Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de março de 2012

MEDITANDO O EVANGELHO DE HOJE

O Evangelho do último domingo (Jo 12,20-33) mostrou-nos alguns gregos pedindo a Filipe para ver Jesus: Queremos Ver Jesus, eles pedem. Felipe os apresenta a Jesus. Ao meditar aquele evangelho, que, por razões alheias à minha vontade, não pude enviar-lhes, fiquei pensando se nós também queremos ver Jesus, e, se querendo, encontramos quem nos apresente a Ele, o que só pode ser feito através do testemunho de coerência com os valores e sentimentos de Cristo, vividos na comunidade? No evangelho de hoje Jesus Afirma: se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. Essa frase escandaliza os judeus, já que, presos à materialidade da vida, não acreditavam na Vida Eterna, anunciada por Jesus. Na cultura em que estamos inseridos, fortemente marcada pelo materialismo que fomenta a idéia de que a felicidade se encontra nos prazeres existentes nesse mundo temporal, torna-se cada vez mais difícil prestar atenção ou dar valor à promessa de Vida Eterna feita por Jesus. Aliás, assistimos a todo momento algumas tendências culturais querendo limitar a proclamação da verdade de Jesus Cristo, seja restringindo-a nos confins de uma racionalidade meramente científica, seja suprimindo-a em nome do poder político e do governo da maioria. Essas tendências representam uma ameaça não apenas para a Fé cristã, mas também para a própria humanidade e para a verdade mais profunda sobre o nosso ser e nossa vocação última, o nosso relacionamento com Deus. “VOSSO PAI ABRAÃO EXULTOU POR VER O MEU DIA. ELE VIU E SE ALEGROU” - Hoje João situa-nos diante de uma manifestação de Jesus no Templo. O salvador revela um fato desconhecido para os judeus: que Abraão viu e se alegrou ao contemplar o dia de Jesus. Todos sabiam que Deus tinha feito uma aliança com Abraão, assegurando-lhe grandes promessas de salvação para a sua descendência. No entanto, desconheciam até que ponto chegava a luz de Deus. Cristo revela-lhes que Abraão viu o Messias no dia de Yahvé, ao qual chama meu dia. Nesta revelação Jesus mostra-se possuindo a visão eterna de Deus. Mas, sobretudo manifesta-se como alguém preexistente e presente no tempo de Abraão. Pouco depois, no calor da discussão, quando alegam que ainda nem tem cinquenta anos, diz-lhes: «Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, eu sou» (Jo 8,58) É uma declaração notória da sua divindade, podiam entendê-la perfeitamente, e também tinham podido crer se tivessem conhecido melhor o Pai. A expressão “Eu sou” é parte do tetragrama santo Yahvé, revelado no monte Sinai. O cristianismo é mais que um conjunto de regras morais elevadas como podem ser o amor perfeito, ou, inclusive, o perdão. O cristianismo é a fé numa pessoa. Jesus é Deus e homem verdadeiro. «Perfeito Deus e perfeito Homem», diz o Símbolo Atanasiano. Santo Hilário de Poitiers escreve numa bela oração: «Dá-nos, pois, um modo de expressão adequado e digno, ilumina a nossa inteligência, faz também que as nossas palavras sejam expressão da nossa fé, quer dizer, que nós, que pelos profetas e os Apóstolos te conhecemos a ti, Deus Pai e ao único Senhor Jesus Cristo, possamos também celebrar-te a ti como Deus, em quem não há unicidade de pessoa, e confessar a teu Filho, em tudo igual a ti». (Por Rita de Cassia Arcanjo dos Santos).

7 comentários:

  1. Val Cabral, muitas pessoas dizem "Deus não me ouve", "Deus não fala comigo" e quando tem a chance de parar e pensar um pouco na vida e meditar preferem escarnear a Palavra do Senhor, e resolvem buscar ajuda somente no auge da angústia quando só resta Deus!
    Sandra Patrícia Campos de Novais

    ResponderExcluir
  2. Rosângela Pires01 abril, 2012

    Graça e Paz Rita Arcanjo
    QUE DEUS CONTINUE A USAR VOCÊ NESTE ESPAÇO QUE CARECE DE PESSOAS DISPOSTAS A PROCLAMAR O EVANGELHO DE CRISTO.
    Tiago 4.2-4 diz (Cobiçais e nada tendes; matais e invejais e nada
    podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes porque
    pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjares em vossos
    prazeres; Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo e inimiga de Deus?
    Aquele, pois que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus).
    Ora, ouvir com certeza Deus esta ouvindo, o problema e saber
    se o que as pessoas estão pedindo a Deus, esta realmente fazendo falta em suas vidas ou seja se realmente faz necessário para a sua sobrevivência diante deste mundo pecaminoso.
    Muitos estão pedindo coisas materiais e não espirituais.
    E resta sabermos que a vontade do Deus vivo e único não e a nossa
    vontade e o tempo de Deus também não e o nosso tempo, Deus vai dar tudo no seu tempo devido e o que realmente se faz necessário em nossas vidas.
    Que seja feita a vontade de Deus em nossas vidas e não as nossas vontade.
    Que Deus abençoe a todos.
    Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Djalma Nogueira dos Santos01 abril, 2012

    "Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer', e se ele lhe responder lá de dentro: 'Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar'. Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar." "Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!"
    Da Bíblia Sagrada.

    ResponderExcluir
  4. AINDA BEM QUE NO MUNDO EXISTEM PESSOAS COMO VC RITA. JESUS DEVE SER SEMPRE AVIVADO NAS MENTES DO POVO.
    ANTONIO ANDRADE

    ResponderExcluir
  5. Na Verdade Falta o Amor pelas almas que padecem e que clamam por Socorro, Deus precisa de libertadores, de transformadores de pessoas que renuncie a si mesmo e leve a sua cruz dia após dia
    Precisamos entender que muitas pessoas morrem sem Cristo, temos que pregar a Palavra de Deus.
    O Profeta Joel escreveu: Tocai a trombeta em sião pertubem-se todos os moradores da Terra, e clamai no monte da minha santidade. Jl 2:1
    Está faltando homens que não olhem para dificuldades, tem um hino que se resumi muito bem nos acontecimentos de hoje: Esta faltando João Batista e esta sobrando Salomé, falta homens como Ezequiel pra chegar em um vale de ossos secos chamado Brasil e profetiza vida papa os que jazem no fracasso.
    O Brasil precisa de Nós, A America precisa de Nós, O Mundo precisa de Nós.
    Para quem clama a Deus por vidas, para encerrar minha Ressalva deixo uma frase Ilustre que diz assim:
    "O soluço de um bilhão de almas na terra me soa aos ouvidos e comove o coração; esforço-me, pelo auxílio de Deus, para avaliar, ao menos em parte, as densas trevas, a extrema miséria e o indescritível desespero desses mil milhões de almas sem Cristo. Medita, irmão, sobre o amor do Mestre, amor profundo como o mar; contempla o horripilante espetáculo do desespero dos povos perdidos, até não poderes censurar, até não poderes descansar, até não poderes dormir."
    Carlos Inwood 1851-1928
    Vanderli Maia Costa

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Rita!!!!!!!!!!!! continue com todo gás irmã abençoada...... é interessante alguém fica pra sustentar os que obedecem o ide, eu fico.
    Tais Soares Lopes

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: