30 de junho de 2011

O QUE SIGNIFICA ALFREDO MELO DEFENESTRADO DA EMASA?

ALEGRIA, CONTENTAMENTO, JÚBILO, REGOZIJO, SATISFAÇÃO, SOSSEGO, PAZ, QUIETAÇÃO, TRANQÜILIDADE, ALIVIO, ANIMO, CONFORTO, DESAFOGO, BEM-ESTAR, BÁLSAMO, DELEITE, CIVILIDADE, ENCANTO, PRAZER, NÉCTAR, BELEZA, ARREBATO, SATISFEITÍSSIMO, ENCANTADO, EXULTANTE, MUITO ALEGRE, RADIANTE, MAGNÍFICO, MARAVILHOSO, ARREBATADOR, DELIRANTE, EXCELENTE, EXTRAORDINÁRIO, FANTÁSTICO, MARAVILHOSO, BRILHANTE, GRANDIOSO, SUBLIME, ESPLÊNDIDO, MAGNIFICENTE, INDESCRITÍVEL, INCRÍVEL, FORMIDÁVEL... “A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHA”! ALEGRIA, CONTENTAMENTO, JÚBILO, REGOZIJO, SATISFAÇÃO, SOSSEGO, PAZ, QUIETAÇÃO, TRANQÜILIDADE, ALIVIO, ANIMO, CONFORTO, DESAFOGO, BEM-ESTAR, BÁLSAMO, DELEITE, CIVILIDADE, ENCANTO, PRAZER, NÉCTAR, BELEZA, ARREBATO, SATISFEITÍSSIMO, ENCANTADO, EXULTANTE, MUITO ALEGRE, RADIANTE, MAGNÍFICO, MARAVILHOSO, ARREBATADOR, DELIRANTE, EXCELENTE, EXTRAORDINÁRIO, FANTÁSTICO, MARAVILHOSO, BRILHANTE, GRANDIOSO, SUBLIME, ESPLÊNDIDO, MAGNIFICENTE, INDESCRITÍVEL, INCRÍVEL, FORMIDÁVEL... “A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHA”! ALEGRIA, CONTENTAMENTO, JÚBILO, REGOZIJO, SATISFAÇÃO, SOSSEGO, PAZ, QUIETAÇÃO, TRANQÜILIDADE, ALIVIO, ANIMO, CONFORTO, DESAFOGO, BEM-ESTAR, BÁLSAMO, DELEITE, CIVILIDADE, ENCANTO, PRAZER, NÉCTAR, BELEZA, ARREBATO, SATISFEITÍSSIMO, ENCANTADO, EXULTANTE, MUITO ALEGRE, RADIANTE, MAGNÍFICO, MARAVILHOSO, ARREBATADOR, DELIRANTE, EXCELENTE, EXTRAORDINÁRIO, FANTÁSTICO, MARAVILHOSO, BRILHANTE, GRANDIOSO, SUBLIME, ESPLÊNDIDO, MAGNIFICENTE, INDESCRITÍVEL, INCRÍVEL, FORMIDÁVEL... “A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHA”! ALEGRIA, CONTENTAMENTO, JÚBILO, REGOZIJO, SATISFAÇÃO, SOSSEGO, PAZ, QUIETAÇÃO, TRANQÜILIDADE, ALIVIO, ANIMO, CONFORTO, DESAFOGO, BEM-ESTAR, BÁLSAMO, DELEITE, CIVILIDADE, ENCANTO, PRAZER, NÉCTAR, BELEZA, ARREBATO, SATISFEITÍSSIMO, ENCANTADO, EXULTANTE, MUITO ALEGRE, RADIANTE, MAGNÍFICO, MARAVILHOSO, ARREBATADOR, DELIRANTE, EXCELENTE, EXTRAORDINÁRIO, FANTÁSTICO, MARAVILHOSO, BRILHANTE, GRANDIOSO, SUBLIME, ESPLÊNDIDO, MAGNIFICENTE, INDESCRITÍVEL, INCRÍVEL, FORMIDÁVEL... “A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHA”!

A INTERNET NA DICOTOMIA ENTRE O BEM E O MAL

Cada época parece ter suas pragas específicas, embora as nuvens de insetos prometam se repetir para além das páginas bíblicas por obra e graça do pecaminoso desequilíbrio ecológico. Porém, sem ter sido antecipada por nenhuma profecia, a maldição dos hackers flagela impiedosamente, violando a cidadania virtual, seja no âmbito público ou privado. Como cumprindo alguma imprecação lançada das catacumbas do atraso o advento do mundo digital e especialmente o big bang do cyberespaço trouxe, praticamente desde o seu nascedouro, a contravenção (quando não a pura criminalidade) dos piratas cibernéticos, os hackers. E a pirataria digital já deu seus primeiros passos como gigantesca ousadia, introduzindo-se no que deveria ser o mais seguro dos sistemas da terra: a rede de órgãos de segurança dos Estados Unidos. CIA, Nasa, FBI, Casa Branca – tudo que deveria ser impenetrável foi vazado logo de cara. Não é surpreendente, portanto, que nos dias em curso sejam arrombadas porteiras digitais de sítios do governo federal brasileiro e do próprio Partido dos Trabalhadores. E o que dizer dos ladrões internéticos, dos “chupa-cabras” sorrateiramente montados nos caixas eletrônicos para sugar os dados dos cartões dos clientes? Não existe mundo sem perigo e o universo digital, até por ser obra do homem, não poderia estar livre da dicotomia entre o bem e o mal. O bom resultado deste conflito é o desenvolvimento permanente dos sistemas de segurança, que têm evoluído com rapidez, neutralizando boa parte das idéias criminosas inventadas pelos hackers, que estão sempre um passo adiante pela própria disposição de exercitarem a inteligência com o objetivo de surpreender a próxima vítima. Investir em segurança digital, em sistemas cada dia mais blindados é uma questão de segurança pública. A democracia, hoje, exige também a legalidade cibernética.

O RIO CACHOEIRA FEDE E RESISTE MORIMBUNDO

O Rio Cachoeria nem de longe parece o mesmo manancial de águas caudalosas e turvas que serviu de sustento para as famílias numerosas de lavadeiras, areeiros, pescadores e trouxeram entretenimento, fonte de higiene e saúde para os primeiros desbravadores de Itabuna e região. Definhando hoje, e quase transformado por completo em esgoto a céu aberto, o rio transmite um pedido de socorro que todos precisam observar. Esse é o alerta que os ambientalistas estão tentando exprimir, não apenas aos itabunenses, mas também às populações dos Municípios vizinhos por onde passa o manancial. A intenção é fazer um diagnóstico da situação geral do rio e despertar a consciência e o compromisso coletivo sobre a sua preservação. Ao longo do tempo o manancial sofreu com o assoreamento de suas margens e com a poluição das águas. O prejuízo, segundo os ambientalistas, pode ser irreversível e gerar, inclusive, o seu desaparecimento em poucos anos. O quadro geral não é bom e isso precisa ser analisado com responsabilidade. Do contrário, em poucos anos, o manancial terá desaparecido e o itabunense estará comprando água a preço de ouro ou buscando novas alternativas de abastecimento. Até as crianças já sabem que é preciso preservar o meio ambiente, mas todos, sem exceção, precisam estar atentos ao lamento que vem da natureza.

O HOMEM É PRODUTO DO MEIO

O homem estava saindo do banho. Sexagenário importante, num momento de infantilidade, de insensatez, se insinua para a camareira, e parte pra cima com insistência e oferecendo vantagem. A seus olhos, naquela ocasião a mulher lhe parecia uma Deusa. Rejeitado, teve sua vida arruinada, preso, explorado, submerso no inferno. Seu pecado foi taxado de gravíssimo, porque escolheu uma muçulmana. O governo americano esta se borrando de medo de atos terroristas muçulmanos em represália à “morte” do Osama, e oportunidade melhor não haveria para mostrar que se importa com os muçulmanos. Deu azar Dominique. Se você fosse um simples homem de negocio, um cantor, um cara qualquer, vivendo a mesma situação, sairia desta com alguns dólares à menos na conta, envergonhado é claro, responderia talvez a um processo, sua mulher lhe mandaria à merda e só. Mas a camareira era muçulmana, e você diretor do FMI. Ela representa agora, todos os muçulmanos e você todos os americanos. Vão lhe ferrar em nome de dar satisfação social. Bill Clinton com a Monica não foi pior? Teve lá o lance do charuto. O cara era presidente, mas, ela era americana. O Michael Jackson com as criancinhas comeu tampado, mas nunca usou pulseirinha eletrônica. O Sarkozy sai com todas e se sai bem. Berlusconi então é escorregadio, tinhoso. Todos pecaram mais do que você, mas nenhum com muçulmanas. Foi ferrar e saiu ferrado. Poderá ate ser responsabilizado pelo próximo atentado, desta vez em represália ao seu ato. O mundo esta louco. Tudo agora tem um outro significado. Coisas simples passaram a ter uma gravidade assustadora. Não se pode negar o direito constitucional a qualquer ser humano, eu concordo totalmente. Mas o que é isso? Chamar um preto de preto é o quê? E um branco de branco? E um gordo? E um careca? E um gay? Podemos até mais. Noite escura. Macaxeira. Tonelada. Aeroporto de mosquito. Molinho. Tem nada não. Cadê a descriminação? E o dano moral? E o Constrangimento? Vamos deixar de frescura gente. Grave sim é, pela condição de cada um, negar a esse alguém seus direitos de cidadão e ser humano, ou dar a outros direitos inadmissíveis. Estão se extrapolando os limites do bom senso. Tem muita coisa errada chegando. Casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, ok. Todo mundo quer estabilidade e proteção para você para os seus. Adoção de crianças por estes casais, no entanto, é um erro. Criança, no meu entender, tem que ter referência de pai (homem) e mãe (mulher), caso contrário, ai sim estarão criando constrangimentos, danos morais, descriminação, e um monte de desajustadinhos sociais e psicológicos. O homem é em grande parte produto do meio. Outra coisa; ensinar este português da cartilha do MEC é adubar a burrice e semear a ignorância, nivelar por baixo. Ensinar certo seria o caso? Ah, não, aqui é Brasil. Com as cotas sociais para as universidades, e esta cartilha ganharemos qualquer premio de incapacidade. Tem também a cartilha gay. Seremos também cobaias ou bodes expiatórios?

“MEU MAIOR SONHO É CASAR COM O NEYMAR”, DIZ NICOLE BAHLS

Sabe aquela história de que toda brincadeira tem um fundo de verdade? Então. Nesta quinta-feira, 30, a panicat Nicole Bahls participou de um chat de uma rede social e contou, aos risos, que seu maior sonho é casar com o jogador de futebol Neymar. O jogador, que tem 19 anos e atualmente joga do Santos, está concentrado na Argentina para a disputa da Copa América 2011. Até então, Neymar não comentou a declaração Nicole.

TODO CUIDADO É POUCO NAS ESTRADAS

Mais uma vez o trânsito é o foco das atenções da segurança pública nos festejos de forró que prosseguem neste fim de semana. Além de manter os aparatos voltados para a garantia da tranqüilidade dos visitantes e da população dos municípios onde a festa ocorrerá (Itapé, Itajuípe...), as corporações se voltam para o risco iminente de acidente na estrada de acesso às cidades. Isto porque grande parte dos integrantes das vias ainda não se mostra consciente de seus direitos e deveres na divisão do espaço. Aliado à falta de educação e ao desrespeito às regras do trânsito, o consumo de álcool entre os condutores surge como combustível potente no processo de instabilidade que se forma no setor. Pensando nisso é que o Detran, em conjunto com a Polícia Militar e Rodoviária Federal (PRF), devem organizar estratégias de ação para coibir os abusos no trânsito. Além do trabalho de orientação dos condutores, o policiamento não deverá descuidar da fiscalização, e todos serão convocados a obedecer às regras. Do contrário, a lei também assegura punições severas aos que desprezam suas normas. As penas incluem multas, retenção da CNH, remoção do veículo e prisão do condutor, sem contar que a festa poderá ser interrompida antes mesmo de começar. Sendo assim, o jeito é ouvir o conselho dos educadores e evitar confrontos com a polícia.

UESC PROMOVE CURSO DE INVENTARIAÇÃO TURÍSTICA

Consultora do Ministério do Turismo vem a Ilhéus com o objetivo de desenvolver competências técnico-científicas com foco em inventáriação turística para que a região alcance competitividade em nível nacional. O curso de capacitação em Inventariação Turística será ministrado pela consultora do Ministério de Turismo, Luciane Neri. Para o coordenador do projeto e professor da UESC, Marco Aurélio Avila, “trazer um profissional de renome nacional especializado em inventariação turística oportunizará a capacitação de docentes e discentes dentro dos critérios exigidos pelo Ministério”. A inventariação é uma das exigências do Ministério do Turismo para que os destinos turísticos alcancem competitividade em nível nacional, adaptando assim as diretrizes do Plano Nacional de Turismo para a Copa 2014. Segundo Paulo Moreira, Secretário Municipal de Turismo de Ilhéus, “a parceria entre a UESC, a BAMIN e a Secretária foi fundamental para concretizarmos esta ação nunca antes realizada no município e colocar Ilhéus em evidência no mercado turístico”. O objetivo do curso é desenvolver competências técnico-científicas com foco em inventáriação turística entre docentes e discentes da UESC. Esta equipe interdisciplinar iniciará as atividades de coleta de dados no mês de julho no Município de Ilhéus e posteriormente em Itacaré. O curso com carga horária de 16 horas será ministrado nos dias 01 e 02 de julho, nas dependências do Núcleo Temático de Turismo da UESC. Informações: www.uesc.br

INAUGURADA A AMPLIAÇÃO DO SHOPPING JEQUITIBÁ

Contando as participações especiais do Prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, deputado estadual Augusto Castro, da empresária leninha da Auto-Escola, o empresário Helenilson Chaves se fez acompanhar de diversas autoridades do Estado e da Região e comandou a solenidade de inaugurada da ampliação do Shopping Jequitibá, cujo investimento foi de mais de 20 milhões de reais e criou mais de 900 empregos diretos. A festa de inauguração foi muito bem organizada e cada loja aberta oferecia surpresas e brindes para seus primeiros visitantes. Veja as fotos, clicadas por Alex de Souza.

GERALDO BRIGLIA ASSUME PRESIDÊNCIA DA EMASA

Numa concorrida solenidade com a participação de secretários municipais, vereadores, representantes da sociedade civil organizada, além de técnicos e trabalhadores da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo empossou, em seu gabinete, o novo presidente da Emasa, Geraldo Briglia. O engenheiro assume o cargo pela terceira vez, com o compromisso de dar continuidade às políticas de governo para melhoria do abastecimento e do saneamento urbano. O prefeito destacou que a indicação do novo dirigente foi discutida numa reunião do Conselho de Administração da Emasa e aprovada por ele. O prefeito fez um apelo para que todos os integrantes do governo municipal tenham mais ousadia nas ações e estejam unidos no cumprimento da sua missão. Para o Capitão Azevedo Itabuna continua sendo a única cidade do seu porte, que não tem um reservatório de água. Daí a necessidade da implantação da barragem de captação com uma capacidade de armazenamento de 62 milhões de metros cúbicos de água, cujo projeto depende exclusivamente do Governo do Estado. Ele também falou da importância do investimento no sentido de consolidar Itabuna como um grande polo regional de comércio, serviços e indústria, mas que precisa de um abastecimento regular para poder atrair novos investimentos: “A Emasa é viável e é um patrimônio do dos itabunenses. Por isto, vamos buscar recursos para novos projetos para torná-la cada vez mais forte, inclusive com capacidade de investir no setor de saneamento, que também é prioritário,” complementou. Ao ser empossado, Gerado Brigilia admitiu que a empresa, pela sua estrutura, tende a enfrentar problemas complexos para a sua gestão, mas que com o quadro de colaboradores e técnicos que possui é capaz de minimizá-los: “É uma empresa que precisa continuamente crescer e expandir os seus serviços para atender as necessidades da população itabunense, oferecendo um serviço de qualidade, com investimentos em ampliação da rede de abastecimento e na área de saneamento básico”, argumentou Briglia. QUEM É - O itabunense Geraldo Briglia é engenheiro civil, foi servidor da Ceplac e ocupa agora, pela terceira vez a presidência da Emasa, onde implantou nas suas gestões anteriores, a ampliação do sistema de captação de 367 para 520 litros por segundo. Ele também construiu a unidade intermediária de Mutuns e construiu a barragem de reservação de Itamaracá. Na sua primeira gestão na Emasa, em dois anos ele ampliou a oferta de água de 46% para 76% com um incremento de 30%. (Fotos de Alex de Souza).

CORREIOS DOS MUNICÍPIOS REALIZA GRANDE EVENTO NA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABUNA

Dentro de um clima de muito sucesso o Correio dos Municípios realizou ontem (29), no auditório da Câmara Municipal de Itabuna, às 19 horas, através do jornalista e poeta Adeildo Marques, um evento: “Personalidades Municipalistas” homenageando pessoas que contribuíram com o progresso de Itabuna, dentro dos seus primeiros cem anos. Entre os contemplados estavam: o delegado regional, Moisés Damasceno, Andirlei nascimento, presidente da OAB-Secção-Itabuna, empresário Hernani Santana, jornalista José Adervan Oliveira, médico Júlio Britto, radialistas: Rivamar Mesquita, Alex de Souza, Nelson Oliveira (pastor) e os deputados estaduais: Coronel Santana e Augusto Castro, além de outras inúmeras personalidades num total de trinta homenagens. (Joselito dos Reis e fotos de Alex de Souza).

Alcântara pelegrine, paulo Lima e Adeildo Marques

Pastor Nelson Vieira

Adeildo Marques declamando poesias

Professor Guilherme em meio à homenagem para Linaldo Farias

Fernanda Barros e Adeildo Marques

Ernani Santana, Paulo Lima e Adeildo Marques João Batista e Adeildo Marques

Alex de Souza e Paulo Lima

Pastor Tony e Adeildo Marques

Dr. Andirley Nascimento e sua mãe Dona Antonia

Alcântara Pelegrine e Adeildo Marques

Edson Canta Galo e Adeildo Marques

Rivamar Mesquita e Adeildo Marques

Professor Francisco (Chico da Direc) e Adeildo Marques

Marino ALves de Moura e Adeildo Marques

Professor Cristiano Lôbo e Adeildo Marques
Elvis de Souza e Adeildo Marques Dr. Andirley Nascimento, Rivamar Mesquita, Val Cabral e Adeildo Marques
Val Cabral e Rivamar Mesquita

Otoniel, "Babinha" e seu filhão

Joelma Cabral (Val Cabral) e Iara de Souza (Alex de Souza) Ary Rodrigues, Paulo Lima e Alcântara Pelegrine

Adeildo Marques e Val Cabral

PROSSEGUE MATRÍCULAS DE ALUNOS VETERANOS NA FTC

Iniciado no último dia 17 de junho, o período de renovação de matrículas para os alunos tidos como veteranos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna se estenderá até o próximo dia 14 de julho, obedecendo a um cronograma pré-estabelecido pela Faculdade, conforme o curso e à situação acadêmica do estudante. O calendário de matrícula está dividido em três etapas, priorizando atendimento para alunos semestralizados e dessemestralizados aprovados por média sem prova final, bem como os aprovados após prova final, beneficiários do Fies e ProUni e egressos de escola pública. Para atender a todos com agilidade e comodidade, a FTC montou uma estrutura que inclui, além da Central de Atendimento ao Aluno (CAA), mais 11 salas onde estão disponíveis 18 atendentes, terminais informatizados, coordenações de cursos, setor de convênios e biblioteca para efetivação de matrícula financeira e acadêmica. O atendimento está sendo feito no horário, de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e aos sábados das 9 às 12 horas. Também visando facilitar a vida do estudante, a FTC disponibiliza atendimento personalizado com hora marcada, através do serviço de Matrícula Agendada que permite ao acadêmico efetivar a renovação de vínculo com a Faculdade sem fila e sem espera. Para utilizar o serviço é necessário acessar o portal institucional www.ftc.br/matrículaveterano e fazer o agendamento. Ainda neste site é possível obter outras informações sobre os procedimentos para matrícula. (Erivaldo Bomfim).

29 de junho de 2011

SENADO APROVA REGRA DE PERDA DE MANDATO PARA QUEM FUNDAR NOVA LEGENDA

O Senado Federal aprovou, no início da tarde desta quarta-feira (29), uma regra que determina que políticos em cargos eletivos que fundarem novas legendas perderão seus mandatos. A proposta está inserida no texto da reforma política que agora segue para a Câmara. Tomando como base a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou que as vagas são do partido, a regra também valerá para uma eventual incorporação ou fusão entre legendas. Caso aprovada antes da criação do novo PSD, a lei poderá atingir o prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM) e o vice-governador da Bahia, Otto Alencar (PP), principais líderes no plano nacional e estadual da nova agremiação. O autor do destaque foi o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que defendeu que o país não precisa de novos grupos políticos. “Com tantos partidos, não há razão de se criar uma nova motivação para alguém que for eleito”, declarou. Informações da Folha de São Paulo.

APENAS SEIS DEPUTADOS BAIANOS VOTAM CONTRA FARRA DAS OBRAS PARA A COPA

Apenas seis deputados baianos votaram na Câmara contra o destaque na medida provisória que cria regras diferenciadas de licitações para a Copa 2014 e a Olimpíada de 2016, considerado um incentivo à corrupção exatamente por fragilizar o controle público dos gastos com as obras para os eventos. A MP segue agora para o Senado, onde tem que ser votada em duas semanas, para não perder a eficácia. Dos 39 membros da bancada baiana, 29 estavam presentes à votação. Os votos contrários foram dados pelos deputados ACM Neto (DEM), Cláudio Cajado (DEM), Fábio Souto (DEM), Félix Mendonça (PDT), Antonio Imbassahy (PSDB) e Jutahy Jr. (PSDB).

FÓRUM DE BUARAREMA É ASSALTADO

Na madrugada desta quarta-feira (29), o fórum da cidade de Buerarema, a 450 km de Salvador, foi arrombado. Segundo informações da polícia do município, as armas e drogas apreendidas em operações policiais foram roubadas. Estavam na mesma sala processos, inquéritos e provas recolhidas em investigações de casos no município. Nas proximidades do fórum foi encontrado um pé-de-cabra que pode ter sido utilizado para arrombar as portas. No momento da ação, não havia pessoas trabalhando na segurança do fórum e a polícia trabalha com a hipótese do assalto ter sido realizado por mais de uma pessoa. (Manuela Matos).

COM SAÍDA DE MARINA DO PV, DESTINO DE ALIADOS É INCERTO

De malas prontas para deixar o PV, a ex-senadora Marina Silva teria autorizado os aliados a buscar abrigo temporário em outras legendas como forma de garantir a disputa nas eleições municipais de 2012. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, os “marineiros” estariam livres para buscar partidos da base de apoio e da oposição ao governo Dilma Rousseff até que a ex-senadora funde uma nova sigla para concorrer ao Planalto em 2014. De acordo com a revista Exame, no entanto, um acordo para evitar danos imediatos a atual estrutura do PV teria sido firmado para que os parlamentares que apoiam a ex-senadora permaneçam ligados à sigla pelo menos até as eleições de 2012. Marina ficaria à margem das legendas até 2013, quando um novo partido seria articulado para dar sustentação a uma provável candidatura presidencial em 2014.

DEM OFERECE SIGLA PARA DEPUTADO DO PT

A disputa municipal de 2012 não está acirrada e polêmica apenas em Salvador. Em Camaçari, região metropolitana, o pleito também vai ficando interessante. “Comovido” com a ameaça do deputado estadual Bira Coroa (PT) não ser escolhido candidato do próprio partido, em detrimento do atual, o secretário da Administração do município, Adelmar Delgado, o diretório municipal do Democratas resolveu convidar o petista para ingressar na legenda e entrar na disputa pela casa nova. “Bira, na verdade, foi limado pelo PT. Ele foi fundador do partido dos Trabalhadores, mas seus companheiros não estão pensando nisso. Então, nós estamos dando a oportunidade a Bira de disputar a prefeitura. Nosso convite é uma coisa mais solidária e uma forma de valorizar o deputado. As portas do DEM estão abertas para ele”, explicou à Tribuna o presidente do DEM de Camaçari, Helder Almeida. O que se ouve no meio é que o Adelmar é o candidato do prefeito da cidade e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano (PT). Nesta semana, ele chegou a jogar um balde de água fria no correligionário. Bira vem comemorando pesquisas que, segundo o próprio, o colocam à frente na preferência do eleitorado. Caetano disse que tem sabido exatamente o contrário.

WIKILEAKS: CÂMARA DE BRASÍLIA É “REFÚGIO DE CANALHAS”

Em telegrama enviado ao governo dos EUA em 2004, o então embaixador do país no Brasil, John Danilovich, previu a crise política por que passou a Câmara Distrital, do Distrito Federal, cinco anos depois. O telegrama fazia um perfil de diversos parlamentares brasilienses envolvidos em escândalos, cinco anos antes do mensalão do DEM. Ao falar sobre cassação do deputado distrital Carlos Xavier (PMDB), o diplomata disparou: “Um malandro a menos na galeria”, anotou Danilovich no título do telegrama. O diplomata considera a sentença um feito, “dada a notoriedade da Assembleia em ser um refúgio de canalhas”. Deputado distrital por três mandatos, Carlos Xavier já havia sido acusado de subornar duas adolescentes a não depor contra o seu irmão em um caso de estupro em 1998.

FTC SELECIONA PROFESSORES PARA SETE CURSOS DE GRADUAÇÃO

Até a próxima segunda-feira, dia 4, estão abertas as inscrições para a Seleção de Professor para os cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Engenharia Civil, Sistemas de informação e Direito ministrados pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna. A inscrição é gratuita e está sendo efetivada no Setor de Gestão de Pessoas da FTC, localizado no 7° andar do edifício sede da Faculdade, situado na Praça José Bastos, no centro de Itabuna, no horário das 9h às 12h e das 14h às 18 horas. A seleção constará de análise de currículo, entrevista e aula pública, marcada para a quarta-feira, dia 6 de julho. Para se inscrever o candidato deverá apresentar fotocópias autenticadas em cartório, ou os respectivos originais para comprovação, dos seguintes documentos: diploma de graduação; histórico escolar; currículo lattes; diploma de titulação máxima; carteira de Identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); titulo de eleitor; duas fotos 3x4; e atestado de idoneidade moral firmado por três professores universitários ou por autoridade judicial. As matérias e as respectivas vagas oferecidas em cada um dos cursos, bem como os critérios para a realização da aula pública, estão expressas no Edital FTC nº 07/2011, que poderá ser consultado no portal da Faculdade – www.ftc.br. A contratação dos professores selecionados acontece logo após a divulgação do resultado. (Erivaldo Bomfim).

ELEIÇÃO MUNICIPAL DE 2012 SERÁ NO DIA 7 DE OUTUBRO

As eleições municipais de 2012 no Brasil serão realizadas no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nas cidades onde houver a necessidade de 2º turno. O calendário eleitoral referente ao pleito foi aprovado, na noite desta terça-feira (28), no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um ano antes, no dia 7 de outubro de 2011, todos os partidos que quiserem participar das eleições devem ter obtido registro no TSE. O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer estarem com sua filiação partidária regularizada e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo. As convenções para escolha dos postulantes acontecem entre os dias 10 e 30 de junho de 2012. Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção, com a propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV marcada para começar no dia 21 de agosto. A partir do primeiro dia do ano da eleição, a administração pública fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente, a não ser em situações excepcionais, e os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar seus levantamentos.

PRAZO PARA A ENTREGA DA DIPJ 2011 ENCERRA-SE NO DIA 30 DE JUNHO

DIPJ - Declaração de Informações Econômicos-Fiscais da Pessoa Jurídica: é uma declaração da Pessoa Jurídica onde se transcreve praticamente todas as informações contábeis e econômicas da empresa, que com o auxílio de dados constantes nos sistemas informacionais da Receita Federal, busca apurar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuições Sociais devidos durante o ano-calendário. A DIPJ será apresentada em meio magnético, mediante a utilização de programa gerador de declaração, disponível para os contribuintes nas unidades da Secretaria da Receita Federal ou na INTERNET, pelo endereço – www.receita.fazenda.gov.br até o dia 30 de junho. São obrigadas a declarar o DIPJ 2011 todas as pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no País, registradas ou não, sejam quais forem seus fins e nacionalidade, inclusive as a elas equiparadas, as filiais, sucursais ou representações, no País, das pessoas jurídicas com sede no exterior, estejam ou não sujeitas ao pagamento do imposto de renda. Incluem-se também nesta obrigação: as sociedades em conta de participação, as administradoras de consórcios para aquisição de bens, as instituições imunes e isentas, as sociedades cooperativas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, bem como suas subsidiárias, o representante comercial que exerce atividades por conta própria. (Tiago Veras).

ASSEMBLÉIA APROVA INCORPORAÇÃO DE GRATIFICAÇÃO DOS PROFESSORES

A Assembléia Legislativa aprovou hoje (29), por acordo, a incorporação da gratificação CET aos salários dos professores universitários da Bahia. Com isso, os docentes terão um reajuste que pode chegar a 18% até 2014. O projeto, de autoria do Executivo, foi relatado pelo deputado Bruno Reis (PRP). “A incorporação foi negociada pelas entidades que representam os professores com os parlamentares e o governo”, informou Reis, que integra o bloco da oposição. O deputado disse que vai continuar cobrando do governo do estado mais investimentos nas universidades. “Ao lado dos docentes e dos estudantes, vamos continuar lutando para tentar tirar as instituições de ensino superior na Bahia do decreto de contingenciamento baixado pelo governo no início do ano”.