefonias de fixo e móvel, além de internet, em regiões de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Maranhão. De acordo com a empresa, equipes de manutenção emergencial já estão no local, apenas em aguardo da perícia do Corpo de Bombeiros liberar o local. A Oi adverte que o serviço deverá voltar de forma gradual, enquanto todo sistema é consertado.