Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

24 de abril de 2018

O DIA EM QUE CEDI A UMA VENDEDORA DE LIVROS

Um livro clássico nunca termina o que nos tem a dizer!

Tenho certeza que em algum lugar está escrito que quando se tem 20% de desconto na compra de livros, o bom leitor deve levar um para casa. Não importa a pilha de livros não lidos que esteja o esperando em casa, não se deve desperdiçar promoções de livrarias. A experiência de comprar livros para mim se resume sempre em eu, sozinho, encarar suas capas e ler suas orelhas, procurando por algo interessante o bastante para levar para casa. Todas as vezes que pedi indicações de vendedores, me decepcionei ao perceber que ele ou ela não se interessava por livros e não poderia me indicar nada. Às vezes os vendedores parecem estar mais perdidos que cego em tiroteio. Mas daquela vez foi diferente. Quando a vendedora perguntou se poderia ajudar, a resposta automática “não, obrigado” estava na ponta da língua. Mas eu já havia encarado as estantes por vários minutos e não sabia o que comprar, então dessa vez disse que sim. “Quero comprar um livro por causa desse desconto, mas ainda não sei o que levar”. “O que você gosta de ler?”, ela disse. Boa pergunta. Eu não sei a resposta. Hesitei por alguns segundos e acabei apontado pros livros que eu já tinha lido e gostado. Também comentei o último livro que eu havia lido, uma obra de fantasia recém-lançada da editora Darkside Books – famosa pelas capas duras e diagramação impecável, além dos temas obscuros de suas obras. Apesar de o livro nem ter chegado àquela loja ainda, ela já sabia de qual eu estava falando. Nunca senti tanto orgulho de uma completa estranha. Aquilo acendeu uma lâmpada em sua cabeça e ela sabia exatamente o que me indicar. Saí da loja extremamente feliz por estar levando um livro que eu nunca teria escolhido sozinho e provavelmente nem daria atenção à capa se não fosse pela ajuda da funcionária. Livreiros são pessoas privilegiadas por terem acesso a todos os livros e trabalharem em um ambiente mágico que é uma livraria. Eles sabem que livros estão vendendo mais e tem contato direto com seus leitores. No entanto, foi a primeira vez que conversei com alguém que realmente usufruía desses privilégios literários e o usava a favor de clientes em dúvida do que comprar. O livro em questão se chama A Rebelde do Deserto, da autora Alwyn Hamilton. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: