Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de outubro de 2011

DIÁLOGO DE ESQUELETAS

Caro leitor, eu juro por Nossa Senhora de Caravaggio, não a Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha, mas a original, a Nossa Senhora de Caravaggio italiana, que tudo que vou contar é verdadeiro, aconteceu em um encontro de duas esqueletas, se por acaso tu és ateu, não acreditas na minha madrinha Nossa Senhora, juro pela Morte que tu não hás de negar!... As duas ainda não tinham chegado ao paraíso, ao inferno ou ao céu, porém, perambulavam num nimbo distante da terra. Uma quase com o dobro da idade da outra, todavia, ambas jovens e bonitonas. Uma, baixa, rechonchuda e alegre; a outra, alta e esquelética, porém, as duas muito simpáticas. A esqueleta gordinha trajava discretamente; a esqueleta magérrima trajava um elegante vestido de tubinho de panos finos: - Bom dia, senhora! - Bom dia! - A senhora é daqui? - Ninguém é daqui, estou passando uma chuva! – acrescentou: - Não gosto desse negócio de “senhora”, meu nome é Maria! - Desculpe-me, é o costume... - Não se desculpe menina... e o seu? - Hein!? - O seu nome? - July! Maria mais despojada, mais extrovertida, contou em poucos minutos, alguns lances de sua vida terrena, quantos filhos teve, a saudade do xodó, as festas que ela participou, os admiradores que deixou, mas sentia falta mesmo, era da feijoada, da buchada, da rabada, dos miúdos, do peixe no caldo de coco e dendê, do caldo de pitu, da bacalhoada, da lambreta, do chope, da caipirinha, do murcha-venta e, dos forrobodós de finais de semana: - Nega (July era nome de grã-fino, alegou), conheci muitos homens, namorei à beça, chifrei a maioria até ser fisgada pelo negro Zé, comi e bebi o quanto pude!... - Maria (mais íntima), quem lhe trouxe para este lugar? - O filho da puta do Zé! - Como assim? – July, agora, puxava conversa. - Depois de uns Whiskys, o negro virou o carro! – Maria quis saber: - E você, nega? - O meu “personal trainer”, a minha nutricionista e o mundo da moda... - Oxente, a menina é modelo!? – E, completa: - Já sei, lhe empurraram a dieta de frango ou peixe, salada ou arroz integral, adoçante e pouco sal e nada de fast-food... não foi? – não esperou a resposta: - Esses filhos duma mulher solteira, lá embaixo, viram e reviram a cabeça dessa gente tola! – July se espinhou: - Eh mulher, eu não sou tola! - Não?... – Completa: - Você se olhou, hoje, no espelho!? - Claro!!! - Não parece... - Desembuche! - Não precisa, nega!... – Maria continuou reticente. July, esqueleto novo, perspicaz, inteligente, mas de idade impulsiva, entendeu as indiretas de Maria, é que não obstante ser nova, o tempo anoréxico deixou-lhe esfrangalhada e estropiada enquanto a colega, mais velha e mais irreverente, estava mais disposta e mais em cima, por isto, lhe continuou provocar: - Eu não gosto de sua maneira reticente! - Nega, é o meu jeito! - Vai pra lá com seu jeito de merda!!! - Não me grite! - Daí!... Você vai me bater? - Não! – completa: - Porém, não serei obrigada conviver com você no mesmo nimbo. Eu irei embora na próxima nuvem, pois não sou culpada de ter estragado o seu corpo com sua vaidade de mulher bonita desmiolada. Ademais, os promotores e agentes de moda, do outro planeta, continuam aliciando outras meninas com promessas de modelo de beleza ideal, sacrificando-lhes a alma e o corpo. E, ao invés de você descer lá e aconselhá-las, quer vir me importunar. Dois quartos de hora depois: - Maria, não me deixe! – acrescentou: - Quero lhe fazer uma proposta, posso? - Se não for... - Não, não é indecente, é de bem-querer... - Não me deixe em suspense... é o quê?... - Quer ser minha mãe emprestada? -Ah, ah, ah, ah!... - O que foi!? – July cismou... - Nada. Apenas, fiquei assustada! - Qual a razão desse susto, mulher!? - Por pouco, você estranhou... - Você tem razão, reconheço que estou um caco! - Não exagere! - Desculpe-me, mas não me deu a resposta! - Precisa?... – Não esperou resposta: - Mãe é bênção, é a natureza feminina de Deus! Quem não se sentiria honrado com esse apelo?... - July não esperou mais nada, correu para os braços de Maria e as duas se afagaram e se beijaram. O céu e o povo daquele nimbo testemunharam e celebraram a história de mãe e filha daquelas esqueletas que durou para sempre. (Rilvan Batista de Santana - blog: saberliterario) - Nota: A palavra “esqueleta” não deve ser tomada como erro ortográfico, mas um “neologismo”...

9 comentários:

  1. Nilson Barbosa de Couto02 novembro, 2011

    Rilvan tem consolidade seu espaço com um texto fácil de compreensão e atrativo por demais.
    O parabenizo por esta mágica maneira de escrever.

    ResponderExcluir
  2. É através da literatura que se faz o retrato de uma época, seus usos, costumes, idéias, problemas, estilo, etc... e o blog saber literário tem este perfil. E o acesso sempre.
    Gosto de ler Rilvan B. Santana e esta postagem me alegra.
    Wellington Menezes de Alencar

    ResponderExcluir
  3. TENHO RECOMENDADO ESTE SEU BLOG PARA MEUS AMIGO.
    JUNTO COM ELE VAI O SABER LITERÁRIO, QUE TAMBÉM UM EXCELENTE BLOG AQUI DA NOSSA CIDADE.
    LUIZ CLÁUDIO BARRETO

    ResponderExcluir
  4. Judith Ferreira do Carmo02 novembro, 2011

    Acho simplesmente fundamental a literatura através da internet, pois sem a literatura não teriamos sequer condiões de estarmos aprendendo mais, "viajando" mais; nos entretendo... vcs que fazem blogs e sites de artes são ótimos e merecem nossos aplausos.

    ResponderExcluir
  5. Literatura é cultura, cultura é enriquecimento, e o único enriquecimento que ninguém consegue te tirar, acho que o povo brasileiro tem que ser mais treinado a leitura, pois assim vai conseguir avaliar todas as propostas que acontecem na sua vida e escolher bem as propostas presidenciais, governamentais e de todos os políticos, alias avaliar tudo na sua vida com melhor entendimento. Val e Rivan, vcs DOIS são DEZ!
    Guilherme Santos

    ResponderExcluir
  6. A literatura é um meio de se reconhecer o passado de um povo, pois é através de seu passado que se reconhece um homem.
    A imprensa via net é o meio mais motivador de se fomentar a literatura e nisso o saberliterario é uma excelente referência.
    Paulo César Fontes Jr.

    ResponderExcluir
  7. Maria Célia Vieira02 novembro, 2011

    O escritor Rilvan Santana ocupa lugar de destaque na literatura regional, à qual legou uma obra de valor inestimável, que é o site saber literário, marcada pela relevância intelectual e riqueza artística e cultural.

    ResponderExcluir
  8. Em face do seu alcance universal, o site do escritor Rilvan Batista Santana é também veículo de difusão da cultura do sul da Bahia no exterior, já que a internet encurta distâncias e facilita o acesso à informação e à cultura.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  9. Rilvan Santana tem renovado a literatura regional com maestria e criatividade. Influenciado pelo advento da alyternativa cibernética, redesenhou a cena contista tupiniquim e tem aberto espaços para diversos outros artistas. Com habilidade e perspicácia, conseguiu retirar as pedras do meio do caminho literário, fato que possibilitou um grande salto qualitativo na literatura sulbaiana contemporânea.
    Washington Reis

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: