Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de junho de 2012

MEDITANDO O EVANGELHO DE HOJE

As muitas tarefas desses últimos dias não tem me deixado tempo para enviar o evangelho àqueles a quem quero bem, o que, de certa forma, me entristece, pois comunicar a palavra de vida que vem de Deus renova minha alegria. Mas, voltando ao evangelho de hoje, o mesmo nos leva, ou deve nos levar, a uma séria reflexão sobre nossa prática cristã. Não se concebe que num país onde a quase totalidade da população se diz cristã se mate tanto, exista uma corrupção endêmica, e tantos outros outros males. Ao que parece estamos diante das palavras de Jesus: "esse povo me louva com os lábios mas seu coração está longe de mim". Cada cristão tem a responsabilidade de construir o Reino de Deus, que é de Paz e Justiça, e isso só se faz quando existe coerência entre as palavras e os atos, ou conforme o comentário ao evangelho de hoje "A nossa prece e contemplação de hoje, deve ir acompanhada por uma séria reflexão: como falo e atuo na minha vida de cristão? Como concretizo o meu testemunho? Como concretizo o mandamento do amor na minha vida pessoal, familiar, laboral, etc.? Não são as palavras nem as orações sem compromisso que contam, mas, o trabalho por viver segundo o Projeto de Deus. DIA LITÚRGICO: QUINTA-FEIRA DA 12ª SEMANA DO TEMPO COMUM - Evangelho (Mt 7,21-29): “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ Então, eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade’. “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!”. Quando ele terminou estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas. COMENTÁRIO: Rev. D. Joan Pere PULIDO i Gutiérrez (El Papiol, Barcelona, Espanha). - NEM TODO AQUELE QUE ME DIZ: ‘SENHOR! SENHOR! ’, ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS - Hoje ficamos impressionados com a rotunda afirmação de Jesus: «Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus» (Mt 7,21). Pelo menos esta afirmação pede-nos responsabilidade perante a nossa condição de cristãos, ao mesmo tempo que sentimos a urgência de dar bom testemunho da fé. Edificar a casa sobre rocha é uma imagem clara, que nos convida a valorizar o nosso compromisso de fé, que não se pode limitar apenas a belas palavras, mas que se deve fundamentar na autoridade das obras, impregnadas pela caridade. Um destes dias de Junho, a Igreja recorda a vida de S. Pelágio, mártir da castidade, no umbral da sua juventude. S. Bernardo ao recordar a vida de Pelágio, diz-nos no seu tratado sobre os costumes e mistérios dos bispos: “A castidade, por muito bela que seja, não tem valor nem mérito sem a caridade. Pureza sem amor é como lâmpada sem azeite; mas diz a sabedoria: Que formosa é a sabedoria com amor! Com aquele amor de que nos fala o Apostolo: o que procede de um coração limpo, de uma consciência reta e de uma fé sincera”. A palavra clara, com a firmeza da caridade, manifesta a autoridade de Jesus que desperta o assombro dos seus concidadãos: “As multidões ficaram admiradas com o seu ensinamento. De fato, ele ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas” (Mt 7,28-29). A nossa prece e contemplação de hoje, deve ir acompanhada por uma séria reflexão: como falo e atuo na minha vida de cristão? Como concretizo o meu testemunho? Como concretizo o mandamento do amor na minha vida pessoal, familiar, laboral, etc.? Não são as palavras nem as orações sem compromisso que contam, mas, o trabalho por viver segundo o Projeto de Deus. A nossa oração deveria expressar sempre o nosso desejo de obrar o bem e o nosso pedido de ajuda, uma vez que reconhecemos a nossa debilidade. — Senhor, que a nossa oração esteja sempre acompanhada pela força da caridade. (Rita de Cássia Arcanjo dos Santos).

8 comentários:

  1. Sonia Maria Ribeiro30 junho, 2012

    Olá Rita de Cássia, sou evangélica, mas gostei das suas palavras!
    Devemos sempre pedir ao Pai, para reforçar a nossa comunhão com Jesus, e é isto que todos os Cristãos deveriam fazer: Buscar estar sempre em comunhão com Jesus!
    Fico triste quando os católicos dão mais valor à Maria (que nós respeitamos e amamos como mãe de Jesus na carne) se ela própria disse: eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade. (ela tem o seu valor, mas como serva do Senhor).
    Assim devemos nós falar: Senhor, eis aqui a(o) tua(eu) servo(a), cumpre em mim o teu querer!
    Faz-me mais perseverante, mais amável, mais fiel!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Se não fosse a misericórdia de Deus, este mundo já não existiria há bastante tempos atrás.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  3. Pai, reforça minha comunhão com teu Filho Jesus, de forma que nenhuma atitude minha possa colocar em risco este relacionamento profundo propiciado por ti. Wilson Roberto de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. João Batista dos Santos30 junho, 2012

    A humanidade, sobre tudo o ocidente vive numa cegueira e ignorância lamentáveis.
    O mundo espiritual e pujante, dinâmico e atua nesse mundo físico.
    Jesus, falou a espíritos, já libertos do corpo físico.

    ResponderExcluir
  5. Jesus veio para nos devolver o direito a salvação. Então somente após o sacrifício de Cristo é que nos foi devolvido esse direito. Antes os Amados de Deus ficariam aguardando esse momento messiânico. Quando Jesus morreu, antes de ressuscitar, Ele foi até este lugar e pregou a boa nova e devolveu também àqueles, o mesmo direito à salvação.
    Francisco Cláudio Lemos

    ResponderExcluir
  6. "Pois é por isto que FOI PREGADO O EVANGELHO ATÉ AOS MORTOS, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas VIVESSEM SEGUNDO DEUS EM ESPÍRITO." (I Pedro 4: 6).
    A morte referida no seguinte versiculo acima é a morte ESPiRITUAL. Caso vc tenha um pouco de conhecimento da biblia, vai se lembrar da parte que ele fala que o salario do pecado é a morte.
    Não a morte fisica, mas a morte da alma. Naquela época se uma pessoa pecasse era eXigido que ele sacrificasse um animal para purificar o pecado.
    E através da morte e sacrificio de Jesus vc é livre desta condenação e vive na liberdade do Espirito de Deus como citado acima, e sua alma antes mortificada pelo pecado se torna viva pelo poder do Sangue de Jesus.
    Djalma Barbosa de Lima

    ResponderExcluir
  7. MEUS APLAUSOS PARAESSA CIDADÃ RITA DE CÁSSIA ARCANJO DOS SANTOS,POR ESTÁ LEVANDO A PALAVRA DA SALVAÇÃO, PARA QUE TODOS DELA SEJA BENEFICIADO, SEGUNDO OS PRECEITOS CRISTÃO. MIRANDA DE FREITAS

    ResponderExcluir
  8. Juscelino Batista30 junho, 2012

    Val cabral, os nossos "pregadores" fazem questão de omitir 99% da Palavra em seus sermões e se prenderam obstinadamente à 1% dela, inisistentemente, repetidamente: não lhes convém que as ovelhas pensem porque, meditando no silencio de seus quartos, deixariam vazios os templos - e seus cofres.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: