Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de janeiro de 2011

A BAHIA PRECISA INOVAR NA SEGURANÇA

Contra a frieza dos números pouco vale o calor das palavras. Esta é a realidade da insegurança pública na Bahia. Não se nega lógica aos argumentos, mas são indispensáveis e urgentes resultados concretos que se reflitam nas estatísticas locais. Verdade é que a realidade baiana na segurança pública se deteriora há anos, não se trata de desastre repentino. Vivemos uma tragédia velha. Até por ser velha tragédia as repostas precisam ser novas. As políticas públicas para esse segmento fundamental necessitam inovar em seus conteúdos. Sem dúvida que é algo muito positivo o distanciamento da influência política/partidária das nomeações de autoridades policiais e do dia a dia dos inquéritos. Tal aproximação, ao longo de praticamente toda história baiana, resultou no sucateamento do aparelho de segurança pública, com muitas mortes de inocentes, inclusive de policiais e delegados. Isto deve ser visto como um primeiro quesito do dever de casa. Mas o problema é que deste mesmo dever de casa constam muitas outras questões a responder. E aí, nos demais quesitos, é que a coisa está pegando. Há décadas o problema principal para a segurança pública baiana deixou de ser o chamado “coronelismo”, ou “carlismo”. Nos últimos anos proliferou o crime organizado, aflorando quadrilhas especializadas em tráfico de drogas, assaltos de todos os tipos, seqüestros e tudo mais que a “modernidade” delinquente possa oferecer. Esses bandos passaram a banalizar o assassínio como método de cobrança de dívidas, definição de territórios e incidente “comum” em assaltos. Tudo isso sem que tenha desaparecido velhas feridas como os crimes de mando por motivação política. Os números não podem expressar outro retrato. E precisam ser respondidos com algo mais que palavras – mesmo que eloquentes.

5 comentários:

  1. Não tem jeito: o governo do petismo na área de segurança pública é como psoríase: não tem cura.
    Guilherme Santos

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo Val Cabral

    Perdoe-me fugir ao assunto do post, mas lhe pergunto: há como contestar a péssima qualidade de gestão pública do joverno Jaques Wagner, nas áres de educação, saúde, assistência social, infra-estrutura, meio ambiente, cultura...? Portanto, os problemas da insegurança na Bahia, é somente uma consequência dos demais desmandos no governo que os baianos reelegeram!!!!

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral
    Deus te ilumine e dê uma saúde de ferro, para vc continuar botando pocando contra esses caras preguiçosos que estão no governo da Bahia, sem se preocuparem nem um pingo com nossa gente. Fernando Lopes de Souza Filho

    ResponderExcluir
  4. A segurança pública está um cáos, por conta da falta de empenho do governo em propor e aprovar uma reforma do código penal, que atenda os anseios da população, com a volta do Crime Hediondo, a Prisão Perpétua e o fim da Prescrição da Pena, para crimes de morte. Daniel Fonseca de Lima

    ResponderExcluir
  5. Amigo Val Cabral
    O que os policiais precisam como motivação para o desempenho de suas funções, além de bons salários, é uma lei sem brechas e que realmente garanta punições mais rigorosas para os criminosos que eles prendem, que a propósito deveriam ficar muito mais tempo na cadeia.
    Jefferson Silva

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: