31 de outubro de 2014

VANE NÃO TEM OPOSIÇÃO, MAS SOFRE COM O "FOGO-AMIGO"

Os partidos e vereadores de oposição em Itabuna, não atazanam o governo municipal e nem pertubam o sono do prefeito Claudevane Leite (PRB), mas seus aliados e principais assessores, são useiros e vezeiros em infernizar sua vida. E nem descreverei aqui, detalhes dos tormentos do alcaide, com as disputas internas entre comunistas e seus antagônicos nos gabinetes e corredores da prefeitura. Também manterei silencio sepulcral sobre as tramas do PT local, para que tudo fracasse na administração do aderente PRB. Me restringirei a citar um episódio ocorrido recentemente e que revela o quanto o governo de Vane é pataquado. Uma caldeira do Restaurante Popular de Itabuna explodiu, nesta manhã da última terça (28), quando seus funcionários se preparavam para abrir o estabelecimento. Ninguém ficou ferido. Mas esta ocorrência mostrou o quanto o governo está moribundo. O coordenador da Defesa Civil, José Roberto Avelino, interveio de maneira atabalhoado e imediatamente tratou de convocar a imprensa, para mostrar o estrago nas instalações. Falou o que só cabia apenas ao prefeito Vane do Renascer e o secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade. Roberto falou em nome do governo, como se não houvesse uma hierarquia de poder. E se posicionou como se fosse um raivoso militante oposicionista. Disse, em outras palavras, que a população estava vulnerável a uma tragédia de grandes proporções. Dois dias após, (quinta-feira/30), o coordenador da Vigilância Sanitária de Itabuna, Antônio Carlos Carvalho, declarou publicamente, que a prefeitura foi comunicada sobre a necessidade de realizar algumas adequações no Restaurante Popular, suas recomendações foram tratadas com desdém. Antônio Carlos Carvalho também denunciou que o Restaurante estava funcionando sem o Alvará da Vigilância Sanitária. O servidor foi categórico ao afirmar que o acidente poderia ter sido evitado. Estes fatos revelam, que Vane não precisa do PSDB, DEM e PMDB e outros adversários políticos, para ter seu governo enxovalhado, pois seus próprios assessores e aliados já exercem esta incumbência!

ITABUNA PARECE NÃO TER MULHERES COMO VEREADORAS

Duas mulheres compõem a atual legislatura municipal em Itabuna, mas seus resultados nas questões do gênero feminino, ainda são inexpressivos. Carmem do Posto (Pros) e Soldado Valéria (PSC) não fizeram nada para a busca de soluções, para os problemas da Delegacia Especial de Apoio à Mulher, cujas audiências de outivas de parceiros causadores de violência doméstica, só acontecem 4 a 6 meses depois da queixa registrada. Nossas vereadoras não apresentaram indicações, para que os secretários estaduais de segurança e Justiça, explicassem os motivos dessa morosidade e se quer convidaram as delegadas para se justificarem através de sessões especiais. As creches estão constantemente com paralisações decorrentes da falta de pagamentos as suas servidoras e falta de insumos, causando transtornos para mães, que ficam impedidas de trabalharem, ou acabam tendo que deixarem seus filhos com vizinhos e até desconhecidos, porque as creches fecham, ou deixam de funcionar por alguns dias. Nunca houve ao menos um requerimento de uma das nossas duas vereadoras, que buscasse explicação da prefeitura. Nem uma iniciativa de criação do Lar de Apoio à Mulher Violentada mereceu atenção das nossas legisladoras. E elas não agiram e se revelaram insensíveis, ou se omitiram, diante das costumeiras denúncias de assédio sexual e moral, contra trabalhadoras da própria prefeitura e de empresas privadas. As atuações das únicas duas vereadoras de Itabuna, para apoiar as mulheres e agirem em nomes delas e por elas, são pífias, insignificantes, ou simplesmente, inexistentes.

A CEPLAC ESTÁ MORIBUNDA

Houve uma época em que a Ceplac era muito mais forte, que as prefeituras de Itabuna e Ilhéus juntas. Havia mais recursos, orçamento, servidores e sua direção e superintendência, eram os cargos públicos mais cobiçados e disputados do interior da Bahia. A Ceplac possuia uma enorme e eficiente patrulha mecânica, que abria e conservada estradas vicinais, que melhoraravam o escoamento da produção agricola. A Ceplac construia escolas, creches, orfanatos, asilos e fomentava a geração de emprego e renda atra´ves das suas assistências técnicas. Eram os ceplaqueanos os cientistas mais proeminentes na Bahia e suas pesquisas serviam de base para teses e projetos no mundo todo. A Ceplac era a alma da região cacaueira. De suas ações e intervenções surgiram os alicerces de uma Bahia mais próspera, respeitada e produtiva. Mas o tempo tem revelado o quanto os políticos e governantes tem sido ingratos com a Ceplac. Há mais de 20 anos o governo federal não promove concurso público, para contratação de novos funcionários e com isto o quadro de servidores do órgão já encontra-se exaurido e em dois a quatro anos, a Ceplac não contará mais com trabalhadores que a façam funcionar. Sem servidores a Ceplac não servirá. Sem a Ceplac a região cacaieira estará fadada ao fracasso da orfandade governamental, em suas necessidade técnicas e de recursos diversos. Sem a Ceplac não haverá lavoura do cacau e sem a produção do cacau, o sul da Bahia sucumbira. 

30 de outubro de 2014

POR QUE NOSSOS VEREADORES NÃO SE DESTACAM NA POLÍTICA?

Não há um só vereador na história de 104 anos de municipalidade de Itabuna, que tenha se revelado líder regional, ou influente para despertar interesses das autoridades estaduais e nacionais, para soluções de debandas locais. Até houve quem renunciasse ao cargo de vereador, por ter sido eleito deputado estadual e este foi o caso de Pedro Egídio. Entretanto, sua passagem pela Assembleia Legislativa da Bahia, foi decepcionantemente inútil para os interesses sulbainaos. Até os atuais prefeito e vice se revelam incapazes de se destacarem como excessões neste contexto. Vane do Renascer e Wenceslau Júnior, sairam da Câmara para comandarem a Prefeitura e ainda não se impuseram como ex-vereadores dignos de entrarem para a história, como exemplos de líderes da região cacaueira. Suas vozes em Salvador e Brasília tem similaridade com quem é surdo, cego e mudo. Nenhuma ideia, ação, projeto, pedido de providencia, indicação, requerimento, ou intervenção que os equivalha, transformou um só vereador em posição de destaque político, ou legislativo em Itabuna. Poucos foram bons tribunos e há até quem nunca foi ouvido durante as sessões. Todos foram e são apenas "servidores" públicos, para exercerem a função de meros assinadores de documentos óbvios e muitas vezes dizerem amém ao que lhes convém. E parece não haver excessões. Pode-se até dizer, que existem aqueles que são "menos ruins", mas não há nenhum que seja digno de honrarias como exemplos de legisladores municipais. Isto acontece porque a maioria dos eleitores se habituou a votar no amigo, vizinho, "assistente social", desportista, "flho do papai" e a esmagadora maioria, simplesmente, já foi à urna eleitoral com voto vendido, ou comprometido por promessas várias e vãs. O resultado só podia ser fafado ao fracasso. E desta realidade, surgiram os indivíduos que se elegeram para legislar e acabaram como vereneadores, que só aparecem na Câmara, para verenear, ou devanear falas e ações insignificantes. E ainda há aqueles que se notabilizam como variadores, pois variam de posições e votos, em decorrências de seus interesses pessoais e inconfessáveis. Pode parecer piada de mal gosto, mas até penalte de futebol de praia, já foi usado para decidir quem seria presidente da Cãmara de Vereadores de Itabuna. Estes fatos explicam o quanto nossos vereadores e seus eleitores, são "um zero á esquerda", para a cidade de Itabuna ser maior e melhor.

CASAL FICA COM ÓRGÃOS 'COLADOS' APÓS FAZEREM SEXO NO MAR

Uma cena curiosa, preocupante e um tanto engraçada chamou a atenção dos banhistas que estavam no balneário de Porto San Giorgio, na Itália. Um casal ficou com os órgãos genitais 'colados' enquanto faziam sexo no mar por conta de uma espécie de 'sucção' e chamaram a atenção das pessoas que estavam no local. De acordo com o jornal alemão Bild, sem conseguirem se desgrudar, o casal recebeu ajuda de uma banhista, que enrolou um casal em uma toalha para que pudessem sair da água. Ainda 'colados', o casal foi encaminhado para o centro médico, onde a mulher recebeu uma injeção para dilatação do útero e só assim os órgãos descolaram. 

ACUSADOS DE MATAR JOVEM NO RIO SÃO ENCONTRADOS MORTOS

Cinco corpos foram localizados dentro de um carro abandonado na Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, em Benfica, na Zona Norte. Junto aos corpos a polícia encontrou um cartaz com um recado: “Vida paga com vida. Matou inocente, morreu. Não aceitamos covardia”. De acordo com o delegado Alexandre Herdy, da Divisão de Homicídios, dois dos cinco mortos já tinham mandado de prisão pela morte de Caio Martins Ferreira. São eles: Artur da Silva Reis, o Mano A, e um traficante chamado Augusto, o Gugu. Um outro morto foi identificado apenas pelo apelido de Biruleide. O local foi isolado para a realização de perícia. Outro traficante acusado de matar Caio, identificado como Ederson Figueiredo, o Sobel, continua sendo procurado pela polícia. De acordo com Herdy, a guerra entre facções na Mangueira começou com a morte do traficante Tuchinha, em setembro. A polícia investiga se os cinco homens teriam sido mortos na Serrinha e trazidos para Benfica. Todos são moradores antigos da Mangueira e teriam trocado de facção criminosa junto com Tuchinha - eles pertenceriam agora à facção criminosa que comanda o tráfico na Serrinha. Caio jogava futebol num campo de futebol na Mangueira, na noite de terça-feira, quando criminosos chegaram ao local e atiraram. Outras três pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança de 5 anos, que já recebeu alta. Após o crime, houve protesto na comunidade e dois ônibus foram incendiados. Nesta quarta-feira, após o enterro de Caio, houve nova manifestação na Mangueira. Também nesta quinta-feira, outro corpo foi encontrado no Canal do Mangue, na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio. Bombeiros o retiraram do local. Ainda não há identificação do corpo, que foi encontrado com marcas de tiros nas costas. No trecho, próximo à estação do metrô Cidade Nova, onde pela manhã opera uma faixa reversível em direção à Candelaria, não houve interdição do trânsito. (Agência O Globo).

PADRE SE ENFORCA APÓS CONFESSAR TER ABUSADO DE MENOR DE 13 ANOS

Um padre se enforcou na sacristia da diocese de Trieste, na Itália, depois de admitir que abusou de uma menina de 13 anos. Em conversa no último sábado (25) com o seu bispo, o sacerdote Don Max Suard, 48, admitiu as ações graves que cometeu e quis dois dias para preparar uma carta em que pedia perdão a Deus à igreja e à vítima. O bispo, monsenhor Giampaolo Crepaldi, encontrou Don Max enforcado na sacristia quando foi informar oficialmente a sua expulsão e abertura de um procedimento canônico.  

'ELA SEMPRE NAMORA A LÍDER', DIZ AGENTE SOBRE SUZANE VON RICHTHOFEN

Após ser condenada a 39 anos de prisão por matar os pais, em 2002, Suzane Von Richthofen voltou a chamar atenção ao assumir um relacionamento homossexual com a detenta Sandra Regina Gomes, condenada por sequestro. Mas, de acordo com uma agente da penitenciária de Tremembé, que prefere não ser identificada, a relação começou antes do divulgado. “Tinha rumores de que elas já teriam um caso em 2009, quando ainda era proibido o homossexualismo no presídio. Esse caso teria acabado porque a Sandra foi transferida para o CR (Centro de Ressocialização) de São José. Por algum motivo ela voltou e elas reataram agora”, contou ao G1. Após agredir um agente penitenciário no CR, a presa perdeu o direito ao regime semiaberto e voltou para Tremembé. A agente penitenciária, contudo, não acredita que o relacionamento seja apenas mais um caso de amor. “Ela é reservada e dissimulada. A Suzane lidera aquele presídio e está sempre se relacionando com a líder das presas. Ela está sempre namorando ou se relacionando com a líder. É dessa forma que ela lidera”, explicou. Para assumirem o relacionamento, Suzane e Sandra precisaram assinar um termo de convivência, que serviria como uma “certidão de casamento” dentro da penitenciária. Com o documento assinado, as duas passam a morar juntas em uma área destinada a casais.

COMUNISTAS, VANE E RUI PORQUINHO, QUEREM A CÂMARA COMO POCILGA

Parece que a história de mazelas do vereador Rui Miscócio, popularmente conhecido como "Rui Porquinho", à frente da Câmara Municipal na legislatura passada, não deve ter sido suficientemente convicente, para impor o bom senso e a responsabilidade aos comunistas itabunenses e ao prefeito Claudevane Leite (PRB). Ou os "camaradas" são insensíveis à lógica da gestão público decente, ou estão "indo com muita cede ao pote"! E à reboque carregam o teleguiado e caído alcaide. Rui Porquinho é quem Vane do Renascer, Wenceslau e seus aliados, querem como presidente da Câmara Municipal de Itabuna. Estão mancomunados para subjulgarem a maioria dos vereadores. Para o prefeito, Vane do Renascer, impor Rui Porquinho aos seus lacaios na Câmara, é tão constrangedor quanto coloca raposa para cuidar do galinheiro. Rui Porquinho como presidente novamente, da Câmara Municipal, seria o despautéio da replise de uma gestão onde a esculhambação chegou ao cúmulo do absurdo de gastar quase 700 mil reais, apenas para se cavar um buraco, naquiilo o que havia sido anunciado como futura sede da "Casa do Povo". Para o pessoal do PC do B, ter Rui como mariomete dos seus interesses, é apenas estender seu poder e também permanecer mandando e desmandando no legislativo. Não há duvidas sobre o que querem os "cururus" com Rui presidente, mas é de causar perplexidade as pretensões de Vane. Isto, porque ele mesmo tem declarado, que jamais se envolveria em assuntos de disputas entre vereadores. E o que ele fala, não é o que ele tem feito. Vane está constantemente em contatos com vereadores, pedindo votos para Rui. Ele quer quem possa manipular. E com Vane manipulando a maioria dos edis, os comunistas, por osmose, estariam no controle absoluto dos poderes executivo e legislativo. O consolo é saber que o Poder Judiciário está livre de ingerências políticas, partidárias e eleitorais.

29 de outubro de 2014

VANE E SEUS DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS COM PPS E PC DO B

O tamanho do PC do B é o mesmo do PPS na Câmara, pois ambos possuem vereadores em quantidade de dois, mas há "dois pesos e duas medidas" no trato a que o prefeito Claudevane Leite os distingue e submete na Prefeitura. O PC do B ocupa quatro secretarias na administração do prefeito Claudevane Leite (PRB): Planejamento, Educação, Saúde, Trânsito e detém controle quase absoluto sobre os secretários Evans Maxuel (Esportes) e José Humberto (Indústria e Comércio). Os comunistas invadiram cargos importantes até na secretaria pertencente ao próprio PRB do prefeito (Assistência Social) e o fez nomear "camaradas" para setores importantes das secretarias da fazenda, governo, agricultura e comunicação. A prefeitura tem "cara e coroa" da marca comunista de mandar e desmandar numa administração, cujo alcaide não é "camarada". E o prefeito aceita tudo parcimoniosamente. O PC do B já possui o Vice-Prefeito Wenceslau Júnior e isto por si só, já é vantagens sobre os demais partidos que integram a coalizão de governo. O PC do B também intervém na única pasta do PPS (administração), ocupando cargos e tentando sabotar e interferir nas decisões da secretária Mariana Alcântara, a quem tenta costumeiramente exonerar. A viagem da secretária aos Estados Unidos, está provocando tramas de alguns comunistas, que a querem usar como causa de saída de Mariana do governo. Os comunistas tentam prejudicar o PPS, mesmo sem considerar o fato dos dois vereadores e da própria presidente do partido, terem votado e apoiado comunista nas eleições deste mês. Os dirigentes do PC do B de Itabuna, são como sanguessugas... e hoje o pessoal do PPS sabe disso. E Vane permite que isto aconteça, como um bobo sentado num banco, vendo os pombos comendo milho na praça e sem se importar com as fezes jogadas sobre sua cabeça.

VANE DE VOLTA AO PT DEVE IR PARA A BOCA DO LEÃO

Com a reeleição de Dilma, é provável que o prefeito Claudevane Leite (PRB) aceite o convite para retornar aos quadros de filiados do PT. Isto facilitaria seu acesso as entranhas dos poderes estadual e federal. O PT da Bahia o quer e seu presidente regional, Everaldo Anunciação, reintera o convite veementemente. Quem também insiste na volta de Vane ao PT, são o governador Jaques Wagner e o seu sucessor Rui Costa. Quase todos petistas de Salvador e Brasília, querem Vane de volta ao PT de Itabuna. Entretanto, nem todo mundo é favorável a este convite. Aí é onde "a porca torce o rabo", pois o PT em Itabuna tem subserviência e hegemonia em torno do derrotado "deputado" Geraldo Simões. Vane no PT seria seu próximo mandatário. Geraldo jamais aceitaria ser líderado de Vane. Afetaria os brios do "deputado", ser subalterno de um ex-vereador petista, que não se subjulgou aos seus caprixos e se rebelou contra seus métodos de mandar e desmandar no partido, como se ele fosse uma mercadoria, ou um circense "elefante branco" amestrado. Ocorre que Everaldo, Wagner e Rui, convidam, mas não detem a maioria absoluta dos votos convencionais dos seus correligionários em Itabuna e este fato emperra a situação para o atual prefeito de Itabuna. A volta dele ao PT se dará num ambiente hostil e requererá que ele filie aliados, em quantidade superior ao que encontrará no partido. E a disputa começará aí, a dificultar a situação interna para ele. Geraldo jamais daria trégua e Vane teria problemas enormes para competir em quantidade de filiados, pois a atual direção do PT é caninamente obediente aos interesses de Geraldo. Voltar ao PT complicaria a agenda e o gerenciamente de tempo a que deve está submetido um prefeito. Todavia, o que pode acontecer, como demonstração de real interesse do PT estadual e nacional, para novamente contar com Vane como correligionário, é intervir e mudar a direção local. Isto já ocorreu em Juazeiro recentemente e não há outra forma de evitar nova derrota do partido na próxima eleição municipal. Para Vane voltar ao PT, só existem as alternativas de Geraldo ter a humildade de aceitar os fatos dele está em desvantagem eleitoral e política, oo o PT o defenestrar, como fizera com Joseph Bandeira, que contrariou interesses superiores do partido, que interveio no PT e assim facilitou o caminho para o PC do B de lá. O PC do B de cá, assiste tudo, como se estivesse num camarote de uma competição automobilística, torcendo para ver ser atropelado o desafeto Geraldo.

