Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

28 de agosto de 2013

RAFAELA SILVA CONQUISTA INÉDITO TÍTULO MUNDIAL NO JUDÔ

Rafaela Silva entrou nesta quarta-feira para a história do judô brasileiro, ao se tornar a primeira judoca do Brasil a conquistar o título mundial. No campeonato disputado no Rio, ela ganhou o título inédito na categoria até 57kg, após derrotar a norte-americana Marti Malloy na final. Enquanto a seleção brasileira masculina já somava quatro títulos mundiais na história, a feminina ainda não tinha subido no lugar mais alto do pódio nesta competição. Mas o jejum acabou com Rafaela Silva, uma judoca de apenas 21 anos, que teve uma campanha fantástica nesta quarta-feira. Na última edição do Mundial, há dois anos, em Paris, Rafaela já tinha chegado muito perto do ouro inédito, mas perdeu a final para a japonesa Aiko Sato e ficou com a medalha de prata. Dessa vez, porém, ela contou com o apoio da torcida no Rio para poder conquistar o tão sonhado título. Foi a terceira medalha do Brasil em três dias de disputa do Mundial do Rio. E todas vieram com a seleção feminina. Na segunda-feira, Sarah Menezes ganhou bronze na categoria até 48kg. Na terça, foi a vez de Érika Miranda levar prata no peso até 52kg. E agora veio o ouro com Rafaela Silva. Para chegar ao pódio, Rafaela precisou disputar cinco lutas nesta quarta-feira. Durante as eliminatórias da categoria, na primeira parte da programação, conseguiu três vitórias complicadas sobre Hana Carmichael (Estados Unidos), Loredana Ohai (Romênia) e Nora Gjakova (Kosovo). Depois, já pela semifinal, no final da tarde desta quarta-feira, a judoca brasileira teve que enfrentar a francesa Automne Pavia, líder do ranking mundial. Mas Rafaela, atualmente em quarto lugar na lista das melhores da categoria, dominou o combate e conseguiu uma bela vitória. Na decisão do título, diante número 10 do ranking mundial, Rafaela entrou como favorita - nos sete combates que fez anteriormente contra a norte-americana, teve seis vitórias. E a brasileira precisou de apenas 59 segundos de luta para aplicar um ippon em Marti Malloy, chegando ao ouro. A conquista no Mundial do Rio é uma espécie de redenção para Rafaela, depois da traumática eliminação na Olimpíada de Londres. No ano passado, ela perdeu a chance de ganhar a medalha olímpica, ao ser desclassificada de sua luta por um golpe ilegal, e chorou bastante ainda no tatame. Mais dois judocas brasileiros lutaram nesta quarta-feira. Também pela categoria até 57kg, Ketleyn Quadros perdeu logo na segunda luta, justamente para Marti Malloy. E Bruno Mendonça acabou eliminado no terceiro combate da disputa até 73kg, caindo diante do bielo-russo Aliaksei Ramanchyk. (Estadão).

4 comentários:

  1. Este título comprova que ainda há esperança de um Brasil que nos orgulha de sermos brasileiros e que nem todos os jovens são covardes de se entregarem as drogas e a vida do crime. Fiquei feliz demais com a Rafaela sendo campeã.
    Guilherme Rebouças da Silva
    Atleta

    ResponderExcluir
  2. Não foi a toa que ela chegou a esta medalha de ouro... só Deus sabe o quanto ela foi discriminada por ser pobre e negra; o quanto ela teve que se esforçar para ser campeão mundial de judô; o quanto ela teve que renunciar para atingir seus objetivos... mas o importante é que ela é uma guerreira, uma campeã mundial de judô!!!!!!
    Antônio Barreto de Jesus

    ResponderExcluir
  3. ANITA FONTES DE FREITAS29 agosto, 2013

    É ISSO GABRIELA SILVA, VALEU POR NÓS E PELA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO. TUDO MUITO LINDO E EMOCIONANTE.
    O BRASIL A AGRADECE.

    ResponderExcluir
  4. Merecida medalha.
    Agora é comemorar e treinar para assegurar o ouro nas olimpíadas.
    Reinaldo Pires

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: