Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

12 de agosto de 2012

EVA LIMA: ATRIZ E PRODUTORA CULTURAL

O teatro sobrevive no território da emoção. Atraído desde sempre por esse universo libertário, tornei-me amigo de atrizes (Meran Vargens, Andrea Elia, Alba Cristina, Ritinha Santana, Hebe Alves etc.), escrevendo peças para algumas elas. Lembro-me de “Das Sombras”, para Daniela Escobar; “Águas, Luas Doidas”, para Eva Lima; “Sonhos que Mentem”, para Rita Assemany; e “Duas Mulheres Bem Comportadas”, para Cláudia Magalhães. O texto que fiz para a espevitada Eva se perdeu ao longo do tempo. Uma pena, porque tinha o seu encanto. Recordo-o com nostalgia, embora não tenha capacidade para reescrevê-lo. Contava a história da governanta do escritor francês Marcel Proust, então nos seus últimos dias de vida. Também não existe cópia, que eu saiba, de um vídeo-poema que dirigi para a TV Cabrália com Eva como protagonista, versos de Cyro de Mattos e música de Erick Satie. A trajetória artística dessa expressiva atriz começou na primeira metade da década de 80, ou seja, há 30 anos. Projetou-se como uma das referências do teatro grapiúna. Entre o sonho de artista e a difícil arte da sobrevivência, ela atuou em “Transe”, “Itabuna Alves do Amor Divino”, “A Feira”, “Dona Flor e seus Dois Maridos” etc. Como a prostituta Ana de Amsterdã de “Calabar – Elogio da Traição”, de Ruy Guerra e Chico Buarque de Holanda, na Sala Zélia Lessa, primou pela precisão, pela sensibilidade exata. Depois de uma temporada fértil em Salvador, participando inclusive de filmes (a sua cena em “Eu Me Lembro”, de Edgard Navarro, é inesquecível), voltou a terrinha, virando a cidade de cabeça pra baixo como valorosa produtora cultural. Tenho certeza de que a arte transforma mentes e corações. A arte existe, justamente, para ser uma manifestação diferenciada do corriqueiro, do comum, do demasiado humano e real. Através de metáforas, alegorias e recursos estilísticos, o milenar teatro existe pela perseverança de gente talentosa como minha querida amiga Eva Lima. Bravo, Evita! (Blog Cinzas e Diamantes).

9 comentários:

  1. Obrigada Val querido, por divulgar sempre noosos trabalhos....e ainda por cima transcrever esse artigo do Antonio Junior do blog Cinzas e diamantes! Ainda é o que me consola...fazer cultura por essas terras grapiúnas.....basta isso , reconhecimento.
    braços
    Eva Lima

    ResponderExcluir
  2. Eva Lima é uma das melhores atrizes da Bahia... nenhuma outra de qualquer parte do Brasil superará a nossa Eva Lima.
    Antonio D. de Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Eva Lima é
    Magnífica... no seu comportamento em cena!
    Magnífica... na sua composição da personagem!
    Magnífica... na sua composição visual, suas roupas, maquiagem, penteado... são dignos de uma grande diva!
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  4. Um beijão bem alegre para você!
    Joelma

    ResponderExcluir
  5. ELA NÃO ÉSOMENTE PRODUTORA CULTURAL, ROTERISTA, ATRIZ... ELA É UMA PESSOA EXTRORDINÁRIA!
    NOÉLIA ARAÚJO

    ResponderExcluir
  6. Claudemir Mendes da Fonseca12 agosto, 2012

    Acho ela ótima atriz, não só porque todos dizem isso... quando ela atua em outra peça comparada a essa, ou aquela, eu não vejo nem um trisco de outro personagem... ela modela o personagem, faz gestos diferentes, mergulha na personagem, diferente de varias outras atrizes. Eva Lima é um mito em nossa Bahia.

    ResponderExcluir
  7. É uma ótima atriz. Um ícone do teatro, cinema e guerreira das artes e da cultura em nossa região cacaueira.
    Ana Paula Guimarães da Silva
    Paulinha

    ResponderExcluir
  8. Sempre gostei muito dela como atriz e sei que como pessoa seja igualmente do bem...
    Judith Gomes

    ResponderExcluir
  9. Meus Deus, sinto-me tão gratificada por ver esses depoimentos, quando estou na reta dos meus 30 anos de carreira artística, numa luta incansável contra os " abutres culturais" a quem atualmente os chamo de VCPs " vampiros culturais pongadores" que sem a competencia de pensar,criar,insistir,persistir e com determinação conseguir, "ficam na espreita", esperando a hora do ataque, para aparecerem sob os holofotes....mas...como diz Adylson Machado, nos rastilhos das ações, surgimos cada vez mais fortes.
    Obrigada a todos que a mim dirigiram esses comentários tão positivos quanto os meus atos no dia a dia.
    Eva Lima, atriz e produtora cultural

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: