Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de fevereiro de 2011

ALUGUEL EM MARÇO TERÁ REAJUSTE DE 11,3%

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), utilizado para reajuste da maioria dos contratos de aluguel, acelerou de 0,79% em janeiro para 1% em fevereiro, segundo informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) ontem. No ano, o índice acumula alta de 1,80% e de 11,3% nos últimos 12 meses. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que representa 60% do IGP-M, também acelerou, de 0,76% para 1,20%. O índice relativo aos bens finais passou de 0,08% para 0,17%, em fevereiro. Já o índice referente ao grupo bens intermediários desacelerou, passando de 0,78% para 0,76%. Em janeiro, a taxa foi de 0,78%. O índice de matérias-primas brutas variou 2,97%, em fevereiro, contra 1,50% em janeiro. Em fevereiro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ficou em 0,67%, contra 1,08% em janeiro. Dos sete grupos de despesas que compõem o índice, cinco registraram decréscimos em suas taxas de variação. O principal destaque partiu do grupo alimentação, que recuou de 1,47% para 0,24%. As principais influências foram observadas nas variações de preços e frutas (de 1,87% para -1,41%), carnes bovinas (de -0,58% para -2,91%) e hortaliças e legumes (de 9,35% para 6,42%). Foi registrada desaceleração no avanço de preços dos grupos educação, leitura e recreação (de 2,75% para 1,63%), vestuário (de 0,35% para -0,55%), saúde e cuidados pessoais (de 0,53% para 0,33%) e transportes (de 1,94% para 1,82%). Na contramão, ficaram ainda mais caras as despesas relativas aos grupos despesas diversas (de 0,95% para 1,57%) e habitação (0,22% para 0,51%). Em fevereiro, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) acelerou de 0,37% para 0,39% em fevereiro. A taxa do grupo materiais e equipamentos apresentou aceleração, de 0,22%, em janeiro, para 0,54%, em fevereiro. A taxa do grupo serviços recuou de 1,21% para 1,04%, e a do índice relativo ao grupo mão de obra baixou de 0,32%, no mês anterior, para 0,12% neste mês.

3 comentários:

  1. Val Cabral
    Como sempre, nós brasileiros não fazemos nada, pois eles pregam essa peça todos os anos sempre perto de datas festivas, o povo brasileiro não reclama de nada, aceita tudo. e uma andorinha não faz verão, então vivemos neste país de safadezas, onde todos estão preocupados com o carnaval, ou se compra ou não o que geralmente não se pode comprar..., ninguém percebe o que se passa ao nosso redor. onde preços e mais preços são aumentados sempre nessa época tipo (pedágio, combustível, bebidas em geral, carne e o salário da corja de brasília, estes a qual nós mesmo colocamos lá, e depois esquecemos. é triste isso, ô culturinha a nossa.
    Daniel Lopes

    ResponderExcluir
  2. Expressando a minha modesta opinião, o povo literalmente "come quieto" e deixa acontecer, pois a sua maioria colocou estes governantes no poder, além de que são explicitamente sustentados pelo mesmo governo hipócrita e corrupto, dando o dever da censura da parte deles.
    Aqui no Brasil é assim: se você sai pra protestar o governo coloca a cavalaria para acabar com a manifestação, e se você não faz nada você é tachada de anti-patriótica.
    É isso. Uma boa semana para você.
    Ricardo Fonseca

    ResponderExcluir
  3. Continuaremos a NÃO fazer naaaaaaaaaada, enquanto ficarmos com as nossas BUNDAS coladas nessas cadeiras, me sinto ENVERGONHADA, de fazer parte de pessoas tão C O V A R D E S !!!!!!
    ACOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORDA BRASIL!
    Rita de Cássia Tavares de Lima

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: