31 de maio de 2013

VEREADORES CRITICAM O ABANDONO DE ITABUNA PELO GOVERNADOR

A falta de segurança da população de Itabuna em relação a onda de crimes que ocorre na cidade, como assaltos e homicídios, viraram motivo de preocupação na Câmara Municipal de Itabuna. Os vereadores Democratas Solon Pinheiro e Ronaldão acusam o governador da Bahia, Jaques Wagner, de abandonar a segurança pública em Itabuna. Para o vereador Solon Pinheiro, a segurança pública em Itabuna está fragilizada, onde a situação dentro da área do Município é preocupante e não somente na zona urbana, mas na região rural também. Dentro da cidade, segundo ele, a situação da criminalidade está caótica, onde a população virou refém dos bandidos. “A criminalidade está grande e, quando se recorre ao Governador, infelizmente não se obtém nenhum retorno para Itabuna. Ele só vem pra Itabuna para pedir voto e acha que nossa cidade é seu curral eleitoral. Infelizmente a onda de violência está gravíssima na questão da segurança”, aponta Solon. Ele afirma que falta mais ação por parte do governo do Estado, que em sua opinião, esqueceu de Itabuna e tirou o Município do mapa da Bahia. “Infelizmente o que a gente vê dentro do Município, que vem do Governador, é só propaganda enganosa anunciando obras, mas até agora nada foi concretizado. Até agora o que é bom nada! Não existe nenhum tipo de ação. A troca de comando que está acontecendo na Polícia Militar não vai resolver o problema e nem vai amenizar a criminalidade, mas na verdade os bandidos perderam o medo da Polícia”, dispara o vereador. O vereador Ronaldão lamenta que a Câmara, o que para ele é a Casa do povo de Itabuna, já tenha feito tantas audiências públicas e, que até o momento ninguém de Salvador veio tentar resolver o problema da violência em Itabuna. Ele garante que a Câmara já encaminhou vários requerimentos para o Governo da Bahia, mas que ninguém dá resposta para nada. “A gente fica pensando qual é o objetivo do Governador junto com o vice, de só promover mudanças no comando das polícias Civil e Militar. Eu pergunto o que mudou no drama diário de violência em Itabuna e qual assalto foi evitado depois que essas mudanças ocorreram em Itabuna?”, questiona o parlamentar. Ronaldão está acusando o governador Wagner de não ter adquirido equipamentos sofisticados para os policiais, como mais armas, equipamentos eletrônicos, carros, motos e cavalos. “Se ele mandasse novas viaturas, aí sim saberíamos que o Governador estaria interessado com a segurança da população. Também a contratação de mais soldados e treinamento para eles e não somente promover mudanças de comando da polícia. Quero saber qual é o trabalho que o governador fez na nossa cidade salvaguardando a questão da segurança?”, pergunta o Vereador. Solon e Ronaldão são unanimes em afirmar que o Governador e o Vice estão fazendo apenas politicagem em Itabuna e não dando o tratamento que a população merece. “Itabuna votou em massa no Governador e merecia ter respeito! 

MORTE E SUICÍDIO EM CLÍNICA DE PSICANÁLISE

Um homem matou a ex-namorada no fim da manhã desta sexta-feira (31), no município de Itabuna, no sul da Bahia. O crime ocorreu em uma clínica de psicanálise, onde a vítima trabalhava como recepcionista. O mototaxista Adriano José dos Santos, 28 anos, chegou ao local por volta de 11h e efetuou um disparo contra Adriana Souza Andrade, 20. Em seguida, ele se suicidou. "Foram ouvidas pessoas que estavam no momento dos disparos e, pelas provas periciais, disposição da arma e dos corpos, se trata de um homicídio seguido de suicídio", diz delegada Lisdeile Nobre, plantonista da Delegacia de Homicídios da cidade. A suspeita inicial da polícia é de que Adriano não queria aceitar o fim do relacionamento. “Havia um certo inconformismo por parte do rapaz. Há cerca de um mês ela vinha tentando se desligar dele", diz a delegada. Além de trabalhar como recepcionista, Adriana cursava Ciências Contábeis em uma faculdade de Itabuna.

ILHÉUS ESTÁ ENTRE CIDADES BAIANAS QUE BURLAM LEI DE TRANSPARÊNCIA

Foi encerrado na última segunda feira o prazo para que as prefeituras de municípios com menos de 50 mil habitantes divulgarem todos os dados relativos às suas receitas e despesas, na internet, como determina a Lei da Transparência. Mesmo com a imposição da lei, cidades baianas ainda não publicaram seus gastos na internet.  Quase quatro anos após ser sancionada, a Lei da Transparência ainda não foi colocada em prática em alguns municípios e estados, sendo que os demais entes federativos já deveriam estar prestando contas à população desde maio de 2011. Na Bahia, os links de 30 das 49 prefeituras com população superior a 50 mil habitantes não atendem a legislação. Nas outras 19, apesar da atualização de receitas e despesas, os sistemas não funcionam. Segundo a lei, as cidades que descumprirem a norma ficam impedidas de receber recursos do governo federal via convênios. Ilhéus está entre os municípios baianos que ainda não cumpriram a norma.

VEREADOR AMARAL LEVA ENERGIA PARA 349 FAMÍLIAS

Antes que apareça alguém dizendo que é o "pai da criança", o Iaçu Alerta acompanhou de perto toda a trajetória do Vereador Amaral Junior (PP), que incansavelmente, por anos, subindo e descendo escadas da Coelba, no intuito de trazer energia para a Zona Rural de Iaçu, mais especificamente, a inclusão do município no programa "Luz para Todos". Durante um período de  2 anos 5 meses e 11 dias, o nobre Vereador travou uma luta contra o tempo para que fosse realizada esta grande obra. Considerado um dos maiores programas da história de um Vereador no município, onde 349 famílias serão beneficiadas, uma média de quase duas mil pessoas atendidas, que poderão adquirir seus equipamentos eletrodomésticos e desfrutar de todos os benefícios e conforto que a vida lhes oferece; iluminação residencial, geladeiras, televisores, computadores, ferro elétrico, ventiladores, aparelhos de som, carregadores de celulares. Tudo isso graças ao empenho e dedicação deste tão valente guerreiro. Esta história de luta foi acompanhada pela nossa equipe, tudo devidamente registrado e documentado, onde o Vereador Amaral (PP), desde o dia 21 de Outubro de 2010, conforme protocolo na Diretoria de Energia da SEINFRA , em conformidade com ofício de número 0655/2010 (Solicitação da Rede de Energia Elétrica) na localidade de Lagoa Dantas/Algodão de Seda/Inchu/Preás, Projeto de número X-0174237 Expediente 9001933474 que foi ainda assinado em conjunto com o Deputado Federal Luiz Argolo (PP), atendendo o pedido do Vereador Amara do Povo. Serão 349 famílias atendidas na zona rural, estas famílias, estavam aguardando há mais de 5 anos. No projeto serão instalados 1.855 (um mil oitocentos e cinquenta e cinco) postes, obra orçada no valor de 4,746,144,25, ( Quatro Milhões, setecentos e quarenta e seis mil, cento e quarenta e quatro reais e vinte e cinco centavos, saindo o custo unitário por ligação de R$ 14,060,57 ( catorze mil, sessenta reais e cinquenta e sete centavos por residência. Todo o custo será  arcado pela Coelba. O Engenheiro Moisés Afonso Sales Filho (Presidente da Coelba/Ba) vem realizando um extraordinário trabalho a frente desta Grande Empresa, a qual é motivo de orgulho de todos os moradores de Iaçu, bem como de todo o povo baiano. O mais difícil foi a autorização do meio ambiente, numa grande batalha, onde a vitória foi conseguida com muita luta do Vereador Amaral do Povo, que tem mostrado seu seu trabalho e o seu valor. É assim que se trabalha pela luz do povo. AMARAL FAZ, AMARAL MOSTRA. (iacualerta.blogspot.com.br).

MULHER TENTA VENDER FILHA DE DOIS MESES POR 2 REAIS

Uma mulher foi presa em Itabuna quando tentava vender a filha de dois meses por R$ 2. O caso aconteceu em um posto de gasolina, entre as avenidas Princesa Isabel e Kennedy, no bairro São Caetano, na madrugada desta sexta (30). Conforme informou a Polícia Militar (PM), Luciene Gomes Barbosa, aparentemente transtornada, procurou algumas pessoas no estabelecimento e ofereceu a criança para compra. Com a chegada de equipes da PM e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), um dos policias conseguiu retirar a criança do colo da mãe enquanto era amamentada. Ambas foram levadas para o Hospital de Base de Itabuna para exames e avaliações. Segundo o delegado de plantão da cidade, Jackson Silva, nenhuma queixa foi registrada contra a mulher. "Ela tem problemas mentais e disse que o companheiro a abandonou", contou. Segundo informação do A Tarde, populares informaram aos policiais que ela falava sozinha e conversava também com um cachorro, como se oferecesse a criança ao animal.

30 de maio de 2013

POLÍTICO FICHA SUJA JÁ COMEÇA A AGIR PARA ILUDIR O ELEITOR E COMPRAR VOTOS



Um político mascate de emendas, ficha suja, safado, enganador e cabeça de pitu, que passa os quatro anos sentadinho sem nada fazer pelo povo, já anda entrando nas casas, ou então manda seus capachos perguntarem se as pessoas estão precisando de alguma coisa. Essa prática ilegal e criminosa sempre acontece em períodos que antecedem as eleitorais, quando as pessoas se deixam enganar por migalhas, que quando muito resolve os seus problemas por alguns dias, ou talvez semanas, enquanto que esse tipo de políticos ficam “mamando nas tetas do poder” quatro anos, sem ter nenhum compromisso com a coletividade, já que seu mandato foi comprado. Que bom seria que as pessoas tivessem consciência, e que quando algum político “safado” e cabeça de pitu perguntasse o que estavam precisando, eles respondessem que estavam precisando de políticos honestos, de compromisso, e que tenham vergonha na cara. Respondessem ainda que estão precisando de Saúde Pública, Educação de Qualidade, Saneamento Básico, Pavimentação, Moradia, Esporte, Lazer, Cultura, Alimentação, Limpeza Urbana, entre tantas outras ações que deveriam ser obrigação dos gestores públicos, mas que nada fazem, pois seus mandatos custam muito dinheiro. Olho vivo, pois você pode outra vez está sendo enganado por alguém que não tem caráter, vergonha cara, e com isso toma o lugar de pessoas de bem, que verdadeiramente poderiam fazer algo em prol de todos, mas que sempre são impedidos pela força do maldito dinheiro sujo, te rotulando como mercadoria, colocando um código de barras em sua cara, transformando seu voto um moeda de troca. Você verá também algumas pessoas “inocentes” que ganharam um empreginho “temporário” para votar em alguém, e ainda é mostrado como troféu, como se a atitude dele fosse um exemplo, quando sabemos que é apenas mais um enganado, e que pensa que está enganando o povo, mas todos sabem que o compromisso desse tipo de gente é único e exclusivo em beneficio próprio.

A CHINA SERÁ A MAIOR ECONOMIA DO MUNDO NOS PRÓXIMOS ANOS



Nos próximos anos, a economia da China deve passar a dos Estados Unidos e se tornar a maior do mundo, enquanto a atual terceira economia mundial, a Índia, deve ser ultrapassada pelo Japão. A estimativa foi apresentada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nesta quarta-feira (29), na França. Segundo o estudo, no início da década de 2030, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brics (Brasil, Rússia, Índia, Indonésia, China e África do Sul) deverá igualar ao PIB conjunto das atuais economias que compõem a OCDE. Atualmente, o indicativo do grupo corresponde à metade do produto dos países da organização. Ainda de acordo com a estimativa, até 2060, o PIB per capita deve aumentar mais de oito vezes na Índia e cerca de seis vezes na Indonésia e na China, enquanto no Brasil, na Índia e na Indonésia o Produto Interno Bruto deve ser equivalente a cerca de 30% do registrado nos Estados Unidos no período. Informações da Agência Brasil.

136 DISTRITOS BAIANOS QUEREM SER CIDADE



Um projeto de lei do deputado pernambucano José Augusto Maia (PTB-PE), que teve votação adiada para o próximo dia 4, pode devolver às Assembleias Legislativas o poder de criar municípios. Se a matéria tiver o apoio da maioria na Câmara Federal, o deputado estadual João Bonfim (PDT) poderá tentar a aprovação do Projeto de Lei Complementar 100/2011, referente a critérios para a formação de novas cidades no território baiano. No total, 136 distritos da Bahia apontam desejo de emancipação, porém apenas 59 estão na relação da Constituição do Estado. De acordo com artigo 54 da Constituição de 1988, o estado tem autonomia para criação, incorporação, desmembramento e fusão de municípios, estabelecendo os critérios e requisitos mínimos relativos. Apesar de ainda não ter sido aprovado, críticas contra o projeto já surgiram. Um dos pontos mais defendidos é que com a nova medida, a Bahia teria um impacto financeiro diante do custeio de mais 50 prefeituras e 50 câmaras municipais com no mínimo nove vereadores cada. Segundo o deputado baiano, que também é presidente da Comissão de Assuntos Territoriais da Assembleia, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é único, o que não permitiria o suposto impacto.

FESTA DE CORPUS CHRISTI REÚNE 14 PARÓQUIAS EM ITABUNA


O feriado de Corpus Christi, que ocorrerá quinta-feira (30), será marcado em Itabuna por uma mobilização que reunirá fiéis das 14 paróquias da cidade, bem como visitantes de distritos e cidades vizinhas. As solenidades públicas serão presididas pelo bispo Dom Ceslau Stanula. Conforme a programação, entre 6 horas da manhã e meio-dia, serão confeccionados os tradicionais – e criativos – tapetes ornamentais em reverência a Jesus Cristo na Eucaristia. O trabalho, que mobiliza dezenas de pessoas, será na rua Mariá Ferreira até a entrada da Catedral de São José. Em seguida, está marcada para 15 horas, na avenida Aziz Maron (em frente à Câmara de Vereadores), a realização de uma solene concelebração eucarística. Já a partir das 16h30min ocorrerão procissão e bênção do santíssimo sacramento. O cortejo percorrerá, além da Aziz Maron, a ponte sobre o Rio Cachoeira, avenida Fernando Cordier, Praça Camacan, rua Mariá Ferreira e Praça Laura Conceição, com encerramento na Catedral.

29 de maio de 2013

SERÁ QUE VANE DO RENASCER É MESMO CLAUDEVANE LEITE?



O questionamento do título deste artigo é devido à dupla personalidade que se funde no caráter de um mesmo cérebro. O Vane do Renascer nas suas andanças pela periferia de Itabuna, como candidato à Prefeito afirmara que “formaria um secretariado de pessoas técnicas e reconhecidamente qualificadas para exercerem seus cargos”. Com essa promessa à época, deixou muito claro sua discordância com a nomeação de apradrinhados e correligionários como ocorrera com seu antecessor Capitão Azevedo. Para Vane o governo tem que ser exercido por quem tem competência para fazer serem cumpridas promessas de se trabalhar para melhorá a qualidade de vida do povo. As palavras do prefeito estão gravadas em áudio e vídeo. Quem tiver interesse basta pesquisar no vasto arsenal contido na internet e verá com quantos paus se faz uma cara. Aliás, Vane sempre foi radicalmente contra qualquer tipo de manobra que tivesse objetivo de transformar a prefeitura em cabide empregos. Nada que sugerisse o uso da máquina pública para beneficiar partidos e políticos e seus cabos eleitorais, era aceito pelo prefeito atual, quando representava o papel de oposição na Câmara de Vereadores. Nas sessões da Câmara, batia consistentemente na mesa, promovia protestos e não foram poucas as vezes que travava e retardava votações de criação de cargos na prefeitura. Mas, como no reino animal nem tudo é perfeito e na política pior ainda, o Vane lá na Prefeitura deixou de ser o oposicionista que bradava contra as mazelas governamentais. Eleito em 2012, mudou de ideologia, incorporou o “álibi da herança maldita” e adocicou sua histórica relação com os comunistas e pastores da Igreja Universal. Agora chama de ignorante, aquele que fala que o partidarismo e a igrejalização tomaram conta da sua medíocre administração. O que condenava antes passou a ser a grande bandeira como chefe da prefeitura. A prefeitura de Itabuna se transformou na geração de renda de pessoas que dele dependem. O fato é que o uso da hipocrisia encanta os políticos pelo grande potencial eleitoral, alivia, mas não cura a miséria como apregoam.