30 de abril de 2016

PT QUER FAZER AZEVEDO DE LARANJA

Itabuna não suporta mais prefeitos vacilões como Azevedo, Vane,
ou parasitas, corruptos e diabólicos como o Geraldo Cabeça de Pitu
Há suspeita de que a candidatura do ex-prefeito, Capitão Azevedo (PTB), seja a "carta na manga" do PT em Itabuna, para manter a prefeitura sob seu controle político, ideológico e partidário. Os petistas desejam continuar sendo sustentados pela estrutura da municipalidade e erário itabunenses, nas próximas eleições nacionais e fazem de tudo, para atingirem este propósito. E neste contexto, está a disponibilização de uma agremiação venal e sob seu domínio, como é o caso do PTB, para servir de abrigo a uma candidatura sem nenhuma consistência ideológica, ou identificada como interessada em contribuir para evitar que o PT permaneça com suas garras de ave de rapina, no comando do governo estadual. As eleições deste ano, será importante para o fortalecimento da candidatura de ACM Neto em 2018, para governador da Bahia. Um prefeito com a postura fragilizada, hesitante e manipulável, é quem facilmente o petismo submeterá à condição de "boneco de ventríloquo" dos seus interesses. Basta remomorizar a postura do então prefeito Capitão Azevedo, nas eleições passadas, em que os petistas e comunistas foram os mais beneficiados com apoio político e eleitoral da sua adminstração. E isto aconteceu, sem que o petismo tivesse ajudado em nada sua vitória em 2008. O PT sabe que Geraldo não possui nenhuma chance de se eleger e aposta em um nome que seja fácil ser conduzido com obediência canina aos seus interesses. Para tanto, somente um "laranja", com perfil já comprovado de completa subserviência, pode fazer o PT comandar a prefeitura de Itabuna, sem que seja necessário ser eleito um candidato do PT para prefeito. Portanto, eleger Azevedo, é tão conveniente para os petistas, que ter Geraldo eleito e isto não deve ser o que mais pretende os itabunenses, que rejeitam qualquer possibilidade do PT vencer em Itabuna. Estes fatos me fazem acreditar, que Azevedo é o que mais deseja o PT, para se tornar "laranja" do Cabeça de Pitu!

CIRO GOMES CHAMA TEMER DE FILHO DA PUTA

O tresloucado Ciro Gomes é lacaio do PT, de quem já foi desafeto
O clima pesou! O pré-candidato à presidência da república, Ciro Gomes (PDT),  chamou o vice-presidente Michel Temer (PMDB) de “conspirador filho da puta”. O fato aconteceu em um debate na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. "O eleitor frustrado do Aécio não se verá representado, quem está preocupado com a crise econômica, aperte o cinto que a coisa vai piorar e muito, não é pouco, não. E vai piorar para o povo mais pobre do Brasil. E quem está preocupado com a decência do Brasil, durma com um barulho desses, que o vice-presidente da República que assume em junho é Eduardo Cunha. E o Michel Temer, na sua vaidade de safado", declarou.

CUT PRETENDE CONVOCAR GREVE GERAL PARA DIA 10 DE MAIO

Os baderneiros e pelegos da CUT devem ser criminalizados
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) avalia a possibilidade de uma greve geral em todo Brasil no próximo dia 10, dois dias antes da votação do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A decisão deve ser tomada neste domingo (1), durante a comemoração pelo Dia Internacional dos Trabalhadores. Em Salvador, a celebração acontece no Farol da Barra, das 10h às 18h, com a participação de integrantes da Frente Brasil Popular e do Povo Sem Medo. "Vamos defender a democracia, em favor do mandato da presidente Dilma e contra os avanços sobre os direitos dos trabalhadores", disse o presidente da CUT-BA, Cedro Silva. Cedro classificou de "ponte para o inferno para os trabalhadores" o documento preparado pelo PMDB para um eventual governo de Michel Temer. "Eles ficaram assanhados com o impeachment e vão querer retirar dos trabalhadores uma série de conquistas feita ao longo dos últimos anos", disse o sindicalista. A CUT classifica o processo contra Dilma de "golpe".

JOELMA COM CARA NOVA

Não existe gente feia e sim, gente que não cai no bisturi
A cantora Joelma resolveu repaginar completamente o visual. A ex-vocalista da banda Calypso mudou a cor do cabelo após receber consultoria de imagem e estilo de Maris Tavares, que também atende clientes do sertanejo e é responsável pelo look despojado de nomes como Lucas Lucco, Zé Felipe, Marrone, da dupla Bruno e Marrone, e muito outros. De acordo com a consultora Maris Tavares, além do cabelo, um trabalho de visagismo (técnicas usadas para valorizar a beleza do rosto) tem sido feito. "Nos encontramos no início de abril e mexemos só no rosto. Alongamos os dentes para dar uma harmonia melhor ao rosto, redesenhamos a sobrancelha, fizemos um tratamento para as olheiras e levantamos um pouco a ponta do nariz com aplicação de botox. Tudo sem cirurgia plástica", revela. Joelma segue carreira solo desde que saiu da banda Calypso, em dezembro de 2015, após o fim do casamento com Chimbinha. Mas o primeiro show na versão solo só aconteceu em março deste ano.

ESPOSA DE SAFADÃO INFERNIZA VIDA DE EX DO CANTOR

Ciumes e traições são prejudiciais as relações conjugais!
Parece que mesmo com as repetidas tentativas de Wesley Safadão em cessar o assunto, as polêmicas em torno de sua atual mulher e ex, continuam. Dessa vez o destaque se deu porque Thyane Dantas, esposa atual do artista, excluiu sua conta no Instagram após ser atacada por fãs do marido que defendiam Mileide Mihaile, a ex. De acordo com o jornal "Extra", o motivo para a saída da loira da rede social teria sido completamente diferente.  O jornal afirma que Mileide teria ido tirar satisfação com o forrozeiro por ter recebido uma mensagem, em teoria, de um perfil falso de Thyane. O problema é que a mensagem do suposto fake abordava um assunto que só era compartilhado pelos três envolvidos na história. Mileide teria, então, desconfiado que Thyane criou um perfil falso para infernizá-la e alegando a Wesley que só eles poderiam saber o que estava escrito na mensagem e portanto não teria como ser outra pessoa. O jornal continua a história, então, afirmando que o artista pressionou sua mulher, pedindo para ver seu celular. Com isso, o casal teria brigado e, diante da desconfiança do marido, Thyane preferiu excluir seus perfis em redes. A história não foi confirmada nem pela assessoria do cantor, nem por Mileide.

29 de abril de 2016

SENADORA MATA QUER QUE AMANTES TENHAM OS MESMOS DIREITOS QUE ESPOSAS

Lídice quer lei que mata a monogamia e prejudica a família
A possibilidade de incluir o relacionamento extraconjugal no rol de responsabilizações de uma pessoa e, por consequência, reconhecer juridicamente o (a) amante, é o que propõe a "senadora" Lídice da Mata (PSB), através do Projeto de Lei nº 470/13, que altera o Código Civil e cria o Estatuto das Famílias. A proposta da "senadora" baiana, estabelece que as pessoas integrantes da entidade familiar têm o dever recíproco de assistência, amparo material e moral, sendo obrigadas a concorrer, na proporção de suas condições financeiras e econômicas, para a manutenção da família. Mas acrescenta que “a pessoa casada, ou que viva em união estável, e que constitua relacionamento familiar paralelo com outra pessoa, é responsável por esses mesmos deveres, e, se for o caso, por danos materiais e morais”. A proposta da "senadora" Mata, chamou a atenção da União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp) e da Associação de Direito de Família e das Sucessões (Adfas), que assinaram juntas uma nota de repúdio. “Essa lei proposta pela "senadora" baiana, é um estímulo à devassidão nas relações familiares. A mancebia, a relação extraconjugal, a manutenção de amante fora do casamento ou da união estável, é o que a política pretende legalizar”, diz trecho do manifesto. Autora do projeto, a "senadora" Mata, refuta os questionamentos, sob o argumento de que é preciso um ordenamento jurídico moderno e amplo. “Nós já vivemos um tempo em que os filhos tidos fora do casamento não eram reconhecidos, não tinham direito a nada. E o fato de passarem a ter direito em vez de prejudicar a família significa dar oportunidade de punir aqueles que agiram irresponsavelmente criando uma família. Quem tem sua família paralela será obrigado a sustentar as duas famílias e não se comportar como hoje em que a segunda família fica ao sabor dos ventos”, justificou Mata, que desconhece o fato da amante acabar com a vida de várias pessoas, da esposa, dos filhos; que amante só divide os momentos bons; que quem ampara e dá suporte nas horas difíceis é a esposa, pois ela é quem está lá todos os dias dando suporte e ajudando a construir o patrimônio do casal e que o momento compartilhado com a amante é, na verdade, em que a confiança do casal se perde. E que relações extra-conjugais, são uma ameaça à família e esta lei progana, legitima a poligamia.

PESQUISA: RELAÇÕES SEXUAIS DURAM EM MÉDIA MENOS DE 6 MINUTOS

Sexo tem enredo de horas, dias, semanas, meses, anos... para
apenas alguns segundos de desfecho do clímax maior
A duração “normal” de uma relação sexual, entre a penetração e a ejaculação masculina, é de 5,4 minutos. A conclusão é do psicólogo Brendan Zietsch, da Universidade de Queensland, na Austrália, que analisou diversos estudos recentes sobre o tema. De acordo com um artigo publicado por Zietsch no site científico The Conversation, a pesquisa mais confiável sobre o assunto considerou a relação de 500 casais de cinco países. Os pesquisadores pediram que as relações sexuais fossem cronometradas durante um mês. O resultado foi que não há um tempo ideal para o sexo: entre os participantes do estudo, o sexo dos casais durou de 33 segundos até 44 minutos. Com a grande variação, os cientistas decidiram utilizar a mediana – índice que considera a maior concentração de respostas –, que foi de 5,4 minutos. O estudo também concluiu que o uso de preservativos não interfere no tempo. O único fator capaz de alterar o tempo foi a idade do homem: os parceiros de 18 a 30 anos tiveram penetrações médias de 6,5 minutos. Já os com mais de 51 anos só “duravam” cerca de 4,3 minutos. Apesar de parecer um tempo curto, Zietsch avalia que, do ponto biológico, as relações sexuais humanas não são longas por estarem ligadas à questão da reprodução. Do ponto de vista evolutivo, uma penetração rápida com ejaculação já seria suficiente. 

EI CRUCIFICA E MATA DOIS SUPOSTOS ESPIÕES

"Anjos de lúcifer" usam trajes pretos para infernizar o mundo
O grupo terrorista Estado Islâmico divulgou na quarta-feira (27/4), imagens de execuções de dois "espiões" na cidade de Raqqa, que é dominada pelo grupo na Síria. Várias fotos foram tiradas do momento, em ângulos que remetem à jogos de videogame de tiros. As fotos mostram homens sendo crucificados e levando tiros em suas cabeças logo após. Os homens foram condenados por serem espiões de grupos rivais. Uma das imagens mostra um oficial do Estado Islâmico lendo a sentença para um grupo de pessoas enquanto um dos homens está crucificado ao fundo. As execuções aconteceram com plateia, composta por homens, mulheres e crianças. A prática já é uma das marcas registradas do Estado Islâmico. 

TIA DE ESPOSA DE MINISTRO RECEBE SALÁRIO DE QUASE 20 MIL REAIS

A libidinagem faz de Brasília o point do pecado capital no Brasil
Uma tia da mulher do ministro do Turismo, Alessandro Teixeira, a ex-miss bumbum Milena Santos, ex-candidata a vereadora de Salvador com o slogan “tudo pelo esporte”, foi empregada com um salário de R$ 19.488,60 em um cargo de assessoramento especial da diretoria de nível 3 (CAE-3), como secretária na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O órgão está vinculado ao governo federal e foi presidido por Teixeira até o fim da semana passada, quando foi empossado ministro pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o jornal O Globo, a tia de Milena é Delfina Alzira da Silva Gutierrez. Ao ser questionada pelo jornal a respeito da contratação de Delfina e da relação familiar dela com Milena, a ABDI informou que demitiu a servidora, às 16h30 desta quarta. “Em função da mudança de direção da ABDI, e consequente reestruturação do gabinete da Presidência, informamos que a senhora Delfina Silva Gutierrez foi desligada desta agência”, diz nota do órgão.

SENADORA MATA MACULA A BAHIA

Lídice mata a baianada de vergonha com sua subserviência ao PT
Cada vez mais, fica evidente, que a Bahia está muito mal representada no senado Federal. Sobretudo, com a subserviência canina ao petismo, a que se submete a baiana Lídice da Mata (PSB), que integra um grupo de senadores que encampa a proposta de emenda à Constituição (PEC), que propõe novas eleições presidenciais este ano, para um mandato tampão de dois anos. Ela foi signatária ontem, quinta-feira/28, de uma carta à presidente Dilma Rousseff, pedindo que ela apoie a ideia. A PEC propõe a eleição de presidente e vice-presidente em outubro deste ano, junto com as eleições municipais. A posse presidencial seria em janeiro do ano que vem e o mandato terminaria no fim de 2018. A "senadora" Mata, espera o resultado do impeachment no Senado, para protocolar a proposta (que será "engavetada", caso não haja o afastamento de Dilma), como alternativa para impedir a posse de Michel Temer (PMDB) e sustenta suas pretenções na perspectiva de uma eleição antecipada, viabilizar a vitória do ex-presidente Lula, que significaria um recomeço, ou manutenção do petismo no comando do governo federal. A "senadora" é instrumento do PT, para manifestar sua gula pelo poder e desespero pelo iminente impeachment da presidente Dilma. 

MARIDO DE PRETA GIL DIZ QUE É GIGOLÔ

Godoy, marido de Preta Gil admite que é bancado por ela
Após ter sido questionado diversas vezes por internautas e fãs de Preta Gil, o marido da cantora, Rodrigo Godoy, fez uma declaração que repercute nas redes socais. Ele afirmou que é "bancado" pela mulher. A revelação surgiu após a curiosidade de muitos seguidores do casal de saber qual a ocupação profissional do rapaz, que passa o dia gravando e publicando vídeo nas redes. E uma foto de viagem publicada por ele foi alvo destes comentários. "Só gastando o dinheiro da esposa", escreveu um seguidor. Em seguida, Rodrigo disparou: "Só... Pra que trabalhar se ela me banca? Obrigado, Deus". Só não sabemos se a declaração foi uma brincadeira ou não de Godoy. Segundo a colunista Fabíola Reipert, do Portal R7, depois de ter casado com Preta, o maridão largou a carreira de personal trainer e tornou-se produtor da esposa. Ainda segundo Fabíola, as despesas da cantora aumentaram tanto que alguns cortes foram feitos, inclusive no salário da assessora, reduzido pela metade.

GERALDO LUÍS IRRITA EDIR MACEDO E É SUSPENSO NA RECORD


Edir Macedo se irrita com Geraldo Luís e o demite
Ao que tudo indica, a relação entre Geraldo Luís, 44, e a Record está cada dia pior. Após ter criticado a emissora ao vivo há algumas semanas quando afirmou que alguns colegas de casa eram “covardes” e “cuspiam no prato que comeram”, o apresentador não deverá mais voltar ao comando do “Domingo Show”. De acordo com o site “Notícias da TV”, o comentário do jornalista teria irritado o bispo Edir Macedo, 71, que decidiu suspendê-lo por uma semana, mas agora, comenta-se que isso virou algo definitivo. Luiz Bacci, 32, deverá assumir o lugar de Geraldo à frente do dominical. Conhecido como “menino de ouro”, Bacci já apresentou a atração no último domingo (24). Na Record desde o ano de 2007, Geraldo Luís tem contrato válido até abril de 2017.O apresentador já conversou com o SBT e a Rede TV! e poderá rescindir o acordo. Se isso não acontecer, ele tem tudo para ficar na temida “geladeira” da emissora durante um bom tempo.

28 de abril de 2016

PARA MINHA NORA MARIANA, MÃE DE DOIS ANJOS QUE HOJE VOLTARAM PARA DEUS





A fé nos ajuda a passar pelos momentos
difíceis com mais sabedoria e resignação
Mariana, se você pensa que Ster e Sophia se foram... Se você chora pela saudade que suas anjinhas deixaram no coração e se pergunta, entre lágrimas: Por que minhas bebês se foram? Saiba que seus Ster e Sophia não se foram... Elas permanecem entre nós, de um jeito diferente. Estão vivas de um jeito que teremos que aceitar! Com certeza do jeito perfeito, o jeito de Deus! Não pergunte por que Ster e Sophia já foram tão cedo. Pergunte-se: por que elas vieram? Por que Deus teria dado estas bebês a você? O que Ster e Sophia vieram fazer entre nós? Suas bebês vieram porque tinha uma missão; a missão de amar e ensinar a amar. E a sua missão como mãe é a de amá-las eternamente. Suas bebês foram dois raios de luz e uma mensagem de Deus. Vieram e se foram. Mas suas passagens tão breve deixaram tanto amor, tanta saudade, que seria impossível esquecê-las! Hoje Mariana, você só pode agradecer a Deus por Ele ter enviado estes presentes para o seu ventre. As vidas de Ster e Sophia vividas contigo, mesmo que fosse por tão pouco tempo. Faça esta oração e a paz reinará novamente em seu coração:

Deus meu Pai, hoje eu sofro a dor da saudade.
A dor de não poder tocar minhas Anjinhas de Luz.
Mas, mesmo entre lágrimas, te agradeço.
Obrigada por ter me permitido viver com minhas bebezinhas
tão especiais, minhas anjinhas de luz.
Obrigada pelo tempo que elas passaram comigo.
Dá-me hoje a generosidade de devolvê-las a Ti.
Tome-as, Senhor,
Agora minhas bebês são suas,
Inteiramente Tuas.
Embora, continuem sendo minhas também.
Que Ster e Sophia sejam Anjos de Luz entre eu e o Senhor meu Deus;
As mensageiras a levar minha oração ao teu coração de Pai.
Conforta-me Deus, me ensine a aceitar a sua vontade, hoje e sempre.
Amém.

MAIORIA DOS PREFEITOS SULBAIANOS TERMINA MANDATO COM DÍVIDAS

Prefeito Lenildo lamenta a indigência na maioria das prefeituras
As prefeituras sulbaianas vão concluir o mandato sem conseguir cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Informações da Associação do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), revelam que a maioria dos prefeitos não terá como encerrar o ano fiscal sem dívidas, como determina a LRF. Esta é realidade dramática das finanças dos municípios do sul do estado. A causa disso, de acordo com o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Alves de Santana, que preside a Amurc, é a queda da arrecadação e dos repasses obrigatórios devidos pelo estado e pela União. “A receita só tem diminuído e a despesa só aumentando, principalmente porque o estado a o governo federal estão passando para os municípios obrigações que não são nossas, mas que não temos como deixar de assumir. Como fechar escolas e postos de saúde?”, questiona o prefeito. Além disso, aponta o prefeito, a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), responsável pelo orçamento de cerca de 70% das cidades sulbaianas, também tem contribuído para a situação de quebradeira das prefeituras.

A POPULAÇÃO TAMBÉM PODE SE PROTEGER CONTRA A VIOLÊNCIA

É muito importante saber evitar se colocar em risco de crimes
A violência que se observa por todo o Estado da Bahia, vem há anos gerando duras críticas ao Sistema da Segurança Pública. Os crimes envolvendo roubos e furtos estão entre os mais comuns, seguidos de homicídios e sequestros, além do tráfico de drogas, que se alastra como um parasita na sociedade e serve de combustível potente para a maioria das ocorrências. Diante da impotência provocada pelo poder das armas, da ousadia, do número e da astúcia dos bandidos, a população se previne como pode. A ordem é dificultar a ação dos marginais, sendo essa uma das maneiras mais eficazes na garantia da tranquilidade nas ruas, no carro, no comércio, nas agências bancárias e nas residências. Vale lembrar que os bandidos aproveitam o descuido de suas vítimas. Ciente disso, o morador pode manter cuidados de prevenção sobre quem entra em sua casa para prestar serviços e nunca deixar seu veículo aberto enquanto se afasta dele. Não se pode expor joias de valor, muito menos andar com a bolsa aberta ou exibir dinheiro na rua ou em caixas eletrônicos. Os empresários podem pedir o acompanhamento de uma viatura policial no momento de transportar grandes quantias. Com se pode ver, existem várias maneiras de evitar chamar a atenção dos bandidos. A polícia não pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, o que exige maior cautela por parte do cidadão de bem.

VACILA QUEM NÃO VACINA

TODO CUIDADO É POUCO CONTRA A H1N1
O Brasil já teve dezenas de casos de mortes por H1N1 em 2016. A maioria dos registros tem ocorrido em São Paulo, mas nesta semana a doença já está provocando óbitos em outros estados. Isso precisa servir de alerta total para a Bahia, que iniciou nesta semana a campanha de vacinação contra a gripe mortal. Em Itabuna, a Secretaria Municipal de Saúde tem alertado os pais a levarem seus filhos para ser imunizados. A preocupação maior com esse grupo se justifica porque, no ano passado, nem todas crianças com idade entre 6 meses e 5 anos foram vacinadas. Além das crianças, o público-alvo também inclui idosos (pessoas acima dos 60 anos), trabalhadores da saúde e sistema prisional, índios, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há no máximo 45 dias), presos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como asma e pressão arterial alta. Para que haja maior combate aos riscos, a vacina contra a H1N1 deve estar disponível em todas as unidades de saúde de Itabuna, incluindo o Quatel General de Combate a Dengue. Por se tratar de uma doença que tem causado mortes, não se pode bobear, tem que vacinar!

LEI DO TRÂNSITO É LEI E NÃO CABE NINGUÉM DESCONHECÊ-LA

É comum encontrar veículos estacionados em locais
sinalizados com placas de trânsito que proíbem tal atitude
Alguns motoristas se dizem surpresos quando recebem em suas residências correspondências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informando multas por desrespeito à sinalização. Muitas das notificações ocorrem em consequência de o condutor estacionar o veículo em local proibido. Em casos dessa espécie, há quem argumente que fora autuado mesmo parando o veículo a alguns metros de distância da placa de “proibido estacionar”. Porém, se consultasse o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), perceberia que a legislação institui que “uma única placa, implantada no meio do quarteirão, vale para toda a quadra (sendo 30 metros para a frente e 30 para trás)”. É justamente por conta desse desconhecimento da legislação de trânsito que um grande número de motoristas acaba multado e, o que é mais grave, também cometem infrações que colocam em risco a própria vida e a de condutores, pedestres e ciclistas. É preciso que haja mais atenção às normas!

O BOM SOLDADO NÃO FOGE À LUTA

Se todos se unirem contra o mosquito, ele não nos derrotará
Itabuna não pode dar trégua à mobilização de enfrentamento ao Aedes aegypti, pois a cidade está convivendo com preocupante surto de doenças provenientes das picadas do mosquito da dengue. E nada poderia ser mais oportuno para alertar a população, do que propagar a frase: “Um mosquito não é mais forte que uma cidade inteira”. Realmente faz todo sentido a frase. A união de toda a sociedade, sem sombra de dúvidas, tem um poder imensurável. E exterminar um pequeno mosquito não aparenta ser tarefa difícil. O problema é que, apesar de toda a mobilização dos órgãos públicos e de grande parte da população, alguns cidadãos não cumprem sua parte e dão chance para que o Aedes se reproduza, transmitindo, assim, as temidas dengue, chikungunya e zika. Só para exemplificar: imagine que um grupo de soldados entra em conflito armado acirrado, mas parte da corporação se nega a participar da batalha. O que aconteceria? Esses homens seriam facilmente derrotados. É isso que irá ocorrer se todos os cidadãos, sem exceção, não se comprometerem em enfrentar esse terrível mosquito. Portanto, a responsabilidade para que essa verdadeira guerra contra o Aedes aegypti alcance o êxito esperado é o envolvimento de todos!

VEREADOR DO PT É FLAGRADO VENDO SITE PORNÔ DURANTE SESSÃO

Não há nada mais imoral, que a corrupção e safadeza na política
Um vereador de Florianópolis foi flagrado acessando um site com conteúdo pornográfico durante a sessão da Câmara na manhã desta quarta-feira/27. A imagem que mostra a tela do computador de Lino Peres (PT) foi divulgada nas redes sociais e os autores garantiram apenas que a foto é verdadeira – sem informar quem registrou o momento. Após a repercussão, o vereador garantiu que não acessou a página. Em nota, ele defende que “uma imagem estranha, de conteúdo sexual” apareceu em sua tela enquanto ele acessava um site do Legislativo e que registrou um Boletim de Ocorrência para tomar as providências legais cabíveis. Peres criticou ainda a divulgação da imagem, afirmando que ela “foi tirada oportunisticamente e seu mandato repudia a tentativa de espetacularização”. “O vereador não sabe como o site pornográfico apareceu em seu computador. Antieticamente, a foto divulgada não tem fonte e este tipo de atitude compromete a imagem institucional da Câmara Municipal de Florianópolis”, diz o texto. Na publicação, o vereador ainda anexou um vídeo que mostra o momento em que questiona ao presidente da Câmara, Ricardo Camargo Vieira (PMDB), se alguém mais identificou algum tipo de vírus nos computadores da Casa. Cerca de meia hora após a foto ser feita, Lino pede uma questão de ordem e diz que foi “informado por membros da imprensa” sobre a página estranha em seu computador. 

TIME DIZ QUE MORO ESTÁ ENTRE OS "MAIS INFLUENTES DO MUNDO"

Moro tem aterrorizado os bandidos do colarinho branco no Brasil
O juiz federal Sergio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, foi homenageado na terça-feira (26) em Nova York, em evento da revista Time, que o incluiu na semana passada entre as cem pessoas mais influentes do mundo. Acompanhado pela esposa, a advogada Rosângela Moro, Moro participou de um jantar de gala e declarou, em sua chegada ao evento, que o seu nome na lista "é o reconhecimento também que o Brasil toma passos importantes na prevenção e no combate à corrupção". "Essa seleção honra muito a instituição", disse. "Essa perspectiva eu acho muito positiva." Moro é o único brasileiro da lista, que inclui ainda líderes políticos internacionais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, os dois principais candidatos a sucedê-lo, Hillary Clinton e Donald Trump, a chanceler Angela Merkel. 

TAGARELICE FAZ MARIZ SER DEMITIDO, ANTES DE SER NOMEADO

Mariz foi infeliz ao ser demitido antes de ser nomeado ministro
O advogado Antônio Claudio Mariz de Oliveira inviabilizou sua indicação ao posto de ministro da Justiça em um eventual governo de Michel Temer (PMDB). A avaliação é do entorno do vice-presidente, que confirma que Temer desistiu de convidá-lo para a pasta. Temer não gostou, segundo assessores, das entrevistas em que Mariz retoma críticas à Operação Lava Jato, em especial ao instituto das delações premiadas. No ano passado, o advogado, que defende o vice-presidente no Supremo Tribunal Federal no âmbito da Lava Jato, já havia participado de um abaixo-assinado crítico aos métodos da operação. Por causa disso, a indicação de Mariz sempre esteve ameaçada. Na terça, 26, o advogado deu entrevistas ao Estadão e aos jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico. Falando abertamente sobre o convite para assumir a pasta, Mariz exemplificou como trataria a Polícia Federal, órgão subordinado ao Ministério da Justiça. Disse, por exemplo, que o órgão precisaria ter outros focos além do combate à corrupção. A avaliação é que as declarações de Mariz dadas aos jornais poderiam alimentar a versão de que Temer, assumindo a Presidência, procuraria esvaziar a Lava Jato.

27 de abril de 2016

OTTO ALENCAR AFIRMA QUE VAI VOTAR CONTRA IMPEACHMENT

Puxar muito o saco faz o bajulador se apequenar e se ridicularizar
Subserviente do petista governador Rui Costa, o senador Otto Alencar (PSD), declarou que vai votar contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Otto criticou a movimentação pelo afastamento de Dilma e disse que sua posição foi referendada pelo presidente do PSD, o ex-ministro das Cidades Gilberto Kassab. Otto avaliou que as chamadas “pedaladas fiscais” são prática comum nas diferentes esferas do poder executivo. O senador justificou que preferiu guardar seu voto em segredo porque pretendia ser membro titular da comissão de impeachment e queria, inclusive, tentar a vaga na relatoria. Ele aproveitou para criticar o relator eleito, Antonio Anastasia (PSDB-MG). “No lugar dele, eu jamais teria aceito a relatoria. Se você já se posicionou, não deve exercer essa função”. De acordo com Otto, o processo de impeachment é um “movimento político” que se aproveita da baixa popularidade da presidente da República. “Se a economia estivesse bem, se não houvesse desemprego, ninguém estaria abandonando a presidente, não haveria impeachment, porque não há crime”, argumentou. 

CRISTOVAM BUARQUE: "CRISE SE TORNOU ESTADO DE DECADÊNCIA"

Cristovam Buarque é um dos poucos senadores úteis no Brasil
O senador Cristovam Buarque (PPS), do Distrito Federal, afirma que a crise que o Brasil enfrenta já avançou de estágio e agora se tornou "um estado de decadência". O congressista é suplente da comissão especial do Senado que discutirá o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e prefere não estimar se a chefe do país será cassada ao final da tramitação. "Na análise do mérito a presidente perderia, mas em 5 meses ninguém sabe o que vai acontecer. Haverá o julgamento do processo. O perigo é que nós podemos sair da decadência e entrar numa degradação da sociedade. O problema é que com Dilma o Brasil vai ficar numa crise econômica muito forte. Com o Temer, ninguém sabe o que vai acontecer. O PT está muito ativo nas ruas, chamando o processo de golpe, que não é golpe. Está previsto na constituição", disse o senador em entrevista à Metrópole FM na manhã dessa quarta-feira (27). Buarque é um dos senadores independentes que defendem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para novas eleições. “O ideal era ter uma eleição para todos. Uma eleição antecipada traria alguém com confiança, credibilidade. As ruas tendem a dividir a sociedade. No caso dos partidos a gente tem que convencer, existe um idioma ptês, psdebês, pcdobês... é assim no Brasil”, brincou o parlamentar. De acordo com o legislador, uma saída para a situação de crise no país seria a implantação de reformas. “O problema é que os políticos ainda não despertaram a revolução que tem que ser feita na educação. A principal causa de nós estramos nessa situação é que nós não fizemos as reformas necessárias, a reforma política e a reforma administrativa. Lula não fez nenhuma reforma estrutural, a inflação come o Bolsa Família. Não existiu uma reforma concreta no governo Lula. O governo do PT não se comprometeu com as reformas, não se comprometeu com a ética e não fez as reformas", frisou. 

SANTADER TEM LUCRO DE R$ 1,66 BI EM 3 MESES NO BRASIL

Nunca banqueiros lucraram tanto como na era do PT no governo
O Santander Brasil, maior banco estrangeiro no país, teve lucro líquido gerencial, ou recorrente, de R$ 1,66 bilhão, alta de 1,7% ante mesmo período de 2015. Frente ao quarto trimestre do ano anterior, lucro cresceu 3,3%, segundo informou o banco em balanço divulgado nesta quarta-feira (27). A carteira de crédito do Santander somou R$ 248,271 bilhões no primeiro trimestre - uma queda de 3,8% em 12 meses e de 4,9% na comparação trimestral. O índice de inadimplência, superior a 90 dias, atingiu 3,3% do total da carteira de crédito, uma alta de 0,07 ponto percentual no trimestre e de 0,28 ponto percentual em 12 meses. A inadimplência de pessoa física atingiu 4,7%, com melhora de 0,04 ponto percentual p no trimestre e avanço de 0,33 ponto percentual em 12 meses. No segmento de pessoa jurídica, a inadimplência atingiu 2,1%, com leve alta de 0,04 ponto percentual no trimestre e um aumento de 0,12 ponto percentual em 12 meses.

MAIS DE 18 MIL LOJAS JÁ FECHARAM AS PORTAS NA BAHIA DIANTE DA CRISE

Itabuna convive com o drama de lojas falidas e desemprego
A crise econômica que o Brasil enfrenta, acirrada com a indefinição do cenário político, tem causado sérios impactos na economia baiana. De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), Paulo Mota, somente no estado são mais de 18 mil lojas fechadas nos últimos meses. Em Salvador esse número chega a quase 4 mil, segundo o dirigente. Em entrevista ao apresentador Zé Eduardo, na Metrópole FM, Mota afirmou que a capital baiana registrou o fechamento de aproximadamente 18 mil postos de trabalhos nos últimos 12 meses. "É uma crise que está indo para o campo social de maneira violenta e está repercutindo na roda da economia", afirmou. O presidente ainda apontou que o cenário para o Dia das Mães não é dos melhores para as famosas contratações temporárias. "A crise está muito forte e a meta das empresas é manter quem já está empregado. Estamos sem perspectivas diante dessa instabilidade politica que estamos vivendo", frisou. Outra questão que estaria agravando o fechamento de lojas em Salvador, segundo Mota, foi a cobrança de estacionamento instituída no ano passado. "Isso influenciou muito, porque era um serviço oferecido gratuitamente e de repente passou a ser cobrado", lembra.

TEMER CRITICA "GOLPE" DE ELEIÇÃO ANTECIPADA DEFENDIDA PELO PT

Dilma e o PT agora falam em dar golpe contra posse de Temer
O vice-presidente Michel Temer criticou a proposta de novas eleições presidenciais, que ganha força em setores do PT. Em reunião com sindicalistas, nesta terça-feira (26), Temer disse que a iniciativa é um "golpe", utilizando o mesmo termo usado pela presidente Dilma Rousseff contra o processo de impeachment. “Se essa iniciativa fosse tomada nos Estados Unidos, as pessoas ficariam coradas porque não há uma linha na Constituição sobre isso”, afirmou Temer, segundo dirigentes que estavam na reunião. Nos bastidores, Dilma já admite a possibilidade de enviar ao Congresso uma proposta de emenda constitucional (PEC) para encurtar seu mandato em dois anos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a ideia, que foi um dos assuntos de sua reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Incomodado, Temer escalou emissários para conversar com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a proposta de novas eleições. Magistrados disseram que a proposta pode ser considerada inconstitucional e que sua tramitação no Congresso pode até ser interrompida pela corte

DELEGADO DA PF REVELA DIFICULDADES DE MANTER O RITMO DA LAVA JATO

Há quem não queira que a Lava Jato varre a sujeira no Brasil
O delegado de Polícia Federal Filipe Hille Pace, que faz parte da equipe da Lava Jato no Paraná, afirmou em despacho do dia 6 de abril que a sucessiva deflagração de fases da operação, que já soma 28 etapas, "impossibilita a conclusão célere da análise de todo o material apreendido em fases pretéritas". Para o delegado, também é inviável se estender por tempo indeterminado os inquéritos policiais "sob o pretexto de se aguardar a exaustiva e integral análise dos materiais apreendidos por ocasião de cada uma das fases da aludida operação policial". As afirmações de Pace revelam as dificuldades, até estruturais, da intensa rotina de trabalho da equipe da Lava Jato para manter o passo das investigações em Curitiba. O "desabafo" do delegado foi feito no âmbito de um inquérito que tem como alvos o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada, já condenado a 12 anos e dois meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, e o lobista e ex-gerente da estatal João Augusto Resende Henriques, condenado a seis anos e oito meses de prisão pelos mesmos crimes, além de outros investigados. Os dois são apontados como cota do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras e que teriam sido "apadrinhados" pelo vice-presidente Michel Temer. A investigação, que começou em setembro de 2015 para apurar as suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas por parte dos investigados acabou revelando novas offshores, contratos de fachada e estratégias de ocultação de bens dos investigados envolvendo até familiares e conhecidos deles no Brasil, além de novos contratos da Petrobras nos quais teriam ocorrido pagamento de propinas de empresas internacionais. Diante do grande volume de descobertas e indícios que podem levar a novos crimes, o delegado Filipe Pace apontou que "não há razoabilidade e possibilidade fática e humana a se apurar, no presente inquérito, todos os crimes que possam ter sido praticados pelos indiciados em desfavor da estatal brasileira". Ele lembra ainda que há fatos envolvendo Zelada e Henriques ainda sob "investigações sigilosas e que novos fatos que vierem à tona vão dar origem a novos inquéritos, indicando que a investigação do núcleo do PMDB no esquema está longe de ser encerrada". Por Mateus Coutinho, Julia Affonso e Ricardo Brandt.

TEMER DEFINE SEU MINISTÉRIO E A BAHIA PODE TER DOIS NOMES

A Bahia deverá contar com dois ministros no governo Temer
O vice presidente, Michel Temer, já definiu muitos dos nomes que vão compor seu governo. Temer disse que não vai divulgar a nova equipe antes da decisão do Senado sobre o afastamento da Presidente Dilma Rousseff, mas já não esconde de ninguém suas preferências. O presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima será ministro, estando praticamente decidida sua ida para o Ministério da Articulação Política. Geddel descarta sua ida para o Ministério da Integração Nacional. Outro baiano poderia compor o ministério de Temer, mas seria do DEM, partido que o vice quer atrair, no entanto, há nomes fortes do partido que desejam o cargo, a exemplo do Senador Ronaldo Caiado. A equipe econômica já está definida e o nome de Henrique Meirelles já foi sacramentado, enquanto Romeró Jucá é o nome preferido para o Ministério do Planejamento, ficando apenas a Presidência do Banco Central que será submetida a Meirelles. O economista Illan Goldfajn, hoje no Itaú, e Eduardo Loyo, hoje no BTG Pactual, são nomes fortes para presidir o Banco Central, bem comoo ex-secretário do tesouro Carlos Kawal, mas todos dependem da aprovação de Meirelles. 
O Ministério de Temer já tem os seguintes nomes:
Ministério da Fazenda: Henrique Meirelles
Ministério do Planejamento: Romero Jucá
Casa Civil: Eliseu Padilha
Ministério da Articulação Política: Geddel Vieira Lima
Ministério da Defesa: Nelson Jobim
Ministério da Educação: José Serra
Ministério de Turismo e Esporte: Henrique Alves
À defiinir
Ministério de Minas e Energia: Avalia-se um nome do DEM
Ministério da Integração Nacional: Eduardo Braga
Ministério da Saúde: José Serra (PSDB-SP) ou David Uip
Ministério da Justiça: Mariz de Oliveira
Ministério das Relações Exteriores: Sergio Amaral, que foi ministro de FHC.
Ministério da Agricultura: Ronaldo Caiado do Dem.
Aréa Social: economista Ricardo Paes de Barros 
Secretaria de Direito Humanos: Mara Gabrilli

FAMÍLIA SARNEY ARTICULA PARA A APROVAÇÃO DO IMPEACHMENT

De ex-aliados, os Sarneys passam a contrapor Dilma
De passagem pela festa de aniversário do ex-presidente José Sarney realizada na noite de segunda-feira, 25, em Brasília, a comitiva de senadores do PSDB foi recebida com afagos e a informação de que a família Sarney tem operado pela aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Entre os presentes no encontro estavam o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e os senadores Aloysio Nunes (SP) e Tasso Jereissati (CE). A informação de que o clã Sarney entrou em campo para assegurar o apoio dos deputados da bancada do Nordeste a favor da saída de Dilma foi transmitida pela ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney, filha do ex-presidente. "Para nós foi uma surpresa porque até então não sabíamos do posicionamento deles", afirmou um dos tucanos presente na festa. "Sou do grupo do Sarney e, apesar de ter votado contra, sei que a Roseana conversou com alguns deputados do grupo que ficou do lado do Michel Temer e a favor do impeachment", afirmou à reportagem o deputado João Marcelo Souza (PMDB-MA). (Estadão)

ACM NETO QUER ALELUIA NO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES DE TEMER

Prefeito ACM Neto traçando novos caminhos para o aliado Aleluia
Com a eminente aliança com o Democratas, Temer já tem alguns nomes fortes para assumir seus Ministérios. Dentre eles José Carlos Aleluia (BA) e Mendonça Filho (PE) estão disputando quem chefia o Ministério das Comunicações. O Prefeito de Salvador, ACM Neto, que esteve com Temer na última segunda-feira, é o principal defensor do nome do líder baiano para o cargo. Temer cogita também indicar Rodrigo Maia (RJ) para a função de líder do governo na Câmara. Na noite desta terça-feira (26), Temer reuniu-se com os líderes do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), e no Senado, Cássio Cunha Lima (PE). Disse que chamará na semana que vem o presidente da legenda, Aécio Neves. Temer entendeu que, para ter os tucanos em sua equipe, precisará negociar com a legenda, sem cooptações individuais. De resto, terá de se comprometer com um conjunto de propostas e princípios que o PSDB deitará sobre o papel.

DILMA JÁ COMEÇOU A RETIRAR SEUS PERTENCES DO PALÁCIO DO PLANALTO

Dilma já está com prazo de validade vencido como presidente
Diante do cenário adverso montado na comissão do impeachment no senado federal, onde apenas cinco dos 21 votos são à favor do Governo, a presidente Dilma vai se preparando para deixar o governo. Caixas com documentos e objetos estão sendo retirados dos gabinetes no Palácio do Planalto e transportados para o Palácio da Alvorada. Segundo assessores, Dilma pretende permanecer no Alvorada durante o período em que estiver afastada do governo. Ela continuará morando perto da residência oficial ocupada por Temer. A previsão para a votação em plenário também não é otimista para a presidente. Segundo cálculos de aliados, ela deve ter apenas votos de senadores do PT, do PC do B, e de alguns senadores de partidos como PSB, PDT e PMDB, porém, com número insuficiente para evitar seu afastamento. As informações são do blog de Cristiâna Lôbo

EM UM ANO, MAIS DE 40 MIL PESSOAS FORAM PRESAS NO BRASIL

O presídio regional de Itabuna está com o triplo da sua lotação
O número de pessoas privadas de liberdade no Brasil chegou a 622.202 em dezembro de 2014. Em dezembro de 2013, eram 581.507, o que mostra que a população carcerária aumentou 7% em um ano (40.695 detentos a mais). Cerca de 40% dos presos brasileiros são provisórios, ou seja, ainda não foram julgados em primeira instância. Mais da metade da população carcerária é formada por negros, e o tráfico de drogas foi crime que mais levou os detentos à prisão. Os dados são do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) e foram divulgados nesta terça-feira (25) pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça. Segundo a Agência Brasil, o Brasil tem a quarta maior população penitenciária do mundo, atrás dos Estados Unidos (2,2 milhões, ano de referência 2013), China (1,65 milhão, ano de referência 2014) e Rússia (644.237, ano de referência 2015). O país, contudo, tem déficit de 250.318 vagas. O diretor-geral do Depen, Renato De Vitto, disse que o crescimento constante da população carcerária no Brasil preocupa e cita que, em 25 anos, o número de pessoas privadas de liberdade saltou de 90 mil para 622 mil. Segundo De Vitto, é preciso combinar medidas como políticas de educação e trabalho e penas alternativas para buscar a redução. “A taxa de encarceramento no Brasil tem crescido de forma anômala em relação ao que vem ocorrendo nos países que mais prendem no mundo”, informou. De acordo com o diretor-geral, apenas o encarceramento como política de segurança não resulta na redução das taxas de criminalidade. "Se não cuidarmos desse aumento expressivo da população prisional, qualquer arranjo de gestão pode parecer insuficiente”, acrescentou.

CORRUPÇÃO NA PETROBRAS PREJUDICA CRIANÇAS EM ALAGOINHAS

Os petistas roubam e as crianças sofrem as consequências
A crise gerada pela corrupção na Petrobras prejudicou as duzentas crianças que eram beneficiadas pelo Programa de Criança. A estatal suspendeu o projeto que funcionou por 14 anos em Alagoinhas. De acordo com o deputado estadual Alex Lima (PTN), a decisão da Petrobras foi determinada pela necessidade de conter investimentos. “É uma pena que nossas crianças tenham que pagar por toda essa crise. Alagoinhas ofereceu muito ao Brasil e à Petrobras, portanto não podemos aceitar que a empresa economize recursos através da suspensão de um programa tão elogiado e benéfico”. Por meio do Programa de Criança, os estudantes tinham acesso a reforço pedagógico, apoio psicológico, participavam de atividades artísticas e esportivas e recebiam duas refeições por dia.

AUGUSTO CASTRO EXIGE QUE GOVERNO PAGUE TRABALHADORES DO ESTADO

Augusto Castro considera um absurdo a situação de drama e
constrangimento a que o governo do PT submete seus servidores
A informação de que o Governo já tem efetuado cortes lineares aos terceirizados da Secretaria de Educação do Estado no município de Itabuna deixou o deputado estadual Augusto Castro (PSDB) estarrecido. Sem o menor comprometimento com a causa desses trabalhadores o Governo já tem emitido aos prestadores de serviço o aviso prévio, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza da Região Sul e Extremo Sul da Bahia (Sindilimp). O Sindicato informa ainda que existem em média 8.000 funcionários previstos para serem demitidos. “Desde 2015 os terceirizados se movimentam e paralisam suas atividades por conta de salários atrasados. Agora estão sem amparo para o sustento de suas famílias e ainda tem que receber a notícia de que podem ser demitidos. É uma falta de respeito o tratamento que o Estado tem dado a essa situação. Estamos falando de 8.000 famílias! Eles precisam de uma resposta do Governo quanto a sua situação”, contesta o parlamentar. A medida faz parte do corte de gastos já anunciado pelo Governo da Bahia ao final de 2015. O decreto foi formalizado no Diário Oficial de fevereiro deste ano. “Essa atitude atropelada e sem cautela só comprova a má gestão desse governo. Mais uma vez a população é a maior prejudicada”, declarou Castro. “Nesse universo estão merendeiras, porteiros, seguranças, que são funcionários indispensáveis ao bom funcionamento de uma escola pública. O Governo precisa encontrar uma solução em favor do bom andamento de nossa Educação, que com essa administração já anda cambaleante”, lembrou o deputado. Em Itabuna os funcionários já impedem as atividades do Núcleo Regional de Educação (NRE5) há 20 dias. Para amanhã, está programada uma mobilização na Secretaria de Educação localizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

26 de abril de 2016

PREFEITO DE ITABUNA CONTINUA CEGO, MUDO E SURDO'

Aqui, é um novo "loteamento" que a prefeitura não
sabe e não vê. Pertinho do Shopping Jequitibá
e da ponte do S. Caetano.
Não podemos de modo algum, nos calar diante do descalabro administrativo de uma cidade do porte de Itabuna. Já dissemos aqui a importância do comércio itabunense, da pujança de seu povo, sobretudo a beleza que ela, Itabuna, representa aos olhos da região, da Bahia, do Brasil. Mas, lamentamos, também, em outras oportunidades, a falta de sorte na escolha de seus gestores. Gostaríamos de exaltar os trabalhos do chefe do executivo e seu secretariado. Mas como fazê-lo se, diariamente, constatamos coisas que nos envergonham: falta espaço para o cidadão exercer o seu direito de ir e vir, com a esculhambação das calçadas nas principais artérias tomadas por ambulantes vendendo bananas, toda espécie de frutas, verduras, sapatos, celulares, etc., etc.. Até comércio de comidas, bebidas e outros, fazem com que os pedestres caminhem pelas pistas correndo risco de vida. Na saúde, a tormenta de dengue, Chikungunya, zica e outras doenças, decorrentes do mosquito aedes aegypti, que teve a "acolhida" do executivo nas baronesas do Rio Cachoeira; o canal do Bairro Santo Antônio, somente agora tomou-se a inciativa de limpá-lo, após a comunidade daquele bairro, ser contaminada pelo mosquito, assim mesmo uma limpeza superficial e deixando os detritos recolhidos, à beira do canal, sendo removidos às expensas de moradores preocupados com sua saúde. Temos suficientes assuntos desagradáveis a tratar, mas hoje, principalmente focaremos nossa matéria numa das áreas mais nobres da cidade: Avenida Aziz Maron e margem direita do rio Cachoeira. Ali, alguém chegou há aproximadamente um mês, fez um barraco de papelão e se instalou. Não perguntem quantas pessoas são, o que fazem ou deixam de fazer. Isso é obrigação do município, zelar por seu povo e pelo meio ambiente. Naquele local, se faz as necessidades básicas, expõem-se a doenças e degradam o rio. E o que acontece, NADA. Se a moda pega, logo teremos um nova comunidade ali, fica a uns duzentos metros do Shopping, a uns 80 metros da cabeceira da Ponte do São Caetano e, pasmem, a aproximadamente menos de 500 metros da PREFEITURA. Nesse caso, o prefeito está CEGO, todo o secretariado está de OLHOS VENDADOS. Não é possível que vejam nada. Moradores do Jardim Vitória começam a ficar preocupados. E com razão. De repente, pode toda a beira rio ser ocupada por barracos. Aguardamos quase um mês para ver as providências do município. À noite, torna-se perigoso transitar por ali, uma vez qjue não sabemos quem é o "hóspede" ou "hóspedes" admitidos pelo município. Às vezes, pela manhã, vê-se um cidadão forte, alto se "exercitando", se vestindo. E olhem que é exatamente na periferia dessa "morada" que o itabunense faz suas caminhadas vespertinas, matutinas e noturnas. (Informação e foto: Ornan Serapião).

REVISTA REVELA QUE DILMA TOMA REMÉDIOS TARJA PRETA

Dilma estar com remédios e mãos na cabeça, pra não perder o juízo
A Presidência da República reservou R$ 3,6 mil para compra de remédios para tratamento de taquicardia, depressão, insônia, amidalite, entre outras enfermidades. No total, segundo a ONG Contas Abertas, foram 50 ampolas de adenosina (taquicardia), 1.200 ampolas de água destilada, 280 comprimidos de amoxicilina (antibiótico para bactérias), 10 frascos de lidocaína (anestésico), 100 ampolas de midazolam (sedação e insônia) e 120 comprimidos de quetiapina (anti-psicótico). No início do mês, a revista IstoÉ revelou que a presidente Dilma, dominada por sucessivas explosões nervosas, estava consumindo medicamentos controlados, tipo tarja preta. A revista contou que Dilma, “além de destempero, exibe total desconexão com a realidade do País”. A adenosina, conforme descrição da internet, é um remédio antiarrítmico cardíaco utilizado para tratar taquicardia. A quetiapina é um medicamento anti-psicótico. Ele é usado para tratar o transtorno bipolar (psico maníaco depressiva) em adultos e crianças que tenham pelo menos 10 anos de idade. A quetiapina também é usada em conjunto com medicamentos antidepressivos para tratar transtorno depressivo maior em adultos. Já o maleato de midazolam é um medicamento de uso adulto indicado para tratamento de curta duração de insonia. Outro produto adquirido, a amoxilina, é um antibiótico muito usado para tratar vários tipos de infecção bacterianas, como amidalite, bronquite, entre outras. A água destilada é utilizada para enxaguar instrumentos após imersão na solução de desinfecção/esterilização a frio, entre outras finalidades.

RUI COSTA GARANTE VOTO CONTRÁRIO DE ROBERTO MUNIZ NO IMPEACHMENT DE DILMA

"O homem que se vende recebe sempre mais do que vale"
Pronto para assumir a secretaria de Educação do Estado da Bahia, o senador Walter Pinheiro (PT) ainda não tem data para começar as atividades como secretário. De acordo com o governador Rui Costa (PT), para Pinheiro deixar o Senado, o suplente Roberto Muniz (PP) tem que pedir para sair do cargo que exerce em uma associação ligada ao saneamento, cujo nome o petista não soube precisar. Ainda segundo o governador, é necessário ver o estatuto para que haja um substituto de Muniz neste cargo. Questionado sobre o período da ida de Pinheiro ocorrer antes ou depois do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), Rui Costa fez questão de deixar claro que isso não irá implicar na votação e reforçou que tanto Pinheiro quanto Roberto irão votar contra o impeachment. Ainda que o afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff seja dado como certo até por senadores governistas, levantamento feito pela Folha mostra que ainda não há votos suficientes no Senado para a saída definitiva da petista. De acordo com a Folha, enquanto 50 senadores confirmam que votarão pela admissibilidade do processo de impeachment, apenas 39 dizem que apoiarão o impedimento definitivo de Dilma. Com a aceitação do processo pelo Senado, em votação prevista para 12 de maio, Dilma será afastada do cargo por até 180 dias e o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), assumirá o comando do país. Para tanto, seria preciso, com a presença de todos os 81 senadores, o voto de 41 deles –ou seja, já haveria pelo menos nove votos a mais hoje.

VITÓRIA DA CONQUISTA TEM O MELHOR SANEAMENTO BÁSICO DO NORDESTE

Diferentemente de Conquista, Itabuna não trata seu esgoto
Uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, intitulada “Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades”, apontou Vitória da Conquista como tendo o melhor índice do Nordeste em saneamento básico, considerando as 100 maiores cidades do país. A cidade do sudoeste baiano ficou na 21ª posição, segundo o estudo com base em 2014. Salvador ficou na 36ª colocação, enquanto Feira de Santana apareceu na 54ª. O estudo mostrou que Vitória da Conquista possui 100% da população atendida por água tratada e 72,26% dos habitantes têm coleta e tratamento de esgotos. Em Conquista, o índice de perdas de água foi de 24,3%, acima da média nacional (36,7%). Outro ponto favorável é que entre 2010 e 2014, o município empregou 31,69% de arrecadação no setor na rede de água e esgotos. Dos três municípios baianos, Feira de Santana apresenta situação mais precária, com apenas 56,90% da população atendida por serviço de coleta de esgoto. Já Salvador tem mais de 78% da população com coleta e tratamento dos esgotos, com perda de água no sistema de distribuição de 48,50%, acima da média nacional em 2014, que foi de 36,7%. Na capital baiana foram investidos 11,5% da arrecadação por estes serviços entre 2010 e 2014. O índice também fica abaixo da média das 100 cidades (23%).

MARTA DIZ QUE VANTAGEM DE TEMER SOBRE DILMA, É QUE ELE CONVERSA

Petistas estão abandonando o Titanic em que se transformou o PT
A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) afirmou que é "um caminho inevitável" o impeachment da presidente Dilma Rousseff e o surgimento da administração do vice-presidente Michel Temer e elogiou a experiência e a capacidade de diálogo do correligionário. "Um vantagem de Temer ao que está aí é que ele conversa", disse. "A situação hoje é de um governo extremamente fragilizado, economia esfarelando e não vemos alternativa", disse a ex-petista. "O impeachment tem embasamento jurídico, que pode ser forte, pode ser fraco", disse, ressaltando que o "embasamento da política é de 100%". Em evento organizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) para a preparação das comemorações do dia 1º de Maio, Marta destacou que, sem a participação das centrais sindicais na formulação de políticas públicas, o Brasil não avançará. Antes de seus comentários, a senadora destacou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que a sociedade terá que contribuir com sacrifícios para a melhor gestão das contas públicas e que o governo Temer saberá cortar despesas para tornar o Estado mais eficiente. Ela disse que "o trabalhador deve ficar atento" às mudanças, mas afirmou ter certeza de que a administração de Michel Temer irá preservar os direitos dos assalariados.

COMEÇOU ONTEM PROCESSO DE IMPEACHMENT NO SENADO

Contrariando a absoluta maioria dos baianos, Lídice da Mata
é favorável ao governo Dilma e contrária ao seu impeachment
A comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado Federal foi instalada ontem, segunda-feira/25, em mais uma semana de tensão no Planalto. O colegiado, formado por 21 titulares e 21 suplentes, decidirá também quem ocupará a presidência e a relatoria do colegiado. Para os dois cargos foram indicados os senadores Raimundo Lira (PMDB-PB) e Antonio Anastasia (PSDB-MG), respectivamente. A bancada do PT não aceita o tucano na relatoria. Os parlamentares do partido exigem um nome mais “isento” e afirmam que podem levar a decisão para a Justiça. A primeira reunião da comissão deve acontecer nesta terça-feira. Movimentos favoráveis e contrários ao impeachment prometem voltar às ruas em novas manifestações. No domingo/24, Dilma se reuniu com o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, para discutir sua defesa no Senado. Após a eleição da mesa que conduzirá os trabalhos da comissão, o relator terá 10 dias úteis para apresentar um parecer pela admissibilidade ou não do processo de impedimento, que passa por votação no colegiado. Independentemente do resultado na comissão, o pedido é levado ao plenário. A expectativa é de que entre 11 e 15 de maio os senadores façam a votação sobre o caso, para decidir se abrem o processo e afastam Dilma da Presidência da República por 180 dias. Para a votação acontecer, precisam estar presentes na sessão pelo menos 41 dos 81 senadores. Caso a maioria simples (metade mais um) dos parlamentares presentes votem a favor do impeachment, Dilma é afastada por seis meses e o vice-presidente Michel Temer assume. Caso o parecer seja rejeitado, o processo é arquivado e a presidente permanece no cargo. Antes mesmo do início dos trabalhos na comissão, 70% dos senadores que foram indicados já se declararam favoráveis ao impedimento da presidente. Ao todo, 27 se disseram favoráveis, 10 se disseram contrários, três não quiseram responder e um se disse indeciso. Entre os que declararam voto contra Dilma estão dois vice-líderes do governo no Senado, Wellington Fagundes (PR-MT) e Hélio José (PMDB-DF), que fizeram discursos críticos ao Palácio do Planalto na sexta-feira passada. 

25 de abril de 2016

GOVERNO BAIANOS EMPREGARÁ PETISTAS DEMITIDOS POR TEMER

Com a queda de Dilma, Wagner poderá ser secretário na Bahia
Com o anúncio de que o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), já tem uma lista prévia dos principais apadrinhados políticos do PT no primeiro e segundo escalões do ministérios para demitir quando assumir o governo, aumenta a tensão no grupo de baianos que se enquadra nesta posição. Sem condição de abordar o assunto com o governador Rui Costa (PT), que, envolvido na batalha contra o impeachment, não tem ainda dado espaço a ninguém para falar sobre a queda da presidente Dilma Rousseff (PT), eles esperam contar exclusivamente com a generosidade do primeiro mandatário baiano para conseguir um “lugarzinho” em seu governo.

SERRA DIZ QUE ACEITA SER MINISTRO DA FAZENDA, MAS FAZ EXIGÊNCIAS

José Serra foi o melhor Ministro de Saúde, que já houve no Brasil
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga manifestaram apoio a José Serra (PSDB-SP) para assumir o Ministério da Fazenda. O senador tucano já disse a Michel Temer que aceita ocupar o cargo, desde que a pasta do Planejamento, o BNDES e o Banco Central sejam dirigidos por pessoas indicadas por ele ou que pelo menos tenham grande afinidade com as políticas que pretende adotar, segundo informou a colunista Mônica Bergamo, da Folha. Fraga indicou o nome de Serra para Temer no jantar que teve com o vice-presidente na semana passada. Ele apontou outros candidatos, como Murilo Portugal, presidente da Febraban - Federação Nacional dos Bancos. Ele disse que o senador tucano teria, entre suas qualidades, uma forte interlocução com o Congresso Nacional, o que seria necessário para aprovar reformas impopulares. A afirmação foi feita na frente do presidente do PSDB, Aécio Neves (PSDB-MG), que é contra a participação da legenda no governo. FHC fez análise parecida à de Fraga a interlocutores. Segundo disse, Serra teria força e aliados no Congresso, condição hoje essencial para superar a crise, que seria mais política do que econômica.

A CRISE DEVERÁ PERSISTIR COM TEMER

Dilma deverá deixar para trás, muitos problemas para Temer resolver
Independentemente da decisão do Senado sobre o processo do impeachment da presidente da República, a sociedade precisa estar atenta que dias difíceis, dolorosos mesmo, ainda estão por vir, com o agravamento da crise econômica e política que paralisou o país. Mesmo admitindo que o vice-presidente venha a assumir, alguns veículos de comunicação que apoiaram e alimentaram o impeachment já alertavam ontem em seus espaços de opinião que o futuro presidente terá que tomar medidas duras para reativar a economia e uma delas seria o aumento de impostos. Aumento de impostos significa corte nos custos tanto no setor público quanto na iniciativa privada e, consequentemente, mais desemprego. O que seria trágico para o país que já vem acumulando a perda de aproximadamente 10 milhões de postos de trabalho. A mesma tese, aliás, foi defendida por Henrique Meirelles, um dos nomes que vem sendo cogitado para assumir o Ministério da Fazenda. Isso significa que não se pode ter ilusões sobre o que está por vir e, portanto, a sociedade precisa estar preparada para enfrentar a crise por si mesma, com muito trabalho e criatividade, como muitos segmentos já vêm fazendo.