30 de junho de 2014

GEDDEL CRITICA PUBLICIDADE DO GOVERNO

O candidato ao Senado da República pela chapa da oposição, Geddel Vieira Lima (PMDB), disse no domingo (29/6), estar indignado com as propagandas do atual governo da Bahia. "A propaganda só tem efeito quando as pessoas sentem na pele que as coisas realmente estão sendo feitas. Cadê a Ferrovia Oeste-Leste? Cadê o Porto Sul?", indagou. Geddel esteve em Irecê ao lado de Paulo Souto, candidato ao Governo, e Joaci Góes, a Vice, onde participou de um grande encontro com a população e lideranças da região, como o prefeito do município, Luizinho Sobral, e Militão, de Lapão. Sobre as áreas de educação e saúde, disse que "os hospitais públicos só têm fila e nada de atendimento, e ainda contam com uma tal de regulação que é uma verdadeira roleta da sorte; na educação, faltam escolas, creches e um sistema que valorize o professor".

GERALDO É ACUSADO DE DAR CALOTE EM BARBOSINHA E NA AGÊNCIA TEMPO

Geraldo Simões está sendo acusado de dar um calote de quase um milhão de reais ao publicitário Itabunense Barbosa Filho, o Barbosinha, dono da produtora Ação Propaganda e da TV Itabuna, e à agência de publicidade Tempo, de Salvador. Segundo informações, o deputado federal do PT teria emitido dois cheques, de sua conta pessoal, como pagamento pelo serviço prestado durante a campanha eleitoral de Juçara Feitosa, candidata do partido à Prefeitura de Itabuna. Os dois cheques foram depositados e voltaram sem fundos. O calote dado por Geraldo teria trazido sérios prejuízos financeiros a Barbosinha, que deixou de honrar os compromissos firmados, inclusive, com a contratação de 28 profissionais, entre repórter, repórteres, cinegrafistas, editores e pessoal de apoio, para atuar na produção do programa eleitoral de Juçara e Acácia no Rádio e na TV. (www.blogdoricky.com.br.

APENAS 22% DOS JOVENS MAIS POBRES COMPLETAM O ENSINO MÉDIO AOS 19 ANOS

Aos 19 anos, jovens que já deveriam estar na universidade ainda não completaram o ensino médio, apontam dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). E, entre os pobres, apenas 22,4% concluem a escola com essa idade, enquanto entre os 20% mais ricos, a porcentagem é de 84,1%. "Quanto menor a renda, maior a chance de uma criança nessa faixa etária não frequentar a escola", diz Carlos Eduardo Moreno Sampaio, mestre em estatística e diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em artigo publicado no livro O Enfrentamento da Exclusão Escolar, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). No texto, Moreno ressalta que entre 60% e 80% das crianças e dos adolescentes de 4 a 17 anos que não frequentam a escola são de famílias pertencentes aos 40% mais pobres. Para ele, mesmo entre a população de maior renda, a taxa de progressão escolar está muito abaixo do ideal. Mas para ele, programas sociais como o Bolsa Família, e de ampliação da permanência na escola, como Mais Educação, têm contribuído para melhorar o cenário. "A escola tem papel central na superação desses desafios", define. Informações do Ig.

HOMEM MORRE APÓS INFARTO NO ESTÁDIO DURANTE JOGO

Um homem de 69 anos morreu neste sábado (28) após sofrer infarto no estádio onde ocorria o jogo entre Brasil e Chile. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, depois de passar mal dentro do Mineirão, em Belo Horizonte, a vítima foi encaminhada para uma unidade de saúde particular, referência da Federação Internacional de Futebol, a Fifa. O carioca, que tinha histórico de hipertensão e diabetes, deu entrada no hospital às 15h40 e faleceu às 17h45. Durante a partida, o posto médico do Mineirão realizou cerca de 60 atendimentos, que ainda não foram detalhados pela secretaria. Informações do G1.

29 de junho de 2014

POPULAÇÃO DE ITAPÉ RECLAMA DO SUCATEAMENTO DE POSTO DE SAÚDE

Moradores do município de Itapé reclamam da falta de materiais, remédios e médicos no posto de saúde Cândido Bispo. Pacientes que procuram a unidade, são surpreendidos pela falta de profissionais de saúde e instrumentos essenciais no atendimento adequado aos enfermos. Casos de pequena e média complexidade estão sendo encaminhados para o município de Itabuna - BA, que também enfrenta dificuldades no atendimento a população local. Aguns moradores desabafam: "Falta até aparelho de pressão! Será que tenho que ir prara Itabuna pra tirar a pressão?!". O prefeito do município, Pedro Jackson Brandão (Pedrão), tem concedido constantes entrevistas e divulgado propagandas em emissoras de rádios da cidade de Itabuna, em que garante a eficácia no atendimento médico da cidade de itapé, porém as reclamações são constantes, um morador que não quis se identificar, retruca: "Aqui quando estamos doentes usamos o tratamento conhecido como ambulancioterapia, se alguém tá doente, corremos atrás da ambulância para levar pra Itabuna, pois o posto não funciona direito"! Uma senhora reclama numa rede social: "Eu fui no posto e la nao tem nem pracetomou p do di cabeça so tem remedio p vermi chego medico mas nao tem remedio nem terti da gricosi o aparelho de m preçao DISERO Q IA CHEGA AGORA A TARDE ESPERO Q SIM". O município de Itabuna possui uma grande demanda na saúde por conta de prefeitos da região que entendem que cuidar da saúde é comprar ambulância para levar pacientes para outras cidades. È raro casos em que os municípios possuam hospitais ou unidades de saúdes adequadas e funcionando plenamente. O programa Mais Médicos parece ter perdido o fôlego e a solidez, o fracasso esta sendo refletido com a precariedade na saúde nos muncípios baianos de pequeno porte. No entanto as parcerias políticas do período eleitoral, parecem impedir a cobrança por parte dos administradores, aos governos federal e municipal. Por Rádio Cascata.

HOSPITAL DE ITAJUÍPE (BA) PODE SER FECHADO

A saúde do município de Itajuípe está passando por sérias dificuldades administrativas e financeiras. Informações iniciais dão conta de que o Hospital Montival Lucas, único da cidade, pode "fechar as suas portas". Denúncias de moradores que procuram o hospital alertam que procedimentos essenciais como atendimento ambulatorial, internações e procedimentos cirúrgicos estão sendo suspensos. Pacientes que precisam de atendimento médico estão sendo encaminhados para o município de Itabuna (BA), próximo a Itajuípe, e que também enfrenta uma séria crise na saúde. Moradores informam que apenas uma médica, Dra. Maria José, está atendendo no hospital. As unidades de saúde funcionam apenas no período diurno, o que preocupa a população. A crise na saúde itajuipense está acarretando atraso salaria, falta de servidores, falta de medicamentos e materiais essenciais para o atendimento aos pacientes. A prefeita do município, Gilka Badaró, pretende realizar seleção pública para a contratação de mais pessoal. A crise na saúde e a ineficácia do programa Mais Médicos está atingindo vários municípios baianos, que recebem repasses insuficientes para atender a uma grande demanda de doentes. O Saúde na Família também está funcionando de maneira inadequada, o que gera a grande procura por postos de emergência e urgência. Por Rádio Cascata.

28 de junho de 2014

GERALDO E FERNANDO NA LISTA DE POLÍTICOS INELEGÍVEIS

Pelo menos 493 gestores baianos podem ficar inelegíveis em outubro, segundo a lista de responsáveis com contas julgadas irregulares, elaborada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O documento, entregue nesta terça-feira, 24, pelo ministro Augusto Nardes ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, relaciona mais de 6.500 administradores públicos de todo o Brasil que tiveram contas declaradas irregulares, sem possibilidade de recursos. A lista inclui nomes como dos ex-deputados Fernando Gomes (DEM) e Joseph Bandeira (PT), ex-prefeitos de Itabuna e Juazeiro, com três e dois processos, respectivamente. De Itabuna vem ainda outro nome conhecido, o do deputado federal Geraldo Simões (PT), único listado com mandato eletivo entre os baianos, com uma ação. Os julgamentos do TCU foram feitos a partir de 05 de outubro de 2006, os últimos oito anos que antecedem o pleito de 2014, conforme determina a Lei da Ficha Limpa. Os citados, todavia, não necessariamente podem ser considerados inelegíveis. Cabe à Justiça Eleitoral fazer a análise do mérito dos casos. É nessa condição, que não determina a classificação automática como inelegível após aparecer na listagem do TCU, que Geraldo Simões aposta suas fichas. "A Lei da Ficha Limpa fala de contas rejeitadas com dolo e não é esse o meu caso. Tanto que o registro foi aceito na última eleição", defende-se o ex-prefeito de Itabuna. Segundo ele, o único processo registrado contra sua administração se refere a ausência de prestação de contas de um convênio no final da década de 1990. "O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) considerou o caso prescrito e eu ainda tenho um pedido de reconsideração aceito pelo TCU", argumenta Simões, candidato à reeleição para a Câmara Federal. Procurados, os ex-deputados Fernando Gomes e Joseph Bandeira não foram localizados para comentar a presença na listagem de contas irregulares emitida pelo TCU. EX-PREFEITOS - A maior parte dos gestores públicos que aparecem na listagem do TCU são ex-prefeitos de cidades do interior da Bahia. Quem aparece com o maior número de processos é o ex-prefeito de Porto Seguro, Ubaldino Pinto (PMDB), totalizando 11 ações irregulares no tribunal. Na segunda posição, o ex-prefeito de Ibirapitanga, Ruiverson Barcelos, figura com condenações em 10 processos. Entre os ex-parlamentares há ainda o caso do ex-deputado federal Fernando de Fabinho (DEM), ex-prefeito de Santa Bárbara. Também com uma única ação constando na lista, Fernando de Fabinho foi condenado por um convênio com a Funasa, em 1994 e, como a última decisão do processo aconteceu após outubro de 2006, mantém-se a possibilidade de inegibilidade. A família Argolo, do deputado federal Luiz Argolo, aparece duplamente na listagem do TCU. O pai dele, Manoelito Argolo, ex-prefeito de Entre Rios, e o irmão do parlamentar, Manoelito Argolo Júnior, ex-prefeito de Cardeal da Silva, constam entre os administradores públicos com contas declaradas irregulares pelo tribunal. A lista com mais de 6.500 nomes, entretanto, não é definitiva. De acordo com o TCU, nomes podem ser incluídos a medida que novos julgamentos forem feitos pelo tribunal e alguns podem ser excluídos, caso o responsável deixe de se enquadrar nos critérios legais. A relação foi extraída do Cadastro de Contas Julgadas Irregulares (Cadirreg). Inclui dados de pessoas jurídicas e físicas, detentoras ou não de cargo ou função pública, que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo TCU, em qualquer época.

PV SELA APOIO NA BAHIA A PAULO SOUTO

O PV bate o martelo, neste sábado (28/6) em seu apoio a Paulo Souto (DEM) ao governo do estado, Joaci Góes a vice e o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) ao Senado. Os verdes se encontram pela manhã, no hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares, em Salvador. Estarão presentes Eduardo Jorge e Célia Sacramento, escolhidos por aclamação na Convenção Nacional do PV, realizada em Brasília no dia 14 de junho, como chapa para concorrer ao governo federal nas eleições. Outro acordo que será referendado, além do apoio majoritário, será o da coligação proporcional com os partidos PPS, PSDC, PRP, PTdoB e PTC. No total, serão 34 candidatos a deputado estadual e 14 candidatos a deputado federal, dados já adiantados pela Tribuna. Entre os postulantes ao Legislativo, figuram nomes como o vereador Marcel Moares, do apresentador e jornalista Uziel Bueno e do ex-secretário de Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes. Nesta semana, em conversa, o presidente do PV e prefeito de Licínio de Almeida, Alan Lacerda, além de declarar boas expectativas quanto à convenção e classificou a divisão partidária da proporcional, principal foco dos verdes, como justa. Para Lacerda, a medida auxilia o trabalho dos menores, por conta da desenvoltura política com musculatura do chapão, composto dos partidos maiores e com maior número de políticos com mandatos. "Eu acho que será benéfico, pois poderemos ter uma boa desenvoltura eleitoral. A formação foi justa e, inclusive, beneficia também a majoritária. São dois níveis de desempenho eleitoral. Em tese, tudo só se define no final, mas os partidos menores podem disputar com mais força e sem o receio de serem engolidos pelas grandes legendas. A estimativa é que nós da coligação possamos fazer entre quatro a cinco estaduais e até mais de um federal", ressaltou. Por Tribuna da Bahia.

GLOBO GRAVA BEIJO GAY NA NOVELA "EM FAMÍLIA"!

A Globo divulgou na tarde desta sexta-feira (27) fotos do beijo gay entre as personagens Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) na novela "Em Família". O romance entre elas acontece há vários capítulos, mas até agora as duas só trocaram beijos no rosto, abraços carinhosos e carícias. Manoel Carlos já havia avisado que escreveria duas cenas diferentes de beijo. Um selinho romântico, este das fotos, e um beijo mais acalorado. A cena prevista para ir ao ar na segunda-feira (30) foi gravada na quinta-feira (26) por votla das 19h. Ao contrário do que aconteceu com o beijo entre Félix (Mateus Solano) e Nico (Thiago Fragozo) em "Amor à Vida", neste caso não houve esquema especial no estúdio com proteção contra um eventual vazamento de informação. Tudo foi gravado dentro do que é feito diariamente no Projac. Giovanna e Tainá ensaiaram o beijo algumas vezes antes da gravação, sempre com selinho. As duas estavam bem tranquilas, aliás, vestiram a camisa do casal da trama até fora das cenas, sempre defendendo o amor entre Marina e Clara.

PSB OFICIALIZA CANDIDATURA DE CAMPOS E MARINA

O PSB acaba de formalizar a candidatura de Eduardo Campos e Silva à presidência da República. Durante a convenção que oficializou a aliança sobraram críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff. Ao entrar no auditório da convenção, Campos foi recebido pela militância jovem do PSB com gritos contrários à reeleição da presidente Dilma Rousseff. "Ei, Dilma, sai pra entrar Dudu", diziam os militantes. "A Dilma no governo o povo não quer mais, xô satanás, xô satanás", emendavam. "Ô Dilma, pode esperar, a sua hora vai chegar", cantavam outros. Um vídeo sobre a trajetória política de Campos e Marina e da construção da aliança foi apresentado. A aliança destacou que os dois enfrentaram a máquina dos adversários e foram bem sucedidos na eleição de 2010, ela na ocasião candidata à Presidência da República e ele governador reeleito de Pernambuco. Os partidos aliados também fizeram discurso no evento. Laércio Benko, do PHS, disse que "o prazo de validade" de Dilma no governo está acabando. "Quando o prazo de validade vence, o cheiro começa a ficar ruim", declarou. Já Ovasco Resende, do PRP, afirmou que pela primeira vez a sigla está disputando uma eleição presidencial "de verdade", que não são membros "de uma coligação de faz de conta". Sérgio Torres, do PPL, disse que terão de derrotar o que existe de pior no PT e no PSDB. Segundo ele, a política econômica dá tudo para bancos e não deixa espaço para o crescimento do País. "Não adianta tentar esconder esse retumbante fracasso", concluiu. O presidente do PPS, deputado federal Roberto Freire, disse que o País acompanha um processo de degradação política, com uma "salada de partidos" se juntando e dando péssimos exemplos de fisiologismo. "São 39 ministérios se ajustando para tempo de televisão", discursou, ressaltando que é preciso firmar aliança distinta deste processo. Para Freire, a economia vive um momento "medíocre" e que prevaleceu nos últimos anos um populismo fácil "despreocupado com as futuras gerações". Ele destacou o risco de perda de conquistas nos últimos anos no País "O Brasil experimentou eleger poste e deu no que deu. A fatura veio e veio muito pesada".

VEM VAIAS AÍ: DILMA ENTREGARÁ O TROFÉU DA COPA

A preocupação com vaias não irá impedir que a presidente do país Dilma Rousseff entregue a taça da Copa do Mundo 2014 ao campeão, na cerimônia de encerramento do torneio. O jogo decisivo será no dia 13 de julho, no Maracanã, no Rio de Janeiro. De acordo com o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, Dilma entrará para fazer a entrega ao lado do mandatário da Fifa, Joseph Blatter. Antes, a taça será carregada até o local pela modelo brasileira Gisele Bundchen e pelo jogador espanhol Carles Puyol, que foi campeão em 2010. Aldo Rebelo, ministro do esporte, revelou que a decisão de Dilma participar do evento já havia acontecido anteriormente: "Nunca houve essa possibilidade (de Dilma não entregar o troféu). A participação da presidente na abertura e na final esteve assegurada desde o primeiro momento", alegou, ao jornal Estado de São Paulo. Dilma e Blatter foram vaiados no primeiro jogo do torneio. Mesmo assim, Rebelo acredita que a situação entre as autoridades e a população foi amenizada com a competição: "Houve uma trégua. (A Copa conseguiu) absorver as energias das insatisfações."

SUÁREZ EXPLICA MORDIDA: "DESEQUILIBREI E BATI MEU ROSTO"!

Fora da Copa do Mundo, Luis Suárez tenta explicar o lance que foi responsável por tirá-lo do torneio. Em carta apresentada à Fifa como parte de sua defesa no julgamento, ele nega que tenha mordido o italiano Chiellini: "Eu me desequilibrei e bati meu rosto". O documento cedido pela Fifa foi divulgado pelo jornal Estado de São Paulo deste sábado. "No momento do impacto, que me fez dobrar os joelhos, eu perdi meu equilíbrio e acabei caindo sobre o oponente. Neste momento bati meu rosto contra a do jogador, deixando um pequeno hematoma e uma forte dor nas peças dentais, que determinou que o juiz parasse o jogo. Isso é o que aconteceu e em nenhum caso aconteceu o que se descreve como morder ou tentar morder", defendeu-se Suárez. A Fifa, por outro lado, entendeu que a pena aplicada foi justa porque Suárez não mostrou arrependimento e também porque ele já era reincidente. Entretanto, o próprio Chiellini, que foi mordido, considerou a punição "exagerada". O atacante do Liverpool não poderá jogar nas próximas nove partidas do Uruguai. Ele também está suspenso de todas as atividades relacionadas ao futebol por quatro meses. Assim, ele está fora da Copa e já pegou avião de volta para Montevidéu. As informações do uol.

27 de junho de 2014

VANE SE IGUALA A BRUTUS, JOSÉ SILVÉRIO E JUDAS

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), abandonou a cidade hoje, para participar da convenção que homologa o nome de Rui Costa como candidato do PT ao governo baiano. Com isto ele despreza o município que Rui Costa e Jaques Wagner abandonaram durante quase oito anos e trai seu próprio partido. O PRB, que é comandado na Bahia pelo deputado federal Bispo Marinho, apoiará a candidatura de Paulo Souto (DEM). Esta posição do prefeito contrapõe a lógica de um processo eleitoral, que o colocará numa situação complicada, de ter que estar no palanque do seu partido, para apoiar seu candidato a deputado federal, onde estarão os candidatos majoritários que foram traídos por ele. Será constrangedor e inexplicável. Vane traiu o povo itabunense, que esperava dele o bom senso de se rebelar nestas eleições contra o governo petista, que sempre tratou Itabuna como cidade excluída do planejamento e do aporte de recursos, obras e verbas, tratando-a como cidade fora do mapa da Bahia.  Vane se aliou aos verdugos do seu povo e agiu como o coronel Joaquim Silvério dos Reis, que traiu os inconfidentes mineiros e foi responsável pela morte de Tiradentes; Marcus Junius Brutus, que apunhalou pelas costas seu primo Júlio César e demonstrar o quanto Vane não age correto com os princípios partidários, ele também pode ser comparado a Judas Iscariortes, que não traiu 'simplesmente' uma pátria, um partido ou uma ideologia. O mais famoso traidor da história é até hoje lembrado como o sujeito que deu uma rasteira no filho único do Todo-Poderoso. E pior: segundo a Bíblia, Judas entregou Jesus Cristo aos soldados romanos em troca de míseras 30 moedas de prata. Arrependido, o apóstolo tentou devolver o dinheiro e voltar atrás, mas já era tarde. Cristo foi crucificado e Judas, culpado, suicidou-se. Não há pretensão de se querer tal fim para Vane, mas sua traição ao PRB e aos itabunenses vão fazer a cidade ter mais uma causa para fomentar o costume de “malhar” o Judas no sábado de Aleluia (o que vem antes do domingo de Páscoa).

GERALDO SIMÕES APARECE NA LISTA DO TCU COM INELEGÍVEL ATÉ 2021

O ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões (PT), apareceu na lista que o Tribunal de Contas da União (TCU) enviou para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A lista é composta por mais de 6.500 responsáveis com contas julgadas irregulares. O julgamento das contas pelo TCU como irregulares, exauridas as possibilidades de interposição de recurso, acarreta implicações aos respectivos gestores. Uma delas é a inclusão do seu nome em lista elaborada pelo TCU para subsidiar eventual declaração, pela Justiça Eleitoral, da inelegibilidade desse cidadão. No popular, o político que aparece na lista é ficha suja. Geraldo Simões tem cinco processos transitados e julgado e não são mais passíveis de interposição de recurso. Com isso ele fica inelegível até 2021. Geraldo esta se articulando com a possibilidade de ser candidato a reeleição em 2014, mas com essa lista do TCU ele deve apertar o freio e então revelar o verdadeiro motivo da candidatura do seu primogênito.

TRINDADE “MANTÉM” PLÍNIO ADRY COMO SECRETÁRIO DE SAÚDE

O PC do B de Itabuna exige a exoneração do Secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, como compensação pela demissão do Secretário de Saúde, Plínio Adry. Entretanto, o prefeito, Claudevane Leite (PRB já definiu que “Trindade é secretário imexível” e deverá permanecer até o término do seu governo. Não há dúvida sobre Trindade está entre os assessores mais próximos e prestigiados de Vane do Renascer. Este impasse é que tem mantido Plínio no cargo. Os comunistas se aproveitam desse compadrio entre Vane e Trindade, para tentar manter Plínio no cargo, ou barganhar outro nome do seu interesse. O prefeito já anunciou prazo de validade para Plínio: ele ficará no cargo até o dia 30 de junho e o próprio secretário demissionário até já teria esvaziado a gaveta do seu gabinete. Na lista dos prováveis sucessores, estão, o médico Almir Gonçalves, que tem apoio do prefeito e de mais dois fortes secretários: Oton Matos (Controladoria) e Marcos Cerqueira (Fazenda) ed a deputada estadual Ângela Souza (PSD); o médico e empresário Eduardo Fontes, que conta com simpatia do vice-prefeito, Wenceslau Júnior (PC do B), mas é nome rejeitado pelo prefeito, por causa da confusão envolvendo a licitação que escolheu empresa para administrar a Zona Azul; e “correndo por fora”, está a alternativa do nome do atual dirigente do Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, que tem chancela do ex-secretário estadual de Saúde, Jorge Solla.

25 COMARCAS PODEM SER DESATIVADAS, 8 SÃO DO SUL DA BAHIA

O Tribunal de Justiça pode desativar 25 comarcas do interior baiano. O presidente do tribunal, Eserval Rocha, pode fechar os fóruns por ato administrativo, segundo a direção do Sinpojud, Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário. Caso a proposta seja executada, 8 municípios do sul e do extremo-sul ficarão sem Fórum. São eles: Aurelino Leal, Ibicuí, Ibirapitanga, Itapebi, Itapitanga, Nova Canaã, Pau Brasil e Santa Luzia. Os outros Fóruns estão estão localizados nos municípios de Abaré, Antas, Baixa Grande, Belo Campo, Boa Nova, Boquira, Capela do Alto Alegre, Cocos, Conceição de Feira,Jaguaripe, Jiquiriçá, Milagres, Nova Fátima, Paratinga, Rio de Contas, Tanque Novo e Wanderley. Todos os processos nestes municípios serão encaminhados para comarcas de cidades vizinhas. Há pouco mais de 3 anos o Tribunal de Justiça desativou 45 comarcas em todo o estado, durante a gestão da desembargadora Telma Brito. Para o Sinpojud, a decisão prejudicou ainda mais o acesso à justiça nos pequenos municípios. Tornou-se um verdadeiro retrocesso. Os servidores do judiciário também foram prejudicados com a mudança do local de trabalho. Em 2010, o Fórum da Comarca de Itapitanga foi inaugurado pelo desembargador Carlos Alberto Dutra Cintra, representando a Presidente do Tribunal de Justiça da época, a desembargadora Telma Brito. Vale lembrar que essa obra custou mais de um milhão de meio de reais, dinheiro do contribuinte. Caso se confirme o fechamento, pra que servirá esse prédio? Será um grande retrocesso para a nossa comunidade. Essa não é a primeira vez que o Tribunal de Justiça ameaça fechar a comarca de Itapitanga, em 2002 surgiu a primeira ameaça e estava na relação para ser fechada; em 2011 também, e agora volta a ser ameaçada novamente. Creio que é hora de unir forças para evitar esse enorme prejuízo para a nossa comunidade que não abrirá mão da casa da cidadania. Por Pabllo Nascimento.

LEONELLI REJEITA POSIÇÃO DE RUI SOBRE DESEMPENHO DE LÍDICE

As declarações dadas pelo candidato petista Rui Costa, de que a candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) não iria “decolar”, não agradou em nada aos ex-aliados do PSB. No almoço com jornalistas, anteontem, o petista disse não acreditar no crescimento da candidatura socialista ao longo da campanha no estado. “O PSB ainda tem pouca capilaridade no estado. Tenho a convicção de que não haverá essa terceira via”. O candidato do governador Jaques Wagner (PT) também disse acreditar numa campanha polarizada entre o DEM e o PT. “Ela vai desidratar não por falta de qualidade, mas as pessoas vão migrar para o voto útil. Vão dizer: ‘Estou aborrecido com essa turma aí, mas entre essa turma e voltar ao que era (Paulo Souto), eu prefiro que eles (governistas) fiquem’”, disse. Ainda, segundo ele, esse será o pensamento inclusive de alguns que querem votar em Lídice, mas que na hora decidirão por ele. O coordenador do programa de campanha de Lídice e pré-candidato a deputado federal, Domingos Leonelli (PSB), rebateu as falas do petista. O socialista, confiante, enalteceu o nome da senadora e afirmou que a atual conjuntura levará Lídice ao segundo turno e à sua vitória nas urnas em outubro, mês do pleito. “Acho estranho que Rui esteja interessado em desidratar a Lídice, quando deveria, como a opinião dos demais, inclusive de cientistas políticos, estar dando graças a Deus, pois ela possibilita a chances de segundo turno. Lídice vai para o segundo turno e vai ganhar a eleição com toda certeza”, afirmou. Durante sua resposta, Leonelli lembrou que o “voto útil” mencionado por Costa será vinculado à imagem da senadora e não do petista, e sentenciou que a vontade de polarização é nutrida pelo concorrente. “Ladeira que dá em Chico, a gente dá em Francisco. Além de Rui Costa reconhecer a possibilidade do voto de insatisfação com o governo Jaques Wagner que o atinge diretamente, o voto útil a que ele se refere, vai migrar para Lídice, não para ele. Com essa ansiedade, essas declarações, tanto dele quanto de outros dirigentes petista, dão a entender que eles preferem perder a eleição para a direita, com o ex-governador Paulo Souto (DEM), do que para a própria esquerda. A polarização é um desejo dele”, disse o socialista. Por Política Livre.

ESCRITOR SE REFERE AO NORDESTE COMO ‘BOSTA’ E CHAMA CRÍTICOS NORDESTINOS DE ‘BABACAS’

O escritor e historiador Eduardo Bueno foi alvo de críticas na internet ao chamar o Nordeste de uma região de “bosta” durante o programa 'Extraordinários', na madrugada da última quinta-feira (19). A gafe aconteceu quando ele falava sobre o processo de refino de açúcar no Brasil Antigo. Logo em seguida ele afirmou que a expressão usada fazia parte de uma piada, mas após o caso ganhar repercussão ele passou a ser criticado nas redes sociais. No site 'Petição Pública', foi feito um pedido para que a Procuradoria Geral da República instaure um processo criminal contra Bueno. Em outra edição do programa 'Extraordinários', que é exibido durante a madrugada, o historiador reclamou das críticas que havia recebido na internet. Em tom nervoso, ele disse que declara guerra ao nordestino babaca. "Eu conjuro todos os nordestinos verdadeiros, que amam o nordeste que nem eu", gritou Bueno. "Pra encher meu saco em rede social, para entrar com protesto contra mim, tem que ter lido pelo menos quarenta livros sobre o Nordeste", disse Bueno em sua defesa, citando autores que escreveram sobre a região. "Eu fiz mais pelo Nordeste que todos vocês que são babacas", concluiu. Por Bahia Notícias

NOITE DE GALA PARA A ESCOLHA DOS MELHORES DA COMUNICAÇÃO DE ITABUNA

Foi realizado na noite desta quinta feira, no auditório da FTC de Itabuna, o Prêmio Top de Rádio 2014, com a entrega do Troféu Imprensa. A votação foi realizada pelos próprios comunicadores e empresários da cidade de Itabuna. A Rádio Jornal de Itabuna, levou a maior premiação, seguida da Rádio Difusora Sul da Bahia.

RÁDIO JORNAL
Melhor Diretor de rádio: Marcos Luz
Técnico de Áudio matutino : Cosme Denilson
Apresentador programa rural : Rivamar Mesquita
Melhor programa Esportivo matinal: Resenha Um- Manoel Messias
Apresentador das 11:00 as 12:00 hs: Nadson Monteiro
Equipe de Esportes do Meio Dia: Raudney Amaral, Luiz de Zuza, Adaílton Prado, Luis Alves.
Apresentador das 14:00 as 15:00 hs : Costa Filho
Apresentador das 15:00 as 16:00 hs: Jarles Soares
Apresentador programa policial : Paulo Leonardo e Oswaldo Bispo
Equipe Esportiva das 18:30- Vitório Serra
Resenha Noturna- Jogo Aberto- Wesley Souza e equipe
Noticiarista: Karla Menezes
Apresentadora de sábado, das 9:00 as 10:00: Luiza Couto
Repórter do Pronto Socorro: Alana Thais
Repórter de Rua: Sonia Amorim
Melhor Equipe de Esporte: Raudney Amaral, Luiz de Zuza, Vitório Serra, Manoel Messias, Marcelo Soares, Luis Alves José Hamilton, Jota Hage, Wesley Souza, Gedeon Dias, Adailton Prado e Calazans Silva.
Melhor Site de rádio : Rádio Jornal
Apresentadora AM: Jaqueline Mendes

RÁDIO DIFUSORA
Operador de áudio a tarde :Iran Roberto
Apresentador informativo :Orlando Cardoso e Silmara Souza
Apresentador das 9:00 as 10:00- Caca Ferreira
Programa Informativo das 10:00as 12:00 de sábado -Roberto de Souza
Melhor programa Noturno- Roberio Nunes
Apresentador aos domingos das 7:00 as 9:00 hs -Djalma Silva

RÁDIO NACIONAL
Informativo do Meio Dia -Joel Filho e Paulo Lima
Operador noturno- Souza Pina
Apresentador dominical das 4:00 as 6:00 hs - Ciro Sales
Repórter Policial -Carlos Barbosa
Informativo matinal aos sábados: Ederivaldo Benedito
Apresentador das 10:00 as 11:00 hs -Hélio Fonseca

(Por Paulo Leonardo - vermelhinho)

26 de junho de 2014

HOJE TEM PRÊMIO TOP DO RÁDIO EM ITABUNA

O Prêmio TOP do Rádio 2014, vai acontece hoje, às 19 horas no Auditório da FTC. Uma Comissão composta por 200 integrantes irá eleger os programas de rádio AM de maior audiência em Itabuna. Também serão homenageados ícone da comunicação radiofônicas e entre eles estarão Vily Modesto, Waldenir Andrade e Milton Menezes. Todos os programas das três emissoras de rádio AM de Itabuna, estão concorrendo a troféus personalizados. O evento será aberto ao público e ao seu término será servido um coquetel. A promoção é do Programa Sem Papas Na Língua, que é apresentado pelo radialista Val Cabral. Esta é a primeira edição deste Prêmio, que surge para valorizar e reconhecer os campeões de audiência no rádio itabunense.

25 de junho de 2014

O GOL CONTRA DO CAPITÃO AZEVEDO

Quando o círculo político sulbaiano, aguardava o anuncio da candidatura do ex-prefeito, Capitão Azevedo (DEM), para o cargo de deputado federal, ele surpreende e surge com a pretensão de se candidatar para deputado estadual. Contrariando a lógica, ele parte para uma jogada onde todos os seus aliados perdem e seus principais adversários ganham. Com Azevedo no páreo, os grandes perdedores são os deputados Augusto Castro (PSDB) e Coronel Santana (PTN). Também perde Valci Serpa (PT do B), Aldenes Meira (PC do B), Glebão (PV) e Ângela Souza (PSD). Os maiores beneficários desta posição do Azevedo, são aqueles a quem seu grupo político mais se opõe: Geraldo Simões (PT) e Davidson Magalhães (PC do B). As oposições estão órfãs de candidaturas a deputado federal em Itabuna e cidades que a circundam. Azevedo, mais uma vez, dá sinais de egoísmo, inutilidade e destrambelhamento políticos. Sua candidatura só serve aos interesses de Geraldo e Davidson e a hipótese de que mais uma vez Itabuna sairá prejudicada das urnas. Ridículo... simplesmente deprimente e lamentável.

24 de junho de 2014

PROSTITUTA COBRAM R$ 5 MIL NO DF

Antes, durante e após a vitória do Brasil sobre Camarões por 4 a 1, que garantiu vaga da Seleção para enfrentar o Chile nas oitavas de final da Copa do Mundo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, um grupo de cinco prostitutas tentava fazer uma goleada em suas próprias contas bancárias. Enquanto a bola rolava no gramado, as moçoilas estavam posicionadas no entorno da arena à espera de clientes, de preferência estrangeiros. Vestidas com tops, saias curtas ou calça legging, saltos altíssimos e seios turbinados com silicone quase à mostra, elas partiram para o ataque. O alvo principal eram os gringos, que seriam "mais educados" e teriam maior poder aquisitivo. "Eu cobro R$ 5 mil para eles. Por menos, é muito aborrecimento", revelou a garota identificada como Márcia, de 31 anos, ao UOL Esporte. Baiana de Barreiras, no oeste do estado, e moradora de Bilbao, a profissional do sexo regressou à capital federal depois de uma turnê de pouco mais de um ano na cidade espanhola especificamente para lucrar com o Mundial. "Se eu falar que me mudei para a Europa para lavar prato é mentira. Eu faço isso lá mesmo", conta, ao lamentar não ter acesso aos jogadores. "Com essas pessoas a gente não consegue. Esse pessoal já tem esquema com modelos. Já mandam chamar as modelos de fora. Quem fica na rua não tem entrada não", resmungou. Em busca, segundo ela, de "trabalho e diversão", Márcia e as amigas partiram para a Fan Fest realizada em Taguatinga. Com a euforia provocada pela goleada brasileira, pelo menos nos arredores da praça esportiva, o seu time ficou no zero a zero. (Bahia Notícias)

BRASIL É FAVORITO NAS CASAS DE APOSTAS DO MUNDO INTEIRO

A seleção brasileira é franca favorita nas casas de apostas para vencer a Copa do Mundo, após a goleada por 4 a 1 sobre Camarões. No Bet365, um dos sites de apostas de maior tráfego na Europa, a cotação do Brasil que pagava € 4,33 para 1 passou a premiar o apostador com € 4 para cada um colocado no país. Quanto maior o prêmio, menor o favoritismo. A cotação cai porque a possibilidade de ganhar a Copa aumenta e a casa quer pagar prêmio menor. Nesse mesmo site, quem colocar um euro na Argentina ou na Alemanha leva para casa € 5, caso acerte o palpite. Na Sportingbet, empresa do grupo britânico GVC que atraiu € 1,17 bilhão em apostas em 2013 a seleção verde-amarela, que estava pagando € 4,40 para 1, agora está cotada a € 3,75. Argentina e Alemanha também pagam € 5 para 1. O time de Luiz Felipe Scolari segue como o favorito ainda entre os apostadores da William Hill líder no mercado britânico por número de apostas , pagando 4 libras de prêmio para cada libra apostada, ou 4 para 1, a frente da Argentina, que paga 5 para 1. Nas três casas de apostas, Inglaterra e Espanha, já eliminadas deixaram as listas de candidatas ao título. França e Holanda subiram no ranking das cotações, pagando agora entre € 8 e € 10 para cada euro apostado nessas equipes.(OG)

CHAPA DE OPOSIÇÃO MOTIVA UNIÃO ENTRE ADVERSÁRIOS HISTÓRICOS

A união das oposições para disputar o governo estadual nas eleições deste ano vem estimulando a formação de alianças entre adversários políticos históricos na Bahia. Oponentes de longas datas em Porto Seguro, os ex-prefeitos do município Ubaldino Jr. (PMDB) e Jânio Natal (PRP) passaram por cima de diferenças ideológicas para reforçar a chapa dos pré-candidatos Paulo Souto (governador), Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador) no pleito deste ano. Em Itapetinga, José Otávio (DEM) e Michel Hage (PMDB), antigos rivais, também foram inspirados pela aliança oposicionista no plano estadual. A mesma situação foi observada no município de Cabaceiras do Paraguaçu, onde os ex-prefeitos Aurino Oliveira (PMDB), Professora Romildes (PMDB) e João Batista (DEM) somaram forças e passaram a apoiar a chapa liderada por Souto. Para o pré-candidato ao governo, o mesmo sentimento político que divide os representantes de diferentes matizes ideológicos é capaz de unir as pessoas quando o amor pela sua terra fala mais alto. "É o amor à Bahia e a esperança na mudança dos rumos do nosso estado que nos motivam a trabalhar juntos na construção.

23 de junho de 2014

O ESTADO É CUMPLICE DOS CRIMES QUE ACONTECEM NA BAHIA

Há anos impera no Brasil a ideologia infundada de que a criminalidade e a violência são fruto da desigualdade social e da pobreza. Algo como se todo pobre fosse impelido ao crime, enquanto os abonados, embora malvados capitalistas, se distanciam dos atos criminais. Os adeptos desse pensamento apenas esquecem, propositalmente ou não, de que cometer um crime é e sempre será uma escolha individual e consciente, independente da classe social. A diferença entre ricos e pobres é que, os primeiros, quando decidem cometer crimes, escolhem o estelionato, as falcatruas, a corrupção, a gestão fraudulenta, as licitações forjadas e, não raramente, acabam na política. Os pobres, por pura falta de outros instrumentos ou acessos, "metem o três oitão na cintura" e vão para a rua assaltar. Todos eles, porém, são criminosos e caberia ao poder público, ao "Deus-Estado", fazer valer a lei e puni-los indistintamente, na proporção de seus delitos. Sabemos, todavia, que isso não acontece nem para pobres, muito menos para os ricos, ainda mais se estes fizerem parte da estrutura do status quo. E então a ideia da determinação do meio social vai, comodamente, sendo aceita, favorecendo, pela falta de combate, a expansão vertiginosa da violência criminal. A sociedade, em seus mais diversos segmentos, parece apática, sem esboçar reação. Faço aqui uma acusação: o estado é cúmplice! Cúmplice de cada homicídio, de cada estupro, de cada roubo e de cada furto que ocorre hoje na Bahia. Em que me pauto para afirmar isso? Ora, quem tem o instrumental e chama para si o monopólio da segurança pública, ao não tomar as medidas necessárias para impedi-los, é cúmplice, no mínimo, por omissão!

A EDUCAÇÃO É O ÚNICO CAMINHO PARA TUDO DAR CERTO

O ano de 2014 demandará toda a atenção dos brasileiros. Os focos de distração serão bem atraentes, em especial a mobilização em torno da Copa do Mundo. Mas vale lembrar outro grande evento que deve levar à reflexão sobre o que realmente importa: em outubro, haverá eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. E o que não falta são problemas para serem debatidos não apenas pelos candidatos, mas principalmente pelos eleitores, sendo que a educação é o principal deles. A deficiência educacional não tem impactos apenas pedagógicos, mas gera ondas progressivas de danos, como uma pedra lançada ao lago. Um estudante mal formado entra no ensino médio já com incapacidade para acompanhar as matérias cada vez mais complexas. Basta um exercício prático: imagine o aluno médio de 15 anos, escrevendo o português completamente errado?. Lance-o três anos à frente. Como assimilará as obras de Guimarães Rosa? Como calculará as complexas matrizes ou reações químicas? Outro salto no tempo, o estudante chega à faculdade e, alguns anos depois, está às portas do mercado de trabalho, enfrentando as dificuldades de conquistar o primeiro emprego. Muitos conseguirão compensar as deficiências do ensino com um dedicado autodidatismo, mas outros tanto dependerão de competências e habilidades que somente poderão adquirir se forem beneficiados pela oportunidade de capacitação prática propiciada por programas de aprendizagem e de estágio. Mas, no final da história, quem paga a conta é o país, cujo desenvolvimento sustentável depende diretamente da qualificação de seu capital humano. Assim, independentemente do partido e do cargo a ser ocupado pelo candidato eleito e de quem ganhar a Copa , a educação deve ser a prioridade.

PRISÃO NA NORUEGA É COMPARADA A HOTEL

Em algumas unidades prisionais da Noruega, o conceito de prisão modelo é levado ao extremo. Características do sistema penitenciário local, como prisões para poucos detentos, estímulo ao trabalho, instalações carcerárias adequadas e projetos de ressocialização do sentenciado, fazem algumas prisões chegarem a ser comparadas a hotéis. Uma das mais famosas sem dúvida é Halden, que já foi chamada pela imprensa europeia de "a prisão mais humana do mundo". Ela é a "menina dos olhos" do programa norueguês de encarceramento, que se diz focado na "reabilitação" dos presos, e não em sua "punição". Nessa prisão, não há celas superlotadas. Na verdade, os detentos ficam em quartos individuais equipados com televisor, frigobar, escrivaninha e banheiro privado. Nas janelas, não há grades, mas sim uma vista para um bosque próximo ao complexo. Ela abriga criminosos considerados perigosos condenados por crimes como homicídio, tráfico de drogas e violência sexual e está longe de ficar superlotada: foi projetada para abrigar cerca de 250 detentos (e dificilmente atinge essa marca) e tem quase 350 funcionários para cuidar deles. A comparação com um hotel é comum, mas irrita boa parte dos presos. Semelhante ao que ocorre nas Associações de Proteção e Amparo aos Condenados (Apacs) brasileiras, apenas sentenciados que já estiveram em outras prisões dizem sentir-se felizardos por estarem lá. ILHA - Também na Noruega, a prisão de Bastoy, para sentenciados de baixa periculosidade, faz os detentos cumprirem pena como se vivessem em uma pequena vila. A comunidade possui 80 edifícios, ruas, plantações, um campo de futebol, uma escola, igreja, lojas e até praias. A gestão da prisão tenta seguir uma visão sustentável, adotando inclusive ações para diminuir as emissões de CO2. Mas nem todas as prisões do país seguem modelos como esses. Ainda assim, mesmo as prisões "normais" não se comparam à realidade de superlotação e da falta de infraestrutura de algumas unidades brasileiras, como Pedrinhas, no Maranhão, o presídio Central de Porto Alegre ou os Centros de Detenção Provisória de São Paulo.

DEPUTADO DIZ QUE PT NÃO É PARTIDO QUE MERECE CONFIABILIDADE

O deputado estadual Luciano Simões (PMDB) participou do programa O Sistema é Bruto, da Tudo FM, e conversou com o jornalista Uziel Bueno sobre a relação com o governo petista, a questão da segurança pública na Bahia, eleições, dentre outros assuntos. Simões reafirmou que o PMDB, não só da Bahia como de vários outros estados, não vai marchar com a presidenta Dilma nas eleições deste ano. "Quem deve recepcionar a presidenta Dilma aqui é o PT. O PMDB está retribuindo o que recebeu nas eleições passadas. O PT não é um partido que merece confiabilidade", disse o deputado. O parlamentar lamentou ainda a extrema violência que vive a Bahia e afirmou que esta situação não pode ser atribuída aos policiais e sim ao governo. Ele elogiou a equipe à frente da Secretaria de Segurança Pública, que apesar de competente fica de mãos atadas por falta de recursos. "Nós temos uma boa equipe de delegados, o secretário é, indiscutivelmente, um homem competente, mas não é prioridade do governo colocar recursos. Falta estruturação e prioridade por parte do governo", declarou Simões.

IGREJA UNIVERSAL É PROIBIDA DE FUNCIONAR EM ANGOLA

O governo de Angola baniu a Igreja Universal do reino de Deus do país. Segundo o governo, ela pratica "propaganda enganosa" e "se aproveita das fragilidades do povo angolano", além de não ter reconhecimento do Estado. "A Igreja Universal é um problema em Angola, ela brinca com as fragilidades do povo angolano e faz propaganda enganosa", disse Rui Falcão, secretário do birô político do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e porta-voz do partido, que está no poder desde a independência de Angola, em 1975. Cerca de 15% da população angolana é evangélica, fatia que tem crescido, segundo o governo. Em 31 de dezembro do ano passado, morreram 16 pessoas por asfixia e esmagamento durante um culto da Igreja Universal do Reino de Deus em Luanda. O culto reuniu 150 mil pessoas, muito acima da lotação permitida no estádio da Cidadela. O mote do culto era "O Dia do Fim", e a igreja conclamava os fiéis a dar "um fim a todos os problemas que estão na sua vida: doença, miséria, desemprego, feitiçaria, inveja, problemas na família, separação, dívidas." O governo abriu uma investigação. Em fevereiro, a Universal foi fechada no país. Mas a igreja poderá voltar a funcionar com fiscalização dos ministérios do Interior, Cultura, Direitos Humanos e Procuradoria Geral da Justiça. "Essa igreja não obterá reconhecimento do Estado, e vai continuar impedida de funcionar no país", disse Falcão. "Ela é apenas um negócio." Segundo Falcão, a força da Igreja Universal em Angola desperta preocupação. "Ela fica a enganar as pessoas, é um negócio, isto está mais do que óbvio, fica a vender milagres."

AUGUSTO CASTRO ACHA QUE HÁ APATIA DO POVO NESTAS ELEIÇÕES

O Deputado Estadual Augusto Castro (PSDB), chamou a atenção para um dado da pesquisa divulgada ontem pelo Ibope: 26% da população não está interessada nas eleições de outubro, quando os brasileiros irão às urnas para eleger presidente, governador, senador e deputados. Conforme a pesquisa, 16% dos entrevistados disseram estar "muito interessados" nas eleições deste ano, 29% responderam "interesse médio" e 29% avaliaram ter "pouco interesse". Augusto aponta percentuais que parecem indicar uma apatia generalizada das pessoas. Entretanto, ele salienta que é possível que a situação mude com o início da campanha eleitoral em julho, principalmente após a Copa do Mundo, que tem atraído toda a atenção neste momento. Mesmo assim, Augusto Castro considera de um índice alto, superior ao registrado em eleições passadas. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos jovens e das pessoas com 45 anos a 54 anos não estão interessadas na eleição. Dos entrevistados entre 16 anos e 24 anos, 12% disseram ter muito interesse no pleito. Somando os que responderam muito interesse com médio interesse, chega-se a 43%. Quando se soma os que escolheram pouco interesse com nenhum, atinge-se 57%. No caso dos que estão na faixa dos 45 anos a 54 anos, 41% estão com muito interesse ou interesse médio. E 59%, com pouco ou nenhum interesse. Entre as pessoas com 25 anos a 34 anos, a diferença entre os muito e pouco interessados diminui. A soma de muito e médio interesse atinge 48%, enquanto a de pouco e nenhum, 52%. Para Augusto Castro, reverter esse quadro de apatia no eleitorado, os candidatos terão de fazer não apenas programas eleitorais bem produzidos tecnicamente, mas sobretudo uma campanha propositiva e dar respostas concretas às demandas da sociedade. Os indicadores sociais ainda não atingiram o nível desejável. A população reivindica, com razão, serviços públicos de qualidade em todas as áreas. O caso da Bahia é ainda mais delicado, pois o Estado nem sequer conseguiu acompanhar inteiramente os avanços que ocorreram nas demais unidades da federação, o que faz crescer ainda mais um desejo de mudança. E na opinião de Augusto Castro, estes fatos requerem maior comprometimento dos polícitos, com as demandas populares.

DEFINIDA PAUTA PARA POLÍTICAS DE FOMENTO CULTURAL EM ITABUNA

Integrantes da equipe gestora da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) estiveram reunidos, na última sexta-feira (13) com os artistas da cidade. Em pauta, o fomento cultural em Itabuna e as próximas ações da FICC em prol da classe artística. A reunião aconteceu na sede da fundação. Participaram o presidente da fundação, professor Roberto José da Silva, o assessor de Comunicação e Acompanhamento da Gestão, Ricardo Mascarenhas, o diretor de Projetos, Fernando Caldas e o assessor de Marketing Cultural, Eric Thadeu Nascimento Souza. O professor Roberto José da Silva fez uma rápida explanação sobre os trabalhos que já foram realizados pela FICC ao longo do ano de 2014: a inauguração da Casa das Artes, do Teatro Zelia Lessa, a encenação do espetáculo "Paixão de Cristo", a ampliação do número de agentes culturais e a consequente ampliação também dos cursos oferecidos pela FICC, a realização do "São João dos Bairros", do "São João da Cidade", os lançamentos de vários livros. Falou também do credenciamento do município de Itabuna ao Sistema Nacional de Cultura e da participação direta da fundação na criação do Sistema Municipal de Cultura. Para os próximos meses, indicou ainda o presidente, "vislumbram-se a inauguração do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Urbis IV, local que terá, administrado pela FICC, um cineteatro com capacidade para 60 pessoas equipado com camarim, cabine de comando; um telecentro com 12 computadores, todos com acesso à Internet banda larga; e também uma biblioteca. Além disso, Roberto falou ainda da inauguração de mais uma Casa das Artes na região do bairro São Caetano; a realização da FELITA Feira Literária de Itabuna; do Festival Multiarte Firmino Rocha e da festa do Dia da Cidade". Roberto José esclareceu que a FICC tem a missão de apoiar ações culturais que contribuam e apoiam a maior quantidade possível de artistas, dentro da perspectiva de coletividade e do acesso democrático à shows e espetáculos por parte da população em geral. "Queremos que a população tenha a chance de apreciar os mais variados modos de expressão artística. E isso nós estamos garantindo", explicou o presidente. Os artistas externaram um sentimento de angústia em relação à gestão de alguns espaços culturais, a exemplo do Teatro Zelia Lessa e do Espaço Cultural Prof. Josué Brandão. Sobre o teatro, indicaram que há certa dificuldade em se agendar datas para suas apresentações e sobre o Espaço Cultural, houve um aceno forte de que há a necessidade de aquele equipamento volte a ser usado pelos artistas e pela FICC. Atualmente, mais da metade do prédio é ocupada pela Câmara Municipal de Itabuna. Ao final da reunião, equipe gestora da FICC e classe artística reafirmaram a parceria, essencial para que os projetos da fundação logrem êxito, tal qual tem acontecido até o presente momento.

SÃO JOÃO AMPLIA VENDAS NA FEIRA DO AGRICULTOR FAMILIAR EM ITABUNA

Com um horário de funcionamento especial devido à comemoração dos festejos juninos da região, a Feira do Agricultor Familiar, que acontece semanalmente na Rua Osvaldo Cruz, ao lado da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), vai funcionar também na manhã deste sábado, das 5 horas da manhã até o meio-dia. Nesta sexta-feira, o funcionamento da feira será até as 18 horas. A feira está agradando os consumidores pela organização e higienização do local, além da integração dos pequenos produtores rurais que oferecem todo tipo de produto. "Agora temos uma feira de qualidade e com aparência de uma feira livre como merecemos, organizada e com preços mais baixos. Os produtos são de altíssima qualidade", afirma a funcionária pública aposentada Elza Lima Borges, que se disse encantada com a boa oferta de produtos típicos das festas juninas. Para Lídia Cardoso do Nascimento, pequena produtora da Roça do Povo, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria da Agricultura conseguiu valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos pequenos produtores. "Nos sentimos mais valorizados, com a organização e a limpeza da feira, que ajuda a manter os nossos clientes. E a secretaria ter dado mais dias para nosso trabalho ajuda a vender mais", conta satisfeita Lídia Cardoso. Já para o pequeno agricultor Fábio Gonçalves Rodrigues, do Ribeirão Seco, a feira ganhou um novo formato o que trouxe uma nova perspectiva para o grupo de pequenos agricultores de sua comunidade. "A Feira do Agricultor Familiar hoje é um sucesso. Estamos trabalhando para que se torne uma referência em atendimento, qualidade dos produtos e limpeza, porque isso deixa nosso cliente mais tranquilo para comprar", conclui o produtor.

DEIXA EU VER SE ENTENDI...

Então o Governo Federal traz para o Brasil médicos cubanos, sem revalidação de diploma e os coloca para cuidar do povo do SUS; além disto, deixa nossos hospitais públicos caindo aos pedaços; e, enquanto isso, investe dinheiro no melhor e mais caro hospital privado do Brasil, uma referência que funciona com tecnologia de ponta e conta e com mão de obra extremamente qualificada; e que "coincidentemente" é o hospital para onde vão nossos gloriosos políticos. Estou "viajando" ou é isso mesmo? Por Paulo Luna.

DOIS ESCÂNDALOS ATINGEM A EMASA

O principal deve ser uma funcionária concursada, recepcionista do Atendimento, Fernanda Fetal, que alega estar sendo perseguida na empresa por vários diretores, principalmente o Sr. David Pires, que segundo ela, tem feito retaliações e boicotes, inclusive com suspensão dos pagamentos do salários. Fernanda já está com ação judicial adiantada por assédio moral e deverá divulgar o caso em toda a imprensa durante a semana do São João. O segundo caso é bem mais, digamos, excitante: uma recepcionista da Administração da EMASA está causando um verdadeiro agito, principalmente entre os homens do prédio. A belíssima morena, que já ganhou os títulos de "A Piriguete da Emasa" e "A Crente Safada da Emasa", está na mira de várias esposas de funcionários da empresa - inclusive a irmã do próprio Vane - que prometem dar uma boa lição na gostosona, para ela aprender a se comportar. Quem diria... justamente a bancada "evangélica" imposta pelo prefeito Vane está empurrando a administração ladeira abaixo.

22 de junho de 2014

IMBASSAY CONTRARIA VETO DE DILMA CONTRA AGENTES COMUNITÁRIOS

Líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), criticou o veto imposto pela presidente Dilma Rousseff à lei que estabeleceu o piso nacional e garantia uma série de direitos da categoria. Além disso, Imbassahy adiantou que apresentará projeto de lei estabelecendo os parâmetros para o cálculo do reajuste anual da remuneração dos agentes a ausência deste mecanismo foi o argumento utilizado pela presidente Dilma para vetar a conquista, aprovada graças ao apoio maciço do PSDB durante a votação do projeto. "Se a presidente Dilma tivesse realmente a intenção de reconhecer o papel fundamental prestado pelos agentes, teria enviado um projeto nos moldes do que foi feito com o salário mínimo. Assim estaria sanada a inconstitucionalidade alegada e garantido o ganho real dos profissionais, corrigindo sua remuneração de modo a evitar as perdas da inflação, que infelizmente está voltando com força total. Assim como fiz na discussão do salário mínimo, vou apresentar projeto de lei prevendo o reajuste de acordo com o IPCA, que reflete a inflação real que pesa sobre o bolso do cidadão", explicou o líder tucano. Hoje, após projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, o salário mínimo é reajustado anualmente pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do PIB de dois anos antes. A mesma sistemática seria utilizada para os agentes comunitários de saúde. Mas a regra foi derrubada pelos senadores, que definiram que os reajustes seriam estabelecidos por decreto do Executivo o que acabou vetado pela presidente Dilma por contrariar a Constituição (esse tipo de medida não pode ser definida por decreto). "No lugar de se pegar em detalhes técnicos, a presidente se eximiu da sua responsabilidade, ao não apresentar a solução para o impasse legal. É inegável que, com o apoio do PSDB e de outras legendas, os agentes comunitários de saúde podem comemorar essa primeira conquista, que foi a fixação de um piso nacional para essa importante categoria profissional. Lamentamos que as demais conquistas tenham sido negadas por uma canetada da presidente Dilma, que apoia enviar dinheiro para Cuba e importar médicos daquele país, mas não concorda em garantir a remuneração justa para os agentes de saúde brasileiros", concluiu Imbassahy.

INDIANO VENCE CONCURSO DE MENOR PÊNIS NOS ESTADOS UNIDOS


O indiano Raj Kumar foi o vencedor da segunda edição do concurso de menor pênis da região do Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos. A competição ocorreu nesta semana em um bar da cidade e foi anunciada no Facebook como momento para prestigiar os homens menos dotados. Cada participante se apresentava da maneira que quisesse para o júri, que é formado só por mulheres. Raj surpreendeu ao se apresentar com um número de Bollywood, um estilo de dança indiana moderna. Ele chegou até lançar beijos para a plateia. Como prêmio, o indiano recebeu U$ 200 (R$ 460), um encontro com duas mulheres loiras e uma entrada para um clube de strip-tease. Após vencer o concurso, Raj disse que "na Índia o maior fica acima do sexo e que Não é o físico que nos completa".