31 de outubro de 2016

LAVA JATO INVESTIGA 25 BANCOS E CONGELA US$ 800 MILHÕES NA SUIÇA

O Juiz Sérgio Moro está de olho em quem comanda máfias
Sinônimo de estabilidade e de confiança, a praça financeira suíça tem passado por um verdadeiro terremoto desde a eclosão da Operação Lava Jato no Brasil. Se nos últimos anos os suíços se dedicaram a mostrar para o mundo que as contas secretas haviam acabado, o escândalo brasileiros reabre velhas feridas e mobiliza governo, procuradores, advogados e banqueiros. A dimensão do caso surpreende até mesmo experientes advogados especializados em anticorrupção na Suíça. Em pouco mais de um ano, as investigações no país acumularam números constrangedores. No processo se envolveram mais de cem advogados de uma dezena de escritórios de advocacia. Há mil contas bloqueadas em 42 instituições financeiras. Mais de 60 processos criminais estão em andamento na Suíça. Um total de US$ 800 milhões já foram congelados e 25 bancos foram alvo de investigações. Um deles já foi sancionado, o BSI, que chegou a ser controlado pelo Banco Pactual, instituição brasileira afetada pelo caso. Não há como negar que, mesmo distantes de campanhas eleitorais irregularmente financiadas ou de projetos na África, os bancos suíços funcionaram como plataforma de transferências de propinas entre os implicados na Lava Jato. Agora, a investigação procura saber até que ponto foram coniventes. Questionado pelo Estado sobre como a Suíça permitiu ser usada de forma tão ampla por suspeitos de corrupção no Brasil, o presidente da Suíça, Johann Schneider-Ammann, evitou uma resposta direta. "Nunca aceitamos e não aceitaremos dinheiro de corrupção na Suíça", disse. "Vivemos em um estado de direito e cumprimos as regras", insistiu. "Sabemos que existem problemas de corrupção e, no caso específico envolvendo a Suíça, oferecemos nossa preparação para corrigir esses processos", prometeu. Diante da proporção do caso, os suíços ampliaram a equipe de investigadores. O escritório do procurador-geral, Michael Lauber, confirmou que atualmente só a força-tarefa criada na Suíça para investigar a corrupção no Brasil tem mais de uma dezena de pessoas. "O processo da Petrobrás é complexo", justificou. A força-tarefa inclui analistas forenses e de tecnologia da informação, especialistas em lavagem de dinheiro e em corrupção internacional. É ainda reforçada pela Polícia Federal suíça, além do Escritório Federal de Justiça. Até agora, porém, a Suíça lembra o Brasil de antes da Lava Jato: nenhum banqueiro suíço foi nem sequer indiciado. "Essa é a grande hipocrisia", disse Jean Ziegler, sociólogo e autor do livro A Suíça Lava mais Branco. "A impunidade em relação aos banqueiros é total." 

LULA E DILMA, VERGONHOSAMENTE, FUGIRAM DAS URNAS

Os mafiosos do PT não conseguem mais ludibriar o povo do Brasil
A ex-presidente Dilma Rousseff cometeu o despautério de fugir do compromisso democrático e assim não votar no segundo turno da eleição em Porto Alegre neste domingo/30. De acordo com o Estadão, ela está em Belo Horizonte, visitando a mãe. A disputa na capital do Rio Grande do Sul foi entre Nelson Marchezan Júnior (PSDB), eleito e Sebastião Melo (PMDB), que teve apoio do PT. No primeiro turno, Dilma apoiou publicamente o candidato do PT, Raul Pont (PT), que ficou em terceiro lugar com 16% dos votos. Quem também fugiu do dever de votar, foi o ex-presidente Lula. Em São Bernardo do Campo, ele optou por não votar. Com 71 anos, ele não tem mais a obrigação de votar, conforme as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, de acordo com o Broadcast, a decisão de Lula seria uma forma de protesto ao atual cenário político no Brasil. Na cidade do interior de São Paulo, Alex Manente (PPS), que teve apoio dos correligionários de Lula, perdeu para Orlando Morando (PSDB). 

30 de outubro de 2016

PT TAMBÉM PERDE EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Gusmão destronou o PT de duas décadas de poder em Conquista
Depois de ter perdido eleições em cidades importantes da Bahia, como Feira de Santana, Camaçari, Itabuna, Ilhéus e nem ter ousado disputar contra ACM Neto (DEM), com candidatura própria em Salvador, o PT também perdeu em Vitória da Conquista, que sempre se notabilizou como reduto absoluto do petismo na Bahia. Em segundo turno, Herzem Gusmão (PMDB) superou Zé Raimundo (PT) e foi eleito novo prefeito de Vitória da Conquista neste domingo/30. O pleito foi decidido com cerca de 90,96% das urnas apuradas, indicando 57,86% dos votos válidos para Herzem e 42,14% para Zé Raimundo. No primeiro turno, Herzem já havia liderado a eleição, com 47,82% dos votos válidos, contra 31,60 de Zé Raimundo. Ao longo de toda apuração, o radialista de 68 anos  manteve vantagem de aproximadamente 15% sobre o adversário. Eleito deputado estadual suplente em 2014, ele é pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e também se formou em Direito em Minas Gerais. Vitória da Conquista foi a única cidade baiana em que o prefeito foi definido no segundo turno. Herzem vai substituir Guilherme Menezes (PT) na administração do município a partir do próximo ano. 

MAIS TRAFICANTES PRESOS, SIGNIFICA MENOS SOFRIMENTO NOS LARES

Quanto mais traficantes presos, menos dor e sofrimento nos lares
A polícia fez a sua parte prendendo o casal de traficantes, Daniel Rosa e Mariângela Berbert em Salvador. O casal viajava para o sul da Bahia, com carga de maconha e drogas  sintéticas. Durante a abordagem, a polícia verificou que o Daniel e Mariângela possuíam uma lista de clientes e chefes conhecidos da alta sociedade itabunense e ilheense. Trata-se de uma questão grave, que precisa ser devidamente aprofundada e investigada até às últimas consequências por tudo o que representa este tipo de crime, que vem deixando um rastro de consequências das mais hediondas em várias cidades e está fincando seus tentáculos também aqui em Itabuna e em Ilhéus. No uso dos seus direitos e atribuições, o casal em questão tem o direito de se manifestar, mas precisa dar explicações convincentes sobre suas ligações com cada uma das pessoas com nome na sua lista de clientes e chefes. Revelar quem é quem neste contexto, pode resultar em mais prisões e consequente redução do tráfico e consumo de drogas no sul da Bahia. Mas não podemos deixar de parabenizar a competência da Polícia que, mesmo com parcos recursos, tem conseguido combater essas quadrilhas e tranquilizar a sociedade.

A JUSTIÇA DESFAZ, O QUE A POLÍCIA FAZ

Somente pretos, pobres e prostitutas ficam presos no Brasil
É inegável que a criminalidade tem avançado de forma espantosa nos últimos anos em Itabuna. Os bandidos, cada dia mais ousados, conseguem agir até mesmo quando estão encarcerados no presídio, de onde, inclusive, dão ordens para que grupos criminosos realizem ataques contra rivais soltos e patrimônios públicos. Entretanto, é importante que se diga que esse banditismo em nada tem intimidado as forças policiais em Itabuna. Pelo contrário, os órgãos de Segurança Pública têm fortalecido e intensificado suas ações. Prova disso é que, nos últimos dias, muitas prisões foram efetuadas em operações integradas na cidade. Os números são significativos e provam que as policiais militar e civil cumprem muito bem o papel de enfrentamento à criminalidade. Mas, infelizmente, a ultrapassada legislação penal vigente no país, cheia de brechas e que prevê uma série de regalias aos bandoleiros, acaba servindo de estímulo aos meliantes. Quando presos, além de terem café, almoço e janta pagos pelo Estado, passam pouco tempo no cárcere e voltam às ruas ainda mais perigosos. É triste, é revoltante!

GEDDEL É ACUSADO EM DELAÇÃO DA LAVA-JATO

A última ligação de Eduardo Cunha antes da prisão foi para Geddel Vieira Lima
A revista Veja desta semana volta a falar sobre o “potencial explosivo” da delação premiada de 75 executivos da empreiteira Odebrecht, incluindo seu ex-presidente Marcelo Odebrecht. De acordo com a publicação, o acordo a ser assinado com o Ministério Público envolve peemedebistas fortemente ligados ao presidente Michel Temer, como o senador Romero Jucá e o ministro Geddel Vieira Lima, e os dois principais nomes do PMDB no Rio de Janeiro: o prefeito Eduardo Paes e o ex-governador Sérgio Cabral. Além deles, foram citados os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, o atual, Michel Temer, e os tucanos como José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin. A delação está distribuída em mais de 300 anexos – 300 novas histórias sobre a corrupção no Brasil. 

BAHIA É SEGUNDO ESTADO BRASILEIRO EM NÚMERO DE LATROCÍNIO

A violência tem infernizado a vida do abandonado povo da Bahia
Em um ano, 207 pessoas morreram na Bahia em crimes de latrocínio, o roubo de morte. Os dados são de 2015 e foram publicados na sexta/28 pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.O número de latrocínios na Bahia é o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas do estado de São Paulo (356). Com relação a 2014, houve um aumento de 4% no número de casos desse tipo na Bahia – no ano anterior, foram registrados 199 latrocínios no estado. Já as lesões corporais seguidas de morte registraram queda de 0,8%, o que, em número absolutos, significa um caso a menos. Foram 125 lesões corporais seguidas de morte em 2014, contra 124 em 2015. Ainda assim, a Bahia foi o estado com o maior número de crimes do tipo, à frente de estados como o Rio Grande do Norte (99), Maranhão (67), Paraná (61) e São Paulo (45).Os 207 latrocínios contabilizados na Bahia em 2015 representam 8,9% do total de 2.307 roubos seguidos de morte registrados em todo o Brasil no mesmo ano. A contribuição baiana para as lesões corporais seguidas de morte foi de 16,2% do total de 761 casos no país.

É NECESSÁRIO TER CONSCIÊNCIA DE QUE O CRIME NÃO COMPENSA

Cela super lotada e a morte são consequências para criminosos
Mesmo diante de evidências contrárias, geradas por um Código Penal arcaico, os pais e mães precisam continuar educando seus filhos com base na máxima de que o crime não compensa. Apesar de os assassinos do trânsito não ficarem na cadeia e serem tratados como meros infratores ou até vítimas, a nova geração precisa ter certeza absoluta de que não é benéfico ficar à margem das leis. Embora não cessem as declarações feitas pelos próprios policiais, de que estão cansados de prender o bandido hoje e cruzar com ele sorrindo na rua no dia seguinte. Mesmo diante da fragilidade de uma legislação penal que se desnuda diante da astúcia dos operadores da defesa de criminosos, as pessoas desta geração precisam estar cientes de que a retidão continua sendo o melhor alicerce para hoje e para o futuro. Apesar das brechas na lei, da soltura de bandidos que não chegam a cumprir penas e da multidão de indivíduos que continuam a cometer ilícitos, crianças e jovens precisam acreditar realmente que o crime não traz nenhuma compensação positiva. Em síntese, o cidadão não pode perder a capacidade de se indignar diante da desonestidade e da injustiça.

29 de outubro de 2016

CASAL É FLAGRADO FAZENDO SEXO EM CÂMARA DE VEREADORES

Sexo, drogas e morte nas ocupações petistas das escolas públicas
Um casal foi flagrado fazendo sexo na Câmara de Vereadores de Guarulhos, na Grande São Paulo, ocupada desde o dia 20 por manifestantes. O presidente da Câmara, vereador professor Jesus Roque Freitas (DEM), disse que tomou conhecimento das imagens, mas não viu o vídeo, gravado na última quinta/27. O político também garantiu que entrou com um pedido para a reintegração de posse da Câmara, na 1ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos. A Câmara de Guarulhos está ocupada por cerca de 50 estudantes secundaristas e universitários em protesto contra a PEC 241. ESTUDANTE MORTO EM ESCOLA OCUPADA - Um adolescente foi encontrado morto na segunda/24, no Colégio Estadual Santa Felicidade, em Curitiba. O rapaz, de 16 anos, era aluno da escola. O colégio é um dos mais de 800 que estão ocupados no estado. Os estudantes ocupam as escolas no Paraná e em outros estados do Brasil em protesto contra a Medida Provisória do Novo Ensino Médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um limite de gastos ao governo federal pelos próximos 20 anos.

SE AS PESSOAS QUE FALAM MAL DE MIM SOUBESSEM O QUE ACHO DELAS, FALARIAM MAIS AINDA

Se fofoca fosse profissão, não existiria desemprego em Itabuna
Mussolini, no auge do fascismo, ensinava que uma mentira mil vezes repetida adquire feições de veracidade, e pode induzir a erro uma nação inteira, tal como fez Hitler com a Alemanha. Temos visto isso com muita frequência no Brasil, e especialmente em nossa sofrida Bahia, num crescendo deveras preocupante. De repente, um ensandecido qualquer se põe a lançar toda sorte de acusações contra o indivíduo e uma vida construída ao longo de anos de dedicação e de trabalho corre o risco de ruir como um castelo de areia, arrastando consigo famílias inteiras. Acusa-se pelo mórbido prazer de fazer o mal, pela intenção mesquinha de perseguir, de prejudicar, de destruir. Diz-se o que bem quer, por mais absurdo que seja, no mais das vezes sem prova alguma, ou se lança mão de sofismas e de falsas premissas para chegar às conclusões mais estapafúrdias. E o pior é que esses arautos da infâmia ainda conseguem encontrar quem lhes dê ouvidos, ainda arranjam espaço para propagar as suas inverdades com um tom professoral e dissimulado, como se estivessem a proclamar dogmas de fé. Arrotam arrogância e autossuficiência e não olham para a própria cauda que, mal escondida, lhes denuncia o ultraje e a infamia. Vivemos uma onda absurda de denuncismo, em todas as esferas da sociedade. Qualquer mequetrefe pode proferir contra qualquer pessoa o pior dos impropérios, acusá-la da prática dos mais horrendos crimes, muitas vezes sob o amparo das redes sociais, que são território de ninguém, e logo se instala perante a opinião pública um tribunal de exceção que julga, condena e aplica a pena sem dar chance alguma de defesa a quem está sendo acusado. Vai-se logo pela primeira versão, qual se fosse um oráculo dos deuses, e parece que o senso crítico e a prudência de quem ouve cai por terra inapelavelmente. Pouco importa que o acusador não tenha condições morais de criticar quem quer que seja, de nada vale que a sua trajetória não seja nenhum exemplo de pureza imaculada: se é para falar mal de alguém, que se divulguem as acusações do denunciante, que se dê a maior publicidade possível aos seus devaneios. Quando a verdade finalmente vem à tona – e nem sempre ela consegue vir – o mal já foi causado, no mais das vezes de forma irreversível. Mas ninguém parece se importar com isso, o que é ruim, muito ruim para todos nós.

UM BRASILEIRO É ASSASSINADO A CADA 9 MINUTOS

A violência no Brasil, é muito maior que nos países em guerra
O Brasil registrou mais mortes violentas de 2011 a 2015 do que a Síria, país em guerra, em igual período. Os dados, divulgados na sexta-feira/28, são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foram 278.839 ocorrências de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenção policial no Brasil, de janeiro de 2011 a dezembro de 2015, frente a 256.124 mortes violentas na Síria, entre março de 2011 a dezembro de 2015, de acordo com o Observatório de Direitos Humanos da Síria. Apenas em 2015, foram mortos violentamente e intencionalmente 58.383 brasileiros, resultado que representa uma pessoa assassinada no país a cada 9 minutos, ou cerca de 160 mortos por dia. Foram 28,6 pessoas vítimas a cada grupo de 100 mil brasileiros. Das 58.383 mortes violentas no Brasil em 2015, 52.570 foram causadas por homicídios (queda de 1,7% em relação a 2014); 2.307 por latrocínios (aumento de 7,8%); 761 por lesão corporal seguida de morte (diminuição de 20,2%) e 3.345 por intervenção policial (elevação de 6,3%). O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que está em sua 10ª edição, será lançado no dia 3 de novembro pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

JOSIAS DEIXA DAVIDSON NA MARCA DO PÊNALTI

Entre ser, ou não ser, o cururu já está de mala e cuia para ser, ou
não ser, pois está à mercê do que quer Rui Costa e Josias Gomes
Assim como uma bola na marca do pênalti, em que o atacante chuta e pode, ou não se transformar num gol, está o suplente de deputado federal, Davidson Magalhães (PCdoB). Bons goleadores nem sempre são bons cobradores de pênaltis. É isto o que se pode divagar sobre o que fará o Secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Josias Gomes (PT), na perspectiva do comunista assumir sua vaga no congresso nacional. Se o petista perder o pênalti, sai do governo e volta ao cargo de congressista e consequentemente, Davidson não assume seu lugar. E o cururu tem recebido um empurrão para permanecer caído sem sair do lugar. É que o deputado estadual da base aliada, Alex da Piatã (PSD), vem tecendo severas críticas a articulação política do governador Rui Costa e exigido a saída do super-secretário Josias Gomes. Alex da Piatã revelou estar tendo dificuldades para controlar uma possível revolta de prefeitos contra o governo. “Tem muito prefeito que não quer conta com o governo por causa de Josias. Isso está causando uma grande revolta e pode prejudicar os planos de 2018 de Rui”, contou. Caso Alex consiga convencer Rui Costa exonerar Josias, ele retornará a Câmara Federal e isto adiaria a ansiosa pretensão de Davidson Magalhães voltar a ser congressista. A bola está pra ser chutada. Se Rui faz o gol, Davidson entra no jogo. Caso contrário, permanecerá no banco de reservas.

ADOLESCENTE QUASE MORRE COM DOENÇA CAUSADA PELO USO DE ABSORVENTE

O azar está sempre a espreita para nos atormentar
Uma adolescente de 16 anos ficou entre a vida e a morte devido ao uso de absorventes. Katrina Shelton contraiu síndrome do choque tóxico, causada por bactérias. "Eu acordei e não podia mover o lado direito do meu corpo. Não conseguia levantar a perna ou o braço e comecei a surtar. Não me lembro como cheguei lá [no hospital], mas minha mãe teve que me levar para o carro, porque eu não conseguia andar", afirmou a moradora de Michigan, nos EUA, ao Daily Mail. Inicialmente, os médicos a diagnosticaram com gripe. No entanto, os sintomas pioraram: a jovem passou a se sentir faca e febril. Em seguida, Katrina foi transferida para a UTI, onde foi diagnosticada com síndrome do choque tóxico. Os profissionais informaram que a doença foi contraída devido ao uso de absorventes, mas a jovem insistiu que não os usou por mais tempo do que o recomendado. "Os médicos não têm certeza do porquê exatamente isso aconteceu. Mas me disseram para não usar absorventes novamente. Fiquei tão chocada... Você vê as etiquetas de advertência nas caixas, mas nunca pensa que vai acontecer com você", completou.

SENADOR QUER FIM DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL OBRIGATÓRIA

A maioria dos sindicatos é máfia dos partidos
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) quer que a contribuição sindical deixe de ser obrigatória. A proposta de extinção do imposto está na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e alega que a taxa conhecida como contribuição sindical seria paga somente por trabalhadores sindicalizados. De acordo com a Coluna Estadão, Petecão ressaltou que o nome "contribuição" sugere uma iniciativa voluntária. "Muitos pagam porque a lei obriga, e não há como se insurgir contra isso. Se há liberdade sindical, o trabalhador não sindicalizado deverá escolher se deseja ou não pagar", argumentou. Os senadores têm até esta quinta-feira (27) para apresentar emendas ao projeto de lei. 

28 de outubro de 2016

PETISTAS OCUPAM UNIVERSIDADES BAIANAS EM PROTESTO CONTRA PEC 241

UESC parada por quem nunca protestou contra governos do
PT, que há 10 anos não constrói uma só sala de aula em Itabuna
Várias instituições de ensino baianas são ocupadas na quarta-feira/26 em protesto contra a PEC 241, proposta que limita investimentos públicos, incluindo educação, em até 20 anos. Além de Salvador, onde a reitoria segue ocupada desde a segunda-feira (24), no interior do estado os manifestantes também mantém o protesto. Os atos ocorrem em Vitória da Conquista, Barreiras, Cruz das Almas, Cachoeira e Ilhéus. Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a ocupação segue desde o dia 19 de outubro e atinge os campi de Cruz das Almas, Cachoeira, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Santo Amaro. Já no Instituto Federal da Bahia (Ifba), os campi de Ilhéus e Vitória da Conquista estão sem aulas e com ocupações de estudantes. Há ocupações ainda em Valença e Paulo Afonso, com aulas mantidas. Na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), em Barreiras, alunos ocuparam a instituição desde a noite da segunda. Não há aulas no local onde os servidores também estão em greve.  Na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, cerca de 60 alunos estão acampados na área externa do campus desde a segunda à tarde. Professores também paralisaram as atividades no local. Na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) não há ocupação de estudantes. Mas as aulas estão suspensas nesta quarta. Já os campi da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) de Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié também não há aulas nesta quarta. Neles, apenas a parte administrativa e de pesquisa funcionam.

LULA PEDE QUE ONU ACEITE ACUSAÇÃO A MORO POR VIOLAÇÃO AOS SEUS DIREITOS HUMANOS

LULA ESTÁ TEMENDO A FORÇA DA JUSTIÇA SÉRIA
O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnudh) aceitou, preliminarmente, a petição enviada ao colegiado pelos advogados do ex-presidente Lula, em que acusa o juiz Sergio Moro, responsável pelos processos em primeira instância da Operação Lava Jato, de violar direitos humanos do petista. A informação foi dada nesta quarta-feira (26), em nota, pela defesa do ex-presidente. Segundo os advogados, o comunicado informa que o governo brasileiro foi intimado a apresentar, no prazo de dois meses, "informações ou observações relevantes à questão da admissibilidade da comunicação". Entre as violações apontadas na peça, protocolada em julho, está a condução coercitiva do petista em março deste ano, além da divulgação de interceptações telefônicas do ex-presidente, nas quais, em algumas delas, aparecem a ex-presidente Dilma Rousseff, na época ainda no cargo. Avançamos mais um passo na proteção das garantias fundamentais do ex-presidente com o registro de nosso comunicado pela ONU. A data é emblemática porque justamente hoje nos encontramos em Boston, para discutir o fenômeno do 'lawfare' com especialistas da Universidade de Harvard. É especialmente importante saber que, a partir de agora, a ONU estará acompanhando formalmente as grosseiras violações que estão sendo praticadas diariamente contra Lula no Brasil', diz a nota assinada por Cristiano Zanin Martins, um dos advogados do petista.

FRACASSA ASSALTO A CARRO FORTE

O CRIME NÃO COMPENSA E NÃO HÁ COMO PROSPERAR
Uma quadrilha explodiu um carro forte que passava pela região do município de Tucano, no nordeste baiano, na quarta-feira (26). De acordo com o site Euclides da Cunha, o grupo era formado por cerca de dez homens que ocupavam duas caminhonetes do modelo S-10. O ataque ocorreu por volta das 14h, quando o carro forte passava por um trecho da BR-116, próximo ao Bar Coité. O grupo não conseguiu roubar nenhuma quantia porque o veículo estava vazio. A equipe que conduzia o veículo saiu ilesa.

JORNALISTA INDAGA SE DEPUTADO QUER SER DERRUBADO PELO RABO

Marcel Leal quer que Pedro Tavares se coloque no lugar do boi
O proprietário do jornal A Região, Marcel Leal, fez publicar em sua coluna na recente edição do seu semanário, uma postagem no mais sarcástico dos achincalhamentos a que se pode submeter um político. Não se sabe porque carga dágua, ele encascatou de criticar o deputado estadual, Pedro Tavares (PMDB) e o fez com palavras ásperas, deselegantes e desnecessárias. Tudo por conta da contrariedade do jornalista, quanto a posição favorável do político ilheense, que critica aqueles que defendem a proibição das vaquejadas no Brasil. Leia a seguir o que publicou Marcel Leal em seu jornal: TAVARES E A TORTURA ANIMAL - O deputado Pedro Tavares repete a ladainha de outros defensores da vaquejada, de que “faz parte da cultura nordestina” e “gera empregos”. Até aí, o tráfico de drogas gera muito mais empregos que a vaquejada. A queima de bruxas na fogueira e apedrejamento de adúlteros também já foram parte da “cultura do povo”. Será que o deputado ia gostar de ser derrubado pelo rabo? 

27 de outubro de 2016

O VÁCUO QUE ELEVOU MANGABEIRA À SEGUNDA POSIÇÃO NA ELEIÇÃO

Será como dar um chute nos testículos da Justiça, Mangabeira
insistir em querer ser prefeito eleito, sem votos para tanto
A inesperada segunda posição do médico Antonio Mangabeira (PDT), em Itabuna, é a marca de uma tendência. Não é de hoje que candidatos não identificados como políticos tradicionais se beneficiam em momentos de crise. A suposta pecha de gestor (autoconcedida) atraiu um eleitorado cansado das falácias dos político tradicionais; negociatas e da contumaz má gestão pública. A preferência pela “eficiência empresarial” foi tão grande que permitiu, mesmo em tempos de combate a corrupção, ignorar que o médico e empresário Mangabeira representava o partido, lacaio do PT com seu vasto passivo de desvios milionários. Antonio Mangabeira se tornou notório pelo combate a corrupção nos picadeiros itabunenses, conseguindo consolidar uma imagem de rebelde necessário, alguém que chegaria para combater o “sistema”. Terminou a eleição em segundo lugar. Ele se beneficiou pelo fato de nenhum político itabunense se identificar com posições menos conservadoras, mais libertárias em assuntos como drogas e homossexualidade, com ingredientes de ética, seriedade, honestidade e responsabilidade. Toda uma nova geração anseia por representatividade. É como se esse seguimento usasse o voto para expressar sua convicção de que Itabuna precisa urgentemente do surgimento da corrente política biliberal, que resulte na invenção do termo, com ideias liberais tanto em costumes como em gestão pública. Enquanto esse vácuo não for preenchido, sobraram votos para escolher o agente partidário, que não gosta de partido e se diz ter ojeriza de política; e avança sobre uma oposição presa aos erros de relações com o eleitorado. É esse cenário infértil a causa da escalada de abstenções e que pode elevar alguém como Antonio Mangabeira ao posto mais poderoso de Itabuna.

26 de outubro de 2016

QUEM CONCORRERÁ NA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM ITABUNA?

No Psol, sai Cuca e entra o prefeiturável Max
Inicialmente, quero salientar que aqui, apenas conjectuarei situações, em decorrência da Justiça Eleitoral não homologar diplomação e posse de Fernando Gomes (DEM), como o prefeiturável mais votado nas eleições de 2 de outubro passado. Isto resultaria na posse de um vereador no cargo de prefeito e este será quem for eleito presidente da mesa diretoria do biênio 2017/18. Portanto, depois dessas etapas descritas acima, a justiça determinaria eleição suplementar para o povo de Itabuna eleger quem será seu prefeito até o último dia dezembro de 2020. E quem concorreria nessa nova eleição? Alguns nomes que concorreram nas eleições passadas, não deverão estar no próximo páreo. Coronel Santana (PTN), Mister Cuca (PSOL), Geraldo Simões (PT) e Davidson Magalhães (PCdoB), estão como cartas fora do baralho. Foram muito fracos no jogo anterior e estão sem força para serem candidatos novamente. Muito provavelmente, Augusto Castro (PSDB) deverá centrar esforços em sua campanha de reeleição. E o cenário se restringirá aos prefeituráveis, Capitão Azevedo (PTB), Antonio Mangabeira (PDT), Sandra Neilma (DEM), Professor Max (PSOL), Zé Roberto (PSTU) e o vereador que se tornará prefeito no início de janeiro do próximo ano e cujo nome somente será conhecido, com o resultado da eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal. Como é difícil prever quem será o eleito entre eles, prefiro destacar aqueles que considero sem nenhuma chance de se eleger e estes são Zé Roberto e Max. E quem quiser que faça sua contestação.

SAC PARADO EM ILHÉUS

O governo não tem cuidado bem de quem cuida do povo baiano
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), de Ilhéus, está com suas atividades paralisadas, em decorrência de uma greve por tempo indeterminado, iniciada pelos 31 trabalhadores terceirizados (contratados da empresa Sandes Serviços, cuja sede fica em Lauro de Freitas), que estão há um mês sem receber vales-transportes e alimentação. A paralisação teve início na manhã desta terça-feira/25 e afeta setores de serviços gerais, administrativo e recepção. Os grevista ressaltam que seus salários estão em dia, mas existem trabalhadores que não receberam pelas férias tiradas. Os grevistas chegaram a fechar a entrada do SAC. Mas a manifestação durou pouco tempo. O local foi liberado após uma hora, aproximadamente. A possibilidade da greve do SAC de Ilhéus se estender as unidades de Jequié e Itabuna, onde os terceirizados estão de prontidão para decidirem, ou não pela paralisação. O SAC foi criado na Bahia, com sua unidade ilheense inaugurada no dia 21 de março de 2001, com a presença do ex-governador da Bahia e então senador Antônio Carlos Magalhães; do prefeito Jabes Ribeiro, que á época iniciava seu terceiro mandato à frente do município e do ex governador César Borges. O SAC de Ilhéus, está localizado na rua Eustáquio Bastos, no centro nevrálgico do município. 

25 de outubro de 2016

PETISTAS E COMUNISTAS PARAM UNIVERSIDADES CONTRA A PEC 241

PARASITAS PARAM ESCOLAS CONTRA A PEC 241
Para protestar contra a PEC 241, que congela as despesas do Governo Federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos, professores e servidores administrativos das universidades estaduais da Bahia, filiados e simpatizantes do PT e PC do B, pararam suas atividades nesta-terça/25 e quarta-feira/26. Eles ocuparam a reitoria da Uneb em Salvador, nos campi da Uneb em Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas, além da Uesb,  e Uesc em Ilhéus. O ato tem apoio da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb). Os portões das universidades estão fechados e as aulas estão suspensas. Todos que participam dessa paralisação, jamais protestaram contra a corrupção dos petistas, que prejudicou investimentos na educação e estão muito pouco preocupados com a o crescimento do gasto público. Desde 1991 as despesas do governo crescem a taxas superiores à média do PIB. A PEC coloca uma trava para a expansão do gasto público. Isso fará com que, aos poucos, a dívida pública caia e traga sustentabilidade financeira ao país. Eles também estão pouco de importando com a comprovação de que a PEC 241 não impede gastos com saúde e educação acima da inflação. Pelas regras da PEC, saúde e educação só terão que obedecer à regra de teto de gastos a partir de 2018. Nos anos seguintes, poderão crescer acima da inflação. Os petistas e comunistas estão contra a proposta que vai melhorar a gestão fiscal. Com um limite para gastar, os governantes terão de pensar melhor onde colocar o dinheiro público. Isso trará um aumento da eficiência do gasto público. A lei prevê punições caso alguns dos 3 Poderes ou órgãos a eles vinculados descumpram o limite. E isto desagrada petistas e comunistas, que tentam impedir que o povo brasileiro saiba o quanto o país pode ter ordem e progresso, com controle das contas públicas. E esses parasitas fazem tudo para o governo Michel Temer fracassar. 

SAPO, CABEÇA DE PITU E MULAS, SÃO INDIGESTOS PARA O PORQUINHO

Depois de se queimar na eleição, Porquinho
tentar renascer ao se apegar a Cuma e Azevedo
Ninguém sabe a quem quer servir o ainda vereador, Rui Porquinho (PTB), que não foi reeleito nas eleições de 2 de outubro último. Embora se saiba que em sua gula e cardápio, não há mais opção de sapo e cabeça de pitu. Rui não ver mais nenhuma utilidade em operar interesses relacionados aos fracassados Geraldo S. de Oliveira (PT) e Davidson Magalhães (PCdoB) e distancia-se de ambos, como o diabo foge da cruz. Ele sabe que esses dois são como pé de banana que já deu cacho, ou palito de fósforo queimado. Mas o intrépido pequeno Rui Porquinho pensa rápido e grande. E já fincou suas garras nas hortes do prefeito eleito, Fernando Gomes (DEM), cuja situação de homologação de diplomação e posse, estão pedentes de decisão judicial. Mas, cauteloso e espertalhão, Rui também intervém na pretensão do ex-prefeito, Capitão Azevedo (PTB), em disputar uma suposta eleição suplementar. E como complemento, o usa para tentar influenciar na eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal, cujo presidente poderá assumir o cargo de prefeito, pelo período em que ocorrer indecisão sobre a situação de Fernando Gomes, ou realização de uma eleição adicional. Para ampliar seu potencial de persuasão e barganha, Ruy Porquinho se diz controlar os vereadores eleitos, Charleane e Chicão, a quem achincalhava ao chamá-los de “minhas mulas”, antes do resultado das eleições, que fez ele saber o quanto é prejudicial burro ser empacado por mulas. O que quer Rui com tudo isso? Mandar em quem manda na chave dos cofres públicos, ou simplesmente, ser secretário de agricultura. Talvez para fazer o povo de Itabuna descascar abacaxi, ou plantar banana!

23 de outubro de 2016

VANE NÃO SABE COM QUEM NEGOCIAR A TRANSIÇÃO

Fernando Gomes e Antonio Mangabeira disputam na Justiça,o
que ambos julgam lhes pertencer: o cargo de prefeito de Itabuna
Mesmo sem ninguém poder afirmar que Fernando Gomes (DEM), será ou não homologado como prefeito eleito de Itabuna, pela Justiça Eleitoral, ou se está com pertinência a afirmação de Antonio Mangabeira (PDT), de que ele é quem assumirá o cargo de prefeito, no primeiro dia de janeiro do ano que vem, o atual prefeito Claudevane Leite ("PCdoB"), decidiu começar o processo de transição administrativa, amanhã, segunda-feira/24. A primeira reunião acontecerá às 9h30 na Secretaria Municipal de Saúde e terá coordenação de Oton Matos, da Controladoria Geral do Município, com participações de todos os secretários. O inusitado neste processo, é justamente ninguém saber quem será o prefeito, pois o candidato mais votado, Fernando Gomes, teve o registro indeferido e recorre no Tribunal Regional Eleitoral. Caso ele não consiga reverter a situação, o município pode ter novas eleições ou o TSE pode mandar empossar o segundo colocado Mangabeira e se houver nova eleição, o presidente da Câmara de Vereadores governará Itabuna até a realização de uma eleição suplementar. 

IGREJA UNIVERSAL É CONDENADA EM R$ 300 MIL POR ESTRUPO DE MENOR

A própria Bíblia já alerta sobre existência de Falsos profetas
A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada pela Justiça do Tocantins a pagar R$ 300 mil, em danos morais, por estupro de menor de idade. O estupro de vulnerável, segundo a Justiça, foi cometido em 2011 pelo pastor auxiliar da Igreja Universal, localizada em Guaraí, interior do Estado. Naquele ano, a adolescente tinha 13 anos. O pastor, 23. Na sentença, o juiz Océlio Nobre da Silva afirma que o pastor auxiliar valeu-se de posição que ocupava dentro da Igreja. O estupro de vulnerável é um crime cometido contra meninas de até 14 anos ou adultas incapazes de consentir com o ato sexual, praticado por familiar ou pessoa próxima. O pastor auxiliar foi processado e condenado a 10 anos e 8 meses de prisão em processo criminal em 2014. A condenação da Universal por danos morais se deu em ação de indenização. Para o juiz, a Igreja Universal do Reino de Deus tem como suportar a quantia de R$ 300 mil. A Universal foi condenada ainda a pagar os honorários advocatícios. O juiz definiu o valor em 10% sobre o valor atualizado da condenação. "A utilização da religião para facilitar a prática de ilícitos exige consequências mais graves, pois ela está presente na vida da maioria das pessoas e é fator de afrouxamento da vigilância pessoal sobre os filhos. Se a sociedade perder a confiança nas instituições, notadamente a religiosa, caminharemos rumo ao caos e, desta forma, a defraudação da confiança enseja responsabilidade civil", anotou Océlio Nobre da Silva. Por Estadão.

22 de outubro de 2016

VANE ESTÁ COTADO PARA SER SECRETÁRIO EM ILHÉUS

Ângela usa sua influência para retribuir apoio recebido de Vane
Entre os possíveis nomes que poderão compor o staff do primeiro escalação da administração Marão (PSD), em Ilhéus, está o do atual prefeito de Itabuna, Claudevane Leite ("PCdoB"). Especulações apontam Vane do Renascer como provável Secretário de Assistência Social no governo do filho da deputada estadual, Ângela Souza (PSD), que teve apoio em sua reeleição, com envolvimento incondicional do prefeito e da prefeitura de Itabuna. Se realmente Vane se tornar secretário em Ilhéus, não haverá quem não a relacione a frase da Oração da Paz popularmente atribuída a São Francisco de Assis e que diz: "É dando que se recebe". Na política esta frase que já foi usada por políticos, indicando a necessidade de dar propina a uma autoridade para conseguir algo, também está atribuída a reciprocidade de favores. Pode indicar a disposição de dar de si e se dedicar a alguém com o objetivo de receber o tratamento que se gostaria. Mas quando isto acontece com uso de bens públicos, a conotação é de fraude, suspeita de concussão, tráfico de influência e improbidade administrativa. Todavia, prefiro crer que a suposta ida de Vane para ocupar o cargo de Secretário de Assistência Social de Ilhéus, se dea apenas á retribuição do apoio dispensado à candidatura de Ângela Souza. Outros nomes estão sendo cogitados, para compor o primerio escalão do governo Marão e entre eles estão, Jorge Cunha – Serviços Urbanos; Gerson Marques – Turismo, Jerbson Morais – Infraestrutura, Professor Reinaldo Soares – Educação, Hélio Ricardo – Comunicação e Cafuringa (irmão de Newton Lima) – Ilhéus Eventos. Vane não deverá enfrentar dificuldade de ser aceito pela sociedade ilheense em sua condição de secretário de Marão, pois o atual prefeito, Jabes Ribeiro e alguns integrantes do seu secretariado, são nascidos em Itabuna. 

ESTE É UM MÊS QUE NÃO DEVE ACABAR NO DIA 31

Outubro Rosa é dedicado a Luta Contra o Câncer de Mama
Diversas atividades estão acontecendo neste mês com o objetivo de alertar a população sobre o câncer da mama, o tipo mais comum e o que mais acomete mulheres em todo o mundo. Denominada Outubro Rosa, a mobilização é voltada principalmente para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Segundo o que tenho lido sobre este assunto, não existe uma causa única para o câncer de mama. Vários são os fatores que estão relacionados à doença – entre eles o envelhecimento, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo e exposição à radiação. E de acordo com especialistas, a prática de atividade física e uma alimentação saudável contribuem para reduzir o risco de desenvolver a doença. Estudiosos garantem, ainda, que aproximadamente 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados quando são adotados os hábitos citados acima. A amamentação também é considerada um fator protetor. Portanto, cabe a todas as mulheres se conscientizarem e começarem a se prevenir mais contra essa enfermidade terrível, que tantas mortes já causou no Brasil e no mundo.

21 de outubro de 2016

ITABUNA PODERÁ TER UM PREFEITO, QUE FOI ELEITO VEREADOR

Babá pode ser prefeito de Itabuna
O prefeiturável mais votado em Itabuna, Fernando Gomes (DEM), teve registro indeferido, e o segundo colocado, Antonio Mangabeira (PDT), está na expectativa de ser empossado. Este fato pode resultar na definição de qual dos dois estará no comando da prefeitura da maior cidade sulbaiana. Entretanto, há também a possibilidade de ambos serem indeferidos e consequentemente, o povo itabunense acabar tendo que ser convocado para uma eleição suplementar. Neste caso, o vereador que for eleito presidente da Câmara Municipal, será transformado em prefeito tampão. Seu período de gestão será de seis meses, com possibilidade de se estender por mais tempo, por conta dos recursos protelatórios, que o prefeito temporário haverá de recorrer, para passar mais tempo no cargo. Isto pode fazer Itabuna passar todo o ano de 2017, com um prefeito que se elegeu apenas para ser vereador. E se isto ocorrer, a Justiça Eleitoral poderá considerar pertinente coincidir as eleições de Itabuna, com a que elegerá os novos governantes estaduais e nacionais, em outubro de 2018. 

DEPUTADOS TEMEM DELAÇÃO DE EDUARDO CUNHA

Quem duvida que não existam mais de 400 picaretas no Congresso?
Nos bastidores, parlamentares apostam que uma eventual delação de Eduardo Cunha poderá prejudicar mais de uma centena de deputados que ele ajudou durante sua ascensão de líder do PMDB a presidente da Casa. Nos últimos cinco anos, o deputado cassado esteve em cargos de poder que lhe permitiram influenciar em escolhas de relatores de projetos e medidas provisórias estratégicas, além de CPIs. Segundo aliados e adversários, ele tem na memória informações sobre negociações feitas para a aprovação de propostas na Casa. Além disso, participou ativamente da articulação para a abertura do processo de impeachment. Cunha se filiou ao PMDB em 2006 e, naquele ano, foi eleito para seu segundo mandato de deputado federal, quando aproximou-se do então líder do partido, Henrique Eduardo Alves (RN), a quem sucedeu. Isso permitiu que ele se tornasse figura frequente na residência oficial da Câmara, quando Michel Temer presidiu a Casa, e, depois, no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente. Os peemedebistas costumam repetir que Cunha não é amigo de Temer, mas não negam que, nos últimos anos, ele frequentou rodas de conversa importantes dos caciques da legenda. Outro aspecto que causa temor é o fato de Cunha ter atuado ativamente na arrecadação de recursos para campanhas de vários aliados, não só do PMDB, mas de partidos como PSC e PP. Ele próprio já admitiu que ajudava nos contatos com empresas para conseguir doações oficiais para o PMDB. Tudo isso na época em que Temer presidia a legenda.

