31 de julho de 2011

OS TRÊS EM UM, COMO CALO NO PÉ DO CABEÇA DE PITU

O PC do B tem três postulantes à candidatura para prefeito de Itabuna: Wenceslau Júnior, Davidson Magalhães e Luiz Sena. A idéia é registrar como prefeiturável para as próximas eleições em Itabuna, quem melhor se sobressair na aceitação popular. E todos os esforços tem sido empreendidos neste propósito. A cidade tem vivenciado uma extensa propaganda envolvendo os comunistas em disputa interna. Os números atuais nas pesquisas de opinião pública apontam vantagem para o vereador Wenceslau. Mas Davidson possui sob sua regalia a implantação de uma base da Bahiagás em Itabuna (autarquia que ele dirige) e uma suposta maioria de apoios de sindicatos e lideranças comunitárias. Já Luiz Sena sobrevive de lembranças de dois mandatos de vereador combativo e atuante. Mas os comunistas se esbarram na descrença dos demais partidos de esquerda e centro-esquerda, que acreditam que eles estão apenas articulando uma maneira de melhor barganhar uma coligação com o PT. Caso consiga se desvencilhar deste estigma, o PC do B poderá agregar partidos importantes para suas pretensões eleitorais: PMDB, PSB, PV, PDT, PP e PR. Se houver êxito neste projeto dos comunistas, quem mais poderá ser prejudicado política e eleitoralmente, é o deputado Geraldo Simões, que poderá ter sua candidata Juçara Feitosa com o apoio apenas do PTB e mais um, ou dois partidos que se prestarem a pagar caro pelo apoio para quem é rejeitado pela grande maioria dos itabunenses.

CAETANO VELOZO DIZ QUE NÃO ACREDITA EM DEUS

Durante o programa Domingão do Faustão, o cantor Caetano Velozo, fez uma participação relâmpago para falar sobre a atriz Glória Pires. Citando a participação da atriz no filme ìndia - Filha do Sol de Bruno Barreto, o filho de D. Canô disse o seguinte " quando eu soube que você seria a atriz do filme de Bruno, eu não acredito em Deus, mas pedi a Deus para eu poder fazer a trilha do filme. Quem viu a declaração e viu também as caras que fizeram Faustão e Glória com a incoerente declaração, deve ter pensado o mesmo que eu " se não tem o que falar, fica calado". Usar um horário nobre para dar um depoimento desse tipo, mesmo sabendo que a sua mãe é uma referência para várias crianças e jovens católicos de Santo Amaro, e mesmo da Bahia, já que D. Canô é uma das personalidades baianas que merecem todo o nosso respeito e admiração, Caetano foi infeliz na sua declaração, mais muito consciente do que estava dizendo. Sinto muito por D. Canô, ter criado um ateu sem saber. (arirodrigues.blogspot.com).

BRIGA ENTRE IRMÃOS CAUSA A MORTE DA MÃE

Uma briga entre dois irmãos acabou resultando na morte da mãe deles na noite do sábado (30) na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, segundo informações da Folha Online. Os irmãos Clóvis e Cristiano Martins dos Santos, de 25 e 27 anos, discutiam na noite de ontem e durante a briga um dos irmãos colocou fogo na casa, de acordo com a Polícia Militar. Os dois conseguiram escapar do local, na rua José Bonifácio de Oliveira, em Santa Rita de Cássia, sem ferimentos. Contudo, a mãe dos dois, Maria das Dores Martins, 64 anos, estava dentro da casa e não conseguiu sair. Ela morreu carbonizada. Os dois irmãos estão presos.

NÃO É SOMENTE DE GENTE BOA QUE CAMINHA A HUMANIDADE

Os tempos modernos vêm mostrando mudanças históricas no ser humano. Qual o nosso destino? Que caminhos iremos seguir? O progresso é notável na área da tecnologia e das comunicações, no aumento das populações, no número de automóveis, no progresso da ciência, na área dos remédios que curam com mais rapidez, no crescimento das cidades. E por aí vai. Mas, infelizmente, ao lado dessas transformações fabulosas, progridem de forma impressionante o desamor, o ódio e a maldade. É inacreditável o que você assiste todos os dias pela televisão, ouve pelo rádio, ou pela leitura dos jornais: assassinatos por adolescentes drogados, corrupção inacreditável por ministros e políticos espalhados pelo Brasil, deixando uma decepção e uma mágoa imensa no povo brasileiro; o aumento da juventude transviada pelo uso do crack e outras drogas que, diariamente, assaltam e cometem toda sorte de delitos; psicopatas como esse que estourou uma bomba na cidade de Oslo matando tantos inocentes, o ódio no Oriente que provoca tragédias diárias. Há uma verdadeira tragédia nos dias que correm na humanidade. E uma pena que tudo isso aconteça. O fato é que o mundo vai mudando. Com 7 bilhões de habitantes, notamos que as transformações até na natureza são bem marcantes. Portanto, torna-se necessário que haja, com urgência, a globalização do amor para que a humanidade seja mais feliz. É difícil, mas é preciso tentar. O primeiro a lançar essa globalização foi o próprio Cristo quando disse: “Que todos sejam um”. E não é só isso, Ele nos tornou capazes de amar com aquele amor que tem a força de recompor a família humana na unidade e na diversidade. Basta então tentar. Então, se os governantes e cada um de nós fizermos a nossa parte, poderemos sonhar em compor uma humanidade mais feliz. O amanhã é preparado hoje. E se hoje ninguém se entende, então o amanhã poderá ser bem pior. E as gerações que estão nascendo, o que deixaremos para ela? Sábias palavras do monge Dalai Lama em recente entrevista nos Estados Unidos: “Estamos todos aqui neste planeta, por assim dizer, como turistas. Nenhum de nós pode morar aqui para sempre. O maior tempo que podemos ficar é de aproximadamente 100 anos. Sendo assim, enquanto estamos aqui devemos ter um bom coração, dinâmico, saudável e afetivo. Devíamos fazer de nossa vida algo produtivo e útil”. O mundo vai caminhando. Cada dia mais violento mais bárbaro e para muita gente, terrivelmente hostil. Mas, apesar de tudo, neste mar difícil que é o mundo moderno, é preciso navegar e jamais deixar cair os remos do mar da vida. Sejam felizes.

A INSEGURANÇA COMO NOSSO CALCANHAR DE AQUILES

O clamor é geral, o tema é pauta em todos os lugares; não tem como calar ante uma realidade cruel que vivemos nos últimos anos e sem nenhuma perspectiva de estancar o rio de sangue que jorra pelas ruas das principais cidades da Bahia, principalmente em Itabuna. A violência é discussão obrigatória em casa, no trabalho, bares e restaurantes, escolas, transportes coletivos, templos religiosos, onde quer que estejam reunidas, pessoas assustadas se perguntam: o que fazer para nos proteger, preservar filhos e amigos da bala assassina de impiedosos bandidos que observam nossos movimentos na próxima esquina ou na porta da casa da gente? Não importa onde as pessoas estejam da área nobre à periferia, os riscos são os mesmos. Brutalmente morrem todos os dias gente de todas as classes e idades, indistintamente homens, mulheres, crianças, jovens, principalmente jovens. Estamos rotulados como um dos maiores provedores de crimes de morte do País e, como se não bastasse, ainda escolhem o modelo do assassinato: torturado ou queimado, esquartejado, degolado, sangrado em plena via pública... depende do humor do criminoso. Não, não é nenhum filme de terror, é real mesmo. Muitos assassinatos estão acontecendo em Itabuna. Foram mais de setenta, apenas nos últimos sete meses. Ficamos a pensar que a Segurança Pública está rendida, embriagada, contaminada pelo cheiro desgraçado do crack que impregnou bairros ricos, pobres, miseráveis. Verdade que nos últimos anos, a sociedade itabunense entrou no grupo das mais violentas da Bahia. Violência em todos os sentidos, nas ruas como assaltos, arrombamentos de lojas, extermínios; violência contra crianças, idosos e principalmente contra a mulher que tem sido vítima em potencial. O que fazer para amenizar o sofrimento de tantas famílias itabunenses que têm chorado copiosamente a perda das pessoas que mais amam como os filhos, por exemplo? É óbvio que polícia na rua, na pior das hipóteses intimida a proliferação da marginalidade, mas também sabemos que isso só, não resolve a gravidade do problema. Qualquer leigo entende que a violência é uma doença social que não será combatida a curto e médio prazo. Só políticas públicas consistentes que gerem condições de educação, saúde, emprego e renda, enfim, oportunidades principalmente para a grande maioria de jovens que aqui e em outras regiões do Estado da Bahia está jogada à miséria e ao desprezo, vítima do descaso das autoridades, seduzida pelos encantos que o tráfico lhe oferece. Enquanto alguns estados tradicionalmente violentos conseguiram frear um pouco a ganância do crime. São Paulo, Rio e aqui pertinho da gente, Espírito Santo têm encarado esse câncer com um prioritário projeto social e, ao que parece a coisa vem dando certo. Seria bom que aprendêssemos um pouco deles.

JUIZ CONDENA SETE POR IMPROBIDADE

Quatro vereadores e três ex-vereadores do Pilar–AL foram condenados a devolver mais de R$ 3,6 milhões aos cofres municipais e pagar multa individual do mesmo valor, além de perder os direitos políticos por cerca de duas décadas. A decisão do juiz José Eduardo Nobre Carlos, da Vara do Único Ofício de Pilar, tem como base atos de improbidade administrativa cometidos por meio de compras fracionadas para fraudar licitações, superfaturamento e enriquecimento ilícito. Em sua sentença, o juiz critica os “sorrisos irônicos” e as tentativas de “posar de pobres vereadores que desconhecem a lei” que atribui aos réus, durante os depoimentos. Os vereadores Damião dos Santos (PSL), Luiz Carlos Omena da Silva (PRB), Roberto Cavalcante da Silva (PMDB) e Patrícia Henrique Rocha (PTdoB) – ex-presidente da Câmara do Pilar – estão entre os condenados que também devem perder os mandatos para seus suplentes. Além deles, os ex-vereadores Amaro Veloso, Paulo Urbano e José Hosano da Silva (PMDB), que também presidiu o Legislativo Municipal. CONDENADOS PELA JUSTIÇA: • Damião dos Santos (PSL) • Luiz Carlos Omena da Silva (PRB) • Roberto Cavalcante da Silva (PMDB) • Patrícia Henrique Rocha (PTdoB) • José Hosano da Silva (PMDB) • Amaro Veloso • Paulo Urbano DECISÃO CASSA DIREITOS POLÍTICOS - Com tramitação relativamente rápida e conjunto probatório colhido a partir de relatórios de auditorias contábeis e financeiras do Tribunal de Contas do Estado (TC/AL), posteriormente robustecidas pelo Ministério Público, a ação civil pública resulta em punições que atingem em cheio as fontes de poder dos acusados. Por meio do estabelecimento de multa de R$ 3,6 milhões, mais a devolução solidária da mesma quantia referente aos prejuízos ao erário, e ainda impedem o cometimento de mais danos, ao cassar os seus direitos políticos. Quem mais perde politicamente com a condenação é o ex-presidente da Câmara do Pilar, José Hosano da Silva, que ainda disputou a prefeitura do município, em 2008, como vice da chapa do então deputado federal e ex-prefeito Carlos Alberto Canuto (PSC), derrotado por Oziel Barros. Hosano não poderá disputar eleição durante os próximos 23 anos e ainda fica proibido de exercer qualquer cargo público ou contratar com o poder público por 18 anos.

SOMOS IGUAIS A QUEM ESCULACHAMOS…

O Brasil político, é burro, muito burro e nos envergonha, nos diminui. Veja o caso dos documentos oficiais que deveriam implicar em punição aos políticos com histórico de improbidade administrativa e que são conhecidos como Ficha Suja; os documentos sobre a cassação de Fernando Collor de Melo e todos os documentos relacionados aos anos sombrios de 1964 a 1984. Antes de prosseguir não custa nada lembrar o ilustre precedente aberto por ninguém menos que Ruy Barbosa, o grande Ruy, a grande voz civil e liberal que ainda ecoa pelo nosso imenso território! Ruy teve a má idéia de mandar destruir toda a documentação sobre a escravidão no Brasil! Logo ele que era um homem de idéias, ele que foi grande intelectual e imenso advogado, ele que tinha um respeito admirável pelos livros, pela palavra escrita, ele que reuniu soberba biblioteca, centro de estudos e peregrinações!!! Tantos anos depois, um intelectual bem menor, um artista bem menor da palavra, o presidente do Senado, José Sarney, quer adiar infinitamente o acesso de estudiosos e curiosos aos documentos oficiais! Num regime liberal democrático, com Câmara e Senado eleitos livremente pelo povo, com imprensa livre, com leis e tribunais, segredo de estado é tolerável mui raramente, quase tão raramente quanto um trevo de quatro folhas; no dia a dia segredo de estado é um escárnio, uma bofetada dada por políticos e funcionários na cara da população que os elegeu e os mantém. A população precisa mandar um recado a esta gente: vocês não são melhores nem mais responsáveis que nós, o povo!

REGULAMENTADO TRANSPORTE DE BOTIJÕES DE GÁS EM MOTOCICLETAS

O transporte de botijões de gás na garupa das motos está com os dias contados. Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que, a partir de 1º de agosto, os botijões só poderão ser transportados com o auxílio de um sidecar, espécie de carrinho que vai engatado ao lado do veículo. As revendas reclamam da regulamentação, pois terão que fazer investimentos para adequar seus veículos. Em nome da segurança de usuários e entregadores, no entanto, elas terão que orientar todas as revendas a cumprir a resolução. A norma terá grande impacto no transporte de gás porque as revendas são, em sua maioria, de pequeno porte e utilizam motos para fazer as entregas dos botijões de uso doméstico, com 13 kg. Porém, o transporte irregular e o peso na garupa desestabiliza a moto e pode causar acidentes. Em alguns casos os botijões são transportados deitados na moto, o que é terminantemente proibido, pois coloca o gás – que é líquido quando dentro do botijão – em contato com a válvula de segurança. O uso do sidecar proporciona mais segurança, pois o botijão é transportado na posição vertical e seu peso não desestabiliza a dirigibilidade da motocicleta.

GOVERNADORIA SEM GOVERNADOR

Peço aos caros leitores um pequeno esforço para um exercício mental. Tentem imaginar, ainda que hipoteticamente, um Estado. Um Estado qualquer. Grande, rico, carnavalesco, histórico... Ainda assim apenas um Estado. Agora imaginem, caros leitores, esse Estado com a saúde pública sem médicos e sem medicamentos. Com Segurança com viaturas sem combustíveis; com soldados sem armas, ou com armas sem balas. A Educação sem Universidades pata todos e sem construção de mais escolas. Um estado com estradas esburacadas e sem políticas públicas de geração de emprego e renda. Caso agora eu houvesse de lhes perguntar que Estado é esse, é claro que a pergunta teria resposta unânime: Bahia.

IRMÃO DE JUCÁ DENUNCIA CORRUPÇÃO EM AGRICULTURA

Irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Oscar Jucá Neto, denuncia, em entrevista à Revista Veja deste sábado (30), um esquema de corrupção no Ministério da Agricultura, sob o comando do ministro Wagner Rossi, do PMDB. De acordo com Jucá Neto, existe um consórcio entre o PMDB e o PTB para controlar a estrutura do Ministério da Agricultura com o objetivo de arrecadar dinheiro. A revista revela que suas informações incluem dois casos de negócios que envolvem a Conab. Em um deles, a estatal protela repasse de R$ 14,9 milhões à Caramuru Alimentos, já que representantes da Conab negociariam um "acerto" para aumentar o montante a ser pago para R$ 20 milhões. Desse total, R$ 5 milhões seriam repassados por fora a autoridades do ministério. O segundo caso envolve a venda, em janeiro deste ano, de um terreno da Conab numa região valorizada de Brasília. Apesar de ser uma área cobiçada, uma pequena empresa da cidade apareceu no leilão e adquiriu o imóvel pelo preço mínimo de R$ 8 milhões. O comprador, Hanna Massouh, seria amigo e vizinho do senador Gim Argello (PTB), influente na Conab. Em resposta, o ministro Wagner Rossi repudia, em nota, as declarações de Jucá Neto à publicação semanal.

GABRIELLI ADMITE DESEJO DE SUCEDER WAGNER

Executivo com maior tempo na presidência da Petrobras, o baiano José Sergio Gabrielli movimentou a política nacional ontem ao admitir pela primeira vez que pode voltar à política. Mais além, Gabrielli, que disputou a primeira eleição em 82 e a última em 90, sem nunca ter vencido, admitiu que nutre o desejo não de disputar o próximo pleito que acontece em 2012, mas sim de suceder o governador Jaques Wagner nas eleições de 2014. “Para 2012, com certeza não serei candidato”, disse de forma enfática. No entanto, quando o assunto foi 2014, em tom mais ameno, respondeu: “Não nego que posso vir a ser candidato, mas é muito cedo para tomar decisão”. A declaração, conforme fontes petistas, tirou o sono de muitos aliados do governador que já se articulam para o posto, em especial integrantes do próprio Partido dos Trabalhadores. O fato é que, embora Gabrielli não tenha conquistado a simpatia da presidente Dilma Rousseff, é tido como “menina dos olhos” do ex-presidente Lula e do governador Jaques Wagner. Reforçando a tese de que possui o aval dos líderes petistas, informações dão conta de que ele, até o final do ano, deve deixar a Petrobras e assumir uma secretaria estadual com peso político para já ir se familiarizando com os assuntos da Bahia e, por tabela, lhe permita alguma projeção sobre o eleitorado. Em conversas com amigos, o presidente da Petrobras tem manifestado sua preocupação com o fato de estar fora do estado. Apontado como um dos parlamentares mais próximos do presidente da Petrobras e um dos articuladores no partido de uma provável candidatura do petista ao governo do estado, o deputado estadual Rosemberg Pinto declarou ao site Política Livre durante o cortejo do Dois de Julho que o nome de Gabrielli é o “mais preparado” para suceder o governador em 2014. Entretanto, neste momento, o foco é fortalecer a legenda rumo à eleição do próximo ano. O assunto veio à tona durante evento de divulgação do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao ser questionado sobre uma eventual elevação do preço da gasolina, ele ressaltou que a companhia permanece com a mesma posição assumida nos últimos oito anos. Ele lembrou ainda que a importação do combustível poderá ser superior à feita no ano passado, quando foi importado um volume correspondente a entre três e quatro dias de demanda. “Este ano já foram importados o correspondente ao consumo de três dias, e pode ser ainda muito mais. Fazemos o monitoramento diário”, afirmou o presidente da Petrobras. Vale pontuar que ao lado do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, Gabrielli é, no PT, um dos mais fortes candidatos à próxima sucessão estadual, quando o partido vai tentar renovar-se no comando político e administrativo da Bahia, que assumiu pela primeira vez na história do estado em 2000. (Fernanda Chagas).

30 de julho de 2011

O MESMO PARTIDO, TRATAMENTOS DIVERSOS

Na manhã de ontem (sexta-feira/29), a Prefeitura de Itabuna apresentou a frota novinha em folha da Guarda Municipal. Graças a um convênio com o Ministério da Justiça, a guarda recebeu dois Fiat Uno, uma caminhonete Chevrolet S10, quatro motos, fardamento e equipamentos para o trabalho. No evento em que os veículos foram apresentados, na Vila Olímpica, um comentário chamou atenção: o Governo Federal tem para com Itabuna um tratamento técnico e republicano, enquanto o Estadual discrimina a cidade por questões políticas. Prova disso é que programas e convênios firmados entre município e União têm funcionado perfeitamente e ajudado a cidade, enquanto tudo o que envolve o Estado trava por pura má-vontade. Curioso é que se trata do mesmo partido, mas com duas abordagens completamente distintas. Ao Estado, falta compreender que é o povo quem sofre com a retaliação política. Houvesse essa compreensão, talvez problemas como o do Hospital de Base já estivessem resolvidos há muito tempo.

PC DO B RECEBIA PROPINAS DA ANP, DIZ REVISTA

A revista Época desta semana publica uma entrevista com a advogada Vanusa Sampaio, que gravou o momento em que assessores da Agência Nacional de Petróleo (ANP) lhe cobravam uma propina de R$ 40 mil para liberar um processo da agência. A gravação do vídeo foi pedido do Ministério Público Federal, sob orientação da Polícia Federal. Na entrevista, Vanusa acusa o PCdoB, que desde 2003 dirige a agência petroleira através do ex-deputado federal baiano Haroldo Lima, de ser o receptador das propinas. A jurista acusa um servidor chamado Edson Silva, também ex-deputado, que era superintendente da ANP na época em que Vanusa procurou o MP para denunciar a cobrança de propina, em maio de 2008 – Edson atualmente é assessor da direção-geral da ANP. Vanusa conta que, ao assumir a chefia do setor de Abastecimento da ANP, Edson chamou-a para uma conversa e teria lhe dito: “Eu sei que você tem muitos processos aqui. Temos de trabalhar de forma harmônica”. Vanusa sustenta ter deixado claro a Edson que “não faria nenhum tipo de parceria”, e então começou e ter problemas: Edson “começou a criar todas as dificuldades do mundo para meus clientes. Chegaram a assediar alguns deles, dizendo que, como haviam me contratado, os processos deles não iriam andar na ANP. Meus clientes ficaram preocupados e disseram que eu tinha de fazer parceria com o Edson. Eu me recusei. Eles me procuraram e me orientaram a transferir metade –metade!– dos meus clientes a um advogado de São Paulo ligado a eles”, conta Vanusa. Segundo a advogada, os dois assessores ligados a Edson lhe explicaram, na gravação, qual a finalidade do esquema: “Eles explicaram como funcionava. Disseram que todos os cargos do PCdoB precisam levantar dinheiro, que tem de ser para o partido”.

RAPAZ FOGE DE MOTEL A PÉ, NÃO PAGA CONTA E ABANDONA NAMORADA DORMINDO

Um rapaz não identificado teve uma madrugada de prazer com a namorada, mas assim que amanheceu, aproveitou para fugir sem pagar a conta de um motel localizado na divisa de Curitiba e Almirante Tamandaré, no Paraná. De acordo com o boletim de ocorrência, registrado pela Polícia Militar, que a reportagem do UOL Notícias teve acesso, o rapaz saiu do quarto, esperou a abertura do portão quando outro cliente entrava, e saiu correndo para a rodovia PR-092, que concentra motéis no entorno. Ele não foi mais localizado. Eram 7h30 desta quinta-feira (28), quando o telefone 190 da PM tocou com o chamado de um cliente em fuga, mas que havia deixado a companheira dormindo no quarto. Cerca de 10 minutos depois, o boletim de ocorrência registrava que a queixa havia sido cancelada. "A viatura nem chegou a ir até o local porque a chamada foi suspensa pelo pessoal do motel que ligou para a gente", disse um sargento que trabalha na Sala de Atendimento à Imprensa da PM, em Curitiba. O UOL Notícias ligou para o motel. As funcionárias, que não quiseram se identificar, confirmaram que um frequentador saiu correndo pelo portão e deixou a companheira no quarto. Elas não souberam dizer a causa da fuga, mas garantiram que ele pagou a estadia assim que chegou com uma jovem. A fuga, segundo elas, teria sido motivada por uma cerveja consumida no quarto e que não havia sido paga. O rapaz que abandonou a moça, segundo a funcionária, foi pego do lado de fora e obrigado a pagar o que bebeu. A jovem foi embora sozinha, sem a companhia do namorado. (Dimitri do Valle).

SÃO PAULO FAZ CAMINHADA CONTRA MACONHA

Manifestantes saíram do vão do Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, por volta das 11h deste sábado (30), para fazer a Caminhada contra a Legalização da Maconha. De acordo com os organizadores, o protesto reuniu cerca de 3 mil pessoas. Já a Polícia Militar (PM) contabilizou mais de mil participantes. Duas faixas da avenida foram interditadas. De acordo com a PM, cerca de 200 policiais vão acompanhar a passeata. Eles caminharão em direção à Assembleia Legislativa pela Avenida Paulista sentido Paraíso até a Rua Pamplona, depois passarão pelas ruas Caconde, Brigadeiro Luís Antônio e Manoel da Nóbrega. A passeata deve terminar na Assembleia por volta das 13h. De acordo com os organizadores, haverá shows de bandas das 14h às 17h, na frente da Assembleia, perto do Parque do Ibirapuera. As informações são do G1.

EVANGÉLICOS DEFENDEM SEXO SÓ NO CASAMENTO

Uma campanha nacional a favor do sexo apenas no matrimônio ganhou força na internet. A expressão “euescolhiesperar” apareceu entre os dez temas mais populares do Twitter no país. O perfil do movimento é seguido por quase 32 mil pessoas só na rede social. Outro movimento Atitude 434 também prega a pureza sexual. De acordo com o psicanalista Christian Dunker, da Universidade de São Paulo (USP), a castidade não seria um sinal de volta ao passado, mas uma tentativa de criar uma nova forma de comportamento para a atualidade. A tendência seria uma versão brasileira de um movimento presente nos EUA, onde adolescentes anunciam a castidade e adotam um anel para simbolizar o compromisso. Em Salvador, um dos defensores desta prática é Gustavo Mercês,comunicólogo e de religião batista. “Faço parte de um movimento que se espalha espantosamente pelo país, são milhões que escolheram esperar em Deus o tempo certo e a pessoa certa para ter e viver suas experiências sexuais e emocionais”, confessa.

DEPUTADO RECEBEU R$ 287 MILHÕES DO DNIT

Em mais uma notícia de corrupção envolvendo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(Dnit), o beneficiado foi o ex-deputado Djalma Diniz (PPS-MG), que durante à época em que tinha mandato parlamentar, entre 2004 e 2010, recebeu R$ 286,9 milhões do órgão através de contratos com sua empresa. Conforme destaca matéria do jornal O Estado de S. Paulo, a contratação, pela administração pública, de empresas de deputados é vedada pela Constituição Federal. A empresa do ex-deputado mineiro está entre as dez que mais receberam do Dnit no País no ano passado. Somente no ano passado, a Pavotec Pavimentação e Terraplanagem recebeu do Dnit R$ 151,1 milhões para "manutenção" e "adequação" de trechos rodoviários em estradas federais. Segundo o Dnit, em nota, a contratação da Pavotec "ocorre por meio de processos licitatórios regulares”. Para a autarquia "o responsável legal pela empresa Pavotec é o sr. Djalma Florêncio Diniz Júnior". Diniz Júnior é filho do ex-deputado.

NO GOVERNO, PP FAVORECE EMPREITEIRAS, AFIRMA ISTOÉ

O tesoureiro do Partido Progressista (PP), Leodegar Tiscoski, e outros executivos ligados ao partido liberavam recursos para obras consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU), algumas delas com recomendação de "retenção dos pagamentos", segundo reportagem da edição desta semana da revista IstoÉ. A reportagem afirma que, dos gabinetes do Ministério das Cidades, comandado pelo PP, os políticos favoreciam empreiteiras que contribuíram financeiramente com campanhas eleitorais do partido no ano passado. Segundo a revista, Tiscoski é secretário de saneamento do ministério desde 2007 e no ano passado atuou também na função de tesoureiro nacional do PP. Documentos do Tribunal Superior Eleitoral mostram que, em dezembro de 2010, Tiscoski assinou a prestação de contas do partido. Ele afirmou à revista que não assina mais cheques ou ordens bancárias como tesoureiro, mas admitiu que "encaminhou" a prestação de contas ao tribunal. O PP informou que as finanças do partido estão a cargo do primeiro tesoureiro, o ex-deputado Feu Rosa, que, segundo a revista, é assessor especial da pasta, cuidando do relacionamento do ministério com o Congresso. A reportagem diz que as empreiteiras contribuíram oficialmente com R$ 15 milhões nas campanhas do PP em 2010, sendo a maior parte (R$ 8,7 milhões) na forma de doações ocultas. "Isso significa que o dinheiro foi para a conta do partido, durante a campanha eleitoral, e imediatamente distribuído entre seus candidatos", diz a publicação. A revista afirma que três grandes construtoras, Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, repassaram legalmente um total de R$ 7,5 milhões para as campanhas do PP. Entre as obras com suspeitas apontadas pela reportagem e questionadas pelo TCU estão às relacionadas aos trens urbanos de Salvador (BA), a cargo da Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez; aos trens urbanos de Fortaleza (CE), sob responsabilidade da Camargo Corrêa e Queiróz Galvão; à implementação da linha 3 do metrô do Rio de Janeiro, tocada pela Queiroz Galvão e Carioca Christiani-Nielsen; e o complexo viário Baquirivu-Guarulhos, em São Paulo, a cargo da construtora OAS. Segundo a IstoÉ, apesar das investigações e dos alertas de irregularidades emitidos pelo TCU, os responsáveis pelo Ministério das Cidades liberaram recursos para essas obras no crédito suplementar que reforçou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho do ano passado.

CÉSAR CIELO É OURO NOS 50 M LIVRES EM XANGAI

O brasileiro César Cielo confirmou neste sábado seu título de campeão do mundo nos 50 m livres em Xangai, ao vencer a final com um tempo de 21 segundos e 52 centésimos, ficando à frente do italiano Luca Dotto (21.90) e do francês Alain Bernard (21.92). O outro brasileiro, Bruno Fratus, ficou em quinto, com um tempo de 21.96. Cielo, campeão olímpico nesta mesma categoria nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, conseguiu assim seu segundo ouro neste Mundial, depois de vencer os 50 metros borboleta, apesar de não ter conseguido revalidar na quinta-feira seu título nos 100 metros livres. A participação de Cielo em Xangai está envolta em polêmica depois de ter acusado positivo num controle antidoping em maio. Mas o Tribunal Arbitral do Esporte decidiu não suspender o nadador, apesar de confirmar a decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) contra ele.

CONGRESSO PROPÕE DIA DO ORGULHO HETERO

Instituição de datas comemorativas, homenagens aos heróis da pátria, regulamentação de profissões poucos comuns, batismo de rodovias com nomes próprios estão entre os mais de 2,2 mil projetos apresentados por deputados e senadores neste primeiro semestre de 2011. Alguns desses projtos que marcam o início da nova legislatura, além de pitorescos, podem até ser considerados polêmicos. É o caso do projeto do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que propõe a instituição do Dia do Orgulho Heterossexual, a ser comemorado no terceiro domingo do mês de dezembro de cada ano. No texto, o deputado alega querer garantir o direito dos heterossexuais de manifestarem o orgulho por sua opção sexual. “Daqui a pouco, os heterossexuais se transformarão, pela propaganda midiática, em reacionários e nós queremos ter nossa opção pela família sendo alardeada com orgulho”, afirma o deputado, no trecho de justificativa do projeto. As propostas relacionadas a datas comemorativas seguem com projetos que sugerem a criação do Dia Nacional Sem Carro, do Dia do Brasil Sustentável, do Dia Nacional do Empregado Sindical, entre outras. Há ainda as propostas de regulamentação de profissões. O projeto que regulamenta a profissão de quiropraxista, do senador Paulo Paim (PT-RS), exige que a prática passe a ser exercida por profissionais com curso superior. A exceção é para quem exerce a atividade há mais de cinco anos. De acordo com o projeto, “é atividade privativa do quiropraxista habilitado executar métodos e técnicas para realizar a análise diagnóstica dos distúrbios biomecânicos do sistema neuromusculoesquelético e corrigir alterações articulares, com técnicas de ajustamento ou manipulação, principalmente da coluna vertebral”. Também há propostas curiosas de mudanças no Estatuto do Desarmamento. O deputado Washington Reis (PMDB-RJ) tem um projeto de lei para obrigar a gravação, em arma de fogo, do número da identidade do adquirente. E o deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) apresentou projeto que autoriza os advogados a portarem arma de fogo para defesa pessoal. Já a deputada Flávia Morais (PDT-GO) quer alterar a legislação eleitoral para estabelecer que o eleitor votará em dois candidatos de gêneros diferentes, para as vagas de deputado federal, estadual e de vereador. Na justificativa, a deputada alega que “o referido projeto de lei visa a corrigir lacuna legal quanto à carência de representação feminina nos poderes legislativos”. As homenagens são tema de boa parte das matérias apresentadas. Algumas delas fazem menção a ilustres desconhecidos da maioria dos brasileiros. É o caso do projeto da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que quer reverenciar uma conterrânea solicitando a inclusão da sóror Joana Angelica de Jesus, no livro dos Heróis da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A freira homenageada defendeu um convento religioso em Salvador contra os soldados portugueses no século 19. Há também projetos que se referem a personalidades conhecidas, mas, provavelmente, a homenagem não terá aprovação unânime de todos os setores da sociedade. O deputado Emiliano José (PT-BA) quer inscrever os nomes de Carlos Marighella e Luiz Carlos Prestes no mesmo livro de heróis. Os dois comunistas lideraram movimentos rebeldes durante o governo de Getúlio Vargas e a ditadura militar no Brasil. Prestes liderou a chamada Coluna Prestes na década de 1930 e foi eleito senador após o fim do Estado Novo. Marighella, que foi deputado entre 1946 e 1948, atuou na luta armada contra o regime militar na década de 1960. Foi morto a tiros em 1969 por agentes do Departamento de Ordem Política e Social (Dops). Para o cientista político e professor da Universidade de Brasília Paulo Kramer, boa parte desses projetos visa apenas a “melhorar a contabilidade da produção do parlamentar” e nunca deve chegar a ser transformada em lei. “Os parlamentares também são motivados pelas suas bases e pelos seus financiadores de campanha a apresentarem projetos. Uma grande quantidade deles não vai virar lei. Um projeto só tramita pela força dos interesses que estiverem por trás dele”, explica o professor. Kramer explica ainda que a vontade de mostrar produtividade por meio da apresentação de projetos de lei leva alguns congressistas novos a copiar projetos arquivados de outros parlamentares que não foram reeleitos. “A primeira coisa que fazem [os parlamentares novos] é ir ao arquivo e ver o que está arquivado. [Eles] Veem se bate com os interesses deles e, aí, copiam e apresentam como seus. Isso acontece quando o autor do projeto não se reelegeu”, afirma Kramer. O cientista político lembra ainda que os deputados e senadores sonham em ter seu nome como autor de uma lei. Poucos, no entanto, segundo ele, conseguem produzir projetos que se tornam leis relevantes. (Iolando Lourenço e Mariana Jungmann Agência Brasil).

DNIT E VALEC SOMAM 79 INQUÉRITOS NA PF

A Polícia Federal conduz 74 inquéritos sobre obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em 20 Estados. A informação foi divulgada ontem pelo diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra. Ele assinalou que outros cinco inquéritos já foram instaurados para investigar contratos da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. "Os inquéritos apuram crimes contra a administração pública", destacou Daiello. Ele fez um retrato da atuação da PF no caso Dnit, após evento de posse dos novos delegados chefes de unidades da corporação em São Paulo. Por meio dessas investigações a PF busca provas de desvios de dinheiro público, licitações dirigidas e corrupção. "Os fatos sob investigação são condutas que se relacionam a crimes contra a administração." Os inquéritos foram abertos nos últimos 12 meses. Daiello rechaçou versão de que a PF estaria inerte diante da sucessão de escândalos que derrubou o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento e 19 assessores de confiança, entre eles o diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot. Asseverou que não procede a informação de que a PF não está agindo. Os inquéritos foram instaurados antes de a presidente Dilma Rousseff determinar faxina na pasta dos Transportes. A PF considera que todos os fatos que provocaram a crise no ministério já eram objeto dos inquéritos, mas só agora foram divulgados. Os inquéritos buscam identificar empreiteiras que assumiram obras do Dnit e da Valec por meio de procedimentos forjados de concorrência. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PEC 300: DEPOIS DO RECESSO, NÃO HÁ COMO ESCAPAR DE VOTAÇÕES POLÊMICAS

Depois do recesso, não há como o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT-RS), deixar de colocar na pauta temas que não tem lá a simpatia do governo federal mas é o legislativo quem tem a responsabilidade e deles deve dar conta. São a lei que regulamenta a emenda constitucional 29 (mais dinheiro para a saúde) e a PEC 300, que estabelece um piso salarial para policiais militares do país. Nesta matéria, será preciso que os deputados encontrem uma fonte para arcar com as despesas do piso. Caso contrário, permanecerá o impasse. No caso da lei que regulamenta a emenda constitucional 29, há compromisso feito pelo presidente da Câmara dos Deputados com as lideranças partidárias para que a matéria enfim seja votada, compromisso feito no começo de seu mandato na Mesa Diretora, em fevereiro deste ano. Com o afastamento de Michel Temer da presidência da Casa, para assumir a vice-presidência da República, Maia vinha exercendo a função desde dezembro de 2010 e sabe a pressão que existe para que a emenda 29 seja efetivamente aplicada.

29 de julho de 2011

POR QUE GERALDO NÃO QUER SER CANDIDATO A PREFEITO?

Talvez esta seja a pergunta mais freqüente nas conversas sobre as próximas eleições municipais, em Itabuna. E as respostas quase que unanimamente convergem para questões de impedimento jurídico, em decorrência dos processos que Geraldo S. de Oliveira responde por improbidade administrativa. Entretanto, creio que este empecilho não seja nenhum quebra-cabeça impossível de ser desvencilhado para quem possui condições financeiras e vultosa influencia nos altos escalões dos poderes judiciários e executivos na Bahia. O que na verdade impede Geraldo de se candidatar, é o pavor que ele tem de se deparar com seus inúmeros desafetos e inimigos políticos e pessoais, nas inevitáveis visitações domiciliares que uma campanha exige. Outro aspecto a ser cogitado, é a enorme dificuldade que ele teria em recompor coligação partidária com o PMDB, PPS, PMN, PHS, PSC, PV, PRB, PSDB, PDT, PSB e PC do B. Todos estiveram com Geraldo e juram atualmente desinteresse em qualquer pretensão de reconciliação com o petista. Ninguém confia na palavra e nas promessas de Geraldo e a ojeriza aumenta com a imposição da candidatura da impopular e repudiada Juçara Feitosa. O casal Geraldo/Juçara não consegue promover reunião com dirigentes partidários, simplesmente porque todos recusam tal encontro. Exceção apenas para o inexpressivo PTB, cujo mandatário é o desprezível presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ruy Porquinho. O próprio PT possui considerável segmento que prefere a candidatura de Vane do Renascer. Estes são os fatos... incontestáveis!

ITABUNA AVANÇA SEM AJUDA DO ESTADO

O itabunense se enche de orgulho ao ver seu Município servindo de modelo de desenvolvimento para o restante do Estado. Embora não exista nenhuma obra creditada ao governo do Estado da Bahia. E não é raro observar outros Municípios também admirando as mudanças estruturais e sociais efetivadas nos últimos anos em Itabuna. A maior prova desse crescimento vem da infra-estrutura. Quase todos os bairros tem obras de saneamento básico, pavimentação, pontes, habitações populares, creches, postos médicos e outras intervenções que deverão melhorar bastante a qualidade de vida dos itabunenses e valorizar seus imóveis. Bairros que quase sempre reclamavam da ausência de intervenções governamentais, são atualmente considerados como canteiros de obras públicas municipais e dentre aqueles que mais se destacam, estão São Pedro, Santa Catarina, São Roque, Fernando Gomes, Emanoel Leão, Maria Pinheiro, Zizo, Lomanto, Califórnia, Nova Itabuna e Cobirniano Freire. Tal fato é creditado a maior quantidade de produção de projetos de captação de recursos, intervenções dos deputados federais Roberto Brito, Luiz Argolo, ACM Neto e Félix Júnior, com busca de recursos da União para a melhoria da qualidade de vida da população itabunense. As buscas por mais verbas públicas federais é a alternativa para compensar a ausência de ações do governo do Estado em Itabuna. O mérito é dos gestores, que correram em busca de saídas para resolver, ou amenizar os problemas que afetam a maior cidade do sul da Bahia, mas é também da população, que fiscaliza e cobra uma postura mais severa do poder público. Isso significa que no quesito modelo Itabuna mais uma vez vai muito bem, e todos têm motivos suficientes para comemorar este fato, neste momento em que Itabuna comemora seu aniversário de 101 anos.

HÁ DE SE SALVAR O RIO CACHOEIRA

Há anos os ambientalistas vêm alertando sobre a possibilidade de o Rio Cachoeira se transformar por completo num Esgoto á Céu Aberto. E, ao observar a situação do manancial hoje, a população chega à conclusão de que a preocupação manifestada pelos defensores da natureza tinha lógica. O Rio Cachoeira adoece com tendência a se tornar um gigante moribundo e fede de forma insuportável em épocas com ausência de chuvas. As previsões deixaram de ser meras especulações e estão muito próximas de se tornar realidade. Mesmo assim, parte da população ainda despreza os conselhos de conservação do rio e usa suas margens como depósito de lixo e de esgoto. Faz-se necessário que cada um assuma sua responsabilidade em relação ao meio ambiente como um todo. Nesses tempos de agravamento na condição de apodrecimento do Rio Cachoeira, cada cidadão é convocado a fazer sua parte, no sentido de preservar o que ainda resta de água e do seu símbolo maior na zona urbana de Itabuna, que é a Ilha do Jegue. Caso contrário, a água em breve tempo poderá não existir mais e a histórica ilha desaparecer como nuvens de fumaça.

OS VOLUNTÁRIOS SOCIAIS SÃO COMO SANTOS

As ações de voluntariado de muitos jovens com o GAPA, Albergue Bezerra de Menezes, Orfanato SOS Canto da Criança e de tantas outras instituições, revelam pessoas que dedicam parte de seu tempo a ajudar, estimulam aquelas que desejam integrar a corrente de auxílio espontâneo, mas que ainda não tomaram a iniciativa. Dão sempre o primeiro passo. Nesse sentido, vale lembrar que não precisa ser sócio, rico ou ter curso superior para ingressar na rede do voluntariado. Não se faz necessário assinar protocolos para ser amigo dos assistidos pelo Grupo Narcósticos Anônimos, dos idosos do Abrigo São Francisco, das crianças da Creche Irmã Margarida ou dos pacientes do Grupo de Crianças com Câncer. Os que já fazem parte destes grupos garantem que não há recompensa maior do que o sorriso no rosto daqueles que os esperam e da cortesia com que são tratados. “Chegamos com a sensação de que vamos dar, e saímos com a certeza de que ganhamos muito mais”, dizem eles. Também vale assegurar – até como forma de incentivar os que ainda não se decidiram – que a um voluntário nunca é pedido além do que ele pode ou está disposto a oferecer.

MEGA-SENA PODE PAGAR PRÊMIO DE R$ 21 MILHÕES AMANHÃ

O concurso de número 1.305 da Mega-Sena, que será sorteado neste sábado (30), deve pagar R$ 21 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal. Na última quarta-feira (27), nenhum bilhete acertou os seis números do concurso 1.304 e o prêmio acumulou. As dezenas sorteadas na ocasião foram: 07 - 14 - 15 - 20 - 23 - 35. Ao todo, 79 bilhetes acertaram a quina e devem levar R$ 21.229,70 cada um. Outras 7.568 apostas levaram a quadra e ganharão R$ 316,58 cada uma. A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima -- de seis números-- custa R$ 2.

ESCÂNDALO NOS TRANSPORTES DERRUBA COORDENADOR DO DNIT

O Coordenador Geral de Operações Rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Marcelino Augusto Santa Rosa, perdeu o cargo. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (29), pela assessoria do órgão. Rosa é o 20º funcionário do governo a ser demitido após as denúncias de esquema de corrupção no Ministério dos Transportes. Rosa foi exonerado depois de reportagem do jornal O Globo, publicada nesta sexta, mostrar o envolvimento de sua mulher em negócios com o Dnit. Segundo o jornal, a mulher dele, Sônia Lado Duarte Rosa, é procuradora de oito empresas contratadas pelo Dnit, a maioria ligada à sinalização de rodovias. A exoneração do coordenador deve ser publicada na segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU).

JAIR GOMES ATACA PV EM CARTA AOS MEMBROS

O ex-presidente estadual do PV, candidato a deputado federal e estadual pela sigla e, ultimamente, dirigente das executivas verdes do estado e do município, Jair Gomes, desfiliou-se da legenda nesta quarta-feira (27), ao mesmo tempo em que enviou carta aberta aos correligionários. Na missiva, ele demonstra insatisfação com os rumos do partido e dirige críticas à direção nacional e estadual da agremiação. “Venho solicitar a minha desfiliação tendo em vista o abismo da condução do partido e a minha inarredável posição da defesa da democracia em todos os níveis da vida social”, afirma na mensagem. O ex-verde lista, antes de tudo, descontentamento com o PV nacional. Segundo ele, “é minimamente impossível que a presidência do partido seja mantida caudilhamente por 12 anos sem qualquer renovação, dedicada exclusivamente aos seus particulares interesses eleitoreiros”. Em seguida, ataca a executiva estadual, que teria se reproduzido na Bahia à imagem e semelhança da nacional e não tem “direção política capaz de formular propostas, nem provocar a direção nacional”. Apesar disso, “a direção estadual reafirma seu poder despótico como pequenino grupo que aterroriza as direções municipais e usa o tempo de propaganda política gratuita a seu exclusivo interesse pessoal”. Gomes completa que espera que “o PV (...) consiga realizar uma profunda fotossíntese e regeneração partidária” e explica: “a fotossíntese é um processo limpo que só existe à luz do dia”. (José Marques).

PELO MENOS 20 NOVOS PARTIDOS TENTAM OBTER REGISTRO, INDICA TSE

Pelo menos 20 novos partidos políticos buscam registro na Justiça Eleitoral brasileira, informou nesta sexta-feira, 29, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após levantamento em parceria com Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A obtenção do registro de um novo partido deve ser feita um ano antes da eleição a qual pretende concorrer, determina a Lei 9.504/97. Nos próximos 70 dias, o TSE deverá conceder os registros aos partidos que desejam concorrer às eleições de 2012, já o primeiro turno será realizado no dia 7 de outubro de 2012. Os candidatos que pretendem pleitear cargo político também estão inclusos nesse prazo. Pela Lei 9.096/95, a nova legenda deve ter o apoio de eleitores por meio de assinatura acompanhada do respectivo número do título eleitoral. O número de assinaturas deve equivaler a 0,5% dos votos dados para a Câmara dos Deputados, não computados os votos brancos e nulos, na última eleição geral. Com base nas eleições de 2010 para a Câmara, um novo partido deve reunir cerca de 490 mil assinaturas, em pelo menos nove estados. Abrangência. O futuro partido com atuação em maior número de Unidades da Federação é o Partido Social Democrático (PSD), segundo levantamento baseado em informações de 18 TREs. O PSD comunicou sua busca por assinaturas em 15 diferentes Estados. Depois vem o Partido da Pátria Livre (PPL) e o Partido Novo (PN), que divulgaram assinaturas em 12 estados. O Partido Ecológico Nacional (PEN) busca do apoio de eleitores em 11 Unidades da Federação.

POLICIAIS BALEADOS: UM NA UTI, O OUTRO LIBERADO

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) divulgou nota, na tarde desta sexta-feira (29), sobre o estado de saúde dos dois membros da corporação baleados na noite desta quinta. Segundo a comunicação da PM, o aluno a sargento, Antônio Jorge Cerqueira, de 48 anos, baleado no abdômen por homens durante assalto a um ônibus da empresa Regional, na BR-324, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Subúrbio, porém com o quadro de saúde estável. Antônio é lotado no 12º Batalhão da Polícia Militar (PM), em Camaçari. Já o soldado Vilson Brasileiro de Jesus, de 38 anos, do Batalhão de Guardas, já teve alta do Posto Médico de São Marcos e passa bem. Ele foi atingido por disparo de arma de fogo após reagir a uma tentativa de assalto praticada por dois homens em uma churrascaria no bairro Pau da Lima. Os acusados foram presos quando buscavam atendimento médico nos hospitais Roberto Santos e Geral do Estado (HGE).

IMBASSAHY QUER ATENÇÃO PARA SAÚDE DO INTERIOR

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) disse, nesta quinta-feira (28), que vê com otimismo a definição do prazo para a liberação dos recursos devidos pela prefeitura de Salvador aos hospitais filantrópicos, mas cobra que o governo não deixe de lado as unidades de saúde do interior do estado. O parlamentar diz ser procurado por representantes de instituições de municípios de diferentes regiões da Bahia com queixas de falta de condições até mesmo para atendimentos básicos. “É louvável que o governo do Estado tenha se empenhado para resolver o problema dos filantrópicos, ameaçados de fechar por falta de verba, mas não pode esquecer que os hospitais do interior também precisam de atenção. Tenho ouvido muitas reclamações de falta de recursos e de condições de trabalho, o que prejudica o atendimento nessas regiões e acaba sobrecarregando as unidades de Salvador”, diz o ex-prefeito. De acordo com o tucano, as reclamações partem de cidades como Barreiras, Santo Antonio de Jesus, Feira de Santana, Itabuna e Itaparica, que alegam receber tratamento desigual por parte da administração baiana (Bahia Notícias).

DOIS POLICIAIS MILITARES BALEADOS EM ASSALTOS

Dois policiais militares foram baleados em tentativas de assalto na noite desta quinta-feira (28), na capital baiana e na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Jorge Marques Cerqueira foi atingido na barriga durante um assalto a ônibus no município de Simões Filho, por volta das 23h. A vítima, que trabalha no 12º Batalhão da Polícia Militar (PM) em Camaçari, foi levada para o Hospital do Subúrbio. Já o policial Vilson de Jesus foi baleado, também por volta das 23h, por um assaltante que tentou roubar a moto que conduzia no bairro de São Marcos. O PM, que trabalha em Batalhão de Guarda, foi levado para a mesma unidade hospitalar do seu colega. De acordo com informações de um agente do posto policial do Hospital do Subúrbio, os dois não correm risco de morte. Informações do jornal Correio.

28 de julho de 2011

E A COPA JÁ ROUBA O PRIMEIRO AEROPORTO

Uma das maiores roubalheiras da Copa 2014 vai ocorrer nos aeroportos. Serão feitos "puxadinhos", pois não dá tempo para executar obras decentes, pela incompertência da mãe do PAC e atual presidente da República, que desde 2007 só pensou em fazer campanha eleitoral. Serão torrados cerca de R$ 6 bilhões em obras aeroportuárias, com concorrências feitas em cima da perna e dinheiro entregue ao mesmo conjunto de empreiteiras que vem roubando o Brasil, escancaradamente. Por isso, é simbólico que já no sorteio das chaves, que será realizado no sábado, a Copa 2014 roube o aeroporto Santos Dumont dos brasileiros, durante quatro horas. O mesmo será fechado para não atrapalhar a festa de R$ 30 milhões organizada pela Rede Globo e paga por Sérgio Cabral. O roubo, realmente, não será de caminhão. Será de avião.

MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS SÃO CONTRA UNIÃO GAY

Uma pesquisa do Ibope Inteligência divulgada nesta quinta-feira mostra que 55% dos brasileiros são contrários à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que reconheceu a união de casais do mesmo sexo. O estudo, realizado entre os dias 14 e 18 de julho, identifica que as pessoas menos incomodadas com o tema são as mulheres, os mais jovens, os mais escolarizados e as classes mais altas. Sobre a decisão do STF, 63% dos homens e 48% das mulheres são contra. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 60% são favoráveis, enquanto 73% dos maiores de 50 anos são contrários. Considerando a escolaridade, 68% das pessoas com a quarta série do fundamental são contra a decisão, enquanto apenas 40% da população com nível superior compartilha a opinião. Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 60% são contra. Já no Sul a proporção cai para 54% e, no Sudeste, 51%. Questionados se aprovam a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, a proporção de pessoas contrárias é a mesma dos que não querem a união gay: 55%. Apesar da maioria contrária à união gay, a pesquisa revela que o brasileiro, de modo geral, é tolerante com homossexuais em seu cotidiano. Perguntados se se afastariam de um amigo caso ele revelasse ser homossexual, 73% disseram que não. A maioria também aprova totalmente que gays trabalhem no serviço público como policiais (59%), professores (61%) ou médicos (67%). "Os dados mostram que, de uma maneira geral, o brasileiro não tem restrições em lidar com homossexuais no seu dia a dia, tais como profissionais ou amigos que se assumam homossexuais. Mas ainda se mostra resistente a medidas que possam denotar algum tipo de apoio da sociedade a essa questão, como o caso da institucionalização da união estável ou o direto à adoção de crianças", afirma Laure Castelnau, diretora do Ibope Inteligência. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

POR 1 CENTÉSIMO, CIELO PERDE PÓDIO

Quando saiu da piscina na semifinal dos 100m livre, Cesar Cielo avisou: “Segurei um piano nas costas, está difícil nadar”. Nesta quinta-feira, no retorno ao Centro Esportivo Oriental, ficou claro que a frase não era mero jogo de cena. Na prova que lhe deu a primeira medalha olímpica da carreira, o brasileiro penou para ir e voltar na piscina. Para ir, nem tanto, já que fez a virada na frente. Nos últimos 50m, contudo, o piano pesou. Cielo perdeu fôlego, viu três rivais apertarem as braçadas e, por apenas um centésimo, ficou fora do pódio. Bateu em quarto lugar com 48s01, e o bronze escorregou para as mãos do francês William Meynard. O ouro, como tinha previsto o próprio Cesar, ficou com o australiano James Magnussen, e a prata com o canadense Brent Hayden. Em Roma, há dois anos, Cielo venceu os 100m livre com direito ao recorde mundial que dura até hoje, 46s91. Em Pequim-2008, já tinha conquistado o bronze da prova, seu primeiro pódio olímpico. Desta vez, o cenário foi diferente. Quarto melhor das eliminatórias e quinto da semifinal, Cielo admitiu que o julgamento por doping prejudicou a reta final da preparação. O tal “piano” não o impediu de ganhar o ouro nos 50m borboleta e não tira dele o favoritismo nos 50m livre, que terá sua final disputada no sábado. Nos 100m, contudo, não basta cruzar a piscina, é preciso voltar. E foi aí que o brasileiro perdeu fôlego. - Foi quase, né? Por um centésimo. Estou bem satisfeito com a prova, com a atitude que eu tive, coragem e confiança de passar forte. Foi mais ou menos dentro do que eu esperava, acho que eu nadei bem. Mas o pessoal está nadando melhor os 100m. É uma prova em que venho tendo dificuldades desde o Pan-Pacífico. Ainda mais agora que esse finalzinho vem pegando. Vamos ver o que a gente vai fazer para os 100m a partir dessa competição, mas agora é focar nos 50m – avisou Cielo, já pensando na sua prova favorita. Assim que bateu em quarto, Cielo foi cumprimentar Magnussen, como se já soubesse que o resultado da prova seria aquele. O australiano, que já tinha surpreendido no revezamento 4x100m livre e sobrou nas semifinais, confirmou o favoritismo nesta quinta-feira. O australiano de apenas 20 anos bateu em primeiro com o tempo de 47s63. Hayden fez 47s95, seguido pelos 48s00 de Meynard. A decepção ficou por conta do americano Nathan Adrian, que tinha brilhado na semifinal, mas só conseguiu chegar em sexto, com 48s23. Confira o resultado final dos 100m livre em Xangai: 1. James Magnussen (AUS) - 47s63 2. Brent Hayden (CAN) - 47s95 3. William Meynard (FRA) - 48s00 4. Cesar Cielo (BRA) - 48s01 5. Fabien Gilot (FRA) - 48s13 6. Nathan Adrian (EUA) - 48s23 7. Luca Dotto (ITA) - 48s24 8. Sebastiaan Verschuren (HOL) - 48s27 (Lydia Gismondi ).

VERA FISCHER É INTERNADA EM CLÍNICA DE REABILITAÇÃO

A atriz Vera Fischer foi internada em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo escritório da assessoria da atriz: "Só podemos dizer que ela realmente está internada", informou um funcionário. Ela deu entrada nesta terça-feira (26) para iniciar um tratamento. A última aparição de Vera Fischer foi em uma participação especial na novela "Insensato Coração". LUTA CONTRA AS DROGAS - Um dos momentos mais triste vivido por Vera na luta contra as drogas aconteceu em 1995, quando foi acusada de agredir a babá de seu filho com uma tesoura. Em 1997, a atriz se internou na Clínica Solar do Rio, em Santa Tereza, para um tratamento que durou dois meses.

CÚPULA DO PMDB BAIANO PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE ITABUNA

Dentro da programação das comemorações do aniversário de 101 anos de Itabuna, aconteceu na noite de ontem quarta-feira 27 /07) a apresentação Áudio-Visual do Projeto de Macro drenagem do canal do Lava pés, coordenada pelo secretário municipal Fernando Vita. O vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima,o deputado federal Lúcio Vieira Lima, o ex-ministro da Integração Nacional João Santana, o diretor da Esquerda Democrática do PMDB Elísio Santana, o deputado estadual Pedro Tavares, o sindicalista e secretário municipal de Governo e Ações Estratégicas da prefeitura de Ilhéus, Magno Lavigne e o presidente do diretório municipal do PMDB Renato Costa, estavam presentes ao lado do prefeito municipal Capitão Azevedo, para assistirem a apresentação do projeto. Fernando Vita detalhou através de slides, como está sendo executada a “obra do canal” como é popularmente chamada. Após a apresentação, o ex-ministro Geddel, parabenizou a todos os itabunenses pelo aniversário da cidade, e disse estar satisfeito por poder ter participado efetivamente deste projeto, já que foi na sua gestão como ministro, que a verba de 13.000.000,00 foi liberada. Apesar de ter sido acusado pelo governador Jaques Wagner de ter favorecido o estado com mais da metade da verba do ministério, Geddel diz ter cumprido seu papel como baiano. O prefeito Azevedo na sua fala, agradeceu a Geddel e ao ex-ministro João Santana pelo empenho, e fez uma referência especial a Renato Costa, que ao lado de Fernando Vita, intercederam junto ao então ministro Geddel, pedindo que ele marcasse sua passagem pelo ministério da Integração nacional, deixando uma grande obra em Itabuna. O prefeito finalizou dizendo que o Projeto de Macro drenagem do Canal do Lava Pés, é sem sombra de dúvidas, a obra do século para Itabuna. (Fotos: Ari Rodrigues).

ITABUNA: ANIVESARIANTE DO DIA

Hoje é aniversário do Itabuna, completando 101 anos de vida. A cidade em 2011 está um verdadeiro canteiro de obras para garantir uma melhor qualidade de vida para os itabunense e condições mais agradáveis para seus visitantes. As obras não param e as ações para melhorar a cidade de Itabuna e a vida da população são percebidas por todos. Sabe-se que tem muito a melhorar, porém vê-se as coisas andando e nada melhor do que comemorar um aniversário numa cidade em pleno ritmo de crescimento. Embora o governo do Estado não tenha, nos últimos 5 anos, nenhuma obra realizada em Itabuna. Mesmo assim a cidade cresce. Por sinal, nesse ritmo, Itabuna tende a completar aniversários muito melhores. Completar 101 anos de idade também não é para qualquer cidade, por isso o povo itabunense pode comemorar e muito seu aniversário. Feliz Itabuna. Parabéns! E continue linda!

MAIS UM DIRETOR DO DNIT É EXONERADO

O Ministério dos Transportes divulgou na noite desta quarta-feira (27) a demissão de mais um diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A bola da vez foi o diretor de Infraestrutura Ferroviária, Geraldo Lourenço de Souza Neto. Em nota, a pasta informou que ele pediu sua exoneração do cargo e a solicitação será encaminhada à Presidência da República. O requerimento ocorreu no mesmo dia em que o Diário Oficial da União publicou a saída do diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, e dos diretores de Infraestrutura Rodoviária, Hideraldo Caron, e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Oscar Jucá Neto. Com a demissão, sobrou ao órgão apenas um dirigente, Jony Valle, responsável pelo setor de Planejamento e Pesquisa. Como a autarquia é uma diretoria colegiada, várias decisões não podem ser tomadas por falta de quorum. Informações da Folha de São Paulo.

MEC BANCA PROPAGANDA EM TV E RÁDIO PARA HADDAD

O Ministério da Educação (MEC) resolveu desembolsar R$ 396,9 mil para veicular duas campanhas publicitárias de rádio e TV que rebatem críticas recentes à pasta, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo. Os episódios tiveram origem em duas reportagens da TV Globo e teriam atingido em cheio a imagem do ministro Fernando Haddad, que é pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT. O MEC, entretanto, nega que as propagandas tenham o objetivo de promover politicamente o titular da pasta. Haddad deverá iniciar sua agenda como pré-candidato em agosto, em princípio, sem se afastar do ministério.

PRONASCI FEZ USO IRREGULAR DE VERBA PÚBLICA

De acordo com auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, é ineficiente, não cumpre metas, tem falhas de fiscalização e planejamento, além de fazer uso irregular do dinheiro público. Segundo os auditores, o Pronasci não tem "critérios e parâmetros para sua execução", é "vulnerável" e "infringe a norma legal". A investigação atingiu 33 convênios do programa em sete estados e no Distrito Federal. Os recursos envolvidos chegam a R$ 80 milhões. Em nota, o ministério disse que acatará as recomendações do TCU e que "tem adotado medidas para dar mais rigor à fiscalização". "Nos novos convênios, serão submetidas exigências aos entes para reforçar e pormenorizar critérios e tornar mais severa a fiscalização dos projetos e ações", aponta. Informações do Estadão.

PROJETO QUER CARTAZES ANTI-DROGAS EM BOATES

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende tornar obrigatória a afixação de cartazes em boates e casas noturnas, em local visível, com alertas sobre os malefícios e os riscos decorrentes do uso de drogas. A proposta, do deputado Welinton Prado (PT-MG), sugere que as peças sejam confeccionadas em tamanho e modelo previsto em portaria do Ministério da Saúde. A multa para o estabelecimento que descumprir a norma seria R$ 5 mil. O valor será cobrado em dobro em caso de reincidência. “Especialistas afirmam que o melhor modo de combater as drogas é a prevenção. Informação, educação e diálogo são apontados como o melhor caminho para impedir que adolescentes se viciem”, argumenta o petista. O projeto ainda será analisado por três comissões na Casa, antes de entrar em votação.

ITABUNA É HOMENAGEADA AOS 101 ANOS PELO DEPUTADO AUGUSTO CASTRO

A longa jornada de Itabuna para ampliar o desenvolvimento e ser referência na Bahia e no Brasil, desde que surgiu com o nome de Tabocas foi destacada pelo deputado Augusto Castro (PSDB), em Moção de Congratulação que apresentou na Assembleia Legislativa pela passagem dos 101 anos de emancipação política, comemorados nesta quinta-feira, 28/07. Itabunense de coração e também por título outorgado pela Câmara de Vereadores do município, Augusto Castro estende sua homenagem a todos que contribuíram para que a antiga Vila de Tabocas se transformasse na atual Itabuna. “ Não podemos deixar de falar dos nordestinos que, ao fugirem da seca, se instalaram em Tabocas com perspectiva do encontro de terras aptas e devolutas, contribuindo para o salto do progresso da futura Itabuna”, destaca o deputado em sua Moção. Também foram lembrados na homenagem do deputado, que tem em Itabuna sua maior base eleitoral, as pessoas da região de Canudos que, após a guerra, foram encaminhados por via das facilidades governamentais para a região, e os estrangeiros remanescentes das fracassadas tentativas de colonização no Sul do país. Em sua Moção de Congratulação, Augusto Castro retoma a história de Itabuna, iniciada com jesuítas e sertanistas que passaram por suas terras, ainda nos idos de 1553, quando se iniciaram efetivamente as explorações das margens do Rio Cachoeira. Com o passar do tempo, apenas duas das roças abertas pelos jesuítas sobreviveram: Ferradas e Tabocas, localizadas à margem do Rio Cachoeira, onde começaram as povoações. Apesar de Ferradas ter se desenvolvido primeiro, foi em Tabocas que se formou o maior povoamento. Surgiu quase no alvorecer do surto cacaueiro em volta de posto comercial, fundado em 1873, e em pouco mais de três décadas foi elevada à categoria de cidade. Augusto Castro ainda homenageou a cidade que abriga tantos valores culturais. Citou, na literatura, nomes como Jorge Amado, Hélio Pólvora, Firmino Rocha, Minelvino Francisco Silva, com suas histórias em cordel, Sonia Coutinho, Telmo Padilha e a poetisa Valdelice Pinheiro. No teatro, tem Jackson Costa, Marquinho Nhô, Ramon Vance e José Elmo. Estes são apenas alguns dos personagens que levam o nome de Itabuna para os quatro cantos do Brasil e do mundo, argumentou o deputado em sua Moção de Congratulação à cidade centenária, que hoje é a 5ª cidade mais populosa da Bahia, segundo o IBGE/2010, com uma população estimada em 204 710 habitantes.

27 de julho de 2011

A FICHA SUJA DE GERALDO SIMÕES CABEÇA DE PITU

O Cabeça de Pitu meteu suas mãos imundas em todos cofres públicos de órgãos governamentais que dirigiu. O sujeito parece que sofre da doença de crePTomania. Suas ações litigiosas são contumazes. Mas ele está sempre se livrando da cadeia, porque eleitores pelegos, abestalhados, ou inocentes úteis, fazem com que ele seja eleito e reeleito e com isso ele segue se beneficiando com a esdrúxula prerrogativa da imunidade parlamentar. O cabeça de Pitu é resultado de um ciclo vicioso que agrega compradores e vendedores de votos e que degenera todo o processo político e eleitoral no Brasil. Ninguém é taxado de Ficha Suja pelo Superior Tribunal Federal, a maior corte de Justiça deste país, sem ter “culpa no cartório”! E a ficha de malfeitor do cabeça de Pitu é extensa. Ele é réu em suposta ação por captação ilicita de votos (STF: Inquérito nº 2707/2008); indiciado por crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral. Emprego irregular de verbas ou rendas públicas e crimes de responsabilidade (STF: Inquérito nº 2759); indiciado por crimes de responsabilidade - sob segredo de justiça - (STF: Inquérito nº 2719); Indiciado por responsabilidade - sob segredo de justiça - (TCU-ACORDÃO: 1644-2004); Condenado a ressarcir aos cofres públicos R$ 50,000,00, a pagar multa de R$ 7,500,00 por irregularidades em convênio firmado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e a cidade de Itabuna, quando seu prefeito (TCU: ACORDÃO- Nº 2109/2003); Condenado a ressarcir aos cofres públicos R$ 332,880,84 e a pagar multa de R$ 30,000,00 por irregularidades em convênio firmado entre o Fundo Nacional de saúde e a cidade de Itabuna, quando seu prefeito (TCU-ACORDÃO: 2519-2007) e Multado em R$ 2,500,00 por irregularidades em licitação quando presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia.

VASCO QUER ENTRAR NA BRIGA PELO TÍTULO

Chegou a hora de entrar de vez na briga pelo título brasileiro de 2011. É com esse pensamento que o grupo de jogadores vascaínos vai entrar em campo, amanhã, às 19h30 (horário de Brasília), diante do Bahia, em São Januário, em confronto válido pela 12ª rodada da competição. Embalado por três vitórias consecutivas, sendo a mais recente um 2 a 1 fora de casa contra o Atlético-MG, o elenco vascaíno quer aproveitar a força de sua torcida e por isso mesmo convocou o torcedor para comparecer em massa. "A torcida do Vasco tem sido maravilhosa com o time e sabemos que vamos precisar mais uma vez que ela compareça em peso para nos apoiar. O jogo contra o Bahia será mais um complicado nesta nossa caminhada no Campeonato Brasileiro e com certeza a força que vem da arquibancada faz toda a diferença. A nossa expectativa é a de ver São Januário mais uma vez cheio", disse o atacante Alecsandro. Outro a convocar os torcedores alvinegros foi o meia Diego Souza. "No Brasileirão você conseguir tirar proveito do mando de campo é fundamental. Antes de termos derrotado o Atlético Mineiro nós pegamos um bom embalo dentro da competição justamente porque ganhamos duas partidas em São Januário, contra Internacional (2 a 0) e Atlético Paranaense (2 a 1). Isso mostra a importância que esta partida contra o Bahia terá na nossa sequência de trabalho", disse o jogador.

CRÔNICA DE UMA CIDADE (Itabuna, 101 Anos)

À margem da consciência e sem identidade cultural, a mais recente geração de itabunenses não se interessa por arte, educação e cultura, habitando plena e exclusivamente o presente e seus modismos globalizados, em conformidade com valores considerados como superiores e banalizados modelos de comportamento ofertados pela sociedade. Como na vida nem sempre temos capacidade de escolher livremente nossa via, esse nativo, indiferente à autonomia e à independência, absorveu o bombardeado manipulador da mídia que glorifica o descartável: politicagens de grupos fraudulentos que iludem o povo, crimes ligados ao tráfico de drogas e trágicos acidentes de trânsito que só interessam aos envolvidos e seus familiares. É lamentável. Sem história, sem memória, sem incentivo aos seus artistas, vive-se em Itabuna num universo impessoal, vazio e sombrio. Talvez seja uma maldição perpetuada pelas vítimas dos tiranos coronéis do cacau. Além disso, o nome da cidade é derivado dos termos em tupi, ita (pedra), aba (imediações, arredores) e una (preta), significando "lugar de pedra(s) preta(s)", ou seja, desta origem poética chegamos ao reinado do crack, da “pedra”, que por sinal é preta. Assim, aos 101 anos, seus habitantes estão reféns de toscos shows musicais, escravos de abomináveis festanças de feiosas camisas sintéticas, figurantes de bares baratos e de um inócuo shopping center como opção de lazer. Não é à toa que o poeta Telmo Padilha intitulou um dos seus livros como “Canto de Amor e Ódio a Itabuna”. Fica evidente que o itabunense não sabe que através da arte temos a representação simbólica dos traços espirituais, materiais, intelectuais e emocionais que caracterizam uma sociedade, seu modo de vida, seu sistema de valores, suas tradições e crenças. A arte, como uma linguagem dos sentidos, transmite significados que não podem ser conduzidos através de nenhum outro tipo de linguagem, tais como as linguagens discursivas e científica. Não podemos entender a cultura de uma cidade sem conhecer sua arte. Sem conhecer a arte de uma sociedade, só podemos ter conhecimento parcial de sua cultura. Aqueles que estão engajados na tarefa vital de fundar a identificação cultural, não podem alcançar um resultado significativo sem o conhecimento da arte local. Através da poesia, dos gestos, da imagem, a arte fala aquilo que a história, a sociologia, a antropologia etc., não podem dizer porque elas usam um outro tipo de linguagem, a discursiva, a científica, que sozinhas não são capazes de decodificar nuances culturais. A arte na educação como expressão pessoal e como cultura é um importante instrumento para a identificação cultural e o desenvolvimento. Através da arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada. Ela supera o estado de despersonalização, inserindo o indivíduo no lugar ao qual pertence. Em Itabuna, cujo nome mais famoso - o escritor Jorge Amado - foi praticamente esquecido, aclama-se empresários mercenários que nunca investiram em um Centro de Convenções, um museu ou um teatro equipado; ou se aplaude políticos seduzidos pelas benesses do poder que dão cargos a pedófilos e picaretas. Cinema não existe, tampouco programas de rádio e tevê que abordem o folclore, história e ecologia. O Rio Cachoeira é uma paisagem fétida, melancólica, e a sacrificada Mata Alântica não tem qualquer significância local. Felizmente existem algumas ilhas de beleza: as editoras Editus e Via Litterarum; o trabalho musical de Mariangela Montalvão e Indira Vita Pessoa na Escola Clave de Sol; a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC); a TV Itabuna, de Barbosa Filho; o blog Artistas de Itabuna e o caderno “Banda B”, do jornal Agora, editado com envergadura e sem favoritismos por Luana Rodrigues. Não sou nostálgico, mas faz falta o tempo de Ritinha e Ubaldo Dantas, a Sociedade Itabunense de Cultura (SIC), o Protejo de Atividades Culturais Cacau (PACCE), o Cacau/Letras e projetos renovadores de artistas como Mário Gusmão e Jurema Penna. Contribuindo com a questionável celebração destes 101 anos, listei 12 mulheres e 12 homens que merecem ser homenageados. São itabunenses atuantes que nos fazem crer que ainda resta alguma esperança. Gente que sempre procurou viver intensamente, plenamente. Pois é justamente quando tantas coisas vão mal em torno de nós que é necessário falar da beleza das ações humanas. ANTONIO LOPES (Escritor e Jornalista): Autor do divertido e crítico “Estória de Facão e Chuva – 35 Crônicas e 2 Louvações”, introspectivo, discreto e de grande inteligência, escreve prosa contundente. Sua longa atuação jornalística, ímpar e ética, é um marco que deve ser seguido pelos mais jovens. ARI RODRIGUES (Produtor Cultural): Incansável, esse profissional faz a diferença. Depois de longos anos na capital, coordenando a produção de elenco de diversos filmes – entre eles, “Palavra e Utopia”, do português Manoel de Oliveira – voltou a sua terra, produzindo festivais de teatro, shows, peças, vídeos e campanhas publicitárias. Edita o jornal on-line “Itabuna – Arte e Cultura”. BETHÂNIA MACEDO (Colunista Social e Empresária): Alegre, charmosa e de visível simpatia, pouco a pouco conquistou o seu merecido espaço, tornando-se uma das mais valorizadas colunistas sociais de Itabuna. Hoje ninguém mais leva a sério a arrogância mesquinha e temperamental de alguns antigos colunistas, aplaudindo a suavidade e educação da formosa Beta. CARLOS BETÃO (Ator): Intérprete por temperamento e boa gente por convicção, é um dos melhores atores da nossa história recente. Depois de abrilhantar a ribalta grapiúna nos anos 80, deixando saudades do seu vozeirão e presença carismática, partiu para Salvador, onde faz teatro, cinema e tevê. Participou de montagens de repercussão na cena cultural como “Os Iks” e “O Sonho”. CLÁUDIA DÓRIA (Bailarina e Professora de Dança): De família de artistas, fundadora da Academia de Tchu & Cia, destaca-se com sofisticados e criativos espetáculos de dança, inspirados em suas descobertas no estrangeiro. Elegante e refinada, detalhista e dedicada, traduz como poucos o melhor da dança grapiúna. CONCEIÇÃO PORTELA (Artista Plástica): Tímida, intuitiva e avessa a falar muito, cumpre sua tarefa transformando sonhos em cor, com uma riqueza extraordinária e linguagem pictórica peculiar. Sua obra é sedutora, de uma sedução cristalina e candente, acolhedora, voltada para a gratificação mais pura dos sentidos. Recentemente destacou-se com a exposição “Duendes do Cacau”. CYRO DE MATTOS (Escritor, Poeta e Advogado): Desconfiado e de temperamento difícil, advogado e escritor versátil, ele transita por vários gêneros literários. Premiado, teve seus livros publicados em diversos idiomas. Autor do já clássico “Vinte Poemas do Rio”, atualmente dirige com eficiência a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). DIOGO CALDAS (Colunista Social): Na imprensa grapiúna desde os anos 60, ativo e bem humorado, elegante e crítico, também é conhecido como Flavius. Uma das personalidades mais estimadas de Itabuna, assina coluna semanal no jornal A Região. EDUARDO ANUNCIAÇÃO (Colunista Político): Figura de praxe do jornalismo político, reconhecido por sua renovadora atividade artística na juventude, hoje assina uma das colunas mais lidas na região do cacau, no Diário Bahia. Batalhador e memória viva da história itabunense, peca por seguir a cartilha ingrata do deputado Geraldo Simões, mas para sobreviver muitas vezes precisamos engolir um ou outro sapo. EVA LIMA (Atriz e Produtora Cultural): Impulsiva, sem papas na língua e incrivelmente talentosa, sua veia artística fez dela a maior estrela da ribalta grapiúna, superando inclusive a saudosa e lendária Candinha Dória. Após fértil temporada na cena artística da capital, retornou à terrinha, reinventando-se como produtora capaz e atuante. GENNY XAVIER (Poeta e Professora de Literatura): Exilada em seu mundo interior, sem a vaidade da fama literária ou a gulodice da futilidade social, exerce com inteligência modesto cargo público. Notívaga, de pavio curto, redige prosa e verso com extraordinária sensibilidade, mas por incrível que pareça continua inédita, sem qualquer livro publicado. Possivelmente esperam celebrar seu talento luminoso após sua morte. HÉLIO PÓLVORA (Escritor e Jornalista): Solitário e irônico, crítico literário no Jornal do Brasil, Veja e Correio Brasiliense, entre outras publicações, é um maiores escritores da Bahia. Co-fundador do jornal A Região e do literário Cacau/Letras, ex-presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, publicou dezenas de livros, destacando-se no conto, com exemplares de beleza rara como “O Grito da Perdiz” e “Xerazade”. JACKYSON COSTA (Ator): Não se tornou uma estrela nacional, mas com persistência e talento construiu uma carreira teatral que já é referência. Fez muito sucesso como Deus na peça “Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia!” e suas participações especiais em telenovelas ou minisséries globais deixaram marcas positivas. Conhecido por sua fidelidade à terra natal, por diversas vezes exaltou poetas, músicos e atores da região cacaueira. KLEBER TORRES (Jornalista e Poeta): Amável, inteligente, íntegro e respeitado, jornalista ligado ao grupo do jornal Agora, é também poeta inovador, de afinidades concretistas. MARIA DE LURDES NETTO SIMÕES (Professora de Letras e Turismo): Conhecida pelos mais íntimos como “Tica”, com importante atuação no Departamento de Letras e Artes da Uesc, resgatou a poesia inédita de Valdelice Pinheiro e publicou jovens poetas em antologias que fizeram história. MIRALVA MOITINHO (Educadora e Política): De espírito forte e fulgurante, superou armadilhas, levando adiante sua missão educadora e política. Não tem carisma para captar votos, mas é líder nata. Atada a um grupo político que a boicota nos bastidores, gostando ou não de sua personalidade dominadora, não há como negar sua importância para a educação itabunense. MARIA FERNANDA GALVÃO (Apresentadora de TV): De beleza reverenciada e filha de família tradicional, ela nunca se acomodou no perfil da dondoca típica, destacando-se como mulher de personalidade influente e competência laboral. Rainha das passarelas nos desfiles de moda, inteligente e agradável, não se deixou ser devorada pelas más línguas invejosas e atualmente apresenta com seriedade o “Hoje em Foco”, um programa diário na TV Itabuna. MARIA ANTONIETA (Jornalista): Tem colunista que se faz de bonzinho, especializando-se em notas cordiais. Esses são os piores, pois mascaram a ambição e o recalque. Tonet jamais precisou desta artimanha que engana aos tolos de plantão. Inteligente, antenada, de caráter vigoroso, polêmica, nunca se deu por vencida, lutando como guerreira por seu espaço no jornalismo grapiúna. Infelizmente oculta uma faceta preciosa: sua veia poética de excelente qualidade. Além disso, já é hora de escrever sua biografia. PILIGRA (Filósofo e Poeta): Inquieto e distante de panelinhas literárias, planeja e realiza uma obra intelectual erudita e necessária. Usando permanentemente um original chapéu, elevou seu universo particular à poesia de impacto e permanência evidente. RAMIRO AQUINO (Jornalista): Jornalista popular, afável e irônico, desliza sem se comprometer entre políticos e intrigas palacianas. Radialista, comentarista esportivo e competente mestre de cerimônias, tem o seu nome ligado aos mais importantes acontecimentos sociais e políticos de Tabocas City. RUY PÓVOAS (Professor, Escritor e Poeta): Talvez ele não calcule o benefício realizado enquanto professor. Mestre intelectual de toda uma geração, brilhante e reservado, recusou cargos políticos e honrarias oportunistas, aliando funções de Babalorixá, difundidor da cultura afro-brasileira, poeta e prosador elogiado. SONIA COUTINHO (Escritora): Ela literalmente abandonou Itabuna. Não pode nem ouvir falar da sua cidade natal. Nela, foi perseguida e criticada. Sua belíssima casa na Rui Barbosa está em ruínas, sem ao menos uma placa anunciando que a escritora nasceu ali, como acontece em cidades civilizadas. Uma das maiores e mais premiadas escritoras brasileiras, publicou títulos expressivos como “Atire em Sofia” e “O Jogo do Ifá”. VALDIRENE BORGES (Artista Plástica): Pintora que seduz pelas cores luminosas e traços ingênuos de sua arte. Afetuosa e discreta, já realizou exposições coletivas e individuais em vários estados. Da geração de Renart e Alceu Pólvora, não se rende jamais, marcando presença há algumas décadas com uma pintura sólida e bucólica. ZÉLIA POSSIDÔNIO (Professora e Poeta): Professora, atriz, poeta, diretora teatral e coordenadora da Biblioteca Valdelice Soares Pinheiro/CAIC-Jorge Amado, ela se agiganta por seu fervor artístico, seriedade profissional e valorização da arte grapiúna. (ANTONIO NAHUD JÚNIOR - Acesse o meu blog: www.ofalcaomaltes.blogspot.com).