30 de novembro de 2015

QUEM É O "JAPONÊS BONZINHO" DA LAVA JATO?

Os petistas tremem de medo de receberem uma
visitinha matinal do "Japonês" da polícia do Paraná
O áudio que levou para a prisão o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e o banqueiro André Esteves pode ajudar a elucidar parte dos vazamentos acerca da Operação Lava Jato. Em um trecho da conversa, Edson Ribeiro, advogado de Nestor Cerveró, e Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras, afirmam que um agente da Polícia Federal vende informações sigilosas. O diálogo ocorre após Delcídio relatar aos interlocutores ter visto, com André Esteves, uma cópia da minuta da delação premiada negociada por Cerveró com os procuradores. O senador petista discute o teor do material, lamenta o vazamento e diz não saber quem vazou. Ele, então, ouve de Edson Ribeiro: "É o japonês. Se for alguém é o japonês". Diogo Ribeiro, chefe de gabinete de Delcídio, que também estava na conversa, complementa. "É o japonês bonzinho". Mais tarde, o grupo volta a falar dos vazamentos. Edson Ribeiro levanta suspeitas sobre Sergio Riera, advogado de Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema da Lava Jato, Alberto Yousseff, doleiro que assinou acordo de delação premiada e sobre o "japonês", nas palavras de Bernardo Cerveró. A degravação feita pela PF traz o nome "Milton", mas no áudio é possível ouvir que Edson Ribeiro fala em "Nilton". Em julho, o blog Expresso, da revista Época, destacou a presença do agente da Polícia Federal Newton Ishii em diversas das prisões de detidos da Lava Jato na superintendência da PF em Curitiba. Ishii é chefe do Núcleo de Operações da PF em Curitiba e tem um passado conturbado. Funcionário da corporação desde 1976, Ishii foi expulso da PF em 2003, acusado de corrupção e de integrar uma quadrilha de contrabandistas. Desde então, o agente já foi reintegrado, com "confiança da direção da PF", segundo a publicação, mas ainda seguiria respondendo processos criminais, civis e uma sindicância. No pedido de prisão de André Esteves e Delcídio do Amaral, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, manifesta preocupação com o fato de o banqueiro ter tido acesso à delação de Cerveró. "Essa informação revela a existência de perigoso canal de vazamento, cuja amplitude não se conhece", diz o PGR. "Constitui genuíno mistério que um documento que estava guardado em ambiente prisional em Curitiba/PR, com incidência de sigilo, tenha chegado às mãos de um banqueiro privado em São Paulo/SP". De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a Polícia Federal vai investigar o vazamento da delação de Cerveró. Segundo a publicação, o ex-diretor da Petrobras informou à cúpula da PF que só ele, seus advogados, familiares e procuradores tiveram acesso. Ainda conforme o jornal, Ishii disse a colegas que seu nome estava sendo usado como "cortina de fumaça" para manchar a Operação Lava Jato. Por Gisele Pimenta.

SUPLICY AFIRMA QUE PT FOI VARRIDO POR UM “TSUNAMI”

Suplicy diz que há um enorme constrangimento em ser do PT hoje
Uma das figuras mais representativas do PT, o ex-senador e atual secretário de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo, Eduardo Suplicy, reconhece que o momento do partido é péssimo. Em entrevista à BBC Brasil, Suplicy diz que o PT foi varrido por um “tsunami” e é preciso “esforço e determinação” para que o PT melhore sua imagem junto à população. Na eleição do ano passado, Suplicy foi derrotado na tentativa de se reeleger no Senado. “Em 2014, fui um candidato forte, mas o que houve foi um verdadeiro tsunami sobre o PT em São Paulo. A presidente Dilma teve 25% dos votos por aqui, contra 70%, 80% no Nordeste. O nosso candidato a governador, Alexandre Padilha, teve 18%. Tive uma boa votação, de 6,7 milhões de votos, mas não suficiente para vencer. É da democracia. Tudo bem”. O petista foi questionado sobre o porquê desse tsunami contra o PT. “Por causa das denúncias ligadas a operação Lava Jato, criou-se uma imagem do PT muito negativa, principalmente nos lugares onde os grandes meios de comunicação estão sediados –e em especial em São Paulo. [Esses meios] destacaram muito isso junto a opinião pública e tivemos esse efeito que eu chamei de tsunami sobre o PT, mas acho que vamos dar a volta por cima”. Mesmo reconhecendo a fase ruim do partido vermelho, o ex-senador acredita na recuperação e fala como o PT vai se recuperar. “Com esforço, determinação e consciência desses graves problemas por parte de cada um dos membros do PT, em cada lugar onde atuamos. Eu tenho minha responsabilidade na secretaria, para que aqui não se cometam erros e ações inadequadas. Isso dá muito trabalho. É preciso estar muito atento. Montar equipes sérias e competentes ao administrar recursos e assinar convênios com diversas entidades. O PT tem algumas administrações estaduais e diversas municipais. Precisamos dar o exemplo em todos os lugares”.

ALVARO DIAS DESCONFIA DO RESULTADO DA MEGA-SENA

Com o PT no comando da CEF as suspeitas devem ser investigadas
O Senador Alvaro Dias (PSDB) anunciou, em sua página oficial no Facebook, que cobrará “explicações formais e imediatas” da Caixa Econômica Federal (CEF) sobre o sorteio da loteria Mega-Sena que ocorreu na última quarta-feira, 25 de novembro. A publicação diz que “o desencontro de informações, uma vez que a CEF informou inicialmente não haver ganhadores, para só depois anunciar um único apostador como ganhador, alimenta especulações de irregularidades, que devem ser passadas a limpo urgentemente”. A CEF afirma que um morador de Brasília acertou todos os seis números sorteados, ganhando um prêmio de R$205 milhões, o que alimentou teorias conspiratórias na internet. Algumas imagens publicadas por usuários de redes sociais mostram que o site inicialmente publicou que o concurso havia acumulado, para depois publicar que houve um vencedor. Ainda segundo o Facebook do Senador, “denúncias envolvendo manipulação de resultados, fraudes e lavagem de dinheiro envolvendo as Loterias da Caixa fazem parte de uma investigação que compõe o inquérito policial nº 1-352, que tramita na Segunda Vara Especializada da Justiça Federal”. Contatada por telefone, a CEF ainda não se posicionou formalmente sobre a denúncia.

PESQUISA MOSTRA QUE AÉCIO GANHARÁ DE LULA EM 2018

O brasileiro dá sinais de que não está mais embevecido por Lula
Pesquisa feita pelo Instituto Datafolha entre os dias 25 e 26 de novembro, divulgada neste sábado (28) pelo jornal Folha de S. Paulo, traz o senador Aécio Neves (PSDB-MG) na dianteira da preferência popular nas intenções de voto em duas simulações da corrida presidencial para as eleições de 2018. No primeiro cenário, o tucano aparece com 31%, seguido do ex-presidente Lula (PT), com 22%, enquanto Marina Silva (Rede) surge com 21% das intenções de voto. São citados, ainda, Luciana Genro (PSOL), com 3%, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), com 2%, e Eduardo Jorge (PV), com 2%. BranOcos e nulos somam 14%, enquanto os que não sabem em quem vão votar têm 5%. No segundo cenário, sem Aécio Neves e com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) como candidato à presidência, é Marina Silva quem aparece na liderança, com 28%, ultrapassando o ex-presidente Lula na preferência popular, que surge em segundo lugar, com 22%. O tucano vem logo em terceiro, com 18%. Luciana Genro e Eduardo Paes aparecem empatados, com 3% cada. Brancos e nulos somam 17% e os que não sabem em quem votar surgem com 6%. O Datafolha entrevistou 3.541 pessoas em 185 cidades. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

CARLOS LEE TEM APOIO DO PSB PARA SER CANDIDATO A PREFEITO DE ITABUNA

Carlão tem sido a solução do PSB, para os problemas de Itabuna
Visando alinhar os passos, a executiva estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Bahia se reunirá no dia 11 de dezembro, em um grande encontro que promete apontar os primeiros rumos da sigla já em relação às eleições municipais em 2016. Segundo o primeiro-secretário estadual do partido, Rodrigo Hita, o encontro tem um caráter primário. “Será para apresentar os possíveis pré-candidatos, os novos filiados, fazer um breve balanço do ano de 2015 e começar a pensar em 2016”, explicou. Atualmente a legenda possui o comando de 27 prefeituras no interior baiano e outras 27 cadeiras de vice-prefeito. Para Hita, o objetivo do partido é reeleger os atuais gestores e lançar mais candidatos em novas cidades. “Pensamos em lançar candidaturas nas principais cidades, como Itabuna, Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Seabra”, disse ele. O PSB já anunciou em Itabuna, que terá o empresário Carlos Lee, como seu candidato a prefeito no ano que vem.

TUCANOS TENTAM SE ALIAR PARA CASSAR DILMA E EVITAR O PMDB

Aécio tem sido uma voz firme no Senado, para queda de  Dilma
Até integrantes mais moderados do PSDB defendem agora a tese do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou em conversas recentes que o governo de Dilma "acabou". Tucanos de variadas correntes tentam construir consenso para viabilizar o impeachment, evutando, contudo, o PMDB como alternativa de poder. Ainda segundo a coluna, um ministro ironiza a tentativa de coesão: "Aécio, Serra e Alckmin nunca se entenderão. Nem Dilma é capaz de mudar isso", teria afirmado. Na mesma direção, mas em posições opostas, os peemedebistas querem pressionr o presidente do Senado, renan Calheiros (PMDB-AL) a convocar o Congresso no recesso parlamentar caso o pedido seja aceito, de forma a acelerar o processo.

29 de novembro de 2015

A EMASA ACOSSADA E OS ELEFANTES CASSADOS

As mazelas de Alfredo Melo nos fez ver o quanto corruptos são
prejudiciais à Emasa e só a privatização soluciona seus problemas
Em decorrência da profusão de desmandos envolvendo a Emasa, muitas pessoas se questionam: privatizar a empresa seria a solução? Eu estou convencido que sim. Privatizar a Emasa resolveria não apenas o problema da corrupção, do cabide de emprego de parasitas a que está submetida, como tornaria a empresa mais eficiente. Se a receita funcionou para a Sulba, Telefonia, Coelba, Vale, para a Embraer e para bancos estaduais, por que não funcionaria para a Emasa? Infelizmente, acredito que isso está a anos-luz de acontecer. Parece que a maioria dos itabunenses é contra tal medida. Há muito tempo, vem sendo difundida a falsa tese de que setores estratégicos têm de ser protegidos pelo governo. Se isso fosse verdade, deveríamos estatizar todo o agro-negócio do país. Existe algo mais importante, essencial e estratégico que a produção de alimentos? Um argumento favorável à privatização de estatais, de um modo geral, é que agentes econômicos tendem a ver uma empresa pública como um recurso comum e recursos comuns tendem a ser utilizados de forma predatória. Para explicar essa teoria, ressalto o que ocorre com os elefantes na África. Elefantes são caçados por causa do marfim, que tem muito valor no mercado, e por isso correm risco de extinção. Por outro lado, as vacas, que também são animais valiosos, não correm esse risco. Qual a diferença? O elefante que vaga pelas savanas da África é um bem público. A vaca criada em uma fazenda é um bem privado. Em alguns países africanos, o governo resolveu privatizar os elefantes. O dono dos animais podia abater e vender legalmente o marfim no mercado. Logicamente, o proprietário quer preservar os elefantes porque eles valem dinheiro. Essa política se mostrou muito eficiente. Voltando a falar da Emasa, eu vejo a empresa pública municipal como uma espécie de bem público, como uma manada de elefantes selvagens, com longas e valiosas presas, vagando livremente pela savana. Os corruptos são caçadores fora lei, ansiosos por abater os animais e arrancar seus tão cobiçados dentes. Conter a ganância dos caçadores é impraticável. A solução é privatizar.

AINDA HÁ PRECONCEITO CONTRA QUEM TEM HIV-AIDS EM ITABUNA

Proteja-se, previna-se e faça parte da luta contra a Aids

O nome da personagem usada aqui é fictício. Preservá-la em meio ao preconceito que ainda se mantém bem presente na sociedade itabunense é condição para que converse conosco sobre a vida que passou a levar desde que recebeu a notícia de que é soropositiva. Ou seja: está infectada pelo temido vírus HIV. Não desenvolveu a doença, mas carrega dentro do corpo e na vida as marcas do estigma que a fez manter-se o mais reservado possível. A história da faxineira Elisabete segue uma trajetória de dor e recomeço. Aos 33 anos, foi largada pelo marido, que a deixou com dois filhos para criar. Havia se mudado de Itabuna para São Paulo. Sentiu-se traída, desprezada, e passou a ter relacionamentos sexuais sem preservativo com pessoas que pouco conhecia. Estava longe de imaginar que poderia ser infectada pelo HIV. “Não sabia nada sobre a Aids. Na época, a chamavam se ‘peste gay’. Achava que era coisa de artista, de cantor, porque foi naquela época do Cazuza. Aí, vi uma campanha que ficou na minha mente e fui fazer o exame. Tinha voltado para Itabuna, onde minha família vive, e procurei o teste no Centro de Referência da Doença. Fiz dois exames. Não tinha o teste rápido. Tive que esperar. Os exames deram positivo. Há 11 anos não pensava do jeito que penso hoje. Não usava preservativo; estava longe de imaginar que ia pegar alguma doença. As pessoas [com quem ficou] pediam prova de amor”, ela conta. Mãe de dois filhos – hoje com 21 anos e outra com 18 –, Elisabete diz que, ao saber que estava infectada com o HIV, o primeiro sentimento foi achar que iria morrer em menos de seis meses. “Fiquei mais de um ano assim. Achava que não ia ver meus filhos crescerem. Não conseguia falar para ninguém, mas chegou a um ponto que precisava falar. Contei à minha mãe e à minha irmã, que me apoiam até hoje. Meus filhos também sabem e são minha força de viver. Graças a esse apoio, voltei a estudar e ver a vida de outra forma. Dei a volta por cima e estou concluindo o segundo grau. Pretendo continuar estudando. Sonho entrar na faculdade de Serviço Social”, confessa Elisabete, que não sabe quem a infectou. No dia que conversou com a gente, ela estava indo ao CERPAT para uma consulta médica. Disse que começou a sentir dores no corpo todo. “Na medida do possível, vivo bem. Mas tem dia que só Jesus! Tomo três medicamentos e sinto os efeitos. Náusea, dores no corpo. Onde tiver massa muscular, o remédio causa hipodristrofia. Meu glúteo diminuiu muito. As pernas e braços estão afinando e começo a ter dores. É horrível”, descreve Elisabete, que hoje está com 45 anos e trabalha como faxineira.

28 de novembro de 2015

MAIS PREJUDICIAL QUE GERALDO CABEÇA, É QUEM VOTA NELE

O eleitor pelego é que elege corruptos como Geraldo Simões
O fato de que muito político como o ex-deputado Geraldo Simões ser mentiroso descarado e compulsivo não é apenas uma característica inerente à classe política; é também um reflexo do seu eleitorado. Quando o eleitor, ou cabo eleitoral, quer o impossível, somente os mentirosos demagogos podem satisfazê-lo. Porém, quando a realidade se impõe e os efeitos econômicos de medidas populistas começam a cobrar seu preço, os eleitores finalmente percebem que foram enganados. E então começam a reclamar que os demagogos, como Geraldo, os enganaram e venderam ilusões. Essas pessoas são as mesmas que, no passado, não apenas acreditaram piamente nas promessas do demagogo ex-prefeito de Itabuna, como também ignoraram rispidamente todos os alertas, feitos pelos mais sensatos, de que determinadas políticas populistas eram insustentáveis e cobrariam um preço caro no futuro. Pessoas que se recusam a aceitar verdades desagradáveis quando estas são ditas em épocas de bonança não têm direito de, no futuro, reclamar que os políticos mentiram e que elas foram enganadas. Afinal, com essa mentalidade, que outro tipo de candidato essas pessoas elegeriam? Uma das principais mentiras do assistencialista Geraldo Cabeça de Pitu, é a afirmação de que o governo pode dar aos eleitores que queiram se associarem ao seu projeto pessoal e familiar de se apoderar do poder, coisas que eles desejam, mas que não podem bancar. Se o eleitor vota em Geraldo que promete dar a ele benesses pagas com o dinheiro confiscado de terceiros, então o eleitor não tem nenhum direito de reclamar quando esse mesmo Geraldo resolver tomar o seu dinheiro para repassá-lo para terceiros, inclusive para ele próprio. Nada é mais fácil para Geraldo cabeça de Pitu, do que prometer benefícios governamentais que não poderão ser cumpridos. Será que é realmente tão surpreendente que eleitores com expectativas fantasiosas e irreais elejam políticos como Geraldo, que mentem descaradamente sobre serem capazes de cumprir promessas? Quem não entende o completo cinismo e mau-caratismo, que existem nas promessas de Geraldo, não entende nada de política.

OS PSICOPATAS ESTÃO EM NOSSO ENCALÇO

Pessoas muito perigosas podem estar entre nós, sem que saibamos
Assisti há alguns anos um filme de uma história real que muito me impressionou. O cenário era o da cidade interiorana norte-americana, onde vivia uma população ordeira e tranquila, indiferente às ameaças de uma guerra atômica. E a explosão um dia aconteceu. O dia seguinte amanheceu com um quadro entristecedor: corpos mutilados, queimados, mortos e muitos traumatizados. Sofrimento espalhado por toda a cidade. O filme mostra como ficaram as vidas daquelas pessoas que sobreviveram ao ataque nuclear, durante a II Guerra Mundial. Como aquela comunidade se transformou. Ali vivia um povo tranquilo e feliz. Em seu final, o filme traz uma mensagem de advertência para todos nós: como você, eu e qualquer pessoa que pode mudar sua vida no dia seguinte, de acordo com os atos maus praticados contra alguém ou a sua comunidade. E faz a pergunta: qual o motivo que faz o homem enveredar pelos caminhos da maldade, provocando sofrimentos, choros, desajustes e pesadelos imensos em muitas famílias? Vejam agora, o que aconteceu em Paris, capital da França, quando psicopatas islâmicos tiraram a vida de centenas de pessoas que viviam momentos de alegria. Como não devem ter ficado as famílias dos que morreram: em desespero, em grande angústia. O comportamento desses seres humanos sociopatas tem sido estudado minuciosamente nas universidades do mundo inteiro e concluem que independente das motivações de infância ou tormentos da juventude, a droga existe em 90% dos casos. Estamos já no finalzinho de novembro de 2015. O progresso material tem sido notável, principalmente na área das comunicações e aparelhos médicos. O que preocupa a humanidade e, especialmente, nós brasileiros de Itabuna, é o volume assustador desses psicopatas que andam pelas ruas causando toda sorte de tragédias e angustias ás pessoas inocentes. Só nas cidades de Itabuna e Ilhéus, acredita-se que existam dezenas perambulando pelas ruas, tirando a paz das pessoas e modificando o dia seguinte de todas elas. As pessoais normais tem consciência de que a existência humana consiste não apenas em viver, mas também construir um motivo para viver. E essa turma de loucos não tem projeto de vida. Enquanto chega o dia seguinte procure administrar sua vida com sabedoria e a ajuda de Deus, lembrando-se que a vida é uma passagem.

CURTAS COM FILTROS DAS CULTAS (202)

Está localizada no município de Entre Rios a praia
naturista de Massarandupió, que é a melhor do país
Já que Vane não quer privatizar a Emasa, por que prepostos da Odebrecht, aquela atolada até o pescoço na Lava-Jato, estão vasculhando tudo na empresa, como se fossem avaliadores? - ESTRANHO VANE E WENCESLAU SEREM FAVORÁVEIS Á PRIVATIZAÇÃO DA EMASA, JÁ QUE ERAM CONTRA QUANDO ERAM OPOSIÇÃO. - O ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo se reuniu com um membro importante do governo Rui Costa (PT). A pauta da reunião foi uma possível ida do ex-prefeito para a base aliada do governo. - AZEVEDO SE FILIANDO AO PT É IGUAL UM TORCEDOR DO FLAMENGO NO MEIO DA TORCIDA DO VASCO! - O prefeiturável Antonio Mangabeira recusou convite de Geraldo Cabeça de Pitu, para ser seu vice, dizendo que nem aceitava ser vice de Gerardo, nem que o petista fosse seu vice. - MANGABEIRA SABE QUE NÃO DEVE SE MISTURAR COM CORRUPTOS COMO GERALDO E ALFREDO MELO. - O PMDB de Itabuna realiza neste sábado/28 o II Encontro de Palestras na Câmara Municipal das 8h às 13h., com a participação do presidente estadual da legenda, Geddel Vieira Lima. - GEDDEL TEM O PMDB COMO PROPRIEDADE PARTICULAR DOS SEUS INTERESSES E DEVANEIOS. - A Ufsb permanece atuando com o segmento empresarial regional. para estabelecer um espaço de fomento do desenvolvimento e a sustentabilidade regional. - ITABUNA POSSUI JOVENS EMPREENDEDORES QUE FAZEM A CIDADE RESPIRAR E ACREDITAR NO FUTURO. - O senador Delcídio do Amaral (PT), preso nesta quarta/25, negou nesta sexta/27, à PF, o acordo financeiro no qual pagaria uma mesada de R$ 50 mil em troca do silêncio de Cerveró na delação premiada. - POUCOS NA CÚPULA DO PT SÃO DIGNOS DE MERECEREM NOSSOS APLAUSOS E RESPEITO. - Adélia Pinheiro foi reeleita reitora da Uesc, na quarta/25, com média superior a 85% dos votos, de acordo com resultado divulgado pela Comissão Eleitoral. - HÁ MAIS DE DEZ ANOS O GOVERNO DO ESTADO NÃO CONSTRÓI UMA SÓ SALA DE AULA EM ITABUNA. - O prefeito Vane prometeu que nomearia o assessor do vereador Dr. Carlos Coelho, Abraão Ribeiro, para assumir a secretaria de Trânsito ontem, sexta/20, mas a sexta se foi e a nomeação não veio. - VANE É UM PREFEITO TALENTO... TÁ LENTO EM TODAS AS DECIÇÕES QUE DEVRIAM SER RÁPIDAS. - A empreiteira Andrade Gutierrez fez acordo de leniência com a Procuradoria-Geral da República e deve pagar multa de R$ 1 bilhão por praticas de corrupção em contratos com o governo. - NUNCA HOUVE NA HISTÓRIA DESTE PAÍS, TANTA CORRUPÇÃO E CÍNISMO. - O corrupto ex-deputado Gerardo Cabeça de Pitu está pagando blogueiros só para atacar prováveis adversários na disputa pela prefeitura. O alvo preferido tem sido o médico Antônio Mangabeira. - É LAMENTÁVEL UM PROFISSIONAL DE IMPRENSA SE REBAIXAR Á CONDIÇÃO DE PROSTITUTA. - O número de mortes de adolescentes devido à Aids triplicou nos últimos 15 anos, segundo um relatório do Fundo da ONU para a Infância, divulgado nesta sexta/27 na África do Sul. - O GOVERNO DO PT PIOROU MUITO O PROGRAMA NACIONAL DE DST E AIDS. - Na avaliação do prefeito de Salvador, ACM Neto, a presidente Dilma não reúne "capacidade de exercer uma liderança que o cargo exige para fazer" com que o país "saia da crise mais rápido". - DILMA É MARIONETE DE LULA, DIRCEU, DELÚBIO, GENOINO E DEMAIS GANGSTERES DE BRASÍLIA. - Neste sábado o programa Resenha da Cidade completa 18 anos no ar. O programa é apresentado por Roberto de Souza, na rádio Difusora de Itabuna. - PARABENIZAMOS ROBERTO DE SOUZA, QUE É UM DOS MELHORES RADIALISTAS DA BAHIA. - A Câmara Federal, aprovou o requerimento de autoria do deputado Bebeto Galvão (PSB), para realização de audiência pública para debater a reestruturação e revitalização da CEPLAC. - GOVERNANTES PETISTAS TRATAM A CEPLAC COMO "PONTINHO PERDIDO NO INFINITO DO UNIVERSO. - Lula usou a expressão "coisa de imbecil" em referência ao comportamento do senador Delcídio do Amaral, preso na quarta/25 acusado de tentar atrapalhar a investigação da Operação Lava Jato. - LULA SE ESTRESSA COM PETISTAS QUE NÃO SABEM ROUBAR E LUDIBRIAR. - A ilheense prefeiturável Carmelita (PT), parece se referir a Vane, ao citar "um governo que não investe na educação, que abandonou a saúde, que não se preocupa com a geração de empregos". - O QUE O PT FALA, NEM SEMPRE É VERDADE, MAS SEMPRE É QUESTIONÁVEL. - O presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, afirmou que o partido não tem posição sobre a permanência, ou não, do senador Delcídio do Amaral na legenda. - AS POSIÇÕES DO PT SÓ SÃO RÁPIDAS, QUANDO O CORRUPTOS SÃO DO PSDB, DEM E ADVERSÁRIOS. - O governo anuncia na segunda/30 um corte no orçamento de pouco mais de R$ 10 bilhões que vai paralisar a máquina federal e verbas para obras no sul da Bahia, devem ser cortadas. - A ROUBALHEIRA DOS PETISTAS JÁ ESTÁ TENDO CONSEQUÊNCIA DE PREJUÍZO PARA OS SULBAIANOS. - Agradeço-lhe o acesso a este nosso blog e espero permanecer tendo o privilégio da sua leitura.

BETO CAPUCHO DEVERÁ SE ELEGER AMANHÃ NO AMÉRICA UM

Rádio e Blog deverão ajudar Beto Capucho
a ajudar o América Um ser mais agradável!
O blogueiro Beto Capucho está concorrendo à presidência da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Jardim América I, através da Chapa da Mudança e se destaca nas pesquisas de opinião pública como favorito absoluto, na eleição que acontecerá amanhã, domingo/29. Beto Capucho tem conseguido muitos benefícios para o condomínio, mesmo sem ser síndico da localidade e sua condição oficial de presidente da Associação de Moradores, deverá resultar em ações e políticas públicas, que propiciarão benefícios enormes, em decorrência da sua conduta intrépida de defender o que é do direito do povo e exigir o que é de dever dos governantes e legisladores. Quem conhece Beto Capucho, reconhece sua capacidade de corresponder às expectativas de uma liderança firme, organizada e proveitosa, para que o Conjunto América Um seja um condomínio com melhorias constantes dos serviços públicos para assegurar o foco na qualidade de vida para seus moradores.

HOJE TEM FEIJOADA DO AMOR DO LIONS EM ITABUNA

Os membros do Lions são indomáveis na ação por uma Itabuna melhor
Há 16 anos o Lions Clube do Sul da Bahia realiza a Feijoada do Amor. O evento beneficente em prol do abrigo São Francisco de Assis e as ações sociais da entidade, irá acontecer na quadra do colégio Sistema, neste sábado/28, a partir das 12 horas. Os convites custam 30 Reais. Para o presidente do Lions Clube, Paulo Costa, essa é uma oportunidade de praticar a solidariedade, confraternizar e ainda se deliciar com as delícias oferecidas no evento. Também haverá apresentações artísticas com bandas locais. A expectativa da comissão organizadora é reunir 600 pessoas na quadra do Colégio Sistema, local do evento, para, além de saborear a feijoada, poder tornar concreta uma das mais importantes subvenções anuais repassadas a instituições como o Abrigo São Francisco de Assis e o Lar dos Idosos da Fundação Balduíno Azevedo. Os recursos arrecadados com a Feijoada do Amor são aplicados ainda na manutenção da escola mantida pelo Lions, bem como na realização da campanha de Natal dos Pobres.

DELCÍDIO LAMENTOU "TRAIÇÃO" DE WALTER PINHEIRO

Delcídio ainda tem muitas sujeiras para denunciar sobre senadores
Preso por tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) viu, na última terça-feira (27), sua prisão ser mantida pelo Senado. Entre os parlamentares que votaram por sua continuidade no cárcere, está Walter Pinheiro (PT-BA), uma das pessoas mais próximas a Amaral na Casa. De acordo com a coluna Radar Online, da Veja, Amaral perguntou a assessores como "Waltinho" votou. Ao ser informado do voto de Pinheiro, assentiu com a cabeça e calou. Na noite anterior à sua prisão, Delcídio jantou em Brasília com Pinheiro. Familiares e assessores de Delcídio demonstram mágoa pelo fato de senadores que sempre pediram favores ao líder do governo de ajuda para marcar audiência em ministérios a cargos para aliados agora virarem as costas para ele.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE VANE E AZEVEDO?

Ambos possuam características bem parecidas com
quem é pau mandado de quem deveria comandar
O atual prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB), tem se comportado no comando da prefeitura, com a mesma parcimoniosidade, demência e ingerência do seu antecessor, Capitão Azevedo (DEM). Entretanto, há na forma deles administrarem uma enorme diferença de conceito de planejamento e aplicação das ações e ambas são prejudiciais à otimização de uma gestão pública. No governo de Azevedo, tinha quem comandava e subcomandava: Joelma Reis reinava absoluta no comando de tudo e ainda existiam os que subcomandavam e aí se destacavam Carlos Burgos, Josias Miguel, Maria Alice, Carlos Leay e mais uns outros quatro a seis e Azevedo nem aí se fazia prevalecer. Entretanto, havia disciplina de comando. Todo mundo sabia da hierarquia sobre quem capitaneava o governo do ex-prefeito. Já neste governo de Vane o que acontece é o inverso: ninguém comanda ou subcomanda. Mas todos desmandam. A desunião é a marca da equipe de Vane. Seus secretários parecem 'kamikazes" sedentos por passarem a rasteira uns nos outros. Não há sentimento e nem comprometimento corporativista. Não há respeito de limites e nem humildade de reconhecer limitações e fraquezas. Uns não ajudam os outros. Não há planejamento e interação nas ações e discussões. E nem existe um líder que os contenham em seus descontroles emocionais. A falta de racionalidade é o contexto no pensar e o destrambelhamento é o desfecho no agir. E as consequências recaem sob as circunstâncias desfavoráveis na opinião pública, em que se encontra o prefeito. Falta ao prefeito a consciência, a determinação e o rigor de se respeitar, para não permanecer sendo desrespeitado por subalternos e ser respeitado pelos demais munícipes como maior autoridade do município. Por falta de consciência destes fatos, o capitão Azevedo perdeu a reeleição. E a história se repete com Vane, que precisa Renascer e não permanecer trilhando a mesma trajetória destrambelhada do seu antecessor.

27 de novembro de 2015

PREFEITO QUE NÃO SE COMUNICA, SE COMPLICA MAIS

Para o prefeito, é muito ruim baixar a cabeça para os problemas
e não explicar para a população suas razões.
Recentemente contrariei a presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), Maria Quitéria, durante uma coletiva à imprensa, ao discordar da sua orientação para seus liderados, para reduzir investimentos na comunicação, como uma das necessárias medidas urgentes, para equilibrar as contas municipais. Ressaltei, entretanto, que minha opinião não tinha nenhuma pretensão de me locupletar da situação, mas contribuir para a prática de uma melhor sinergia entre gestores e munícipes. Diferentemente do que pensam e fazem os prefeitos, é justamente na crise que mais se deve investir em comunicação. É através da imprensa que o governo vai melhor poder informar e explicar suas dificuldades. A comunicação é uma importante ferramenta de divulgação das ações da prefeitura e com ela está a responsabilidade de apresentar informações de utilidade pública que façam a função de prestação de contas. Com a maior acessibilidade das mídias comunicacionais, permitidas pelo crescente avanço tecnológico, a mudança de comportamento do cidadão frente à cobrança dos serviços prestados pel prefeitura é crescente e, por este motivo, indispensável para as explicações necessárias do governante se fazer melhor compreendido. Através da comunicação na gestão pública, a população pode tomar ciência de ações em várias áreas, por exemplo, o emprego dos recursos públicos, a divulgação de políticas públicas, planejamento estratégico governamental, transparência e responsabilidade fiscal. Os secretários municipais e o próprio prefeito, devem utilizar a imprensa a favor dos interesses públicos e de gestão para cumprirem de forma eficiente o papel de informar a população de maneira inclusiva aos interesses político-econômico-sociais, não se limitando à promoção pessoal dos cargos eletivos. Não utilizar desse direito e dever, o prefeito acaba sendo prejudicado por suas ações não chegarem ao conhecimento público. E prefeito que não se comunica, se complica com a opinião pública.

A DIFÍCIL MISSÃO DE SER PROFESSOR

Antigamente, alunos não espancavam professores em sala de aula
Infelizmente, nos dias de hoje, vivemos em uma sociedade onde o professor não é valorizado como deveria. Estamos em um País onde há uma inversão de valores, não só por parte dos jovens, que se encontram desinteressados pela escola, mas também pelos governantes. Há dez anos o governo baiano não constrói uma só sala de aula em Itabuna e para agravar a situação, ele fechou quatro grandes escolas no município: Maria de Lourdes, Polivalente, São José e Eraldo Tinoco. Mas voltemos ao professor: a rotina daquele que resolve ser mestre em sala de aula é marcada por muitos obstáculos. São estudos diários para ingressar na universidade, depois, os desafios da vida acadêmica, especializações e, ainda, precisa realizar concurso público para sua estabilidade. É uma luta diária, e, após tudo isso, o professor ainda tem que "travar uma guerra" para ensinar em salas de aula superlotadas, carga horária grande e, na maioria das vezes, um salário baixo. Os jovens vestibulandos de hoje são conscientes dessa situação e, em maior parte, não estão dispostos a passar por isso. Hoje, no Brasil, mesmo entendendo o valor da missão e da gratificação de educar, para ser professor, só tendo muito amor à profissão, pois a desvalorização é grande. É necessário que haja uma mudança, primeiro por parte do governo, que proporcione à classe um plano educacional eficaz, além de dar condições ao trabalho, que ele ofereça um salário satisfatório. Outro ponto importante é a conscientização dos pais em ensinar aos filhos a importância da educação dentro da sala de aula e que é dever do aluno mostrar-se interessado em aprender.

26 de novembro de 2015

DEUS MANDOU FAZER UMA IMAGEM DE COBRA E EU MANDO FAZER UMA DE JESUS

Carlos Alberico é autor da maior escultura de Jesus
Cristo Acolhedor no Norte e Nordeste do Brasil.
Em decorrência do meu envolvimento no projeto de construção da gigantesca estátua de Jesus Cristo em Itabuna, tenho ouvido muitos evangélicos recriminando o uso de imagens, sob argumento de que Deus condena os idolatras e adoradores de estátuas. É óbvio que jamais os deixaria sem resposta. Primeiro quero salientar que sempre soube que Deus abomina o pecado, mas ama o pecador. Depois ressalto que li em Números, 21: 5-9, que Deus mandou ao povo judeu muitas serpentes para que o povo fosse picado por blasfemar. Mas o povo se arrependeu e rogou a Moisés para que pudesse interceder a Deus para que Deus pudesse afastar as serpentes e curar os que haviam sido picados. Deus aceitou o pedido de Moisés e ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de cobre, para que todos os que olhassem desejando a cura fosse curado. Por que Deus não os curou e mandou fazer uma serpente de cobre? Não seria uma quebra de dos mandamentos dados por Deus? Deuteronômio 5:8 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Mas se disse que Deus pode, não é pelo exemplo que devemos edificar, ou vale o ditado, não faça o que eu faço apenas faça o que eu digo?

LAMA EM BRASÍLIA… VAI AFOGAR, DILMA, RENAN E CUNHA!

Um tsunami de lama está sobre Brasília, sob o controle de petistas
O país ainda não entendeu direito o que aconteceu na manhã desta quarta, 25 de nov de 2015. Brasília acordou sob o impacto da prisão do mais importante senador do PT – Delcídio Amaral – líder do governo Dilma no Congresso. acusado de obstruir o trabalho da justiça, arquitetar a fuga de preso federal e comprometer a honorabilidade do Supremo, insinuando em conversas privadas que teria condições plenas de cooptar Ministros para decidir em favor de acusados na operação Lava Jato. Delcídio se enganou… mostrou ser um político pequeno, militando num partido minúsculo, dominado por moluscos cegos… Diz o Ministro Celso de Mello – "O contexto que emerge do caso revela fato gravíssimo: a captura do Estado e de instituições governamentais por organizações criminosas. É preciso esmagar, é preciso destruir com todo o peso da lei – respeitada a garantia constitucional – esses agentes criminosos." Diz a Ministra Carmem Lúcia – "Primeiro, se acreditou que a esperança venceu o medo. No mensalão, se viu que o cinismo venceu o medo. E, agora, que o escárnio venceu o cinismo". "Criminosos não passarão sobre o Supremo". (cristalvox).

25 de novembro de 2015

CURTAS COM FILTROS DAS CULTAS (201)

José Carlos Trindade voltará a ser homenageado em Itabuna,
mesmo sem ser mais Secretário Municipal de Assistência Social
 
O Tribunal de Contas da União condenou o corrupto ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões, por desviu de R$ 332 mil do Programa de Atendimento aos Desnutridos e às Gestantes em Risco Nutricional. - ESSE GERALDO CABEÇA DE PITU LADRÃO, ACHA QUE TEM MUITA GENTE IDIOTA PARA VOLTAR NELE. - O pastor Francisco tem sido um desastre como secretário de Assistência Social e o fechamento dos dois restaurantes populares, só não foram mais degradantes, que suas irreais alegações. - VANE PARECE PREFERIR GOVERNAR COM QUEM NÃO SABE GOVERNAR. - O Presidente regional do PPS esteva em Itabuna e anunciou que o partido terá a empresária Leninha da Auto-Escola, como sua prefeiturável em Itabuna, nas eleições de 2016. - LENINHA DA AUTO-ESCOLA É A ÚNICA MULHER NA DISPUTA DA PREFEITURA DE ITABUNA. - A PF prendeu na manhã desta quarta/25 o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado, sob acusação de estar atrapalhando apurações da Operação Lava Jato. - SERÁ QUE FICARÁ ALGUM PETISTA LIVRE DE SER PRESO POR ENVOLVIMENTO COM CORRUPÇÃO? - O prefeito Claudevane Leite e os comunistas negam, mas estão vendendo a EMASA por R$ 400 milhões, para a Odebrecht, que está envolvida na corrupçao petista. - OS COMUNISTAS EM ITABUNA NÃO SÃO MAIS CURURUS E SIM, CAMALEÕES. - Estão sendo previstas péssimas notícias para o prefeito Vane do Renascer, vindas da apreciação das contas dele pelo TCM, que já reprovou suas contas de 2013 e o aplicou multa de mais de 700 mil reais. - HÁ POSSIBILIDADE DE VANE TER TODAS SUAS CONTAS REJEITADAS PELO TCM. - O presidente do PSDB de Itabuna, Augusto Castro, anunciou no sábado/21, na Câmara Municipal, que é candidato a prefeito em 2016. - AS PERSPECTIVAS SÃO FAVORÁVEIS A VITÓRIA DE AUGUSTO CASTRO EM 2016. - Gilson Nascimento filiado ao PC do B, se beneficiou com nomeações governamentais, mas, paradoxalmente, é este fato que faz o "prefeito" não o nomear Secretário de Transito. - GILSON É VÍTIMA DA GULODICE DOS CURURUS. - A UPAS 24:hs do bairro Monte Cristo está com sua construção concluída, mas só serve de garragem para viaturas policiais e mostra da falta planejamento no medíocre governo de Vane. - VANE É O QUE HÁ DE MAIS DECEPCIONANTE NA HISTÓRIA DE ITABUNA. - O PC do B apoia o prefeito ilheense Jabes Ribeiro (PP), em seu arrocho fiscal que chama de reforma tributária e em Itabuna, os comunistas apoiam a privatização da Emasa e da Iluminação Pública. - ASSIM COMO CAMELÕES. OS CURURUS MUDAM DE OPINIÕES EM CONFORMIDADE AS CIRCUNSTÂNCIAS. - O secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, está tentando emplacar Carmelita como vice na chapa do ilheense prefeiturável Bebeto Galvão (PSB). - EM ITABUNA O PT SÓ TEM NOME PARA VICE NUMA CHAPA SITUACIONISTA. - O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima disse que "Melhor que o afastamento da Dilma da presidência, é o afastamento do PMDB dela, para que o PMDB tenha discurso". - AS VEZES HÁ LUCIDEZ NO QUE GEDDEL VIEIRA DECLARA. - O senador Fernando Collor é acusado no STF, de ter recebido 26 milhões de reais em suborno da Petrobras e há indícios de que os 4 carros de luxo dele foram pagos com propina. - O PT NÃO PREJUDICOU TANTO COLLOR ANTES, COMO O ESTÁ AJUDANDO AGORA. - O deputado estadual, Augusto Castro, está apoiando a Força Jovem, com o Curso de orientação, palestras e dicas de qualificação e empregabilidade para inclusão no mundo do trabalho. - ITABUNA NECESSITA PREPARAR SEUS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO. - A presidente Dilma se apega ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha e vice-versa, para ambos evitarem o impeachment, a que estão possíveis de estarem submetidos. - OS SUJOS TENTAM SE LIMPAR NO MEIO DO LAMAÇAL EM QUE SE TRANSFORMOU O PT E O PMDB. - O Dia da Consciência Negra pode virar feriado nacional. O projeto é do petista Valmir Assunção, cujo desempenho como parlamentar é pra se lamentar. - LOGO TAMBÉM DEVERÁ HAVER FERIADO PARA GAYS, GORDOS, CALVOS E CRIADORES DE MICOS E PREGUIÇAS. - Uma pesquisa desenvolvida por epidemiologistas concluiu que uma maior frequência de ejaculações, cerca de 21 vezes por mês, reduz o risco de câncer de próstata. - CADA DIA SURGEM MAIS INCENTIVOS PARA PRÁTICAS DE LIBIDINAGENS. - O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), está apontando o presidente do DEM em Ilhéus, João Gomes, como prefeiturável para compor com PMDB, PSDB e PDT. - O PREFEITO DE ILHÉUS, JABES RIBEIRO, É CARTA FORA DO BARALHO EM 2016. - O vereador de São Paulo Netinho de Paula (PDT) foi cassado por infidelidade partidária pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que acatou pedido de cassação do PC do B. - OS COMUNISTAS PRENDEM E COMPRAM CORRELIGIONÁRIOS. - Agradeço-lhe o acesso a este nosso blog e espero permanecer tendo o privilégio da sua leitura.

PSL PROMOVERÁ SIMPÓSIO DE ORATÓRIA PARA CANDIDATOS

O candidato deve saber que o objetivo maior da oratória é a persuasão
"Quem sabe falar vai a qualquer lugar". Esse será o tema do Simpósio de Comunicação Verbal que se realizará no plenário da Câmara Municipal de Itabuna, nos próximos dias 26 e 27, sempre às 19 horas. Serão 6 horas de curso abordando temas relevantes para quem quer aprender ou aperfeiçoar as técnicas de linguagem oral. O jornalista e comunicador Paulo Lima é o especialista que ensinará os participantes a enfrentar bloqueios e superar dificuldades de comunicação e a usarem a voz com elegância e boa dicção. Técnicas de apresentação em público e a arte da comunicação também serão temas abordados pelo conferencista. O palestrante ensinará os participantes a perderem o medo de falar em público. Esse é justamente o problema da maioria de quem planeja se candidatar nas próximas eleições. Para muitos candidatos o "maior pavor" é justamente o de se expressar verbalmente diante de muitas pessoas e a proposta principal deste evento, é fazer seu participante a "superar o trauma". O simpósio é promovido pelo Partido Social Liberal-PSL. São ofertadas 50 vagas. Não terão qualquer ônus. O público também poderá participar. Basta levar uma lata de leite em pó no ato da inscrição. SERVIÇO: Os interessados no Simpósio de Comunicação Verbal devem se inscrever através do wshatsapp 98835-8281. A simples mensagem de interesse em participará através deste número, já funcionará como inscrição automática e ao ser atingido o número de 60 postagens, as inscrição serão encerradas.

24 de novembro de 2015

DAVIDSON E GABRIELI QUEREM SALVAR A PETROBRAS

Davidson é capaz de rezar o “Pai Nosso”, quando isso lhe convém
Um pouco embevecido pela sabedoria de William Shakespeare e perplexo pela extraordinária capacidade de cinismo e desfarçatez do comunista Davidson Magalhães, os utilizei para raciocinar um pouco sobre o quanto alguns indivíduos deveriam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecessem o que não são. William Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura. William Shakespeare se fez verdade num cenário de ilusão. Davidson Magalhães nunca escreveu um só poema, um conto, ou uma curta peça de teatro. Mas não há na Bahia nenhum político, que seja melhor ator que ele. É fantástica sua habilidade de sorrir, quando está triste e de chorar quando está feliz. Poucos são tão sagazes, astutos e fingidos. Ele é mestre na arte de dissimular. Davidson Magalhães se fez mentira num palco onde a verdade deveria ser a tônica. Talvez isto explique sua falta de vergonha na cara, para se dizer líder do movimento nacional de defesa da Petrobras, tendo como maior parceiro nessa luta, ninguém menos que Sérgio Gabrielli, que protagonizou o momento mais sombrio e fraudulento a que a empresa esteve submetida. Gabrielli foi na presidência da Petrobras, algo como uma raposa tomando conta do galinheiro. E as consequência são tão sujas, que nem Lava-jato tem resultado numa limpesa inconteste e salvo-conduto para todos implicados. Desta forma, a verdade de Davidson querer defender a Petrobras, é algo tão sustentável quanto um skatista puxando um elefante; um deputado com terno e gravata na praia, ou um computador numa ilha sem energia. E já que iniciamos este nosso texto, citando William Shakespeare, vamos finalizá-lo com uma das suas melhores frases e que bem se enquadra na índole de Davidson Magalhães: “O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém”.

AUGUSTO CASTRO CRITICA VENDA EMASA NO ÚLTIMO ANO DO GOVERNO

Augusto ouviu de perto a preocupação dos servidores da Emasa
O deputado estadual Augusto Castro (PSDB), esteve ontem, segunda/23, visitando a sede da Emasa, para verificar pessoalmente a situação da empresa e ouvir seus funcionários.  O deputado está preocupado com a perspectiva de colapso no abastecimento de água em Itabuna, cuja possibilidade foi anunciada por seu próprio presidente, que ressaltou a necessidade urgente de chover na cidade, para evitar que a situação atinja nível de calamidade. Augusto Castro ouviu a inquietação do funcionários com a declaração do prefeito Claudevane Leite (PRB) e do seu vice e secretário de Planejamento, Wenceslau Júnior (PC do B),  de devolução da empresa para o Governo do Estado, Embasa ou uma PPP (Participação Público-Privada). Para o deputado, "É preciso ter transparências nas ações, e é estranho que isso esteja acontecendo no último ano de governo municipal". “Vi hoje de perto a preocupação dos funcionários. No momento de crise que o país atravessa é preciso achar uma solução para evitar mais uma crise na cidade, mais desempregados, mais famílias destruídas por ingerência pública”. A Emasa capta 900 litros de água por segundo e atende 250 mil habitantes de Itabuna. A situação se agrava com a estiagem que ocorre na Bahia e poderia ser solucionada com a construção da barragem do rio Colônia, obra que estava paralisada e teve ordem de serviço assinada recentemente pelo Governo da Bahia. Segundo técnicos da Emasa, em outubro houve suspensão da captação de água na estação de Ferradas, por causa do Rio Cachoeira, que secou no local. A captação no Rio Almada está sendo reforçada para amenizar os efeitos da seca.

PM MATA O PRÓPRIO FILHO POR LEGÍTIMA DEFESA

As drogas tem feito pais matarem filhos e filhos matarem pais
Um policial militar de 48 anos matou o próprio filho, de 20 anos, em Praia Grande (SP), na madrugada desta segunda-feira (23). De acordo com dados do G1, o crime ocorreu em legítima defesa após uma discussão. Segundo informações do jornal A Tribuna, o rapaz era usuário de drogas e estava agredindo a mãe e os irmãos no momento do crime. O policial pegou a arma como tentativa de intimidá-lo para interromper o ataque, porém o filho foi para cima do pai para tentar desarmá-lo. Neste instante, o PM efetuou os disparos que mataram o filho. "Ele estava com uma faca em mãos, ameaçando os irmãos, dizendo que ninguém ia dormir em casa, que aquela noite seria um inferno", retrata o delegado responsável pelo caso, Bruno Lázaro. Segundo ele, a ação não é considerada criminosa até então. "Em um primeiro momento, não foi configurado como crime, pois houve o ato excludente da legítima defesa. Agora, será instaurado um inquérito policial", explicou. Ainda de acordo com o G1, o policial, que trabalha na ronda escolar de Praia Grande (SP), foi à orla da praia e tentou se matar, porém a arma falhou durante o disparo. Em seguida, o homem se apresentou na Delegacia Sede do Município e, após o registro da ocorrência, foi liberado. Informações do jornal A Tribuna.

23 de novembro de 2015

PSD PEDE CASSAÇÃO DE JEAN WYLLYS POR QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR

Ninguém sabe quem é mais palhaço em Jean e Tiririca em Brasília
O PSD protocolou um pedido de cassação do mandato de Jean Wyllys (PSOL-RJ). O partido alega que o deputado federal cometeu quebra de decoro parlamentar durante uma discussão contra o também deputado João Rodrigues (PSD-SC), no último dia 28 de outubro. Rodrigues chamou Wyllys de "escória da política deste país" e também o criticou por chamar de bandidos os deputados que defendem a revogação do Estatuto do Desarmamento. Em resposta, o parlamentar do PSOL chamou Rodrigues de fascista e lembrou do episódio em que ele foi flagrado assistindo um vídeo pornô durante uma votação na Câmara. A mesa diretora da Casa deve despachar a representação para o Conselho de Ética e Decoro nos próximos dias. "Os deputados carregam, pelo próprio cargo, uma responsabilidade institucional que não pode ser pormenorizada e denegrida de forma generalizada. É preciso agora provar quem são os ladrões apontados pelo deputado", explica no documento o presidente do PSD, Guilherme Campos.

DEPUTADO DIZ QUE BAHIA ESTÁ SITIADA E QUE GOVERNO PRECISA AGIR

A violência tomou conta da Bahia e o governo não sabe combatê-la
O deputado estadual Alan Sanches, após graves episódios nas últimas horas, a exemplo de toque de recolher em quatro bairros da capital baiana e explosões a bancos no interior do estado, voltou a chamar atenção de que a política de segurança pública na Bahia não pode se resumir a blitz na capital baiana. Segundo ele, o governo precisa pensar em ações de inteligência, que possam, de fato, amenizar o caos instalado. "Afinal, as estatísticas e as próprias ações dos bandidos cada vez mais audaciosas mostram que o cenário fica cada vez mais grave e que estamos ficando sitiados. Ontem, mesmo Salvador viveu um dia de cão. Nada menos, que quatro localidades - Santa Mônica, Pero Vaz, Liberdade e IAPI - enfrentaram toque de recolher, fechamento de escolas e de casas comerciais, pânico e medo, tudo por ordem de bandidos. E o próprio secretário de Segurança, Mauricio Barbosa, já admite que a situação é delicada". O parlamentar afirmou que é hora de o governador Rui Costa admitir que falhou e buscar soluções imediatas. "A população não pode continuar refém dessa maneira", frisou.

PETROBRAS REGISTRA PREJUÍZO DE R$ 3,8 BI NO 3º TRIMESTRE

O governo petista roubaram tanto na Petrobras, que a faliram
A Petrobras registrou prejuízo de R$ 3,759 bilhões no terceiro trimestre de 2015. O balanço traz fortes impactos da desvalorização cambial e da queda do preço do petróleo nos últimos meses. No ano, a empresa acumula lucro de R$ 2,102 bilhões. O resultado teve um impacto negativo de R$ 2 bilhões referente ao pagamento de dívidas pelo não recolhimento de imposto de renda sobre a importação de petróleo no final da década passada. É o segundo trimestre consecutivo que a empresa reconhece em seu balanço o pagamento de dívidas fiscais com a Receita, o que tem impacto direto no lucro da companhia. No terceiro trimestre de 2014, a empresa teve prejuízo de R$ 5,339 bilhões, com impacto de baixa de ativos no valor de R$ 6,2 bilhões, referente a perdas com corrupção, e de R$ 2,7 bilhões, por perdas com as refinarias Premium 1 e 2. As informações são da Folha.

22 de novembro de 2015

DILMA ESTÁ POUCO SE "LIXANDO" COM A CEPLAC

A Ceplac está sucateada e o governo do PT nada faz para salvá-la
Faz mais de dois meses que Juvenal Maynart Cunha foi exonerado do cargo de superintendente regional da Ceplac e o cargo permanece sem substituto. A situação me lembra um navio à deriva em alto mar e sem comando. Com direção constituída, o órgão já estava submetido ao marasmo e sem alguém com autoridade para exercer a função de diretor, o que se pode esperar é a estagnação completa, cuja consequência é a agravação da sua condição de moribundo. E a importância do órgão na região cacaueira, vai muito além dos interesses da cacaiucultura. A Ceplac deveria estar fomentando a economia sulbaiana; cuidando das estradas vicinais, capacitando produtores e trabalhadores rurais, intensificando ações de pesquisas e extensão, ampliando sua patrulha mecânica, assessorando a diversificação da lavoura e atuando com programas de preservação da mata atlãntica. A CEPLAC não é feita só de servidores, ela representa e sempre representará uma região que passou por várias crises e desde sua criação em 20 fevereiro de 1957, só fez com que os Coronéis de Cacau (título dado aos grandes fazendeiros naquela época), quadriplicassem seu patrimônio e até esbanjasse, além do que seria razoável. A Ceplac foi um órgão federal, que atuou em todas as regiões cacaueiras do Brasil, como se fosse responsável direta pelas obras de infraestrutura como: Portos, estradas, eletrificação rural, pontes, escolas, hospitais, universidade, e tantas outras obras, que listaríamos aqui sem colocar um ponto final. Hoje a Ceplac agoniza, sangra e a perspectiva é que ela seja extinta. A presidenta Dilma sabe disso. E fecha os olhos e cruza os braços, para essa dramática realidade. Dilma não faz nada para salvar a Ceplac e há dúvida se haverá tempo, para seu governo acabar, depois de acabar com a Ceplac.

CIDADE GRANDE TEM QUE TER TIME NO BAIANÃO

Itabuna necessita voltar a ter um grande time na elite do Baianão.
Algumas situações revelam o grau de desenvolvimento de um município e este fato está relacionado a telefones públicos, placas de sinalizações, bancos de praças e plantações ornamentais em jardins, e lixeiras, que são mantidas sem danos de vandalismo. Este é um aspecto que revela a educação de um povo. E Itabuna está péssima neste contexto. Outro aspecto preponderante para a dimensionar a grandeza dos governantes de um povo, está nos monumentos e infra-estrutura que as cidades possuem. Itabuna é uma cidade sem estátuas nas praças, sem museus, galerias de artes, teatros e cinemas. A única grande cidade da Bahia, que não possui time de futebol na elite do campeonato baiano, é Itabuna. Houve e há situações de municípios com mais de um time no Baianão e este é o caso de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro, Alagoinhas, Jequié e Salvador. Itabuna não possui time nem para disputar um torneio de acesso com competitividade e o Itabuna só dá alegria a sua torcida, quando empata, ou perde por placar mínimo. E este fato ´deprimente para uma cidade que já teve Perivaldo na seleção brasileira e exportou renomados jogadores para times da elite do futebol de São Paulo, Rio de Janeiro e exterior. O dragão do sul está moribundo e de binóculo ver o ilheense Colo-Colo ser campeão baiano e disputando o Baianão em sua categoria de primeiros e melhores times do futebol profissional. Deprimente. Simplesmente deprimente e inaceitável.

TEM ELEIÇÃO? TEM ENGANAÇÃO!

Tem eleitor que gosta de ser enganado e isto faz a festa do PT
É possível e pertinente, apelidar de ópera-bufa, o que os políticos fazem em Itabuna, nas eleições para governador. ópera-bufa, é... Prometem tudo e até repetem promessas do que não cumpriram. E fazem isso, porque protagonizam um sclip manjado, que encenam como se estivessem num picadeiro, onde os palhaços são os eleitores. Rui Costa repetiu promessas não cumpridas do seu correligionário antecessor, Jaques Wagner, que faria Itabuna ter barragem para ampliação da oferta de água; incentivos fiscais para implantações de indústrias, que gerariam emprego e renda; término da construção do Centro de Convenções e Teatro de Itabuna; construções de mais escolas e reequipamento do aparelho governamental de enfrentamento à criminalidade. E se estendermos as promessas para as cidades sulbaianas, sentiremo-nos como tolos diante da lorota, que foram as promessas de duplicação da BR 415, da construção de um novo aeroporto, porto e de um novo hospital regional. As promessas só se repetem e não falta sulbaianos estúpidos e venais, que se submetem à subserviência canina de apoiarem, votaria e aplaudirem esses espertalhões. Isto me faz relembrar um ditado popular, que diz: "ai dos sabidos, se não existissem os bestas"! E bestas neste caso, são todos que são usados como massa de manobra, principalmente, pelos políticos e governantes do PT, PP, PRB, PC do B e seus lacaios.

LULA RECEBE VAIAS NA MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Quem Lula enganou, enganou; quem ele não enganou, não engana mais
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado por parte das cerca de cinco mil pessoas que acompanhavam, no final da tarde desta sexta-feira, 20, a 15ª Marcha da Liberdade em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Ele conseguiu amenizar a insatisfação quando começou a listar as políticas de afirmação e reparação racial dos seus dois governos. O trio elétrico que comandava a marcha parou no Largo Nelson Mandela, onde fica a entrada do Plano Inclinado Liberdade-Calçada à espera de Lula e do governador Rui Costa. Eles chegaram uma hora atrasados, por volta das 17h20. Para acessar a entrada do trio, a comitiva do ex-presidente precisou de um cordão de isolamento de policiais militares. No momento em que Lula começou a falar e estava agradecendo ao governador Rui Costa, uma vaia forte ecoou na praça. Mais rouco que o normal e aparentando cansaço pela agenda puxada da sexta-feira (pela manhã participou do encontro da Juventude do PT em Brasília), Lula estava agradecendo à "generosidade do povo da Bahia" enquanto as vaias continuavam. Ele passou a falar sobre a opressão do negro ao longo da história brasileira e as políticas de reparação dos governos petistas. Disse que "o povo negro precisa recuperar aquilo que a sociedade brasileira deve ao povo negro" e passou a discursar em favor dos afrodescendentes. "A história do povo negro não é conhecida porque as escolas não ensinam corretamente o que viveu o povo negro, que já fez muito mais que os livros contam". Acostumado a criticar as "elites" que seriam os opositores dele e do PT, Lula preferiu não tocar na divisão de classes na Liberdade.

CORRUPTOS FAZEM MORO RECUSAR HOMENAGEM NA CÂMARA

Coerência ética faz Moro dá exemplo de conduta digna e responsável
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, recusou a medalha do mérito legislativo que receberia da Câmara dos Deputados. A homenagem foi sugerida por Rubens Bueno (PPS-PR) e seria entregue na próxima semana. Apesar de agradecer pelo prêmio, Moro disse que não se sentiria "confortável" em receber a medalha por causa da presença de "parlamentares federais denunciados" na Lava Jato. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o magistrado encaminhou um ofício à Casa alegando que "poderia ser mal interpretado ou gerar constrangimento".

21 de novembro de 2015

POR QUE JAIRO ARAÚJO AINDA ESTÁ VIVO?

Na Coreia do Norte o cururu já teria sido morto por suas bravatas
Não há um só país comunista, que permita que existam e funcionem igrejas evangélicas e as raríssimas exceções, são concedidas para alguns poucos templos católicos romanos e ortodoxo. Cultos nestes países há apenas para Karl Marx, Lenin e mais uns outros dois a quatro idolatras do comunismo. Em países como Cuba, China e Coreia do Norte, Cristão são tratados, como pedófilos, maticidas e estupradores no Brasil. Na asiática Coreia, o cruel e tirânico regime da foice e martelo, proibe livros, revistas, filmes e quaquer forma de arte e culura ocidental. Portar um pen drives por lá, é similar a tentar entrar num presídio brasileiro com drogas, ou faca. Falar em democracia é tão arriscado, quanto um negro defender as ações da Ku Klux Klan num ato público do dia da consciência negra, ou tentar entrar no meio da torcida do Flamengo, num segundo tempo da partida perdida para os rubros-negros, com camisa e bandeira do Vasco. Poucos lugares no mundo reúnem almas tão desafortunadas quanto na Coreia do Norte. Lá vegetam seres humanos sob um dos mais brutais regimes do planeta. Não há um só norte-coreano que não tenha ao menos um parente próximo que não tenha morrido de fome, lido um único texto não produzido pela propaganda oficial do governo e que não tenha crescido aterrorizado com a possibilidade de ser mandado para a prisão por ter, por exemplo, deixado de usar o tratamento honorífico obrigatório para se referir a um dos membros da dinastia Kim Kim Il-sung é o Sol da Humanidade; Kim Jong-il é o Querido Líder; e Kim Jong-un, neto e filho dos Kim anteriores, é o Supremo Líder. Anos de uma dieta famélica fizeram com que os norte-coreanos ficassem em média 11 centímetros mais baixos e 10 quilos mais magros do que os capitalistas do sul. Mas as diferenças físicas são menores do que o abismo cultural a separar hoje os povos que até 1945 eram um só. Na década de 90, com a ruína da União Soviética e o fim da mesada mandada pelos camaradas, o sistema educacional da Coreia do Norte se desmantelou, ao mesmo tempo em que se deteriorou o sistema estatal de saúde e distribuição de comida. Hoje, na maior parte das cidades norte-coreanas, uma criança em idade de cursar o fundamental tem sorte se conseguir ir à escola algumas vezes por ano (a exceção é Pyongyang, a capital e vitrine do país, onde só se mora com a permissão do regime). Enquanto isso, um aluno da ultracompetitiva Coreia do Sul estuda em média sete horas por dia e está matriculado em pelo menos mais dois cursos extracurriculares. A Coreia do Sul ocupa o primeiro lugar no ranking de consumo per capita de aço do mundo mais de 1 tonelada por habitante. Já no depauperado norte, até a energia elétrica é um luxo, o que obriga as famílias que não moram em Pyongyang a ir dormir assim que o sol se põe, igualzinho na Idade Média. Os norte-coreanos não sabem, entre outras coisas, andar em escadas rolantes, fazer compras, usar cartão de crédito, caixa eletrônico e forno de cozinha. A ditadura norte-coreana propaga que a Coreia do Norte é o "Paraíso dos Trabalhadores" e "a segunda nação mais feliz do mundo" (a primeira é a China, segundo o governo de Pyongyang), mas, não passa de um dos mais países mais miseráveis e atrasados do planeta. Na Coreia do Norte, bem ou mal, o estado é o provedor. E a sociedade, ao menos em tese, é igualitária. Assim, os norte-coreanos não compreendem por que o fato de eles viverem agora na Coreia do Sul não significa, automaticamente, que terão um emprego, uma casa e um carro, como os sul-coreanos que eles veem em Seul. "Eles acham que estão sendo discriminados. Não têm a menor noção de conceitos como esforço, competição e meritocracia", diz Seung. Quando, ao final, entendem que o estado não vai cuidar deles para sempre e que é preciso ir à luta para conseguir o que se deseja, deparam de novo com as diferenças. Na Coreia do Sul, 82% dos jovens chegam à universidade. Já entre os 23 000 norte-coreanos que vivem lá, essa porcentagem não passa de 5%. E, mesmo assim, poucos desses alunos conseguirão se formar. Tanto a Coreia do Norte quanto a do Sul dizem querer a unificação dos países. Para a do Norte, o motivo está ligado, como sempre, à propaganda. Entre as fantasias disseminadas pelo regime, está a de que uma parcela crescente de sul-coreanos sonha em se juntar ao norte para desfrutar a felicidade de viver no Paraíso dos Trabalhadores e só não o faz por causa da implacável repressão do governo de Seul, fantoche do arqui-inimigo americano. Já na Coreia do Sul, a unificação é componente de um ideário nacionalista compartilhado tanto pela esquerda quanto pela direita, embora com sinceridade cada vez menor da parte de ambas. A ditadura norte-coreana é uma das mais cruéis já testemunhadas pela humanidade não só porque condenou milhões de pessoas à ignorância, à fome e à mentira, nem apenas porque mantém 300000 homens, mulheres e crianças confinados em campos de prisioneiros que fazem o inferno parecer um spa de luxo. A tirania dos Kim é duplamente cruel porque não poupa nem os que conseguem escapar dela. Para eles, o regime reservou outro castigo: o sofrimento de se sentir para sempre uma aberração. Ainda assim, o fato de a Coreia do Norte ter um programa nuclear e antecedentes nada recomendáveis que incluem o assassinato de 115 pessoas no atentado a um avião sul-coreano em 1987 impede o mundo de ignorar as bravatas de seu supremo e rechonchudo líder. Kim Jong-un pretende mesmo ir à guerra? Tem bala para tanto? Como detê-lo? É consenso entre os analistas que o potencial nuclear da Coreia do Norte é pequeno e seus sistemas de bombardeio são inexistentes ou, no máximo, pouco eficientes. Isso significa que, a curto prazo, os riscos de um ataque aos Estados Unidos, por exemplo, são muito baixos e os de um ataque bem-sucedido, menores ainda. Já as possibilidades de um bombardeio direcionado a bases militares americanas no Japão, na Coreia do Sul ou em Guam, no Pacífico, são um pouco maiores embora improváveis, dado o caráter suicida da ação. Menos controversa ainda é a questão da disposição do regime norte-coreano de abrir mão do seu programa nuclear. Desde 1990, quando veio à tona a notícia de que a Coreia do Norte se preparava para ter a bomba, o país deu início ao seu bem-sucedido modelo de chantagem: ameaças seguidas de promessas de contenção que, premiadas com dinheiro, comida ou a suspensão de embargos, são imediatamente quebradas tão logo o governo consegue o que quer. Se o método se provou infalível até agora, por que abrir mão dele? A Coreia do Norte não vai desistir da bomba porque, sem ela, o país se igualaria a nações como Cuba, com quem compartilha a pequena população e os indicadores econômicos miseráveis. E, nessa hipótese, não há dúvida: Kim Jong-un ficaria falando sozinho. Pois bem, ninguém defende mais o sanginário Kim Jong-un, ditador norte-coreano, que o inútil edil Jairo Araújo. Ele chega ao cúmulo do absurdo de fazer isso usando a tribuna da Câmara Municipa de Itabuna. Mas Jairo é Cristão, gosta de ler e assistir filmes norte-americanos e ingleses. Aqui no Brasil ele pode ser critico do governo; dominar sindicatos e os usar em benefício próprio; possuir imóveis e carrões importados; promover romarias religiosas e reuniões de rebeldes políticos... tudo isso ele pode fazer aqui em Itabuna, Bahia, Brasil. Lá não. Na Coreia do Norte, Cuba, China, ou qualquer outro país sob domínio dos comunistas, ele teria que meter a língua entre as pernas e ficar caladinho, mudinho e ceguinho. Caso contrário, não viveria para contar estórias, lorotas e conversa pra boi dormir.

“ÍNDICE DA MISÉRIA” DISPARA NO BRASIL

O povo come o pão que o PT amassou, enquanto Lulinha enriquece 
Com o IPCA-15 de novembro, divulgado nesta quinta-feira, 19, registrando alta de 10,28% em 12 meses e a taxa de desemprego, também revelada nesta quinta-feira pelo IBGE, a 7,9%, o chamado "índice da miséria" do Brasil continua sua trajetória de forte alta. Esse conceito, criado pelo economista norte-americano Arthur Okun, soma inflação e desemprego, considerando que ambos criam custos econômicos e sociais para um país. Com os dados de hoje, o índice de miséria do Brasil chegou a 18,18%. No começo deste ano, o resultado era de pouco mais de 10%. "Não há alívio à vista. O desemprego deve continuar subindo à medida que a recessão se aprofunda", escreveu hoje em um breve comentário no seu blog a pesquisadora do Instituto Peterson de Economia Internacional Monica Baumgarten de Bolle, chamando atenção para a escalada do indicador cunhado por Okun. O atual nível do índice de miséria é o pior desde pelo menos 2008. Naquele ano, em meio à crise financeira internacional, o índice chegou perto de 14%. O indicador brasileiro também está entre os piores do mundo. A campeã disparada é a Venezuela, com mais de 80%. Na sequência aparece a Argentina, acima de 30%, e em terceiro lugar está a África do Sul, pouco abaixo dessa marca. Enquanto isso, o índice de miséria dos EUA está em 5,2%, considerando uma taxa de desemprego de 5,0% e a inflação - medida pelo índice de preços dos gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) - de 0,2%. Trata-se do menor nível desde meados da década de 1950. Por Álvaro Campos.

PF DESCOBRE FARRA NO CARTÃO DE CRÉDITO DE COLLOR

A podridão de Collor com o PT, fede mais que em sua presidência
Os gastos do senador Fernando Collor (PTB-AL) com cartão de crédito entre 2011 e 2013 foram considerados incompatíveis com a renda declarada por ele à Receita Federal, segundo laudo da Polícia Federal que analisou os rendimentos do parlamentar no período. O laudo 1480, a que o jornal O Estado de S.Paulo teve acesso, foi finalizado no último 25 de setembro. Nos anos investigados, as faturas de três cartões de crédito do senador somaram pouco mais de R$ 3 milhões; enquanto que seu rendimento declarado, basicamente o salário de senador em todo período, foi cerca de R$ 700 mil, já considerados os descontos. O laudo pericial foi anexado ao inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga o senador por suspeita de receber propina do esquema de corrupção descoberto pela Operação Lava Jato. "A movimentação com cartão é incompatível com os rendimentos declarados", afirma o documento. As investigações revelaram que o senador gastou quase cinco vezes mais do que declarou ter recebido para pagar a fatura do cartão de crédito entre 2011 e 2013. Embora seja sócio das empresas Água Branca Participações, TV Gazeta e Gazeta de Alagoas, o senador só incluiu nas declarações de imposto de renda do período investigado os rendimentos do Senado. Após deixar a presidência da República, Collor voltou à política em 2007 quando foi eleito para um primeiro mandato de oito anos em 2007 e reeleito em 2015. O laudo também aponta um "montante expressivo" de empréstimos contraídos pelo senador junto à TV Gazeta de Alagoas no período analisado que ajudaram o petebista a justificar seu crescimento patrimonial.

MARIA DO SOCORRO SANTIAGO É A NOVA PRESIDENTE DO TJ-BA

Maria do Socorro é eleita presidente do Tribunal de Justiça da Bahia
A desembargadora Maria do Socorro Santiago foi eleita na manhã desta sexta-feira, 20, para a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ela derrotou o corregedor José Olegário Caldas no segundo turno, com 33 votos a 20.  Os dois disputaram as eleições na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). No primeiro turno, ocorrido também nesta manhã, Maria do Socorro obteve 27 votos, contra 17 de José Olegário. As desembargadoras Ivete Caldas e Rosita Falcão, que também concorriam, obtiveram 5 votos cada. Maria do Socorro não foi eleita em primeiro turno por apenas um voto, já que deveria obter a metade dos 54 votos mais um. A apuração foi conduzida pelos desembargadores Sérgio Cafezeiro, Júlio Travessa e Ivanilton Santos, que foram recém nomeados.

20 de novembro de 2015

PETISTAS VÃO VENDER A CESTA DO POVO EM JANEIRO DE 2016

O PT era radicalmente as privatizações. Hoje não é mais!
O leilão da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), estrutura vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), será leiloada no dia 27 de janeiro de 2016 na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O preço mínimo foi fixado em R$ 81 milhões e aquele que apresentar o maior lance será o vencedor. Segundo o edital, publicado na edição desta quinta-feira/19, no Diário Oficial do Estado (DOE), os interessados deverão encaminhar propostas em envelopes lacrados. A venda da Ebal foi definida durante a reforma administrativa do petista governador Rui Costa. O comprador será o novo dono da rede de varejo Cesta do Povo, que possui 251 lojas em 229 cidades, além do gerenciamento do Cartão Credicesta. Ele terá como obrigações a manutenção do funcionamento e operação de ao menos 50% das lojas da rede, por pelo menos cinco anos. Além disso, deverá manter ao menos 50% dos postos de trabalho atualmente existentes pelo mesmo prazo. A despesa mensal com pessoal corresponde a cerca de R$ 7,8 milhões. O edital não inclui a transferência de bens imóveis e outras atividades que eram de responsabilidade da Ebal, como a gestão de mercados públicos. Porém, por causa do prejuízo fiscal acumulado da empresa – avaliado em R$ 743 milhões até 2014 –, o vencedor do leilão terá direito a um benefício fiscal de R$ 252 milhões “lastreado em base negativa de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o lucro líquido”.