20 de outubro de 2016

A OMISSÃO QUE FORTALECE A INSEGURANÇA

Policiais devem estar espertos contra a ação dos criminosos
É necessária sob todos os aspectos, a conjugação de esforços entre os diversos poderes do Estado no combate à criminalidade que recrudesceu nas últimas semanas com homicídios e tentativas de assassinatos que acontecem todos os dias em Itabuna. Necessária, porquanto as atribuições e atuações dos vários poderes são interdependentes. Ou seja, as forças policiais, por exemplo, ao identificarem e prenderem os autores desses atos criminosos, precisam da ação pronta do Ministério Público e do poder Judiciário para a aplicação rigorosa da lei. Mais do que esse formalismo, entretanto, o que a sociedade espera e exige é o comprometimento de todos os poderes para impedir que prospere na maior cidade do sul da Bahia, essa praga que ficou conhecida no país como crime organizado ou facões, importada de outros estados e que aqui atende pela denominação de raios A, B e DMP. Neste sentido, aliás, nada mais abominável e condenável do que cruzar os braços e fechar os olhos para o drama da violência em Itabuna. Tolos, não se dão conta de que podem ser também vítimas desses bandos.

HÁ MUITA GENTE DESEMPREGADA E SÃO MUITOS OS QUE NUNCA TERÃO EMPREGO

Mais de 18 milhões de pobres brasileiros estão desempregados
Dados divulgados recentemente pelo IBGE mostram que quase 18 milhões de brasileiros estão fora do mercado de trabalho. Este número reflete a crise econômica do País, que atinge não apenas a população em busca de emprego, mas também desmotiva muitas pessoas a continuar procurando. Ou seja, além dos desempregados, temos também uma legião de desanimados. Para os economistas, as estatísticas demonstram não haver um indicativo de queda na taxa de desemprego em médio prazo e isso terá consequências muito mais graves, principalmente para os jovens que buscam entrar no mercado de trabalho. Se não conseguirem emprego nessa fase da vida, chegarão à idade adulta em desvantagem e com mais dificuldades de sucesso profissional. O desemprego só começará a cair quando o País voltar a crescer, mas o processo de retomada deverá ser lento. O mercado de trabalho ainda vai demorar algum tempo para se recuperar e voltar a contratar em razão do elevado nível de ociosidade produzido pelo segundo ano consecutivo de recessão. O governo federal está apostando na aprovada PEC que congela os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Mas a medida é vista com desconfiança por alguns economistas. Além disso, há o receio de que agrave ainda mais os problemas sociais, especialmente nas áreas de educação e saúde. É preciso gastar certo e com qualidade. Gastos públicos com pagamentos de juros e desonerações não geram empregos. É necessário gastar executando obras de infraestrutura, que geram muitos empregos. O papel do setor público no processo destinado a promover o ajustamento econômico deve ser o de garantir os investimentos através do remanejamento dos gastos em custeio e subsídios, sem abandonar os objetivos de redução dos deficit orçamentários.

19 de outubro de 2016

PREFEITOS COMEÇANDO GOVERNO COM PIRES NA MÃO

A maioria dos prefeitos sulbaianos depende exclusivamente do FPM
Alguns dos prefeitos eleitos ou reeleitos recentemente, já começaram a planejar as ações para o mandato que tem início no dia 1º de janeiro de 2017. Todos eles, sem exceção, têm plena consciência de que enfrentarão enormes dificuldades para administrar as cidades sulbaianas, que, a exemplo dos demais municípios brasileiros, sofrem os efeitos da grave crise financeira que atinge o país. Em virtude da significativa queda dos repasses federais, os futuros governantes estão apreensivos e as entidades que os representam, como a Amurc, já programam eventos de capacitação para o enfrentamento da crise. Todos tem consciência, que faltará dinheiro até para o conserto de máquinas e carros que não estão funcionando, além de tapar buracos em áreas críticas da cidade. Assim como Itabuna, vários outros municípios estão em situação delicadíssima, sem verba sequer para ações básicas. Considerando o cenário extremamente preocupante, exige-se um pacto de união suprapartidário, que envolva deputados estaduais, federais, senadores, governador e demais lideranças políticas do Estado no sentindo de buscar mais apoio federal para as cidades sulbaianas. O momento demanda comprometimento exclusivo com os interesses coletivos.

ITABUNA DEVE ACENDER O SINAL AMARELO PARA O TRÁFICO

Ou a polícia acaba com o tráfico de drogas em Itabuna, ou o
tráfico de drogas permanecerá agindo para acabar com Itabuna
O tráfico de drogas é o segundo ramo comercial mais lucrativo do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas. Itabuna está registrando assassinatos e lesões corporais graves relacionadas ao tráfico, quase que diárias. Os tiroteios pela disputa de comando de boca de fumo, é constante em alguns bairros da periferia da cidade. Centenas de pessoas que cumprem pena no presídio e cadeia pública de Itabuna, foram presas por envolvimento direto com o tráfico de entorpecentes. São muitas as vidas e famílias destruídas por causa das drogas, que também é o motivo indireto da condenação de outros tantos que mataram ou roubaram por estarem sob o efeito de entorpecentes ou na tentativa de adquiri-lo. Essa situação crítica e de alerta faz com que as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal acendam sinal amarelo para o tráfico. A posição geográfica do município torna-se uma “prova de fogo” para a segurança pública baiana no sentido de coibir o crime, considerado um dos mais devastadores e mortais do mundo. Essa preocupação deve fazer com que as autoridades se esforcem para patrocinar uma intervenção mais eficaz nos locais que apresentam maiores índices de violência. Isso significará que o problema está sendo visto com primazia pelas autoridades políticas do Estado, mas não deverá ser o suficiente. A droga não é problema apenas do Estado, é um problema de todos. A solução para os problemas causados por ela só acontece quando a população entender isso e contribuir para o seu fim. Estado e comunidade: esta é a união que dará certo contra as drogas.

PRESERVAR A NATUREZA É FUNDAMENTAL PARA A VIDA HUMANA

Houve uma época em que podíamos nos banhar e pescar no Rio
Cachoeira, que atualmente está em condição de esgoto a céu aberto
É óbvio que água não surge na torneira e que carne de galinha não nasce no mercado. Acredito que boa parte dos alunos de ensino fundamental, ou até mesmo do básico, saibam disso. Mas será que seu filho já viu seu próprio reflexo na límpida água de uma nascente? Ou esbarrou no ovo de outra ave que não seja galinha, ao caminhar por trilhas na floresta? Sou da geração que responderia veementemente que sim. Eu, meus primos e amigos tivemos a grata oportunidade de aproveitar os fins de semana e as férias nas chácaras e nos quintais das casas dos avôs e dos tios. Brincávamos e nos banhávamos quase que diariamente nas límpidas águas do rio Cachoeira. Desde a infância dos meus pais até a do meu neto Yan Cabral, o mundo se modernizou. As tecnologias de transporte e informação revolucionaram a forma como nos interligamos e comunicamos. Tudo isso foi extremamente positivo, sem dúvidas. Porém, a sociedade urbanizada acabou se desconectando da natureza, e não precisava ser assim. Hoje, muitos de nós, pais urbanos, trabalhamos em tempo integral; e nossos jovens passam a maior parte do dia envolvidos com atividades escolares. Sobra pouco tempo para desfrutar momentos de relaxamento e diversão em família, muito menos se for para sair de casa e ir a uma roça distante da cidade. Por experiência própria, afirmo que vale a pena nadar contra a corrente para partilhar um momento único de prazer em meio à natureza. É gostoso respirar o ar puro, ouvir o canto dos pássaros e mergulhar numa piscina sem cloro. Estes prazeres são como contra-ponto do modelo de sociedade atual que interfere no equilíbrio entre animais, plantas e ecossistemas; e a água que chega à nossa casa tem muito mais qualidade à medida que a vegetação nativa ao longo dos rios estiver mais bem protegida. Há que se contribuir para formar uma melhor consciência em relação à conservação da natureza e a importância dela para a vida humana. A sociedade contemporânea está se distanciando da natureza e há a necessidade de mudarmos essa rota. O lado bom é que ainda existem parques, seja na cidade ou no interior, que preservam a vida natural e nos possibilitam fazer essa reconexão. 

18 de outubro de 2016

VEJA AQUI DICA PARA ELIMINAR VERRUGAS

Com o passar do tempo, as marcas vão aparecendo e incomodando
Quase todo mundo tem uma, mas ninguém parece querer falar sobre elas: verrugas. Estes caroços desagradáveis são, na verdade, tumores benignos, e podem afetar tanto homens, quanto mulheres. Elas se parecem com pequenos balões pendurados na pele, trazendo um aspecto desforme e antiestético. Mas não é só no rosto que elas se alojam: as verrugas podem também ser encontradas embaixo dos braços, atrás dos joelhos, pescoço, virilha ou pálpebras. Elas se desenvolvem, em geral, nos lugares onde a pele se esfrega com outro pedaço de pele. As verrugas começam a aparecer durante a puberdade, mas ainda não se sabe exatamente o porquê. Entretanto, cientistas suspeitam que elas sejam fruto de um sistema imunológico enfraquecido. Como as verrugas trazem uma aparência feia para a pele, muitas pessoas as removem cirurgicamente, ou gastam verdadeiras fortunas com cremes e tratamentos. Mas existe uma opção muito simples, usando algo que todos têm em casa. Vinagre de maçã! O vinagre seca as verrugas, fazendo com que elas caiam. É assim que você deve aplicar o vinagre: Coloque um pouco de vinagre de maçã num chumaço de algodão e esfregue-o na verruga. Faça isso 2 a 3 vezes por dia. Após esta aplicação contínua, a cor da verruga vai começar a mudar. Ela ficará mais escura, quase negra. Isso significa que ela está secando e, em breve, vai simplesmente se soltar da pele e cair. Mas cuidado! Este método só pode ser usado em áreas ‘seguras’ da pele. Verrugas localizadas próximas dos olhos, da boca, ou qualquer outra entrada ou mucosa, devem ser tratadas por um médico. E o quanto antes! Se você ficou surpreso com este método super-simples de se livrar das verrugas, então compartilhe esse artigo com seus amigos. Eles ficarão felizes de saber que é muito fácil exterminar estes caroços feios e desagradáveis! (Via Agencia De Noticias).

O CRIME NÃO ESTÁ RELACIONADO APENAS À QUESTÃO SOCIAL

É grave equívoco supor, que somente pobres comentem crimes
É fácil comprovar que quando se põe a polícia nas ruas sempre há resultados, o número de ocorrências registradas é menor e dezenas de marginais que pretendiam criar um clima de terror e praticar todas modalidades de crimes são detidos. Contudo, é conveniente lembrar que parte desses atos criminosos partiram de dentro do presídio pelos chefes das chamadas organizações ou facções criminosas, raios A, B e DMP. As forças de segurança precisam manter a vigilância e a guarda tanto nas ruas quanto na penitenciária, recolhendo telefones e outros meios que esses bandidos costumam usar para se comunicar. A sociedade espera agora que esses marginais detidos ou que já se encontram presos sejam tratados com o rigor da lei e não com as facilidades de uma legislação frouxa e pode-se dizer até mesmo conivente com o crime. A questão é social? É social sim e como tal deve ser analisada e enfrentada não só pelo Estado, pelas forças de segurança, mas por toda a sociedade, através de suas instituições, como a Justiça, o parlamento, a família, a escola, as igrejas, cada qual assumindo suas responsabilidades.

17 de outubro de 2016

QUEM, EM 2017, SERÁ PREFEITURÁVEL EM ITABUNA?

Max deverá substituir Cuca no Psol em 2017,
caso haja nova eleição para prefeito em Itabuna
A complicação jurídica, que submete o povo de Itabuna, à dúvida sobre se Fernando Gomes (DEM), será, ou não, confirmado como prefeito eleito da cidade; as tentativas de Antonio Mangabeira (PDT), em assumir o comando da prefeitura, sob a jurisprudência do segundo que sobe de posição, com o impedimento do primeiro candidato e as controvérsias dos argumentos de advogados relacionados a legislação eleitoral, resultam em consequências que dão direitos a todos conjecturarem sobre o desfecho dessa falta de definição sobre quem assumirá o cargo de prefeito de Itabuna, no início do primeiro mês do próximo ano. Se essa pendenga não contemplar as pretensões de Fernando e Mangabeira, é provável que Itabuna tenha nova eleição no primeiro semestre de 2017. E quem poderá estar nesta disputa? É muito improvável que a disputa volte a ter candidatos que saíram com perdas colossais no pleito passado. Neste contexto estão Coronel Santana (PTN), Geraldo Simões (PT), Mister Cuca (PSOL) e Davidson Magalhães (PCdoB); todos como cartas fora do baralho e sem nenhuma condição de terem êxito no jogo eleitoral. PTN, PT e PCdoB devem compor o palanque de Antonio Mangabeira (PDT), cuja maior dificuldade, será explicar sobre adesão de políticos que ele tanto criticou em sua coligação. O PSOL deverá substituir Mister Cuca, pelo professor Max, que foi o vice em sua chapa majoritária. O PSTU deverá insistir com a candidatura do irrequieto José Roberto. Dificilmente o Capitão Azevedo (PTB), conseguirá condições de sustentar uma segunda campanha em tão curto espaço de tempo e deverá apoiar Sandra Neilma (DEM), que acabará sendo a candidata do esposo Fernando Gomes. Augusto Castro (PSDB) somente será candidato, se houver uma conjugação de esforços, comandado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto com compadrio de Geddel Viera Lima e ambos condicionando o DEM e o PMDB a se coligarem com o tucano. E também há a alternativa de quem ocupará o cargo temporário de prefeito, entre aqueles que disputam a presidência, com consequência de se tornar prefeito temporário e que deverá querer permanecer no comando da prefeitura. Por enquanto, tudo está nos cenários das especulações e incertezas.

NEM TUDO ESTÁ DOMINADO PELAS ERVAS DANINHAS

Nem todo mundo está omisso contra a corrupção
Na política, consagrou-se o “dando é que se recebe” e hoje eles nem dão mais, só recebem; e não me venham dizer que isso foi invenção de um partido, pois vem de data em que nenhum dos partidos atuais existia, Embora devamos reconhecer, que nunca se roubou tanto o erário, quanto no tempo do PT. E a gente sabe que abaixo do equador não existe santo como na zona não se encontra virgem. Na imprensa, bem, Cidadão Kane, e nem precisava tanto, pois sabemos muito bem quais os interesses que são defendidos; nunca vi um jornal ou qualquer outra mídia acusar seus proprietários de alguma falcatrua. E existem muitas. Nunca vi um jornal ou qualquer outra mídia que defendesse ideias contrarias às opiniões de seus proprietários. E na igreja, uma das instituições de maior prestígio, também surgem vez por outra escândalos, sobretudo sexuais. E não é preciso falar do banco do Vaticano, não é mesmo? No sistema judiciário, não me venham dizer que estou inventando a corrupção que grassa nos meios jurídicos. Ninguém mais acredita na neutralidade dos julgadores nem em sua incorruptibilidade. Todos os dias são noticiados casos que me confirmam. Contava ao Dr. Andirlei Nascimento, meu drama com o barulho de uma casa vizinha e acrescentava tudo isso acima sobre descrença. E ele, muito sério: “Não, não se pode perder a crença em tudo.” Pediu-me alguns documentos, uma procuração, e pôs-se a trabalhar. Soube mais tarde que ele fez tramitar dois processos junto a autoridades locais e não tive de esperar muito tempo: trabalho e durmo sem ser perturbado pelo bando de jovens que brincam durante a noite e dormem não sei quando. Ele tem razão: enquanto alguma coisa funcionar neste país, não se pode perder a esperança.

O CIDADÃO TAMBÉM PODE AJUDAR À SEGURANÇA

Denúncias anônimas ajudam bastante a combater a criminalidade
A violência que se observa por todo o país vem, há tempos, gerando duras críticas ao Sistema da Segurança Pública. Os crimes envolvendo roubos e furtos estão entre os mais comuns, seguidos de homicídios e assaltos, além do tráfico de drogas que se alastra como um parasita na sociedade e impulsiona grande parte das ocorrências que chegam às delegacias. Diante da impotência provocada pelo poder das armas, da ousadia, do número e da astúcia dos bandidos, a população itabunense se previne como pode. A ordem é dificultar a ação dos marginais, sendo essa uma das maneiras mais eficazes na garantia da tranquilidade nas ruas, no carro, no comércio, nas agências bancárias e nas residências. Vale lembrar que os bandidos, muitas vezes, se aproveitam da distração de suas vítimas. Isso significa que o itabunense precisa manter cuidados de prevenção sobre quem entra em sua casa para prestar serviços e nunca deixar seu veículo aberto enquanto se afasta dele. Não se deve expor objetos de valor, muito menos andar com a bolsa aberta ou exibir dinheiro na rua ou em caixas eletrônicos. Os empresários também precisam reforçar a segurança de seus empreendimentos. É importante adotar medidas para evitar chamar a atenção dos bandidos. A polícia não pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, o que exige maior cautela, por parte do cidadão de bem.

ISENÇÃO DE IMPOSTOS FAZ IURD CONSTRUIR MAIS UM MEGA TEMPLO

Ostentação é instrumento do satanás, para ludibriar incautos
A construção da obra parece uma afronta ao sistema brasileiro que impede ao Governo a cobrança de impostos para igrejas como se as instituições fossem setores necessitados. A Igreja Universal vai inaugurar, no próximo ano, o Cenáculo Curitiba, no Paraná, uma catedral cuja obra foi contratada da empreiteira portuguesa Teixeira Duarte, por € 128 milhões, o equivalente a R$ 414 milhões. As informações são do colunista de O Globo, Lauro Jardim. Segundo ele, o terreno, que abrigava a antiga fábrica da Matte Leão, foi comprado por R$ 32 milhões, em 2010. Em Jerusalém, o cenáculo é o local onde teria ocorrido a Última Ceia. Lá foi erguido um megatemplo. Além deste prédio, a Universal também pretenderia construir, desta vez em Brasília, uma versão do Templo de Salomão, que já existe na cidade de São Paulo. Segundo o jornal O Globo, o bispo Edir Macedo desembolsou R$ 90 milhões pelo lote onde o templo será erguido.

16 de outubro de 2016

ITABUNA TEM SEIS VEREADORES QUERENDO VIRAR PREFEITO EM JANEIRO

Um desses seis vereadores poderá assumir cargo de prefeito
21 Vereadores foram eleitos no último dia 2 em Itabuna, mas existem seis deles com pretensão de não passarem os seis primeiros meses trabalhando na Câmara. Eles estão de olho no cargo de prefeito. É que a disputa da presidência da Câmara Municipal de Itabuna, ganhou um novo capítulo nesta eleição. Isto porque a cidade não tem prefeito eleito, caso Fernando Gomes (DEM), permaneça com indeferimento do registro de sua candidatura, em decorrência da lei do Ficha-Limpa. Apesar de ter feito a maioria dos votos, Fernando está inelegível e seus votos estão anulados até julgamento no TSE. Caso ele não tenha recurso aceito, uma nova eleição deve ser realizada. O TSE deverá divulgar uma nova resolução com as regras específicas. Se o imbróglio perdurar até o começo do próximo ano, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara. Neste cenário de incerteza, surgem seis nomes fortes para a presidência da Casa de Leis: Babá Cearense (PHS), Beto Dourado (PSDB), Júnior Brandão (PT), Ronaldão (PMN), Ricardo Xavier (PPS) e Chico Reis (PSDB). Entretanto, nenhum deles já concedeu entrevista afirmando que pretende disputar o cargo. Mas eles não escondem o desejo de disputar a presidência, embora declarem que ainda é cedo para tratar do assunto. 

PC DO B APOIA O GOLPE EM VITÓRIA DA CONQUISTA

O PCdoB em Itabuna já foi fernandista e geraldista. Atualmente é
somente um saco de sapos que deixam o itabunense de saco cheio
Integrantes do PCdoB declararam apoio ao candidato da oposição em Vitória da Conquista, o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB). Os vereadores comunistas Nelson Viera Santos e Joaquim Dias Libarino se reuniram com o peemedebista para assinalarem o posicionamento político. É o primeiro sinal de que o PC do B baiano não tem mais interesse de continuar na base do PT. O apoio foi direcionado para o peemedebista, já que foi considerado a melhor opção em Vitória da Conquista. “Decidimos formalizar o apoio à candidatura de Herzem Gusmão e Irma Lemos, pois sabemos que nesse momento eles representam a verdadeira mudança que Vitória da Conquista anseia”, destacou Nelson Santos a imprensa local. Por outro lado, o candidato petista Zé Raimundo articula apoios de outros membros do partido comunista, bem como do próprio Fabrício Falcão. Por fabiorobertonoticias.

ITABUNA ESTÁ ENTRE AS 13 CIDADES MAIS VIOLENTAS DO BRASIL

Governo abandonou a segurança e Itabuna sofre as consequências
Avançando em sua angustia de cidade menosprezada e judiada pelos governantes baianos e maltratada pelos políticos locais, Itabuna permanece sofrendo as dramáticas consequências das ocorrência policiais, que a submetem à tragédia de ser considerada a décima terceira cidade mais violenta do país. Esta incômoda posição é oriunda de pesquisa realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciência Sociais, que foi divulgada em setembro, através do Mapa da Violência de 2016. O levantamento considera o número de habitantes dividido pela quantidade de mortes com armas de fogo num ano. O índice de Itabuna é de 81,2. Porto Seguro vem logo atrás, na 14ª posição, com 81. Os números considerados são de 2014. Vários fatores contribuem para esses dados. Há 10 anos, Itabuna possuia 1.200 PMs e atualmente este número está reduzido a 400 e suas viaturas policiais, que eram em quantidade de 18, embora já necessitasse de 34, agora são apenas 12. Escolas e fabricas estão em números menores e a população aumentou muito na última década. É óbvio que estes fatos são causa de Itabuna está em posição tão preocupante no quesito segurança pública. E o silêncio ensurdecedor e inexplicável para explicar esta terrível realidade, é a resposta do governador Rui Costa (PT), cujo prefeito aliado, Claudevane Leite ("PCdoB"), parece estar alheio ao seu compromisso de cuidar do povo itabunense. 

DELATOR DEVOLVERÁ 75 MILHÕES DE REAIS E 48 OBRAS DE ARTE

Aos poucos a Justiça prende os mafiosos do PT e seus comparsas
O lobista Zwi Skornicki concordou, no seu acordo de delação com a Operação Lava Jato, em pagar multa de 23,8 milhões de dólares (75.822.040 milhões de reais) e entregar 48 obras de arte. O documento destaca que o valor é fruto de corrupção. A multa será paga com o dinheiro que está depositado em contas bancárias de cinco off shores na Suíça controladas pelo distribuidor de propinas. Na lista de obras de arte estão peças de Salvador Dalí, Carlos Vergara, Vik Muniz e Cícero Dias. Os 23,8 milhões de dólares serão pagos a contas indicadas pelo Ministério Público Federal e destinados “à razão de 90% ao ressarcimento da empresa Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, e 10% aos órgãos de persecução penal”. ZWI OPERADOR DO PT - O lobista Zwi Skornicki, apontado como operador de propinas pela Operação Lava Jato, fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. Preso desde 23 de fevereiro de 2016, Zwi Skornicki repassou US$ 4,5 milhões para a conta secreta na Suíça do marqueteiro do PT João Santana – preso com a mulher, Mônica Moura, em Curitiba, alvos da Operação Acarajé, desdobramento da Lava Jato. Informação publicada no jornal O Globo diz que o novo delator já revelou que o valor foi solicitado pelo então tesoureiro do PT João Vaccari Neto ‘para ajudar a financiar a campanha de reeleição de Dilma Rousseff’.

15 de outubro de 2016

UMA PERDA LASTIMÁVEL PARA ITABUNA

A Câmara Municipal de Itabuna acabou sem
a Bandeira de defesa da causa infanto-juvenil
Sem nenhum demérito a única mulher eleita para a Câmara Municipal de Itabuna, Charliane Souza (PTB - 827 votos), a cidade perde representativa legislativa ao não eleger Rosana Bandeira (PMDB - 855 votos). Rosana Bandeira era garantia de renovação política e valorização do Poder Legislativo. Sua luta sempre foi constante na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e de ações focadas na preocupação com a situação de crianças e adolescentes em conflito com a lei. Rosana é uma mulher com história de luta na defesa dos direitos sociais. Suas atuações foram notáveis no Centro de Referência Grapiúna Cidadão e relevantes como Assistente Social do CREAS – Casa Grapiuna Cidadão. Mulher vigorosa, guerreira, arrojada e preocupada com as questões sociais, que ver em cada adolescente resgatado e tirado das ruas, como uma vitória, pois a sua principal preocupação sempre foi tirar os jovens da dramática realidade das drogas e da violência. Sua condição de vereadora, fortaleceria seu trabalho social e mais jovens teriam oportunidade de reintegração familiar, retorno à escola e inserção em cursos de capacitação profissão, para que houvesse para eles, maior facilidade de integração no mercado de trabalho, sem que os mesmos sofram descriminação ou rejeição por parte da sociedade. Seu trabalho iria priorizar aqueles que vivem com seus direitos violados e na miséria; crianças, jovens, idosos mulheres e portadores de deficiências. Mas a democracia nem sempre se revela um sistema infalível e pertinente. E a realidade demonstra uma dramática realidade composta de eleitores imediatistas, pelegos e inconsequentes. Estes fatos resultam em eleitores e eleitos que degeneram e apodrecem os poderes legislativo e executivo. Isto faz opção como Rosana Bandeira não vencer e Itabuna perder. Lamentavelmente.