28 de outubro de 2014

ACABOU A ELEIÇÃO: STF MANDA JOSÉ DIRCEU PRA CASA

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu hoje (28) regime de prisão aberto ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Com a decisão, Dirceu poderá cumprir o restante da pena inicial de sete anos e 11 meses em casa. Segundo informações da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Dirceu tem direito a progressão de regime semiaberto para o aberto desde o dia 20 de outubro, por ter cumprido 11 meses e 14 dias de prisão, um sexto da pena, requisito exigido pela Lei de Execução Penal. Para alcançar o marco temporal para obter o benefício, o ex-ministro também descontou 142 dias da pena por trabalhar durante o dia em escritório de advocacia de Brasília e estudar dentro do presídio. Ele foi preso no dia 15 de novembro do ano passado. De acordo com o Código Penal, o regime aberto deve ser cumprido em uma casa de albergado, para onde os presos retornam somente para dormir. No Distrito Federal, pela inexistência do estabelecimento no sistema prisional, os juízes determinam que o preso fique em casa e cumpra algumas regras, como horário para chegar ao domicílio, não sair da cidade sem autorização da Justiça e manter endereço fixo.

CIDADE MAIS “DILMISTA” DO BRASIL ENFRENTA POBREZA E FOME

A maior votação proporcional alcançada pela presidente reeleita Dilma Roussef (PT) aconteceu em Belágua, a 280 km de São Luís, na região leste do Maranhão. Na cidade de apenas 6.524 habitantes, 93,93% dos votos válidos (3.558 votos) foram dados à candidata petista enquanto Aécio Neves (PSDB) obteve 230 votos. Pela segunda vez, Belágua entra no cenário nacional por apresentar índices expressivos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em dezembro do ano passado, o município registrou o maior salto econômico do país, subindo mais de mil posições no ranking de cidades por PIB per capita. Reportagem do G1 mostrou que o maior ganho da população foi sair da situação de pobreza extrema para a pobreza, impulsionada pelos programas de assistência social do governo federal somados à produção artesanal e venda de farinha de mandioca. Dez meses depois, o G1 voltou a Belágua para saber como está a cidade mais "dilmista" do Brasil e constatou que o cenário é o mesmo. Na maior parte do município, falta saneamento básico, água encanada e pavimentação das ruas, por exemplo, mas a população garante que já foi pior. Neste mês, segundo a Caixa Econômica Federal, 1.292 famílias cadastradas receberam verba do Bolsa Família na cidade. Se consideramos a base mínima de 4 pessoas por família utilizada pelo IBGE, o programa beneficia de forma direta aproximadamente 5.168 pessoas, o equivalente a 79,2% da população belaguense. Dados do IBGE apontam que, em Belágua, a incidência de analfabetismo é de 52,11%. Apenas três ônibus estão na frota local de veículos e dois hospitais públicos municipais oferecem um pequeno leque de serviços de saúde. A população tem maioria concentrada nas faixas etárias de 5 a 9 anos e 10 a 14 anos. A estimativa é de que, entre 2010 e 2014, o crescimento populacional tenha sido de 667 pessoas, o que leva a população a 7.191 habitantes no total. As informações são do G1.

SEXO DIÁRIO MELHORA A SAÚDE DO CORPO E DA MENTE

Para ciência não resta dúvida que o sexo faz bem à saúde do corpo e da mente. As relações sexuais trazem benefícios a coração, músculos, pele, imunidade e autoestima. Segundo especialistas, o exercício da sexualidade se reflete até no trabalho uma vez que faz com que as coisas tenham valores positivos. No entanto, não vale transar por transar, a química entre o casal é um dos fatores mais importantes assim como conhecer o próprio corpo. CINCO RAZÕES PARA FAZER SEXO DIARIAMENTE: 
Desestressa – O corpo produz dopamina, neurotransmissor que ajuda a relaxar assim como a liberação de endorfina e oxitocina, que geram bem-estar.
Ajuda a reduzir a pressão arterial – Veias e artérias tendem a dilatar levemente e facilitam a circulação.
Rejuvenesce – A pessoa fica mais vaidosa, com a autoestima boa.
Deixa o coração mais saudável – Melhora a oxigenação do sangue e reduz os riscos de doenças cardíacas.
Alivia dores – Proporciona movimentação muscular e age nas articulações. Tem poder de amenizar até dores causadas por problemas como artrite, artrose e reumatismo. Por sertaoinformado.

VOTO DE CABRESTO É GARANTIA DE VOTOS DOS POBRES

Infelizmente, ainda nos dias atuais, ouvimos falar em voto de cabresto. Para conhecer a origem dessa expressão, recorremos à Wikipédia, a enciclopédia livre: “O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do coronelismo. A figura do coronel era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, onde o coronel (fazendeiro) obrigava e usava até mesmo de violência para que os eleitores de seu "curral eleitoral" votassem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas do coronel, para que votassem nos candidatos por ele indicados. O coronel também utilizava outros recursos para conseguir seus objetivos políticos, tais como compra de voto, votos fantasmas, troca de favores, fraudes eleitorais e violência.” E há até programas de assistência social, que são utilizados, para garantir votos aos governantes. Se parlamentares obedecerem sempre aos chefes dos poderes executivos para aprovar projetos, principalmente, de interesses pessoais, corporativos ou partidários, perguntamos: esse procedimento pode significar voto de cabresto? Se o voto de cabresto for, então, praticado nas Câmaras Municipais, onde os cidadãos têm contato mais de perto com os seus representantes, o político, que agir dessa maneira, pode ou não a vir ser punido nas urnas, mas a sua biografia, certamente, ficará manchada. Porque esse tipo de conduta dificilmente cairá no esquecimento da opinião pública mais esclarecida.

SUZANE VON RICHTHOFEN SE CASA COM SEQUESTRADORA NA CADEIA

Condenada a 38 anos de prisão pela morte dos pais em outubro de 2002, a ex-estudante Suzane von Richthofen casou-se com a detenta Sandra Regina Gomes, condenada a 27 anos, pelo sequestro de uma empresária em São Paulo. A união foi oficializada em setembro deste ano e, agora, o casal está na ala das presas casadas, onde divide espaço com mais oito casais. Suzane está no presídio de Tremembé, no interior paulista e para poder dormir com sua companheira, a ex-estudante teve de assinar um documento de reconhecimento de relacionamento afetivo, exigido para todas as presas que resolvem viver juntas. Em Tremembé, esse documento funciona com uma certidão de casamento. Permite o convívio marital, mas também impõe algumas regras de convivência aos casais. Após assinatura desse compromisso, por exemplo, caso se separe, a presa não poderá voltar à cela especial – única destinada a casais –num prazo de seis meses. No começo deste ano, Sandra havia se casado com a também famosa Elize Matsunaga, presa pela morte e esquartejamento do marido Marcos Kitano Matsunaga, 41, em junho de 2012. O relacionamento entre Elize e Sandra terminou, segundo relato de pessoas ligadas ao ex-casal, justamente em razão de Suzane. As três trabalhavam na fábrica de roupas da prisão, onde Suzane ocupa cargo de chefia. O triângulo amoroso rompeu a amizade entre elas. A nova relação é apontada como um dos motivos para Suzane ter aberto mão do direito de passar os dias fora da prisão. Em agosto passado, a juíza Sueli de Oliveira Armani, de Taubaté (a 140 km de São Paulo), concedeu a chamada "progressão de regime". Os advogados tentavam essa decisão desde final de 2008 e começo de 2009. Suzane pediu à magistrada para adiar sua ida para o regime semiaberto. Pessoas que conversaram com Suzane recentemente afirmam que ela pretendia fazer uma cerimônia no começo de novembro para comemorar sua união. Tinha escolhido até padrinhos. Suzane soube que uma TV preparava uma reportagem sobre ela. E, com medo de expor a relação, adiou o evento. Com informações do Jornal Folha de São Paulo. (iBahia).

27 de outubro de 2014

PT GANHOU, MAS O PSDB NÃO PERDEU

O PT obteve nas urnas o quarto mandato consecutivo para a Presidência, mas não conseguiu, como deseja, quebrar a espinha tucana. Na verdade, o PSDB, por muito pouco, não lhe tira também a Presidência da República. Vejam abaixo a lista dos partidos com governadores e seus respectivos estados: PSDB – Governa hoje cinco estados e continuará com cinco. A partir de 2015: São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pará. PMDB – Governa hoje sete estados e com sete continuará. A partir de 2015: Rondônia, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. PT – Governa hoje quatro Estados e ficará com cinco. A partir de 2015: Acre, Piauí, Ceará, Bahia e Minas. PSB – Governa hoje quatro estados e terá três. A partir de 2015: Distrito Federal, Paraíba e Pernambuco. PSD – Governa um estado e passará a ter dois. A partir de 2015: Santa Catarina e Rio Grande do Norte. PDT – Não governa nenhum estado e passará a ter dois. A partir de 2015: Mato Grosso e Amapá. PROS – Governa hoje dois Estados e ficará com um. A partir de 2015 : Amazonas. PCdoB – Não governa nenhum e terá um. A partir de 2015: Maranhão. PP – Governa um estado e terá um. Em 2014: A partir de 2015 – 1: Roraima.

PARÁ: NA CIDADE DO BOLSA FAMÍLIA, 78% VOTAM EM DILMA

Para chegar a Santarém Novo, município paraense de 6.390 habitantes localizado a 160 quilômetros da capital Belém, é preciso ajuda: sem nenhuma placa na PA-324, estrada que corta o nordeste do Estado, que indique a entrada da cidade, são os moradores das vizinhas Nova Timboteua e Peixe-Boi quem direcionam os forasteiros.  É no mapa do Bolsa Família, porém, que Santarém Novo não passa despercebida. Com 1.283 famílias atendidas, o pequeno município tem o maior porcentual de beneficiados do Pará, cerca de 69% da população. Em 2013, a União passou 2,4 milhões de reais em benefícios do programa ao Estado. A alta dependência da renda da população do programa federal é proporcional à votação de Dilma em Santarém Novo: a presidente obteve 78,19% dos votos entre 5.519 eleitores. No primeiro turno, o porcentual foi um pouco menor: 76,76%. “A quantidade de pessoas que recebe o Bolsa Família quase empatou com a votação para a Dilma no primeiro turno”, diz o prefeito Sei Ohaze, conhecido como Pedro Japonês.

26 de outubro de 2014

NEM BARRABÁS AGRADOU A POUCOS!

Não adiantaram as criticas contra a corrupção e as mazelas praticadas por petistas no Brasil. Pouco importaram os processos, condenações e prisões de petistas, flagrados com suas mãos sujas sob o erário. Também não houve influências negativas para o governo, as situações problemáticas de serviços de saúde, segurança e educação públicas. Valeram as mentiras; o uso explícito da maquina estatal na campanha eleitoral; as cooptações de partidos e organizações não governamentais... o Brasil perde com a derrota de Aécio Neves. E aqui manifestamos nossos pêsames aos brasileiros, que votaram a favor da decência e contra a estupidez de quem não mais terá moral, para criticar corrupção e a calamidade em que se encontram hospitais, escolas, presídios, creches, orfanatos, asilos... no Brasil venceu o mal. Afinal, nem Barrabás agradou a poucos!

NOVA PESQUISA DIZ QUE AÉCIO SERÁ ELEITO PRESIDENTE HOJE

Nova pesquisa Sensus divulgada neste sábado mostra o candidato do PSDB, Aécio Neves, à frente da presidente Dilma Rousseff, que concorre à reeleição. No levantamento o tucano tem 52,1% dos votos válidos, contra 47,9% da petista. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.Em números reais Aécio Neves possui 45,7 e Dilma 42%. O levantamento foi feito entre os dias 24 e 25 de outubro em 136 municípios, das cinco regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TSE). Foram ouvidos 2.000 eleitores.

PF NEGA QUE YOUSSEF TENHA SIDO ENVENENADO

A Polícia Federal divulgou nota na noite desde sábado na qual diz que são "infundadas as informações de possível envenenamento" do doleiro Alberto Youssef, delator do esquema de corrupção na Petrobrás. Ele passou mal na manhã de sábado e foi transferido da superintendência da PF no Paraná, onde esta preso, para a UTI do hospital Santa Cruz em Curitiba, Paraná.Na nota, a PF informa que o doleiro teve uma "forte queda de pressão arterial causada por uso de medicação no tratamento de doença cardíaca crônica". Esta é a terceira vez que ele necessita de atendimento médico de urgência após sua prisão pela Operação Lava Jato.Essa última internação ocorre depois de a revista Veja revelar que o doleiro acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff de terem conhecimento do esquema que desviou R$ 10 bilhões da Petrobrás.

PARTE DO POVO DO BRASIL NÃO É SÉRIA

O povo brasileiro está submetido às condições sub-humanas nos serviços públicos essenciais e não há uma só cidade livre da insegurança, ou do dramático sucateamento da Saúde e Educação. A roubalheira do erário e a impunidade são marcas incontestes do governo de Dilma. E o país registra índices vergonhosos em crescimento econômico e em desenvolvimento humano. Alguns dos principais líderes do PT estão processados, condenados e presos, por práticas de corrupção. 70% dos jovens estão desempregados e o parque industrial está moribundo. Uma só situação dessas, já faria o governo desmoronar. Nos EUA uma mentira fez Nixon renunciar e um boquete quase derruba Clinton. Na França Sarcosi perdeu o poder, sob acusação de beneficiar uma empresa de um amigo. E muitos são os exemplos de governantes depostos, cassados, ou que renunciaram, por motivos, extraordinariamente, menos escabrosos que os praticados por Dilma e sua quadrilha de bandidos do colarinho branco e parasitas. Somente um povo pelego, subserviente, estúpido e irresponsável, não compreende o perigo a que se submete, quando elege e reelege corruptos. Nisto o povo brasileiro é tão masoquista, que chega ao cúmulo do absurdo, de permitir que haja "empate técnico" entre Dilma e Aécio. Se o povo do Brasil tivesse uma maioria sábia e sensata, Dilma jamais chegaria ao segundo turno de uma eleição. E isto prova, que a maior desgraça deste país, é uma considerável parcela do seu povo.

IRÃ EXECUTA MULHER POR MATAR HOMEM QUE TERIA TENTADO ESTUPRÁ-LA

O Irã executou por enforcamento a mulher que foi condenada pela morte do homem que a teria estuprado, segundo a agência oficial de notícias do país. A Anistia Internacional e outros grupos de direitos humanos haviam pedido ao Irã para suspender a execução, mas de acordo com a agência de notícias, Reyhaneh Jabbari foi enforcada hoje. A Justiça iraniana rejeitou a alegação de tentativa de estupro, dizendo que as evidências mostram que houve premeditação na morte de Morteza Abdolali Sarbandi, um ex-agente de inteligência. De acordo com o tribunal, Jabbari, de 27 anos, esfaqueou Sarbandi nas costas em 2007, após ter comprado uma faca dois dias antes. O ferimento nas costas, destaca a corte iraniana, indica que o assassinato não foi por legítima defesa.

PESQUISA DE HOJE MOSTRA AÉCIO COM 50,3% E DILMA 49,7%

Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte CNT/MDA divulgada neste sábado (25) mostra empate técnico entre Aécio Neves e Dilma Rousseff, com vantagem numérica para o tucano. Segundo a pesquisa, Aécio tem 50,3% dos votos válidos, contra 49,7% de Dilma. Na contagem espontânea, Aécio tem 44,4%, e Dilma registra 43,3%. Para a agência de notícias da entidade, o debate da Rede Globo pode ter influência no processo decisório. A pesquisa foi realizada 23 e 24 de outubro de 2014 e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR - 01199/2014. Foram entrevistadas 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 Unidades da Federação. AÉCIO ASSEGURA QUE DEMITIRÁ CORRUPTOS DA PETROBRAS - O candidato do PSDB a presidente, Aécio Neves, prometeu, caso vença a eleição deste domingo (26), demitir toda a diretoria da Petrobras, apontada como cúmplice em esquema de desvio de dinheiro que envolve empresas fornecedoras e partidos políticos, entre eles, PMDB, PP e PT. "A remoção da diretoria da Petrobrás é imediata (em caso de vitória). Vamos privilegiar funcionários de carreira e profissionalizá-la. Isso serve para os bancos públicos e as grandes empresas nacionais. Os brasileiros vão encontrar no meu governo o resgate da meritocracia", declarou o tucano.

PAI QUE ENGRAVIDOU A FILHA SETE VEZES E CONDENADO A 32 ANOS DE PRISÃO

Um homem acusado de estuprar a própria filha desde que ela tinha 13 anos e de deixá-la grávida por sete vezes foi condenado a 32 anos e seis meses de prisão no Maranhão. O julgamento acontece na terça-feira (21) em Riachão, a 765 km da capital São Luís. Martins da Conceição da Silva foi considerado culpado, enquanto sua mulher, Maria Rodrigues da Silva, foi absolvida pelo crime de omissão. O réu foi condenado a pena de 25 anos de prisão pelo crime de estupro continuado e a sete anos e seis meses por crimes de sequestro e cárcere privado. A pena deve ser cumprida em regime fechado na Penitenciária Balsas, mas Martins pode recorrer em liberdade da decisão. Atualmente, o réu cumpre prisão preventiva em casa, por conta do grave estado de saúde. "O denunciado friamente confessou que abusou sexualmente de sua filha desde criança e as relações sexuais que mantinha com ela durante todo esse tempo resultaram no nascimento de sete crianças, tendo a vítima engravidado pela primeira vez quando tinha apenas 15 anos de idade", destacou a denúncia, que ainda lembra que a jovem e seus filhos eram privados de liberdade, de alimentação,de  saúde, de educação e de moradia. Para o Ministério Público, a mulher de Martins "tinha plena consciência de todas as condutas delituosas praticadas por ele (o pai)". CRIME - O caso veio à tona depois que o Conselho Tutelar de Riachão recebeu denúncia anônima e foi até a casa da família, em uma fazenda. Segundo o Ministério Público, a adolescente era obrigada a manter relações com o pai diante de violência física e psicológica. A jovem também era privada de liberdade, não podendo sair de casa. O réu também foi acusado de expor a saúde da filho e dos sete menores a risco. Nenhuma das crianças frequentava a escola ou tinha acesso a serviços de saúde, já que o pai-avó impedia também que elas deixassem a casa. "Ali se encontrava também a vítima M.D.R.S., mãe das crianças, que se comportou de forma tímida e desconfiada. (…) Embora muito temerosa em um primeiro depoimento, a vítima, após contar a situação de penúria e de total desconhecimento e contato com o mundo exterior, acabou, num segundo momento, quando inquirida pela autoridade policial acerca dos abusos sexuais sofridos, por revelar que o primeiro homem que a abusou sexualmente foi um tio, que já morreu, e depois o próprio pai", afirmou a denúncia. Atualmente, a jovem mora com os filhos em uma casa custeada pela prefeitura de Riachão e recebe também auxílio do Conselho Tutelar.

25 de outubro de 2014

AÉCIO LAMENTA QUE CAMPANHA TENHA SIDO “SÓRDIDA”

Petistas e comunistas atacaram a sede da Revista VEJA
O candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB), ao ser questionado sobre suposta desconstrução de sua imagem feita pela campanha do PT, afirmou que se “sente revigorado com tudo isso”, mas lamentou pela campanha ”entrar para a história como a mais sórdida de todas as campanhas que o Brasil assistiu no período democrático”. “Hoje, tive informações de que a Polícia Federal apreendeu em diversas regiões do país boletins apócrifos contra mim. Essa desconstrução já existiu com outros candidatos [Marina Silva e Eduardo Campos (PSB)] e continuará a existir no futuro se eles [o PT] permanecerem no governo”, disse o candidato. Confiante, Aécio acredita que vencerá as eleições. “Estamos prontos para dar ao Brasil um governo decente, honrado e generoso. Um governo que não trate adversários como inimigos que têm de ser abatidos de qualquer forma.” Ao fazer a avaliação do fim da campanha, Aécio cita a movimentação dos eleitores. “As pessoas, aos milhares, estão nas ruas do país se manifestando com entusiasmo. Estão nas ruas de Belo Horizonte, São Paulo, Recife, nas cidades do interior de Minas Gerais”, afirma. “Conseguimos reacender na população a capacidade de se manifestar e de ser contra o que está aí, contra o PT, contra a corrupção, contra o desrespeito.” As informações são do Valor.

ESTÁ CHEGANDO A HORA DE SERMOS MAIORES QUE OS MARIONETES DO PT

A mediocridade submete pessoas a não terem consciência da situação dramática em que se encontram os serviços públicos de segurança, saúde, educação, meio ambiente, geração de emprego, economia... e se contentam com Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, ainda que também tenham que fecharem os olhos para a maior incidência de corrupção e impunidade jamais vista neste país. Mas o bom senso prevalecerá e a maioria do povo brasileiro saberá corresponde à expectativa de um Brasil digno, ético, sério, humanista, progressista e por isso defenestrará essa corja de bandidos do colarinho branco e parasitas do PT e seus comparsas do PC do B, PRB, PP, PTB, PR, UNE, MST... a maioria do povo do Brasil não é estúpida, abestalhada, pelega e nem inocente útil. Por isso amanhã Aécio Neves será o presidente eleito, para nos dar a alegria de um país respeitável e respeitado. Avante patriotas, vamos vencer a insanidade dos tresloucados, insanos e manipulados. O Brasil, mais que nunca, necessita da gente. 

24 de outubro de 2014

AÉCIO DIZ QUE A FORMA DE ACABAR A CORRUPÇÃO É TIRANDO O PT

No último debate entre os candidatos à Presidência da República, realizado nesta sexta-feira na TV Globo, a  corrupção também foi tema de pergunta de um dos indecisos, que indagou o que se devia fazer para acabar com a corrupção. Dilma disse então que no governo dela a corrupção era denunciada e que estava propondo cinco medidas para aumentar a punição dos corruptos.  Aécio disse que as propostas da candidata eram do Congresso e não dela e que durante seu período de governo os escândalos se sucediam. E concluiu afirmando: “a melhor forma de acabar com a corrupção é tirando o PT do governo” 

PESQUISA MOSTRA QUE AÉCIO ESTÁ 6 PONTOS À FRENTE DE DILMA

O boletim n° 4 do DataNunes constata: com 53% dos votos válidos, Aécio Neves está 6 pontos percentuais à frente de Dilma Rousseff, que não passou de 47%. A redução da distância entre os dois candidatos foi provocada pela ampliação do contingente de eleitores indecisos. Tal retração decorreu de acusações infamantes e outras torpezas disseminadas pelos devotos da seita que tem em Lula seu único deus e enxerga em Dilma a nada santa padroeira dos bandidos de estimação. Os eleitores reticentes voltarão a engrossar o eleitorado de Aécio depois do debate transmitido pela Globo nesta sexta-feira, a partir das dez da noite. À farta munição de que dispõe o candidato da oposição acaba de juntar-se uma bala de prata calibre 45: a edição de VEJA que está chegando às bancas. Amparada num depoimento do doleiro Alberto Yousseff, preso no Paraná, a reportagem de capa informa que Lula e Dilma sabiam das tenebrosas transações nas catacumbas da Petrobras. No primeiro turno, o desempenho de Aécio no debate promovido pela Globo garantiu-lhe a chegada à etapa decisiva. A reprise da performance vai tornar ainda mais retumbante a vitória sobre o bando para o qual o único crime hediondo é perder a eleição. Dilma não afundará sozinha: como os videntes de acampamento cigano não criam juízo, vem aí o segundo naufrágio dos institutos de pesquisa. 

DILMA E LULA SABIAM DA ROUBALHEIRA NA PETROBRÁS

Aquilo que os petistas tanto temiam desde o começo aconteceu: a operação Lava Jato bateu em Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, e em Dilma Roussef, Eles sabiam da roubalheira vigente na Petrobras. É o que o doleiro Alberto Youssef assegurou à Polícia Federal e ao Ministério Público no curso do processo de delação premiada. Está na capa da VEJA desta semana. Eu poderia engatar aqui aquela máxima de Carlos Lacerda sobre Getúlio Vargas, só para excitar a imaginação de Lula, trocando a personagem. Ficaria assim: “A Sra. Dilma Rousseff não deve ser eleita. Eleita não deve tomar posse. Empossada, devemos recorrer à revolução para impedi-la de governar.” Mas aqueles eram tempos em que as pessoas prezavam muito pouco as instituições, a exemplo de certos partidos que estão por aí. Eu não! Eu prezo a lei e a ordem. Eu prezo a Constituição do meu país. Eu prezo os Poderes constituídos. Se as acusações de Youssef se confirmarem, é claro que Dilma Rousseff tem de ser impedida de governar caso venha a ser reeleita, mas em razão de um processo de impeachment, cuja Lei 1.079, que estabelece os crimes que resultam em perda de mandato. Entre eles, estão: - atuar contra a guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos; - não tornar efetiva a responsabilidade dos seus subordinados, quando manifesta em delitos funcionais ou na prática de atos contrários à Constituição; - proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo; Se é como diz Youssef — e lembro que ele está sob delação premiada; logo, se mentir, pode se complicar muito — , pode-se afirmar, de saída, que Dilma cometeu, quando menos, essas três infrações, sem prejuízo de outras. Trecho do diálogo de Youssef com o  delegado:
— O Planalto sabia de tudo!
— Mas quem no Planalto?, perguntou o delegado.
— Lula e Dilma, respondeu o doleiro.
Se Dilma for reeleita e se for verdade o que diz o doleiro, DEVEMOS RECORRER ÀS LEIS DA DEMOCRACIA — não a revoluções e a golpes — para impedir que governe. Afinal, nós estamos em 2014, não em 1954.

PT CANTA VITÓRIA ANTECIPADA E CELEBRA A EFICIÊNCIA DO JOGO SUJO

Os petistas estão numa euforia espantosa. Nesta quinta-feira, cantam a vitória, dão o resultado das urnas como líquido e certo, já contam, como se diz em Dois Córregos, a minha terra, com o ovo na barriga da galinha — ou na entranha da serpente. Nas redes sociais, as agressões atingem altitudes inéditas. A violência retórica toma o lugar do pensamento; a desqualificação do outro vira o principal argumento. Numa disputa tão acirrada, a despeito do que digam os institutos de pesquisa, é cedo para comemorar. O primeiro turno nos ensinou, já lembrei aqui, que uma eleição só acaba quando termina, com diria Chacrinha. O que eu lamento — e isto nada tem a ver com as minhas escolhas pessoais — é que há, sim, uma grande chance de essa eleição ser decidida pelo discurso terrorista, pelo medo, pela mentira, pela maledicência, pela má-fé. Todos os votos são legítimos. Não existe uma consciência ideal que faça escolhas ideais. Mas é preciso repudiar a mentira, venha de onde vier; repudiar a desinformação, pouco importa a sua origem. O Bolsa Família vai continuar; não depende da vontade do futuro presidente da República. A política de valorização do salário mínimo será mantida, não importa o nome do mandatário nos próximos quatro anos. É mentira que o governo de São Paulo tenha omitido informações sobre a crise hídrica ou que mantenha um racionamento informal. Pior: busca-se decidir uma eleição desqualificando pessoalmente um adversário. Ignora-se de modo deliberado o que pensa para dar relevo à fofoca, à baixaria, às acusações mais sórdidas. Governar, acreditem, pode ser mais difícil do que vencer a eleição. Qualquer que seja o presidente da República, começará o mandato em 1º de janeiro sabendo que praticamente a metade dos que compareceram às urnas escolheu outro nome. Mais: dadas as abstenções, brancos e nulos, o próximo titular da Presidência lá terá chegado com o voto da minoria, não da maioria. Assumirá legitimamente o posto, mas isso não muda o fato de que a maioria fez escolhas diversas. A violência retórica que tomou conta da campanha, com sua indústria de mentiras, desqualificações e difamações, tornará muito difícil o trabalho do mandatário. Infelizmente, há forças políticas no Brasil — e é claro que me refiro especialmente ao PT — que ainda não aprenderam que é a existência de uma oposição ativa que justifica e legitima um governo. Não tem jeito: os petistas acreditam que só um resultado é legítimo nas urnas: o que lhes dá a vitória. Os companheiros aceitam o pressuposto democrático, desde que vençam. Essa concepção de política já chegou ao colapso. Caso se sagre vitoriosa ainda desta vez, será por muito pouco. E será em razão do terror. Caso o PT realmente vença, terá quatro anos turbulentos pela frente. Se é que vai conseguir, nessa hipótese, chegar ao fim do mandato.

GOVERNO ESCONDE DADOS NEGATIVOS PARA NÃO PREJUDICAR DILMA

Na semana passada, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão subordinado à SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) decidiu adiar para depois do segundo turno a sua avaliação dos microdados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2013. A justificativa é que a publicação feriria a Lei Eleitoral. Talvez seja a maior mentira jamais contada por ali. Para que serve essa avaliação? Para demonstrar se o número de pobres e miseráveis caiu, cresceu ou ficou na mesma. Pesquisadores independentes que trabalharam com os dados do IBGE constataram que a miséria parou de cair no país em 2013 e até aumentou um pouco. O governo Dilma, então, decidiu esconder os números.  Reportagem da Folha desta quinta mostra que o governo federal decidiu omitir dos brasileiros também as informações sobre o desempenho dos alunos em português e matemática e sobre a arrecadação de tributos. Os números das duas áreas foram considerados negativos para a campanha da candidata Dilma Rousseff à reeleição. É espantoso! Políticas públicas, de estado, como a gente vê, estão subordinadas ao calendário eleitoral. Dados sobre o crescimento do desmatamento também foram amoitados. Como informa o jornal, “no caso da educação, tradicionalmente até agosto, são apresentados os resultados de um exame nacional aplicado, a cada dois anos, a mais de 7 milhões de alunos. Em setembro, o Ministério da Educação divulgou indicador que usa como base a prova de 2013 e a taxa de aprovação dos alunos — o Ideb —, sem mostrar qual foi o resultado em cada âmbito. Assim, não é possível saber como está o nível atual dos estudantes brasileiros em português e matemática.” O país chegará às eleições do dia 26 de outubro sem conhecer os dados da arrecadação de setembro, que deve ter caído em razão do fraco desempenho da economia. As pessoas prestam, assim, tanta atenção a esses números? Normalmente, não. Ocorre que a eleição está, quando menos, empatada contra Dilma — digo que é “contra” porque é ela que tem a máquina na mão. Qualquer notícia considerada negativa pode pesar nesse equilíbrio delicado. Em democracias mais respeitosas e respeitadas, a divulgação de números que expressam a eficiência ou ineficiência de políticas públicas não ficaria sujeita à vontade do governante de turno. Assim são eles até que assim formos nós, se é que me entendem.

AÉCIO LEVA MARINA E VIÚVA DE CAMPOS Á TV CONTRA PANCADARIA DO PT

Bombardeado desde o último final de semana por ataques pessoais feitos pelo PT, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, fez um longo depoimento em seu programa eleitoral na TV apontando “a onda de calúnias” propaladas contra ele na reta final da eleição. O tucano exibiu mensagens de apoio da ex-senadora Marina Silva (PSB), derrotada no primeiro turno, e de Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos, morto numa tragédia aérea em agosto. Marina afirmou que foi vítima na primeira etapa da eleição dos ataques feitos pela campanha da presidente-candidata Dilma Rousseff que agora se repetem contra o tucano. “Eduardo Campos e eu fomos vítimas da mesma estratégia destrutiva que agora é usada contra Aécio”, disse. “Não se deixem intimidar pela campanha que a candidata Dilma está fazendo”, completou. Na sequência, Renata Campos também deixou mensagem afirmando que Aécio “não representa um partido, mas um conjunto de forças que se juntaram no segundo turno”. Aécio lembrou a artilharia desferida pelo PT a Eduardo Campos e afirmou que “as mesmas pessoas que chamaram Eduardo Campos de playboy agora dizem o mesmo sobre ele”. Foi um recado direto ao ex-presidente Lula, que tem capitaneado a onda de baixarias em comícios pelo país – algo lamentável para um ex-presidente da República. Além de chamar o tucano de “playboy”, Lula tem dito que o tucano é violento com mulheres: “Fui acusado de comportamento criminoso, de ser desrespeitoso com as mulheres, uma ofensa à minha esposa e à minha filha”. O tucano ainda citou o terrorismo eleitoral feito pelo PT, que desde o início da campanha espalha o discurso do medo, segundo o qual programas como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida serão encerrados se o PT deixar o poder e bancos públicos serão privatizados. “Não podemos ter medo do PT. Eu não tenho medo do PT”, disse.

23 de outubro de 2014

O RESULTADO DAS URNAS, DIFERENTEMENTE DAS PESQUISAS, FAVORECE AÉCIO

Várias pesquisas de opinião pública sobre a corrida presidencial, revelam números controversos ou questionáveis. E tem pesquisas para todos gostos e desgostos. Algumas colocam Aécio à frente da Dilma e vice-versa. No primeiro turno, as previsões sustentavam a perspectiva de nem haver segundo turno. Dilma estava disparada na dianteira e as noticias focavam Marina como oponente certa contra a petista, enquanto Aécio Neves já era considerado, há poucos dias das eleições, como "carta fora do baralho"! As pesquisas falaram o que o povo não ouviu e nem votou. Deu Aécio como adversário da Dilma. Ele que patinava nos 21 a 22%, acabou obtendo percentuais muito acima e surpreendeu a todos, ao ultrapassar Marina Silva. Atualmente, as pesquisas desfavorecem o tucano, por pouca margem nos índices. Então esqueçamos as pesquisas e foquemos nossa analise no que pode ser palpável e inquestionável, que são os números apurados pelas urnas eleitorais. Pouco mais de 8 milhões de votos separaram Aécio de Dilma. 22 milhões de votos teve Marina Silva. Estima-se que 60 a 70% dos "marineiros", votem contra Dilma e consequentemente, optem pelo 45 de Aécio Neves. E que os percentuais restantes, se subdividam entre Dilma, brancos, nulos e abstenções. Está aí a votação que Aécio vai necessitar, para mais uma vez contrariar as pesquisas. Não estão aí, os votos para Aécio neves, oriundos das cooptações de Fidelix, Jorge Eduardo, Eymael e Pastor Everaldo. Portanto, não precisa de pesquisas, ou ser vidente, cartomante, ou algo que o equivalha, para se concluir, que Aécio Neves é o favorito no próximo domingo, para ser eleito presidente do Brasil.

EDIR MACEDO FAZ RECORD BATER DE FRENTE COM AÉCIO NEVES

Edir Macedo ordena ao telejornal da Record atacar Aécio assim como fez com Marina Silva, até uma pesquisa comprada está sendo divulgada. A informação que chega do departamento de jornalismo da Rede Record neste domingo, é de que está na hora de atacar o candidato Aécio que aparece em primeiro lugar nas pesquisas. “A ordem aqui no jornalismo é aumentar as notícias positivas sobre a Dilma [Rousseff] e aumentar as notícias negativas sobre Aécio [Neves]. Se o PT sair do comando, a Record perderá boa parte da verba publicitária do governo, assim como não terá mais isenção de impostos como se tem hoje. Seria o início do fim. A Igreja não conseguiria manter a emissora.”, conta o funcionário da Record que pediu para não ser identificado. Essa semana o PSDB entrou com um recurso contra o PT e a Record que divulga o caso do aeroporto que foi considerado pela justiça mineira atividade dentro dos requisitos legais. Fonte: (Jornal do Estado, azulzinhonoticias.blogspot.com.br)

GOLDMAN CHAMA LULA DE “CANALHA” E “IMBECIL”

Vice-presidente nacional do PSDB, o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman aumentou o tom das críticas contra o PT na reta final da campanha e chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de "canalha" e "imbecil". Segundo o dirigente tucano, Lula tem feito uma "campanha do ódio". Em texto divulgado pela internet, o vice-presidente do PSDB criticou o discurso feito pelo ex-presidente petista no Recife, na terça-feira. Ao lado da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, Lula comparou os tucanos aos nazistas, responsáveis pelo Holocausto contra os judeus na 2ª Guerra Mundial, e atacou o presidenciável tucano, Aécio Neves. "Este canalha não tem remédio. Não tem outro nome", afirmou Goldman. "Nunca fizemos qualquer ofensa aos nordestinos. O uso despudorado e distorcido de frases do Aécio ultrapassa qualquer limite do aceitável, seja em campanha eleitoral ou em qualquer manifestação. Em segundo lugar porque se utiliza do assassinato de 6 milhões de judeus, inclusive todos meus antepassados, com exceção dos que imigraram ao Brasil, para fazer uma campanha de ódio, aterrorizado pela perspectiva da derrota", escreveu o dirigente tucano. Goldman reforçou que foi "canalhice" Lula perguntar onde Aécio estava quando Dilma, aos 20 anos, arriscava sua vida na luta contra a ditadura militar. "Na época, imbecil, Aécio tinha 10 anos de idade", disse o dirigente tucano. O PSDB também soltou uma nota, criticando as declarações feitas pelo ex-presidente no Recife. As informações são do Valor.

PROFESSORA É PRESA POR FAZER SEXO COM ALUNO DE 16 ANOS

Uma professora de 24 anos foi presa após se envolver com o aluno de 16 anos nos Estados Unidos. O relacionamento entre Megan Mahoney e o adolescente, que estudava na Escola Católica de Staten Island, onde ela lecionava ginástica, durou três meses. Em uma das ocasiões, o ato aconteceu dentro da escola. Ela também responde por quatro acusações de "ato sexual criminoso" - sexo oral mútuo. Megan já tinha pedido demissão em janeiro, depois que a ex-namorada do adolescente flagrou os dois juntos em uma pizzaria. O casal se encontrava pelo menos duas vezes por semana. A professora foi solta após pagar fiança, e pode pegar quatro anos de prisão por 30 acusações de estupro estatutário por sexo com o menor. (Correio24horas)

ROMÁRIO DECIDE APOIO Á CANDIDATURA DE AÉCIO

O senador eleito Romário (PSB-RJ) oficializou o seu apoio ao candidato Aécio Neves (PSDB) em publicação de um video na página oficial do partido tucano na manhã desta quinta-feira (22). O ex-jogador apresentou o seu apoio pessoal somente depois que a executiva nacional do seu partido, o PSB, aderiu à campanha de Aécio. Romário e o presidenciável selaram o acordo nesta terça-feira (21) e Romário gravou nesta quarta-feira (22) em Brasília o depoimento que será exibido na quinta-feira (23) à noite, no programa de TV do tucano. Como deputado federal, Romário foi um forte combatente da "bancada da CBF" e é considerado um trunfo para angariar votos a Aécio. O tucano, contudo, teria uma boa relação com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, de acordo com a imprensa especializada, o presidente da entidade, José Maria Marin, apoia a candidatura de Aécio.

CARREATA EM PROL DE AÉCIO EMPOLGOU ITABUNA

Foi gigantesca a participação popular na grande carreata em prol do candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) em Itabuna, na tarde desta quarta-feira (22). A receptividade da população, deixou empolgados o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que estava acompanhado pelo ex-governador Paulo Souto, deputados estaduais Sandro Régis (DEM) e Augusto Castro (PSDB), além dos presidentes estaduais José Carlos Aleluia, do Democratas, e Geddel Vieira Lima, do PMDB. ACM Neto e comitiva foram recebidos com muita festa e entusiasmo pela multidão que os acompanhava na carreata e por populares que os cumprimentavam nas ruas  onde a caravana passava. A grande carreata sacudiu a cidade de Itabuna desde a saída de frente a Vila Olímpica até o final depois de passar pelas principais ruas. Nas residências e na frente dos estabelecimentos comerciais eram visíveis a receptividade e satisfação das pessoas. O deputado estadual Augusto Castro salientou a importância de Itabuna liderar na região, a consolidação da reviravolta nestas eleições e contribuir para Aécio libertar o país, de um sistema governamental aparelhado por interesses partidários e dominados por indivíduos suspeitos. processos e condenados por corrupção. Ele também declarou que a região cacaueira também estará melhor com Aécio presidente. “Ao incorporar nossas ideias e propostas, relacionadas ao sul da Bahia, ao seu plano de governo, Aécio demonstrou sensibilidade e abertura para continuarmos nossos sonhos de construir um novo Brasil!”, declarou Augusto Castro, que finalizou pedindo que cada um faça sua parte e “não desista do Brasil!”.

22 de outubro de 2014

AÉCIO TEM 53,2% E DILMA 46,8%, DIZ PESQUISA DE JORNAL DO GRUPO RECORD

Segundo pesquisa do Instituto Veritá divulgada ontem o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, teria 53,2% dos votos válidos no segundo turno, enquanto  Dilma Rousseff, do PT, aparece com 46,8%. O Instituto Veritá  foi contratado pelo jornal Hoje em Dia de Minas Gerais para fazer a pesquisa. O jornal é igado ao grupo Record. Os números são o inverso dos apresentado pelo Instituto DataFolha. Os percentuais consideram apenas os votos válidos. A pesquisa ouviu quase o dobro dos eleitores ouvidos pelo DataFolha e tem 95% de confiança. Se for considerada a votação total, com brancos e nulos, Aécio tem 47% das intenções. Dilma aparece com 41,4%. Os indecisos somam 7,8% e outros 3,7% votariam em branco ou nulo. A margem de erro da pesquisa é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento do Instituto Veritá foi realizado entre os dias 17 de outubro e 20 de outubro. Foram ouvidos 7.700 eleitores em 213 cidades de todos os Estados brasileiros. Ainda segundo essa pesquisa, o índice de rejeição da presidenta Dilma é maior que o de Aécio. O levantamento apontou que 46,1% dos eleitores não votariam na petista de jeito nenhum, enquanto 39,1% afirmam o mesmo sobre o tucano. 

21 de outubro de 2014

NESTA QUARTA-FEIRA, HAVERÁ CARREATA PRÓ-AÉCIO EM ITABUNA

Aliados do candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, vão colocar em prática o apoio que assumiram dar à campanha do tucano em Itabuna. Ontem, representantes do PSDB, DEM, PMDB e PTN, liderados pelo deputado estadual reeleito, Augusto Castro (PSB) e a presidente do DEM, Maria Alice, organizaram os últimos preparativos para realização de uma carreata pró-Aécio, que acontecerá nesta quarta-feira/22. No roteiro, ruas centrais e bairros populares do município. Os carros irão sair da Vila Olímpica, logo após a chegada do prefeito de Salvador de ACM Neto e diversos deputados estaduais e federais, por volta das 15h30. De lá, os militantes seguem para um percurso de duas horas, segundo os organizadores. Também integram a comitiva os deputados federais José Carlos Aleluia (DEM), Jutahy Júnior (PSDB), além dos estaduais eleitos Augusto Castro (PSDB) e Fábio Souto (DEM). Em Itabuna, Aécio Neves enfrenta a oposição do prefeito Claudevane Leite (PRB). Ele faz parte da coligação que dá sustentação à campanha de Dilma, que busca a reeleição. A petista venceu as eleições no município no primeiro turno, mas a expectativa dos tucanos, é que Aécio Neves deverá conquistar a maior parte do eleitorado nesta etapa final das eleições presidenciais. Segundo Augusto Castro, além de movimentar a campanha de Aécio, a carreata também tem o objetivo de agradecer o eleitorado. “No segundo turno, a eleição fica muito fria nos estados onde não têm disputa. Então, estamos fazendo essa mobilização para movimentar a campanha presidencial, mesmo sem a presença de Aécio”, ponderou o deputado, que foi o único parlamentar eleito de Itabuna.

NOVA PESQUISA MOSTRA AÉCIO NA FRENTE DE DILMA

Um novo levantamento do Instituto Veritá, encomendado pelo jornal Hoje em Dia, da Rede Record, e divulgado nesta terça-feira (21) mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) na frente de Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência da República. Contudo, enquanto a diferente entre primeiro e segundo lugares era de 9,6 pontos na última pesquisa, na mais atual a distância cai para 6,4 pontos. Segundo o instituto, o tucano tem 47% das intenções de voto enquanto a petista tem 41,4%. Neste cenário, indecisos somariam 7,8% e brancos e nulos 3,7%. A pesquisa ainda aponta que a rejeição de Dilma é de 46,1%, enquanto 39,1% dos ouvidos não votariam em Aécio “de jeito nenhum”. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 de outubro e ontem e a margem de erro é de 1,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento entrevistou 7.700 eleitores em 213 cidades de todos os estados brasileiros e foi registrado com o número 01144/2014 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O nível de confiança é de 95%.

IBOPE: NO DF, AÉCIO TEM 61% E DILMA, 39 DOS VOTOS

Pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e divulgada na noite desta terça-feira (21), sobre a preferência do eleitorado do Distrito Federal na disputa presidencial, mostra que o candidato do PSDB Aécio Neves teria 61% dos votos válidos no DF e Dilma Rousseff (PT) 39%, se o pleito fosse hoje. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 69% e a petista 31% dos votos válidos no DF. Considerando os votos totais, Aécio teria 54% e Dilma 34%. Brancos e nulos somaram 8% dos entrevistados e não sabiam ou não responderam 4%. A nova pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob protocolo DF- 00085/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) BR-01147/2014, foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro com 2002 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

NEM COM A BAHIA COM MAIS INVESTIMENTOS, ILHÉUS TERÁ SHOPPING

Ilhéus não está na cota dos nove shoppings que serão construídos na Bahia; oito no interior e um na capital. De acordo com o diretor de relações inconstitucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luiz Augusto Ildefonso, serão aproximadamente 900 lojas apenas nos shoppings que estão sendo construídos no interior, o que deve gerar emprego para cerca de 9 mil pessoas. Estão previstos investimentos de mais de R$ 3 bilhões em novos shoppings, que deverão criar empregos para mais nove mil pessoas na Bahia. As cidades contempladas são Feira de Santana, Juazeiro, Serrinha, Barreiras, Camaçari e Candeias, além de Teixeira de Freitas que vai ganhar dois novos shoppings. Entre as novas construções destacam-se o Park Shopping de Feira – um investimento de R$ 90 milhões, com 135 lojas – e o Boulevard Shopping, em Vitória da Conquista. E Ilhéus, cujo prefeito é aliado do governador Jaques Wagner e da presidenta Dilma Rousseff, permanecerá sem ter seu shopping.

VANE NÃO VOLTA PARA O PT, PORQUE O PC DO B NÃO DEIXA

Imagine o pandemônio, que seria o religioso Vane tentando renascer nas hordas do PC do B. Isto ele jamais faria. É inimaginável Vane filiado ao partido do seu vice-prefeito, Wenceslau Júnior. Comunista por ideologia é ateu. Os dogmas dos marxistas são incompatíveis com as crenças Cristãs. Seria algo como um flamenguistas ferrenho, fantasiado com camisa e bandeira do Vasco, no meio da torcida do Flamengo, num Maracanã em final de campeonato entre Vasco e Flamengo, com o Vasco ganhando com gol aos 49 minutos do segundo tempo.  Mas como Vane dá sinais de não passar de coadjuvante na prefeitura de Itabuna, também não se pode esperar que ele aceite os constantes convites de retorno ao PT. Não que ele não queira. E sim, porque os comunistas não deixam. Já que ele não se filia ao PC do B, os comunistas não permitem que ele volte ao petismo. Mas é aí onde "a porca torce o rabo", pois há previsão de que, dificilmente, o PRB o mantenha em seus quadros de filiados. Vane traiu o PRB, que deverá "dar o troco" em 2016. E Vane sabe disso. Restará então, Vane pedir permissão para os comunistas e assim se filiar ao PSD, PP, PSB ou PTB. O certo é que o moribundo prefeito Vane do Renascer, deverá sair do PRB, mas não voltará ao PT e nem se filiará ao PC do B. 


QUEM VOTA EM CORRUPTO, NÃO PODE RECLAMAR DA CORRUPÇÃO

Infelizmente há em todo país políticos corruptos e incompetentes que usam a política apenas para enriquecer fazendo-a cair no descrédito popular. Porém muitos políticos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar o bom político? É importante que a população fique atenta e acompanhe os projetos das campanhas políticas nos programas eleitorais de rádio e TV, e principalmente, a trajetória de cada candidato na vida pública. É nesta época que a sociedade fica confusa com os programas, pois parecem ser todos iguais. É importante saber o que o representante está propondo e quais os projetos e idéias que ele pretende executar caso chegue ao poder e, sobretudo, se haverá recursos disponíveis para executar o que está sendo proposto. Cada cidadão deve verificar os trabalhos anteriores de cada candidato e suas experiências com cargos públicos. Devem-se analisar possíveis processos judiciais e se houve algum envolvimento com atos ilícitos. Se a vida do político tem bons frutos, a cobrança também é um direito e um dever que o cidadão tem dentro de um verdadeiro sistema democrático. Se votar conscientemente é difícil, é preciso saber antes que os resultados são extremamente positivos. Numa democracia a conquista do povo deve ser usada com responsabilidade. Votar em qualquer um que não tenha ideologias sérias e compromisso com a coletividade pode ter conseqüências sérias nos anos subseqüentes, e aí será tarde demais para arrependimentos. O combate à corrupção começa antes e durante as eleições com o voto consciente. E continua depois, com a fiscalização e a cobrança de cada cidadão. Vendendo seu voto a troco de benefícios momentâneos, você estará vendendo também a saúde, a segurança e a educação de seus filhos e da comunidade que em que você vive. Por isso jamais seja um aliado da corrupção. Não seja conivente com ela. Não alimente este ‘leão’ para que depois, mais tarde, ele não te abocanhe. Caros eleitores façam uma reflexão mais séria. Veja se por ventura alguma vez você já pediu algum tipo de favor a candidatos, tais como, combustível, remédios, passagens, materiais de construção, cesta básica, entre outras coisas? Se a resposta for sim, você automaticamente já vendeu seu voto, e isto terá conseqüências muito sérias para a sua comunidade. Com estas atitudes você estará elegendo um mau político e contribuirá ainda mais com a expansão do câncer da corrupção ao invés de extirpá-lo. Corte o mal pela raiz antes que ele cresça. Como diz um ditado bem popular, é melhor prevenir do que remediar.

20 de outubro de 2014

"NUNCA VOTE EM UMA PESSOA RELIGIOSA', DIZ PADRE MARCELO ROSSI

O padre Marcelo Rossi declarou, em entrevista ao site Terra, que “é totalmente contra” a candidatura de religiosos, seja um padre da Igreja Católica ou pastor das entidades protestantes. “Ou você é um líder religioso, ou você é um líder político. Pode colocar minhas palavras: ‘Nunca vote em nenhuma pessoa religiosa’”, sugere o líder católico. Ele justifica que a pior fase da Igreja Católica foi quando viveu a união de Estado, política e religião. “Pode ver que a Igreja Católica é a única que não tem candidato (atualmente)”, argumenta. “Eu tenho medo. A pior coisa é fanático. Fuja dessas pessoas, que são as mais perigosas e as que se corrompem mais facilmente”, continuou o padre. Apesar de a Igreja Católica não ter declarado voto em nenhum candidato, a principal entidade representante da instituição, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assume posições, como a defesa pela reforma política. 

O FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO

O processo de desconstrução da imagem de candidaturas, tal como aconteceu com Marina Silva, que aceitou, impávida, por não dispor de tempo para contestar no primeiro turno, não combina com Aécio Neves, que dispõe do mesmo tempo em televisão, rádio, e nos debates de Dilma, favorecendo dar-lhe o troco. Aconteceu o que se viu no confronto entre os dois candidatos no SBT, na última quinta-feira. O debate saiu do controle; o nível desceu ao inferno e acabou Dilma Rousseff sofrendo as conseqüências. Seus marqueteiros estão indo a situações que não condizem com uma campanha presidencial. Se deu certo com Marina, que acabou fora do segundo turno, falhou, e feio, com Aécio Neves. O debate do SBT é um evidente sinal de que, se o nível continuar da forma como está, o eleitor perde o que quer ouvir - programas de governo - e passa a assistir a uma luta livre entre os candidatos, o que definitiva e seguramente não é o que se quer. Ou muda tal estilo ou pode acontecer o que se verificou no último confronto quando Dilma, entrevistada sobre o debate que acabara de acontecer, ficou alheia à pergunta, misturou palavras sem nexo, esqueceu o que teria que responder, passeou no mundo da lua, brincou com duendes, e se disse com pressão baixa que logo se recuperou. Foi consequência da tensão que estremeceu o debate ao atacar a partir do que lhe mandavam os marqueteiros. A presidente nem o seu grupo de retaguarda levou em conta que o adversário era Aécio, e não a pacífica e plácida Marina, desacostumada com tal nível de conduzir a política. O resultado foi que Marina desceu a ladeira e acabou por perder o segundo turno, passando-o para Aécio, ora seu aliado, assim como o grupo de familiares de Eduardo Campos em Pernambuco. Outro erro é Dilma insistir com Minas Gerais onde ela ganhou no primeiro turno, mas agora parece óbvio que o tucano ganhará no seu estado. Outro erro de marquetagem. Entre Dilma e Aécio bem provavelmente os mineiros preferirão Aécio, embora a candidata petista tenha nascido lá, mas logo saiu, perseguida, e não retornou mais ao estado, enquanto Aécio fez toda a sua carreira política em Minas. Insistir com Minas Gerais é um erro da petista. Ela está indo além do que deveria e abre espaços mais amplos para o tucano. Nunca, em tempo algum, os brasileiros assistiram a um debate de nível tão baixo quanto este, que arrepia quem assiste. Uns gostam do litígio e outros se encrespam. Nos debates, muitas perguntas passaram ao largo sem respostas, especialmente o escândalo da Petrobras que atinge, em cheio. o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. O último confronto, o de sexta-feira na Globo, ou será ameno, diante do acontecido, ou elevará o clima ao máximo. Há aí, uma grande expectativa sobre o que se verificará porque, o do SBT, não há dúvida que Aécio esteve muito acima do desempenho de Dilma, a tal ponto, que, supõe-se, a sua pressão teria caído porque, na entrevista, ela misturou palavras desconexas, deu um branco sem saber sobre o que lhe foi perguntado e terminou tomando água com açúcar. Pelo menos adoçou a boca. Não deve ter  tido um sonho suave, nem sonhou com anjos. Talvez com diabinhos. Por Samuel Celestino.

CORRUPÇÃO FOI O FOCO NO DEBATE NA RECORD

O debate entre os candidatos à Presidência da República na TV. Record diferiu dos anteriores e começou com questões como inflação e leis trabalhistas. A Presidente da República fez a primeira pergunta em relação ao Simples e ao pequeno e micro empresário. Aécio respondeu que é favorável e que o Simples foi criado no governo Fernando Henrique e comentou a importância do Super Simples e do MEI dizendo ainda que vai propor a simplificação do sistema tributário. Dilma comentou dizendo que universalizou o Simples e incluiu vários setores. Aécio perguntou então sobre a inflação e disse que o Brasil vai crescer 0,3% e Dilma afirmou que ele estava sendo muito pessimista. Aécio rebateu e disse que não ele que está prevendo isso, mas quem o fazia era o FMI. Questionado sobre a flexibilização das leis trabalhistas, Aécio disse vai viabilizar avanços, e defender a discussão sobre o fator previdenciário.  A questão da inflação foi debatida e Aécio disse que, enquanto países como Peru e Chile estão crescendo e com inflação bem menor do que a do Brasil. Dilma rebateu dizendo-se preocupada com a tese de reduzir a inflação para 3,5% como tem anunciado Aécio, e que isso só será alcançado com juros altos. Mas a discussão voltou a ficar ríspida quando o assunto corrupção veio à tona e Aécio perguntou se ela ainda tinha confiança no tesoureiro do PT, José Vaccari, que foi denunciado como receptor de propina pelo delator Paulo Roberto, e que ainda permanece no Conselho de Administração da Itaipu. Dilma repetiu então a ideia de que o partido do candidato engavetava os processos e voltou a citar os casos, como Sivan, Patas Rosas e Outras, afirmando os corruptos estavam todos soltos. 

ALELUIA DIZ QUE PT QUER PASSAR A IDEIA DE QUE ROUBAR É NORMAL

O deputado federal eleito e presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, comentou nesta manhã, durante entrevista ao programa Conexão CBN, sobre a disputa entre os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Segundo Aleluia, o nível está acirrado, mas, no momento, a população está “querendo discutir o futuro do país”. “As pessoas estão preocupadas com a inflação, não pelos índices economistas, e sim porque o preço das escolas, do mercado e de outras coisas estão subindo”, opinou. Questionado sobre a afirmação do governador Jaques Wagner (PT), que declarou que a corrupção é um tema rejeitado pela população, Aleluia disse que o PT, inclusive o governador, pretende passar a ideia de que roubar dinheiro público é normal. Sobre a derrota de Paulo Souto (DEM) para governador, o deputado disse que, além de o PT ter usado a máquina pública ao seu favor, o fato de o tucano Aécio Neves ter ficado muito atrás nas pesquisas do primeiro turno, foi um fator que influenciou. “Dilma estava muito bem, o que não está acontecendo agora, e acabou ajudando o candidato Rui Costa”, disparou. Perguntado sobre o que achava do nível da Câmara Federal, o democrata afirmou que ultimamente a Casa está “fragilizada”. “Eu que passei 20 anos no Congresso, sinto que o padrão caiu muito. É preciso que as pessoas se esforcem muito mais”.