Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de agosto de 2011

A CADA ANO 80 MIL BRASILEIROS MORREM DEVIDO AO TABAGISMO

Hoje é comemorado O Dia Nacional de Combate ao Fumo. Há por volta de 1.5 bilhões de fumantes no mundo, segundo as estatísticas científicas modernas. Portanto, cerca de 1/3 da população global de 15 anos para cima. Destes, 800 milhões estão em países em desenvolvimento. É impressionante, mas é verdade: estima-se que o tabagismo matará 500 milhões de pessoas da população atual nos próximos 10 anos; 250 milhões corresponderão as crianças de 13 e 14 anos e os adolescentes de hoje. No Brasil temos 40 milhões de fumantes. Estima-se que á cada ano 80 mil brasileiros morrem precocemente devido ao tabagismo, número que vem aumentando anualmente. É uma pena, mas o tabagismo representa um dos mais graves problemas de saúde pública, com poucos sinais de declínio. Uma vida tão preciosa é conscientemente exposta ou encurtada deliberadamente e entregue ao sofrimento, porque o tabaco é a causa reconhecida ou provável de cerca de 25 doenças como o câncer de pulmão, diversos tipos de tumores, cardiopatias e enfisema. É incrível, mas é verdade, repito: a fumaça do cigarro contem mais de 4.700 substancias diferentes, tóxicas, maléficas. O tabaco oferece risco não só para os fumantes, mas também para os não fumantes que ficam aspirando passivamente a fumaça do mesmo. As crianças são particularmente vulneráveis a esta exposição, pois contraem com mais facilidade tosse, catarro, pneumonia e asma. As mulheres que fumam durante a gravidez estão expondo seu filho dentro do útero a uma série de problemas. Meu caro amigo fumante e que acha o cigarro um grande companheiro: faça força e o deixe de lado. Aproveite a vida por inteiro. “A tragédia da vida não é a morte, mas aquilo que deixamos morrer dentro de nós enquanto vivemos”. Deixamos morrer a saúde, a esperança, a alegria, o amor, numa caminhada repleta de incertezas, porque somos e permitimos ser acompanhados deliberadamente por algo que vai nos prejudicar. Família, amigos, profissão, sonhos. A vida é boa demais. E pode ser melhor sem o cigarro. Assim, se você quiser parar de fumar, aproveite essas dicas oferecidas pelos médicos: 1. Tome 1 ou 2 copos com água toda vez que tiver vontade de fumar. 2. Faça exercícios de respiração profunda 5 vezes seguidas. 3. Leia um livro ou faça alguma atividade que o distraia. 4. Evite aquilo que dê vontade de fumar: café, bebida alcoólica, doces. 5. Tire de perto de você os estímulos que lembram o cigarro: cinzeiro, isqueiro e outros objetos. 6. Faça exercícios com sua caminhada e ame a vida, lembrando-se que ela vai passando e que cada dia é menos um dia.

2 comentários:

  1. Os fumantes estão sempre levando fumo e ainda assim ninguém que teima em fumar se importa com as graves consequências dos ,ales do cigarro.
    Hildete Sales

    ResponderExcluir
  2. Daniel Barreto29 agosto, 2011

    Parece que as pessoas não enxergam o mal que o cigarro provoca: não ver que em cada cigarro, há uma cova a espera de quem não tem consciência do veneno que é tal vício!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: