31 de agosto de 2013

CIRURGIÃO ESCULPE “MULHER IDEAL” E CASA COM ELA

O cirurgião plástico David Matlock já era um médico conhecido na Califórnia pelas cirurgias de reconstrução vaginais pós-parto, além de ter participado do reality show da TV americana "Dr. 90210". Até que um certo dia Veronica chegou ao consultório de David, em Los Angeles, procurando uma vaginoplastia após o nascimento da sua filha. A história foi contada pelo site americano de fofocas Gawker. Após a cirurgia na vagina, David se interessou por Veronica e começou a "trabalhar" em seu corpo para criar a muçher perfeita. Veronica passou por um pacote estético que combinou liposescultura no corpo e cirurgias plásticas localizadas, incluindo o bumbum. Depois das cirurgias estéticas, David, segundo o Gawker, convidou Veronica para sair e em seguida eles se casaram. Para apimentar a vida a dois, ela também fez uma intervenção no Ponto G. David tem agora 49 anos e sua "esposa ideal", 38. Veronica é formada em enfermagem, mas atualmente é como uma "propaganda viva" do talento médico do marido. Participou do programa "Plastic Wives" (Esposas Plásticas), da TLC. (A Tarde).

74 MUNICÍPIOS BAIANOS TEM ACONOMIA ALTERADA POR CAUSA DOS SEUS NOVOS LIMITES

A mudança territorial de 417 municípios baianos deve impactar na gestão dos prefeitos, e alterar a ordem administrativa e econômica nas cidades. Ao todo, 357 delas já passaram pela mudança, iniciada ano passado com o projeto realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) em parceria com o IBGE, viabilizado pelos deputados estaduais que aprovaram as matérias na Assembleia Legislativa. A recente votação de quatro projetos, oriundos da Comissão de Divisão Territorial da Casa, presidida pelo deputado João Bonfim (PDT), implicará na modificação da área de mais 74 municípios. As leis que ainda serão sancionadas pelo governador Jaques Wagner (PT) devem mudar por definitivo as fronteiras intermunicipais, o que conforme expectativa vai permitir aos prefeitos aplicarem recursos públicos com exatidão. Isso vai possibilitar a distribuição mais “igualitária” dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Essas questões são decididas a partir da população de cada localidade. Serão mudadas as áreas do Território de Identidade Baixo Sul, Chapada Diamantina, Vale do Jiquiriçá e da Bacia do Rio Grande.

PRESO DEVERIA ESTAR SOLTO HÁ 20 ANOS

Um idoso preso em um instituto psiquiátrico no Ceará deveria estar solto há mais de 20 anos. Segundo o G1 Ceará, ele foi preso em 1960, recebeu alvará de soltura e deveria ser liberado em 1989, mas ficou detido irregularmente desde então. Foi apenas um Mutirão Carcerário realizado no Ceará que identificou a situação do homem de aproximadamente 80 anos. A ação é organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca avaliar as condições de encarceramento e verificar prisões irregulares, como é o caso do idoso, descoberto neste mês. O homem se locomove com uma cadeira de rodas e usa fraldas. "Deve ser o preso mais antigo do Brasil, pois a informação é de que ingressou no sistema prisional na década de 60 do século passado”, afirmou o juiz e coordenador do Mutirão Carcerário, Paulo Augusto Irion, em entrevista ao G1 Ceará. O idoso se encontra no Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes (IPGSG), na cidade de Itaitinga, região metropolitana de Fortaleza. A idade exata, o motivo da sua prisão e o nome do homem preso irregularmente não foram divulgados. A ação da CNJ é realizada pela terceira vez no Ceará. Na última vez, em 2011, foram examinados 6.500 processos e cerca de 1.200 presos foram soltos.

GEDDEL ADMITE SAIR DA CAIXA EM BREVE

Pré-candidato do PMDB ao Palácio de Ondina, sendo apontado nos bastidores como o nome que deve unir os partidos que compõem a oposição nas eleições de 2014, o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, estaria novamente no centro das especulações sobre um possível afastamento do cargo federal, de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica, em função das movimentações políticas. Essa cogitação teria surgido a partir de uma frase sua colocada em sua página no twitter, quando o líder peemedebista deixou claro que estaria chegando a hora de voltar para a Bahia. Apesar de reiterar sempre que é um desejo, mas não uma obsessão, ser o candidato ao governo baiano, mostrando disposição para conversar com os aliados, nos bastidores, liderança dão como certa a costura em torno de sua postulação na cabeça de chapa do grupo adversário ao governador Jaques Wagner (PT). Os rumores de uma possível saída da Caixa Econômica Federal teriam sido atribuídos também a uma mudança de estratégia da instituição que pode focalizar a partir de agora no setor de habitação, minimizando os empréstimos para grandes empresas, questão mais ligada à área do ex-ministro. Porém, a situação foi minimizada por Geddel. Segundo ele, ainda não há decisões referentes a seu desligamento da Caixa Econômica. A um site de política local, ele sinalizou que o processo político para as eleições ainda não denunciam isso, mas cogitou que alguma determinação quanto a sua permanência ou saída pode chegar da direção, o que até o momento não ocorreu. “De minha iniciativa não houve nada. O cargo não é meu. É do partido a nível nacional. Pessoalmente, enquanto não tiver clareza do cenário, não sairei. Mas tudo pode acontecer. Não tenho amor ou apreço a cargo”, afirmou. Além de deixar claro seu posicionamento oposicionista na Bahia, nacionalmente Geddel também já teria demonstrado divergências com o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e também declarado que já estava na hora de o PMDB voltar a ser protagonista, dando chances para uma chapa própria em 2014.

FAZENDEIROS VÃO FAZER NOVO PROTESTO EM BUERAREMA

Sob o impacto de decisão judicial que mantém, provisoriamente, indígenas da etnia tupinambá em nove propriedades na região da Serra do Padeiro, pequenos produtores rurais voltam a protestar em Buerarema, no sul da Bahia. Eles querem a suspensão da demarcação de terras consideradas indígenas e exigem posicionamento dos governos estadual e federal. O protesto terá concentração na praça principal do município, a partir das 9h. Novamente, os produtores devem interditar a BR-101. O contingente policial em Buerarema foi reforçado nos últimos dias, após confrontos e depredações de lojas e bancos. Na cidade, chama a atenção outdoors que cobram o governador Jaques Wagner. DECISÃO FAVORÁVEL AOS ÍNDIOS - Na quinta-feira/29, os tupinambás comemoraram decisão judicial que autoriza a permanência de famílias índigenas num conjunto de propriedades da Fazenda Gavião. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), cerca de 500 tupinambás vivem na área objeto de 9 mandados de reintegração. A decisão que derruba liminares de reintegração concedidas pela Vara da Justiça Federal em Ilhéus é do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Mário César Ribeiro. O magistrado alegou possibilidade de “desfecho grave” caso as reintegrações fossem cumpridas e amparou a decisão em relato da Funai. A fundação diz ter “estudo conclusivo de que se trata de terra tradicionalmente ocupada pelos índios”. No entendimento do desembargador, o cumprimento de medidas de reintegração colocaria em risco a segurança de indígenas e policiais. (www.tribunadabahia.com.br).

30 de agosto de 2013

ITABUNA TEM POUCOS POLICIAIS E MUITOS CRIMES PARA DESVENDAR

Que em Itabuna – e não de agora – se mata e fica por isso mesmo, não é novidade. De agora, e para assombro de todos, é a informação de um policial amigo meu, que não quer ser identificado aqui, de que aqui em Itabuna há milhares de homicídios sem inquéritos para investigá-los. Ante tal estatística, a primeira pergunta que ocorre a qualquer cidadão é: por que isso? Por falta de estrutura operacional, um problema cuja raiz está precisamente no pequeno número de delegados e agentes de Polícia, uma vez que compete a eles – e somente a eles – a atribuição de instaurar e conduzir inquéritos policiais. O problema é de suma gravidade e reside aí, nesse cenário pavoroso de tantos assassinatos impunes, a explicação para tanta criminalidade em Itabuna, que está entre as 22 cidades onde mais se mata gente no Brasil. Afinal, como deve se sentir o bandido ao saber que os crimes aqui são cometidos e nunca investigados? Evidente que parte considerável desses homicídios ocorreu em governos passados, mas isso não exime de responsabilidade o atual governador Jaques Wagner, agora mais preocupado em economizar dinheiro desativando delegacias no interior do Estado e gastando muito mais em propaganda de governo, do que investindo em segurança pública. Para mudar esse quadro que aí está é necessário, em primeiro lugar, que o sistema policial seja dotado de estrutura capaz de dar conta de sua missão. Para tanto, o que mais importa nesse momento é a convocação imediata de concurso para ampliar o número de delegados, de agentes policiais e de peritos criminais. Um amontoado de homicídios está aí à espera de delegados e de inquéritos para desvendá-los.

NU DE ATRIZ ABRE DEBATE SOBRE DEPILAÇÃO

Em 1886, o pintor realista francês Gustave Courbet chocou a sociedade da época com a tela A Origem do Mundo, na qual retrata o tronco de uma mulher nua, com as pernas afastadas, deixando a vulva e uma infinidade de pelos pubianos à mostra. Cerca de 120 anos depois, a nudez voltou a criar polêmica. Dessa vez, com a publicação da revista Playboy, que trouxe a atriz global Nanda Costa como destaque. No ensaio fotográfico, ambientado em Havana, capital de Cuba, Nanda aparece c om uma depilação marcada por fartos pelos íntimos. As fotos suscitaram debate não apenas entre os leitores da revista, mas também entre mulheres, representantes do movimento feminista, médicos e pesquisadores. O assunto foi repercutido exaustivamente nas redes sociais e chegou ao segundo lugar no ranking dos assuntos mais comentados do Twitter nos dias que seguiram a data da publicação da revista, no início de agosto. Com um cachê milionário no bolso, cujo valor exato não foi divulgado, a atriz Nanda Costa levou o assunto na esportiva. Em seu perfil em uma rede social, a atriz brincou com a polêmica sobre a sua depilação: "Jamais faria 'bigodinho' de Hitler na terra de Fidel. Acabei de descobrir que Fidel faz aniversário junto com a Playboy!", disse. Liberdade - Organizadora da Marcha das Vadias em Salvador, a professora Sandra Muñoz acredita que a revista tenha levado ao público a ideia de liberdade, de livre-arbítrio. "Sou completamente contra a imposição. Não existe um padrão a ser seguido, uma ditadura da depilação. Cada mulher deve decidir como quer mostrar a sua vagina, sem a preocupação de agradar a terceiros", afirmou. Já para o antropólogo Ricardo Vieira Barros, a revista apenas tentou "emplacar" uma nova tendência entre o público feminino e ampliar as vendas a partir da criação de um ensaio "supostamente" polêmico. "As publicações apostam no alvoroço para ampliar as vendas. Não há nada de diferente na depilação da atriz. É normal, é feminino e não choca. Outras artistas, como Cláudia Ohanna, em 1985, e Vera Fischer, em 1982, fizeram ensaios onde mostravam o púbis peludo. Essas 'polêmicas' são pensadas apenas visando o lucro", disse. (Luana Almeida).

NOSSOS PAIS SEMPRE QUEREM NOSSO BEM


“Não ponha o dedo na tomada”. Quem nunca ouviu ou já disse essa frase? Em geral, as crianças, curiosas que são e ansiosas para conhecer o mundo, têm de ser advertidas a não se arriscarem com certas experiências, pois essas experiências podem levá-las a um grande perigo e à morte. Quando alguém diz a uma criança que não ponha o dedo na tomada, está protegendo-a e não querendo frustrá-la ou ser mandão. Mas, muitas vezes, elas não entendem isso e choram ao ouvir não. E o filho adolescente, adultos... quando ouve um não, como reage? E quando o “não” vem dos próprios pais? Os Pais que amam e cuidam dos seus filhos, também dizem “não”, algumas vezes, para os proteger. Mas estes, como crianças, muitas vezes não entendem e reclamam bastante! Não compreendem que seus pais só querem protegê-los, fazê-los felizes e menos vulneráveis aos riscos impostos pelas armadilhas existentes em suas caminhadas. Em resumo, agem como filhos mimados que não sabem reconhecer todo o carinho dos Pais. Parece que o alerta de um pai nem tem sentido e são apenas palavras ao vento! Mas o “não” de um pai tem sempre um propósito lógico. Na nossa vida diante do “não”, temos de lembrar de que nossos pais já nos deram o grande sim. Sim a nossa filiação amorosa, sim a uma vida em comunhão com Deus, sim a nossa educação, saúde, proteção, caráter... Que nós também possamos sempre respeitar e agradecer aos nossos pais, por tudo o que eles fizeram e fazem por nós, mesmo em meio a situações que aparentam que eles nos dizem “não”. Não sejamos filhos mimados, birrentos, mas gratos e felizes pelos pais que temos e que não nos deixam pôr o dedo na tomada.

DE DONADON A GERALDO CABEÇA DE PITU, A CORRUPÇÃO É ENDÊMICA NO BRASIL


Quando um grupo se estabelece no governo, nos órgãos do Poder Executivo e controla o dinheiro do Estado, a sociedade sofre bastante, pois ele, logicamente, age em seu próprio benefício. Por isso, a democracia exige alternância de poder e controles sociais atentos. Quando este mesmo grupo, consegue infiltrar-se nas instituições que fazem as leis que regem esta mesma sociedade, legislando em seu próprio favor e promovendo a própria perpetuação, o sofrimento é maior ainda. E quando este mesmo grupo, consegue infiltra-se no judiciário, subvertendo ou paralisando o julgamento dos litígios gerados por esta situação absurda e degradante, temos uma circunstância muito próxima do totalitarismo. O mesmo grupo define as regras, julga e executa. No Brasil, infelizmente, estamos neste estágio mais deteriorado. Trata-se de um grupo com muitas faces e muitos representantes que ocupam muitos cargos e exercem os mais variados papéis. Ele compensa os seus integrantes de maneira abastada que com isso sentem-se melhores do que os demais. Enriquecem por práticas diferentes do trabalho e nada acrescentam. Não trata-se de um partido em especial ou de uma organização, apesar deste grupo assumir muitas vezes estas características. Trata-se, na verdade, de uma ideologia perversa, de uma comunhão de valores, de conceitos e interesses, de uma similaridade de práticas e condutas disseminada por todas as regiões geográficas na imensa maioria dos municípios brasileiros, em todas as esferas do país numa espécie de infecção generalizada que está adoecendo nossa nação, levando-a à desordem absoluta. Eles estão em todos os lugares. No entanto, apesar desta diversidade de perfis, este grupo tem um nome único que reúne e identifica todos os que dele fazem parte. Um nome que especifica e distingue os brasileiros em praticamente duas naturezas antagônicas: nós e eles. Duas naturezas que não se misturam feito óleo e água, e que não servem para os mesmos fins feito o joio e o trigo. Um nome que precisa ser abominado, combatido e reduzido à sua verdadeira condição medíocre. Este grupo tem um nome e por ele devemos começar todas as reformas, todas as mudanças e a construção de uma nova sociedade livre dessa horda: ficha suja.

PREFEITURAS QUEREM DEMITIR MÉDICOS PARA CONTRATAR PELA UNIÃO


Prefeituras de 11 cidades do interior da Bahia, Amazonas, Ceará e Pernambuco pretendem demitir médicos contratados por profissionais do programa Mais Médicos do governo federal. De acordo com reportagem do jornal Folha, essa é a intenção dos governos municipais de Jeremoaba, Nova Soure, Santa Bárbara e Sapeaçu. O objetivo é economizar, já que a bolsa de R$ 10 mil dos contratados será de responsabilidade da União. Atualmente, o governo federal repassa cerca de R$ 10 mil por equipe no programa Saúde da Família. Salários e encargos são custeados pelas prefeituras. Essa decisão de demitir os profissionais já contratados contradiz com a principal bandeira do programa federal, que é reduzir a carência de médicos na periferia e interior do Brasil. O plano causou polêmica na classe médica, mas o governo federal argumenta que a intenção é atender áreas onde os médicos brasileiros não se interessam em trabalhar.

29 de agosto de 2013

A CÂMARA DE ITABUNA COM GENTE “SAINDO PELO LADRÃO”!

A manutenção de centenas de pessoas, que nada fazem, na folha salarial da Câmara Municipal de Itabuna, é a prova irrefutável de que, em Itabuna, até quem não pode, pode. Há um quadro de descalabro, de descaso, no ambiente interno do Legislativo Municipal, onde o dinheiro público, amealhado à custa do suor da população, é gasto sem nenhum controle. É fácil entender essa situação: a Câmara tem apenas 11 funcionários efetivos. Entretanto, são quase 200 os servidores comissionados. Estes são contratados por período equivalente á duração dos mandatos dos seus “padrinhos’ - vereadores: 4 anos. O que fazem, em um prédio que, no aperto, não comporta sequer 100 pessoas? Cada vereador tem direito a, no mínimo, 5 assessores. O que fazem? Onde fazem? Tem-se aí, batendo cabeça, “servidores” sem nenhum serviço a ser feito. Ora, salvo se os vereadores fossem deficientes (físico, visuais e auditivos) para que seriam necessários tantos auxiliares numa Casa com 21 membros? E, apesar disso, não é só. Além dessa legião distribuída para fazer ninguém sabe o quê, a Câmara sustenta outros tantos apaniguados, nomeados exclusivamente pela Mesa Diretora (Diretores). E o que será que fazem esses “servidores”? São viajantes do “trem fantasma” que os transporta confortavelmente instalados. Não trabalham, nada produzem – não são sequer identificados – mas recebem como se trabalhassem e produzissem. O nome disso é improbidade administrativa. Portanto, compete à justiça (ao Ministério Público) intervir p ara conter a sangria, preservando o dinheiro público. Não há desculpa para não fazê-lo, pois já existe “provocação” do próprio presidente Aldenes Meira, que luta isoladamente, para “enxugar a máquina”. Além disso, vereador não tem imunidade nem direito à foro especial. Então, é exigir respeito às leis, às ordens da justiça, e ordenar que acabem com a bandalheira. Sob vara, em havendo resistência.

TELEXFREE SOFRE MAIS 3 DERROTAS NA JUSTIÇA

A Telexfree, acusada de ser a maior pirâmide financeira do País, sofreu três novas derrotas nas suas tentativas de reverter, em Brasília, o bloqueio de suas contas e atividades, que já dura 72 dias. Tanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ) como o Supremo Tribunal Federal (STF) negaram os pedidos de liberação feito pelos advogados da empresa neste mês. Com as decisões, a Telexfree contabiliza 14 derrotas na ação que levou ao congelamento de suas atividades em 18 de junho, por liminar (decisão provisória) da 2ª Vara Cível de Rio Branco (AC). Em Brasília, já são quatro. Procurados, os representantes da empresa informaram que não iriam se manifestar. Na página da empresa numa rede social, eles disseram que entrariam com novos pedidos. O Ministério Público do Acre (MP-AC), que acusa a empresa de ser uma pirâmide financeira, pediu o congelamento com o argumento de garantir a devolução do dinheiro investido por cerca de 1 milhão de pessoas no negócio. Os representantes da Telexfree negam irregularidades e dizem que a empresa se sustenta com a venda de pacotes VoIP, e não com as taxas de adesão pagas pelos associados. Como a Justiça acreana não tem aceito os argumentos da defesa, os advogados da Telexfree tentam levar o caso para os Tribunais superiores. Para tanto, precisam que o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) avalie como aceitáveis os pedidos de recurso especial e de recurso extraordinário, que iriam respectivamente para o STJ e o STF. Os advogados das empresas, entretanto, tentaram conseguir que o STJ ou o STF descongelassem as contas e atividades da Telexfree antes mesmo que essa análise fosse concluída. Isso foi feito por meio de uma medida cautelar apresentada ao STJ e duas ações cautelares ao STF, logo depois de sofrerem uma nova derrota no Acre.

PAULO LUNA CONSEGUE VITÓRIA NA JUSTIÇA CONTRA CRECI E COFECI

Na eleição de 2012 em Itabuna o ex-vereador Paulo Luna (PSDB), teve seu registro de candidatura indeferido pela justiça eleitoral. O motivo foi por ele ter sido punido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), por ser um colegiado, ele foi indeferido. Paulo Luna foi impedido de disputar a eleição. Na oportunidade, Paulo Luna alegou que não teve direito a ampla defesa; “o que de fato existe é pura perseguição política, fruto de uma ditadura branca, por discordar de métodos escusos e sorrateiros daqueles que se acham acima da lei e dos homens de bem.”. Paulo Luna entrou com um agravo de Instrumento no Tribunal Regional Federal contra o Creci e o COFECI. Os Desembargadores deram provimentos ao recurso do ex-vereador e anulou a decisão dos dois conselhos. Paulo Luna declarou que posteriormente estará entrando com processos de danos morais e materiais, já que foi bastante prejudicado com a perseguição sofrida. (políticosdosuldabahia).

STF CRITICA ABSOLVIÇÃO DE DONADON

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) criticaram nesta quinta-feira (29/8) a decisão do plenário da Câmara dos Deputados que manteve o mandato do deputado federal Natan Donadon (sem partido – RO), condenado pela Corte. Nessa quarta-feira (28/8), o plenário da Casa absolveu Donadon no processo de cassação de mandato. Foram 233 votos a favor do parecer do relator, Sergio Sveiter (PSD-RJ), 131 votos contra e 41 abstenções. O processo de cassação foi aberto após o parlamentar ser condenado pelo STF a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. A condenação foi pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia à época em que era diretor financeiro da Casa. Desde o início de julho, ele deixou de receber o salário de deputado. O ministro Marco Aurélio disse que os presos da Penitenciária da Papuda, em Brasília, onde o deputado está preso, “foram homenageados com a decisão, pois terão um colega deputado federal". Segundo o ministro, Donadon não pode continuar com o mandato. “Alguém com os direitos políticos suspensos pode guardar a qualidade de deputado federal? A meu ver, não”, disse. O ministro Gilmar Mendes disse que o impasse criado com a decisão da Câmara causa “constrangimento”. De acordo com o ministro, Donadon perdeu os direitos políticos com o trânsito em julgado da ação penal. “Temos um deputado preso, condenado e que continua com o mandato. Acredito que nós vamos encontrar uma solução institucional para este impasse que nós enche de constrangimento”, declarou Mendes.

DIRCEU E DELÚBIO SÃO HOMENAGEADOS PELA CUT

O ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, ambos condenados no caso do mensalão, foram homenageados ontem na festa dos 30 anos da CUT (Central Única dos Trabalhadores), em São Bernardo do Campo, cidade que também foi o berço do PT. "Quero cumprimentar dois companheiros que iluminam a militância petista e não tem medo de fazer política e sair a rua de cabeça erguida: José Dirceu e Delúbio Soares, nós temos um orgulho enorme de vocês", disse em seu discurso o presidente da CUT, Wagner Freitas. Dirceu estava sentado na primeira fila, na frente do palco, e separado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — principal orador da noite — por apenas quatro cadeiras. Em sua fala, Lula defendeu a presidente Dilma Rousseff das críticas que vem recebendo dos sindicalistas, que reclamam de sua rigidez em negociações da chamada pauta sindical. "A Dilma tem o mesmo ou mais compromisso com vocês que eu tive. Ela é uma mulher que tem lado", afirmou. Lula também elogiou o presidente da Bolívia, Evo Morales, que vive momento de tensão diplomática com o Brasil, em função da fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina da embaixada brasileira em La Paz. "Estamos vendo um índio na Bolívia fazer mais que os governantes de olhos verdes fizeram por muito tempo", concluiu. Lula aproveitou também para elogiar a condução da política econômica pela presidente Dilma, apesar do baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos seus dois anos de governo. 

28 de agosto de 2013

O TRÂNSITO CONTINUA UM PANDEMÔNIO EM ITABUNA

O trânsito de Itabuna está cada vez mais complicado e não há muitas opções para melhorá-lo. Primeiro, porque a topografia da cidade não ajuda. Segundo, porque a cidade é pobre e qualquer projeto de impacto requer “dinheiro de fora”. Está aí a necessidade de se construir um viaduto na rótula da ponte do São Caetano – ligando o bairro Banco Raso a avenida Aziz Maron – sentido Shopping. Também é preciso que seja construído edifício garagem no centro da cidade e implantação urgente do sistema Zona Azul. O serviço de moto-taxis também deve ser organizado. Faltam ciclovias na cidade. O que mais se pode fazer? Algumas passarelas em pontos estratégicos (como uma entre a Câmara Municipal e o edifício Módulo Center), algumas novas avenidas e ponto final. O resto vai depender da consciência de cada cidadão, como acontece nas grandes e médias cidades, onde os motoristas evitam transitar por áreas sujeitas a congestionamentos. O transporte coletivo vai ficar no que está, mas pode ser otimizado com a renovação da frota de ônibus, o que pode induzir a população a sair menos com veículo particular. A adoção do rodízio deve ser descartada porque produz efeito contrário, como ocorreu em São Paulo. O sistema induziu o paulistano a comprar mais de um carro para ter a opção de circular todo dia pelo centro alternando placas terminadas com números pares e ímpares. No mais, é esperar para ver o que vai acontecer daqui a 10 anos – prazo que os especialistas estipulam para a ocorrência do travamento definitivo das áreas críticas do nosso trânsito. Última dica para melhorar o trânsito em Itabuna: o prefeito nomear urgentemente um secretário de trânsito!

PSB QUER LÍDICE CANDIDATA AO GOVERNO

Apesar de algumas resistências à antecipação do debate sobre as eleições de 2014, a senadora Lídice da Mata, líder do PSB, está no centro das discussões que possibilitam a ascensão de seu nome para a disputa ao governo baiano no próximo ano. Socialistas baianos reafirmaram essa tendência ao divulgarem uma resolução recente do partido que destaca o total apoio à candidatura do presidente nacional da sigla, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República. A partir dessa conclusão, no âmbito partidário, o ambiente é de muita expectativa para que o cenário favorável a Lídice permaneça. A falta de representação na Câmara Federal e a presença de apenas dois deputados na Assembleia têm servido de estímulo à candidatura própria. O secretário geral do PSB, Rodrigo Hitta, admitiu que as pesquisas estimulam essa perspectiva. “Estamos animados com os índices e esperamos crescer ainda mais para que possamos disputar a candidatura da base do governo”, afirmou. Ele não descarta a possibilidade de Lídice conquistar esse espaço junto ao PT. “Em política, ganha não a amizade, mas a força”, disse.

ITABUNA VAI GANHAR SHOPPING POPULAR

A Prefeitura de Itabuna está concluindo o projeto de um centro de compras, mais conhecido como Shopping Popular, para onde serão transferidos os ambulantes que ocupam as calçadas da Avenida do Cinqüentenário e ruas adjacentes e da Praça Adami, no centro da cidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28/8) pelo prefeito Claudevane Leite, ao receber em seu gabinete a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna. O presidente da ACI, Luiz Ribeiro, apresentou ao prefeito queixas dos comerciantes sobre a concorrência desleal dos ambulantes que atuam na área central da cidade. Vane disse que espera a conclusão do processo licitatório até o final de setembro para o início das obras do centro de compras. “A noticia nos agradou muito pela disposição da Prefeitura em resolver um grave problema que se arrasta há anos”, disse o diretor administrativo e financeiro da ACI, Tarik Vervloet Fontes, que acompanhou o presidente Luiz Ribeiro, juntamente com o vice-presidente Eduardo Carqueja e o presidente da Assembleia Geral, Eduardo Fontes Neto. O prefeito de Itabuna apresentou aos dirigentes da instituição empresarial um relato das principais dificuldades da Prefeitura para a realização dos investimentos que o município necessita, como a queda de quase R$ 19 milhões nas receitas, nos sete primeiros meses do ano. Vane também falou dos projetos em andamento já cadastrados nos ministérios em Brasília, a exemplo do saneamento de 30 bairros, com investimentos de cerca de R$ 143 milhões, e das obras previstas para os bairros Novo Horizonte, Vila Anália e Zizo.

STF REDUZ MULTA DE MARCOS VALÉRIO E REJEITA RECURSOS DE JOSÉ GENOINO

O Supremo Tribunal Federal acolheu parcialmente os embargos de declaração opostos pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza para reduzir, de forma discreta, a pena de multa aplicada a ele pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Por unanimidade, os ministros concordaram em manter a pena de 93 dias-multa para cada crime (totalizando 186 dias-multa), e com a redução do valor de cada dia-multa de 15 para 10 salários mínimos. A pena de 40 anos, 2 meses e 10 dias de reclusão de Valério permanece inalterada. O julgamento dos embargos de Valério, iniciado na semana passada, tomou mais da metade da sessão desta quarta-feira, 28 - o quinto dia de julgamento dos embargos declaratórios apresentados pela defesa dos réus condenados na ação penal 470, o processo do mensalão. Genoíno. Na outra metade, os ministros rejeitaram por unanimidade os embargos de declaração opostos pelo deputado e ex-presidente do PT, José Genoino e o ex-deputado pelo PP, Pedro Henry. Ao declarar seu voto de rejeição aos argumentos de Genoino, o ministro Roberto Barroso, lendo seu voto, lamentou estar condenando "um homem que lutou pela democracia", "que participou ativamente da reconstrução democrática do país", e "que leva uma vida comprovadamente modesta e jamais lucrou financeiramente com a politica". Barroso ainda criticou e defendeu alterações no sistema político brasileiro que, segundo ele, é "perverso e indutor de irregularidades" e "reprime o bem e potencializa o mal". Outros ministros se manifestaram sobre a condenação de Genoino. Cármen Lúcia lembrou que, no momento do julgamento, já havia se manifestado afirmando que naquele momento estavam sendo julgados os fatos e não a história dos réus. O julgamento dos embargos de declaração dos réus do mensalão continua nesta quinta-feira, 29. A expectativa é que sejam julgados os recursos do ex-presidente do PT e ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu.

RAFAELA SILVA CONQUISTA INÉDITO TÍTULO MUNDIAL NO JUDÔ

Rafaela Silva entrou nesta quarta-feira para a história do judô brasileiro, ao se tornar a primeira judoca do Brasil a conquistar o título mundial. No campeonato disputado no Rio, ela ganhou o título inédito na categoria até 57kg, após derrotar a norte-americana Marti Malloy na final. Enquanto a seleção brasileira masculina já somava quatro títulos mundiais na história, a feminina ainda não tinha subido no lugar mais alto do pódio nesta competição. Mas o jejum acabou com Rafaela Silva, uma judoca de apenas 21 anos, que teve uma campanha fantástica nesta quarta-feira. Na última edição do Mundial, há dois anos, em Paris, Rafaela já tinha chegado muito perto do ouro inédito, mas perdeu a final para a japonesa Aiko Sato e ficou com a medalha de prata. Dessa vez, porém, ela contou com o apoio da torcida no Rio para poder conquistar o tão sonhado título. Foi a terceira medalha do Brasil em três dias de disputa do Mundial do Rio. E todas vieram com a seleção feminina. Na segunda-feira, Sarah Menezes ganhou bronze na categoria até 48kg. Na terça, foi a vez de Érika Miranda levar prata no peso até 52kg. E agora veio o ouro com Rafaela Silva. Para chegar ao pódio, Rafaela precisou disputar cinco lutas nesta quarta-feira. Durante as eliminatórias da categoria, na primeira parte da programação, conseguiu três vitórias complicadas sobre Hana Carmichael (Estados Unidos), Loredana Ohai (Romênia) e Nora Gjakova (Kosovo). Depois, já pela semifinal, no final da tarde desta quarta-feira, a judoca brasileira teve que enfrentar a francesa Automne Pavia, líder do ranking mundial. Mas Rafaela, atualmente em quarto lugar na lista das melhores da categoria, dominou o combate e conseguiu uma bela vitória. Na decisão do título, diante número 10 do ranking mundial, Rafaela entrou como favorita - nos sete combates que fez anteriormente contra a norte-americana, teve seis vitórias. E a brasileira precisou de apenas 59 segundos de luta para aplicar um ippon em Marti Malloy, chegando ao ouro. A conquista no Mundial do Rio é uma espécie de redenção para Rafaela, depois da traumática eliminação na Olimpíada de Londres. No ano passado, ela perdeu a chance de ganhar a medalha olímpica, ao ser desclassificada de sua luta por um golpe ilegal, e chorou bastante ainda no tatame. Mais dois judocas brasileiros lutaram nesta quarta-feira. Também pela categoria até 57kg, Ketleyn Quadros perdeu logo na segunda luta, justamente para Marti Malloy. E Bruno Mendonça acabou eliminado no terceiro combate da disputa até 73kg, caindo diante do bielo-russo Aliaksei Ramanchyk. (Estadão).

27 de agosto de 2013

WAGNER USA SAÚDE PARA CHANTAGEAR ITABUNA

Como um indigente abandonado em estado terminal, a saúde pública em Itabuna pede socorro. Os hospitais abarrotados, as clínicas conveniadas com excesso de pacientes, os planos de saúde incapazes de atender à demanda – tudo isso expõe uma situação crítica onde a carência assistencial denuncia, sobretudo, o descaso do governo do Estado da Bahia, que teima em negar atendimento a milhares de sulbaianos. Tudo funciona (ou deixa de funcionar) em cadeia: o governo não destina os recursos necessitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os planos de saúde incham e o sistema hospital ar entra em colapso. O SUS, um sistema concebido para funcionar como modelo assistencial, não resolve porque paga uma miséria aos médicos e aos hospitais. Então, quem pode, minimamente, corre para uma operadora de plano de saúde um setor que parece – ao menos aqui em Itabuna – despreparado para atender o aumento da demanda. A saúde pública estava ruim mesmo quando o governo municipal comandava a Gestão Plena, pelo menos em tese. Com o governo Wagner usurpando a administração da alta e média complexidade, a situação só fez piorar, até porque nada foi feito para melhorar o setor. A impressão que se tem, no entanto, é que o governo força a barra e parece interessado em ver o quadro se deteriorar para demonstrar que o SUS e a saúde pública em geral não funcionam sem a permanência do PT no governo do Estado. A isto se chama chantagem,  irresponsabilidade, desumanidade e maquiavelismo.

AUGUSTO CASTRO QUER BRASÍLIA DEBATENDO VIOLÊNCIA NO SUL DA BAHIA

Preocupado com os efeitos que os conflitos em Buerarema são motivados, o deputado Augusto Castro (PSDB), em discurso na Assembleia Legislativa na tarde dessa terça-feira (28/8), falou da disputa entre produtores rurais e indígenas da etnia tupinambá, onde os mesmos aguardam e pressionam o governo federal para realizar a demarcação ou revisão processo das áreas. Os índios passaram a invadir fazendas, e a resposta disso foi produtores rurais promovendo protestos no município e na BR-101. Nesse caos vivido em Buerarema o deputado conclamou a formação de uma comissão de deputados estaduais e federais para discutir em audiência com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, em Brasília sobre a solução dos conflitos de terras no município. “Não podemos viver nesse impasse, não adianta somente enviar policiais militares e civis, a Força Nacional de Segurança e a policia federal, se o principal agente articulador disso tudo é o governo federal. Estamos falando de 22 mil pessoas envolvidas diretamente nesse caos instalado no município”, declarou o deputado.

OS BANDIDOS DO PT NÃO ESTÃO PRESOS, PORQUE NÃO SÃO PRETOS, POBRES E FILHOS DE PROSTITUTAS

Os integrantes da chamada “quadrilha do mensalão” devem cumprir suas penas na cadeia – como criminosos que são – por uma série de razões, as jurídicas, sobretudo, mas também porque o estado de direito assegura e exige que todos sejam tratados como iguais. É isso que determina a Constituição Federal. Por que, então, José Dirceu deveria cumprir pena em casa? Soa anedótico o comentário do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, dizendo que preferia morrer a passar um dia numa prisão brasileira. Claro que se tratou de uma indireta ao futuro que espera o ex-ministro da Casa Civil do presidente Lula, mas provoca outra questão: a prisão (cumprimento de pena em regime fechado) é para criminosos, ou apenas para criminosos sem influência junto ao poder político? José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino e os deputados condenados – João Paulo Cunha, Valdemar Costa Neto e Pedro Henri – devem cumprir pena na cadeia, não apenas porque foram condenados a tal, mas, também, e justamente, pelos cargos que ocupavam quando se envolveram no esquema de compra de apoio e voto de congressistas a favor do governo Lula. A lógica do bom direito indica que a pena deve ser mais rigorosa exatamente para aqueles bem formados e informados, porque, diferentemente dos criminosos ignorantes, têm consciência de seus atos e das conseqüências deles decorrentes. No mais, buscar uma fórmula de amenizar a penalidade dos personagens aqui mencionados equivaler ia a anular as decisões do próprio Supremo Tribunal Federal, neutralizando o trabalho de seus ministros. Por último, cumprir lembrar que o julgamento do mensalão, um marco na história do Poder Judiciário brasileiro, só produzirá efeito pedagógico se seus réus pagarem pelo que fizeram.

O PROBLEMA É QUE SOMOS UMA MAIORIA EGOÍSTA E IMEDIATISTA

Todos nós gostamos de ver belas imagens, uma praia, a família reunida numa confraternização de domingo, uma criança que brinca, entre outras. Nossos olhos brilham de alegria ao ver essas imagens. Mas estou certo que ninguém admira um lixão ou um acidente trágico e se sente contente com isso. Nossos olhos também se voltam para Deus e muitos o veem com um olhar irado que parece esquadrinhar a nossa existência procurando ver nossos mais ínfimos defeitos para nos acusar. Outros veem um Deus só de glória e andam por aí de cabeça erguida como se quisessem alcançar o céu com os olhos. Ambos esquecem o Deus da cruz. Os primeiros porque não veem o perdão que jorra do sacrifício de Cristo e tem um Deus juiz. Os outros porque só desejam a parte boa, o céu, e esquecem que aos seus seguidores Cristo manda tomar a cruz. Mas, e os olhos de Deus para onde se voltam? Os olhos de Deus olham para baixo. E isso, porque “Deus é aquele que está mais alto e nada existe acima Dele, Ele não pode olhar além de si. Também não pode olhar para os lados, porque ninguém é igual a ele. Por isso precisa fatalmente olhar para si mesmo e para baixo. Quanto mais baixo alguém está, tanto melhor Deus o enxerga”. Deus, como Pai amoroso que é, olha para aqueles a quem ninguém sente prazer em olhar: os excluídos, doentes, abandonados, o órfão e a viúva. A nossa natureza humana faz o contrário: olha somente para cima; todos procuram coisas acima deles – honra, poder, riqueza, conhecimentos, bem -estar e tudo o que é grande e superior. Muitos miram o céu e esquecem de ajudar aqueles que sofrem, de carregar a sua cruz e ser sal e luz para o mundo. Mas somente Deus consegue ver as coisas dessa maneira, olhando para baixo, para a miséria e para desgraça. Ele está junto a todos os que estão no fundo do poço. É quando tudo parece perdido e as esperanças humanas falham que nós vemos a nossa incapacidade e reconhecemos Deus como Deus. Na cruz parecia que tudo estava perdido, mas a mensagem da ressurreição mostra que as aparências enganam. Que nós, como cristãos e filhos de Deus, possamos aprender Dele a também olhar para baixo e ajudar os irmãos que necessitam de nós. Que possamos receber a glória que ele nos dá e não buscar “glórias” passageiras e egoístas. Amém.

MPT QUESTIONARÁ IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS CUBANOS

O Ministério Público do Trabalho questionará a importação de 4 mil médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil pelo programa Mais Médicos, do governo Dilma Rousseff (PT). A vinda dos estrangeiros foi anunciada após a primeira etapa de seleção ter atendido somente 10,5% das vagas. Segundo o procurador José de Lima Ramos Pereira, que comanda no órgão a Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho, a forma de contratação fere a legislação trabalhista e a Constituição. “O MPT vai ter que interferir, abrir inquérito e chamar o governo para negociar”, afirmou. Auditores fiscais do trabalho e o presidente da comissão da OAB-SP que trata de assistência médica também questionaram o acerto, de acordo com a Folha. Os médicos de Cuba não receberão pagamento direto, como os outros estrangeiros. A bolsa de R$ 10 mil será paga ao governo cubano, que distribuirá os recursos ao seu gosto.  

26 de agosto de 2013

IBOPE: GEDDEL LIDERA COM 30% DOS VOTOS NA BAHIA

Pesquisa do Ibope, encomendada pela Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia e Sergipe (Fecombase), confirma levantamento de outros institutos e mostra que, se a eleição fosse hoje, a oposição na Bahia elegeria o sucessor do governador Jaques Wagner (PT). O Ibope também revela que no campo governista a senadora Lídice da Mata (PSB) é a melhor pontuada e que entre os pré-candidatos petistas, o senador Walter Pinheiro é o que aparece com vantagem. O secretário da Casa Civil, Rui Costa, tido como o preferido do governador, perde para Pinheiro nas várias simulações feitas para atestar a preferência do eleitor. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 21 de agosto, em todas as regiões do Estado, e entrevistou 1008  pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa estimulada (nomes são apresentados ao entrevistado) com todos os pré-candidatos, a oposição aparece nas três primeiras colocações: o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), com 26%; o ex-governador Paulo Souto (DEM), 14%; e o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), com 13%. A senadora Lídice da Mata (PSB) obteve com 6%; o senador Walter Pinheiro (PT), 4%; vice-governador Otto Alencar (PSD), 2%; o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), 1%., com igual percentual do secretário Rui Costa (PT). Por último, sem pontuar, aparece o ex-prefeito de Mata de São João,   João Gualberto (PSDB). Nos cenários em que o nome de ACM Neto não consta na lista,  Geddel só perderia o governo do Estado para outro nome da oposição, o ex-governador Paulo Souto. Ex-ministro da Integração Nacional e atual vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa, Geddel, pela pesquisa, teria 30% da preferência do eleitor. Já a senadora Lídice da Mata se mantém consolidada como a pré-candidata da base com mais chances de chegar ao governo. A ex-deputada e ex-prefeita de Salvador  fica, nos oito cenário pesquisados, à frente de Walter Pinheiro e de Rui Costa. Mudança - O Ibope também quis saber se o eleitor quer mudança ou continuidade no governo do Estado. Trinta e sete por cento dos entrevistados disseram que querem mudar totalmente a administração. Dariam continuidade a alguns programas, mas mudariam muita coisa, 35%. Outros 19% dos ouvidos disseram que fariam poucas mudanças no governo e dariam continuidade para muitas coisas. Dariam continuidade total à atual administração estadual, 9%, enquanto  4% não souberam  opinar sobre a questão.

COSME ARAÚJO HOMENAGEIA DR ARISTEU CAMPOS EM NOME DE PRAÇA

Por solicitação de vários comerciantes e profissionais liberais que compõe o Clube RM, entre eles Cel. Winston Meireles, Raildo Nascimento, Hans Schaepi, Barão de Popoff, Dr. Carlos Silva, José Leite e tantos outros que se reúne desde 2009 no ‘largo’ que fica entorno da Barrakitica/da ex-residencia do ex-prefeito Mário Pessoa e da Clínica Médico Center, todos os sábados, o Vereador Cosme Araújo (PDT), estará apresentando Projeto de Lei dando denominação aquele espaço de PRAÇA DR. ARISTEU CAMPOS, em homenagem a um excelente médico de nossa cidade que ali trabalhou por muitos anos servindo a sociedade ilheense. “Parabéns o Vereador e Advogado, Dr. Cosme Araújo, pela solicitude e disponibilidade em colaborar com o Clube RM, homenageando e registrando para sempre na memória dos ilheenses, um dos mais notáveis profissionais da medicina, Dr. Aristeu”, agradece o Barão de Popoff.

91 MIL MULHERES FORAM ASSASSINADAS DE 1980 A 2010

O Caderno Complementar “Homicídios Femininos no Brasil” fez um histórico dos assassinatos de mulheres ocorridos de 1980 até 2010 e constatou que foram assassinadas no Brasil quase 91 mil mulheres, 43,5 mil só nos últimos dez anos. De 1980 a 2010 o número de assassinatos passou de 1.353 para 4.297, aumento de 217,6% na quantidade de vítimas fatais. Os crimes apresentaram um crescimento maior até o ano de 1996. A partir deste ano, as taxas foram se estabilizando em torno de 4,5 homicídios para cada 100 mil mulheres. O relatório destaca ainda que em 2007, ano em que a Lei Maria da Penha entrou em vigor, os assassinatos apresentaram uma leve queda, mas rapidamente as cifras anteriores foram retomadas. Em 2010 foram 4.297 casos, o que representa uma média de 4,4 assassinatos por 100 mil mulheres. Com essa cifra, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil se insere na 7ª posição em uma lista com 84 países. Nos primeiros lugares estão El Salvador, com taxa de 10,3 homicídios para cada 100 mil mulheres, Trinidad e Tobago (7,9), Guatemala (7,9), Rússia (7,1), Colômbia (6,2) e Belize (4,6). O Estado que puxa o Brasil para a 7ª posição é, em primeiro lugar, o Espírito Santo, já que apresenta mais que o dobro da média brasileira com taxa de 9,4 homicídios em cada 100 mil mulheres. A região é seguida por Alagoas (taxa de 8,3 em cada 100 mil mulheres), Paraná (6,3), Paraíba e Mato Grosso do Sul (ambos com taxa de 6,0). Na outra o ponta Piauí, com taxa de homicídios de mulheres de 2,6, é o Estado com o menor índice de assassinatos. Junto a esta região vem São Paulo (taxa de 3,1), Rio de Janeiro (taxa de 3,2), Maranhão (taxa de 3,4) e Santa Catarina (3,6). Os dados divulgados no Caderno Complementar do Mapa da Violência 2012 são uma tentativa de ajudar, com informações, o poder público e demais autoridades responsáveis a elaborarem estratégias mais efetivas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Para isso, o Instituto Sangari garante que vai continuar a elaborar o estudo sobre esta problemática para que o material possa servir de subsídio aos que trabalham em favor da causa.

GGB CONVIDA WAGNER E ACM NETO PARA PARADA GAY

O Grupo Gay da Bahia (GGB) convidou o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto para a 12ª Parada Gay da Bahia, que acontece no próximo dia 8 de setembro, com saída do Campo Grande. Em carta aberta, a entidade fundada há 33 anos, ressaltou que ao contrário do que acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo, cidades onde as autoridades prestigiam o evento, na Bahia, nenhum governante nunca aceitou o convite da ONG. Até o momento, os gabinetes do governador ou do prefeito não confirmaram as presenças de Wagner e Neto no desfile deste ano. Para a realização da Parada Gay de 2013, o GGB conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Nesta sexta, a entidade também divulgou que 12 atrações artísticas, além de trios elétricos vão animar o cortejo, cujo principal objetivo é o combate à homofobia. A 12ª Parada Gay da Bahia é parte das atividades da II Semana da Diversidade Cultural, que acontece em Salvador de 2 a 8 de setembro. Espera-se para o evento cerca de 800 mil pessoas. A iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador.

CASO DE ATRIZ COM HIV SUSPENDE FILMAGENS DE PORNÔS NOS EUA

A indústria pornográfica de Los Angeles paralisou as atividades por tempo indeterminado devido a um resultado positivo no exame de HIV de uma atriz, informou uma entidade que representa o setor. A atriz, conhecida como Cameron Bay, havia tido resultado negativo em um exame no mês passado, o que indica que a contaminação pelo vírus da Aids foi recente. A entidade Coalizão da Liberdade de Expressão, que reúne produtores de filmes pornográficos, disse em nota que seus integrantes decidiram paralisar as filmagens na noite de qu arta-feira e não retomá-las até que todos os parceiros de Bay sejam notificados e examinados. O caso deve ter influência na polêmica acerca de uma recente lei do condado de Los Angeles que exige o uso de preservativos em todas as cenas de sexo explícito. Os produtores pornográficos que mantêm uma bilionária atividade no vale de San Fernando, parte de Los Angeles, são contra a lei. Michael Weinstein, diretor da Fundação de Atendimento Médico da Aids, em Los Angeles, um partidário da lei, disse que Bay provavelmente contraiu o HIV durante uma filmagem. Segundo ele, aparentemente não houve uso de preservativos em um filme no qual Bay atuou entre os dois exames mais recentes. A entidade setorial disse não haver "nenhum indício" de que Bay tenha sido contaminada num set de filmagem, ou que outros atores tenham sido expostos ao vírus durante cenas de sexo com ela.

25 de agosto de 2013

VANDALOS INCENDEIAM CASAS DE ÍNDIOS EM BUERAREMA



Buerarema viveu hoje um sábado de conflitos. Palco de disputa entre produtores rurais e indígenas da etnia tupinambá, o clima de violência na cidade, ocupada atualmente por tropas da Força Nacional, aumentou consideravelmente hoje (24), e resultou na depredação de diversos bens públicos e privados, no incêndio de 15 residências e no uso de gás lacrimogênio e bombas de efeito moral com o objetivo de conter os atos de vandalismo. Segundo a Polícia Civil, o estopim da crise deste sábado foi a chegada do suposto irmão do cacique da tribo, que chegou armado em Buerarema a fim de pegar combustível e teria insultado moradores da região. A provocação foi o suficiente para que a tensão na cidade alcançasse níveis jamais vistos antes. Buerarema está apreensiva e o sentimento de revolta envolvendo índios e a população é tão grande, que várias casas comerciais já foram invadidas e depredadas, assim como bancos, a Cesta do Povo e os Correios da cidade. A população está concentrada em frente ao prédio da prefeitura, como forma de protesto. Acabou de chegar um ônibus cheio da Polícia Militar de Itabuna, para ajudara conter o tumulto. A Polícia Civil confirma a destruição na cidade de inúmeros estabelecimentos comerciais que fornecem materiais ou alimentos aos indígenas e que são gerenciados por parentes deles. A população também invadiu e ateou fogo nas casas habitadas pelos tupinambás desde a manhã deste sábado.  ENTENDA O CASO - Diversas fazendas estão sendo invadidas para pressionar o overno federal a concluir a demarcação de terras da reserva indígena, que fica na zona limítrofe entre Ilhéus, Una e Buerarema. Segundo a Polícia Civil, proprietários dos imóveis e trabalhadores têm sido expulsos em situações que, algumas vezes, terminaram em casos de ameaça e lesão corporal. Por causa deste impasse, produtores rurais têm optado por realizar protestos na região. O último deles ocorreu na terça-feira (20) na BR-101, quando produtores rurais da região de São José da Vitória incendiaram uma viatura da Fundação Nacional do Índio (Funai). De acordo com o Governo Federal, as tropas da Força Nacional de Segurança devem permanecer na região até o dia 27 de agosto para garantir a segurança na região e prevenir que os conflitos entre produtores rurais e indígenas se agrave. Os soldados estarão sob coordenação da Polícia Federal e devem realizar ações de patrulhamento. A Fundação Nacional do Índio (Funai) afirma que o território em disputa já passou por estudos técnicos de caráter multidisciplinar para sua identificação e delimitação. Os resultados destes já foram publicados no Diário Oficial da União no dia 20 de abril de 2009. Ou seja, as terras já foram delimitadas. Contudo, a área em questão ainda não passou pelos processos de declaração (quando são demarcadas fisicamente pela Funai), homologação (os procedimentos são ratificados pela presidente) e regularização, isto é, registradas em cartório em nome da União e da Secretaria de Patrimônio da União. Foto: Radar Notícias.

CACAUICULTOR GANHA ANULAÇÃO DEFINITIVA DAS DÍVIDAS



Pela primeira vez, o Tribunal de Justiça da Bahia anulou em definitivo débitos de cacauicultores do sul da Bahia, contraído após a praga da vassoura de bruxa. José Augusto Novais e Silva e sua esposa Eloysa Cabral Novais obtiveram ganho de causa em decisão que não cabe mais recurso. De acordo com o advogado Rogério Brandão, que, juntamente com o advogado Márcio de Souza Magalhães defenderam a causa, este é um feito inédito: "O Tribunal de Justiça da Bahia já deu igual decisão em diversos processos movidos por cacauicultores contra o Banco do Brasil, sendo, no entanto, a primeira vez que a decisão será objeto de Execução contra o agora devedor Banco do Brasil, numa justa, necessária  e nunca tarde troca de posições, saindo os cacauicultores da condição de devedores para a de credores, colocando o Banco na condição de devedor, réu e executado", informou Brandão. Através de julgamento de Apelação, a Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia decidiu por dar razão aos cacauicultores tornando insubsistentes os contratos firmados para financiamento do Plano de Recuperação da Lavoura Cacaueira Bahiana - PRLCB, e inexistente a dívida oriunda dos respectivos negócios jurídicos, condenando, ainda, o Banco do Brasil ao pagamento de indenização por danos morais e por danos materiais, estes a serem apurados por arbitramento em processo de liquidação. Ainda, conforme Brandão, com a decisão judicial, o Banco do Brasil além de,  pagar indenização aos cacauicultores por danos morais e materiais, deverá restabelecer o crédito positivando os seus respectivos nomes junto aos órgãos credores, anular toda a dívida, liberar as propriedades, e indenizar financeiramente por toda produção que perderam, em decorrência da praga. "É sem dúvida uma vitória definitiva da cacauicultura baiana, e um alento e renovo aos que, ainda estão esperando por uma decisão judicial. Assim, acreditamos que este é mais um incentivo para a permanência da cultura no estado", concluiu Brandão. (Mercado do Cacau).